Sie sind auf Seite 1von 2

Relaes com Atividades laborais Atualmente, muitas organizaes esto voltando as suas preocupaes para sade dos seus

funcionrios, pois, existem alguns fatores nas atividades de trabalho que provocam as doenas por esforos no trabalho. Um dos grandes responsveis por doenas geradas no local de trabalho hoje seriam os avanos tecnolgicos que geram esforos por repetio, alm disso, alguns locais de trabalho no esto ergonomicamente equipados por falta de recursos econmicos. Apenas algumas empresas e instituies esto preocupadas em oferecer, aos seus colaboradores, condies ideais, ou seja, a grande maioria, ou no pode investir em inovao ou no est preocupada em investir na melhoria da qualidade de vida dos seus funcionrios, mas, apenas, com o que os trabalhadores podero produzir. As Leses por Esforo Repetitivo (LER) ou os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) so os nomes dados s afeces de msculos, de tendes, de sinvias (revestimento das articulaes), de nervos, de fscias (envoltrio dos msculos) e de ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degenerao de tecidos. Elas atingem principalmente mas no somente os membros superiores, a regio escapular (em torno do ombro) e a regio cervical. Tm origem ocupacional, decorrendo (deforma combinada ou no) do uso repetido ou forado de grupos musculares e da manuteno de postura inadequada (Fundacentro, 2007). As LER/DORT atingem, atualmente, trabalhadores de diversas reas. Especialistas em medicina do trabalho estimam que de 5 a 10% dos digitadores so portadores de LER/DORT, por exemplo. Na Frana, este j o maior motivo de afastamento do trabalho e de comprometimento da produtividade (Barbosa et al., 1997). Deve ser levado em considerao que somente esses fatores citados acima no podem ser os responsveis isolados para que ocorra o desencadeamento das doenas laborais , devendo ser inclusos as condies de sade do funcionrio como ,por exemplo, algum problema de natureza hereditria.

Ginstica laboral A preveno de doenas causadas pela m postura corporal no trabalho um estmulo prtica de exerccios fsicos indicando a ginstica laboral, evitar o sedentarismo da populao atravs da atividade pode ser determinante no nmero de afastamentos do trabalho que esta aumentando a cada ano. De acordo com Caete (apud POLITO, 2003), a Ginstica Laboral consiste em exerccios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e teraputica no caso da LER (Leses por Esforos Repetitivos), sem levar o trabalhador ao cansao, por ser de curta durao e enfatizar o alongamento e a compensao das estruturas musculares envolvidas, nas tarefas ocupacionais dirias. A ginstica laboral a prtica de atividades fsicas orientada, sendo realizada pelos trabalhadores coletivamente, durante a jornada diria, onde atua de forma preventiva, teraputica e de curta durao. Visando melhorar a condio fsica do trabalhador, diminuindo os impactos negativos na sade. O estresse representa custos a toda e qualquer organizao, devido s perdas de produtividade, tentar evitar o estresse no seu ambiente de trabalho uma das formas eficientes de bom comportamento e convivncia, logo que, traz eficincia em seu modo de trabalho e descanso mental. Segundo Netto (2000) o estresse quase sempre motivado por estmulos externos que provm do trabalho, do lar ou dos demais afazeres da vida. Estes estmulos agem no psiquismo da pessoa, estimulando sentimentos tais como medo, raiva, ambio exagerada e culpa que iro, por sua vez, provocar uma reao do sistema nervoso, das glndulas que iro provocar as consequncias fsicas do estresse.

Objetivos das atividades laborais

Prevenir a fadiga muscular e reduzir o estresse Alongar e fortalecer msculos e articulaes devolvendo agilidade ao corpo Diminuir o nmero de acidentes de trabalho Corrigir vcios posturais Prevenir as doenas por traumas acumulativos Promover sociabilidade Contribuir para a criao de estados mentais positivos, tais como bom humor, equilbrio e bem estar Melhorar o condicionamento fsico geral Promover a percepo e o controle corporal Diminuir o absentesmo e procura pelo ambulatrio mdico da empresa Aumentar o nimo e a disposio para o trabalho Aumentar a produtividade e o comprometimento individual e coletivo Melhorar a concentrao e a memria Melhorar a qualidade de vida do funcionrio de modo geral

Referncias BARBOSA EB, BORGES FD, DIAS LP, FABRIS G, FRIGERI F, SALMOSO C. Leses por esforos repetitivos em digitadores do Centro de Processamento de Dados no Banestado, Londrina, Paran, Brasil. Revista de Fisioterapia da USP 1997; 4(2): 83-91. FUNDACENTRO. LER/ DORT. Disponvel em: <http://www.fundacentro.gov.br/>. Acesso em: 5 set 2007. POLITO E.; GINASTICA LABORAL, Revista Web/n13/02, 2004, Disponvel em: http://www.confef.org.br. NETTO, Cardoso A. D S.; Stress ocupacional: uma abordagem pessoal e empresarial, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen