Sie sind auf Seite 1von 7

O cuidado de Enfermagem ao paciente com Acidente Vascular Cerebral em ambiente Intra-Hospitalar

Snia Maria dos Santos Tavares1 Ivanete da Rosa Silva de Oliveira2

RESUMO

Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), acidente vascular cerebral como rpido desenvolvimento dos sinais clnicos de perturbao focal da funo cerebral de origem vascular presumida e mais de 24 horas. O objetivo deste artigo identificar os principais fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral. AVC uma doena crnica que causa incapacidade, deficincias e desvantagens. Aps AVC requer orientaes de enfermagem destinadas a limitar o impacto que tm deficincia para o paciente em ambiente intrahospitalar demonstrando a importncia dos primeiros cuidados e da abordagem realizada quando o quadro clnico estiver mais estvel. A metodologia utilizada neste estudo pesquisa bibliogrfica. Conclumos que a permanncia de deficincia severa, a imposio de limitaes sobre o tipo de pacientes do motor, a compreenso, sensorial e expresso de pensamento pode mudar a vida das pessoas, no apenas seqelas fsicas restringir as atividades da vida diria, mas tambm comprometer a sua capacidade de gerir a vida pessoal e familiar. Unitermos: Autocuidado; Enfermagem; Acidente Vascular Cerebral. SUMMARY According to World Health Organization (WHO), stroke as rapidly developing clinical signs of focal disturbance of cerebral function of presumed vascular origin and more than 24 hours. The aim of this paper is to identify the main risk factors for stroke. Stroke is a chronic disease that causes disability, disabilities and handicaps. After stroke requires nursing guidelines for limiting the impact they have disabilities to the patient in-hospital environment demonstrating the importance of early care and the approach taken when the clinical picture is more stable. The methodology used in this study is literature. We conclude that the persistence of severe disability, the imposition of limitations on the type of patients engine, understanding, sense of thought and expression can change people's lives, not just physical sequelae restrict the activities of daily living, but also compromise the their ability to manage personal and family life. Keywords: Self-care; Nursing; Stroke. 1- INTRODUO A sade no Brasil apresenta um perfil epidemiolgico caracterizado por um aumento nas mortes por doenas cerebrovasculares, devido no s cardiopatia isqumica corao, mas tambm o crescente nmero de pessoas com deficincia e doenas tm gerado impacto crnico em todos os aspectos da vida.
Graduao em Enfermagem (UCB), e fazendo o Curso de Ps-Graduanda em Urgncia e emergncia (FAC Redentor). 2 Doutoranda em Politicas Pblicas (UERJ), Mestre em Educao (UniFOA), Mestre em Educao.Fsica (UGF), Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Bacharel e Licenciada em Educao Fsica (UniFOA). Professora de Ensino Superior (UniFOA) e da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro
1

neste contexto que os dados de morbidade e mortalidade de doena sistema circulatrio tm relevncia no pas. O que se destaca so o doenas cerebrovasculares, incluindo acidente vascular cerebral (AVC), que representa a terceira principal causa de morte nos pases industrializados e a principal causa de incapacidade entre adultos. AVC, tambm chamada de doena silenciosa do sculo que tem o maior impacto e tem uma maior morbidade no grupo de doenas vascular. Ela aparece como a principal causa de invalidez e morte e tambm com um consequncia importante a incapacidade dos pacientes afectados em cerca de 40 a 50% das pessoas que sofrem acidentes vasculares cerebrais morrem aps seis meses e a maioria dos sobreviventes mostram dficits neurolgicos e deficincia residual significativo, o que torna esta doena a principal causa da deficincia ocidental funcional no mundo. Oliveira (2007) classifica o derrame como isqumico ou hemorrgico. O primeiro ocorre por obstruo emblica ou trombtica de um vaso a um infarto isqumico, tendo como principais etiologias a artereosclerose e hipertenso arterial. O segundo AVC, hemorrgico, ocorre com hemorragias intracranianas ou subaracnideas, sua causa mais freqente a hipertenso arterial, a ruptura de aneurisma e malformao arteriovenosa. De acordo com Brasil (2001), os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) constituem a primeira causa de morte entre as doenas cardiovasculares no Brasil, principalmente entre mulheres, onde os coeficientes so dos mais elevados quando comparados a pases do hemisfrio ocidental. Conforme Leal (2009), as pesquisas realizadas mostram que aproximadamente 80% dos AVCs so causados por um baixo fluxo sanguneo cerebral (isquemia) e outros 20% por hemorragias tanto intraparenquimatosas como subaracnideas. Os sinais neurolgicos variam, conforme a localizao do AVC, no crebro. Em geral, os pacientes tero paralisia, confuso, desorientao e perda de memria. Um paciente com um AVC num lado do crebro ter paralisia no lado oposto do corpo (himiplegia), porque as vias nervosas motoras atravessam o crebro de um lado para outro, no tronco cerebral. Alm disso, pacientes com AVC que envolva o hemisfrio cerebral esquerdo podem apresentar dificuldades na fala ou na compreenso da palavra falada (afasia) e pacientes com danos ao hemisfrio direito do crebro tendem a apresentar problemas de percepo. De acordo com Andr (2008), o AVC a primeira causa de incapacitao funcional no mundo ocidental e constitui a terceira causa de morte no mundo, atrs somente das cardiopatias em geral e do cncer.

Diante dessa problemtica e sabendo que a enfermagem tem um importante papel na reabilitao de pacientes com acidente vascular cerebral no atendimento Intrahospitalar? A justificativa deste trabalho mostrar a importncia deste profissional de enfermagem em situao de emergncia, e tambm por percebermos as ansiedades decorrentes da situao de emergncia em paciente com acidente vascular cerebral. A reabilitao destes pacientes visa minimizar o impacto causado pelas alteraes da funo sensrio-motora deixadas pelo AVC no sentido de promover independncia funcional e melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Desta forma, observa-se a importncia de mensurar os resultados provocados na recuperao fsica bem como os fatores que interferem no programa de tratamento, desses indivduos, a fim de direcionar a conduta adequada que propicie aos pacientes uma melhoria na assistncia prestada (HADI, 2008). O atendimento do paciente AVC deve ser sincronizado e gil, porem evitando-se precipitaes. O ganho de tempo no atendimento e crucial para o tratamento e prognostico destes pacientes.

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Acidente Vascular Cerebral (AVC): caractersticas e definies


AVC pode ser definido como um dficit neurolgico focal sbito devido a uma leso vascular. Este termo evoluiu nas ltimas dcadas para incluir leses causadas por distrbios hemodinmicos e da coagulao, mesmo que no se tenha alteraes detectveis nas artrias ou veias (BESERRA, 2011). Segundo Beserra (2011), o tipo prevalente, possuem como causa a insuficincia do fluxo sanguneo em uma parte ou mesmo em todo o crebro, diferenciando-se dos hemorrgicos pela ausncia do extravasamento sanguneo no parnquima cerebral.. Esta sndrome AVCs pode ser causada por anormalidade atravs da circulao cerebral. AVC definido como a perda sbita da funo cerebral em decorrncia da irrigao sangunea insuficiente para uma determinada regio do crebro No acidente vascular hemorrgico existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da presso intracraniana, edema (inchao) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais (ZIVIN, 2005).

Em menos de 24 horas de durao o ataque isqumico transitrio (AIT), o paciente pode voltar ao normal, sendo considerado como um dficit neurolgico isqumico reversvel (DNIR), como mostra a figura 01.

Fig. 01- Os acidentes vascular cerebrais Fonte: Oliveira (1996).

Nesse contexto, o enfermeiro deve assumir o importante papel de educador, abordando aes de sade e cuidado integral com os familiares e sociedade, pois a relevncia do AVC no est apenas nos ndices de mortalidade, mas tambm em relao s incapacidades que acometem o indivduo que vive com esta patologia.

2.2 O Cuidado de Enfermagem


A Consulta de Enfermagem uma atividade diretamente prestada pelo Enfermeiro de sade e de doenas, atravs da quais identificadas medidas de enfermagem que contribuam promoo, proteo ou reabilitao do paciente com AVCs. A consulta de enfermagem a maneira pela qual se sistematizam os conselhos e orientaes que se d em matria de sade. Assim, o enfermeiro testado sempre, por ser um procedimento, onde exigem do Enfermeiro rapidez e agilidade no atendimento (NETTINA, 2003). Segundo Massaro e Schout (2004), a assistncia de enfermagem deve se basear em princpios, atravs das aes preventivas de cuidados neurointensivo necessita de um

monitoramento das funes fisiolgicas. Portanto, este profissional de enfermagem deve ser atualizado para os casos de evoluo do paciente frente ao acidentes vasculares cerebral. A avaliao inicial do paciente na emergncia realizada pelo enfermeiro e deve enfocar a avaliao das vias areas, circulao, respirao e sinais vitais a cada 30 minutos e exame neurolgico. Portanto os profissionais atravs da consulta devem ser capazes de reconhecer os sintomas neurolgicos que sugerem AVC e rapidamente analisar o tempo inicial dos sintomas (GAGLIARTE; RAFFIN; FABIO, 2001). Atravs da consultas de enfermagem, fica estabelecida uma relao de confiana entre o profissional e o paciente, garantindo assim, a participao e o comprometimento ativo dos mesmos na preveno da doena atravs da consulta, elevando a sua autoestima. Alm dos cuidados emergenciais e aqueles durante o perodo de internao, autores referem que o adequado planejamento da alta hospitalar pode favorecer a melhoria da qualidade de continuidade do cuidado e comunicao entre o hospital e o domiclio, uma vez que em torno de 70% dos sobreviventes ao AVC requerem o cuidado de familiares no domiclio (SOARES, 2007). Assim, o trabalho do enfermeiro passa a envolver todos os aspectos no seu cotidiano, atravs problemas relacionados ao trabalho, observando assim, cada cliente atravs de sua vivencia, afetividade e sexualidade, buscando assim a integralidade da assistncia desenvolvendo com respostas emocionais, proporcionando um clima de confiana, a fim de que ela possa falar de suas intimidades, expressarem suas apreenses e inquietudes.

