Sie sind auf Seite 1von 2

1

Escola Culturalista - Franz Boas (1858 1942) Argumentava que em contraste com o senso comum, raas distintas da caucasiana como os ndios do Peru e da Amrica Central haviam desenvolvido civilizaes similares quelas nas quais as civilizaes europias tinham sua origem. Embora seus escritos ainda reflitam um certo racismo inerente ao seu tempo, Boas foi pioneiro nas ideias de igualdade racial que resultaram nos estudos da Antropologia Cultural da atualidade1. Foi orientador de antroplogos notveis como Margareth Mead, Ruth Benedict, Gilberto Freyre (escreveu Casa Grande & Senzala em 1933), ficou conhecido posteriormente como pai da Antropologia Moderna. Formulou o conceito de etnocentrismo e a necessidade de se estudar cada cultura singularmente. Contraps-se aos evolucionistas que compreendiam as culturas no-caucasianas como inferiores e atravs de suas ideias que a crena de uma escala evolutiva das sociedades partindo do agrupamento de homens selvagens ou naturais e chegando s sociedades civilizadas europias vai sendo gradualmente abandonada pelos estudos antropolgicos. Criticou tambm o determinismo biolgico e o geogrfico. Para Boas, cada cultura uma unidade integrada, fruto de um desenvolvimento histrico peculiar. Fez severas crticas ao funcionalismo que v as culturas apenas enquanto adaptaes do Homem s suas necessidades; ele reconhece a limitao, mas sugere que a cultura pode ultrapassar tais limitaes. Inaugura o conceito de culturas, atravs do particularismo histrico. De acordo com Boas todas as culturas so dinmicas, sofrem mudanas ao longo do tempo e o objetivo da pesquisa antropolgica est em compreender os fenmenos dessas culturas particulares e qual sentido os membros de uma cultura atribuem s suas prticas ao invs de estabelecer regras gerais. Para Boas, o principal aspecto no conceito de cultura a relao entre o indivduo e a sociedade, ou seja, as reaes do indivduo na medida em que so afetadas pelos costumes do grupo em que vive e mesmo tudo o que o ser humano produz influenciado pelos costumes. Escola Funcionalista Funcionalismo (do Latim fungere, desempenhar) um ramo da Antropologia e das Cincias Sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funes realizadas por instituies e suas consequncias para sociedade como um todo. Corrente sociolgica associada obra de mile Durkheim. Para ele cada instituio exerce uma funo especfica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da prpria sociedade. Sua interpretao de sociedade est diretamente relacionada ao estudo do fato social, que segundo Durkheim, apresenta caractersticas especficas: exterioridade, generalidade e a coercitividade. O Funcionalismo (tambm chamado Anlise Funcional) uma filosofia sociolgica que originalmente tenta explicar as instituies sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biolgicas individuais, mais tarde concentra-se nas maneiras como as instituies sociais satisfazem necessidades
1

Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representao, pela palavra ou pela imagem, uma das suas questes centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicao humana, tornou-se preocupao maior.

2
sociais, especialmente a solidariedade social. Estuda as funes e suas conseqncias. A grande critica sobre esta viso reside no fato de, como num organismo vivo, haver a tendncia a identificar partes deste como mais importantes (rgos vitais), justificando assim a existencia e manuteno ou extino daqueles considerados como menos importantes. Nos anos 1960, o Funcionalismo era criticado por prover modelos ineficazes para mudanas sociais, contradies estruturais e conflitos; por isso mesmo, a Anlise Funcional ficou conhecida como Teoria do Consenso.

Malinoswski (1931) - Esta herana social o conceito central da antropologia cultural (...). Normalmente chamada de cultura na moderna antropologia e nas cincias sociais. (...) A cultura inclui os artefatos, bens, procedimentos tcnicos, idias, hbitos e valores herdados. No se pode compreender verdadeiramente a organizao social seno como uma parte da cultura. Na viso desse autor, a cultura a TOTALIDADE do que um grupo social produz, ou seja, idias, hbitos, valores e bens entre outras coisas. Para ele, a organizao de uma sociedade (instituies, economia, religio) uma parte da cultura. Portanto a poltica, as leis, enfim, o conjunto das obras humanas so todos elementos constituintes de uma cultura. Estruturalismo Claude Lvi-Strauss De acordo com Laraia (2001,p61) a abordagem que considera cultura como sistemas estruturais,ou seja (...) , cultura um sistema simblico que uma criao acumulativa da mente humana, O seu trabalho tem sido descobrir na estruturao dos domnios culturais mito, arte, parentesco e linguagem os princpios da mente que geram essas elaboraes culturais. Lvi-Strauss formula uma nova teoria da unidade psquica da humanidade (pensamento humano est submetido a regras inconscientes). Antropologia Interpretativa Clifford Geertz Graduado em filosofia e ingls, antes de migrar para o debate antropolgico, obteve seu PhD em Antropologia em 1949 e desde ento conduziu extensas pesquisas de campo, nas quais se originaram seus livros, escritos essencialmente sob a forma de ensaio. Suas principais pesquisas ocorreram na Indonsia e no Marrocos. Uma das metforas preferidas, para Geertz, para definir o que faz a Antropologia Interpretativa a da leitura das sociedades como textos ou como anlogas a textos. Geertz concordava com a idia de Levi-Strauss de abordagem etnocntrica (que o antroplogo estruturalista via como algo positivo) no estudo da rea. Segundo Geertz, o risco do etnocentrismo de aprisionar o ser humano em sua interpretao pessoal. Geertz afirmou que o problema humano no estudo antropolgico no de estranhar o outro, mas de estranhar a si mesmo, e ele aconselhava os estudiosos a se conhecerem melhor antes de analisarem outras sociedades. Para o autor a Cultura um sistema simblico, caracterstica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemtica, racional e estruturada, significados e sentidos s coisas do mundo. Geertz, que nos chama ateno para o fato que o pensamento simblico EXCLUSIVAMENTE HUMANO. A capacidade de interpretar smbolos a base de nosso pensamento. Associamos smbolos a coisas, e organizamos o mundo em nossas mentes. Para Geertz, no existe nada no mundo que o ser humano deixe de atribuir um significado. Isso o que explica a cultura humana.

Das könnte Ihnen auch gefallen