Sie sind auf Seite 1von 16

1 Piera Aulagnier: Teoria e clnica1 Aurea Maria Lowenkron - SBPRJ

Lutar com palavras a luta mais v. Entanto lutamos mal rompe a manh. (O lutador, Drummond)

Entre os psicanalistas ps-freudianos que, com suas contribuies, levaram adiante a construo da psicanlise, focalizarei, neste trabalho, Piera Aulagnier. Minha escolha justifica-se pelo originalidade de seu pensamento e pelo crescimento do interesse por essa autora no cenrio psicanaltico brasileiro. O objetivo no apresentar um estudo detalhado da obra o que, por muitas razes, seria impossvel mas sim algumas elaboraes tericas de Piera Aulagnier que me parecem muito teis para pensar a experincia psicanaltica, principalmente nos casos difceis. Trata-se de um recorte de sua obra que reflete escolhas pessoais e interesses compartilhados. Compartilho com a autora, em primeiro lugar, sua convico de que a prtica psicanaltica s pode ser terico-clnica e implica uma atividade de teorizao flutuante do analista 2 que opera, nem sempre de forma evidente, uma ligao subterrnea entre o j-conhecido de uma teoria e o ainda-noconhecido ao qual nos confronta o discurso que escutamos. (1989, p.17). A teoria est implicada na escuta e na interpretao analticas, portanto, a neutralidade do analista no deve ser confundida com a crena ingnua de que, no exerccio da clnica, apenas o que ouvimos nos informa e d suporte ao trabalho realizado. Se fosse assim, por que a formao analtica exigiria tantos anos de estudo? Alm da permeabilidade ao inconsciente do outro e, antes disso, ao prprio inconsciente, desenvolvida na anlise pessoal e continuada na auto-anlise, tambm necessria uma boa dose de teoria

Texto elaborado para seminrio na Sociedade de psicanlise de Braslia (2009)

AULAGNIER, P. O aprendiz de historiador e o mestre-feiticeiro: do discurso identificante ao discurso delirante, So Paulo: Editora Escuta, 1989.

2 sistematizada, consolidada, interiorizada e aberta a renovaes, para possibilitar que, durante a sesso, o analista mantenha a ateno flutuante, como recomenda Freud (1912) 3 dando espao para o novo, o inesperado e o impensado sem ficar inteiramente deriva. Partilho tambm da premissa de que a situao de encontro fundadora do psquico. Psique e mundo se encontram e nascem um com o outro, um para o outro; so o resultado de um estado de encontro que dissemos ser coextensivo ao estado de existente, escreveu Aulagnier4 (1979, p. 33). A potencialidade de constituir um aparelho psquico5 s se realiza na relao com o mundo, especialmente no encontro com outros seres humanos. Essa a condio incontornvel para que, entre experincias compartilhadas e vivncias singulares, possa advir um Eu que ser sempre um aprendiz de historiador s voltas com a tarefa interminvel de dar sentido realidade do mundo exterior, das manifestaes do corpo, do outro e de seu mundo psquico, sempre em parte enigmtico. Mas antes de focalizar os temas para os qual direcionei este trabalho atividade de representao, imbricao entre teoria e clnica - gostaria de apontar as principais caractersticas das contribuies tericas de P. Aulagnier: 1. Construir um modelo de aparelho psquico centrado na representao que a sua atividade mais especfica, responsvel por inscrever no espao psquico e transformar nossas vivncias, conferindo-lhes sentido e significao. 2. Introduzir, alm dos processos primrios e secundrios, o conceito de processo originrio, que engendra representaes constitudas por imagens de coisas corporais e que remete a um impensvel antes partilhado por todos ns (1979, p. 19).

3 FREUD, S. (1912). Recomendao aos mdicos que exercem a psicanlise. Edio Eletrnica das Obras Completas de Sigmund Freud. Verso 2.0, v. XII, Rio de Janeiro, Imago editora, 2003. 4 AULAGNIER, Piera. (1979) A Violncia da Interpretao: do pictograma ao enunciado. Traduo de Maria Clara Pellegrino. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
5

O uso do termo aparelho pe em evidncia a importncia atribuda por Freud realizao de trabalho, atividade de captura (inscrio psquica) e transformao da energia pulsional (afeto, representao) que o psiquismo opera e pela qual se constitui. Aparelho remete igualmente idia de algo que possui uma organizao, que composto de partes e tem princpios de funcionamento, ou seja, algo que estruturado de modo a possibilitar a realizao do trabalho ao qual se destina. (Laplanche e Pontalis, 1992)

3 3. Privilegiar como sua questo fundamental o Eu6, seu advento, propriedades, funes, relaes com outros processos, com o mundo e com o trabalho de interpretao . Essa instncia se origina dos primeiros enunciados produzidos pelo discurso materno, portadores de significao. Como estrutura psquica, o Eu responde pela exigncia de interpretar e de tornar dizvel o existente, e por isso constitui a fora organizadora do campo do discurso (1979, p. 22). 4. Conferir papel fundamental, na constituio do sujeito, ao ambiente, ao desejo da me e do pai de ter filho e por essa criana, ao que diz e oculta o discurso dos pais, realidade histrica da qual se tem notcia pelo relato feito pelo prprio sujeito ou por um terceiro, por meio do qual tomamos conhecimento dos acontecimentos que, efetivamente, marcaram a infncia do sujeito. 5. Trazer contribuies originais sobre a funo da me como porta-voz, intrprete e agente de uma violncia primria, radical e, no entanto, necessria para o acesso ao mundo da significao e da linguagem. Mas tambm, algumas vezes, perpetradora de uma violncia secundria, excessiva e desnecessria, capaz de provocar danos constituio do Eu. 6. Formular uma teoria da psicose na qual ganha destaque o papel da realidade histrica do sujeito, o que efetivamente ocorreu e se repete no discurso, no comportamento dos pais e na cena do mundo. Alm disso, situar na origem da psicose a criao pelo Eu de uma interpretao denominada pensamento delirante primrio graas ao qual mantm um acesso ao campo da significao, criando um sentido l onde, por vezes, o discurso do outro o confrontou com um enunciado sem sentido ou ausente 7. (1979, p. 178) 7. Considerar a participao do meio scio-cultural na anlise do Eu, pensando psicanaliticamente a relao em termos de lugares, investimentos, identificaes e compromissos recprocos entre o passado e o futuro do indivduo e do grupo. (contrato narcisista)
6

Conceito que difere do ego freudiano, pois no se trata de um ego-id indiferenciado. Difere tambm do eu de Lacan, pois, embora se origine de enunciados identificatrios maternos, o Eu no est condenado ao desconhecimento, nem uma instncia passiva. constitudo por duas dimenses, a identificada, que provm do discurso da me e a identificante, responsvel pelas produes autnomas do Eu. 7 Vazio que se refere causa da origem do sujeito, do mundo, do prazer e do desprazer.

4 Apesar de brevssima, a viso panormicae condensada que apresento pode servir para indicar, entre as linhas de trabalho de Aulagnier, a direo seguida nesta apresentao.

Da psicopatologia metapsicologia A Violncia da Interpretao: do pictograma ao enunciado, publicado na Frana em 1975, o primeiro livro de Piera Aulagnier e contm a sua reelaborao dos fundamentos metapsicolgicos que, no essencial, sero retomados em trabalhos posteriores. O problema do qual se origina o projeto desenvolvido nesse livro o da abordagem terica e clnica da psicose pela psicanlise. Ao pensar os impasses da clnica luz das teorias freudiana e lacaniana da psicose, Aulagnier constata a existncia de insuficincias e contradies que justificam a proposta de reinterrog-las e introduzir modificaes. Esse objetivo a leva construo de um modelo de aparelho psquico com o qual pretende contemplar melhor as questes formuladas nessa pesquisa cujos passos, tempos e contratempos, acompanhamos no decorrer da leitura. Um problema importante, tomado por Aulagnier como objeto de investigao, o desconcerto que experimentamos frente ao discurso do psictico, pois este coloca em dvida o patrimnio comum da certeza, depsito precioso que se sedimentou numa primeira fase de nossa vida psquica. (1979, p. 17) Um discurso que interroga, portanto, as certezas assentadas sobre crenas, princpios e interpretaes da realidade partilhadas socialmente que, em conjunto, constituem o fundamento da relao com o saber dos sujeitos que permaneceram fora da psicose. Trata-se de um modo de pensar que s se constitui a partir de um certo nvel de elaborao da psique e condio que, no curso desta etapa, o sujeito tenha podido enfrentar certas dificuldades. (1979, p. 19). No psictico, essa condio no foi atendida de maneira satisfatria. H falhas, na constituio desses sujeitos que impedem o acesso lgica e aos princpios de causalidade fundamentais compartilhados pelo seu grupo social.

5 Apesar de assinalar uma diferena de nvel de elaborao da psique e de modo de relao com o discurso na psicose, Aulagnier critica os modelos que a definem por uma serie de a menos (perda da realidade, forcluso do Nomedo-Pai), pois, embora permitam entender fenmenos como a regresso e os espaos de silncio da vida psquica, deixam de fora o prodigioso trabalho de criao e de interpretao operado pela psicose, trabalho que se manifesta em toda sua plenitude na atividade delirante. Se, de algum modo, somos capazes de responder a esse discurso estranho que rompe com as formas habituais, parece-lhe justificvel supor a existncia de um indizvel antes partilhado por todos ns, mas forcludo do conhecimento.8 Aulagnier conceitua esse antes levando em conta sua

experincia subjetiva frente ao discurso psictico: Independentemente do sentido manifesto de seus enunciados, ns recebamos este discurso como uma palavra-coisa-ao [...] que, irrompendo no nosso espao psquico, nos induzia muitas vezes, a posteriori, a re-pensar um modo de resposta que nos parecia anacrnico e geralmente reduzido ao silncio. Da decorre nossa hiptese sobre este modo de representar que ser definido pelo conceito de originrio: testemunho da perenidade de uma atividade de representao que usa um pictograma, que ignora a imagem de palavra e tem como material exclusivo a imagem da coisa corporal.. (p. 20) Acompanhamos, assim, o nascimento de uma hiptese sobre as origens da vida psquica uma construo, portanto que emerge de um fenmeno psicopatolgico observado na clnica psicanaltica. Como analista, Piera Aulagnier toma em considerao a experincia subjetiva, mas no se precipita em formular interpretaes tericas, e muito menos clnicas. Acolhe o discurso estranho, deixa-se trabalhar por ele e metaboliza o escutado em formulaes terico-clnicas. mediante um trabalho realizado a posteriori que uma
8

H vrios exemplos de expresses impregnadas de referncias corporais e sensoriais usadas para manifestar sentimentos indefinveis que a linguagem traduz por metforas cujo sentido profundo foi banalizado pelo uso.: carregar o mundo nas costas; sentir-se bem na prpria pele; partir o corao, fazer ferver o sangue nas veias sentir um frio na barriga, estar de cabea inchada e outras, mais singulares, como isso me dilacera o crebro, a cabea foi crescendo, (1979, p. 65)

6 resposta ser re-pensada por ela. A posteriori que, como veremos, comporta excees. De toda maneira, o estatuto de conceito s ser alcanado depois que a construo houver sido posta prova na prtica psicanaltica. O objetivo dessa elaborao tornar possvel para o analista entrever algo desse material cujos efeitos so vividos subjetivamente para que possam ser traduzidos em palavras prximas da vivncia.

Sobre a atividade de representao A atividade psquica origina-se da situao de encontro com o mundo, isto , com o prprio corpo, o meio fsico exterior e os outros. constituda por trs modos de funcionamento (ou processos de metabolizao do vivido), cada um regido por seu prprio postulado estrutural ou causal. Da atividade de cada um desses processos resulta uma modalidade de representao. PROCESSO
ORIGINRIO PRIMRIO SECUNDRIO

POSTULADO
A U T O ENGENDRAMENTO ONIPOTNCIA DO

REPRESENTAO
-P I C T O G R F I C A PICTOGRAMA FANTASMTICA

DESEJO FANTASIA C A U S A L I D A D E IDEATIVA INTELIGVEL DIZVEL pelo discurso e ENUNCIADO

H dois postulados sobre os quais Aulagnier basear a sua construo do aparelho psquico. O primeiro toma o corpo como modelo para pensar a atividade de representao. Os processos corporais de rejeio, incorporao e metabolizao de elementos heterogneos em material homogneo estrutura do organismo so usados como referncia para figurar processos psquicos. O segundo postulado refere-se situao do encontro como aquela que prpria do ser humano. Os encontros so antecipadores da capacidade de resposta e de previso do sujeito. A partir deles, constituem-se trs tipos de representao que delimitam trs espaos-funes, com seus respectivos processos: o originrio e a representao pictogrfica, o primrio e a

7 representao cnica (fantasia); o secundrio e a representao ideativa, que obra do Eu. Os processos instauram-se em uma seqncia temporal, sendo que o incio de um no suprime o outro. A atividade do originrio deflagrada pelo encontro de uma zona corporal com algo que a estimula. O momento inaugural, para a psicanlise, o do primeiro e mtico encontro boca-seio a falta que d origem aos processos de representao, a atividade sensorial que leva a psique a representar o reencontro entre o rgo dos sentidos e o objeto real ou alucinatrio, desencadeando a atividade do originrio. 9(MELLOR, p. 92). O primrio se instaura logo a seguir, pois as inevitveis alternncias de presena e ausncia do objeto obrigam a psique a reconhecer a separao do objeto, o que vai contra o princpio de indissociabilidade prprio do originrio. Por fim, o secundrio se instala porque o princpio de realidade ou de causalidade compartilhada impe suas regras para os seres falantes. nesse espao de realidade e de fala que o Eu se constitui como conseqncia do fato de que o homem nasce e vive em um mundo social cujos parmetros so transmitidos, em primeiro lugar, por mediao do discurso e do desejo dos pais. Quando os trs espaos-funes j estiverem instaurados, o trabalho do Eu (processo secundrio) que, em condies normais, ter maior visibilidade. Do mesmo modo, ser o prejuzo das funes prprias do Eu que testemunhar a presena de psicopatologia.

O processo originrio, a mediao da fantasia e a atividade do Eu O processo originrio se inaugura quando ocorre o encontro de uma zona corporal com um objeto que tem o poder de estimular sensaes (guarda semelhana com o objeto-sensao de Tustin). Desse encontro surge uma figurao da funo, do objeto e da zona corporal complementar que so indissociveis, de modo que toda atividade de incorporao ou de rejeio, nesse nvel, inclui necessariamente, como imagem de coisa corporal, uma
9

MIJOLLA-MELLOR, S. (1998) .Penser la psychose: une lecture de loeuvre de Piera Aulagnier. Psychismes. Collection dirige par Didier Anzieu. Dunod, Paris.

8 parte do indivduo. Zona ergena e objeto complementar so ligados indissoluvelmente, para o bem ou para o mal, pois, segundo o postulado ao qual o originrio deve sua especificidade: tudo que advm engendrado pela psique. Assim, sendo, como bem expressa no prefcio a Um intrprete em busca de sentido Maurice Dayan: Rejeitar um objeto que causa sofrimento equivale a uma automutilao daquilo que se junta ao objeto para produzir o evento psquico, ou seja, a zona complementar sensrio-ergena: assim, o mau seio leva consigo a m boca. Rejeio e desinvestimento do objeto significam ento, para o originrio, desejo de destruir e aniquilar a zona corporal correspondente; e se a totalizao do objeto se faz sob o signo do mau, a jurisdio do auto-aniquilamento se estender, de maneira correlativa, ao conjunto do ser vivo. (1990a, p. 32) Na representao forjada pelo originrio, assim como acontece na fantasia, est sempre presente uma dimenso de movimento para a qual Aulagnier10 (1990b) chama ateno: O pictograma, como toda fantasia, [...] a representao de um ato, de uma meta pulsional se realizando, a alucinao de uma satisfao, no j preenchida, mas sim alucinao concomitante da presena de um objeto e de um ato fonte de prazer ergeno. Nenhum pictograma, nenhuma fantasia, so quadros estticos: eles colocam em cena aquilo que acontece entre dois corpos, entre duas partes do corpo, entre uma zona ergena e seu objeto. Encontro em curso de realizao, de atualizao, no prprio momento no qual se apresenta, se desenha na tela, como o prova o afeto igualmente atual, vivo, presente, que o acompanha. (1990b, p. 109-110) Embora o processo originrio e a representao pictogrfica constituam inovaes tericas desenvolvidas para conferir inteligibilidade a fenmenos observados em organizaes psicticas e para dar suporte a sua abordagem

10

AULAGNIER, P. (1990b) Da linguagem pictural linguagem do intrprete (1981). Um intrprete em busca de sentido II. So Paulo: Escuta, p. 83-117.

9 pela psicanlise, importante ressaltar que no se limitam a esse fim. Fora do registro da psicose manifesta, podem ser teis, por exemplo, na anlise de crianas pequenas e tambm de neurticos adultos, em algumas condies nas quais a possibilidade de o sujeito manter investidas a realidade exterior e a funo pensante - atributos do Eu - encontra-se subjugada por foras regressivas 11 que embaralham os espaos psquicos sem que a ao dessas foras seja barrada pelo princpio da realidade.12 O conceito de processo primrio o que menos se separa das formulaes freudianas. No entanto, a nfase no tanto na livre mobilidade da catexia, mas sim no reconhecimento do objeto como separado do sujeito. Como a criana no tem o poder de abolir a separao indesejada, esta no pode ser efeito de sua ao ou de seu desejo. Logo, dever ser atribuda ao desejo do outro. desse modo que se instaura o postulado da onipotncia do desejo do Outro cuja meta sempre oferecer prazer ou causar desprazer, sendo essa o nico tipo de causalidade admitida no e pelo primrio. Surge a figura da relao que une o separado ou que repele o movimento de unificao ou expulsa o que est unido. So representados dois espaos, mas submetidos onipotncia do desejo de um s. Imagens da relao que une e separa representaro essas vivncias, configurando-as em uma interpretao cnica do mundo. Assim, "presena e ausncia sero interpretadas, por e na fantasia, como conseqncia da inteno do seio de oferecer prazer ou de impor desprazer" (1979, p.73). Como, no registro da fantasia, tudo que acontece psique ser atribudo a esse nico tipo de causalidade, no h lugar para pensar o acaso ou outras causas independentes do desejo. Essa a razo pela qual a introduo da fantasia serve para fazer a mediao entre o sofrimento do corpo e a interpretao do Eu. A fantasia arrefece o impacto do afeto e metaboliza em causalidade do desejo o sem sentido do pictograma. Desse modo, modifica o
11

Segundo Aulagnier, so estados de tudo ou nada, de fading do Eu, de siderao e de suspenso da funo de observador, com anulao momentnea de toda distncia que separa o observador do observado. 12 Presentificar-se-ia, nessas condies, o risco de um acting out violento que projetaria no espao do real o dio radical ou o desejo de fuso caractersticos do pictograma.

10 efeito de siderao da atualizao do pictograma que produz o desinvestimento macio da realidade provocando impulsos auto-destrutivos. O objeto reconhecido como separado do sujeito, ainda que seja mau e perseguidor, no deixa de existir, de ser investido pelo sujeito e de participar da cena da fantasia. Esta, feita de imagem de coisa e, num segundo momento, tambm de imagem de palavra - palavra que se inscreve no primrio, mais como objeto sonoro com um sentido ligado ao prazer-desprazer do que como signo lingstico portador de significao passvel de metabolizao pelo Eu que poder atribuir-lhe uma significao compatvel com a lgica do secundrio. J entre secundrio e originrio o corte radical. Essas diferenas de estrutura e de funcionamento tero conseqncias considerveis quanto ao tipo de interveno analtica mais apropriada no tratamento. Apesar da importncia terica e prtica dos conceitos de originrio e de pictograma, no so eles que Piera Aulagnier reconhece como suas questes fundamentais. As que ela assim identifica, reconhecendo que percorrem toda sua obra, se relacionam instncia Eu. A primeira a funo do Eu como construtor incansvel e inventor, se necessrio, de uma histria libidinal da qual extrai as causas que tornam sensatas e aceitveis as exigncias das duras realidades com as quais tem que coabitar: o mundo externo e este mundo psquico que, em grande parte, lhe desconhecido. (1989, p. 12) A segunda questo fundamental a relao entre a funo de historiador do Eu, sua pesquisa causal, sua necessidade de causalidade, e a teoria e o mtodo psicanalticos, que privilegiam a busca e o desvendamento de um novo tipo de causalidade tendo em vista os benefcios primrios que disso o Eu pode esperar. (1989, p. 12) As principais funes do Eu so pensar e investir os prprios espaos corporais, os objetos de seu desejo e a realidade na qual deve habitar com a finalidade de criar uma imagem da realidade (fsica e psquica) coerente com o seu postulado: o da causalidade inteligvel, dizvel, tornada acessvel pelo discurso. O Eu ocupa o lugar de historiador que atribui significao ao mundo, relao com os outros, s prprias vivncias, interpretando-as segundo os parmetros da lgica compartilhada ou, na falta desta, de uma causalidade delirante. Em decorrncia de sua estrutura psquica e de suas funes, o Eu

11 o terreno onde se desenrola a problemtica identificatria13 e onde se centra tambm a psicopatologia. Mas, antes de alcanar o grau de autonomia que precisa e deseja pra exercer suas funes, o Eu do infans antecipado, desejado, pensado e interpretado pelo outro materno que investiu antecipadamente o lugar da criana quando ela ainda no existia, erotizou sua zonas ergenas com os cuidados e carcias corporais, interpretou as demandas do filho atribuindo-lhes uma significao e transformando, assim, em significao o indizvel e o impensvel do originrio. Essa violncia primria possibilita a introduo na criana de elementos que preparam o acesso a um modo de organizao psquica a partir do qual o Eu pode se construir. Por essa razo, a categoria de necessrio s se aplica violncia primria. Mas existe, tambm, a possibilidade de ocorrerem falhas macias da funo dessa porta-voz exercida pela me, quando ela faz uso abusiva dessa atribuio exclusivamente em seu prprio benfico (violncia secundria). Ou a possibilidade de as figuras parentais recusarem criana a transmisso dos primeiros pargrafos de sua vida, necessrio para a funo de historiador do Eu, Pode-se compreender, por tudo isso, as razes da centralidade da instncia Eu no modelo de aparelho psquico construdo por Piera Aulagnier e as suas implicaes no tratamento psicanaltico. De volta clnica psicanaltica Para Piera Aulagnier, a elaborao alcanada por uma construo terica poderia ser fonte de grande prazer intelectual, mas no era o suficiente se no fosse aplicada clnica e posta a servio da cura. Assim sendo, aplica as novas aquisies metapsicolgicas em outros estudos e procedimentos que tem como alvo manifestaes psicopatolgicas causadoras de intenso

13 A dialtica identificatria evolui em trs tempos: a identificao primria (efeito do encontro do infans com a me: demanda de tudo dirigida a um oferente a quem nada falta. Tende a situar o demandante num ponto de apagamento, num tempo morto (ou da morte), num tempo de silncio de desejo. Mas a isso o desejo do Outro reponde propondo um objeto: o seio, Significante da oferta, presentificao do desejo materno. (1990a, Demanda e identificao, p. 200-201); a identificao especular (primeiro modo pelo qual o Eu se forma: no Estdio do espelho, como eu ideal, por identificao especular ou imaginria.); e identificao ao projeto (quando a criana se apropria de um enunciado que antecipa uma identidade futura.

12 sofrimento e refratrias interpretao nos moldes consagrados na clnica psicanaltica da neurose. A dificuldade na abordagem de pacientes quando o funcionamento psquico presente impede que Piera Aulagnier conte com a transferncia como piv da interpretao, leva-a a revisitar os ensinamentos de Freud sobre a exigncia de figurabilidade para transformar fantasias em imagens e pensamentos que sejam representveis nos sonhos. Seu empenho, ento, o de encontrar palavras que permitam figurar na lngua do pensvel e do dizvel para o paciente e, antes, para o prprio analista, as representaes de coisa e os afetos que as acompanham. O texto no qual esse problema abordado tem como ttulo Da linguagem pictural linguagem do intrprete14 (Aulagnier, 1990b) O problema exposto se refere a momentos particulares da experincia analtica nos quais h necessidade de pr em palavras uma representao que seja apta a ser associada ao afeto que submerge o sujeito. (p.99). importante reconhecer os momentos que antecedem a atualizao e o retorno do pictograma de rejeio que traz riscos de acting out destrutivo: .. em momentos [da anlise - no neurtico, mais raramente] nos quais percebemos em nosso parceiro as conseqncias de uma ameaa de arrombamento violento nesse espao de pensamento que constitui o habitat do Eu. Percepo que decorre da observao de um certo nmero de sinais e do efeito que provocam em ns mesmos. Sinais que poderamos qualificar de sinais brancos: imobilidade repentina do corpo, cuja tenso se percebe todavia, silncio cuja espessura sentimos, olhar que visivelmente no v mais nem o analista nem o espao que o circunda, olhar que parece voltado para o interior onde fixa uma cena que o sidera. Sinais que manifestam o efeito de terror que o Eu vive quando confrontado com o aparecimento em suas fronteiras de uma representao de coisa indizvel, que escapa a toda nominao e cuja carga afetiva, cujo poder explosivo so tais que o sujeito s pode se imobilizar diante da idia de que qualquer ato provocaria a exploso ou

14

AULAGNIER, P. Da linguagem pictural linguagem do intrprete (1981). Um intrprete em busca de sentido II. So Paulo: Escuta, 1990. p. 83-117.

13 o precipitaria num movimento de fuga para frente, to cego quanto assassino (assistiremos ao acting out suicida e impulsivo). (p.100) Antes que se imponha uma soluo auto-destrutiva ou o apelo causalidade delirante, a nica manobra acessvel ao sujeito durante um instante esse tempo de parada. Aulagnier prope uma imagem para dar uma idia do que entende por esse estado de retrao-siderao, de fuga na imobilidade: a de um homem cujos passos o levaram borda de um precipcio, enquanto atrs de si uma exploso cortou-lhe toda possibilidade de recuo. Antes que a vertigem se instale e o precipite no abismo, um tal sujeito s poder ficar petrificado, vazio de qualquer pensamento, suspendendo qualquer ato na esperana de deter definitivamente qualquer passo para frente ou para trs.(p. 106) Nessas condies, necessrio agir com nossa fala nesse ltimo momento em que o sujeito se detm na borda do precipcio. Para isso, o analista precisa ser capaz de dar lugar no prprio espao de pensamento e de representao de coisa (imagens de coisas corporais), figuraes cnicas que falam o vivenciado: horror do corpo estraalhado; fuso de um corpo que se dilui num outro corpo, ato de uma lmina que corta um sexo, um seio, um dedo (p.100). por meio de um ato de fala15 que o analista oferece uma figurao falada o mais prxima possvel das representaes pictogrficas, um quadro que atraia de novo o olhar para o exterior, permitindo-lhe reencontrar um visto apto a atrair para si uma parte do afeto que acompanhava a representao em si (o no-dizvel). (p.106) Com o ato de fala, o analista introduz para o paciente uma figurao falada que faa suplncia ao fracasso da fantasia em se interpor como interpretao causal entre o sujeito e o pictograma de um excesso de sofrimento, vivido como sua causa nica. (1990b, p.101). O nome dado a esse tipo de interveno contribuio figurativa. Ela prope ao olhar, escuta, ao pensamento desse sujeito, um pensado15

No so propriamente interpretaes, pois estas implicariam uma relao causal e presente entre um vivncia longnqua e a vivncia atual.

14 figurado por ns, uma construo cujos signos lingsticos (a soma imagem de palavras e imagem de coisas) se encadeiam de modo a oferecer no registro do sentido e da significao, um enunciado pensvel, partilhvel, que obedece a leis s quais todo enunciado deve se curvar. Para exemplificar, Aulagnier reproduz uma interpretao que fora dada havia pouco tempo: Quando a criana vomita, v nessa poa suja que se espalha e que limpamos com desgosto, a si mesmo e a seu prprio corpo.16 (1990b, p. 108) Com esse ato de fala, ela ps em palavras um pensamento que torna figurvel um visto: vmito, avental, poa, expresso de desgosto daquela que o limpa, que analista e paciente olham juntos, imagens cuja responsabilidade assumida pelo Eu da analista que fala; palavras cujo sentido partilhvel com a paciente que, com espanto, ouve aquilo que a analista pode pensar sem vomitar nem se espalhar no vmito. O sentimento de desgosto e horror, a expresso de derramamento do seu prprio contedo corporal, podero associar-se imagem de um vmito o mais prxima possvel da representao pictogrfica que foi introduzida pela analista. Graas figurao, o visto se separa daquela que olha. Voltando a ocupar seu espao corporal, o Eu pode agora ver-pensar um vmito que j no existe e que no mais ele, pois as imagens de coisa se desviam e se associam s imagens de palavra do enunciado pensvel, e o resultado do ato de fala promover um movimento de desdiferenciao do Eu que havia se apagado como efeito da fora de atrao exercida pelo pulsional. (p. 109) Antes da interpretao, o que o olhar via era o sem forma de si mesmo. Depois, observa-se uma recuperao do flego, do prprio corpo, que Aulagnier compara viso na tela das imagens de um filme quando o fazemos retroceder at uma cena anterior. Como se, ao regressar desse estado, o Eu pudesse experimentar o medo sem se tornar aquilo que se vomita, o puro terror. (p109)
16

Em nota de rodap, Aulagnier menciona conhecimentos de que dispunha, apreendidos no incio dessa anlise, que foram a origem da figurao que se imps a ela: problemas alimentares na primeira infncia, conflitos entre a paciente e a me em torno disso, a lembrana da viso de uma mancha de sangue e o afeto de desgosto experimentado e associado s mos da me ensangentadas depois de matar uma galinha. Alm desses acontecimentos singulares que s o discurso da paciente lhe permitiriam saber, necessrio acrescentar o trabalho de auto-anlise e de analista que tornam possvel o acesso ao espao de pensamento de palavras que possam enunciar-pensar essas representaes que, naturalmente, no comportariam esse tipo de metabolizao. (1990b, p.11)

15 Se o pictograma a representao de um ato, preciso dotar a contribuio figurativa das mesmas propriedades, de modo a oferecer ao sujeito um suporte ao qual ele possa associar o afeto excessivo, um pensamento-figurao que tenha a ver com o corpo, os arrombamentos e exploses sofridos. Represent-los como se pudssemos substituir a relao entre a atividade pensante e seu pensado, a relao zona ergena-objeto complementar, encontra apoio na hiptese de que desse modo que o originrio representa, em seu espao, a relao entre o Eu e seus objetos: uma boca cheia ou que vomita, um excremento retido ou expulso, um olho que retm a impresso visual ou cego, vazio... isso que o Eu se torna no pictograma. preciso no ser invadido pelo terror para continuar a pensar isso, pois essa a exigncia de figurabilidade que se coloca, no caso, para elaborar o ato de fala, a contribuio figurativa. A possibilidade de formular a contribuio figurativa , para Aulagnier, mais uma prova da relao estreita entre teoria e prtica, pois pressupe a renovao do contato do analista, no exerccio da profisso, com seu prprio inconsciente, aliada ao conhecimento da teoria. Braslia, 27 de novembro de 2009 !!!

Sobre o momento Antes de se precipitar no acting out destrutivo (sinais brancos) Milton Hatoun, no livro Relato de um certo Oriente, descreve a percepo, tal como teria sido relatada muito anos depois, de um fotgrafo, Dorner, dos momentos que precederam o suicdio de um amigo. O nome desse amigo Emir, um imigrante libans diferente dos outros (poderamos sup-lo psictico), que numa certa manh , Doner encontra rpida, apressada e causalmente nas ruas de Manaus: Eu devia fazer um lbum de retratos dessa famlia [uma das famlias poderosas que controlava a navegao fluvial] e, ainda de manh, revelar e ampliar os filmes que documentavam uma das minhas viagens s cachoeiras do rio Branco, onde coletei amostras de flores preciosas, mas no to raras quanto a orqudea que Emir ostentava na mo esquerda. Me impressionou a cor da orqudea, de um vermelho excessivo, roxeado,

16
quase violceo. Observava a flor entre os dedos de Emir e, talvez por isso, tenha me escapado sua expresso estranha, o olhar de quem no reconhece mais ningum. Lembro que o convidei para almoar no restaurante francs; ele apenas emitiu um som apagado, palavras enigmticas que eu interpretei como uma recusa ao convite; mas percebi que ele queria se desvencilhar de mim e do mundo todo, que a orqudea a brotar de sua mo era o motivo maior de sua existncia. (p.68-69) Enquanto faz as fotos, Dorner pensa nas conversas que tivera com Emir. Ele falava uma algaravia, era difcil compreend-lo;, pensa (p.69) Vem-lhe mente o estranho dom de Emir de narrar e convencer com a voz o interlocutor, e no com as palavras, j que muitas de suas frases no eram compreensveis. Pensa nele como um passeante matinal solitrio desprovido de ambio que se esquivava de tudo. Olhando por trs das lentes de sua cmera a famlia que posava, era o rosto do amigo que Dorner relembrava, a orqudea equilibrada entre os dedos, o anel que uma vez mostrou com orgulho, presente de um amor efmero que teve em Marselha. De volta ao seu laboratrio, Dorner no consegue se concentrar no trabalho. Um sentimento esquisito se apossava de mim, como se eu estivesse impressionado por um pressgio, um indcio de um acontecimento adverso. (p. 70). Sai, percebe o zunzum inusitado dos transeuntes e encaminha-se, com pressa estabanada, para o lugar onde encontrara Emir. Dirige-se ao cais que encontra apinhado de gente. Um vigia afirma ter visto, perto da beira do atracadouro, um rapaz cuja descrio fazia pensar em Emir. No movia uma palha e estava to juntinho da gua que parecia uma esttua de mrmore flutuando no rio. Um outro contesta a afirmao e ento o vigia pe em dvida sua viso: uma hora ingrata. Ainda mais com este chuvisco e o sol ralado; o olhar no se decide por nada, lamenta-se o homem. O olhar no se decide por nada... Ao ouvir essa frase do vigia, Donner desvia o olhar que contemplava a gua e percebe que esqueceu a cmera no restaurante por onde passara antes de se dirigir ao cais. Ento, diz, apreenso pelo esquecimento se mescla certeza de que Emir no seria encontrado com vida. (p.72)

Das könnte Ihnen auch gefallen