Sie sind auf Seite 1von 1

Escola Estadual Chiquinha Soares

Questionrio de fsica do vdeo CBC 3: Distribuio da Energia na Terra 1 EM Valor: 02 pontos Nome: ________________________________ N..: _____ Srie: ______ Data: _________ Prof.: Agenor Ferreira Rates
Pr-teste 1- Quais so as caractersticas ou condies da Terra que permitem que haja vida?

2- O fato que explica as estaes do ano : A) O movimento de translao da Terra em torno do Sol. B) O movimento de precesso do eixo da Terra. C) O movimento de rotao da Terra em torno do seu eixo. D) A inclinao do eixo da Terra em relao ao plano de sua rbita. 3- Com relao s estaes do ano so feitas as seguintes afirmaes: I Durante o vero no hemisfrio sul, a incidncia de luz solar igual nos dois hemisfrios e, portanto a durao do dia maior no hemisfrio sul. II Durante o outono no hemisfrio sul, a incidncia de luz solar igual nos dois hemisfrios e, portanto a durao do dia mesma em ambos. III Durante o inverno no hemisfrio sul, a incidncia de luz solar menor no hemisfrio sul e, portanto a durao do dia maior no hemisfrio norte. IV Durante a primavera no hemisfrio sul, a incidncia de luz solar maior no hemisfrio sul e, portanto a durao do dia mesma nos dois hemisfrios. A relao entre a estao do ano e a durao do dia est indicada corretamente em: A) I e IV. B) II e III. C) I, III e IV. D) I, II, III e IV. 4- O calor especfico da gua de e da

2- Os raios de luz que saem do Sol e chegam Terra so paralelos?

3- A frao iluminada na superfcie terrestre possui a mesma intensidade para todas as regies?

4- O que origina as estaes do ano?

5- Durante um dia quente na praia a temperatura da areia, maior, menor ou igual a da gua do mar? Aps o pr do Sol, qual se esfriar mais rapidamente, a areia ou a gua do mar? 6- As mudanas na temperatura da Terra entre o dia e a noite, em mdia, so pequenas. Qual a importncia da gua nessa regulao trmica da Terra?

7- Qual a importncia da gua na distribuio da energia da Terra?

areia . Isso significa que A) para uma mesma massa de gua e areia, a gua deve receber trs vezes mais calor que a areia para que ambas tenham o mesmo aumento de temperatura. B) para uma mesma massa de gua e areia, a gua deve receber mais calor que a areia para que ambas tenham o mesmo aumento de temperatura. C) uma mesma massa de gua e de areia, devem receber a mesma quantidade de calor para que tenham o mesmo aumento de temperatura. D) uma mesma massa de gua e de areia, devem receber quantidades distintas de calor para que tenham o mesmo aumento de temperatura. 5- Com relao gua pode-se afirmar que: A) com o aumento da temperatura ambiente, a gua se aquece mais rpido que qualquer outra substncia. B) com a diminuio da temperatura ambiente, a gua se esfria mais rpido que qualquer outra substncia. C) como possui um baixo calor de evaporao necessita de pouca quantidade de energia para passar para a fase de vapor. D) sendo um regulador trmico, impede que a temperatura do ambiente se eleve ou diminua rapidamente.

Ps-teste 1- Os raios solares que atingem a superfcie terrestre so considerados paralelos por que: A) O ngulo formado pelos raios solares com o eixo de inclinao da Terra de cento e oitenta graus. B) O ngulo formado pelos raios solares com o eixo de inclinao da Terra de noventa graus. C) O ngulo formado pelos raios solares que atingem uma mesma localidade de muitos graus. D) O ngulo formado pelos raios solares que atingem uma mesma localidade de menos de um grau.

Das könnte Ihnen auch gefallen