Sie sind auf Seite 1von 22

VOZES DO CERRADO: Performance, Memria e Ritual Reconstruindo a Identidade dos Folies de Joo Pinheiro, Minas Gerais.

Maria Clia Gonalves da Silva Introduo Este artigo tem por objetivo investigar como a Teatralidade e a Performance Ritual da Folia de Reis escrevem as memrias ligadas religiosidade dos folies do municpio de Joo Pinheiro-MG. O referencial terico que informou a presente pesquisa veio do mbito da teoria da Performance. Teixeira (2004:08) alerta que:
Performance um conceito em progresso, ou seja, em construo, que assume vrias nuances e focos, conforme as circunstncias, visando ajudar a esclarecer objetos tanto especficos quanto variados, seja em perspectiva histrica ou transcultural. [...]ele se coloca como mecanismo eficiente para pensarmos as interaes entre cincia e arte, situando-se, por exemplo, na fronteira entre cincias sociais e as manifestaes artsticas num sentido mais lato.

Embora seja o conceito de Performance elstico e em construo, at mesmo pelo seu pequeno tempo de vida no Brasil, ele vem se tornando um conceito extremamente relevante para investigar manifestaes culturais que so feitas por artistas do povo, como o caso da Folias de Reis, porque:
... no estudo da performance, os valores e os objetivos da cultura so vistos e percebidos em ao, oferecendo a possibilidade de questionamentos crticos na compreenso de prticas sociais, com os aspectos da vida cotidiana e at mesmo da complexa rede de movimento social da ps-modernidade. (GUILARDUCI, 2003:162-163)

O que Performance?
Uma pea teatral? Danarinos danando? Um concerto musical? O que voc v na TV? Circo e carnaval? Uma entrevista coletiva de um presidente da Repblica? As imagens do papa, do modo como ele retratado pela mdia ou as constantes repeties do instante em que Lee Harvey Oswald era baleado? E esses eventos tm alguma coisa a ver com ritual, [...]ou danas com mscaras como aquelas de Peliatan, em Bali? Performance no mais um termo fcil de se definir: seu conceito e estrutura se expandiram por toda parte. Performance tnica e intercultural, histrica e atemporal, esttica e ritual, sociolgica e poltica. Performance um modo de comportamento, um tipo de abordagem experincia humana; performance o exerccio ldico, esporte, esttica, entretenimento popular, teatro experimental e muito mais[...] (TURNER, 1982:11)

O trabalho com a teoria da Performance se justifica por ser ela um campo de estudo que exige interdisciplinaridade. Para estudar uma manifestao artstica/religiosa/cultural como a Folia de Reis, faz-se necessrio a imerso no domnio

de outras cincias sociais, uma vez que: o estudo da Performance combina antropologia, artes performticas e estudos culturais, usando lentes interdisciplinares para examinar um conjunto de atos sociais: rituais, festivais, teatro, dana, esporte e outros eventos ao vivo (LIGIRO, 2004:90). Ao estudar as Folias de Reis pinheirenses sob a luz da teoria da Performance, possvel perceber que a:Performance empresta insights valiosos para a formao e identidade, permitindo um espao para entendimento intercultural e atravs da performance, os significados centrais, valores e objetivos da cultura so visto em ao . (LIGIRO,Op. Cit.: 90). Partindo deste pressuposto, pode-se inferir que a performance uma forma de comportamento, uma maneira de agir e pensar sobre as atividades humanas. Por meio da Performance, os grupos de Folia de Reis de Joo Pinheiro vo criando/(re)criando uma identidade muito peculiar, vo marcando o seu lugar social atravs da teatralidade de suas apresentaes. Nesse trabalho, a teatralidade 1 pensada como o jogo dos atores que potencializa o universo performtico, ocupando uma funo primordialmente: a de ser visto, notado e, dessa maneira, eternizado enquanto memria. A Festa de Reis ocupa, nessa situao, uma posio de evidncia, devido grande sociabilidade que propem e oferece ao conjunto da sociedade pinheirense, possibilitando aos envolvidos inmeros e entrecruzados olhares. A teatralidade, como elemento da performance do ator, refere-se ao seu desempenho na interpretao de uma obra. Portanto, um modo de realizao que no implica na autoria da obra em sua totalidade . (STELZER, 2007:130). Pensando dessa maneira, o folio ator de um teatro popular, a Folia de Reis. Ele interpreta uma histria to antiga quanto a Bblia, mas ao mesmo tempo se renova a cada encenao. Joo Pinheiro o maior municpio em extenso territorial do estado de Minas Gerais; de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), so 10.717 quilmetros quadrados e uma populao de 43.229 habitantes (IBGE, 2007). O municpio insere-se na microrregio do Vale do Rio Paracatu 2, localizada na

A noo de teatralidade complexa, a despeito de sua aparente simplicidade em se constituir como um substantivo urdido a partir do adjetivo teatral. Em sua acepo comum e mais divulgada, a teatralidade designa algo levemente ostentatrio ou arbitrariamente empreendido para gerar um efeito. (MOSTAO, 2007) 2 A microrregio do Vale do Rio Paracatu uma das microrregies do estado brasileiro de Minas Gerais pertencente mesorregio Noroeste de Minas. Sua populao foi estimada em 2006, pelo IBGE, em 210.480 habitantes e est dividida em dez municpios. Possui uma rea total de 34.997,251 km.

mesorregio Noroeste3 do estado, distante 330 quilmetros de Braslia e 400 quilmetros de Belo Horizonte. Sua economia baseada fundamentalmente na agropecuria, sendo, atualmente, pautada nos agronegcios. A cidade guarda, at o incio do sculo XXI, caractersticas do mundo rural no tocante aos seus costumes e tradies. Nascida numa regio de transio dos bandeirantes que, em suas viagens interioranas, buscavam ouro nos estados de Gois e de Mato Grosso. Durante muito tempo o municpio serviu de hospedagem a estes transeuntes, antes que seguissem caminho em direo s novas minas. Fundada oficialmente em 1911, a cidade permaneceu relativamente isolada do restante de Minas e do Brasil devido sua localizao geogrfica e falta de estradas, fato que se manteve inalterado at a inaugurao da rodovia BR-040, que foi construda no incio da dcada de 60, pelo ento presidente Juscelino Kubitschek, momento em que o municpio estabeleceu um contato maior com a capital mineira e o Distrito Federal, adquirindo, assim, ares da modernidade. Como todas as cidades do interior mineiro, mais pontualmente do Noroeste de Minas, a sociedade se formou sob os auspcios da religio catlica e, ainda hoje, mantm os seus ritos e festas. Durante o ano so celebradas as festas em homenagem aos santos devocionais, destacando-se, dentre elas, as festas em homenagem aos Santos Reis. Podem ser divididas em duas categorias: as festas de tempo, ou seja, aquelas que ocorrem no perodo de 24 de dezembro a 06 de janeiro, e as festas de votos (tempors), que so realizadas em qualquer poca do ano, em agradecimentos a uma graa (milagre) alcanada. Embora seja um municpio essencialmente catlico, a religiosidade que aqui se estabeleceu foi dirigida principalmente por leigos. Por esse motivo, permitiam-se que fossem mesclados costumes e tradies das outras matrizes culturais dos povos que habitaram essa regio, dando origem a performances muito especiais nas Folias de Reis locais. A sociloga Pereira Queiroz (1968) sustenta a ideia da existncia de sete tipos de catolicismo: catolicismo oficial; cultural; popular; catolicismo misturado com magias e crenas indgenas; catolicismo associado aos cultos africanos; catolicismo reunido ao espiritismo, e catolicismo em sincretismo com o espiritismo e cultos africanos.

