Sie sind auf Seite 1von 2

f) Ensinar filosofia ou a filosofar?

A pergunta que d origem ao texto deste tpico, tem sido de grande discusso desde a incluso da disciplina filosofia no currculo do ensino bsico. Nesse sentido, a questo a ser debatida diz respeito metodologia a ser aplicada em sala de aula. Assim, se uma disciplina, ela deve ser ensinada e aprendida com uma determinada tcnica pedaggica, mais ainda se estiver vinculada ao ensino mdio. Que outra forma de ensinar existe na escola brasileira (sem generalizaes)? Nesse sentido, a pergunta anterior descrita acima no tpico : que filosofia se quer na escola? Aquela dirigida produo de conceitos ou o modo mecnico baseado nos contedos da histria da filosofia? Segundo o texto, para Hegel no se pode filosofar sem os contedos filosficos. Mas, o que seriam esses contedos na acepo de Hegel? No estaria ele inserindo o ensino de filosofia dentro de seu sistema e, dessa forma, excluindo o carter dinmico do pensamento filosfico? Assim, pergunta-se a Hegel, quem ensinou os contedos filosficos a Tales de Mileto, considerado o iniciador da filosofia? Parte-se desse pressuposto para tentar compreender se a filosofia ou o filosofar necessitam, realmente, de tais contedos. A respeito desses contedos ou do conhecimento filosfico que por detrs do ensino de filosofia e do filosofar, o filsofo austraco Karl Popper ensina:
Todos os homens so filsofos. Mesmo quando no tm conscincia de terem problemas filosficos, tm, em todo o caso, preconceitos filosficos. A maior parte destes preconceitos so as teorias que aceitam como evidentes: receberam-nas do seu meio intelectual ou por via da tradio. Dado que s tomamos conscincia de algumas dessas teorias, elas constituem preconceitos no sentido de que so defendidas sem qualquer verificao crtica, ainda que sejam de extrema importncia para a ao prtica e para a vida do homem. Uma justificao para a existncia da filosofia profissional ou acadmica a necessidade de analisar e de testar criticamente estas teorias muito divulgadas e influentes. Tais teorias constituem o ponto de partida de toda a cincia e de toda a filosofia. So pontos de partida precrios. Toda a filosofia deve partir das opinies incertas e muitas vezes perniciosas do senso comum acrtico. O objetivo um senso comum esclarecido e critico a prossecuo de uma perspectiva mais prxima da verdade e uma influncia menos funesta na vida do 1 homem.

Observa-se ento, que no final da citao acima, Popper admite que a filosofia parte das opinies incertas, ou seja, aquelas advindas do senso comum e
1

POPPER, Karl R. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos, 1989, p. 165.

que no necessitam de contedos filosficos. Nesse sentido, pode-se dizer que o mais importante na filosofia, para se chegar ao filosofar, ter o que se chama de atitude filosfica. E como fomentar a atitude filosfica visando produo de conceitos? Sabe-se que nem todo conhecimento produzido por uma reflexo filosfica, assim, o verdadeiro filosofar decorre de trs momentos frutos da atitude filosfica, a saber: o espanto, que decorre do cotidiano; a dvida, que transforma o natural em objeto de observao; e o rigor da investigao, que impulsiona o filsofo para o que questionamento radical e a crtica filosfica, exatamente como faziam os filsofos antigos. Contudo, a argumentao dos autores do livro deve ser tomada como concluso ao afirmarem que tal distino entre ensinar filosofia ou ensinar a filosofar deve ser suplantada a fim de ir a busca de um ensino que possa produzir conceitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen