Sie sind auf Seite 1von 3

SENSOR INFRAVERMELHO SEM FIO IRS- 430

INTRODUO
O IRS-430 um sensor infravermelho sem fio composto de circuito de baixo consumo e alimentado com bateria de lithium de longa durao. Ele tem em sua configurao um circuito de compensao de temperatura, sensor piroeltrico de duplo elemento. Tambm incorpora uma lente de fresnel especial com proteo contra luz branca e radiao UV. Essas caractersticas colocam o sensor infravermelho passivo IRS-430 em destaque com relao aos outros sensores infravermelhos sem fio existentes.

CARACTERSTICAS GERAIS
Frequncia: 433,92 Mhz hopping code Alcance de transmisso: 80 metros sem obstculos Deteco mxima: 12 metros / 90; Sensor: Duplo elemento piroeltrico; Sensibilidade: Pulso 1 - mxima sensibilidade de deteco; Pulso 2 - mdia sensibilidade de deteco; Pulso 3 - mnima sensibilidade de deteco; Tempo de transmisso: 3 segundos; Tempo de estabilizao inicial: 60 segundos; Intervalo entre deteco: 50 segundos; Nmero de zonas: 4 Tenso de alimentao: 3V bateria de lithium CR123 Consumo: 60 uA Dimenso: 62x90x48 mm Peso aproximado: 100 gramas

FUNCIONAMENTO
O sensor dotado de um temporizador para economia de bateria, portanto aps uma deteco ele fica em repouso por 50 segundos. Para testar o sensor aperte a chave teste e solte, com isso a central de alarme ser acionada se o sensor estiver gravado na central. A cada deteco o sensor emite o sinal de RF por aproximadamente 3 segundos. O sensor infravermelho IRS-430 somente para uso interno, no aconselhamos usa-lo em locais abertos.

PROGRAMAO
O IRS-430 pode ser programado em todos os receptores e centrais de alarme da JFL que trabalham na Frequncia de 433,92 Mhz no sistema hopping code. Para program-lo siga os passos abaixo: - Escolha a zona que ele ir atuar no jumper ZONA - Escolha a sensibilidade no jumper SENSIBILIDADE - Aperte e solte a tecla programa da central ou do receptor, logo em seguida aperte e solte a tecla TESTE do sensor IRS-430, com isso ele estar programado. Obs: Em centrais e receptores de uma zona no h necessidade de escolher a zona no sensor. Se for mudar o sensor de zona tem que programa-lo novamente.

ONDE TEM JFL, TEM SEGURANA


ALARMES

PRINCIPAIS COMPONENTES
A figura abaixo mostra um sensor aberto com seus principais componentes:

C17 C18

+
ZONAS 1 2 3 4
C19

C20

C13

LED
TR1

1 2 3

1 - Pulso - Sensibilidade do sensor. Pulso 1 -> mxima sensibilidade de deteco. Pulso 2 -> mdia sensibilidade de deteco. Pulso 3 -> mnima sensibilidade de deteco. 2 - LED - Indicao de deteco. 3 - Chave para testar o sensor e programar. 4 - Sensor piroeltrico de duplo elemento. 5 - Jumper para seleo de zonas. 6 - Bateria de lithium 3V Cr123.

FAIXA DE DETECO
A figura abaixo mostra a faixa de deteco do sensor, vista lateral e vista de cima.

VISTA DE CIMA

2.4m

90

ONDE TEM JFL, TEM SEGURANA


ALARMES

3456
C16

123456789012
C15

4
+
I1

C14

VISTA LATERAL

10

12

PRECAUES
Siga as instrues abaixo para que no haja disparo em falso.

No instale o sensor de frente para porta de ao, janela ou porta de vidro que incida luz solar. No coloque o sensor prximo a aparelhos de ar condicionado, cortinas ou locais onde tem grande circulao de ar.

2.4 m

Fixe o sensor numa altura de 2.4 metros aproximadamente. No fixe o sensor em divisorias que vibrem ou balancem. No coloque obstculos em frente ao sensor

No instale o sensor onde circulam animais ou reas abertas.

ONDE TEM JFL, TEM SEGURANA


ALARMES

Das könnte Ihnen auch gefallen