Sie sind auf Seite 1von 2

MOVIMENTO HARMNICO SIMPLES - 2

Prof: CARLOS FARIAS Frente: 02 Aula: 22

ENERGIAS NO M.H.S. Considere um bloco de massa m, preso a uma mola de constante elstica K, executando um movimento harmnico simples, como mostra a figura abaixo. v K m 0 x As energias envolvidas nesse movimento so: Energia cintica (EC): a energia associada com a velocidade v do bloco. EC = m . v2 , se v = 0 EC = 0. 2

1.

Energia em funo da deformao

APLICAES
01. A partcula de massa m, pressa extremidade de uma mola, oscila num plano horizontal de atrito desprezvel, em trajetria retilnea em torno do ponto de equilbrio O. O movimento harmnico simples, de amplitude x.

Energia potencial elstica (EP): a energia associada com a deformao x da mola. 2 , se x = 0 Ep = 0. EP = K . x 2

Energia mecnica (EM): a soma das energias cintica e potencial. EM = EC + Ep


ATENO: como os atritos so desprezveis, o sistema dito conservativo, ou seja, a energia mecnica constante em qualquer posio do movimento. EM = EC + Ep EM = constante Considere as afirmaes: I. O perodo do movimento independe de m. II. A energia mecnica do sistema em qualquer ponto da trajetria constante. III. A energia cintica mxima no ponto O. correto afirmar que somente: a) I correta. c) III correta. e) II e III so corretas. b) II correta. d) I e II so corretas. 02. Uma partcula em MHS tem velocidade mxima 2,0 m/s. Se a amplitude do movimento 20 cm, seu perodo de: a) 2,0 min b) 0,20 min c) 20 s d) 2,0 s e) 0,20 s 03. Um ponto material de massa 2,0 kg executa um MHS, cuja trajetria o segmento de extremidades A e A, de abcissas 5,0 m e 5,0 m. Sendo segundos o seu perodo, a velocidade mxima atingida pelo ponto material : c) 5,0 m/s e) 1,0 m/s a) m/s b) 2 m/s d) 10 m/s 04. Na figura abaixo, D um disco de 0,30 m de dimetro que executa um MCU de 0,55 Hz. V uma vela de dimetro desprezvel colocada, perpendicularmente, num ponto perifrico do disco. A sombra desta vela, projetada na parede, devido incidncia de um feixe de luz paralelo, apresenta uma velocidade.

OBS: a energia mecnica tambm dada por: v=0 K A 0 +A vmx v=0

- Nos extremos do movimento: v = 0 e xmx = A. 0 EM = EC + Epmx EM = K . xmx2 EM = K . A2 2 2 - Na posio de equilbrio do movimento: x = 0 e vmx. 0 EM = ECmx + Ep EM = m . vmx2 2 Logo: EM = ECmx = EPmx Assim: v=0 v mx v=0

x=-A EC = 0 EPmx EM = E

x=0 ECmx EP = 0 EM = E

x=A EC = 0 EPmx EM = E

2. GRFICOS DAS ENERGIAS NO M.H.S. As energias cintica e potencial so representadas graficamente por funes do 2 grau e a energia mecnica constante. Assim, os grficos das energias em funo da deformao x sero: Fale conosco www.portalimpacto.com.br

a) b) c) d)

constante, aproximadamente igual a 0,52 m/s. constante, aproximadamente igual a 1,03 m/s. constante, aproximadamente igual a 5,2 m/s. mxima, aproximadamente igual a 0,52 m/s. e) mxima, aproximadamente igual a 1,03 m/s.

REVISO
01. Um holofote emite um feixe cilndrico e vertical de luz dirigido contra o solo, plano e horizontal. Uma pequena esfera opaca executa movimento circular e uniforme no interior desse feixe. A trajetria da esfera est contida num plano vertical. Analise as afirmaes a seguir: I. O movimento da sombra projetada pela esfera peridico e oscilatrio. II. O movimento da sombra tem o mesmo perodo do movimento da esfera. III. Enquanto a esfera descreve uma semicircunferncia, a sombra completa uma oscilao. IV. A amplitude do movimento da sombra igual ao dimetro da circunferncia descrita pela esfera. V. O movimento da sombra harmnico simples. Indique a alternativa verdadeira. a) Se apenas I e V forem corretas. b) Se apenas I, II, IV e V forem corretas. c) Se apenas I, II e V forem corretas. d) Se apenas V for correta. e) Se todas forem corretas. 02. Um objeto de massa M = 0,5 kg, apoiado sobre uma superfcie horizontal sem atrito, est preso a uma mola cuja constante de fora elstica K = 50 N/m. O objeto puxado por 10 cm e ento solto, passando a oscilar em relao posio de equilbrio. Qual a velocidade mxima do objeto, em m/s? a) 0,5. d) 5,0. b) 1,0. e) 7,0. c) 2,0. 03. O grfico representa a variao da energia potencial, U, de um oscilador harmnico simples, em funo do tempo, t. Analise as trs afirmativas que se seguem: I. No instante de tempo t = 3 s, a energia cintica do oscilador 100 J. II. No instante t = 0, o oscilador tem velocidade mxima. III. A energia total do oscilador 100 J.

2 2 Despreze influncias do ar e considere g = 10 m/s e = 10. Analise as afirmaes a seguir: I. A amplitude do movimento oscilatrio do bloco 20 cm. II. O perodo do movimento oscilatrio 0,2 s. III. A fora resultante sobre o bloco na posio de equilbrio vale zero. IV. A fora elstica sobre o bloco na posio de equilbrio vale 40 N. V. Nos pontos de inverso, a fora resultante sobre o bloco vale 800 N. So corretas: a) Todas as afirmaes. d) Apenas II, III e V. b) Apenas I e III. e) Apenas III, IV e V. c) Apenas II, III e IV.

05. Dois corpos de massas diferentes, cada um preso a uma mola distinta, executam movimentos harmnicos simples de mesma freqncia e tm a mesma energia mecnica. Neste caso: a) o corpo de menor massa oscila com menor perodo. b) o corpo de menor massa oscila com maior perodo. c) os corpos oscilam com amplitudes iguais. d) o corpo de menor massa oscila com menor amplitude. e) o corpo de menor massa oscila com maior amplitude. Este enunciado se refere s questes de 06 e 07. Uma mola de massa desprezvel e de constante elstica k = 50 N/m est suspensa verticalmente. Um corpo de massa m = 2,0 kg conectado extremidade inferior da mola e depois abandonado, a partir do repouso.

06. De quanto a distenso mxima da mola? (g = l0 m/s2) a) 0,4 m b) 0,8 m c) 0,2 m d) 0,1 m e) 1,0 m 07. Qual a velocidade mxima do corpo? a) 2 m/s b) 4 m/s c) 2 m/s d) 3 m/s e)3 m/s

Este enunciado se refere s questes 08 e 09. Um ponto material, de massa m = 0,1 kg, oscila em torno da posio O, animado de MHS (movimento harmnico simples), na ausncia de foras dissipativas. A mola tem constante elstica k = 40 N/m. A energia mecnica total do sistema de 0,2 joule.

Sobre as trs afirmativas correto dizer: a) I, II e III so verdadeiras. b) Somente I e lI so verdadeiras. c) Somente I e III so verdadeiras. d) Somente I verdadeira. e) Somente II verdadeira. 03. A figura mostra um bloco com 4 kg de massa, preso na extremidade de uma mola ideal. Se o bloco for puxado 20 cm para baixo da posio de equilbrio e abandonado em seguida, ele oscilar com freqncia de 5 Hz.

08. A amplitude de oscilao : a) 0,1 m b) 0,2 m

c) 0,4 m

d) 0,8 m

09. O valor mximo da velocidade do ponto material, em mdulo, : a)1 m/s b) 2 m/s c) 4 m/s d) 8 m/s 10. A energia cintica de um ponto material que realiza MHS mxima quando: a) a acelerao mxima. d) a fora nula. b) a fora mxima. e) a energia potencial mxima. c) a elongao mxima.
Gabarito da Reviso 01. c 03. c 02. b 04. a 05. e 06. a 07. a 08. a 09. b 10. d

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen