Sie sind auf Seite 1von 11

A Constituinte Burguesa - Sieys

Rafael Cataneo Becker* Captulo I O Terceiro Estado uma nao completa

Nao um corpo de associados que vivem sob uma lei comum e representados pela mesma legislatura. (p.56). Para a subsistncia e prosperidade de uma nao, duas coisas so necessrias: trabalhos particulares e funes pblicas. Resumem-se os trabalhos particulares em quatro classes: 1) trabalho no campo, fornecedor de matria-prima; 2) indstria, que trabalha matriaprima; 3) comerciantes e negociantes, que estabelecem relaes entre as fases produtivas e entre a produo e o consumo; 4) servios, desde profisses cientficas, liberais, at servios domsticos. Pelas funes pblicas, os quadros de uma nao se completam. So, na poca de Sieys, ajuntadas em quatro: a Espada, a Toga, a Igreja e a Administrao. A nobreza e o clero detm o monoplio poltico. Possui representao prpria e fundamentalmente diferenciada, cujos apontamentos se fazem em prol de interesses particulares de muito poucos contra o interesse comum. Todos os postos lucrativos e honorficos so ocupados por privilgio. Diz-se, do privilgio, um direito de classe. Ociosidade infrtil, exceo e abuso envolvem cidados que, parte de todo o movimento social, gozam da melhor parte advinda dos esforos, sem em nada contribuir. Concluise, pois, em funo da manuteno de um aparato poltico defensor de interesses prprios, do acmulo de privilgios e honras restritos somente a ela, e do deslocamento no processo produtivo social como em geral, que a nobreza, se chega a formar uma nao, no faz parte, certamente da grande nao. Todas as atividades particulares alm da imensa maioria dos cargos pblicos nos que se acumula trabalho, no regalias so preenchidos pelo Terceiro Estado. Impugnando-se a ele, a casta nobre comete um crime social em nome de um monoplio que somente faz deteriorar a coisa pblica. O afastamento da livre concorrncia produz obras mal feitas e de custo mais alto. Assim, o Terceiro Estado tem o que preciso para ser uma nao completa. Ele tudo, mas um tudo entravado e oprimido. (p.55).

Captulo II O que o Terceiro Estado tem sido at agora? Nada

No Antigo Regime, h os Estados Gerais, que representam o reino diante do rei. Trs estados o compe, deliberam separadamente e votam por ordem: o clero, a nobreza e o Terceiro Estado. Essa mais alta organizao, como falsa intrprete da vontade geral, detm o poder legislativo. Contudo, no passa ela de uma assemblia clerical, nobilirquica e judicial. Existe uma tripla aristocracia: da Igreja, da Espada e da Toga. um erro enorme acreditar que a Frana submete-se a uma monarquia. Salvo pequenos momentos, sua histria pressuposta monrquica se confunde com uma histria ulica. a corte quem define parmetros administrativos e polticos de como manipular a coisa pblica. A liberdade no vem por privilgios, mas sim por direitos comuns. Todo privilgio se ope ao direito comum. preciso entender como Terceiro Estado o conjunto dos cidados que pertencem ordem comum. (p.58). Em seu seio, todavia, destacam-se novos nobres, terceiro-estadistas que so enobrecidos ou privilegiados a termo um indivduo conquista o ttulo e pode transmiti-lo at dada gerao . Aos olhos da lei, de qualquer forma, todos os nobres so iguais e encerram os mesmos privilgios. Deixam os novos nobres, portanto, de engendrar-se ao Terceiro Estado, saindo da ordem comum, quando o problema que justamente eles que o representam nos Estados Gerais. Resumindo, o Terceiro Estado no teve, at agora, verdadeiros representantes nos Estados Gerais. Desse modo, seus direitos polticos so nulos. (p.61).

Captulo III O que pede o Terceiro Estado? Ser alguma coisa

Peties foram dirigidas pelas municipalidades ao governo requerendo influncia igual dos privilegiados. Pedem, basicamente, ter representantes oriundos verdadeiramente do Terceiro Estado nos Estados Gerais, igualar o seu nmero de representantes ao da outras duas ordens juntas e substituir o voto por ordem pelo voto por cabea. Tais pedidos, numa viso antecipadora, gerariam uma igualdade deturpada. Pois, como no temer que as qualidades mais apropriadas defesa do interesse nacional sejam prostitudas diante dos prejuzos (p.65) e como evitar que os maiores defensores da aristocracia partam ironicamente do prprio Terceiro Estado, de membros prostrados diante de benefcios? Quanto mais se pensa neste assunto, mais se percebe a insuficincia das trs demandas do Terceiro Estado. Mas, enfim, tais como so, foram fortemente atacadas. Examinaremos estas demandas e os pretextos desta hostilidade. (p.65).

I. Primeira Petio Que os representantes do Terceiro Estado sejam escolhidos apenas entre os cidados que realmente pertenam ao Terceiro Estado.

No pode haver em gnero algum uma liberdade ou um direito sem limites. (p.68). Nesse sentido, e por outro lado, preciso salvaguardar a liberdade dos comitentes terceiro-estadistas, e, por isso mesmo, necessrio excluir de sua eleio todos os privilegiados, acostumados por demais a dominar o povo. (p.68). No que tange elegibilidade dos representantes do terceiro estado, a idoneidade deve ser o primeiro item da personalidade e da posio social a ser inferido, de modo a transparecer seu interesse unicamente pela nao, pelo Terceiro Estado. Exclui-se dos elegveis uma srie de categorias: indivduos de pouca idade, mulheres, vagabundos, estrangeiros e todos aqueles que podem apresentar influncia presumida por parte das outras duas ordens dos Estados Gerais, como empregados domsticos, qualquer indivduo submisso, funcionrios administrativos e fazendeiros. Interessante apontar que, dentro do Terceiro Estado, existe um estrato, por assim dizer, significativamente interessante para exercer tal representao com competncia. Tratam-se das classes disponveis, as assim chamadas aquelas cujos homens recebem educao liberal e exercitar a razo. Tais classes tm o mesmo interesse do povo.

II. Segunda Petio

Que seus deputados sejam em nmero igual ao da nobreza e do clero.

Se forem admitidos princpios reguladores da proporo representativa nos Estados Gerais, tem-se que, por qualquer um deles, seja contribuio em impostos, seja em tamanho de populao, o Terceiro Estado toma a dianteira.

III. Terceira Petio

Que os Estados Gerais votem no por ordens, mas por cabeas.

Seria ideal que os representantes pudessem unir-se numa totalidade sob um interesse comum. Mas, no o que ocorre. Sem o voto por cabeas a Frana estaria exposta a desconhecer a verdadeira maioria, o que seria o pior dos inconvenientes, porque a lei seria radicalmente nula. (p.75).

Captulo IV O que tentaram fazer pelo Terceiro Estado As propostas do governo e dos privilegiados

I. Assemblias provinciais

Houve, por parte do governo, uma proposta de formulao das Assemblias Provinciais por critrio no pessoal segundo ordens , mas sim por critrio real, de acordo com a propriedade de cada cidado. Seria em nmero de quatro as propriedades: as senhoriais e as ordinrias, sendo as ltimas divididas em trs: do clero, do campo e da cidade. exceo da propriedade do clero, as outras trs poderiam ter como proprietrios homens de qualquer ordem, fossem sacerdotes, plebeus ou nobres. Elas eram interessantes devido a seu objeto, e ainda mais importantes pela maneira como se formariam, j que por elas se estabelecia uma verdadeira representao nacional. (p.78). Contudo, por fim, vingou a tpica diviso por ordens pessoais, ao que, como contraponto, aprovou-se o mesmo nmero de representantes entre clero e nobreza juntos contra o do Terceiro Estado, o que foi simples enganao, nomeando-se deputados para este entre os privilegiados.

II. Os notveis

possibilidade do rei a convocao de um grupo de consultores, os notveis, para que lhe falem sobre os interesses da nao e do trono. Quando de sua seleo, porm, ao invs de privilegiados em luzes, compareceram privilegiados no sentido corrente do termo. E, assim, homens muito bem colocados e com possibilidade de ditar a uma grande nao o que justo, belo e bom, preferem prostituir esta ocasio nica por um msero interesse pessoal. (p.80).

III. Os escritores patriotas das ordens privilegiadas

Sieys dbio ao falar sobre o tema. Depois de colocar que o silncio do Terceiro Estado fruto amargo de sua verdadeira represso, diz que no lhe surpreende o fato de que os primeiros defensores de demandas sociais venham das duas primeiras ordens. Se a nao consegue a lib erdade, vai, sem dvida, conhecer estes autores patriotas das duas primeiras ordens, pois, sendo os primeiros a abjurar velhos erros, preferiram os princpios da justia social universal s combinaes criminosas do interesse pessoal contra o

interesse nacional. (p.80). Apesar dessa ironia subentendida, coloca mesmo que o imprio da razo se estende cada dia mais; exige, cada vez mais, a restituio dos direitos usurpados. Mais cedo ou mais tarde, vai ser preciso que todas as classes se contenham nos limites do contrato social. (p.81).

IV. A promessa da igualdade de impostos

Tradicionalmente, o Terceiro Estado sempre suportou uma carga tributria mais pesada que a da outras ordens, mas a nobreza vai passar a pagar o mesmo. No por generosidade, mas por dever. E possvel abstrair dessa mudana uma grande iluso que os privilegiados sustentam nas palavras de que, uma vez abolidas as isenes pecunirias, tudo estaria igual entre as ordens. Pelo contrrio, tal ato demonstra uma tentativa de distrair o Terceiro Estado do que precisa, em verdade, ser feito: a reforma contra sua nulidade poltica nos Estados Gerais.

V. A proposta intermediria dos amigos comuns dos privilegiados e do ministrio

H uma proposta de tornar a votao dos subsdios e de qualquer matria referente a impostos realizada pelo procedimento por cabea. Isso no suficiente. Como o voto dos subsdios deve ser a ltima operao dos Estados Gerais, ser preciso que tenham concordado de antemo sobre uma forma geral para todas as deliberaes. (p.85. nfase acrescida).

VI. A proposta de imitao da Constituio Inglesa

Foi dado pelo tempo uma diviso partidria na nobreza. Famlias mais ilustres almejam o estabelecimento de uma cmara alta, como h na Inglaterra. Por isso seria enviado cmara dos comuns o restante da nobreza. Isso no concordvel. Desse modo, se se quiser reunir, na Frana, as trs ordens numa s, deve-se comear pela abolio de qualquer privilgio. (p.86).

VII. O esprito de imitao no adequado para bem nos conduzir

No de se surpreender que a Frana, que recm abriu os olhos para a luz, volte-se para adular uma Constituio vizinha. No entanto, a forma constitucional na Inglaterra mais uma preocupao contra a desordem que a

busca de uma ordem, incompleta e no deve ser adaptada Frana. Mas, finalmente, por que vemos invejamos a Constituio inglesa? Porque, aparentemente, ela se aproxima dos bons princpios do estado social. Ela um modelo do belo e do bom para julgar os progressos em qualquer gnero. (p.89).

Captulo V O que deveria ter sido feito Os princpios fundamentais

Deve-se partir dos bons princpios e da moral. Na anlise das sociedades polticas, formadas por associao legtima, ou seja, voluntria e livre, destacam-se trs pocas. Na primeira, um nmero considervel de indivduos, pelo jogo de seus interesses individuais, forma uma nao, no caso, tambm chamada associao. Na segunda, a unio toma consistncia elevando-se uma idia de vontade comum e de poder pblico. A vontade individual est na origem de tudo, mas separada em fragmentos tem poder nulo, do que surge a necessidade da idia de algo comum. Por fim, na terceira, em decorrncia do aumento de indivduos e de sua disperso para exercer essa vontade comum, h a confiana da vontade nacional a um governo. Resumindo, a primeira est para a vontade individual, a segunda est para a vontade comum e a terceira est para a vontade comum representativa. Por vontade comum, Sieys compreende a noo de maioria. As vontades individuais so os nicos elementos da vontade comum. (p.101). Se abandonarmos esta evidncia que a vontade comum a opinio da maioria e no a da minoria intil falar de razo. (p.101). Cabe uma descrio melhor da representatividade da ltima espcie de sociedade poltica. Ela tem duas caractersticas bsicas: competncia para atingir o fim que lhe proposta e impotncia para dele se separar, bem como das formas e leis que lhe so designadas. Pois, impossvel criar um corpo [governo] para um determinado fim sem dar-lhe uma organizao, formas e leis prprias para que preencha as funes s quais quisemos destin-lo. Isso o que chamamos a constituio desse corpo. (p.93). Antes de tudo, como origem de tudo, est a nao. Acima dela, somente paira o direito natural. Dela emana toda a srie de leis positivas. Dentre estas, em primeira linha, esto as leis constitucionais, que se dividem em duas partes: uma referente ao corpo legislativo e outra referente aos demais corpos ativos, em tudo o que concerne organizao e funo dos mesmos corpos. Leis constitucionais so leis fundamentais, pois jamais derivam ou se alteram do e pelo poder constitudo, somente do e pelo poder constituinte. J na segunda linha de leis positivas, aparecem as que so formadas pelo corpo legislativo sob a gide das condies constitutivas.

Mesmo quando s apresentamos estas ltimas leis em segunda linha, elas so as mais importantes, so o fim do que as leis constitucionais so apenas o meio. (p.95). A nao se forma unicamente pelo direito natural. O governo, ao contrrio, s se regula pelo direito positivo. (p.95). O poder s exerce um poder real enquanto constitucional. S legal enquanto fiel s leis que foram impostas. A vontade nacional, ao contrrio, s precisa de sua realidade para ser sempre legal: ela a origem de toda legalidade. No s a nao no est submetida a uma Constituio, como ela no pode estar, ela no deve estar, o que equivale a dizer que ela no est. (p.95). Frente a uma Constituio, o interesse geral no pode se alienar o direito de mud-la, sobretudo deve se fazer valer e adequ-la tanto que necessrio se lhe apresentar: uma nao independente de qualquer formalizao positiva, basta que sua vontade aparea para que todo direito poltico cesse, como se estivesse diante da fonte e do mestre supremo de todo o direito positivo. (p.96). Qualquer que seja a forma que a nao quiser, ba sta que ela queira; todas as formas so boas, e sua vontade sempre a lei suprema. (p.96). Uma nao pode ter dois tipos de representantes. Os ordinrios se limitam ao que definido constitucionalmente. J os extraordinrios, no. Formando assemblia, compem poder constituinte. Tal poder deve ter em conta que uma comisso de uma nao e, portanto, deve respeitar e buscar tudo quanto for matria de vontade comum. Tendo isso por base, delibera e regulamenta uma Constituio. O impulso constitucional essencial ordem social, a qual no seria completa sem regras de conduta suficientes para abarcar e resolver todo e qualquer caso. Como, nesse sentido, consultar a nao para eventuais alteraes constitucionais? Por intermdio de um mtodo incorporativo que se inicia na formao de pequenas circunscries que formariam provncias que, por sua vez, enviariam metrpole os verdadeiros representantes extraordinrios com poder constituinte, despidos de qualquer ordem social. E quem poderia convocar a nao para uma consulta desse gnero? Isso , na verdade, dever de todos, podendo partir do legislativo, ou do executivo ou de qualquer outra fonte. Retomando a situao da Frana no perodo, os Estados Gerais so poder constitudo e, como tal, no podem fazer alteraes constitucionais. Isso sem falar na discusso entre o comportar ou no comportar a nao francesa uma Constituio. Alguns dizem que sim, outros afirmam que no. O que deveria ter sido feito, pergunta do captulo, simplesmente a convocao da nao para o envio de representantes extraordinrios para uma reformulao ou criao constitucional. E importante saber disso para saber o que pode ser feito no futuro. Alm de tudo, interessante colocar que, para Sieys, as naes entre si esto em estado de natureza.

Captulo VI O que falta fazer A execuo dos princpios

Soerguendo o Terceiro Estado esto a razo, a justia, seus conhecimentos e sua coragem. Omitir-se restaurao nacional significaria ser condizente com a perpetuao dos privilgios. Antigamente, o Terceiro Estado era servo, a ordem nobre era tudo. Hoje, o Terceiro Estado tudo, a nobreza no passa de uma palavra. (p.108). Para a aquisio de seus direitos polticos e eles so essenciais por resguardarem os direitos civis e da liberdade individual , o Terceiro Estado pode se valer de dois meios. Pelo primeiro, seria formada uma assemblia nacional, em detrimento dos Estados Gerais. Como se admite a existncia de trs ordens, conclui-se que, delas, no pode concorrer uma nica nao, uma nica vontade e uma nica representao. evidente que os deputados do clero e da nobreza no so representantes da nao; so, pois, incompetentes para votar por ela. (p.110). Nos Estados Gerais, no voto por ordem haveria claramente a possibilidade de veto dos anseios do Terceiro Estado, enquanto que, no voto por cabeas, as vontades de duzentas mil cabeas podero contrabalanar a vontade de vinte e cinco milhes. Tudo isso j suficiente para demonstrar o direito que tem o Terceiro Estado de formar sozinho uma Assemblia Nacional, e para autorizar por fora da razo e da equidade, a sua pretenso legtima de deliberar e de votar por toda a nao, sem exceo. (p.11). J pelo segundo meio de conquistar seus direitos, o Terceiro Estado suspenderia o exerccio de seu poder at a nao julgar a diviso das trs ordens e os rumos adequados para dar trmino dissenso e outros problemas.

Captulo VII A Assemblia Nacional

Trs espcies de interesse h no corao dos homens: 1) interesse comum; 2) interesse do corpo corporativo, associado sempre conotao negativa da aristocracia ; 3) interesse pessoal. Por sua vez, a Assemblia Nacional, como instrumento erigido por representantes da nao, dever em tudo buscar comprometimento com o que de interesse comum. Deve banir as corporaes e se abster dos interesses pessoais. Derivar, por conseguinte, dela, uma srie de direitos comuns de que so banidos todos os privilgios. Entendo por privilegiado todo homem que sai do direito comum, porque no pretende estar completamente submetido lei comum, ou porque pretende

direitos exclusivos. (p.119). Privilegiados no podem ser nem e leitores nem elegveis, constatando-se que o direito de fazer-se representar s pertence aos cidados por causa das qualidades que lhes so comuns e no devido quelas que os diferenciam. (p.118). Ademais, o corpo de representantes deve ser renovado em um tero todo ano. Importantssimo ressaltar que, toda vantagem acumulada por um cidado, seja em propriedade, seja em indstria, contanto que no atinja a lei, deve ser protegida.

Crtica

A vontade comum, em Sieys, anttese do pensamento de Rousseau, alm de ser a soma das vontades individuais, assume majoritariamente um compromisso de, precisamente, resguard-las. As pessoas se dizem: ao abrigo da segurana comum, poderei me entregar tranquilamente a meus projetos pessoais, irei atrs da minha felicidade como quiser, certo de s encontrar como limites legais aqueles que a sociedade me prescreve pelo interesse comum em que tomo parte e com o qual meu interesse particular fez uma aliana to til. (p.115). Proteo mxima a tudo que de pecunirio explcita: Tudo o que pertence aos cidados, repito, mais uma vez, vantagens comuns, vantagens particulares, contanto que no atinjam a lei, tem direito proteo. (p.119). Ao defender o plano das Assemblias Provinciais, apia a idia de diviso real fundada na propriedade contra a diviso pessoal seguindo ordens -: Elas [Assemblias] eram interessantes devido a seu objeto, e ainda mais importantes pela maneira como se formariam, j que por elas se estabelecia uma verdadeira representao nacional. (p.78). Durante a apresentao da primeira petio do Terceiro Estado, em matria de representao poltica, Sieys aponta um estrato do mesmo especialmente interessante no que poderia vir a servir para sua representao efetiva. Tratam-se das classes disponveis cujos homens recebem educao liberal e exercitam a razo, tendo o mesmo interesse do povo. Ora, por seu apoio soma das vontades individuais, sua preservao e seu acmulo de vantagens em tudo que no fira as leis de todos ; pela manifesta preferncia da diviso real atentando-se ao termo utilizado, real em vez da diviso pessoal; e pela referncia s classes disponveis, claramente um grupo j seleto no seio do prprio Terceiro Estado; conferem as proposies de Sieys, na figura de um autor nacionalista, no passar de uma enorme maquiagem. Revestido de uma pretenso de interesses, direitos e representao comuns baseado nos quais ataca veementemente a aristocracia e o clero, seu discurso revela-se, ao final, como uma grande apologia ao liberalismo e ao fortalecimento e emancipao no do Terceiro Estado como

um todo orgnico, mas sim de uma proto-burguesia que viria, aps a Revoluo Francesa, a utilizar-se da poltica e da economia como instrumentos de explorao, causando, ironicamente, uma situao se no pior, da mesma proporo em danos sociais em comparao ao famigerado sistema feudal.
*Acadmico de Direito na UFSC

Das könnte Ihnen auch gefallen