Sie sind auf Seite 1von 22

IVANILDO DO N.

MATIAS SANTOS

TRABALHO DE CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE SO PAULO 2013

IVANILDO DO N. MATIAS SANTOS RA No. 413111360

TRABALHO DE CONTABILIDADE

Trabalho apresentado disciplina de Contabilidade II, como pr-requisito de avaliao, Especfica do em curso de Formao Contbeis,

Cincias

Tuma 2. B, sob a orientao do Prof. Victor Stankevicius.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE SO PAULO 2013

SUMRIO

CAPTULO I O que so Princpios Contbeis.................................................01 2 Quando um Princpio Aceito.................................................................... 01 3 Ainda sobre a Praticabilidade.......................................................................02 4 Subttulo Alguns Princpios e Convenes Contbeis Aceitos................... 02 5 O que so Convenes? ..............................................................................03 CAPITULO 2 - LALUR....................................................................................... 08 1 O que vem a ser o Livro de Apurao do Lucro Real (Lalur)?.................... 06 2 - Quem est obrigado escriturao do Lalur?............................................. 07 3 Como composto o Lalur?......................................................................... 08

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................. 21

CAPITULO 1 - Princpios contbeis

1. O que so Princpios Contbeis

Princpios contbeis podem ser conceituados como premissas bsicas acerca dos fenmenos e eventos contemplados pela Contabilidade, premissas que so a cristalizao da anlise e observao da realidade econmica, social e institucional. O campo de atuao preferencial da Contabilidade constitudo pelas entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou no, e procura captar e evidenciar as variaes ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decises da administrao e tambm das variveis exgenas que escapam ao controle e ao poder de deciso da administrao. Note que, entre as variveis que mais tm preocupado os administradores, uma a inflao, e outras as prprias flutuaes de preos atinentes especificamente a cada bem e servio. No mbito dessa complexa realidade, o observador analisa as caractersticas principais do sistema e chega a certas concluses quanto a seu funcionamento. Tais concluses, se aceitas pela classe contbil, tornam-se os princpios aos quais toda a prtica contbil e principalmente os processos de auditoria devem ater-se. Por outro lado, o observador, uma vez verificada alterao profunda nas condies que o levaram a estabelecer a primeira srie de princpios, tem a incumbncia de proceder a uma nova anlise da situao e modificar, adaptar ou mesmo substituir os princpios originais por outros mais concordes com a nova realidade. A funo de observador hoje desempenhada pelas entidade de classe, pelos comits especialmente designados, e, finalmente, pelas comisses especiais de conferncias e convenes internacionais (ou por agncias governamentais). O processo evolutivo exposto, isto , o estabelecimento dos princpios que se adaptam a certa realidade factual com base na nova anlise da realidade, toda vez que se verificam mudanas significativas com a consequente reviso dos velhos princpios, realmente o processo que nos parece ideal e lgico.

2. Quando um Princpio Aceito

So duas as condies bsicas para que um princpio supere a fase de tentativa e se transforme em amplamente aceito e, portanto, incorporado doutrina e prtica contbeis. 1. deve ser considerado praticvel e objetivo pelo consenso profissional;

2. deve ser considerado til;

Note que a ordem de classificao no fruto do acaso: de fato, alguns contadores com poder de deciso a respeito desses assuntos atribuem algumas vezes mais importncia praticabilidade de um princpio do que sua utilidade intrnseca. E, em Contabilidade, a palavra utilidade deveria sempre estar associada ao termo relevncia. Algumas vezes, atribuiu-se ao termo praticabilidade um significado rgido, de forma que tudo o que no for praticvel com extrema facilidade ser considerado impraticvel, para efeitos contbeis.

3. Ainda sobre a Praticabilidade

Nas linhas anteriores, criticamos o erro daqueles que exageram o grau de praticabilidade, tomando qualquer tentativa de melhoria inaceitvel, por impraticvel. Entretanto, quando atribuirmos palavra seu significado normal, ou seja, analisando um princpio luz de sua possibilidade de aplicao prtica (de forma menos dependente do grau de dificuldade), teremos de reconhecer a importncia da praticabilidade de como condio de aceitao geral. Se por exemplo, chegarmos concluso de que o custo corrente mais relevante como base de avaliao contbil - do que o custo histrico, deveremos prever, tambm, os meios prticos de se apurarem custos correntes no mercado. Assim, para que um princpio seja geralmente aceito,dever, em primeiro lugar, ser considerado adequado ou fiel realidade, isto , Relevante para, em seguida, analisar-se sua particabilidade. Diramos que a simples aderncia de um princpio realidade econmica uma condio necessria, mas no suficiente, para promovlo classe de aceito. Para isto, necessrio que seja vencido o teste da praticabilildade.

4. Alguns Princpios e Convenes Contbeis Aceitos

Entre os vrios princpios e convenes aceitos na atualidade, podemos, para efeito deste livro, destacar os seguintes:

a) Princpios:

1. O da Entidade 2. O da Continuidade 3. O da Oportunidade 4. O do Registro pelo Valor Original 5. O da Atualizao Monetria 6. O da Competncia 7. O da Prudncia b) Convenes (Restries): 1. 2. 3. 4. Consistncia (uniformidade); Conservadorismo (prudncia); Materialidade (relevncia); Objetividade.

1. Princpio da Entidade: reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimnio particular de uma pessoa fsica,independentemente dos patrimnios das pessoas jurdicas individuais, do conjunto de pessoas jurdicas, sem considerar se a finalidade ou no a obteno de lucro. O patrimnio de uma pessoa fsica no se confunde, nem se mistura com o patrimnio da pessoa jurdica em que fizer parte. Na prtica, como exemplo: despesas particulares de pessoas fsicas (administradores, funcionrios e terceiros) no devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores no devem ser confundidos ou registrados na empresa. 2. Princpio da Continuidade: a continuidade ou no de uma Entidade (empresa), bem como a sua vida estabelecida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e avaliao das variaes patrimoniais. Essa continuidade influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsvel. Todas as vezes que forem apresentadas as Demonstraes Contbeis (Balano Patrimonial, DRE, etc) e, nessa data, ser conhecido um fato relevante que ir influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato dever ser divulgado atravs de Nota Explicativa A aplicao desse princpio est intimamente ligada correta aplicao do Princpio da Competncia, pois se relaciona diretamente quantificao dos componentes patrimoniais e formao do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado. Muito cuidado, porm, deve ser observado pelo profissional na observncia desse PFC, uma vez que uma informao no fundamentada poder trazer desastradas conseqncias para a empresa.

3. Princpio da Oportunidade - refere-se ao momento em que devem ser registradas as variaes patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos fsicos e monetrios.Quando se tratar de um fato futuro, o registro dever ser feito desde que tecnicamente estimvel mesmo existindo razovel certeza de sua ocorrncia. So os casos de Provises para Frias, para Contingncias, etc. 4. Princpio do Registro pelo Valor Original /(ou Custo Como Base de Valor) as variaes do patrimnio devem ser registradas pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do pas. Esses valores sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da empresa. 5. Princpio da Atualizao Monetria - refere-se correo monetria proveniente da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional. No representava uma nova avaliao e sim o ajustamento dos valores originais para a data presente, aplicando os indexadores oficiais. Em 01.01.1996, com o sucesso do Plano Real que manteve a inflao brasileira a ndices razoveis e controlveis, foi extinto o procedimento da Correo Monetria. Os Balanos publicados em 31.12.96 j no trazem o reflexo da correo monetria e para fins de comparao com os Balanos de 31.12.95 que a expressavam, foram divulgadas Notas Explicativas esclarecendo a mudana de critrio e os efeitos dessa mudana. O principio da atualizao monetria no impede que a contabilidade levante balanos e demonstraes corrigidas pra efeito de anlise de resultados reais e para as finalidades fiscais (pelas normas legais de correo). 6. Princpio da Competncia - estabelece que as Receitas e as Despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem (Princpio da Confrontao das Despesas com as Receitas), independentemente de recebimento ou pagamento. Prevalece sempre o perodo em que ocorreram. As Receitas so consideradas realizadas (ocorridas): a) nas vendas a terceiros de bens ou servios, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem o compromisso firme de efetiv-lo, quer pela investidura na propriedade do bem vendido, quer pela fruio (usufruto) do servio prestado; b) quando do desaparecimento parcial ou total de um passivo, qualquer que seja o motivo; c) pela gerao natural de novos ativos independentemente da interveno de terceiros.

As Despesas so consideradas incorridas: a) Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferncia de sua propriedade para terceiro; b) pela diminuio ou extino do valor econmico do ativo; c) pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. 7. Princpio da Prudncia - determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das variaes patrimoniais que alterem o PL. Impe a escolha da hiptese de que resulte menor PL, sempre que se apresentarem opes igualmente aceitveis diante dos demais PFCs. Baseia-se na premissa de nunca antecipar lucros e sempre prever possveis prejuzos. A aplicao desse PFC ganha nfase quando devem ser feitas estimativas para definir valores futuros com razovel grau de incerteza. 8. Princpio da Realizao - Como norma geral, a receita reconhecida no perodo contbil em que realizada. A realizao usualmente ocorre quando bens ou servios so fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou de outro elemento ativo. Este princpio tem sido um dos mais visados, principalmente pelos economistas, por julgarem que o processo de produo adiciona valor aos fatores que esto sendo manipulados, o passo que, contabilmente, se verifica apenas uma integrao de fatores, e a receita e, conseqentemente o lucro (ou prejuzo) s ocorrem no ato da venda. O lucro s se realiza no ato da venda.

5. O que so Convenes?

Dentro da ampla margem de liberdade que os princpios permitem ao contador, no registro das operaes, as convenes vm restringir ou limitar ou mesmo modificar parcialmente os contedos dos princpios, definidos mais precisamente seu significado.

1. A Conveno da Consistncia (uniformidade).

Assim, a Conveno da Consistncia nos diz que, uma vez adotado determinado processo, dentre os vrios possveis que podem atender a um mesmo principio geral, ele no devera ser mudado com demasiada freqncia, pois assim estaria sendo prejudicada a comparabilidade dos relatrios contbeis. Se, por exemplo, for adotado o mtodo PEPS para avaliao de estoques, em lugar do UEPS (ambos atendem ao mesmo princpio geral, isto , Custo Como Base de Valor), dever ser usado sempre o mtodo nos outros perodos. E se houver a necessidade inadivel de se adotar outro critrio, esta adoo e seus efeitos no resultado devem ser declarados como nota de rodap dos relatrios, de maneira a cientificar o leitor. Aceitamos como perfeitamente valida esta conveno, pois sua finalidade reduzir a rea de inconsistncia entre relatrios de uma mesma empresa, contribuindo, de certa forma, para um progresso mais rpido rumo padronizao e unificao contbeis, dentro do mesmo setor de atividade. 2. A Conveno do Conservadorismo (prudncia). Esta Conveno consiste em que, por motivos de precauo, sempre que o contador se defrontar com alternativas igualmente vlidas de atribuir valores diferentes a um elemento do ativo (ou do passivo), dever optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo. Se, por exemplo, o valor de mercado do inventrio final de mercadorias for inferior ao valor de custo, devera ser escolhido o valor de mercado, por ser o mais baixo. Esta uma conveno que modifica o principio geral do Custo Como Base de Valor. (Adotada tambm pela nossa atual lei das S.A). A regra Custo ou Mercado o Mais Baixo est intimamente ligada ao conservadorismo. Em outras palavras, o custo base de valor para a contabilidade, mas, se o valor de mercado for inferior ao de custo, adotaremos o valor de mercado. Embora certa dose de conservadorismo, no bom sentido do termo, no seja de todo desprezvel, a adoo irrestrita dessa conveno, em todas as situaes, pode torna-se um meio seguro de impedir o progresso da teoria contbil, criando problemas para as empresas, pois, ao se reverterem as causas que deram origem aplicao do conservadorismo sem abandonar a conveno, perde-se o controle de seus impactos nos resultados.

3. A Conveno da Materialidade (relevncia). Esta Conveno reza que, a fim de evitar desperdcio de tempo e de dinheiro, deve se registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de ateno e na ocasio

oportuna. Por exemplo, sempre que os empregados do escritrio se utilizam papeis e impresso da firma registra-se uma diminuio do ativo da empresa, diminuio esta que poderia, teoricamente ser lanada nos registros contbeis medida de sua ocorrncia. Entretanto, isto no feito, pela irrelevncia da operao, e a despesa s apurada no fim do perodo por diferena de estoques. O julgamento quanto materialidade tambm se relaciona com qual informao devemos evidenciar, cuja excluso dos relatrios publicados poderia levar o leitor a concluses inadequadas sobre resultados e as tendncias da empresa. Normalmente, materialidade e relevncia andam juntas. Entretanto, algo pode ser imaterial de per se, ainda assim, relevante. Por exemplo, se todo ms descobrimos uma diferena de cerca de $1 no Balancete de Verificao do Razo, o fato em si pode ser imaterial, mas, pela repetio pode ser relevante no sentido de apontar eventuais problemas no sistema contbil. O fato de a diferena ter sido pequena pode dever-se ao caso. 4. A Conveno da Objetividade. Esta conveno pode ser explicada da melhor forma possvel atravs do exemplo que, a seguir, ser relatado. Suponha-se que o Contador, para a avaliao de um certo bem, dispusesse de duas fontes, a saber: A fatura relativa compra do bem e o laudo do maior especialista mundial em avaliao. Dever escolher, como o valor de registro, o indicado na fatura. Entre um critrio subjetivo de valor, mesmo pondervel, e outro objetivo, o contador devera optar pela hiptese mais objetiva. A finalidade desta conveno eliminar ou restringir reas de excessivo liberalismo na escolha de critrios, principalmente de valor. Em tese, uma conveno que contm seus mritos. Entretanto, seria necessrio definir de forma mais precisa o que vem ser objetividade. Em suma, nem s o que material, palpvel, tem a qualidade de ser objetivo. Mesmo porque objetividade atribuda a tais elementos uma imagem criada pela nossa mente, que se utiliza, assim, do julgamento. Portanto, um julgamento pode ser objetivo tambm, profissionalmente.

CAPITULO 2 - LALUR

1. O que vem a ser o Livro de Apurao do Lucro Real (Lalur)?

O Livro de Apurao do Lucro Real, tambm conhecido pela sigla Lalur, um livro de escriturao de natureza eminentemente fiscal, criado pelo Decreto Lei n 1.598, de 1977, conforme previso do 2 do art. 177 da Lei n 6.404, de 1976, e alteraes posteriores, e destinado apurao extracontbil do lucro real sujeito tributao pelo imposto de renda em cada perodo de apurao, contendo, ainda, elementos que podero afetar os resultados de perodos futuros. Notas: 1) A companhia observar exclusivamente no Lalur, sem qualquer modificao da escriturao mercantil e das demonstraes reguladas pela lei comercial (Lei n 6.404, de 1976), as disposies da lei tributria que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilizao de mtodos ou critrios contbeis diferentes ou determinem registros, lanamentos ou ajustes; 2) As alteraes introduzidas pela Lei n 11.638, de 2007, e pelos arts. 37 e 38 da Lei n 11.941, de 2009, que modifiquem o critrio de reconhecimento de receitas, custos e despesas computadas na apurao do lucro lquido do exerccio definido no art. 191 da Lei n 6.404, de 1976, no tero efeitos para fins de apurao do lucro real da pessoa jurdica sujeita ao Regime Tributrio de Transio (RTT), devendo ser considerados, para fins tributrios, os mtodos e critrios contbeis vigentes em 31 de dezembro de 2007; 3) Aplica-se o disposto no item anterior s normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM), com base na competncia conferida pelo 3 do art. 177 da Lei n 6.404, de 1976, e pelos demais rgos reguladores que visem a alinhar a legislao especfica com os padres internacionais de contabilidade; 4) Na ocorrncia de disposies da lei tributria que conduzam ou incentivem a utilizao de mtodos ou critrios contbeis diferentes daqueles determinados pela Lei n 6.404, de 1976, com as alteraes da Lei n 11.638, de 2007, e dos arts. 37 e 38 da Lei n 11.941, de 2009, e pelas normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) com base na competncia conferida pelo 3 do art. 177 da Lei n 6.404, 2 de 1976, e demais rgos reguladores, a pessoa jurdica sujeita ao Regime Tributrio de Transio (RTT) dever adotar o procedimento previsto no art. 17 da Lei n 11.941, de 2009, e fazer uso do Controle Fiscal Contbil de Transio (FCONT), institudo pelo art. 7 da Instruo Normativa RFB n 949, de 2009. Normativo: Lei das S.A. Lei n 6.404, de 1976, art. 177, 2, com a alterao introduzida pela Lei n 11.941, de 2009, arts. 37 e 38; e RIR/1999, art. 262.

2. Quem est obrigado escriturao do Lalur?

Esto obrigadas escriturao do Lalur todas as pessoas jurdicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, inclusive aquelas que espontaneamente optarem por esta forma de apurao.

3. Como composto o Lalur?

O Lalur, cujas folhas so numeradas tipograficamente, composto de duas partes, com igual quantidade de folhas cada uma,reunidas em um s volume encadernado, a saber: a) Parte A, destinada aos lanamentos de ajuste do lucro lquido do perodo (adies,excluses e compensaes), tendo como fecho a transcrio da demonstrao do lucro real; e b) Parte B, destinada exclusivamente ao controle dos valores que no constem da escriturao comercial, mas que devam influenciar a determinao do lucro real de perodos futuros.

4. Como ser feita a escriturao do Lalur?

Na sua Parte A, a escriturao ser feita em ordem cronolgica, folha aps folha, sem intervalos nem entrelinhas, encerrada, perodo a perodo, com a transcrio da demonstrao do lucro real. A escriturao de cada perodo se completa com a assinatura do responsvel pela pessoa jurdica e de 3 contabilista legalmente habilitado. Na sua Parte B, a escriturao ser feita utilizando uma folha para cada conta ou fato que requeira controle individualizado. Notas: Completada a utilizao das pginas destinadas a uma das partes do livro, a outra parte ser encerrada mediante cancelamento das pginas no utilizadas, prosseguindose a escriturao, integralmente, em livro subsequente.

5. O que dever conter a Parte A do Lalur?

A Parte A do Lalur dever conter: 1) os lanamentos de ajuste do lucro lquido do perodo, que sero feitos com individuao e clareza, indicando, quando for o caso:

a) a conta ou subconta em que os valores tenham sido registrados na escriturao comercial, assim como o livro e a data em que foram efetuados os respectivos lanamentos; ou b) os valores sobre os quais a adio ou a excluso foi calculada, quando se tratar de ajuste que no tenha registro correspondente na escriturao comercial; Notas: O lanamento feito indevidamente ser estornado mediante lanamento subtrativo na prpria coluna em que foi lanado, com o valor indicado entre parnteses, de tal forma que a soma das colunas Adies e Excluses coincida com o total registrado nos itens de Adies e Excluses + Compensaes da demonstrao do lucro real. 2) aps o ltimo lanamento de ajuste do lucro lquido do perodo, necessariamente na data de encerramento deste (seja trimestral ou anual), ser transcrita a demonstrao do lucro real, que dever conter: a) o lucro ou prejuzo lquido constante da escriturao comercial, apurado no perodo de apurao; b) as adies ao lucro lquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das adies; c) as excluses do lucro lquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das excluses; d) subtotal, obtido pela soma algbrica do lucro ou prejuzo lquido do perodo com as adies e excluses; e) as compensaes que estejam sendo efetivadas no perodo, e cuja soma no poder exceder a trinta por cento do valor positivo do subitem 2.d; e f) o lucro real do perodo, ou o prejuzo fiscal do perodo compensvel em perodos subsequentes. Normativo: IN SRF n 28, de 1978.

6. O que dever conter a Parte B do Lalur?

Na Parte B do Lalur sero mantidos os registros de controle de valores que, pelas suas caractersticas, integraro a tributao de perodos subsequentes, quer como adio, quer como excluso ou compensao. Como exemplos, podem ser citados: a) adies: receitas de variaes cambiais diferidas at o momento de sua realizao, ressaltandose que essas receitas, apropriadas na contabilidade pelo regime de competncia, so inicialmente excludas no Lalur e, quando realizadas, so adicionadas nesse livro; receitas de desgios de investimentos avaliados por equivalncia patrimonial diferidos at a realizao daqueles investimentos; e valores relativos depreciao acelerada incentivada;

b) excluses: custos ou despesas no dedutveis no perodo de apurao em decorrncia de disposies legais ou contratuais; despesas de variaes cambiais diferidas at o momento de sua realizao; e despesas de gios amortizados de investimentos avaliados por equivalncia patrimonial diferidos at a realizao daqueles investimentos; e c) compensaes: prejuzos fiscais de perodos de apurao anteriores, sejam operacionais ou no operacionais, de perodos anuais ou trimestrais, segundo o respectivo regime. Embora no constituam valores a serem excludos do lucro lquido, mas dedutveis do impostos devido, devero ser mantidos controles dos valores excedentes, utilizveis no clculo das dedues nos anos subsequentes, dos incentivos fiscais, tais como programas de alimentao do trabalhador. Notas: 1) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187,IV, da Lei n 6.404, de 1976, a designao receitas e desp esas no operacionais foi substituda pela denominao outras receitas e outras despesas; 2) O disposto no inciso IV do art. 187 da Lei n 6.404, de 1976, com a redao dada pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37, no altera o tratamento dos resultados operacionais e no operacionais para fins de apurao e compensao de prejuzos fiscais. Normativo: RIR/1999, art. 582; e IN SRF n 28, de 1978.

7. Em que poca devem serfeitos os lanamentos no Lalur?

Os lanamentos no Lalur devem ser feitos segundo o regime de apurao adotado pelo contribuinte, como a seguir: a) Lucro Real Trimestral: na Parte A, os ajustes ao lucro lquido do perodo sero feitos no curso do trimestre, ou na data de encerramento deste, no momento da determinao do lucro real. Na Parte B, concomitantemente com os lanamentos de ajustes efetuados na Parte A, ou ao final do perodo de apurao. b) Lucro Real Anual: se forem levantados balanos ou balancetes para fins de suspenso ou reduo do imposto de renda, as adies, excluses e compensaes computadas na apurao do lucro real devero constar, discriminadamente, na Parte A, para elaborao da demonstrao do lucro real do perodo em curso, no cabendo nenhum registro na Parte B. Ao final do exerccio, com o levantamento do Lucro Real Anual, devero ser efetuados todos os ajustes do lucro lquido do perodo na Parte A, e os respectivos lanamentos na Parte B.6

8. admitida a escriturao do Lalur por sistema de processamento eletrnico de dados?

Sim. O Lalur poder ser escriturado mediante a utilizao de sistema de processamento eletrnico de dados, em formulrios contnuos, cujas folhas devero ser numeradas em ordem sequencial, mecnica ou tipograficamente, e conter termos de abertura e de encerramento. Normativo: RIR/1999, arts. 255 e 263; IN SRF n 68/1995; e Portaria Cofis n 13, de 1995.

9. Em que repartio deve serregistrado o Lalur?

dispensado o registro do Lalur em qualquer rgo ou repartio.

Normativo: IN SRF n 28, de 1978, subitem 1.3.

10. O Lalur est dispensado de qualquer autenticao?

No. Embora dispensado de registro ou autenticao por rgo oficial especfico, o Lalur dever conter, para que surta seus efeitos perante a fiscalizao federal, termos de abertura e de encerramento, datados e assinados por representante legal da empresa e por contabilista legalmente habilitado. Normativo: IN SRF n 28, de 1978, subitem 1.3.

11. H necessidade de apresentar o Lalur juntamente com a declarao? No. Todavia, considerase no apoiada em escriturao a declarao entregue sem que estejam lanados, no Lalur, os ajustes do lucro lquido, a demonstrao do lucro real e os registros correspondentes nas contas de controle.

12. Como escriturar o prejuzo no Lalur? Qual sua correlao com o prejuzo registrado na contabilidade? Para melhor compreenso da questo, devese salientar que existem dois prejuzos distintos: o prejuzo contbil, apurado pela contabilidade na demonstrao do resultado do exerccio, e o prejuzo fiscal, apurado na demonstrao do lucro real.

A absoro dos prejuzos contbeis segue as determinaes da legislao societria, enquanto as regras de compensao dos prejuzos fiscais so determinadas pela legislao do imposto de renda. Logo, o prejuzo compensvel, para efeito de tributao, o que for apurado na demonstrao do lucro real de determinado perodo, obedecendo s normas da legislao do imposto de renda. Esse prejuzo (fiscal) o que ser registrado na Parte B do Lalur, para compensao nos perodos de apurao subsequentes, independentemente da compensao ou absoro de prejuzo contbil. Seu controle ser efetuado exclusivamente na Parte B, com utilizao de conta (folha) distinta para o prejuzo correspondente a cada perodo. A utilizao desse prejuzo (fiscal) para compensao com lucro real apurado posteriormente em perodos de apurao subsequentes poder ser efetuada, total ou parcialmente, independentemente de prazo, devendo ser observado apenas, em cada perodo de apurao, o limite de trinta por cento do respectivo lucro lquido ajustado (lucro lquido do perodo + adies excluses). O valor utilizado levado a dbito na conta de controle (Parte B) e transferido para a Parte A do livro, com vistas a ser computado na demonstrao do lucro real, na qual ser registrado como compensao.

13. Existe prazo para a compensao de prejuzos fiscais?

No. De acordo com a legislao fiscal, no h prazo para a compensao de prejuzos fiscais, mesmo relativamente queles apurados anteriormente edio da Lei n 8.981, de 1995, com as alteraes da Lei n 9.065, de 1995. Entretanto, a compensao est condicionada manuteno dos livros e documentos exigidos pela legislao fiscal, comprobatrios da existncia do prejuzo fiscal utilizado. Normativo: RIR/1999, art. 510.

14. Existe limite para a compensao de prejuzos fiscais?

Sim. Para efeito de determinar o lucro real, o lucro lquido ajustado pelas adies e excluses previstas ou autorizadas pela legislao do imposto de renda s poder ser reduzido em, no mximo, trinta por cento de seu valor. Normativo: RIR/1999, art. 510.

15. A lei faz distino entre a compensao de prejuzos operacionais e no operacionais?

Sim. O art. 31 da Lei n 9.249, de 1995, estabeleceu restries compensao de prejuzos no operacionais, os quais somente podero ser compensados com lucros de mesma natureza, observandose o limite legal de compensao. No perodo de apurao correspondente, os resultados no operacionais, positivos ou negativos, integraro o lucro real. Notas: 1) Os resultados no operacionais de todas as alienaes ocorridas durante o perodo devero ser apurados englobadamente; 2) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187,IV, da Lei n 6.404, de 1976, a designao receitas e despesasno operacionais foi substituda pela denominao outras receitas e outras despesas; 3) O disposto no inciso IV do art. 187 da Lei n 6.404, de 1976, com a redao dada pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37, no altera o tratamento dos resultados operacionais e no operacionais para fins de apurao e compensao de prejuzos fiscais. Normativo: Lei das S.A. Lei n 6.404, de 1976, art. 187,IV, com a alterao introduzida pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37; Lei n 11.941, de 2009, art. 60; RIR/1999, arts. 420 e 511; e IN SRF n 11, de 1996, art. 36.

16. Em quais casos deve ser efetuada a segregao dos prejuzos no operacionais para compensao com resultados positivos no operacionais?

A separao em prejuzos no operacionais e em prejuzos das demais atividades somente ser exigida se, no perodo, forem verificados, cumulativamente, resultados no operacionais negativos e prejuzo fiscal. Notas: 1) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187,IV, da Lei n 6.404, de 1976, a designao receitas e despesas no operacionais foi substituda pela denominao outras receitas e outras despesas; 2) O disposto no inciso IV do art. 187 da Lei n 6.404, de 1976, com a redao dada pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37, no altera o tratamento dos resultados

operacionais e no operacionais para fins de apurao e compensao de prejuzos fiscais. Normativo: Lei das S.A. Lei n 6.404, de 1976, art. 187,IV, com a alterao introduzida pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37; Lei n 11.941, de 2009, art. 60; e IN SRF n 11, de 1996, art. 36, 4.

17. Para fins da legislao fiscal, o que se considera prejuzo no operacional? Para fins da legislao fiscal, considerase prejuzo no operacional o resultado negativo obtido na alienao de bens e/ou direitos do ativo permanente. O resultado da alienao de bens do ativo permanente corresponde diferena entre o valor pelo qual o bem ou direito houver sido alienadoe o seu valor contbil. Notas: 1) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 178, 1, da Lei n 6.404, de 1976, o subgrupo do ativo permanente foi inserido no grupo do ativo no circulante, sendo substitudo pelos subgrupos de investimentos, imobilizado e intangvel; 2) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187,IV, da Lei n 6.404, de 1976, a designao receitas e despesas no operacionais foi substituda pela denominao outras rece itas e outras despesas; 3) O disposto no inciso IV do art. 187 da Lei n 6.404, de 1976, com a redao dada pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37, no altera o tratamento dos resultados operacionais e no operacionais para fins de apurao e compensao de prejuzos fiscais. Normativo: Lei das S.A. Lei n 6.404, de 1976, arts. 178, 1, e 187,IV, com as alteraes introduzidas pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37; Lei n 11.941, de 2009, art. 60; RIR/1999, art. 511, 1; e IN SRF n 11, de 1996, art. 36, 1 e 2.

18. H alguma exceo aplicao das regras relativas comparao e distino entre os prejuzos fiscais das demais atividades e os prejuzos fiscais no operacionais para efeito de compensao?

Sim. Para fins de compensao de prejuzos fiscais, no se consideram prejuzos no operacionais as perdas decorrentes de baixa de bens ou direitos do ativo permanente em virtude de se terem tornado imprestveis, obsoletos ou em desuso, ainda que posteriormente venham a ser alienados como sucata.

Notas: 1) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 178, 1, da Lei n 6.404, de 1976, o subgrupo do ativo permanente foi inserido no grupo do ativo no circulante, sendo substitudo pelos subgrupos de investimentos, imobilizado e intangvel. 2) Com a edio da Lei n 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187,IV, da Lei n 6.404, de 1976, a designao receitas e despesas no operacionais foi substituda pela denominao outras receitas e outras despesas; 3) O disposto no inciso IV do art. 187 da Lei n 6.404, de 1976, com a redao dada pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37, no altera o tratamento dos resultados operacionais e no operacionais para fins de apurao e compensao de prejuzos fiscais. Normativo: Lei das S.A. Lei n 6.404, de 1976, arts. 178, 1, e 187,IV, com as alteraes introduzidas pela Lei n 11.941, de 2009, art. 37; Lei n 11.941, de 2009, art. 60; RIR/1999, art. 511, 2; e IN SRF n 11, de 1996, art. 36, 12;

CAPITULO 3 - A criao do CPC

1. ORIGEM O Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC) foi idealizado a partir da unio de esforos e comunho de objetivos das seguintes entidades: - ABRASCA; - APIMEC NACIONAL; - BOVESPA; - Conselho Federal de Contabilidade; - FIPECAFI; e - IBRACON. Em funo das necessidades de: - convergncia internacional das normas contbeis (reduo de custo de elaborao de relatrios contbeis, reduo de riscos e custo nas anlises e decises, reduo de custo de capital);

- centralizao na emisso de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);

- representao e processo democrticos na produo dessas informaes (produtores da informao contbil, auditor, usurio, intermedirio, academia, governo).

2. CRIAO E OBJETIVO Criado pela Resoluo CFC n 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emisso de Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgao de informaes dessa natureza, para permitir a emisso de normas pela entidade reguladora brasileira, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais".

3. CARACTERSTICAS BSICAS - O CPC totalmente autnomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 de seus membros;

- O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessria; - As seis entidades compem o CPC, mas outras podero vir a ser convidadas futuramente; - Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, no auferem remunerao. Alm dos 12 membros atuais, sero sempre convidados a participar representantes dos seguintes rgos: - Banco Central do Brasil; - Comisso de Valores Mobilirios (CVM); - Secretaria da Receita Federal; - Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP). Outras entidades ou especialistas podero ser convidados. Podero ser formadas Comisses e Grupos de Trabalho para temas especficos. Os Pronunciamentos Tcnicos sero obrigatoriamente submetidos a audincias pblicas. As Orientaes e Interpretaes podero, tambm, sofrer esse processo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

IUDCIBUS, S. DE; MARTINS, E.; KANITZ, S. C; Contabilidade Introdutria. So Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

FEDERAL, RECEITA (2012). Escriturao - Capitulo VII. (On-line). RECETA FAZENDA. Disponvel: http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/pergwwwuntao/dipj2012/CapituloVIIEscrituracao2012.pdf, (25 de Setembro de 2013).

Das könnte Ihnen auch gefallen