Sie sind auf Seite 1von 2

Frana: de polo progressista a conservador na Europa

Num dos seus mais extraordinrios ensaios (O pensamento morno, London Review of Books, setembro de 2004),Perry Anderson traa o percurso intelectual e cultural da Frana, de polo progressista a bastio conservador na Europa. Afinal a Frana foi considerada, por Engels, como o laboratrio de experincias politicas, o bero das grandes lutas emancipatrias contemporneas, de 1789, passando por 1848 e pela Comuna de 1871, at chegar ao governo de Frente Popular e s barricadas de 1968. A terminou o ciclo progressista da Frana, que comeou um processo de direitizao em todos os nveis do intelectual e ideolgico ao social e ao politico. Fator fundamental foi a passagem da classe operaria francesa, de classe que se representava essencialmente nos partidos comunista e socialista, a classe que passou, j h dcadas, a votar pela extrema direita, primeiro partido na classe trabalhadora francesa. Como foi possvel essa mudana radical da classe operria francesa, da esquerda extrema direita? Dois fatores foram fundamentais: um, o desenlace da guerra fria, com o fim da URSS e seus efeitos sobre o PCF, com seu enfraquecimento como partido. Ao mesmo tempo, o PSF, depois do primeiro ano do governo de Franois Mitterrand, deu uma guinada e se somou globalizao neoliberal, de maneira subordinada ao eixo EUA-Gr Bretanha, dirigidos por Reagan e pela Thatcher. Como corolrio, se rompeu a aliana histrica entre socialistas e comunistas, com a virada ideolgica daquele e o isolamento deste. Assim, o eixo que atraia aos trabalhadores franceses se desfez, com consequncias para a representao politica da classe operaria.

Por outro lado, a extrema direita passou a explorar, de forma intensa e efetiva, a imigracao, incentivando as tendncias chovinistas e at mesmo racistas dos trabalhadores franceses. Se o primeiro fator foi

importante, porque afetou a identidade politica dos trabalhadores, este outro foi decisivo para que outra identidade assumisse aquele vazio. Diminuiu ainda mais o nvel de sindicalizao dos trabalhadores, para consolidar essa tendencia. H algumas dcadas j que o partido majoritrio na classe operaria francesa a Frente Nacional, o partido da extrema direita, dirigida por Le Pen e agora pela sua filha. Uma mudana de propores histricas e trgicas para a esquerda francesa e para a esquerda europeia e mundial, pelo que a Frana tinha representado ao longo do tempo e das grandes lutas que tiveram esse pas como palco. Agora, pela primeira vez, a extrema direita aparece como o partido mais forte nas pesquisas, seguido pela direita tradicional, com os socialistas em terceiro. As prximas eleies podem repetir de maneira piorada o cenrio eleitoral de h dez anos, quando o primeiro ministro socialista, Leonel Jospin, ficou em terceiro lugar e a esquerda tanto socialistas, como comunistas votaram por Jacques Chirac, pela direita tradicional, no segundo turno, para impedir o triunfo da extrema direita.

Emir Simo SADER


Nasceu em So Paulo o 13 de Julho de 1943. um socilogo e cientfico poltico brasileiro. De origem libanesa, graduado em Filosofia pela Universidade de So Paulo, mestre em filosofia poltica e doutor em cincia poltica por essa mesma instituio. Actualmente, professor da Universidade de So Paulo, dirige o Laboratrio de Polticas Pblicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde professor de sociologia. Pensador de orientao marxista, Sader colabora com publicaes nacionais e estrangeiras e membro do conselho editorial do jornal ingls New Left Review. Presidiu a Associao Latinoamericana de Sociologia e um dos organizadores do Frum Social Mundial.

Das könnte Ihnen auch gefallen