Sie sind auf Seite 1von 3

RESENHA - DISSECAO DA PERSONALIDADE PSQUICA A psicanlise teve seu ponto de partida em um dos contedos da mente mais estranhos ao ego,

, os sintomas. Os sintomas so derivados do reprimido, so, por assim dizer, seus representantes perante o ego; mas o reprimido territrio estrangeiro para o ego. Dos sintomas, passando pelo inconsciente, pelos instintos e chegando sexualidade, a psicanlise se deparou com a objeo de que os seres humanos no so simplesmente criaturas sexuais, mas tm, tambm, impulsos mais nobres e mais elevados. Os seres humanos adoecem de um conflito entre as exigncias da vida instintual e a resistncia que se ergue dentro deles contra esta, represso esta que se ampara nos instintos do ego. Freud procura transformar o ego humano em tema de investigao. Os doentes mentais so estruturas divididas e partidas como cristais atirados ao cho: no se quebram em pedaos ao acaso, mas seguindo linhas, mesmo que invisveis, predeterminadas por sua prpria estrutura. A insanidade era temida, com certa reverncia, pelos povos do passado. Os pacientes, segundo Freud, afastaram-se da realidade externa, mas exatamente por essa razo conhecem mais da realidade psquica, podendo revelar muitas coisas que de outro modo seriam inacessveis. Um dos grupos dentre os pacientes queixam-se de estarem sendo permanentemente observados, mesmo em suas aes mais ntimas. Segundo Freud, isso no est longe de uma perseguio: pressupe que as pessoas desconfiam deles e esperam flagr-los executando atos proibidos pelos quais deveriam ser punidos. Como seria se essas pessoas insanas estivessem certas, se em cada um de ns estivesse presente no ego uma instncia como essa que observa e ameaa punir, e que nos doentes mentais se tornou nitidamente separada de seu ego e erroneamente deslocada para a realidade externa? Freud passou a estudar as caractersticas do ego: o delrio de ser observado sugere que o ato de observar uma preparao do ato de punir, o que indica outra funo dessa instncia (o ego), funo que conhecemos como conscincia. Sinto-me inclinado a fazer algo que penso ir dar-me prazer, mas abandono-o pelo motivo de que minha conscincia no o admite. Ou deixei-me persuadir por uma expectativa muito grande de prazer de fazer algo a que a voz da conscincia fez objees e, aps o ato, minha conscincia me pune com censuras dolorosas e me faz sentir remorsos pelo ato. FREUD, Dissecao da Personalidade Psquica, 1932. A conscincia umas das funes do ego, e a auto-observao, que preliminar essencial de sua atividade de julgar, mais uma de tais funes. Freud d a essa instncia separada existente no ego o nome de superego.

Um quadro clnico que mostra claramente a autonomia do superego e sua independncia quando ao ego a melancolia. O aspecto mais evidente dessa doena como o superego (conscincia) trata o ego. (...)durante um surto melanclico seu superego se torna supersevero, insulta, humilha e maltrata o pobre ego, ameaao com os mais duros castigos, recrimina-o por atos do passado mais remoto, que haviam sido considerados, poca, insignificantes como se tivesse passado todo o intervalo reunindo acusaes e apenas tivesse estado esperando por seu atual acesso de severidade a fim de apresent-las e proceder a um julgamento condenatrio, com base nelas. Idem. O superego representa, em geral, as exigncias da moralidade, e nosso sentimento moral de culpa expresso da tenso entre o ego e o superego. Nos pacientes esse tipo de doena aparece como fenmeno peridico: aps determinado nmero de meses, todo o exagero moral passa, a crtica do superego silencia, o ego reabilitado e novamente goza de todos os direitos do homem, at o surto seguinte. Em determinadas formas da doena ocorre o contrrio: o ego encontra-se em um estado beatfico de exaltao, celebra um triunfo, como se o superego tivesse perdido toda a sua fora ou estivesse fundido no ego; e esse ego liberado, manaco, permite-se uma satisfao verdadeiramente desinibida de todos os seus apetites. Embora a conscincia seja algo interno, ela no o desde o incio. sabido que as crianas de tenra idade so amorais e no possuem inibies internas contra seus impulsos que buscam o prazer. O papel que mais tarde assumido pelo superego desempenhado, no incio, por um poder externo, pela autoridade dos pais. A influncia dos pais governa a criana, concedendolhe provas de amor e ameaando com castigos, os quais, para a criana, so sinais de perda do amor e se faro temer por essa mesma causa. Nesse estgio, no h que se falar em superego e conscincia. Apenas posteriormente que se desenvolve a situao secundria, quando a coero externa internalizada, e o superego assume o lugar da instncia parental e observa, dirige e ameaa o ego, exatamente da mesma forma como anteriormente os pais faziam com a criana. O superego, portanto, assume o poder, a funo e at mesmo os mtodos da instncia parental. O superego procede diretamente da instncia parental por um processo de identificao. O primeiro ego imita o segundo em determinados aspectos e, de certa forma, assimila-o dentro de si. A criao de uma instncia superior dentro do ego est muito intimamente ligada ao destino do complexo de dipo, de modo que o superego surge como o herdeiro dessa vinculao afetiva to importante para a infncia. Ao longo de seu desenvolvimento, a criana v seus pais de diferentes pontos de vista. Passada a poca em que complexo de dipo d lugar ao superego, a imagem parental faz importantes contribuies formao de carter; atinge, no entanto, somente o ego, sendo o superego formado pelas imagos parentais primitivas.

Outra importante funo do superego de veculo do ideal do ego, pelo qual o ego se avalia, que o estimula e cuja exigncia por uma perfeio sempre maior ele se esfora por cumprir. Esse ideal do ego o precipitado da antiga imagem dos pais, a expresso de admirao pela perfeio que a criana ento lhes atribua.
Sentimento de inferioridade tem razes erticas (o rgo inferior o pnis atrofiado, o clitris). A parte principal do sentimento de inferioridade, porm, deriva-se da relao do ego com o superego; assim como o sentimento de culpa, expresso da tenso entre eles. O superego para ns o representante de todas as restries morais, o advogado de um esforo tendente perfeio. O superego de uma criana , com efeito, construdo segundo o modelo no de seus pais, mas do superego de seus pais. Consequentemente, veculo da tradio e de todos os duradouros julgamentos de valores que dessa forma se transmitiram de gerao em gerao. Quando levamos em conta o superego, estamos dando um passo importante para a nossa compreenso do comportamento social da humanidade, que nunca vive inteiramente no presente. O passado, a tradio da raa e do povo, vive nas ideologias do superego e s lentamente cede s influncias do presente,no sentido de mudanas novas Um grupo psicolgico uma coleo de indivduos que introduziram a mesma pessoa em seu superego e, com base nesse elemento comum, identificaramse entre si no seu ego. Freud observou que a resistncia dos pacientes uma tendncia ascendente, um impulso de irromper na conscincia. A resistncia manifestao do ego, que originalmente forou a represso e agora deseja mant-la. Por ser uma instncia especial no ego o superego, o qual representa as exigncias de carter restritivo e objetvel, podemos dizer que a represso o trabalho desse superego, e que efetuada ou por este mesmo, ou pelo ego, em obedincia a ordens dele. Grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente e normalmente inconsciente. Isto , a pessoa nada sabe dos contedos dos mesmos, e necessrio dispender esforos para torn-los conscientes. Inconsciente um processo se somos obrigados a supor que ele est sendo ativado no momento, embora no momento no saibamos nada a seu respeito.

Das könnte Ihnen auch gefallen