Sie sind auf Seite 1von 11

ALGUMAS REFLEXES SOBRE O CONCEITO DE IDENTIDADE NACIONAL Iara Andrade* O nacionalismo no o despertar das naes para autoconscincia: ele

e inventa naes onde elas no existem. Ernest Gellner Resumo O presente artigo discute o conceito de identidade nacional, analisada aqui, como uma representao formulada por intelectuais com interesses diversos. Sero examinadas tambm sua importncia, conflitos e transformaes, tendo como base os estudos de Renato Ortiz, Eric Hobsbawn, Maria Stella Martins Bresciani e Benedict Anderson. Palavras-chave: Identidade Nacional, Representao e Intelectuais.

Abstract This article discusses the concept of national identity, analyzed here as a representation made by scholars with diverse interests. Its significance, conflicts and transformations will also be examined, based on studies of Renato Ortiz, Eric Hobsbawm, Maria Stella Martins Bresciani and Benedict Anderson. Keywords: National Identity, Representation and Intellectuals.

INTRODUO O que nos une? O que cria em ns um sentimento de pertencimento? O que nos faz brasileiros? Por que e para que fazer parte de uma nao? O que nos leva a matar ou morrer por nossa ptria? Essas so indagaes que vrios autores que se propuseram a estudar a identidade nacional se deparam e discutem at hoje. Apesar do significado do termo Identidade Nacional apresentar divergncias entre diversos autores, tanto Benedict Anderson quanto Maria Stella Martins Bresciani concordam com as concepes subjetivas do termo, para Bresciani, a identidade Nacional seria lugares comuns, ou seja, um fundo compartilhado de idias, noes teorias, crenas e preconceitos, permitindo a troca de palavras, argumentos e opinies sobre uma comunidade poltica efetiva(BRESCIANI, 2007:31). J para Benedict Anderson as identidades seriam discursos construdos, imaginados. Dizer que a identidade nacional uma construo, uma narrativa inventada, no quer dizer que ela seja irreal. Segundo Jos Carlos
*

Mestranda em Histria USS/Vassouras

2 Reis (2006:17) ela uma realidade to profunda que envolve as mais vicerais paixes de um indivduo. Foi essa fraternidade construda, que segundo Anderson, tornou possvel nestes dois sculos, tantos milhes de pessoas tenham-se dado no tanto a matar, mas, sobretudo a morrer por criaes imaginrias limitadas (ANDERSON, 2008:334). Admitindo a sua importncia para a vida dos cidados, a sua utilizao com interesses ambguos e a complexidade em se discutir Identidade Nacional, autores como Maria Stella Martins Bresciani, Jos Carlos Reis, Renato Ortiz se propuseram a desenvolver pesquisas sobre os diversos modelos de identidades nacionais criadas no Brasil, identificando os interesses contidos na formulao de cada modelo de identidade, assim como algumas conseqncias que tais modelos poderiam acarretar. Segundo Jos Carlos Reis (2006:10) [...] preciso que o povo se conhea, para que se veja como capaz de realizaes grandiosas. Por isso, para o autor, a construo da identidade nacional embasada na figura de um povo vitorioso seria de extrema importncia para o futuro da nao.
Os grupos que conseguem se ver no espelho da cultura, que conseguem construir a prpria figura, em uma linguagem prpria, identificam-se isto , criticam-se, reconhecem o prprio desejo e tornam-se competentes at na ao econmico-social. [...] aquele que manipula os sinais de uma identidade vencedora para obter vantagens, manipular a identidade daquele que o reconhece e se deixa manipular. (REIS, 2006:10).

Renato Ortiz1 argumenta que o modelo de identidade Nacional criado no final do sculo XIX, pela gerao de 18702, (embasado na raa e no meio geogrfico) teria desenvolvido em ns brasileiros um sentimento de desagrado pela prpria identidade, isto porque, enquanto em outros pases a identidade nacional fora construda tendo como referncia a superioridade do povo, o passado esplndido, ou a lngua; no Brasil, um dos modelos de identificao pressupunha a raa que na poca era considerada inferior e o clima que gerava pessoas pouco propensas ao trabalho e racionalidade. Ou seja, nossa identidade fora construda em bases consideradas negativas, o que teria gerado em ns, segundo Darcy Ribeiro e Bresciani, o sentimento de incompletude, [...] o povo brasileiro seria ainda um por vir a ser, sempre colocado no futuro, um projeto [...] homens e mulheres inacabados (BRESCIANI, 2007:12).

Representaes e Intelectuais Para se entender o termo, os conflitos e interesses gerados pela questo da Identidade Nacional precisaremos antes analisar o conceito de representaes. Segundo Chartier As representaes no so discursos neutros: produzem estratgias e prticas tendentes a impor uma autoridade, uma deferncia, e mesmo a legitimar escolhas(CHARTIER, 2002:17), ou seja, a identidade nacional, ao nosso ver, uma representao, sendo, portanto construda por grupos que possuem interesses em impor a sua viso ideolgica.
1
2

Ver Renato Ortiz. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. So Paulo: Brasiliense, 1994, p.21. A Gerao de 1870 preocupou-se, fundamentalmente, com a formulao de projetos capazes de tornar o Brasil um pas moderno, possua vrios representantes entre eles: Nina Rodrigues, Euclides Cunha e Slvio Romero.

3
As representaes so variveis segundo as disposies dos grupos ou classes sociais; aspiram universalidade, mas so sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam. O poder e a dominao esto sempre presentes. (CARVALHO, 2009:149).

Uma das caractersticas de identidade nacional analisada aqui como representaes seriam os interesses presentes nos modelos de identidades propostos. No Brasil, o Estado foi um dos grandes formuladores da identidade, e para isso cooptou vrios intelectuais para que estes desenvolvessem propostas que unissem o povo, tendo como base, por conseguinte, os interesses da elite governamental. Outra caracterstica da representao seu nvel de abrangncia, ao contrrio do folclore que se apresenta vivo em determinada comunidade, com costumes e hbitos restritos, a identidade nacional, sendo uma representao tende a ser universalista, expandindo-se por toda populao, para que seja legitimada pelo povo em geral. Se as propostas de identidade no forem assimiladas pela populao, no exercer influncia sobre os seus sentimentos e atos, invalida-se, portanto, uma das funes da representao que a legitimao de uma ordem pelo consentimento e no pela violncia3:
As citaes de Bourdieu permitem enfatizar as funes polticas das representaes, ou seja, a legitimao de uma ordem arbitrria, a sano de um regime de dominao fundado no reconhecimento (incluso na representao).(CARVALHO, 2009:152).

O termo identidade Nacional tem gerado vrias divergncias entre os estudiosos da rea, alguns advogaro a sua objetividade, ou seja, para eles, identidade nacional seria um elemento imutvel, integrador, para outros, identidade nacional seria algo subjetivo, sendo assim, construdo, transformado, podendo um mesmo indivduo se sentir fazendo parte de diversas identidades e a qualquer momento se desvincular de uma delas; por esta concepo subjetiva de identidade, que podemos situ-la como uma representao. A concepo objetiva da identidade mostra-se demasiadamente fechada, primeiro porque vrios foram os modelos de identidades presentes em um mesmo pas, isso demonstra transformao de idias e no imutabilidade, segundo porque no existe nada que nos tornem iguais, por isso mesmo, tal homogeneizao tem que ser construda. Estes so alguns dos problemas que encontramos ao conceituar Identidade Nacional de modo restrito, a identidade nacional seria ento uma comunidade imaginada4, uma representao, um discurso construdo. O fato de a identidade nacional ser uma representao no quer dizer que ela seja irreal. Segundo Sandra Jatahy Pesavento representaes so:
[...] matizes geradoras de condutas e prticas sociais, dotadas de fora integradora e coesiva[...]Tal pressuposto implica eliminar do campo de anlise a tradicional clivagem entre o real e o no-real, uma vez que a representao tem a capacidade

Entende-se aqui, a violncia fsica, visto que a violncia simblica tambm uma forma de representao, utilizada com o intuito de manter a ordem. Chartier chama a ateno para o recuo da violncia fsica direta; quando h a ampliao da chamada violncia simblica, ou seja, da violncia consentida por quem a sofre. 4 Termo criado por Benedict Anderson e exposto no livro Comunidades Imaginadas: Reflexes sobre a origem e a expanso do nacionalismo.

4
de substituir a realidade que representa, construindo um mundo paralelo de sinais no qual as pessoas vivem (PESAVENTO, 2003: 39-41).

Benedict Anderson dissertando sobre o carter real ou irreal das comunidades imaginadas afirma: As comunidades se distinguem no por sua falsidade/autenticidade, mas pelo estilo em que so imaginadas (ANDERSON, 2008:33) Portanto, em certos lugares a identidade nacional poder ter como base a lngua, o passado, em outros a raa, os hbitos ou o temperamento do povo, ou seja, cada pas, grupo ou classe imaginou uma proposta de identidade que se transformou no tempo e no espao. J Renato Ortiz analisando as vrias divergncias entre os autores causadas pela idia da falsidade ou autenticidade da identidade nacional afirma:
[...] a procura de uma identidade brasileira ou de uma memria brasileira que seja sua essncia verdadeira um falso problema. [...] a pergunta fundamental seria: quem o artfice desta identidade e desta memria que se querem nacionais? A que grupos sociais ela se vinculam e a que interesses elas servem? (ORTIZ, 1997:139).

Para Ortiz, o termo Identidade Nacional apesar de gerar vrias divergncias entre estudiosos5, oferece um caminho para entender aquilo que o autor afirmou estar em primeiro plano: os agentes que constroem a interpretaes sobre a realidade, so eles, os intelectuais que desempenharo o papel de mediadores simblicos entre o nacional e o popular. Os intelectuais sero os responsveis pela formulao de modelos de identidade, e esta, vista agora como uma representao, expressa por meio de discursos de imposies de vises e interesses destes intelectuais, gerar tambm vrios conflitos ideolgicos, ou seja, lutas de representaes, no qual cada intelectual buscar legitimar a sua concepo de identidade nacional.
As representaes no so discursos neutros: produzem estratgias e prticas tendentes a impor uma autoridade, uma deferncia, e mesmo a legitimar escolhas. Ora, certo que elas colocam-se no campo da concorrncia e da luta. Nas lutas de representaes tenta-se impor a outro ou ao mesmo grupo sua concepo de mundo social: conflitos que so to importantes quanto s lutas econmicas; so to decisivos quanto menos imediatamente materiais. (CHARTIER, 2002:17).

Para melhor explicar e exemplificar a discusso sobre as lutas de representaes, citaremos sucintamente os alinhamentos ideolgicos ocorridos na dcada de 20, entre dois autores que se preocuparam com a formao da identidade brasileira, um deles Oliveira Vianna e o outro Gilberto Freyre, tais divergncias entre as concepes formuladas por estes autores geraro conflitos simblicos. Segundo Bresciani (2007:155) [...] a dcada de 20 fora o perodo dos manifestos, se vivia o momento propicio para propor e executar modificaes radicais na sociedade, os conflitos ideolgicos, expressos nos projetos polticos at ento se intensificavam.

Bresciani, por exemplo, afirma que os autores brasileiros, assim como Ortiz, teriam se mantidos prisioneiros da j indicada dualidade interna e externa da diferena.

5 Os projetos formulados por Oliveira Vianna - intelectual, membro do IHGB e do governo de Vargas - entravam em conflito com novas concepes que surgiam na dcada de 20, dentre elas, as propostas formuladas por Gilberto Freyre escritor e socilogo que tambm se preocupou com a identidade Nacional. Apesar de as teorias destes dois autores convergirem em alguns aspectos, - carter autoritrio das concepes formuladas e a importncia dada miscigenao - em muitos outros aspectos eles divergiam. Um desses aspectos diz respeito ao prprio contedo discordante contido nos projetos formulados pelos mesmos. Oliveira Vianna tinha uma proposta para o desenvolvimento nacional e poltico baseada nos estudos das raas e na ao do Estado forte sobre esse povo mestio, populao esta, que segundo Vianna, seria incapaz de se articular se no houvesse um grupo de intelectuais os governando, sobre isso Vianna afirma: A realizao de um grande ideal nunca obra coletiva da massa, mas sim de uma elite, de um grupo, de uma classe, que com ele se identifica, que por ele peleja (PCAUT, 1990:29). Bresciani analisando a proposta ideolgica de Oliveira Vianna sobre a identidade nacional afirma:
[...] (Oliveira Vianna) em seu manifesto poltico de 1922, O idealismo na evoluo poltica do Imprio e da Repblica, desenvolve uma concepo voluntarista de integrao nacional na proposta de ser mediante conhecimento do povo, sua estrutura, sua economia ntima e sua psique que se projetaria o modelo poltico adequado a forjar essa unidade pela ao centralizada no estado autoritrio (BRESCIANI, 2007:45).

Tal concepo de cunho autoritrio j era criticada, na dcada de 20 por homens como Srgio Buarque de Holanda; e Gilberto Freyre posteriormente j apresentava outras propostas. Freyre, contrariando Vianna, postulou a integrao nacional mantendo a diferena regional, exaltava, portanto, a qualidade das raas e o bom relacionamento entre elas. Segundo Maria Yeda Linhares, (1990:29) Casa Grande e Senzala6, [...] foi um passo decisivo para o reconhecimento do pas como plurirracial. A mestiagem at ento escondida e disfarada, passou a ser parte integrante de uma brasilidade orgulhosa de suas origens. J Vianna apesar de reconhecer a diversidade regional, propunha apagar as diferenas para se atingir a unidade, que se daria atravs da mestiagem com raas pr-selecionadas. O processo civilizatrio, por seu turno, era um atributo da raa branca que mesmo quando se misturava com os negros e outras raas inferiores arianizava-os.(MOURA, 1990:198). Outro aspecto divergente passava pela escolha de uma regio brasileira que realmente representasse o povo brasileiro, e por isso Bresciani afirma (2007:45) [...] h tambm nesses anos de 1920 uma disputa declarada pela primazia de determinadas partes do Brasil no que diz respeito fora formadora da identidade nacional. Gilberto Freyre, no Manifesto regionalista de 1926, reivindicava esta posio ao Nordeste, se opondo Vianna que reivindicava a posio aos habitantes do centro-sul, segundo Bresciani a reivindicao pela hegemonia Nacional,
De acordo com Maria Yeda Linhares inegvel as contribuies que a obra de Freyre trouxe nao, a partir de Casa Grande e Senzala que ocorre a valorizao das culturas africanas e da miscigenao, porm devemos ter em mente tambm que Casa Grande e Senzala contribui para difundir o mito da democracia racial, pois levou muitos leitores a ter uma viso errnea de uma sociedade escravocrata fundamentada no paternalismo do senhor e na vida pacfica do escravo.
6

6 atravs do padro cultural, expressava tambm um contedo poltico que asseguraria os interesses administrativos de cada regio. No era apenas um simples desacordo entre dois autores que divergiam quanto a escolha de uma regio, os conflitos ocasionados pela eleio da regio formadora de nossa identidade ocultava algo de muito maior relevncia: a regio eleita representava o ncleo de suas interpretaes para a integrao Nacional. O projeto de Vianna tinha como base a eugenia, portanto ao eleger o Sudeste como regio formadora de nossa identidade, se preocupou com a miscigenao e branqueamento da sociedade, fato que ocorria com maior intensidade no centrosul com a imigrao europia. J Freyre via tudo isso como mau cosmopolitismo e falso modernismo, para ele o Nordeste seduzia moralmente e fascinava esteticamente as outras regies, era o Nordeste que representava a essncia do que considerava autenticamente e tradicionalmente verdadeiro: o mocambo, a construo vernacular de extensa rea nordestina, o traado sinuoso das velhas e estreitas ruas coloniais, as cozinhas de quitutes finos [...] (BRESCIANI, 2007:158) Por fim Freyre diz, bem antes do caf de So Paulo, o acar do Nordeste criara uma doce aristocracia de maneiras, dera cultura ou a civilizao brasileira autenticidade e originalidade. (BRESCIANI, 2007:158) Apesar de Vianna e Freyre elegerem a mestiagem como fator de integrao nacional, os dois tinham vises diferentes sobre a mesma. Para Vianna, a mestiagem era importante nao, pois a branquearia, j para Freyre a mestiagem representava a unio de raas diferentes, ricas culturalmente e irmanadas. Este fora um exemplo de lutas de representao ocorrida no Brasil, especificamente na dcada de 20, muitos e constantes, porm sero os conflitos que acontecero em diversos lugares e tempos, nos quais vrios intelectuais desenvolvero as suas propostas de Identidade Nacional, que estaro, por conseguinte, fundamentadas em vises de mundo e em interesses ideolgicos dos grupos envolvidos.

Identidade Nacional e o Estado Como representao de algo ausente, ou at mesmo como representao de algo que perpassa a realidade, a identidade nacional foi construda tendo como pano de fundo interesses dos mais diversos. De acordo com Pesavento (2003:137) Aquele que tem o poder simblico de dizer e fazer cr sobre o mundo tem o controle da vida social e expressa a supremacia conquistada em uma relao histrica de foras O Estado ser um daqueles que monopolizar este poder simblico, para isso cooptar intelectuais para que criem modelos de identificao nacional, muitas vezes apelando para o sentimentalismo, patriotismo, preconceitos, xenofobias... Segundo Hobsbawn, (2008:110-111) [...] o nacionalismo poderia se tornar um instrumento enormemente poderoso para o governo, caso conseguisse ser integrado no patriotismo estatal, para torna-se seu componente emocional central. De acordo com Hobsbawn era necessrio criar no povo um sentimento de lealdade em relao ao Estado e ao sistema dirigente. Se anteriormente a lealdade ao Estado no era exigida aos

7 homens comuns, (seja porque era assegurada pelos dogmas religiosos que pregavam obedincia hierarquia, seja porque o povo tinha seus direitos muito limitados e por isso no ofereciam perigo aos governantes), no ltimo tero do sculo XIX, com a democratizao, essa situao se modificou muito.
[...] os interesses estatais dependiam agora da participao dos cidados, em um grau no considerado antes. Onde os exrcitos eram compostos de voluntrios ou de servio militar obrigatrio, a boa vontade dos homens em servir era agora uma varivel essencial nos clculos do governo [...].(HOBSBAWN, 2008:104).

Criar um componente emocional era muito importante para atingir as metas propostas pelo Estado. Segundo Hobsbawn ao longo do sculo XIX as intervenes estatais se tornaram universais e rotinizadas, todos os cidados passaram a ser acessveis ao Estado. Atravs dos profissionais do Estado, censores, policiais, professores, o Estado detinha cada vez mais informaes sobre os cidados e desenvolvia mecanismos para criar um sentimento de pertencimento na populao. A educao primria foi utilizada para esse fim, assim como os meios de comunicao.
Por esses meios (imprensa, cinema e rdio) as ideologias populistas podiam ser tanto padronizadas, homogenizadas e transformadas quanto, obviamente podiam ser exploradas com propsitos deliberados de propaganda por Estados ou interesses privados (HOBSBAWN, 2008:170).

No Brasil, na dcada de 20, a populao j possua alguns direitos polticos advindos com as mudanas proporcionadas pela Repblica, porm esta populao composta por um grande contingente de analfabetos, era considerada incapaz por alguns intelectuais como Oliveira Vianna. Segundo o autor, eles ainda no estariam preparados para participar, e muito menos para consentir o que o Estado propunha. Devido estrutura patriarcal que os acompanhava desde o perodo colonial, o povo no desenvolveu a capacidade de cooperar, de viver a democracia, precisavam ser tutelados, agora no mais por um senhor clnico, que representava o localismo, o mandonismo e sim por um Estado autoritrio que governaria para coletividade, evitaria a descentralizao, seria responsvel pela transio democrtica e pela construo do sentimento nacional.
Percebendo a sociedade civil como um corpo conflituoso, indefeso e fragmentado, os intelectuais corporificam no Estado a idia de ordem, organizao e unidade. Assim, ele o crebro capaz de coordenar e fazer funcionar harmonicamente todo o organismo social. (FERREIRA, 2007:148).

O Estado foi muito ativo em relao construo de identidades, porm, isso no quer dizer que o povo se submeteu a tudo criado pelo governo. Tanto o Estado quanto o povo so importantes no processo de construo da identidade. A tentativa, no Brasil, de conter a vontade e ao do povo, atravs da alegao de que eram incapazes, no foi frutfera. O Estado no o manipulador da nao, (mesmo que alguns intelectuais, assim o visse e propusesse polticas com esse intuito) estar de acordo com isso seria invalidar o sentimento e a racionalidade da populao, o povo sincero no seu apego nacional. Anderson (2008:14) mostra o apego que os povos tm s suas imaginaes e so capazes de morrer por suas invenes. Segundo M. Mauss, (1969:210) mesmo as representaes coletivas mais elevadas s tem existncia, s so verdadeiramente tais, na medida em que comandam os atos, e para isso

8 preciso que haja reconhecimento e legitimidade. E esta legitimidade consentida pelo povo, visto que, sobre ele que os benefcios ou malefcios ocasionados pelos modelos de identidades iro recair. Quando Hobsbawn afirma que o nacionalismo nas mos do Estado poderia tornar-se um instrumento poderoso, porque realmente o foi, especialmente em pocas de crises, como em perodos de guerras e revoltas; no Brasil, o governo de Vargas um exmio exemplo. Porm a atuao do Estado influindo na formulao da conscincia nacional sobre a populao, no acontece de modo passivo, segundo Hobsbawn os interesses estatais dependiam dos cidados, assim como um modelo de identidade proposto pelo Estado poderia unir a populao, criando lugares comuns, poderia tambm ser mal visto pelos habitantes ocasionando revoltas, e separaes; era o povo quem escolhia quais idias deveriam ser compartilhadas. Apesar do Estado em muitos casos oferecer um modelo de identidade nacional, essa conscincia nacional s seria construda se tivesse como base a cultura popular e o seu consentimento.
Crescentemente este Estado era obrigado a ouvir a as opinies dos indivduos ou cidados, por que seu arranjo poltico lhes havia dado voz geralmente atravs de vrias espcies de representao eleita e/ou porque o Estado precisava de seu consentimento prtico ou de sua atividade em outras coisas, como por exemplo, contribuintes ou soldados potencialmente convocveis. (HOBSBAWN, 2008:101).

Segundo Hobsbawn quanto mais o governo se apresenta democrtico, mais ser necessrio o consentimento do povo em relao s suas propostas, ou seja, se o recurso da violncia fsica no pode ser mais utilizado sobre a populao como era antigamente, a violncia simblica, expressa nos discursos identificatrios devem ser ampliados pelo Estado e legitimados pela populao que submeter seus sentimentos e aes em prol de solidariedades construdas.

Identidade Nacional e transformaes Vrios foram os modelos utilizados para criar no povo um sentimento de pertencimento. Segundo Renato Ortiz a Identidade pressupe um componente que homogeneza a populao e outro que os difere dos demais povos:
Toda identidade se define em relao a algo que lhe exterior, ela uma diferena [...] Porm a identidade possui uma outra dimenso, que interna. Dizer que somos diferentes no basta, necessrio mostrar em que nos identificamos (ORTIZ, 1994:8-9).

Se os fatores que nos diferenciam dos demais povos so visveis, as semelhanas que nos unem no so to explcitas, por isso tais semelhanas foram imaginadas, construdas, fato que gerar conflitos entre os estudiosos do termo identidade sobre sua existncia. Pressupondo que as identidades so imagens construdas, cada nao criar seus modelos de identidade buscando homogeneizar culturas, lnguas e passado histrico, muita vezes diferentes. Criar esse sentimento de unio no povo era necessrio, e foi utilizado como recurso importantssimo durante a formao das naes. Segundo Hobsbawn no foram as naes que precederam o nacionalismo e sim o contrrio, fora o nacionalismo que precedera as naes, visto que era preciso criar um sentimento de pertencimento no povo que os homogeneizassem, que os fizessem amar e lutar por algo que considerassem importante, mesmo que muitas

9 vezes esse sentimento gerasse pelo outro, considerado agora diferente, dio, xenofobia e preconceitos. Segundo Hobsbawn so nos perodos mais conturbados que os diversos modelos de identidade nacional reaparecem. Fora assim no Brasil, ps abolio, no qual a proposta de Identidade Nacional focada na miscigenao7, buscava embranquecer a populao, por considerar o negro fator de atraso social. Fora tambm assim, em perodos de guerras, no qual um pas era inflamado para que lutasse contra o outro. Segundo Jos Carlos Reis, o surgimento do capitalismo, tambm representa um desses momentos, visto que interessados na prosperidade econmica, as naes se lanaram em disputas internacionais. As identidades nacionais so modeladas, adaptadas e transformadas. Traando uma linha de transformao mais geral das propostas identificatrias, Hobsbawn aponta algumas modificaes ocorridas no nacionalismo ao longo dos sculos. Para ele, no mundo desenvolvido do sculo XIX vrias naes combinavam Estado-nacional e economia nacional e viam o outro como um concorrente e/ou inimigo incmodo. No mundo dependente do incio do sculo XX, os movimentos por indepndecia e liberatao se tornaram movimentos tipicamente unificadores, j no final do sculo XX, os movimentos nacionalistas foram essencialmente separatistas, baseados nas difernas tnicas, lingusticas e at religiosas. Hoje em dia vrios autores entre eles, Jos Carlos Reis, advogam o fim da identidade nacional, devido a globalizao que universaliza os sentimentos, costumes e atos, expandindo-se para alm das fronteiras das naes, tal fato fortemente negado por Benedic Anderson, visto que para ele o nacionalismo ainda continua latente entre as naes, as lutas de sub-nacionalidades que tentam incansavelmente se desvincilhar de muitas naes antigas comprovam o seu ponto de vista.
A realidade muito simples, no se enxerga nem remotamente, o fim da era do nacionalismo, que por tanto tempo foi profetizado. Na verdade, a condio nacional [nation-ness] o valor de maior legitimidade universal na vida poltica dos nossos tempos. (ANDERSON, 2008:28).

J no Brasil ao final do sculo XIX uma das propostas de identidade nacional estava baseada na raa e no meio, na dcada de 20 do sculo XX, iro surgir outras propostas que entraro em conflito com as concepes formuladas anteriormente. Fbio Tadeu Vighy Hanna se apoiando em Octavio Ianni, aponta trs perodos em que a identidade Nacional foi mais discutida pela elite de intelectuais brasileiros: a independncia, a abolio e a proclamao da Repblica, e a Revoluo de 1930. Se no primeiro momento
No final do sculo XIX, homens como Silvio Romero, Euclides Cunha e Nina Rodrigues se dispuseram desenvolver algumas propostas sobre a identidade brasileira focada em dados geogrficos e raciais. Segundo Ortiz, para estes autores o desenvolvimento das civilizaes estava ligado fatores como o clima, umidade, fertilidade da terra e sistema fluvial, Silvio Romero, entretanto no negando a importncia do meio situar a problemtica racial como a mais importante, para isso traar uma pirmide hierrquica entre as raas que se encontravam no Brasil, apontando o negro como o elemento inferior e fator principal da degenerao nacional, advoga portanto uma preocupao maior com a imigrao e com a mestiagem que passou a ser vista no Brasil como soluo para os problemas nacionais. Se para alguns pases estrangeiros a mestiagem encerrava os defeitos transmitidos pela herana biolgica, para a Gerao de 1870, a mestiagem seria a responsvel pelo branqueamento da nao.
7

10 no romantismo que os literatos se inspiraro, no final do sculo XIX ao cientificismo ser reservada mais importncia. J o inicio da dcada de XX, se caracterizar pelas mais diversas propostas ideolgicas resultantes do perodo conturbado representado pelos anos 20/30.
(Os anos 20 e 30 foi um perodo) [...] marcado por disputas entre nacionalistas, liberais, comunistas, anarquistas, autoritrios, industriais, agro-exportadores, tenentistas, catlicos, positivistas, operrios, setores mdios, enfim na luta que arregimentava quase todos setores da sociedade e as mais diversas correntes polticoideolgicas em busca do poder decisrio que orientaria e promoveria as desejadas alteraes estruturais ( mentais, sociais, econmicas, culturais e polticas) na sociedade brasileira [...] O que era atrasado arcaico, impedindo o Brasil de ser moderno passa a ser exorcizado [...]. (HANNA, 2003).

