Sie sind auf Seite 1von 3

Em sua obra intitulada A Ordem do Discurso, Michel Focault realizou um breve estudo sobre as diferentes formas de hierarquias e rituais

existentes em todos os discursos. Segundo o filsofo francs, todo discurso possui uma ordem, e ningum entrar nela se no satisfizer a certas exigncias ou se no for, de incio, qualificado para faz-lo. Logo no incio ele relata a existncia de um certo desejo e medo que surgem perante ao discursos, desejo este de no ter que criar um comeo e no se ver inserido em sua constituio. Diante de tal combinao, as instituies fornecem uma alternativa a este dilema: a criao de um discurso pronto, da ordem das leis, e cujo poder se emerge das mesmas instituies. Em seguida, o autor relata que possvel a produo de um discurso ser manipulada por fatores externos que, implicitamente, exercem forte influncia em sua elaborao. Entre tais fatores, ele destaca trs, predominantes na sociedade moderna. O primeiro a interdio, que se manifesta atravs de tabus, como a sexualidade e esteretipos. Nos dias atuais, os locais em que ela mais exerce influncia so os da sexualidade e da poltica E nessa interveno que ela revela o desejo e o poder que se ligam esses discursos. O segundo a separao (que abarca a relao razo x loucura, pois o discurso do "louco" no pode circular livremente, porque ou ele nulo ou possui estranhos poderes). Como exemplo, ele cita a oposio entre a razo e a loucura, que era muito mais intensa na Idade Mdia, na qual a voz do louco inexistia, era atravs de suas palavras que se reconhecia a loucura do louco, sua voz, portanto, era o lugar onde se exercia a separao. O terceiro e ltimo a oposio verdadeiro/falso, que um controle institucionalizado do discurso. O autor diz respeito a uma diviso histrica, ocorrida na Grcia Antiga (sc. VII), quando a verdade se desloca do ato ritualizado de enunciao para o enunciado ele prprio, para seu sentido, forma e objeto. Desde ento, acreditou-se que o discurso verdadeiro como no sendo nem mais o precioso e desejvel, nem mais ligado ao poder. Foucault chama a ateno para "aspectos da verdade usados como forma de controlar e regular a sociedade". Ao conceituar poder e saber, ele foge das definies convencionais, onde o poderpode funcionar negativamente, distorcendo

a verdade e com isso desafiando a dominao dopoder opressor. Essa forma de ameaa se d atravs do saber, que pode ser encarado como um contra-ataque aos males provocados por ele. Por outro lado, interessante observar como o mesmo saber tem sido instrumento de dominao, humilhao e distores diversas das relaes humanas. Ganha destaque, nesse contexto, o poder da educao, que ao mesmo tempo em que propicia, restringe o acesso ao discurso, pois ela nada mais que uma maneira poltica de manter ou de modificar a apropriao do mesmo e, consequentemente, dos seus saberes e poderes. Percebe-se que a venerao do discurso paradoxalmente o anula, em parte devido ao temor que ele suscita.
Para finalizar, Foucault se assume como um seguidor das propostas hegeliana. Por fim, essa obra se mostra como de grande importncia para os estudos filosficos e sociolgicos. Analisar as relaes de poder-saber na sociedade, nos permite comear a identificar as caractersticas e prticas que tm efeitos perigosos ou negativos. O livro Ordem do discurso e muito proveitoso para as pessoas que querem entende o discurso e o poder que ele transmite em uma sociedade.Voc comea a analisar e a questionar: Onde est o poder? O poder est em cada um de ns? O discurso um elemento do poder?Esse tipo de questionamento,principalmente no ambiente universitrio muito bom para agua e mostrar outras formas de controle e persuaso,principalmente para ns que muito provavelmente seremos educadores que nos abri possibilidades de mudanas na nossa pratica educativa. Mas um ponto negativo no livro de Michel Foucault foi a sua leitura rebuscada e de difcil entendimento,cuja para melhor compreenso a sua leitura se toda ideal na sala de aula com o professor. Conclui-se ento que o livro de Foucault excelente para leituras e analises da prpria pessoa e sociedade por mais que o livro no seja to didtico e de fcil compreenso.

Foucault chama a ateno para "aspectos da verdade usados como forma de controlar e regular a sociedade". Ao conceituar poder e saber, ele foge das definies convencionais, onde o poderpode funcionar negativamente, distorcendo a verdade e com isso desafiando a dominao dopoder opressor. Essa forma de ameaa se d atravs do saber, que pode ser encarado como um contra-ataque aos males provocados por ele. Por outro lado, interessante observar como o mesmo saber tem sido instrumento de dominao, humilhao e distores diversas das relaes humanas. Ganha destaque, nesse contexto, o poder da educao, que ao mesmo tempo em que propicia, restringe o acesso ao discurso, pois ela nada mais que uma maneira poltica de manter ou de modificar a apropriao do mesmo e, consequentemente, dos seus saberes e poderes. Percebe-se que a venerao do discurso paradoxalmente o anula, em parte devido ao temor que ele suscita.

Foucault defende o questionamento da vontade de verdade, a restituio do carter de acontecimento ao discurso e a suspenso da soberania do significante (mesmo que em uma filosofia da experincia originria). Deve-se encarar o discurso como prtica descontnua, como uma violncia que fazemos s coisas e, o que pior, uma violncia institucionalizada. O que tradicionalmente considerado como fonte do discurso, deve ser encarado como um jogo negativo de rarefao dele. Para tanto, Foucault aponta dois estudos a serem realizados: o conjunto crtico, responsvel por analisar os processos de rarefao, reagrupamento e unificao dos discursos; e oconjunto genealgico, que analisa a formao de sries de discursos a partir da sua interao com os sistemas de coero (os que induzem, pressionam ou compelem algum a fazer algo pela fora), existentes nas mais variadas relaes entre indivduos e instituies.

Das könnte Ihnen auch gefallen