Sie sind auf Seite 1von 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA ENGENHARIA MECNICA

EVOLUO TECNOLGICA DOS MEDIDORES DE PRESSO SONORA

CURITIBA SETEMBRO 2013


1

AIRTON FILIPE PEREIRA FBIO FERRARI DE SOUSA REIS MURILLO DELGADO PORTELLA GRACIA

EVOLUO TECNOLGICA DOS MEDIDORES DE PRESSO SONORA

Trabalho apresentado disciplina de Fundamento dos Rudos (TM274), do curso de Engenharia Mecnica da Universidade Federal do Paran.

Professor: Prof. Paulo H. T. Zannin, Dr.

CURITIBA, SETEMBRO 2013


2

SUMRIO
INTRODUO Bruel & Kjaer
MODELO 2203 MODELO 2208 MODELO 2209 MODELO 2236 MODELO 2238 MODELO 2250 MODELO 2260 MODELO 2270

5 6
6 8 9 10 11 11 12 13

CONCLUSO

14

SUMRIO DE FIGURAS
Figura 1 - Brel&Kjr2203 ............................................................................... 7 Figura 2 - Vlvulas e Transistores - um SLM revoluo em 1960 ...................... 8 Figura 3 - Brel&Kjr - 2208.............................................................................. 8 Figura 4 - Brel&Kjr - 2208 (Visor) .................................................................. 9 Figura 5 - Brel&Kjr - 2209.............................................................................. 9 Figura 6 - Brel&Kjr - 2236............................................................................ 10 Figura 7 - Brel&Kjr - 2238............................................................................ 11 Figura 8 - Brel&Kjr - 2250............................................................................ 12 Figura 9 - Brel&Kjr - 2260............................................................................ 13 Figura 10 - Brel&Kjr - 2270.......................................................................... 13

INTRODUO
Inseridas numa sociedade em que a maior parte das atividades humanas produz sons, as pessoas expostas a elevados nveis de presso sonora podem sofrer de estresse, irritabilidade, esgotamento psquico e fisiolgico e desenvolver problemas auditivos. O efeito do rudo no indivduo no depende somente das suas caractersticas (amplitude, frequncia, durao, etc.), mas tambm da atitude do indivduo frente a ele. O ouvido humano tem a

capacidade de responder uma larga faixa de frequncia que vai de 20Hz 20.000Hz. A medio dos nveis de som a principal atividade para avaliao dos problemas do rudo em um ambiente. Podemos fazer desde uma simples

avaliao local, passando por um levantamento mais minucioso, at uma anlise de alta preciso usando analisadores de frequncia. Essas medies devem ser realizadas por medidores de nvel de presso de som (chamados erradamente de decibelmetros), que estejam de acordo com as normas internacionais. importante que o medidor no seja do tipo hobby, facilmente importado e encontrado no mercado por contrabando. Por outro lado, os mtodos de medio e anlise dos resultados devem ser escolhidos por pessoas que tenham um conhecimento sobre acstica e devem conhecer as normas nacionais e internacionais, bem como as leis em vigor. A instrumentao para medio de rudo a nica que tem regulamentao internacional e a que apresenta a maior versatilidade o opo de modelos, desde simples at complexas anlises de nveis sonoros, com diferentes graus de exatido. Devido a grande credibilidade e tradio no mercado estudaremos mais a fundo a marca Brel&Kjr e sua evoluo tecnolgica.

BRUEL & KJAER


A / S, Bruel&Kjaer foi fundada logo aps o fim da Segunda Guerra Mundial e comeou inicialmente em pequena escala na produo de instrumentos acsticos, depois que o fundador da empresa j trabalhou durante a guerra para promover o desenvolvimento. Devido situao econmica difcil durante a guerra, a empresa foi capaz de desenvolver muito lentamente at que a recuperao dos anos cinquenta, que comeou um crescimento constante. Durante este tempo, a pequena oficina foi transformada numa unidade fabril moderna, na qual em 1962 empregou aproximadamente 600 empregados. Enquanto isso, Bruel&Kjaer adquiriu no campo da acstica e vibrao instrumentos de medio reputao internacional. Por quase 70 anos, Brel&Kjr tem desempenhando um importante papel de liderana no mundo do som e da vibrao, atravs da produo precisa de instrumentos para a medio da acstica e vibrao. A Brel&Kjr tem uma forte contribuio para o desenvolvimento da cincia acstica e da vibrao. Muito dos seus colaboradores so especialistas de renome mundial em seus respectivos campos de atuao e so frequentemente aconselhando solicitados seus para falar sobre em seminrios e conferencias, Contudo,suas

parceiros

novas

normas.

especialidades no vm apenas de dentro da Brel&Kjr, mas tambm, atravs de trabalhos junto aos seus clientes e parceiros ajudando-os com solues dos problemas deles.

MODELO 2203 No ano de 2010, foi o ano em que a Brel&Kjr celebrou 50 anos do aniversario do modelo 2203, a me de todos os medidores de presso sonoro da companhia. Ele era a primeira palavra em preciso para um equipamento porttil de transistores de medio de presso sonora. Durante 21 anos foram vendidos um nmero recorde de 17.300 unidades na poca.

Figura 1 - Brel&Kjr2203

O microfone era usado em uma extremidade do cabo, a outra extremidade era conectada em uma bela caixa quadrada segurada por outra pessoa. Ento, o operador poderia segurar o instrumento com uma de suas mos, opera-lo com a outra mo e outra pessoa segurava o microfone. No entanto, isso era incomodo, porque nada pior do que um assistente com uma mo desocupada. Portanto, a Brel&Kjr escolheu eliminar o fonte de erro mais crtica o assistente atravs da montagem do microfone diretamente no instrumento e dando o instrumento uma forma exterior que pudesse prevenir a reflexo do rudo. Essa alterao obteve muito sucesso. Em 1962, o modelo 2203 e 2211 (Indicador Limitador de Rudo) foram os nicos dispositivos a usarem transistores (Figura 2). Todos os outros instrumentos tiveram vlvulas. Os transistores disponveis eram tipos germnicos que geralmente no tinham um alto desempenho em baixo rudo e corrente de fuga. Logo era necessrio classificar os transistores em classes e usar o melhores em lugares mais crticos.

Figura 2 - Vlvulas e Transistores - um SLM revoluo em 1960

O pr-amplificador para o microfone era ainda algo especial. Logo transistores eram totalmente fora de cogitao e vlvulas tinham que ser usadas. Um fornecedor local de oscilador aqueceu o ctodo diretamente em uma pequena vlvula atravs de um transformador e a vlvula era ento usada como um seguidor de ctodo. A vlvula era suspensa em um dispositivo de mola para evitar efeitos microfnicos excessivos.

MODELO 2208 O modelo 2208 da Brel&Kjr tem como principio a ampliao do udio atravs de vlvulas, utiliza uma bateria de 1.5 V, no possui sada de udio. O seu corpo composto de metal. Tem um range de medio de 30-120dB variando em 10dB. Ele utiliza a curva A para a medio do rudo, pesa aproximadamente 0,779 Kg contra 2,7 Kg do modelo 2203.

Figura 3 - Brel&Kjr - 2208


8

Figura 4 - Brel&Kjr - 2208 (Visor)

MODELO 2209 Em 1971, foi introduzido o modelo 2209 que, alm de todas as funcionalidades de seu predecessor (2203), contava tambm com uma nova funcionalidade, um detector de picos. Dependendo do microfone utilizado, tem variados ranges de medio, sendo elas na coluna A. Para o microfone 4145, seu range varia de 18 a 140dB.

Figura 5 - Brel&Kjr - 2209

Um interessante estudo foi realizado que utilizava o medidor 2209 para verificar a diferena sonora entre um disparo de pistola com e sem o dispositivo silenciador. Os resultados esto na tabela a seguir:

Figura 6 - Medio sonora de disparos com o modelo 2209

MODELO 2236 As medies de nveis sonoros foram alteradas drasticamente quando o modelo 2236 foi apresentado como o primeiro medidor de nvel sonoro integrador. Com isso, eliminou-se a necessidade de anotar todos os dados durante a medio para depois fazer os clculos. Tudo era apresentado diretamente pelo medidor.

Figura 6 - Brel&Kjr - 2236

10

Alm de revolucionar as medies na poca, este modelo tambm fixou a base para os modelos a seguir como, por exemplo, o 2237, 2239 e, especialmente o 2238 que ser discutido a seguir.

MODELO 2238 O modelo 2238, tambm conhecido como 2238 - Mediator, introduziu a modularidade plataforma. Com isso, possvel o armazenamento de 4 mdulos independentes que podem ser instalados diretamente na fbrica do equipamento ou pelo prprio usurio. Alm disso, ele permite tambm o armazenamento de 4 templates de medio para rpido acesso s informaes de medies anteriores e ainda possvel o agendamento de medies com at 1 ms de antecedncia.

Figura 7 - Brel&Kjr - 2238

MODELO 2250 Este modelo est entre os mais recentes, e atualmente encontra-se no mercado. A partir do modelo 2250 foram introduzidos novos meios de comunicao externa, como entradas USB e SD, alm da possibilidade de se conectar internet por meio de redes LAN ou 3G. Esse modelo conta ainda
11

com funes extras como tela sensvel ao toque e a possibilidade de gravar arquivos de voz antes, durante, e aps as medies. Alm disso, este modelo ainda conta com um corretor automtico por distores causadas pelo vento, a partir do momento em que a tela contra vento instalada, o corretor ativado. Com um gravador de 24 bits, este medidor capta presses sonoras a partir de 16.6dB at 140dB e frequncias de 4.2Hz at 22.4kHz.

Figura 8 - Brel&Kjr - 2250

MODELO 2260 O modelo 2260 foi aposentado h pouco tempo, porm ficou famoso por ter sido utilizado pela NASA em rbita para medir a presso sonora na estao espacial internacional. Estreou no mercado em 1994 trazendo novidades como um processador de sinal digital e tela LCD. Conhecido tambm como Investigator este modelo vendeu mais de 7000 cpias at ser substitudo por seu sucessor, o 2250. Ao contrrio dos medidores anteriores, o Investigator digitalizava todos os sinais logo que entravam, permitindo a medio de todos os tempos relevantes, alm da ponderao de frequncias e medio paralela de espectros nas bandas de 1/1 oitava e 1/3 oitava. Este modelo analisava frequncias no range de 5.2Hz a 21.6kHz e pesava apenas 1.1kg.

12

Figura 9 - Brel&Kjr - 2260

MODELO 2270

O modelo 2270 muito semelhante ao 2250. Seu range e preciso so os mesmos, porm nele existem algumas funes extras. So elas: Cmera integrada, com a possibilidade de tirar fotos e anex-las automaticamente ao arquivo; e o modelo 2270 tem dois transdutores, sendo que o modelo 2250 apresenta somente um. Isso possibilita a medio de dois sinais simultneos e abrange o seu uso para uma quantidade maior de aplicaes.

Figura 10 - Brel&Kjr - 2270

13

CONCLUSO
A evoluo dos equipamentos de medio de presso sonora se deu de tal forma que nos ltimos 10 anos a quantidade de recursos adicionados foi extremamente surpreendente. Alm dos recursos houve tambm melhorias na preciso desses equipamentos. Com o crescente problema de poluio sonora em reas urbanas, foi preciso melhorar e tornar mais eficaz a medio de presso sonora. Nos ltimos anos a Bruel&Kjaer se tornou cone por atender o mercado em suas necessidades, alm de cada vez mais facilitar o trabalho do engenheiro responsvel pelas medies, trazendo equipamentos mais manuseveis. O Bruel&Kjaer 2250, por exemplo, ganhou em 2004 diversos prmios por juntar em um equipamento ergonomia, design e preciso. A Bruel&Kjaer vem desempenhando o papel principal em inovao quando se trata de equipamentos de vibrao e acstica. S na ultima dcada foi responsvel por trazer tecnologias como TEDS, Dyn-X e Req-X. Devido ao seu prestgio vem sendo a empresa mais procurada para parcerias onde a tecnologia imprescindvel na rea de acstica e vibrao, como, por exemplo, a parceria feita com a BOEING.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen