Sie sind auf Seite 1von 8

A ARTE DE COMUNICAR E A METODOLOGIA NA COMUNICAO NOS TRABALHOS Mailda Costa Sena FEF 0164 Matricula n.

. 533551 Tutor (a) Externo (a) Joana Falo de Oliveira CENTRO UNIVERSITRIO LEONARDO DAVINCE UNIASSELVI 17/01/2013

RESUMO Este trabalho est para nos demonstrar de forma sucinta o que a comunicao, quais as forma de comunicao mais usadas pelos humanos, como a intrapessoal, interpessoal, grupal, organizacional, social e extra pessoal. De outro lado colocaremos os elementos do processo de comunicao classificados em o emissor, a mensagem, o cdigo, o contexto, o canal, e por fim o receptor, que o alvo principal.

PALAVRAS-CHAVES: comunicao. Formas de comunicao. Elementos do processo de comunicao.

1 INTRODUO

Existem vrias vises que precederam a noo de comunicao. Cabe examinar o porqu de tamanha diversidade acerca da comunicao. Quais as implicaes que essas diferenas causam no cotidiano pessoal, familiar, e profissional? Para isso, preciso analisar at que ponto essa variao relacionadas a cada uma das designaes estabelecidas ao longo do texto corrido. No mesmo diapaso, e de forma ampla so abordados as forma de comunicao para s depois, encontramos o sentido dos elementos do processo de comunicao. Cabe ainda ressaltar que, cabe ao receptor entender o foco da mensagem transmitida pelo interlocutor. Esse o principal objetivo da comunicao. Seja ela visual, corporal, oral, escrita, informatizada nas mais diversas formas, gneros e linguagem, todas levam a um nico objetivo a informao.

2 2 REFERENCIAL TERICO

Comunicao do Latim communicatio de communis= comum significa a ao de tornar algo comum a muitos. o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir. Significa, tambm, a troca de informaes entre os indivduos envolvidos. Nas sociedades orais, isto , naquelas que no dispunham de nenhum sistema de escrita, a comunicao entre as pessoas era direta. As mensagens eram sempre recebidas no tempo e lugar em que eram emitidas, ou seja, dentro do modelo de comunicao sncrona (Lvy, 1999, p.114).

2.1 CONCEITO DE COMUNICAO

O que comunicao? Comunicao a passagem de transmisso de um para outro, ao qual este outro a recebe e a entende. Assim, o processo de comunicao se d por meio de elementos importantes para uma realizao plena. Nela deve haver a fonte, ou seja, da onde ela vem. Quem transmite a mensagem? E qual a idia que se quer transmitir. Por outro lado, podemos tambm perguntar: qual o meio pelo qual se passa a mensagem? Podem ser naturais (meios sensoriais) ou tecnicologico (corporais). Entretanto, o conceito de comunicao difcil de delimitar e, por consequncia, de denir, isso por que existem variadas forma de comunicao que vem de humanos ou no humanos. Assim, pode-se pensar na comunicao em duas grandes asseres segundo Gill e Adams:
1) A comunicao como o processo em que comunicadores trocam propositadamente mensagens codicadas (gestos, palavras, imagens...), atravs de um canal, num determinado contexto, o que gera determinados efeitos; e 2) A comunicao como uma atividades social, onde as pessoas, imersas numa determinada cultura, criam e trocam signicados, respondendo, desta forma, realidade que quotidianamente experimentam (Gill e Adams, 1998: 41).

Esses dois aspectos so complementares para se entender que ato social, por isso a primeira sugere a idia de que a mensagem tem de ser codicada; a segunda explicita, de algum modo, que uma mensagem pode no ser codicada. A comunicao indispensvel para a sobrevivncia dos seres humanos e para a formao da comunidades, da sociedades e da culturas, que tanto podem ser para trocarmos informaes; ou para entendermos e sermos entendidos; ou ainda para nos integrarmos nos grupos e comunidades, nas organizaes e na sociedade; satisfazermos as necessidades econmicas que nos permitem pagar a alimentao, o vesturio e os bens que, de uma forma geral, consumimos; e por fim, para interagirmos com os outros, conseguindo amigos e parceiros, tendo sucesso pessoal, sexual e prossional, algo fundamental para a nossa auto-estima e equilbrio. Mas, um ponto muito importante diante de tudo isso, que no podemos confundir comunicao (troca de mensagens) com informao.

2.1.1 FORMAS DE COMUNICAO HUMANA

H seis grandes formas de comunicao humana segundo Jorge Pedro Sousa (2006, p. 34-35):

1. Intrapessoal - Comunicao de algum consigo mesmo, usando, por exemplo, frases introspectivas e formas de pensamento automtico; 2. Interpessoal - Comunicao entre dois indivduos, comunicao dentro de um pequeno grupo no formal de indivduos ou entre pequenos grupos informais de indivduos, servindo, por exemplo, para criar e sustentar relaes pessoais; 3. Grupal - Comunicao no seio de grupos "formais"de mdia ou grande dimenso; 4. Organizacional - Comunicao desenvolvida no seio de organizaes, como as empresas, e destas para o exterior; 5. Social - Comunicao desenvolvida para grupos heterogneos e grandes de pessoas, tambm denominada de difuso, comunicao coletiva ou comunicao de

4 massas. A denominao "comunicao de massas", porm, no d conta da autonomia perceptiva e interpretativa de cada receptor, pelo que talvez no seja a mais adequada. 6. Extra pessoal - Comunicao desenvolvida com animais, com mquinas e, crem algumas pessoas, com espritos, extraterrestres e outras entidades das quais no existe prova fsica (nem evidncia de comunicao). A comunicao teleptica, da qual tambm no existe qualquer evidncia, aglutinar-se-ia a esta categoria de comunicao. A comunicao extra pessoal, nomeadamente aquela de que no h prova tangvel nem evidncia, no ser objeto deste livro.

2.1.2 COMUNICAO INTERPESSOAL

A comunicao interpessoal o relacionamos com as pessoas o tempo todo nos momentos e aes mais simples. Assim sendo, sempre tenhamos um comportamento positivo de bem estar dos grupos com os quais convivemos. As relaes interpessoais uma dificuldade enfrentada pelas organizaes e muito bem definida por SCHUTZ apud BERGAMINI:
O termo interpessoal refere-se a relaes que ocorrem entre duas pessoas, em oposio queles relacionamentos nos quais pelo menos um dos participantes inanimado. Assume-se que, devido presena psicolgica de outra pessoa, as situaes interpessoais levam a um comportamento individual que difere do comportamento do indivduo quando ele no est na presena de outras pessoas. Um conceito muito til de interpessoal aquele no qual todas as situaes classificadas como tal tm importantes propriedades em comum propriedades que so, em geral, diferentes daquelas situaes no interpessoais. (BERGAMINI 2006, p.85)

2.1.2 COMUNICAO INTRAPESSOAL

Comunicao intrapessoal a comunicao que uma pessoa tem consigo mesma, com seu eu interior, procurando esclarecer ao interior onde nos debatemos com nossas dvidas, perplexidades, dilemas, orientaes e escolhas, o que podemos chamar de reflexo. Nessa comunicao o emissor e o receptor so a mesma pessoa, e pode ou no existir um meio por onde a mensagem transmitida.

2.1.3 COMUNICAO GRUPAL

A comunicao grupal diz respeito comunicao que ocorre no interior dos grupos, no qual os indivduos tendem a manter relaes interpessoais diretas de comunicao, mas em nmero maior, com o grupo familiar, fraternal, de trabalho, enfim, transmitem as personalidades dos membros do grupo influenciando o comportamento dos seus membros.

2.1.4 COMUNICAO ORGANIZACIONAL Uma organizao, na definio de Gill e Adams (1998, p. 122): um grupo de grande dimenso, que possui um propsito definido e requer elementos com competncias diferentes. Por exemplo, uma Universidade , sem dvida, uma organizao. O seu propsito produzir e difundir conhecimento, formando pessoas. Assim sendo organizao de forma genrica, um grupo grande.

2.1.5 COMUNICAO SOCIAL

A comunicao social ou comunicao de massas a comunicao efetuada a grande escala, de forma impessoal, para uso e benefcio de um grande nmero de receptores simultaneamente. A comunicao social para ser exteriorizada precisa de pessoal tcnico e capacitada. Para Jorge Pedro Sousa
Assim, normalmente, a comunicao social providenciada por emissores institucionalizados, habitualmente organizaes comerciais que fabricam produtos informativos, persuasivos e de entretenimento, disponibilizados generalidade da populao. Empresas pblicas (como a RTP), instituies religiosas (Igreja Catlica - Rdio Renascena) e outras instituies pblicas e privadas sem fins lucrativos tambm podem "fazer"comunicao social. (SOUZA, 2006, p. 54)

6 Normalmente, este tipo de comunicao em massa est relacionado com o jornalismo, indstria de entretenimento (audiovisual, livros, discos...), a publicidade e a propaganda, como as relaes pblicas e a comunicao de marketing.

2.1.6 COMUNICAO EXTRA PESSOAL

Como exposto anteriormente, este pode de comunicao ocorre e se desenvolve com animais, com mquinas e, crem algumas pessoas, com espritos, extraterrestres e outras entidades das quais no existe prova fsica. A comunicao extra pessoal, nomeadamente aquela de que no h prova tangvel nem evidncia.

2.2 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAO

So conhecidos como elementos da comunicao: a) EMISSOR aquele que emite ou transmite uma mensagem b) MENSAGEM- aquilo que se pretende transmitir c) CDIGO- conjunto de elementos com significado organizados, segundo certas regras, aceites pelo emissor e receptor d) CONTEXTO- situao em que decorre a comunicao (o tema da comunicao) e) CANAL suporte fsico atravs do qual a mensagem passa do emissor para o receptor (ar, postal, livro, telefone) f) RECEPTOR aquele que recebe a mensagem Depois do receptor receber e interpretar a mensagem transmitida,emite uma informao de retorno mensagem recebida, sendo esta ao designada por feedback. Para haver comunicao necessria a presena de dois indivduos, um que emita, outro que receba; ou seja, emissor e receptor. Para que o emissor e o receptor se comuniquem necessrio que esteja disponvel um canal de comunicao com cdigo conhecido, quer pelo emissor, quer pelo receptor.

7 3 CONSIDERAES FINAIS

A comunicao no um fato recente e nem isolado. O ser humano sempre procurou desde o tempo da pr histria comunicar-se para alimentar, para com os animais da sua poca, para com os outros do mesmo mbito de convvio. Houve momentos na historia em que o prprio homem subjugou o outro pela falta ou m administrao da comunicao, ou por que precisou domin-lo e reavis-lo. A comunicao pessoal, grupal ou social trouxe para o homem avanos significativos, mas a duras e penosas maneira de conquistas. Comunicar-se no to fcil, pois para muitos a sua interpretao mal vista e mal analisadas por quem a recebe (receptor). Assim, podemos classificar a comunicao conforme propem os dicionrios, assim o termo seria apenas mais um substantivo feminino: 1. ato de comunicar; informao, aviso; 2. passagem, caminho, ligao. (ROCHA 1997, p.154). O ser humano um sistema aberto em constante intercmbio de comunicao consigo prprio e com o mundo ambiental.

REFERNCIAS

BERGAMINI, Ceclia Whitaker. Psicologia aplicada administrao de empresas. 4. ed. So Paulo : Atlas,2006.

FAATESP.

Comunicao

interpessoal.

Disponvel

em:

http://www.faculdadedavilamatilde.com.br/publicacoes/COMUNICACAO%20NA%20 EMPRESA.PDF Acesso em: 04-01-2013

LVY, Pierre. Cibercultura. So paulo: Ed. 34, 1999.

ROCHA, Ruth. Minidicionrio. 10. ed. Rio de Janeiro: Scipione, 1997. 747 p.

8 SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicao e dos Media. 2a edio revista e ampliada. Porto, 2006

WIKPDIA.

Comunicao

intrapessoal.

Disponvel

em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_intrapessoal Acesso em: 05-01-2013

Das könnte Ihnen auch gefallen