2.3 Identificao do AVC


Atravs dos exames complementares permitem direcionar o tratamento e devem ser realizados paralelamente avaliao clnica. O sinais e sintomas do AVC se apresentam atravs dormncia ou fraqueza da face, brao ou perna, principalmente em um lado do corpo; confuso ou alterao no estado mental; problema ao proferir ou compreender a fala, distrbios visuais; dificuldade em caminhar, tonteira ou perda do equilbrio ou coordenao e cefalia intensa. (MASSARO ; SCHOUT, 2004). Para estes autores existem seis tipos de sintomas que se manifestam e acentuam a ocorrncia de dficits neurolgicos. Dessa forma, quando h a associao dos dficits emocionais, verbais, motores, do campo visual, sensoriais e cognitivos, certamente tambm h o dficits neurolgicos que pode acarretar um AVC.

10

Assim, importante atuao do enfermeiro e da equipe de sade na reabilitao dos pacientes. O AVC tem um declnio da mortalidade muito grande nos ltimos anos no Brasil, houve tambm um aumento da prevalncia de deficincias fsicas e mentais nos pacientes (BESERRA, 2011). O erro na interpretao dos sinais e sintomas do paciente com AVC isqumico pode impedir o diagnstico. Por parte diante disso, o enfermeiro deve fazer uma reflexo a respeito dos cuidados aos pacientes com incapacidades decorrentes do AVC, alm de possibilit-los a aquisio de conhecimentos adicionais.

3 CONSIDERAES FINAIS
De fato, todo o contedo abordado neste artigo especifica de forma geral, coerente e clara o papel da enfermagem mediante ao paciente com Acidente Vascular Cerebral processo de assistncia e os mtodos teraputicos mais comumente utilizados, sendo estes benficos quando aplicados de forma adequada indicando um prognstico positivo na maioria dos casos. Com base na temtica exposta se faz necessrio uma maior insero da participao das esferas polticas no que diz respeito liberao de verbas que venham a suprir as demandas dos usurios de servios de sade pblica afetados pelo acidente vascular cerebral em nossa sociedade, visto que as mesmas contribuem contundentemente nas estatsticas de bitos em todo o mundo. Os profissionais de enfermagem enfatizada a importncia da atuao da equipe na busca por melhores condies de vida a esses pacientes, atuando os profissionais na reabilitao e na reintegrao social dos mesmos.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDR, C. Manual de AVC. Rio de Janeiro: Revinter, 2008. BESERRA, C. R. J. Assistncia do enfermeiro no setor de emergncia ao paciente com AVC_ graduando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-Urca Cear, 2011. BRASIL. Manual de Condutas Mdicas / Instituto para o desenvolvimento da sade. Universidade de So Paulo. Ministrio da Sade. Braslia, 2001.

11

GAGLIARTE, R.J.; RAFFIN, C.N.; FABIO, S.R.C. Tratamento da fase aguda do AVC. Academia Brasileira de Neurologia. Projeto Diretrizes. 2001. Disponvel em: http://bibliomed.vol.com.br. Acesso em: 28/08/2009 HADI, H. A. M. Crenas dos enfermeiros de unidades diagnsticas sobre o atendimento parada cardiorrespiratria. 2008- Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo, So Paulo http://www.webartigos.com/artigos/assistncia-de-enfermagem-na-paradacardiorrespiratoriaem-adultos-no-suporte-avancado-de-vida/52097/ LEAL MGS. Derrame acidente vascular cerebral informaes para a famlia e cuidadores. So Paulo: Novartis Biocincias; 2009. MASSARO, A. ; SCHOUT, D. AVC no Brasil: Um problema de Sade Pblica _ CREMERJ, Ed. 206 ; 2004. NETTINA, S.M. Pratica de enfermagem. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. OLIVEIRA, L.D. Acidente Vascular Cerebral. 2007. Disponvel em: http://www.ciape.org.br. Acesso em: 28/08/2009 SOARES, H.Q. Atuao do enfermeiro ao paciente com acidente vascular cerebral, 2007. Disponvel em: http://www.webartigos.com. Acesso em: 28/08/2009 ZIVIN, J.A. Tratado de Medicina Interna. 22 ed. Rio de Janeiro; Saunders Elsevir, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen