Sie sind auf Seite 1von 14

Distribuio por dependncia: criticando uma prtica descabida no foro da capital baiana.

Alan Novaes Cerqueira Aluno do 5 ano do Curso de Direito da Universidade Salvador UNIFACS, em Salvador/BA.

Sumrio: 1. Introduo: o objeto da crtica. 2. Exerccio da Jurisdio. Competncia e Distribuio. 3. A distribuio por dependncia. 4. Noo de regras de fixao da competncia. 5. O despacho autorizador na teoria e na prtica. 6. Concluso: descabimento da rotina baiana. 7. Bibliografia.

1. Introduo: o objeto da crtica.

certo que todos buscam racionalizar suas atividades em virtude do tempo. O indivduo moderno, cada vez mais dinmico, prefere a organizao mxima das suas tarefas, a fim de no perder tempo. Este, por sua vez, reclama ainda maior relevncia quando falamos da defesa de direitos alheios. A regra que a almejada soluo de determinados conflitos no suporta qualquer parada.

Desta maneira, a exigncia de um procedimento completamente desnecessrio, posto como obstculo quele que corre para ganhar momentos, acaba indo de encontro razo, eficincia. s vezes, apesar de louvvel a tentativa de aprimorar-se, o excesso de burocracia leva a um retardamento incompreensvel.

Referimo-nos ao procedimento exigido para a distribuio por dependncia no foro da capital baiana. Como tentaremos demonstrar, trata-se de uma prtica desnecessria luz do sistema processual civil brasileiro. Com ela, esquece-se de observar um elemento de suma importncia na vida do aplicador do direito: o tempo. Todo momento importante, notadamente aquele relacionado defesa de direitos alheios.

Veremos o descabimento da exigncia de um despacho prvio, autorizador da distribuio por dependncia, para poder realizar o comando do artigo 253 do CPC. que, caso no se observe tal norma, o prprio sistema processual oferece meios para sanar o vcio, pois um juiz no pode decidir uma causa que no esteja dentro de sua competncia.

Passemos, assim, a esclarecer.

2. Exerccio da Jurisdio. Competncia e Distribuio.

Cada rgo judicial exerce a jurisdio dentro dos limites que a lei (em sentido amplo, no caso: Constituio Federal, Leis Federais, Constituio Estadual, Lei de Organizao Judiciria do Estado) fixa, conforme as regras de competncia do sistema processual. Seguindo esta linha de pensamento, o juiz deve ser competente para conhecer das aes a ele distribudas. Chama-se distribuio a tarefa efetuada pelo setor distribuidor para entregar a demanda a um dentre vrios juizes competentes para julg-la. Se por um equvoco, ou por fraude, a ao for direcionada ao juzo incompetente, tentando-se burlar as regras de fixao da competncia e, por conseqncia, desatender ao princpio do juiz natural, o sistema processual garante a perfeita atuao jurisdicional atravs da Exceo de Incompetncia, das Objees, e do dever do magistrado alegar o vcio espontaneamente, ex officio, nos casos de incompetncia absoluta.

V-se que toda ao deve ser apresentada, por bvio, ao juzo competente. Quando h, como ocorre especificamente na Comarca de Salvador, a diviso dos trabalhos a vrios juizes, todos com a mesma competncia (competncia concorrente), aquela apresentao deve ser precedida da chamada distribuio. Vale dizer, reparte-se, tanto aqui como em todas as grandes comarcas em que existe um setor distribuidor, os trabalhos de forma aleatria, mediante sorteio, e na mesma proporo entre os juzes com a mesma competncia para julgar a causa. Tal a razo contida na norma processual ptria (artigos 251 e 252 CPC).

Assim, a distribuio de uma causa poder ser independente, autnoma, seguindo um sorteio, ou poder ser diretamente remetida a um juiz determinado. Nesta hiptese, no se deve falar em distribuio propriamente, mas deve-se falar em encaminhamento, atribuio, direo, consoante bem lembra a doutrina (CNDIDO DINAMARCO, FREDIE DIDIER JR., outros).

3. A distribuio por dependncia.

Naquela primeira situao a que nos referimos, ou seja, em que h o sorteio aleatrio e independente das causas, tem-se a regra da diviso dos trabalhos entre os juzes. J na segunda exceo o que ocorre com o que se chama distribuio por dependncia. Referimo-nos, aqui, ao direcionamento, ao encaminhamento, ou atribuio de uma causa a determinado juzo. No h sorteio.

Os Tribunais de Justia de alguns Estados, atravs de suas respectivas Corregedorias Gerais de Justia CGJ chegam a baixar provimentos que visam o aprimoramento da funo dos diversos setores distribuidores de aes judiciais, tratando de especificar as hipteses (tipos

de ao judicial) em que ocorrer ou no a distribuio por dependncia. E este tratamento tem sua importncia, pois, de certo, esclarece o funcionamento dos trabalhos do Tribunal de Justia aos jurisdicionados, organizando-os tambm.1

Pelo Cdigo de Processo Civil, as causas sero distribudas por dependncia quando: a) se relacionarem por conexo ou por continncia, com uma outra causa j anteriormente ajuizada; e b) no caso de desistncia de uma ao, a parte formule novamente aquela pretenso, mesmo que em litisconsrcio com outros autores (esta hiptese novidade no sistema trazida pela Lei Federal n. 10.358/2001).

Dar-se- conexo quando for comum o objeto ou a causa de pedir entre aes; trata-se de continncia quando houver identidade das partes e da causa de pedir entre aes e que o objeto de uma, por ser mais amplo, abranger o da outra ao (artigos 103 e 104 do CPC), ou seja, o pedido de uma estar contido no pedido da outra.

No caso da distribuio por dependncia a uma ao extinta, em face da desistncia (artigo 253, inciso II), criou-se a denominada preveno por processo findo consoante ensinamento do Prof. Fredie Didier Jr. (A nova reforma processual. So Paulo: Ed. Saraiva, 2003, p.37).

Todavia, o presente ensaio no pretende analisar a reforma ocorrida no CPC em 2002.

4. Noo de regras de fixao da competncia.


1

Apenas para informao: Provimento n. 04/2001-CGJ-SE: Art. 7 - Exceto nos casos de Embargos, Cautelares, Habeas Corpus (...) no pode haver distribuio por dependncia; Provimento n. 06/1999-CGJ-CE: Art. 113 Esto sujeitos distribuio por dependncia, os embargos do devedor, de terceiros, reconveno, a ao principal em relao cautelar...; Consolidao Normativa da CGJ-RJ: Art. 9, 5 - A distribuio por dependncia, nos casos de converso de separao em divrcio....

Para que se entenda a crtica aqui formulada, cumpre esclarecer, muito brevemente, algumas idias bsicas a respeito da importncia das regras de fixao da competncia.

Tratam as regras de competncia de critrios para se dividir a jurisdio entre os diversos rgos do Poder Judicirio. A partir de tais critrios que ser a causa encaminhada ao rgo competente.

Assim, existem dois tipos de regras de competncia: absoluta e relativa.

Pelo primeiro tipo, a diviso obedece a certos critrios (absolutos) de forma que as causas que neles se enquadrem devem ser remetidas, necessariamente, aos rgos competentes para delas conhecer. Aqui, prevalece o interesse pblico pela atuao da jurisdio. J no segundo tipo, a diviso baseia-se em outros critrios de fixao (critrios relativos), de forma que as aes que os atendem podem ser encaminhadas a um rgo que, originariamente, no seria o competente para delas conhecer. Vale dizer, observa-se a prevalncia do interesse das partes. Quanto a este tipo de regras pode-se falar em prorrogao ou modificao da competncia (competncia relativa), ou seja, pode-se ampliar a esfera de competncia de um rgo judicirio que normalmente no receberia o processo. L, a competncia no pode ser alterada ou transferida para outro rgo (competncia fixada por critrios absolutos).

importante transcrever o pensamento de ADA PELLEGRINI, ANTONIO CARLOS DE A. CINTRA e CANDIDO DINAMARCO (Teoria Geral do Processo. So Paulo: Malheiros, 2000, p. 240): Nos casos de competncia determinada segundo o interesse pblico (...), em princpio o sistema jurdico-processual no tolera modificaes nos critrios estabelecidos, e

muito menos em virtude da vontade das partes em conflito. Trata-se, a, da competncia absoluta, isto , competncia que no pode jamais ser modificada.

Em resumo, percebemos: competncia relativa pode ser prorrogada; competncia absoluta, no. Abrimos, no entanto, parnteses para apenas informar que cedio que existem

algumas situaes que podem parecer-se como hiptese de competncia relativa tendo em vista os critrios fixadores -, mas que, por vontade legal, tratam de competncia absoluta e assim, improrrogvel, portanto (exemplos: artigo 95, parte final, CPC; artigo 48 da Lei Federal n. 6.766/79).

Assim, sendo distribuda a causa a um juiz absolutamente incompetente, este dever encaminhar os autos ao juzo competente, de forma que os atos decisrios praticados pelo juiz incompetente sero considerados nulos (artigo 113, 2, CPC).

Tratando-se de incompetncia relativa, esta ser argida por meio da Exceo de Incompetncia suscitada pela parte (artigo 112, CPC). Por outro lado, quando se tratar de incompetncia absoluta, qualquer interessado, alm do prprio juiz, pode (rectius, dever para o magistrado) alegar o vcio do desrespeito s regras de competncia absoluta. Tal alegao pode ser feita em qualquer momento do processo e em qualquer grau de jurisdio, por se tratar de nulidade absoluta apesar de o momento mais correto ser o da contestao (artigos 113, 1, CPC). Destarte, tanto o juiz deve atuar ex officio, quanto a parte adversria pode manifestar atravs de qualquer petio a incompetncia absoluta.

5. O despacho autorizador na teoria e na prtica.

Tudo isto modestamente antes exposto, para tentar entender o que ocorre ao se propor uma causa que tenha conexo ou continncia a uma outra previamente proposta, ou ainda que se trate de reiterada formulao de pedido objeto de ao que, por desistncia, fora extinta, perante os diversos Juzos de 1 instncia da Comarca de Salvador.

que h uma prtica que nos parece, no mnimo, sem relevante sentido. Ao se distribuir uma determinada causa, no setor de distribuio da Comarca da Capital do Estado da Bahia, em que se postule seja a ao processada num Juzo determinado, em virtude da dependncia a uma outra ao anteriormente ajuizada (p.ex: situao de conexo ou continncia, como dissemos), os funcionrios daquele setor, seguindo determinao da Corregedoria do Egrgio Tribunal de Justia do Estado da Bahia, no aceitam a petio inicial sob o fundamento de que necessrio, para a distribuio por dependncia, o despacho do juiz da Vara respectiva, autorizando lhe seja a causa distribuda.

Essa a disposio do Provimento n. 07/2002-GSEC da Corregedoria Geral de Justia, alterando o pargrafo 2, do artigo 7, do Provimento n. 05/96:

Pargrafo 2 - A distribuio por dependncia ser feita independentemente de despacho judicial nos casos de converso de separao em divrcio, se comprovado pela averbao da separao na Certido de Casamento que o Juzo prevento tem sede na mesma Comarca. Nos demais casos, toda petio com solicitao de distribuio por dependncia, tanto nos feitos Cveis como nos Criminais, ser apresentada Distribuio com o despacho do Juiz titular da Vara de destino, autorizando esta modalidade de distribuio e indicando o nmero do processo que a motivou. Se o processo antecedente no tiver registro no sistema, dever ser baixado Distribuio, para cadastramento.

Tal determinao seguiu linha da Consolidao Normativa da Corregedoria Geral de Justia do Estado do Rio de Janeiro que, no Livro I (Parte Geral), Ttulo I (Corregedoria Geral de

Justia), Captulo I (Da Estrutura e Do funcionamento), Seo III (Da distribuio de feitos), Subseo I (Disposies gerais), assim dispe no pargrafo 5, do artigo 9: Art. 9 omissis. (...) 5 - A distribuio por dependncia, nos casos de converso de separao em divrcio, ser feita independentemente de despacho judicial se comprovado pela averbao da separao na Certido de Casamento, que o Juzo prevento tem sede na mesma Comarca. Nos demais casos, sero exigidos despacho judicial e ofcio indicando os autos que motivaram a preveno (disponvel em <www.tj.rj.gov.br>).2

O que nos chama ateno na redao daquele Provimento a parte da exigncia de um despacho prvio, autorizador da distribuio por dependncia. Roga-se vnia, portanto, para entender completamente descabida tal exigncia.

O que queremos dizer o seguinte: trata-se de perda de tempo (tempo to valioso em muitas situaes) exigir que se interrompa o magistrado para pedir o tal despacho autorizador da distribuio por dependncia.

Em tese, para seguir corretamente a determinao do Provimento 07/2002-CGJ-BA, deverse-ia protocolar a petio inicial da ao no Cartrio do juzo ao qual se deseja encaminhar a causa, registrando-se o ato no livro de peties, passando-se sua concluso ao magistrado para apreciao do teor do requerimento, o qual observaria o cabimento da distribuio por dependncia (existncia ou no do vnculo de continncia ou de conexo, em primeiro
2

No mesmo sentido: Provimento n. 06/1999 da Corregedoria Geral de Justia-CE (Consolidao das normas e procedimentos vigentes), dispondo no artigo 113 que: Esto sujeitos distribuio por dependncia, os embargos do devedor, de terceiros, reconveno, ao principal em relao cautelar, e da cautelar incidental em relao ao processo principal. 1. Nos demais casos, a distribuio por dependncia somente ser realizada vista de despacho do juiz competente que a determinar. Ainda, o Cdigo de Normas da CGJ-PR, atravs do Provimento 047 alerta que: 3.1.17 Independem de despacho judicial para distribuio por dependncia, a ao principal em relao cautelar, a cautelar incidental, a impugnao ao valor da causa, a exceo de suspeio e de impedimento, a impugnao pedido de assistncia judiciria gratuita, a oposio e o protesto por preferncia. 3.1.17.1 Nos demais casos, a distribuio por dependncia somente ser realizada vista de despacho do juiz competente que a determinar.

momento) para da autorizar aquela modalidade de distribuio, determinando fosse pelo Cartrio remetida a petio ao setor de distribuio para fazer todo o processo de registro da ao.

Observe-se, contudo, que a prtica diferente. Procura-se feito louco uma oportunidade de, pessoalmente, tratar com o juiz, pedindo o despacho, interrompendo-o em momentos no muito oportunos (audincias, p.ex.), ou de estudo de uma causa complexa, ou de anlise dos requisitos para a concesso de uma tutela antecipada, urgentemente etc.; ou seja, atrapalha-se o labor do magistrado para uma prtica desnecessria. Outrossim, esclarea-se que tais momentos to preciosos do juiz nem sempre esto disposio do advogado. Pior, quando se trata de estagirio de direito, que se depara (eventualmente) com outras dificuldades, quando aquelas oportunidades demoram bem mais a surgir, fazendo o nefito profissional acordar para a realidade da funo to sonhada.

Bastante demorado, tambm, ser todo este trmite quando a ao qual se pede dependncia j estiver sido arquivada. Novamente, pela teoria, atendendo de maneira correta a determinao do Provimento n. 07/2002 CGJ-BA, dever-se-ia aguardar a determinao judicial para o desarquivamento, ou, contando-se com prestativos escrives, j apresentar a petio juntamente com o processo ora desarquivado. Como sempre, em qualquer hiptese, o juiz deveria analisar o processo para poder autorizar a distribuio por dependncia (agora, observando-se a existncia ou no da situao do inciso II do artigo 253 CPC pedido reiterado de ao extinta por desistncia ou mesmo a hiptese de conexo ou continncia mais uma vez).

Os colegas, que atuam na advocacia militante (seja j advogado, ou ainda estagirio de direito), so capazes de perceber, se quisermos piorar a situao, que se o juiz no autorizar a

distribuio por dependncia, estaro diante de situao no menos complicada. Bela oportunidade (somente acadmica), porm, para por em prtica os estudos interessantes quanto ao Recurso de Agravo de Instrumento.

Percebemos, ainda, que quanto mais extenso for o rol das aes que independem do despacho autorizador, disposto nos diversos provimentos das Corregedorias Gerais de Justia, como vimos, atender-se-ia com mais praticidade a economia processual e o instituto da distribuio por dependncia.

Nada obstante, no defendemos tal enumerao porque achamos descabida a exigncia do despacho prvio, numa petio inicial, para poder ou no distribuir a ao por dependncia, pois temos como suficiente o que dispe o Cdigo de Processo Civil.

O despacho deveria sim, ser posterior distribuio (rectius encaminhamento) da ao ao juiz de destino. Na deciso, sempre fundamentada, o magistrado se manifestaria, ao menos inicialmente, acerca da existncia ou no das hipteses previstas no CPC para a distribuio por dependncia. o que acontece com a deciso que defere o requerimento para a

concesso da gratuidade da justia, por exemplo. Ora, o pensamento, tanto lgico quanto absurdo, deve ser o mesmo. Note-se que ao apresentar a demanda junto ao setor distribuidor, este verifica apenas a existncia daquele requerimento de gratuidade. Constando-o da petio inicial, distribui-se a causa sem o recolhimento das custas. A anlise pelo magistrado ser num momento posterior. Assim, ningum defende a exigncia de uma deciso prvia que defira ou no a concesso da gratuidade de justia sob o fundamento de que no ser possvel distribuir a ao, porque o setor distribuidor (como deve) exige o pagamento das custas iniciais logo no momento da apresentao para sorteio. Repetimos, a situao

completamente descabida ao se pensar na gratuidade de justia, e diga-se o mesmo para a distribuio por dependncia.

6. Concluso: descabimento da rotina baiana.

Respeitosamente indagamos: onde est a economia processual? Por que no seguir o comando do CPC? Por que a perda de tempo, se a parte adversria sempre contar com a possibilidade de impugnar a falta de competncia, bem como o juiz dever faz-lo ex officio? Em assim decidindo, o juiz determinar a remessa do processo ao distribuidor para retificar o erro, encaminhando a ao ao juzo competente, compensando-se a distribuio. Ou ento, o juiz incompetente determinar a remessa direta ao juzo competente, e este determinar a retificao junto ao setor distribuidor.

Posio mais sensata , por exemplo, o Provimento n. 07/2002 da Corregedoria Geral da Justia do Estado de So Paulo, resolvendo, no artigo 1, que deu nova redao aos itens 9.1 e 9.2 das Normas de Servio daquela Corregedoria:

Art. 1. omissis. 9. omissis. 9.1. Constando da petio requerimento de distribuio por dependncia, ser esta realizada na forma pedida, independentemente de despacho. 9.2. A petio distribuda por dependncia ser desde logo encaminhada ao juiz para que decida, no despacho inicial, se aceita ou no a competncia. No sendo reconhecida a dependncia, determinar o juiz, em deciso fundamentada, a volta da petio para nova distribuio.3

No particular, cumpre tambm conferir o Provimento n. 26/97 da Corregedoria Geral de Justia do Estado de Minas Gerais: 1 As peties embasadas no artigo 253 do Cdigo de
3

Tal Provimento foi publicado no DJ/SP, edies dos dias 10.05.2002, 14.05.2002 e 16.05.2002; o texto est disponvel em <www.tj.sp.gov.br>.

Processo Civil, que postulam a distribuio por dependncia dos feitos de qualquer natureza quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outro j ajuizado, sero distribudos diretamente ao Juiz da causa anterior.4

E mais recentemente, o Cdigo de Normas da Corregedoria Geral de Justia do Estado do Paran, dispe no item 3.1.17.3 que na rea de famlia tambm podero ser distribudas por dependncia, independentemente de despacho, as peties dirigidas a juzo prevento, devendo o oficial certificar o fato na prpria petio e obter o visto do juiz de direito responsvel pelo servio de distribuio.5

Alguns poderiam at argumentar que se faria a economia processual e a boa organizao dos servios de distribuio, para justificar a determinao do Provimento n. 07/2002 da Corregedoria Geral de Justia do Estado da Bahia, j que o magistrado analisaria de logo, previamente, a possibilidade de se distribuir por dependncia ou no. Ora, no se atentam para o fato de que o advogado quando elaborou a ao j analisou a existncia dos requisitos da distribuio por dependncia para poder encaminhar a ao ao juiz determinado. Ademais, o principio do juiz natural impede seja escolhido o juiz processante. E contra o desrespeito a tal principio, tm a parte adversria e o juiz ( ex officio) a garantia de alegar o vicio, como vimos. Por outro aspecto, j manifestamos em linhas anteriores, a perda de tempo absurda para a parte e para os advogados, assim como desnecessria a interrupo, em momentos indevidos, dos trabalhos do magistrado.

Realmente, toda ao deve ser proposta ao juzo competente. Se assim no acontecer, deve-se lanar mo do instituto da Exceo de Incompetncia, e, se for o caso, das Objees, a Tal Provimento foi publicado no DJ/MG, edio do dia 18.12.1997; o texto est disponvel em <www.tjmg.gov.br>. 5 O Cdigo de Normas da Corregedoria Geral de Justia do Estado do Paran foi publicado no DJ/PR, edio do dia 23.01.2003; o texto est disponvel em <www.tj.pr.gov.br>.
4

qualquer momento, para impugnar o desrespeito s regras de fixao da competncia absoluta. Ainda, no podemos esquecer do dever do juiz atuar ex officio nestas situaes de incompetncia absoluta, sob pena de nulidade, infringindo-se o princpio do juiz natural. Nota-se, desta forma, claramente, a desnecessidade de se exigir um prvio despacho autorizador daquela modalidade de distribuio.

Neste sentido, diante do que modestamente foi exposto, entendemos que se deve seguir o que dispe o CPC quanto distribuio por dependncia (artigo 253), atendendo, assim, o principio da economia processual para no mais se perder o tempo valioso na defesa de direitos.

7. Bibliografia.

CINTRA, Antnio Carlos, DINAMARCO, Cndido Rangel e GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria geral do processo. 16. ed. rev. e atual. So Paulo: Malheiros Editores, 2000. JORGE, Flvio Cheim, DIDIER JR., Fredie e RODRIGUES, Marcelo Abelha. A nova reforma processual. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. MARINONI, Luiz Guilherme. Manual do processo de conhecimento: a tutela jurisdicional atravs do processo de conhecimento. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001. MENDES, Aluisio Gonalves de Castro. Competncia cvel da justia federal. So Paulo: Saraiva, 1998. MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro: exposio sistemtica do procedimento. 21. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2001. NERY JNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria Andrade. Cdigo de processo civil comentado e legislao processual civil extravagante em vigor. 4. ed. rev. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. RODRIGUES, Marcelo Abelha. Elementos de direito processual civil. Vol. 1. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 28. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen