Sie sind auf Seite 1von 1

SUBSTITUIO DO USO DA CAL CALCTICA PELA CAL DOLOMTICA EM FORNOS ELTRICOS A ARCO

[1]

Daniela dos Reis Simes, [2]Rafaela Bissoli, [3]Csar Alves da Silva Leandro. [1] [2] [3] FATEC Pindamonhangaba - Metalurgia daniela.simoes@villares.com.br / cesar.leandro@villares.com.br

No processo de fuso da sucata realizado no Forno Eltrico, utiliza-se rotineiramente a cal calctica como fundente da carga. Este tipo de material apresenta-se rico em CaO (aproximadamente 94 %), fornecendo este xido para as reaes de desfosforao e regulando a basicidade da escria. Entretanto estudase neste trabalho a viabilidade em substituir a cal calctica por um outro tipo de fundente de menor custo que garanta boa desfosforao e que possa tambm trazer algumas vantagens. Apresentamos ento a cal dolomtica que mesmo com menor poder desfosforante, pois apresenta apenas 35% de CaO, garante a boa qualidade do ao. Este fato d-se pelo alto teor de FeO na escria que proporciona um banho altamente oxidado, fornecendo oxignio, mas no atuando como diluente da CaO. A garantia de menor consumo de refratrio do forno com a utilizao deste tipo de fundente ocorre devido compatibilidade do material de revestimento do FEA com o elemento predominante da cal (cerca de 32% de MgO). Alm desses fatores, a cal dolomtica possui a vantagem de gerar partculas de segunda fase que atuam como stios de nucleao de bolhas de gs, otimizando a formao de escria espumante e mantendo-a ativa por mais tempo durante a fuso e o refino do ao. A participao do Forno Eltrico a Arco (EAF) para produo de ao no mundo vem crescendo substancialmente nas ltimas dcadas. Com isso exigese um constante desenvolvimento e aprimoramento das tcnicas e prticas utilizadas, como o uso adequado de fundentes (cal) que garantam a basicidade e viscosidade da escria, diminuam o consumo de refratrio do forno e proporcionem boa desfosforao e dessulfurao do ao.

1. Resumo

Durante a transio, analisou-se a composio qumica, basicidade e viscosidade da escria e acompanhou-se o consumo de refratrio, comparando a massa de MgO na escria com a massa deste xido adicionado pela cal, sendo possvel ento determinar a massa de MgO proveniente do refratrio. SAMPAIO,J.A.; ALMEIDA, S.L.M. Calcrio e Dolomtico, Captulo 15(2005) apresentam dados que caracterizam as diferenas mineralgicas e propriedades fsicas da cal calctica e da cal dolomtica. A descrio do uso desse fundente na indstria metalrgica tambm se faz importante quando os autores destacam as funes de escorificar impurezas, diminuir a temperatura de fuso da carga e prolongar o tempo de espumao da escria. LEANDRO, C.A.S.. detalha a produo de ao em Fornos Eltricos a Arco citando as possveis variveis durante o processo de fuso, que correlacionado com a mudana do fundente utilizado, impacta diretamente na qualidade e custo do processo.

4. Reviso da Literatura

2. Introduo

A concluso do trabalho bastante promissora, pois apresenta otimizao de custo no processo de fuso por contribuir para melhora da confeco de escria espumante, acarretando diretamente na reduo de perda de calor para as paredes do FEA, incremento na transferncia de energia do arco para o banho, decrscimo das flutuaes de energia e voltagem, reduo do consumo de eletrodos e diminuio da agresso do material refratrio do forno. Essa foi a primeira etapa de um trabalho que pode se estender tambm para a fase de Refino Secundrio no Forno Panela, focando as etapas de dessulfurao e desfosforao. SAMPAIO,J.A.; ALMEIDA, S.L.M. Calcrio e Dolomtico, Captulo 15. Rio de Janeiro: Dezembro,2005 LEANDRO, C.A.S.. Fabricao de ao em Fornos Eltricos a Arco, Captulo 6. So Paulo.

5. Consideraes finais

Inicialmente adquiriu-se 150 toneladas de cal dolomtica afim de que a mesma fosse utilizada gradativamente nas corridas piloto. Determinou-se que os testes seriam realizados em trs etapas, sendo a primeira com uso de 25% de cal dolomtica, a segunda com uso de 50% e a terceira com uso de 75% do total de fundente da carga.

3. Materiais e mtodos

5. Referncias

_____________________________________
[1] [2]

Graduanda em Tecnologia em Metalurgia. Graduanda em Tecnologia em Metalurgia. [3] Doutor em Engenharia Metalrgica.

Das könnte Ihnen auch gefallen