Em um mesmo lugar, e at mesmo em um mesmo momento, vrios modelos de identidades coexistiram, isso porque esses modelos de identidade nacional no so nicos, no se tornaram leis, eles so dinmicos, e se modificam de acordo com o espao, momento e interesses.

CONCLUSO A discusso em questo buscou desenvolver uma breve anlise sobre Identidade Nacional, enfatizando a concepo subjetiva do termo, analisada aqui como uma representao, ou seja, um discurso que intenta homogeneizar hbitos, costumes e povos diferentes conferindo-lhes semelhanas construdas. Dizer que essas semelhanas so construdas ou imaginadas, no quer dizer que so irreais, visto que essas imagens criam sentimentos e prticas sociais que realmente despertam na populao um sentimento de pertencimento. Tais imagens carregam consigo uma gama de interesses, expressos nos projetos de identidades formulados por intelectuais, cooptados pelo Estado. Estes modelos de identidade saturados com sentimentalismo levaro muitos pases a desenvolverem patriotismos, preconceitos e xenofobias. O Estado foi certamente um dos integrantes mais ativos na formulao de identidades, porm isso no significa que o povo se submeteu a tudo o que a elite governamental propunha. Toda representao pressupe, consentimento, ou seja, era o povo quem legitimaria ou no os projetos de identidade nacional. Em sntese, apesar das divergncias entre autores quanto aos interesses, conceitos, importncia e existncia da Identidade Nacional, ela ainda est presente nos dias de hoje, seja ela utilizada como um instrumento de exaltao da nao ou como um recurso do poder simblico, no qual se tornou um mecanismo para unir os ditos iguais e excluir ou submeter o outro, considerado diferente, o inimigo incmodo, estando ele em territrio alheio ou no.

BIBLIOGRAFIA

11 ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexes sobre a origem e a expanso do nacionalismo. So Paulo: Companhia das letras, 2008. BRESCIANE, Maria Stella Martins. O charme da cincia e a seduo da objetividade: Oliveira Vianna entre intrpretes do Brasil. 2 ed. So Paulo: UNESP. 2007. CHARTIER, Roger, A Histria Cultural entre Prticas e Representaes. 2ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. ________, Roger. O mundo como representao. Estudos Avanados. vol.5 no.11 So Paulo Jan./Apr. 1991 Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340141991000100010&script=sci_arttext> Acesso em: 19 de nov, 2009. CARVALHO, Francismar Alex Lopes de, O conceito de representaes segundo Roger Chartier Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 149, 2005. Disponvel em: www.dialogos.uem.br/include/getdoc.php?id=535&article=183...pdf > Acesso em: 21 de nov, 2009, HANNA, Fbio Tadeu Vighy, Caio Prado Jr. E Oliveira Vianna: Interpretaes Do Brasil E Projetos Polticos Para A Modernizao Brasileira. AKRPOLIS - Revista de Cincias Humanas da UNIPAR. Disponvel em: <http://revistas.unipar.br/akropolis/article/view/327/295 > Acesso em: 21 de out, 2009. FERREIRA, Jorge (org). Os intelectuais e a poltica cultural do Estado Novo. In Brasil Republicano: o Tempo do Nacional-Estatismo, O - vol. 2. Civilizao Brasileira. 2007. HOBSBAWN, Eric J. Naes e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade. 5 ed. So Paulo: PAZ e Terra, 2008. LIHARES, Maria Yeda (org).Histria Geral do Brasil.9ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990. M. MAUSS, Oeuvres compltes, 3, Cohsion sociale et divisions de la sociologie, Paris, Les Editions de Minuit, 1969. MOURA, Clvis. As injustias de Clio: o negro na historiografia brasileira. Belo Horizonte: Oficina dos Livros, 1990. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. So Paulo: Brasiliense, 1994. PCAUT, Daniel.Os intelectuais e a poltica no Brasil:entre o povo e a nao.So Paulo: tica, 1990. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria e Histria Cultural. Autntica, 2003. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil 2:de Calon a Bonfim: a favor do Brasil: direita ou esquerda. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen