Sie sind auf Seite 1von 14

O CONCEITO DE POLIFONIA EM BAKHTIN O TRAJETO POLIFNICO DE UMA METFORA

Artur Roberto Roman *


Queiramos ou no, as metforas seduzem a razo. So imagens particulares e remotas que insensivelmente se convertem em esquemas gerais. (Bachelard-1948:93)

INTRODUO
polifonia um conceito muito caro lingstica contempornea. Utilizada metaforicamente por Bakhtin, na anlise da obra de Dostoivski, e por Lacan, na caracterizao do inconsciente, participa hoje do acervo conceptual de diversos ramos da cincia da linguagem. A leitura de variados trabalhos que abordam a questo da polifonia em lingstica mostra que no h, no entanto, homogeneidade em sua aplicao. Juntamente com a tendncia redutora, h aqueles que ampliam o conceito, chegando a adulter-lo. O objetivo deste trabalho 6 recuperar o sentido da polifonia trazido da msica medieval e mostrar a sua aplicao dentro do corpo terico desenvolvido por Bakhtin, bem como apontar improcedencias na tentativa de aproximao de linhas tericas, atravs da articulao dessa metfora.

* Aluno de Ps-Graduao, Mestrado em Lingstica de Lngua Portuguesa - UFPR.

Letras,Curitiba,n.41-42,p.1 9 5 - 2 0 5 . 1 9 9 2 - 9 3 . E d i t o r ada UFPR

195

ROMAN, A.R. O conceito de polifonia

POLIFONIA NA MSICA
Polifonia o nome dado a um estilo de msica que se desenvolveu na Idade Mdia. Embora no haja unanimidade entre os estudiosos com respeito origem da polifonia, no parece haver dvidas quanto s suas razes populares e tambm quanto sua oposio ao canto mondico da Igreja, o canto gregoriano.1 Os primeiros documentos descrevendo rudimentos de polifonia datam do sculo IX. No Organum, canto popular que comea a aparecer a partir desse periodo, acrescenta-se ao canto mondico, unssono, uma segunda voz. Cantado, portanto, pelo menos por dois cantores, cada nota da melodia principal contracantada por uma nica nota da voz superior. Essas melodias eram escritas na poca sob a forma de pontos, da o sentido original da palavra contraponto: ponto contra ponto. Datam do incio do sculo XII os primeiros documentos de uma polifonia de duas vozes em que a independncia rtmica (durao das notas e acento das palavras) vai aparecer. A segunda voz passa a rebater nota por nota a melodia do cantocho em movimentos no apenas paralelos, mas variados, contrrios, oblquos. A partir da chamada Escola de Notre-Dame de Paris, no perodo gtico, passaram a desenvolver-se vrias outras formas musicais polifnicas, com estruturas em que a contestao ao canto gregoriano levada a um grau ainda muito mais radical. A grande forma polifnica desse perodo um gnero de composio em que as palavras determinam as linhas meldicas; logo se chamou a este gnero de composio motero (de mot - palavra). Pelos meados do sculo XIII, as vozes dos motetos passam a se diferenciar, tanto rtmica como meldicamente. Essa independncia das vozes vai permitir que no s uma melodia trovadoresca e um canto gregoriano apaream simultaneamente numa mesma pea, mas tambm que uma das vozes cante um hino em latim, enquanto outra canta uma cano em francs. Essa ausncia de identidade entre as linhas meldicas, que se cruzam constantemente, permite formar um verdadeiro tranado de linhas
1 Tanto o canto gregoriano, quanto a polifonia so cantos modais. As msicas modais so reiterativas, repetitivas e montonas. Seu desenvolvimento circular em tomo de uma tnica fixa. Nessa circularidade esttica, em tomo de um eixo harmnico fixo, a melodia modal caminha para o que Wisnik chama de um "no-tempo", ou seja, "um tempo circular do qual difcil sair, depois que se entra nele, porque sem fim." (Wisnik-1989, p.36)

208

Lelras,Curitiba,n.41 -12,p,207-220,1992-93.Editora da UFPR

ROMAN, A.R. O conceito de polifonia

independentes, num claro contraste com a uniformidade e a planura do cantocho, o canto gregoriano. A individualizao das partes, no que se refere ao texto, tambm vai se tomando mais acentuada. H motetos em que uma voz canta um louvor a Virgem Maria, enquanto outra propaga as belezas de uma prostituta. Nessa politextualidade, linguagens diferentes se interpenetram, confrontando-se o erudito e o popular, o sacro e o profano. A politextualidade, que um aspecto essencial do moteto, bem como a independncia total, tanto meldica comortmica,entre as vozes, ser uma constante atravs dos sculos da era gtica e uma caracterstica definidora dessa modalidade de polifonia. A polifonia era uma linguagem dinmica e mutvel, flutuante e ativa, apropriada, portanto, para expressar a percepo carnavalesca do mundo, que possua o homem medieval,2 oposta a qualquer idia de acabamento e perfeio, que caracterizava o canto gregoriano.

HOMOFONIA NA MSICA
A partir do sculo XIV (Ars Nova), a evoluo do sistema de notao musical vai permitir uma maior complexidade nas composies polifnicas, levando a um gradual afastamento de suas razes populares. O cada vez mais intrincado entrelaamento das vozes vai tomar impossvel o entendimento das palavras, o que acaba por preocupar no s o Clero, (que, incapaz de combat-la, j havia incorporado a polifonia), como tambm os compositores no ligados Igreja, desejosos de exprimir atravs de palavras inteligveis, o sentido emocional dos textos musicados. O Concilio de Trento (1583), no bojo da Contra-Reforma, d as bases para que a Igreja passe a privilegiar na msica o estilo homofnico, ao invs da polifonia. Isto porque na homofonia um mesmo texto cantado simultaneamente por todas as vozes, o que possibilita uma apresentao mais clara das palavras, tocando mais os fiis. (Wisnik, 1989, p.l 17/19). A preocupao com a inteligibilidade do texto vai permitir a observao da relao vertical entre as vozes, e essa percepo da combinao de sons simultneos desenvolveria o sentimento de harmonia.

2 Para uma melhor compreenso do pensamento do homem medieval e da cultura popular da Idade Mdia, ver Bakhtin-1987.

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93. Editora da UFPR

209

ROMAN, A.R. O conceito de polifon

Enquanto polifonia uma multiplicidade de vozes independentes, imiscveis e superpostas cantando textos variados, homofonia so vrias vozes cantando simultaneamente o mesmo texto, subordinadas harmonia que garante a unidade musical atravs dos acordes. Incorporando paulatinamente a homofonia, o sistema tonai vai se consolidar ao longo dos sculos XVI, XVII estabelecendo-se definitivamente por volta de 1700.3

POLIFONIA NA LITERATURA
Bakhtin desenvolve o conceito de polifonia em Problemas da Potica de Dostoivski (PPD). Segundo Bakhtin, caracterstica do romance ser plurivocal. Estudando Dostoivski, Bakhtin observou que o seu discurso romanesco no apenas plurivocal - h algo mais alm dessa plurivocidade: as vozes dos personagens apresentam uma independncia excepcional na estrutura da obra. Como diz Bakhtin, " como se soassem ao lado da palavra do autor". Observou mais que as mltiplas conscincias que aparecem no romance mantm-se equipolentes, ou seja, em p de absoluta igualdade, sem se subordinarem conscincia do autor. Tambm os mundos que povoam os seus romances se combinam numa unidade de acontecimento, porm mantendo a sua imiscibilidade. Ao enfatizar o carter dialgico aberto do universo artstico de Dostoivski, Bakhtin destaca outra caracterstica de seu estilo: a inconclusibilidade. Na trama construda por Dostoivski, no h uma superao dialtica entre a multiplicidade de conscincia que povoa os seus romances; os problemas e as contradies no se resolvem, continuam "irremediavelmente contraditrios" (Bakhtin-1981, p.24). O romance polifnico de Dostoivski no tem uma apoteose. Esses procedimentos artsticos especiais de construo do romance de Dostoivski - a inconclusibilidade temtica, a independncia, imiscibilidade e eqipolncia das vozes - vo mostrar uma estreita similitude com as caractersticas da polifonia medieval, da a utilizao da metfora.
3 A melodia tonal elaborada em tomo de acordes, no se fixa em uma tnica. Contrape tnica outras notas, a dominante a subdominante, (existe uma hierarquia entre as notas!) que ensejam novos acordes com novas possibilidades meldicas. Na msica tonai h um movimento progressivo, que vai evoluindo buscando uma resoluo. Ao contrrio da msica modal, ela apresenta um " f u n d a m e n t o dinmico, progressivo, teleolgico, perspectivistico."(Wisnik-1989, p. 106)

210

Lctras,Curitiba,n.4l-42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

ROMAN, A.R. O conceito de polifonia

Nessa obra, Bakhtin discorda da comparao que Komarvitch faz entre a polifonia de Dostoivski e a combinao contrapontstica de vozes da fuga.4 Diz Komarvitch, citado por Bakhtin, que a unidade artstica do romance dostoievskiano se faz, assim como as vozes da fuga, mediante a subordinao teleolgica dos elementos constitutivos da obra (romance ou msica). Bakhtin diz ser incorreta essa interpretao. Explica que a essncia da polifonia consiste justamente no fato de que as vozes permanecem independentes e, como tais, combinam-se numa unidade de ordem superior da homofonia, sem a "subordinao teleolgica". Leonid Grossman, a quem Bakhtin faz referncia em PPD, crtico literrio russo dedicado ao estudo de Dostoivski, no ensaio Dostoivski Artista tambm ressaltava o carter musical da composio de Dostoivski:
A lei de composio da obra de Dostoivski poderia ser representada grficamente, c o m o uma horizontal do entrecho em desenvolvimento, interceptada pelas verticais dos episdios tumultuosos, que erguem a ao para a altura, e que parecem transport-la para u m novo plano, onde a linha do argumento, paralela primeira, em breve tambm se precipitar para o alto, em virtude da exploso de uma nova ocorrncia i n c o m u m . Obtm-se uma linha de composio e m degraus, que n o cessa de elevar o entrecho at a sua concluso definitiva, na catstrofe final c na catarse concludente. (Grossman-1967, p. 36)

Essa resoluo catrtica, alm da dinmica progressiva, so caractersticas do tonalismo, o que afasta a comparao da polifonia gtica. Grossman, quando destaca a "estrutura polifnica" da obra de Dostoivski, com certeza, no se refere polifonia modal. Tanto que sua anlise do mtodo composicional de Dostoivski se fixa especialmente nos elementos constitutivos de sua obra, sem enfatizar a relao entre as vozes no romance. Komarvitch, Grossman e Bakhtin falam de polifonias diferentes. A dos primeiros a polifonia tonai que busca uma resoluo final; a de Bakhtin a polifonia medieval gtica, modal, inconclusa.

4 A fuga polifnica tambm, mas diferente do moteto. Sua expresso maior foi Bach. A polifonia de Bach construda dentro do espao tonal(Kiefer-1976). Talvez Komarvitch preferisse colocar ao lado de Dostoivski um grande nome como Bach, do que comparar a sua composio com os motetos populares da Idade Mdia!

Letras,Curitiba,n.4 l-42,p.207-220,1992-93. Editora da UFPR

211

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

POLIFONIA E C ARNAVALIZAO
A polifonia de Dostoivski vincula-se mais fortemente polifonia gtica, quando analisados os aspectos de camavalizao de seu romance.5 A imagem carnavalesca tende a abranger os dois membros da anttese: nascimento-morte, mocidade-velhice, alto-baixo, face-traseira, elogioimproprio, afirmao-negao, trgico-cmico, etc. Segundo Bakhtin, assim que se pode definir o prprio princpio da obra de Dostoivski: "Tudo em seu mundo vive em plena fronteira com o seu contrrio."(Bakhtin-1981, p. 153) V-se que a polifonia gtica do moteto e no outra, o estilo adequado para expressar esse princpio carnavalesco da obra de Dostoivski, ou seja, essa multiplicidade dc vozes, essas diferenas, ambigidades, "num franco processo de mixagem de vozes, textos, lnguas, ritmos e ndices sociais..."(Wisnik-1989, p. 112)

HOMOFONIA NA LITERATURA
Bakhtin coloca o gnero essencialmente novo do romance polifnico criado por Dostoivski em oposio s formas j constitudas do romance europeu, principalmente do romance monolgico (homofnico). O exemplo que cita de romance homofnico Tolsti.6 Aqui a metfora musical utilizada por Bakhtin bem ilustrativa: no romance homofnico ou monolgico, as vozes perdem a sua imiscibilidade e as conscincias se tornam dependentes da conscincia una do autor.

5 Bakhtin denomina de camavalizao da literatura a transposio para a literatura da linguagem simblica (concreto-sensorial) das festas populares ritualsticas, de base carnavalesca. Estes festejos, embora apresentem variaes de natureza cultural e histrica, caracterizam-se fundamentalmente pela inverso da ordem habitual da vida, quando as regras sociais e as proibies so suspensas e o mundo " virado s avessas". Ver PPD, p. 105 a 155 e Bakhtin-1987. 6 Kothe (1981) afirma, em sua critica Bakhtin, que o romance de Tolsti to polifnico quanto o de Dostoivski. Neste nosso trabalho no est em questo a anlise literria feita por Bakhtin, mas somente a aplicao que faz da metfora musical.

212

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

POLIFONIA NA PSICANLISE
A psicanlise vai buscar tambm na msica o modelo para explicar a manifestao do inconsciente:
Se ns utilizarmos uma comparao de ordem musical, o canto d o inconsciente n o o c o n t r a c a n t o d e u m a f u g a ou os harmnicos de uma linha meldica: o canto do inconsciente a msica de jazz ouvida, tendo por detrs u m quarteto de Haiden, vindo de u m rdio mal sintonizado. (S.Leclaire.a ralit du dsir. Apud Authier-Revuz-1987, p. 135)

E conclui Leclaire:
dentro do desenvolvimento de uma s cadeia material, se escuta ao m e s m o tempo diversos discursos sem que exista qualquer terreno de interpretao entre eles. (S.Leclaire et D. Levy. Le port de Djakarta. Apud Authier-Revuz-1987, p. 135)

Embora a tenha to bem caracterizado, Leclaire no utiliza o termo polifonia. Lacan, apoiado nos estudos de Saussure sobre os anagramas,7 que vai explicitamente utilizar a metfora:
a linearidade que F. de Saussure considera c o m o constituinte da cadeia do discurso, conforme a sua emisso por u m a nica voz e na horizontal, onde se inscreve e m nossa escrita, se ela c necessria de fato, no suficiente (...) basta escutar a poesia, o que era sem dvida o caso de Saussure para que a se faa ouvir uma polifonia, e ver que todo discurso alinha-se sobre as vrias pautas de uma partitura (1978, p. 233-4).

Lacan refora a analogia com a noo do contraponto musical:


No h, c o m efeito, nenhuma cadeia significante que no sustente c o m o pendendo na p o n t u a o de cada uma d e s u a s unidades tudo o que se articule de contextos atestados, na vertical, por assim dizer, desse ponto (p. 234).

Ver Starobinski(1974).

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

213

ROMAN, A.R. o conceito de polifonia

possvel, portanto, falar-se em um uso metafrico da polifonia, tanto por Bakhtin quanto por Lacan.

POLIFONIA NA LINGSTICA
Quem tem o mrito de especificar o uso dessa polifonia lacaniana, explorando-a, com produtividade, na lingstica, Jacqueline AuthierRcvuz, quando busca a aproximao do dialogismo de Bakhtin com a abordagem psicanaltica do sujeito de Lacan (Authier-Revuz-1982). Se a construo dessa identidade est sujeita, como ela prpria reconhece, a contradies, no ser devido ao uso indevido da metfora. Authier procura sustentar essa conexo no reconhecimento de ambos da heterogeneidade estrutural de toda formao discursiva, consubstanciada na presena do outro na linguagem do sujeito. Se pode ser questionado o seu esforo terico, deve-se reconhecerque tomou operativo o uso do conceito.8 O trabalho de Authier-Revuz parece animar a argumentao terica de Osvald Ducrot, que lhe faz crditos na apresentao de sua prpria teoria da polifonia.

A POLIFONIA EM DUCROT
Ducrot, no Esboo de uma Teoria Polifnica da Enunciao (1987), se prope a questionar um pressuposto que, segundo ele, subjaz chamada "lingstica moderna", qual seja, a tese da "unicidade do sujeito falante" (p.
161).

Ducrot vai distinguir num enunciado, alm do sujeito falante, autor efetivo do enunciado (ser emprico), o locutor (ser do discurso) e o enunciador, o sujeito dos atos locutorios.9 Para Ducrot, o sentido do enunciado
8 Authier distingue a heterogeneidade constitutiva da heterogeneidade mostrada no discurso, discriminando "a polifonia dc todo discurso que necessariamente se alinha sobre os muitos planos dc uma partitura" dos "efeitos" de polifonia que permitem certas formas dc heterogeneidade mostrada." (1990, p. 32). 9 Maingueneau(1990) no artigo Polyphonie discute didaticamente esses "trois status" do sujeito falante em Ducrot. A nica referncia feita a Bakhtin est na introduo do trabalho, quando o autor lembra que a noo de polifonia desenvolvida por Ducrot emprestada do trabalho de Bakhtin.

214

Lclras.Curitiba.n.41 -42,p.207-220.1992-93.Editora da UFPR

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

um conjunto de indicaes sobre a enunciao, e nessa descrio da enunciao, o enunciado assinala, alm do locutor, os enunciadores que, ao ocupar papis ilocucionais, se expressam numa pluralidade de vozes (p. 172). Essa manifestao de diversas vozes presentes na enunciao est prevista no sistema da lngua e se d atravs de marcas lingsticas. Para os objetivos deste nosso artigo, deve-se destacar que a caracterizao dessa superposio de vozes que se manifesta na enunciao, como polifonia, no guarda correspondncia adequada com a polifonia musical.10 O atributo polifnico implicaria, manifestada na enunciao, uma multiplicidade de vozes que, alm de imiscveis, explicitassem pontos de vista no s diferentes mas eqipolentes, o que no se encontra na concepo polifnica do sentido, da forma apresentada por Ducrot. No podemos descuidar de que a questo polifnica em Ducrot se insere no quadro maior de sua preocupao terica com a questo da argumentatividade como um ato lingstico fundamental, inscrito na prpria lngua e estruturador do discurso. Assumidos esses pressupostos, Ducrot teve a preocupao de avisar que faria "uma extenso, (bastante livre) lingstica, dos trabalhos de Bakhtin e sobre a literatura" (Ducrot-1987, p. 163). Afinal, enquanto Ducrot desenvolve uma concepo enunciativa do sentido, no quadro do dialogismo bakhtiniano o sentido trabalhado como um produto da interao entre os sujeitos falantes. No bastasse isso, o estatuto terico atribudo ao sujeito diferente nos dois autores. Na tipologia do sujeito de Ducrot no h qualquer considerao ideolgica, pois nela o "indivduo emprico" um sujeito lingstico e no um ser da linguagem. O objeto sobre o qual se debrua Ducrot o enunciado isolado; para Bakhtin o enunciado um elo na cadeia interminvel da comunicao verbal. Isolar esse enunciado , na feliz imagem de Bakhtin, como arrancar do solo uma planta. Ducrot e Bakhtin, a partir de uma produo terica complexa, produtiva e particular a cada um, realizam coisas diferentes, segundo critrios diferentes, chegando obviamente a resultados diferentes.

10 Reforamos nossa posio, sugerindo que haveria maior preciso se, ao invs de polifonia, fosse utilizado homofonia, onde as vrias vozes da enunciao estariam submetidas do autor emprico. u Para um aprofundamento dessa discusso ver Gardin(1988) Le Sens comme production sociale.

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

215

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

A POLIFONIA NO BRASIL
Como as tendencias lingsticas no Brasil que discutem o discurso so pouco preconceituosas quanto inspirao terica que as anima, o conceito de polifonia por elas utilizado invariavelmente deve tributos a uma dessas trs matrizes analisadas, quando no a todas elas.12 Nas leituras, tanto se v polifonia como um outro termo para dialogismo, como tambm polifonia distinguida de dialogismo e confundida com camavalizao.13 No raro a aplicao de polifonia em seu mero sentido etimolgico de "muitas vozes", como se encontra tambm polifonia como um "fenmeno" da intertextualidade que pode se manifestar de "maneira ampla ou restrita". (Koth-1986, p. 44).14 Quanto monofonia, (que contraposta polifonia, compe o instrumental terico de correntes lingsticas surgidas sob o impulso da Anlise do Discurso e que discute uma "teoria da enunciao"), embora no se trate de um termo comum na msica, possvel correspond-la com a monodia. Sendo a monodia um canto cm unssono, ficaria sacrificado o dialogismo constitutivo da linguagem. Devemos, neste caso, esquecer a msica ou reelaborar a metfora, pois polifonia/monofonia participam de uma reflexo sobre o discurso que pressupe a natureza dialgica da palavra, prevendo o seu "mascaramento" num processo denominado de monofonizao da polifonia enunciativa. Como se v, a pouca parcimnia no uso da metfora lhe concedeu uma inconveniente maleabilidade que dificulta o estudo lingstico, pois o leitor se sente lanado num verdadeiro pntano conceptual. possvel perceber, mesmo assim, permeando essas variadas formulaes sobre a polifonia, um desejo, muito pouco explicitado, do
12 Pode-se perceber que o longo salto de uma polifonia, como mera sobreposio de vozes de um mesmo sujeito (Ducrot), para a polifonia, como manifestao da contradio constitutiva do sujeito (AD), tentado com a "politizao" do sujeito ducroniano via metfora bakhtiniana. 13 Os Anais da ANPOL-USP de 1992 oferecem significativos exemplares de quo volvel tomou-sc o conceito. M Roulet tambm fala em polifonia no sentido restrito distinguindo-a de diafonia (Roulct-1992, p. 68). Como diz Authier-Revuz, a metfora musical est em toda parte: diafonia o nome atribuido s primeiras manifestaes polifnicas de que se tem noticia, tambm conhecidas como Organum primitivo. 15 Quando Pahlen fala em 'melodia monofnica"(1965, p. 92), refere-se a uma espcie de monodia com acompanhamento praticada no sculo XVIII. 16 Ver Brando-1991, p. 67 e Guimares-1985.

216

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

ROMAN, A.R. O conceito de polifonia

estabelecimento de um elo, ainda que tnue, com a gnese da metfora, localizada em Bakhtin e Lacan, uma vez que a dificuldade do consrcio com Ducrot mais evidente. Porm, a feliz utilizao da metfora pelos dois primeiros, no garante, por si s, a solidariedade de seus pensamentos. O conceito de polifonia em Bakhtin vincula-se a uma concepo de sujeito prpria de Bakhtin e que, com certeza, se afasta da noo de um sujeito dividido, efeito da linguagem, com uma fala fundamentalmente heterognea. O dialogismo bakhtiniano, se constata a alteridade constitutiva do discurso (descartando, tambm, uma concepo subjetivista de enunciado), no implica o pressuposto psicanaltico da diviso do sujeito, tampouco a submisso incondicional deste linguagem,17 o que significaria aceitar o sistema da lngua se sobrepondo ao sujeito. A psicanlise busca, na polifonia no intencional da aparente linearidade de uma cadeia significante, a manifestao do inconsciente. Bakhtin v, na palavra, o resultado polmico de um embate social, pois dada a dialtica interna constitutiva do signo, o ser no apenas se reflete na linguagem, mas tambm nela se refrata. A polifonia, que Lacan percebe nas pautas de uma partitura discursiva, e que permite acesso a uma inferioridade subjetiva cindida, Bakhtin v no territrio carnavalizado da linguagem, onde individualidades imiscveis se confrontam e se mesclam num jogo de interao scio-idcolgica. Enquanto para Lacan "a linguagem com sua estrutura prexist entrada que nela faz cada sujeito a um dado momento dc seu desenvolvimento mental"(1978, p. 225); para Bakhtin a linguagem est sendo construda c recriada a cada momento pelos falantes, pois o produto social, coletivo e histrico de um processo vivo, cm constante mutao, que se desenvolve na interao comunicativa. A linguagem, para Bakhtin, no existe por si mesma, como um objeto pronto e acabado. Quando Lacan postula que o mundo das palavras cria o mundo das coisas, coloca um vestal idealista neokantiano. Isto vai situ-lo irremediavelmente em oposio Bakhtin, para quem a linguagem, mais que organizadora, produto da atividade humana. No cabe neste artigo o aprofundamento dessa discusso sobre a compatibilidade entre diferentes correntes de pensamento. Queremos, sim, chamar a ateno para a impropriedade de se tentar a aproximao de teorias lingsticas, dificilmente entrelaveis, com a articulao de uma metfora,
w Na expresso de Lacan, o sujeito "servo" da linguagem (1978, p. 226).

Le'ras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

217

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

como se fora um salvo-conduto que permitisse o trnsito pelas mais diversas reas da cincia da linguagem.

EPLOGO
Dentre os vrios e ricos ensinamentos de Bakhtin, um dos que mais tem sido seguido o que se refere questo da autoria. Bakhtin afirma que a construo do nosso discurso se d a partir da apropriao da palavra alheia. Com essa absolvio prvia concedida por Bakhtin, permitiu-se uma utilizao exageradamente livre dos seus ensinamentos, resultando, muitas vezes, em um distanciamento das premissas originais. Acresce-se a isso a prpria natureza multifacetada da produo intelectual de Bakhtin, que pouco contribuiu para a definio precisa de seus conceitos. Em PPD, como vimos, Bakhtin ope polifonia, indistintamente, homofnico e monolgico, dando preferncia a este. Nas outras obras de Bakhtin, inclusive naquelas assinadas por seus parceiros do Crculo, monolgico contraposto a dialgico, sem qualquer meno polifonia. Se a metfora musical parece ter ficado reservada por Bakhtin para caracterizar o romance de Dostoivski, no significa que o conceito deva confinar-se ao universo da teoria literria. O importante que, fora desse domnio, no se perca de vista que o conceito de polifonia de Bakhtin compe a mesma perspectiva dialgica de sua concepo de linguagem, ou seja, o dialogismo bakhtiniano polifnico e carnavalesco.

RESUMO
O objetivo deste trabalho recuperar o sentido da polifonia trazido da msica medieval e mostrar a sua aplicao metafrica por Bakhtin, na anlise da obra de Dostoivski, e por Lacan, na caracterizao d o inconsciente. Sendo hoje a polifonia um conceito corrente entre vrias correntes lingsticas, buscamos tambm neste artigo apontar possveis improcedncias na tentativa de aproximao de linhas tericas, atravs da articulao dessa metfora.

218

Lctras,Curitiba.n.41-12,p.207-220.1992-93.Editora da UFPR

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

ABSTRACT
The aim of this work is to clarify the meaning of poliphony brought about by medieval music and to show its metaphorical application by Bakhtin, in his analysis of D o s t o e v s k i ' s work, and by Lacan in its characterization of the unconscious. Considering that poliphony is nowadays a current concept in various linguistic trends, this article points at some groundless procedure detected in the attempt to bring different theoretical lines together by means of the articulation of this metaphor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. "Htrognit montree et herogencite constitutive: elements pour une approche de l'autre dans le discours". In: DRLAV - Revue de linguistique Centre de recherche de l'universit de Paris VIII, 1982. n.26, p.9l a 151. ."Heterogeneidade(s) anunciativa(s)".In Cadernos de Estudos Lingsticos n. 19, p.25 a 42, Unicamp, 1990. BACHELARD, Gaston. La formacin del espritu cientifico - contribuicin a un psicoaml'ises del conocimiento objetivo. Buenos Aires: Argos, 1948. BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoivski, Rio de Janeiro: Ed.ForcnseUniversitria, 1981. . A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. O contexto de Franois Rabelais - Braslia: Hucitec, 1987. BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo anlise do discurso. Campinas: Edit, da Unicamp, 1991. DUCROT, Osvald. "Esboo de uma teoria polifnica da enunciao". In: O dizer e o dito. Campinas: Ponte Editores, 1987. - cap.VIII. p.161-210, GARDIN, B. Le sens comme production sociale. In: LINX. n. 19, p. 55 a 72. Universit de Paris, Ling. Institute Nantcme X, 1988. GROSSMAN, Leonid. Dostoivski artista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. GUIMARES, Eduardo. "Polifonia c tipologia textual". In: Cadernos PUC. So Paulo. n. 22, p. 75-87, 1985. KIEFER, Bruno. Histria e significado das formas musicais; do moteto gtico fuga do sculo XX. Movimento, Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 1976. KOCH, Ingcdorc Grunfcld Villaa . A intertcxtualidade como fator da tcxtualidadc. In: Cadernos PUC, So Paulo, n. 22, p. 39-46, 1985. KOTHE, Flvio Ren. Literatura e sistemas intersemiticos. So Paulo, Cortez, 1981. LACAN, Jacques. A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud. In: Escritos, S.Paulo: Perspectiva, 1978.p.223-59. (Col. Debates). MAINGUENEAU, D. Polyphonie. In: Elements de linguistique pour le texte littraire, Paris: Bordas, I990.p.69 a 83. FAHLEN, Kurt. Histria universal da msica. So Paulo: Melhoramentos, 1965.

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

219

ROMAN. A.R. O conceito de polifonia

ROULET, Eddy. Vers une approche modulaire de l'analyse du discours. In: Cahiers de Linguistique Franaise , Genve. Universite de Genve: n.12, p.53-83, 1991. STAROBINSKI, Jean. As palavras sob as palavras - os anagramas de Ferdinand de Saussure. So Paulo: Perspectiva, 1974. (Col. Debates-crtica). WISNIK, Jos Miguel. O som e o sentido. So Paulo: Cia das Letras. 1989.

220

Letras,Curitiba,n.41 -42,p.207-220,1992-93.Editora da UFPR

Das könnte Ihnen auch gefallen