A mesorregio do Noroeste de Minas uma das doze mesorregies do estado brasileiro de Minas Gerais. formada pela unio de dezenove municpios agrupados em duas microrregies.

Dentre as classificaes elaboradas por Queirz (1968), o conceito mais usado o de catolicismo rstico, constitudo em comunidades rurais dispersas por vastas extenses territoriais, vivendo numa economia de subsistncia, com um senso de comunidade muito forte. Esse tipo se traduziria pela devoo comum a santos padroeiros locais, no qual a capela do santo ocuparia lugar de destaque na comunidade. Um catolicismo que reforaria a solidariedade desses grupos, muitas vezes canalizando a rebelio onde a opresso foi grande. As festas de Reis realizadas no municpio de Joo Pinheiro apontam para um prosseguimento de elementos culturais de acordo com as tradies rurais e conseqentemente do ento conhecido catolicismo rstico, sinalizando para a possibilidade de dialogar com certos aspectos das culturas urbanas. Nesse sentido, faz-se imperativo expor que, de maneira diferente do que as pesquisas de Pereira de Queiroz, nos anos 1960 e 1970, apontavam os elementos fundamentais do catolicismo rstico4 estariam fadados ao desaparecimento em funo dos processos de modernizao e industrializao das cidades , a Festa de Reis, em Joo Pinheiro, conserva caractersticas de um contorno tradicional de religiosidade e no est fechada, nem vulnervel s mudanas que decorrem de um mundo urbanizado. As Festas de Reis em Joo Pinheiro so tradicionais porque so dinmicas, mudam para acompanhar a sociedade, se fossem congeladas no seriam uma forma de expresso viva da cultura local. Como observou Suzel Reily: Ao se apropriarem de temas cristos, os folies tm sido seletivos, silenciando alguns elementos, enfatizando outros, interpretando o material de modo a integr-lo em suas experincias de vida como membros das classes populares (REILY, 2002:160).5 Essa dinmica da religiosidade das Folias de Reis de Joo Pinheiro fica evidenciada na entrevista de Geraldo Martins da Mota, 43 anos de idade, conhecido como Preguinho, padre e capito de folia:
H dez anos eu escutava isto: Folia de Reis vai acabar, porque no tem mais gente nova. A apresentao que ns tivemos em Joo Pinheiro, com vrios meninos rapazinhos, meninas, est at um pouco com a mentalidade de igualdade de gnero. Ns estamos vendo agora que tem folia feminina, tem mulher cantando junto dos homens, quer dizer, a folia no coisa do passado e ela entende que isso coisa do presente e at mais do que outras coisas. Est acolhendo mulheres como capits, mulher como ajudante, coisa que no passado no podia, hoje normal. Ento, a folia est entendendo uma
4

Para Queiroz (1968), o catolicismo rstico uma das formas de religiosidade populares catlicas que normalmente se manifestam por meio das festas coletivas, danas, rezas, romarias que se realizam, tradicionalmente, sem a interferncia direta de padres ou representantes oficiais da Igreja. Esse catolicismo se assenta no culto aos santos, que acontece normalmente durante as festas de padroeiro. 5 Traduo livre da autora.

dinmica muito mais forte do que a prpria Igreja, que ainda restringe ao homens a sua oficialidade. Na folia tem mulher capit, tem mulher que est l no meio dos homens. Ento, isto, para mim, um avano muito grande, sinal de que a folia, no fundo, est entendendo essa mensagem de passar. E outra: que folia, ela boa porque festa de povo, mas ela festa de famlia; no tem penetra em folia, o grupo, n? igualzinho festa de casamento, vai o pessoal ligado, a folia isso tambm. Voc v um cara, a diz: Vamos na festa de folia, chega l!. O cara de outro lugar pode at achar bonito ou besteira, O que isto? O povo danando, cantando?. A, no entendo nada, o que isto?. Agora, voc vai conversar com algum que envolvido do grupo ali, nossa! A hora que o capito comea a cantar h um silncio, n? Uma venerao. A folia tem tudo, ela tem cerimonial, tem rito, tem folguedo, ento, h os momentos fortes, nos quais h reza, folguedo, comida e tem tudo, nas folias voc vai para namorar.

No municpio de Joo Pinheiro, h 52 grupos6 de Folias de Reis, sendo que alguns deles possuem mais de 40 anos de existncia. Esses grupos so formados por homens e, em alguns casos, existem mulheres simples, em sua maioria agricultores que deixaram a zona rural na dcada de 70, poca em que houve, no municpio, a entrada de grandes empresas multinacionais dedicadas ao reflorestamento. Com a chegada dessas empresas, esses pequenos produtores deixaram suas terras e dirigiram-se para a cidade em busca de novas formas de trabalho. Esse movimento migratrio fez surgir os bairros da cidade que so hoje lcus por excelncia das manifestaes das Folias de Reis, folguedos que funcionam como espao de reelaborao da identidade abalada pela mudana. De acordo com Stuart Hall (1999), as crises de identidade procedem das grandes mudanas provocadas pelas novas estruturas sociais que instigam uma reestruturao ou mesmo reinveno da identidade cultural. A transmigrao do homem do campo para a cidade no rompe com os seus valores, tradies, costumes e religiosidades, mas certamente esse processo provoca transformaes devido s adaptaes necessrias para a manuteno das prticas culturais de outrora. Em Joo Pinheiro, esse fator no foi diferente. A cidade, formada em sua maioria por pessoas oriundas do campo, acolheu os folies e ofereceu-lhes oportunidades de adaptar suas prticas aos novos tempos. Esse acolhimento fica explcito na constante atuao das Folias de Reis no municpio. Enquanto em outras regies do Brasil a Folia de Reis um folguedo com data marcada, ocorrendo especificamente de 24 de dezembro a 06 de janeiro, em Joo Pinheiro a mesma se faz presente durante o ano todo. Um mergulho pontual na pesquisa do universo desta prtica religiosa permitiu pesquisadora verificar a existncia de Festas de Reis na cidade praticamente todos os finais de semana.
6

Tambm denominados Ternos de Reis, companhias de Santos Reis.

Essas Folias exercem importante influncia cultural e religiosa na sociedade pinheirense. Essas prticas so as responsveis pelo importante papel de guardi de um saber muito especial, a invocao dos Santos para as curas e a soluo de problemas materiais e espirituais. No raras vezes possvel ouvir de algum que: Santos Reis curou a filha, retirou o filho do mundo dos jogos, da cachaa... . Diante desse fato, observa-se que as Folias (re)elaboram identidades, incluem pessoas ignoradas pela sociedade, fazendo com que as prticas performticas destes atores sociais sejam elaboradas cautelosamente. Manuel Castells (1999: 22-23) relaciona o conceito de identidade a atores sociais e afirma que ela : o processo de construo de significado com base em um atributo cultural, ou ainda, um conjunto de atributos culturais interelacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Assim, os atores sociais so os folies e, ainda segundo o prprio autor, para eles pode haver identidades mltiplas: No entanto, essa pluralidade fonte de tenso e contradio, tanto na autorrepresentao quanto na ao socia. Isto porque a identidade constitui fonte de significado para os prprios autores, por eles originada, e construda por meio de um processo de individualizao, ou seja, ela autoconstruda, pois
... ritos, rotinas, rituais e espetculos so performances da vida individual e coletiva, so a forma sensorial e perceptvel pela qual as experincias e expresses se renem, so jogos que se fazem com a alteridade, em todos os sentidos, com todos os sentidos, so comunicao (BIO, 1996:15).

Neste sentido:
As identidades somente assumem tal condio quando e se os atores sociais se internalizam, construindo seu significado com base nessa internalizao [...] Em termos mais genricos, pode-se dizer que identidades organizam significados. [...] as comunidades, construdas por meio da ao coletiva e preservadas pela memria coletiva, constituem fontes especficas de identidades (CASTELLS, Op.Cit.:.23).

Diante dessa constatao, nasceram alguns questionamentos importantes sobre a atuao, a performance e a memria e identidade dos folies de Joo Pinheiro. Tratamse de inquietaes, tais como: Por que a existncia de tantos grupos de Folia de Reis? Quem so estes folies? De onde vieram? Qual a importncia das Folias em suas vidas? Participar de uma Folia de Reis cria uma maior visibilidade social? Como a comunidade percebe a atuao desses folies? Pertencer a um grupo de Folia de Reis em Joo Pinheiro fator de incluso social? Como realizada a aprendizagem da arte de foliar? O texto pretende responder a essas questes.

Schechner assim caracteriza o que a performance pode fazer: entreter; fazer alguma coisa que bela; marcar ou mudar a identidade; fazer ou estimular uma comunidade; curar; ensinar persuadir ou convencer; lidar com o sagrado e com o demonaco (SCHECHNER, 2003: 45). De acordo como terico Richard Schechner: , o ritual uma das diversas atividades relacionadas ao teatro. As outras so brincadeiras, jogos, esportes, dana e msica... Juntas, essas atividades representam o conjunto de atividades performticas dos seres humanos, sendo primordiais e estando presentes em todas as sociedades (SCHECHNER, 1988: 06). Para compreender os simbolismos do ritual7 das Folias de Reis, necessrio viver, conviver, participar do universo pesquisado; para tanto, a metodologia utilizada ancorou-se na etnografia, porque, ao discutir sobre as performances, Turner (1982) ressaltou que estas ocorrem em momentos marcadamente simblicos e esclareceu o carter polissmico e evocativo dos seus smbolos. Olhando nessa direo, o autor considera que: o smbolo a menor unidade do ritual que ainda mantm as propriedades especficas do comportamento ritual (TURNER, 2005:49). Afirma o autor que:
Os smbolos possuem as propriedades de condensao, unificao de referentes dspares e polarizao de significado. Um nico smbolo, de fato, representa muitas coisas ao mesmo tempo, multvoco e no unvoco [] os referentes tendem a aglutinar-se em torno de plos semnticos opostos. Num plo, os referentes so feitos a fatos sociais e morais, no outro, a fatos fisiolgicos (TURNER, 1982: 71)8.

Percebe-se que os smbolos tendem a se caracterizar pelo seu potencial polissmico. Para Turner (2005), a pesquisa etnogrfica consiste na anlise da juno da trama dramatrgica das relaes simblicas performticas, com o jogo das relaes sociais na vida cotidiana. Para entender o simbolismo dos gestos, a sociabilidade da festa, o ato de compartilhar, a doao, a aprendizagem feita ao acaso, a dramaticidade do canto, a importncia da bandeira, no basta visitar os folies, necessrio vivenciar de perto a magia da festa e do ritual. Por que:
O ritual constitui um momento privilegiado para manifestar aquilo que se deseja perene numa sociedade, ele surge como uma rea crtica para se penetrar na ideologia e valores de uma determinada formao social, [ele ] importante no s para transmitir e reproduzir valores, mas como instrumento de parte e acabamento desses valores. (DA MATTA, 1997:31).
7

Este trabalho pensa ritual como quer (Turner, 2005:49) [...] comportamento formal prescrito para ocasies no devotadas rotina tecnolgica, tendo como referncia a crena em seres ou poderes mticos. 8 Traduo livre da autora.

O ritual das Folias de Reis pinheirenses torna-se, portanto, lcus privilegiado de transmisso da memria coletiva do grupo de folies, assim como instrumento de reproduo de valores do grupo. Um pouco da histria das Folias de Reis As Folias de Reis so grupos de artistas populares, cantores e tocadores 9, que saem em peregrinao, normalmente em poca do Natal, anunciando a chegada do Menino Deus. Essa uma manifestao religiosa/artstica presente em boa parte do interior do Brasil. O ritual complexo e guarda ligaes (muitas vezes tnues) com a tradio europeia de Reis e com o teatro, msica e dana herdados da cultura portuguesa:
Pelo seu carter deambulatrio e precatrio, atribuiu-se as origens da Folia a costumes medievais: mestres, estudantes, bomios, mendigando e se divertindo percorreram por trs sculos, do XII ao XIV, toda a Europa. Em outra verso, os ciganos so apontados como possveis razes dessa prtica cultural, no s pelo seu nomadismo, mas tambm pelos instrumentos, estandartes, fitas e flores coloridas que os caracterizam. Frana, Inglaterra, Blgica, Alemanha, Itlia, Espanha e Portugal, entre outros, festejavam os trs Reis Magos na poca de Natal. O Prespio e os Autos Natalinos j eram conhecidos desde o sculo XIV em Portugal, mas as primeiras notcias da Folia, tal como a conhecemos hoje, remontam ao sculo XVI (MACHADO, 1988: 213-214).

Os Reis Magos fazem-se presentes no Brasil desde o incio de sua colonizao. Uma prova desta presena o fato de o Forte dos Reis Magos, em Natal (RN), ter sido fundado em 06 de janeiro de 1598, marcando a introduo do culto aos Santos Reis ainda no sculo XVI. Certamente a catequizao dos ndios pelos jesutas alcanava melhores resultados quando estes utilizavam os recursos da imagem para explicar aos ndios o nascimento do Menino Deus. A utilizao do prespio era mais didtica e melhor compreensvel e nele est implcita a figura dos Reis Magos. Nessa direo, observou Sebastio Rios (2006: 67):
A Folia, como a msica e o drama, foi usada pelos jesutas para a catequese. Os padres Manuel da Nbrega e Jos de Anchieta usavam as Folias e outras danas nas procisses e nos autos, muitos escritos na lngua geral. Com a consolidao da colonizao, os rituais usados na catequese do ndio
9

Em Joo Pinheiro, as Folias so compostas por uma maioria de homens, as vezes algumas poucas mulheres que ocupam a funo de Aferes, personagem encarregado de conduzir a Bandeira.

disseminaram-se entre colonos portugueses, negros escravos e mestios de toda sorte e foram incorporados s festas dos padroeiros.

Com o nome de Folia, existe no Brasil um grande nmero de grupos devocionais dos santos catlicos: So Sebastio, So Benedito, So Jos, Divino Esprito Santo e Santos Reis. Em Portugal, segundo Cmara Cascudo (1998), Folia era uma dana rpida ao som do pandeiro ou adufe. As Folias brasileiras tm suas origens nas matrizes ibricas, mas com o passar do tempo foram se modificando e na atualidade possuem caractersticas prprias. Cmara Cascudo define Folia como:
[...] um grupo de homens, usando smbolos devocionais, acompanhando com cantos o ciclo [...] festejando-lhe s vsperas e participando do dia votivo [...] no tem em Portugal o aspecto precatrio da folia brasileira, mineira e paulista [...] uma espcie de confraria, meio sagrada, meio profana, instituda para implorar a proteo divina contra pragas malinas que s vezes infestam os campos [...] H o rei, o pajem, o alferes, dois mordomos e seis fidalgos. (CASCUDO, 1998: 402).

Nessa definio possvel observar a presena dos smbolos, do sagrado e profano e, principalmente, a existncia de uma resignificao da Folia vinda de Portugal. No possvel pensar em uma tradio cultural de Folia de Reis em Joo Pinheiro-MG tal qual existia em Portugal, nem mesmo iguais s de outras partes do Brasil. Os grupos de folies do municpio guardam muitas especificidades que apontam para influncias das culturas africanas da poca da escravido. Como a performance dos palhaos, faz-se o uso de instrumentos de percusso, muita cor e alegria no ritual. O Sr. Joo Rodrigues de Paiva10, 76 anos de idade, folio h 70 anos, demonstra preocupao como os palhaos da Folias de Reis de Joo Pinheiro:
Os palhaos mais velhos foram morrendo e os novos no tm influncia com isto, n? que o palhao o pastorinho, o palhao tem que ser sabido. Nossa Senhora! O palhao, para entrar numa farda, pr a mscara ali na cara, e pr uma coroa na cabea, precisa saber mais que o capito. Ele tem que ser sabido, porque ele o palhao, os trs pastorinhos. Quem visitou Jesus primeiro foram os trs pastorinhos. Eles chegaram, olharam ele l na caminha, viraram caladinhos e foram embora, ento so os palhaos. Por isso, so trs palhaos, so os trs pastorinhos de Oliveira. Foram os trs pastorinhos quem fizeram a visita primeiro, ento eles andam na frente e o Rei Herodes no gosta. Pela regra, o palhao no pode deixar ningum ver o rosto dele. Ele chega aqui, ns vamos cantar na casa de vocs, se tiver uma pessoa aqui, ele tem que chegar aqui com o rosto tampado, se ele quiser tomar um copo dgua, ele sai l para fora, um dos folies leva l e ele d as costas para o povo e toma.

10

Entrevista realizada em 12/10/2007

Sobre a funo dos palhaos, Padre Preguinho afirma que:


O palhao da cultura dos ciganos. a mesma coisa do circo, s que o palhao tem uma funo muito importante na folia, porque os Magos, quando chegaram em Herodes, ele pediu: olha, vocs vo l ver o menino, depois voltam para me avisar que eu tambm quero ir adorar. Como existia uma mentalidade de no aceitar outro rei, na verdade toda indagao de Herodes era para matar, inclusive depois at houve uma lei para matar toda criana macho que nascesse dentro de dois anos. Ento, os Magoseles eram da tradio cigana, sabiam fazer muita acrobacia e descobriram que Herodes gostava disso. Ento, vestiu-se de palhao e enquanto na volta fez acrobacia os Reis passaram e no foram indagados, n? Porque ou eles contavam, ou eles morriam, se contassem o menino morria. Ento, o palhao significa na Folia a proteo do Menino, por isso que o palhao anda junto com a bandeira, a toda pessoa que v na rua, ele faz graa para descontrair, pro Menino passar. Ento, at hoje as folias que tm um palhao, tm essa mesma perspectiva.

Tudo simbolicamente usado para retratar a histria seguida pela f crist: objetos, personagens, campos, roupas e cores [...] acreditando no carter religioso atribudo popularmente aos trs Reis Magos, protetores das famlias, das criaes, das lavouras e dos bens terrestres (TIRAPELI, 2003: 40). Da festa ao festar: as folias de Joo Pinheiro entram em cena As Folias de Reis em Joo Pinheiro fazem parte da tradio local, constituindose como patrimnio cultural do municpio. Segundo narrativas dos folies, vm de longa data, havendo, no entanto, impreciso no tempo, no sendo possvel estabelecer uma data para o incio da referida prtica cultural/religiosa. Na Folia de Reis, a apresentao concebida como o ponto mximo de demonstrao do valor do saber e da f do folio, locus de exibio do que foi aprendido, ensaiado e incorporado, muitas vezes durante uma vida. a oportunidade do folio de mostrar para a comunidade sua arte, sua religiosidade, sua f e, principalmente, demarcar o seu lugar na sociedade, que muitas vezes o ignora por ser pessoa de pouca escolaridade e de baixa renda. Em Joo Pinheiro, os 52 grupos de Folias de Reis executam uma variedade de rituais que se mantm ao longo do tempo e esto sendo constantemente reinventados de acordo com as mltiplas necessidades sociais dos grupos que interagem na festa mxima, o encontro anual, planejado e executado pela Associao dos Folies de Santos de Reis. As festas, como a elaborao da identidade sociocultural dos grupos populares que as produzem, historicamente constitudas e reproduzidas nos contextos das

sociabilidades rurais, passaram e continuam passando por transformaes e acrscimos de novos significados, na medida em que foram incorporadas ao processo de urbanizao. As transformaes dos costumes dos folies, no que tange ao giro11, denotam mudana necessria para a adaptao ao mundo urbano. Isso fica evidenciado no depoimento do senhor Antnio Vieira dos Santos, folio de 67 anos de idade:
Et! As folias... as festas, tanto que eram animadas, s! Porque naquele tempo era muito diferente de hoje. A diferena que o povo cantava melhor, era tudo! Era menos gente, mas tinha aquela ateno com a folias, dava no tempo, ns folivamos 7/8 dias, giro todo para ns na roa. Saia andando primeiramente a p, de casa em casa, sabe? Pousava e visitava aquelas casas tudo, tudo. Tudo a p ou a cavalo, eu mesmo j girei demais a cavalo, mas foi anos a cavalo. Agora, hoje l na Taquara, ns foliamos de carro, uns 2 ou 3 dias, de carro, caminho carrega o povo. Hoje mais rpido, naquele tempo era muito importante. Rasava um tero nas casas, na folia, no giro, tudo, tudo, esperava e girava, tinha gente. Hoje o povo mudou tudo das roas [...]12.

Ou como salienta o Sr. Sebastio Pereira da Silva, 60 anos de idade, outro narrador dessa pesquisa:
De primeiro, se saia de quarta pra quinta, ai rodava direto, dia e noite, no parava no. Saia, andava a noite inteira, descansava um tiquinho e almoava direto, direto. Podia estar chovendo, estar estiado, dum jeitinho s, no parava no. Todo mundo embrulhado com capa, embrulhava os instrumentos, mas que no parava, no parava no! Era at chegar o dia de entregar, num parava igual hoje no. No sei se por que o povo de primeiro mais sadio que o povo de hoje. Hoje, o povo quase tudo doente, os folies tudo j de idade, n? Eu penso que isto, eu mesmo sou um deles, no vou falar os outros no, eu sou o principal, estou no alferes e no aguento, comea a doer as pernas. No sei se falta de f ou sade, uma das coisas acontece.13

Partindo-se das anlises de Turner (1982), o ritual ganha uma dimenso importante no funcionamento das sociedades conhecidas como arcaicas. O autor enfatiza que esses rituais so importantes para a transformao radical das estruturas humanas, tanto sociais quanto psquicas. Sua importncia adquire outros significados na medida em que diz respeito estrutura da sociedade em questo, percebendo-se, assim,
11

Giro o nome atribudo jornada realizada pelos folies. Nessa jornada, eles visitam as residncias em busca de donativos para a realizao da festa. No passado, o giro em Joo Pinheiro era feito do dia 25/12 at o dia 05/01, quando acontecia a festa. Com a transferncia dos grupos de folies para a cidade, o giro passou ser feito apenas em uma noite, visitando vrias casas no mesmo bairro. 12 O Sr. Antnio um folio atuante no municpio h mais de 50 anos; hoje possui um caminho utilizado para fazer pequenos carretos e ganhar a vida. um dos depoentes da pesquisa. 13 Aposentado por problemas de sade, portador do mal de Chagas, era lavrador, morava na zona rural de Joo Pinheiro, depois da aposentadoria mudou-se para a cidade (Bairro gua Limpa) e hoje trabalha em casa como barbeiro.

a intrincada e complexa rede de relaes simblicas entre posies sociais cotidianas e a disseminao de poderes hierrquicos nelas inseridos.
[...] o smbolo ritual transforma-se em fator de ao social, em uma fora positiva no campo de atividade. O smbolo vem a associar-se com os interesses, propsitos, fins e meios humanos, quer sejam estes explicitamente formulados, quer tenham de ser inferidos a partir de comportamentos observados.(TURNER, 2005:50)

Os ritos esto presentes nas mudanas, nas posies, nos estados, status, idade dos indivduos; porm, paradoxalmente, mantm estruturas cotidianas funcionando e sendo reproduzidas. Como observa Bourdieu (1996: 106): Os ritos conseguem fazer crer aos indivduos consagrados que eles possuem uma justificao para existir, ou melhor, que sua existncia serve para alguma coisa . Fazer parte do ritual das Folias de Reis sair da invisibilidade social, passar a fazer parte de um grupo que tem prestgio, por exercer uma funo social de auxlio manuteno de outras pessoas menos abastadas, tornando, na viso de Bourdieu, um porta-voz autorizado. Para este autor, esse porta-voz autorizado necessita ser reconhecido como legtimo. Legitimidade esta que a festa acaba por conferir aos folies pinheirenses, como evidenciado na fala do Sr. Sebastio:
O alferes o responsvel por avisar, ele que t como o retrato da imagem dos Trs Santos como o alferes, folio nenhum no pode passar na frete dele. Ele o responsvel por tudo, ele vai na frente. As esmolas que o santo ganha passado, tudo nas mos do alferes. Das minhas mos que passa para eles.

O encontro anual de Folia de Reis em Joo Pinheiro coloca essas pessoas no centro das atenes, elas se tornam alvos dos olhares, sua msica ocupa a programao diria da emissora de rdio, tornam-se foco para algumas mquinas fotogrficas e/ou filmadoras e, como um golpe de sorte, podem aparecer em um programa da televiso local. a data mxima para os folies. No encontro do ano de 2008, ocorrido nos dias dois e trs de fevereiro, apresentaram-se 28 ternos de Folia de Reis, sendo 26 do municpio e dois visitantes. A chuva que caa torrencialmente impediu dois grupos da zona rural inscritos previamente de chegarem at a cidade; outro grupo no conseguiu transporte. No entanto, os capites vieram para justificar a ausncia do grupo e para fazer as doaes. Percebe-se que o momento da doao muito importante para os folies. um momento de afirmao social, sendo possvel perceber certa disputa entre os grupos quanto ao montante de suas doaes.

Esse encontro acontece oficialmente h 29 anos. No ano de 2008, foi a edio de nmero 28 e representou um momento muito especial para os folies de Joo Pinheiro, pois ocorreu a inaugurao da sede da Associao dos Folies de Reis. Houve, nesses dias, um planejamento cauteloso: as mulheres dos folies decoraram a associao; foi designada uma equipe de cozinha, para que os alimentos fossem servidos em abundncia e gratuitamente; e os folies buscaram patrocnio entre comerciantes e fazendeiros locais, obtendo doaes de mantimentos. A partir do ms de novembro de 2007, era possvel verificar ternos de Folias de Reis por todos os bairros da cidade, fazendo o giro e angariando as doaes14, que foram entregues no encontro em fevereiro de 2008. Essas doaes so destinadas h mais de 30 anos para a manuteno do Abrigo de SantAna, ligado Conferncia de So Vicente de Paula, que acolhe 106 internos, oferecendo-lhes moradia, alimentao e assistncia mdica. No incio da dcada de 80, a entidade passava por verdadeiras privaes devido aos parcos recursos materiais. Um grupo de folies, que tambm fazia parte da Conferncia de So Vicente de Paula, articulou o primeiro encontro de Folias de Reis do municpio com o intuito de angariar rendas para o abrigo. Tal fato foi relatado por um folio, o senhor Antnio Vieira dos Santos:
Foi l pelos anos 80, sei no... 81, 82, o asilo tava passando muita falta, fazia d, minha filha, aquele tanto de gente necessitada, e tinha dia que s tinha arroz pra eles comer... Foi a que o compadre Manezinho Barbeiro mandou um portador l em casa. Eu fui... a ele falou: compadre pro sinh ir na roa buscar seu pai e reunir todo mundo para ns fazer um giro e tirar renda para a vila vicentina... Era assim ms de Julho, a eu falei: mas, compadre, num poca de Festa de Reis e se povo desfeitear ns?. Ele respondeu: desfeiteia no! Se desfeitear, ns sai calado e vai cantar noutro lugar!. Assim ns fez! Menina, da a 20 dias a festa foi na casa do Altamiro, aquele das bicicletas! C sabe? Ns chegou assim de tardezinha, mas tinha tanta gente reunida, parecia uma festa mesmo. A, ns fizemos a entrega da Folia, depois foi a janta, a o povo danou a noite inteirinha, de manh cedo ainda tinha gente querendo danar mais! Menina, e ns ganhou tanta vaca, porco, mantimento para o Asilo... da a rdio, a Unio procurou ns e organizou o encontro, porque o dono era muito religioso, ele queria ajudar tambm os pobres. De l pra c, ns nunca mais parou de fazer o encontro pra ajudar a conferncia.

Nesse perodo, assiste-se a uma verdadeira efervescncia dos Ternos de Reis. Os finais de semana dos folies so sempre dedicados folia. Nos ltimos cinco anos a pesquisadora teve a oportunidade de participar de diversos giros das Folias de Reis do municpio. Um deles ocorreu em um assentamento rural entre o dia 24 de dezembro de 2007 e o dia 06 de janeiro de 2008, percorrendo 105 residncias, outro foi realizado no
14

As famlias visitadas pelos grupos de Folias de Reis doam alimentos, dinheiro, material de limpeza, quando as visitas acontecem na zona rural comum ganharem porcos, galinhas e vacas.

Bairro gua Limpa, no dia 12 de janeiro de 2008. Neste giro, foram visitadas 14 residncias durante uma noite. Impressionaram a f, a alegria e o dinamismo do grupo. Em cada casa eram cantados versos e pedia-se ao morador que abrisse a porta e recebesse Santos Reis. A bandeira era entregue ao morador (Figura 01) que, aps beijla, levava-a por toda casa para que esta fosse abenoada. Em seguida, a bandeira era devolvida ao alferes e o terno cantava outro conjunto de versos em agradecimento esmola.

Figura 01: Terno de Folia de Reis da gua Limpa no giro pelo bairro. Fotos feitas pela pesquisadora em 12/01/2008.

Na fotografia anterior percebe-se a hierarquia do grupo: sempre na frente o alferes, seguido imediatamente do capito da folia. Existe uma performance que dispensa orientao; como se a memria estivesse gravada no corpo, cada membro ocupa o seu lugar e em poucos segundos o grupo est posicionado e pronto para a sua apresentao. O grupo de cantadores e instrumentistas que compem uma folia de Reis variado de regio para regio ou de um grupo para outro. A de Folia do Bairro gua Limpa composta por um capito, que canta primeiro, em voz solo e o responsvel

pela organizao da folia; em seguida, vem a primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta vozes. Os instrumentistas so compostos geralmente por um sanfoneiro, um pandeirista, dois ou trs violinistas, um caixeiro e o tocador de cavaquinho. Ainda como parte integrante da folia est o alferes, pessoa que conduz a bandeira e arrecada os donativos que so oferecidos. ele quem caminha frente da folia, com todos os folies sua retaguarda e ao chegar prximo porta do morador, a bandeira aberta para ser saudada pelo dono da casa. Logo aps o alferes com a bandeira, vm os palhaos, em nmero de dois, que tambm so chamados de Bastio, Guarda-mor e Bastiana. o alferes que faz a apresentao da Folia ao dono da casa, com a seguinte frase, usada pelo Sr. Sebastio, de 60 anos, folio desde criana e alferes h 20 anos:
de casa, mora num mora? Ento sai c fora Que eu v te conta uma histria Aqui t essa nobre fulia Os trs Reis magos do Oriente E nossa senhora na guia Vem te fazer uma visita Voc cum sua famia. Sabeno que o senhor um homem religioso, Catlico devoto do lug Aqui t o desenho Pro sinh adora.

Na letra da msica pode-se perceber a significao do papel ocupado pelo folio dentro do cortejo da Folia de Reis. notvel como o Sr. Sebastio se sente importante em exercer uma funo que para ele de extrema relevncia, o alferes. Funo esta que vem acompanhada de todo um simbolismo: o primeiro contato com o dono da casa, a permisso para adentrar na casa do devoto, a conduo da bandeira. Nas suas palavras ningum pode andar na frente do alferes... porque assim! O aferes que vai na frente!. Aps ser concedida pelo dono da casa a permisso para entrar, continua o Sr. Sebastio, que canta:
Ento d licena, Vamos entrado meus fio de um a um, de dois a dois de trs a trs at entra todos de uma vez.

A folia adentra a casa e os folies sadam os moradores cantando versos apropriados de acordo com as pessoas que se encontram presentes:

Deus vos salve nobre famlia Que viemos visitar Os trs Reis Magos do Oriente de vos abenoar

Nessa jornada, a folia cumpre mais uma misso, at culminar com a chegada casa do festeiro, onde se procede entrega da Folia. O festeiro denominado Rei aquele que por voto ou devoo recebe a coroa para cuidar dos preparativos da festa.

Figura 02: Rei e Rainha Fotos feitas pela pesquisadora, respectivamente em festas no Bairro Papagaio no dia 05/01/2009 e no dia 23/05/2009.

Na ocasio, a casa do festeiro recebe uma preparao especial, a partir do preparo das comidas, feitas com abundncia para servir a todos que se fizeram presentes; a ornamentao do percurso por onde ir passar os folies com arcos de bambu, representando a entrada da gruta de Belm e ao fundo uma rplica do quadro da adorao dos Reis Magos ao Menino Jesus, onde os folies encerram a cantoria. (Figuras 03 e 04)

Figuras 03 e 04: Arco e prespio Fotos feitas pela pesquisadora respectivamente 05/01/2007 e 06/01/2008

A famlia como guardi da memria das folias pinheirenses A memria coletiva uma das bases da identidade e que se pode traduzir em conscincia histrica da prpria cultura, no s em termos abstratos, mas tambm como cultura material:
A memria colectiva no s chamamento permanncia de contedos factuais ou existenciais []. Ela est tambm escrita nos gestos, nos hbitos, e nos costumes dos grupos. Como as tradies orais, tambm as tradies materiais so memria (CORNNERTON, 1993:45).

Assim, a memria vai construindo a tradio e a cultura imaterial pinheirense, no que tange manuteno da Folias de Reis. Uma das grandes preocupaes dos folies de Joo Pinheiro o desinteresse dos jovens em aprender os ofcios das Folias de Reis. Essa preocupao, de forma diferente, apareceu em todas as entrevistas gravadas. O Sr. Jos Carroceiro, folio pertencente ao grupo da gua Limpa, 57 anos de idade, evidencia esta preocupao em sua fala: ...menina, eu j fiz tudo pra ensinar um jovem deste tocar rabeca, mas ningum

quer! Eles acham muito difcil... hora que eu morrer num tem ningum pra tocar a rabeca aqui, na gua Limpa.... Tocar rabeca um diferencial da performance do grupo de Folia de Reis do Bairro gua Limpa, entre todos os grupos do municpio de Joo Pinheiro apenas ele inclui em sua apresentao tal instrumento. Outro folio que deixou claro a sua preocupao como o futuro das Folias de Reis o Sr. Chico da Viola:
Professora, a dana da catira em Joo Pinheiro vai acabar! Ns, mais vio, num d conta de danar mais e os mais novo num quer aprender... Quem sabe agora com esse trabalho da senhora eles v que nossas folias so importante e resolve a aprender... Quem sabe a senhora serve de incentivo pros jovens valorizar?

A catira uma dana na qual, durante sua performance, os danantes lanam mo de um grande nmero de passos e gestos, alm da msica . Em Joo Pinheiro, existe apenas um grupo de folia que pratica a catira, o Terno de Reis do Ribeiro dos rfos, sendo um grupo composto basicamente por idosos. Uma observao importante que apesar de todos os folies demonstrarem grande preocupao com o futuro das Folias de Reis, possvel perceber a presena de crianas e jovens, com grande intensidade nos ternos de Folias locais:
Neste mundo religioso no se penetra por acaso. O folio se forma por tradio. nas experincias concretas da vida, no ncleo da famlia e da vizinhana que se aprende a ser devoto, a gostar. Participar requer dom, competncia. Mas antes de tudo preciso crer que foi escolhido pelas contingncias divinas. O aprendizado longo. Desde criana acompanha-se o ritual. (MACHADO, 1998: 217)

Para ser um folio, so necessrios muitos anos de aprendizagem, mas tambm um dom especial; todos os entrevistados afirmaram que aprenderam a tocar, cantar, danar por inspirao divina; o caso do Sr. Antnio: ... quando eu era menino eu ficava observando os folio tocando viola, sanfona, cavaquinho, a gente era muito pobre, meu pai num podia comprar uma viola, ento eu fiz a minha primeira viola de paia de buriti, foi assim que eu aprendi, sem ningum me ensinar... foi por graa dos Trs Reis Santos. Outro folio afirma ter aprendido sozinho sua performance: trata-se do palhao Bastio da Folia Fazenda Faco. Deleon tem 20 anos de idade, dana catira e lundu e encanta a todos da plateia, tamanha a sua disposio e alegria; ele afirma ningum me ensinou a ser palhao, desde pequeno eu ficava observando o meu tio que era

palhao, um dia eu tava parado pensando e aquilo veio na minha ideia, acho que foi os Trs Reis que me mandou um sinal, ento eu fui para a Folia. Na dana de Deleon possvel observar a materializao do conceito de performance, pois ele vai improvisando os passos, os versos e vai se inteirando com a plateia, assim o original o que est acontecendo naquele momento. Ele encara a sua brincadeira como uma devoo; durante a sua apresentao, ele solicita donativos da plateia, que so destinados para o asilo. (ver Figura 5)

Figura 5: Bastio e Bastiana, palhaos da Folia de Reis da Fazenda Faco. Fotos feitas pela pesquisadora em 23/02/2009.

Embora praticamente todos os folies acreditem em uma inspirao divina para o aprendizado da arte de foliar, nas suas entrevistas sempre aparece a famlia como condutora do mesmo. Assim como todas as manifestaes de origem rural, a Folia de Reis em Joo Pinheiro tambm repassada oralmente, sendo a famlia a principal responsvel pela formao do novo folio, como observou o capito de folia, Jos Geraldo:

Olha, a gente aprende at mais pela f, n? Eu at aprendi mais pelo meu pai. Ele era alferes da Folia de Reis, e at foi passando por gerao. Meu av era alferes, passou pro meu pai, a meu pai ficou doente, passou pro meu tio e eu sempre acompanhava. Tinha um capito aqui em Joo Pinheiro, o sr. Z Lobo, eu acompanhava ele, eu era menino que ficava assuntando o que ele tava cantando, e meu tio tambm chamava Z Maria [...]ele foi capito l em Bonifcio, minha famlia do lado da minha me veio de l ... desse povo de Couto, ento a gente fica atravs de famlia, mas hoje cantando mesmo tem mais eu, meu irmo e um sobrinho meu.

Brando (1989: 18) afirma que a aprendizagem adquirida na Folia de Reis no tem nenhuma relao com saber escolar, nem com saber no escolar, mas, sim, com processos sociais de aprendizagem, assim definido por ele:
As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem no-sabe-e-aprende. Mesmo quando os adultos encorajam e guiam os momentos e situaes de aprender de crianas e adolescentes, so raros os tempos especialmente reservados apenas para o ato de ensinar.

Assim, possvel perceber o papel da oralidade e da memria, assim como a atuao das famlias e da comunidade enquanto guardi do saber da arte de foliar em Joo Pinheiro. Consideraes Finais Sem sombra de dvida, possvel afirmar que Joo Pinheiro constitui-se atualmente em um dos maiores contingentes de grupos Folia de Reis do Brasil. A existncia de 52 grupos de Folia de Reis no municpio pode ser explicada por ser essa uma regio que at 1960 manteve-se relativamente isolada do restante do pais, facilitando, assim, a manuteno das tradies rurais. A distncia dos grandes centros, a economia agrria e as grandes dimenses territoriais do municpio dificultaram a atuao do clero da Igreja Catlica Oficial, abrindo caminho para a atuao dos leigos, no caso, os folies. Os folies pinheirenses so, em sua maioria, homens oriundos da zona rural do municpio, que se deslocaram para a cidade a partir da dcada de 70, trazendo consigo a tradio da Folias de Reis e adaptando as suas performances realidade da zona urbana. Observa-se uma grande importncia atribuda s Folias por parte desses atores sociais; os folies percebem a folia como um desgnio de Deus e no medem esforos para cumprirem as suas obrigaes dentro das mesmas. Outro ponto a ser destacado o fato de um folio trazer respeito e admirao por parte da sociedade local; portanto, participar de um grupo de Folia de Reis sair do anonimato da multido tornar-se

conhecido na sociedade. A comunidade pinheirese valoriza os grupos de folies e considera muito importante o seu trabalho em prol da manuteno do Abrigo de SantAna. Nas Folias pinheirenses, o papel da famlia e da comunidade extremamente importante para o aprendizado. No existe na Folia um momento especfico para ensinar algum a foliar; no entanto, possvel observar o aprendizado acontecendo na forma da imitao e da participao de crianas e jovens. A oralidade o veculo que conduz os saberes dos velhos para os novos folies. Pode-se afirmar que Joo Pinheiro constitui um reduto da manifestao das Folias de Reis, ainda construda/reconstruda pelos homens simples do campo ou da periferia da cidade. Dos grupos locais, apenas um tem CD gravado e participa do encontro de Folias de Reis de Braslia, a maioria apenas tem contato com a mdia no dia do encontro anual, constituindo um manancial de fonte para os estudos culturais. Referncias BRANTES, Elosa. A espetacularidade da performance ritual no Reisado do Mulungu (Chapada Diamantina - Bahia). Relig. soc. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 24-47. ISSN 0100-8587. BIO, Armindo. Esttica Perfomtica e Cotidiano. In: TEIXEIRA, Joo Gabriel L. C. (Org.). Performticos, performance e sociedade. Braslia: Editora da UNB: Transe, 1996. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingsticas. So Paulo: Edusp, 1986. BRANDO, C.R. O que educao. 25. ed. So Paulo: Brasiliense, 1989. BRANDO, C.R. Sacerdotes de viola. Petrpolis: Vozes, 1981. CASCUDO ,Luis da Cmara. Dicionrio do Folclore Brasileiro. 10.ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicaes, 1998. CASTELLS, Manuel. A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura O poder da Identidade.Vol. 2. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CONNERTON, Paul. Como as Sociedades se Recordam. Oeiras: Celta Editora, 1993. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris. Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. DARNTON, R. O beijo de Lamourette. Mdia, Cultura e Revoluo. So Paulo: Cia das Letras, 1990. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. GUILARDUCI, Cludio. A performance da morte no bloco carnavalesco os caveiras. In: O Percevejo. Revista de Teatro Crtica e Esttica. Estudos da Performance. Ano 11, n. 12, 2003. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.MARCHI, Lia, SAENGER, Juliana e CORRA, Roberto, (orgs.) Os Tocadores. Curitiba: Olaria, 2002.

MACHADO, Maria Clara T. Cultura Popular e Desenvolvimentismo em MG: caminhos cruzados de um mesmo tempo. Tese de doutorado. So Paulo: USP.1998. MOSTAO, Edlcio. Consideraes sobre o conceito de teatralidade. Disponvel em : http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/cenicas/Edelcio.p df. Acessado em01/06/2009. QUEIRZ, Maria Isaura P. de. O Catolicismo Rstico no Brasil. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. So Paulo: Universidade, 1968. SILVA, Rubens Alves da. Performances congadeiras e atualizao das tradies afrobrasileiras em Minas Gerais. Tese de doutorado. So Paulo: USP, 2005. RIOS, Sebastio. Os cantos da festa do reinado da Nossa Senhora do Rosrio e da Folia de Reis. Sociedade e Cultura, janeiro-junho, ano/volume 09, nmero 001, Universidade Federal de Gois: Goinia: 2006. SCHECHNER, Richard. O que Performance? In: O Percevejo. Revista de Teatro Crtica e Esttica. Estudos da Performance. Ano 11, n. 12, 2003. SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York: Routledge, 1988. STELZER, Andra. A performance do ator como teatralidade no cinema. In: ouvirouver n.3 2007. Disponvel em: www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/431/423> Acesso em 01/06/2009. TEIXEIRA, J.G.L.C. & Gusmo, R. Performance, tecnologia e sociedade. In: Teixeira, J.G.L.C. & Gusmo, R. (eds.) Performance, cultura e espetacularidade. Braslia: Editora UnB, 2000. TIRAPELI, Persival. Festas da f: Brasil. So Paulo: Metalivros, 2003. TURNER, Victor. Florestas de smbolos- aspectos do ritual ndembu. Niteri: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005. TURNER, Victor. From ritual to Theatre. New York: PAJ Publications, 1982. TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrpolis: Vozes, 1974.

Das könnte Ihnen auch gefallen