Sie sind auf Seite 1von 16

Psicologia:

das razes aos movimentos contemporneos


Berenice Carpigiani

3 edio revista e ampliada

Austrlia Brasil Japo Coreia Mxico Cingapura Espanha Reino Unido Estados Unidos

miolo-psicologia11.indd 3

10/09/2009 00:41:23

SUMRIO

Prefcio terceira edio Prefcio primeira edio Captulo 1. Pensamento mtico e pr-socrtico: caractersticas e funes O pensamento mtico O pensamento pr-socrtico Captulo 2. O pensamento psicolgico em Scrates, Plato e Aristteles Sobre Scrates (470 a.C. 399 a.C.) Sobre Plato (428 a.C. 348 a.C.) Sobre Aristteles (384 a.C. 322 a.C.) Captulo 3. Razes filosficas e fisiolgicas da Psicologia Filosofia e Medicina na Antiguidade Filosofia e Medicina na Idade Mdia Filosofia e Medicina no Renascimento Captulo 4. O marco inicial da Psicologia: Escola Estrutural e Escola Funcional de Psicologia Escola Estrutural: Wilhelm Wundt (1832-1920) e Edward Bradford Titchener (1867-1927) Escola Funcional: Destacando William James (1842-1910)

XIII XV

1 1 14

21 21 26 30 37 38 44 47

57 58 65

miolo-psicologia11.indd 11

10/09/2009 00:41:24

xii | Psicologia
Captulo 5. Behaviorismo: o primeiro grande avano na histria da Psicologia e seus ecos na atualidade Eco na atualidade: a perspectiva comportamental e cognitiva Eco na atualidade: Neuropsicologia Captulo 6. As ramificaes da nova cincia Gestalt: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Khler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) Eco na atualidade: a Teoria de Campo Kurt Lewin (1890-1947) A Psicologia Humanista: Carl Ramson Rogers (1902-1987) e Abraham Maslow (1908-1970) Eco na atualidade: a perspectiva fenomenolgico-existencial Captulo 7. Psicanlise: origem, descendentes e dissidentes O surgimento da psicanlise: Freud Descendentes da Psicanlise Os dissidentes Captulo 8. O desenvolvimento histrico da Psicologia no Brasil: evoluo da legislao da profisso e principais campos de atuao Da regulamentao da profisso at a dcada de 1980 O currculo mnimo de Psicologia Os passos finais para a reestruturao curricular da graduao em Psicologia O mercado de trabalho na atualidade Representao social atual da Psicologia Notcia: Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduao em Psicologia Bibliografia

71 83 88 89 89 97 99 103 107 109 117 118

121 131 133 138 139 141 143 155

miolo-psicologia11.indd 12

10/09/2009 00:41:24

Prefcio terceira edio

Plnio Carpigiani

o longo da graduao, utilizei da presente obra como referncia bibliogrfica bsica e, posteriormente, voltei a consult-la quando me foram exigidos conhecimentos essenciais para a compreenso das novas disciplinas tericas apresentadas nos semestres seguintes. O processo de formao em Psicologia muito rico, a partir do qual o aluno amplia sua capacidade intelectual e desenvolve, simultaneamente, a capacidade de auto-observao para adquirir sua identidade profissional. Vali-me destes dois aspectos para escrever este prefcio, que trata da importncia da obra tanto para seu pblico-alvo, o aluno iniciante, quanto para os demais estudiosos e estudantes desta rea do conhecimento: o universo psquico humano. Noto, hoje, que os contedos bsicos apresentados na graduao, por meio de livros ou exposies em sala de aula, tendem a no ser adequadamente priorizados ao longo do curso. Por vezes a histria esquecida. Academia e alunos voltam-se, especialmente, ao aprendizado das tcnicas, s teorias de renome e, principalmente, s demandas de mercado. Deste modo, o axioma da Psicologia se dissolve ao longo da formao com a aquisio de outros conceitos tericos e prticos, e a contextualizao e seus elos histricos tendem a no receber a devida ateno. Muitas vezes, o aluno apresenta dificuldade em apropriar-se dos aprofundamentos intelectuais necessrios, tanto das tcnicas quanto das teorias, pois lhe falta saber, ou lembrar, com exatido, em que conjuntura surgiram as ideias psicolgicas. Da a importncia desta obra: conhecer a origem das

miolo-psicologia11.indd 13

10/09/2009 00:41:24

xiv | Psicologia
ideias no s auxilia na compreenso de teorias, como tambm subsidia a capacidade crtica, que de extrema importncia para o profissional. Nesta terceira edio de Psicologia: das razes aos movimentos contemporneos, podemos nos aproximar ainda mais dos conhecimentos funda mentais da Psicologia, pois os aspectos filosficos e psicolgicos so oferecidoscom grande preciso e clareza aos leitores desta obra. Alm das atualizaes necessrias a qualquer obra, esta nova edio apresenta a biografia dos principais autores da Psicologia, peculiaridades de seus cotidianos e ilustraes que criam um aspecto de leveza para as histrias apresentadas. Espero que as contribuies apresentadas nesta obra sejam compreen didas e utilizadas de maneira adequada pelos ingressantes do universo psicolgico, no que se refere a uma boa fundamentao terica para o exer ccio da profisso.

miolo-psicologia11.indd 14

10/09/2009 00:41:24

Prefcio primeira edio

Dr. Alvino Augusto de S

obra Psicologia: das razes aos movimentos contemporneos, que ora vem a pblico e que tenho a honra de prefaciar, faz jus a seu ttulo. Busca de fato as razes primeiras do pensamento psicolgico e acompanha sua evoluo at os tempos modernos. Permite ao leitor visualizar a fase embrionria do que seja pensar psicologia e o surgimento da Psicologia como cincia, nas diversas acepes que se possa ter de cincia, bem como nos diversos vnculos da Psicologia com as demais cincias. Trata-se de boa leitura introdutria, sobretudo aos estudantes de Psicologia que querem ter dessa cincia e dessa profisso uma ampla viso histrica e, por que no dizer, crtica. So expostas, na extenso que a obra permite, as principais escolas do pensamento e suas razes filosficas. Vale ressaltar um aspecto particularmente meritrio da obra, que so as sugestes de leitura para os diferentes assuntos tratados, que possibilitam ao leitor aprofundar-se nos diferentes temas, de acordo com seu interesse. O livro oferece uma viso panormica de alguns dos grandes temas tratados na Psicologia e, ao final, traz um bom captulo, de autoria do Prof. Armando Rocha Jr1., que brinda o leitor com uma boa viso de como evoluiu no Brasil o currculo de Psicologia e das grandes preocupaes e temticas de discusso em torno da grave questo da formao do psiclogo. Sem dvida, trata-se de obra cuja leitura se recomenda aos que comeam a adentrar o mundo instigante da Psicologia como cincia e profisso.
Nesta 3 edio, o texto do professor Armando Rocha Jr. foi incorporado ao ltimo captulo.

miolo-psicologia11.indd 15

10/09/2009 00:41:24

xvi | Psicologia
Reflete a experincia e a seriedade da autora no exerccio do magistrio superior, no trato cotidiano com questes pedaggicas relevantes, bem como as angstias construtivas do ser que aprende. Percebe-se claramente, pela leitura do texto, a mestre falando aos seus alunos com carinho, e com segurana. Carinho significa dedicao. Segurana significa domnio do assunto. So dois requisitos fundamentais que se esperam de qualquer mestre, e que se encontram espelhados na presente obra de Berenice Car pigiani.

miolo-psicologia11.indd 16

10/09/2009 00:41:24

CAPTULO 1

Pensamento mtico e pr-socrtico: caractersticas e funes


(...) a busca do conhecimento nas suas mais variadas formas de expresso pode ser definida como o esforo do esprito para compreender a realidade, dando-lhe um sentido, uma significao, mediante o estabelecimento de nexos aptos a satisfazerem as exigncias intrnsecas de sua subjetividade. Antonio Joaquim Severino, 1992.

busca do conhecimento uma fora inerente constituio humana e um movimento realizado pelo homem para compreender a realidade que, plstica e dinamicamente, sofre desdobramentos e evolui ao longo dos sculos. Suas razes originais esto fincadas profundamente na histria da humanidade e das civilizaes e seu desenvolvimento acontece sobre um trilho misterioso e fascinante. Assim, entre mistrio e fascnio, tambm a compreenso do desenvolvimento do pensamento do homem deve ser buscada por diferentes formas de memria, muito atrs no tempo, a fim de que seja possvel compreendermos como a cincia Psicologia, que busca entender e atuar sobre o mundo psquico humano, chegou a instituir-se como fonte fidedigna de conhecimento sobre o homem.

O pensamento mtico
No incio do desenvolvimento das civilizaes, dentro do primitivismo vivido pelo homem, o pensamento humano voltado para a sobrevivncia e para as necessidades biolgicas bsicas, no conhecia o potencial de lgica

miolo-psicologia11.indd 1

10/09/2009 00:41:24

2 | Psicologia
e subjetividade, que sempre fez parte de sua inteligncia, portanto foi vagarosamente tentando satisfazer sua curiosidade natural sobre a natureza presente no contato com a natureza, qual se submetia. Esse primitivismo caracteriza as primeiras expresses do pensamento humano, que trazia em si muito mais sensaes e sentimentos do que razo. Convido voc a buscar o fio da meada nas pesquisas antropolgicas, pois so estas que nos mostram o modo mais antigo utilizado pelos homens na busca de sentido para os fenmenos naturais e para a prpria vida: o mito. Quando falamos em mito, no devemos pensar em algo absurdo ou totalmente irracional. Ao contrrio: a forma mtica de pensamento, na verdade, representa a expresso de uma primeira tentativa da conscincia do homem primitivo em direo ao estabelecimento de alguma ordem no poderoso, incontrolvel e confuso mundo por ele habitado.
(...) o mito assume a forma de uma narrativa imaginria sobre a qual vrias culturas procuram explicar a origem do universo, seu funcionamento, a origem dos homens, o fundamento de seus costumes apelando para entidades sobrenaturais, superiores aos homens; as foras e poderes misteriosos que definiram seu destino. (Severino, 1992, p. 68)

O pensamento mtico-potico encontrado entre os sculos X e VII a.C. e reconhecido em diferentes civilizaes, como a romana, a nrdica etc. Iremos nos deter, especialmente, no mito tal como vivenciado entre os gregos. Vamos ento at Hesodo, escritor que viveu em algum momento do sculo VII a.C., e cujos textos esto impregnados de um carter didtico, religioso e moral bastante claro. Na leitura de Hesodo voc ir encontrar, por exemplo, o mito da criao do mundo, no qual, de forma linda e organizada, deparamos com uma sntese de relatos mticos tradicionais mostrando a possvel viso, naquela poca, da criao do universo, alm da descrio do cenrio no qual se desenrolou a era dos deuses olmpicos. H dois grandes trabalhos desse autor: Teogonia considerada por alguns estudiosos a primeira obra religiosa dos gregos, que permite compreender a

miolo-psicologia11.indd 2

10/09/2009 00:41:24

Captulo 1 Pensamento mtico e pr-socrtico | 3

genealogia dos deuses, e Os trabalhos e os dias que discute a funo do trabalho no cotidiano e sua importncia para a sobrevivncia dos mortais. H passagens que merecem ser lidas com carinho nesses poemas, pois so realmente belas.
Alegrai, filhas de Zeus, dai ardente canto, Gloriai o sagrado ser dos imortais sempre vivos, Os que nasceram da Terra e do Cu constelado, Os da noite trevosa, os que o salgado Mar criou. Dizei como no comeo Deuses e Terra nasceram, Os Rios, o Mar infinito impetuoso de ondas, Os Astros brilhantes e o Cu amplo em cima. Os deles nascidos Deuses doadores de bens. Como dividiram a opulncia e repartiram as honras e como no comeo tiveram o rugoso Olimpo. Dizei-me isto, Musas que tendes o palcio olmpio, Ds o comeo e quem dentre eles primeiro nasceu. (Hesodo, 1993)

(...) Homem excelente quem por si mesmo tudo pensa, refletindo o que ento e at o fim seja melhor; e bom tambm quem ao bom conselheiro obedece; mas quem no pensa por si nem ouve o outro atingido no nimo; este, pois, homem intil. Mas tu, lembrando sempre do nosso conselho, Trabalha, Perses, divina prognie, para que a fome Te deteste e te queira a bem coroada e veneranda Demter, enchendo-te de alimentos o celeiro; pois a fome sempre do ocioso companheira (...)

Os deuses se irritam com quem ocioso vive; na ndole se parece aos zanges sem dardo, que o esforo das abelhas, ociosamente destrem, comendo-o; que te seja cara prudentes obras ordenar, para que teus celeiros se encham do sustento sazonal. Por trabalhos os homens so ricos em rebanhos e recursos. E, trabalhando, muito mais caros sero aos imortais, O trabalho, desonra nenhuma, o cio, desonra . (Hesodo, 1996)

miolo-psicologia11.indd 3

10/09/2009 00:41:24

4 | Psicologia
Antes de Hesodo, outro poeta chamado Homero nascido provavelmente no ano de 907 a.C. j havia documentado a forma mtica de pensar. Homero considerado por muitos estudiosos um dos maiores gnios literrios da humanidade. A histria de sua vida, o local e a data de seu nascimento so cercados de lendas. Conta-se, por exemplo, que era um velho cego que andava pelas cidades declamando seus versos, assim como se discute a veracidade de sua existncia. Procure ler sua biografia e comentrios sobre sua obra. Atribui-se a ele a autoria de dois grandes poemas Ilada e Odisseia considerados as obras que iniciaram a histria da literatura grega. Ao ler esses poemas voc ficar deslumbrado com a beleza e a riqueza do pensamento homrico. Na Ilada, ocorre o desenrolar da guerra entre gregos e troianos, com a descrio das estratgias de combate e destaque para o poder das paixes, da valentia, da lealdade, das traies e do amor como foras determinantes das relaes humanas, foras essas dirigidas e comandadas pelos deuses do Olimpo. Aquiles, Ptroclo, Heitor e a bela Helena so alguns personagens da Ilada.
compreensvel que os Teucros e os Aquivos (...) por tal mulher tanto tempo suportem to grandes canseiras! Tem-se realmente, a impresso de a uma deusa imortal estar vendo. (Ilada. Terceiro canto.)

Na Odisseia, voc acompanha Ulisses nas provaes e aventuras que viveu durante os dez anos que levou para retornar sua casa, desde o momento em que ocorre a tomada de Troia at a hora em que os deuses decidem sobre seu regresso. Nessa trama, possvel reconhecer o cotidiano das famlias e dos costumes sociais.
Eis a histria de um homem que jamais se deixou vencer. Viajou pelos confins do mundo, depois da tomada de Troia, a impvida fortaleza. Conheceu muitas cidades e aprendeu a compreender o esprito dos homens. Enfrentou muitas lutas e dificuldades, no esforo de salvar a prpria vida e levar de volta os companheiros aos seus lares (...) ao comear a

miolo-psicologia11.indd 4

10/09/2009 00:41:24

Captulo 1 Pensamento mtico e pr-socrtico | 5

histria todos os que no foram mortos na guerra estavam em casa (...) ele, porm, achava-se sozinho, ansioso para voltar ptria, para junto da esposa. Era prisioneiro de uma feiticeira, linda criatura, Calipso, que queria ret-lo em sua gruta e torn-lo seu marido. (Odisseia)

Gostaria de reforar que nos dois poemas voc poder perceber, de maneira muito clara, a presena constante da interferncia de foras poderosas e divinas no comando da vida cotidiana do homem. Os deuses, no pensamento mtico, so seres que, em sua caracterstica imortal, exercem eterna soberania sobre o destino dos mortais. Sabe-se, por intermdio de Hesodo, que nessa comunidade divina havia uma hierarquia, ou seja, possvel saber como os deuses eram gerados e quem era filho de quem, e sabe-se, por meio de Homero, que os deuses tm formas e sentimentos semelhantes aos dos mortais. Pense nisto: como se o homem, ainda imaturo em seu processo de desenvolvimento e, portanto, ainda sem recursos para reconhecer suas prprias condies internas, projetasse seus sentimentos de forma a depositar no mundo fora dele vida, sabedoria, sentimentos e poder. O que ocorre que a forma de pensar encontrada no pensamento mtico, to claramente descrita por esses autores, representa a tentativa de organizao e compreenso da desconhecida e assustadora fora da natureza e tambm da posio do prprio homem nesse universo, por meio do poder de divindades. Para Homero, a interveno malfica ou benfica dos deuses sempre est dominando a essncia do comportamento dos heris, pois so os deuses quem comandam suas aes. O mito corresponde satisfao do desejo humano de encontrar o sentido e a sistematicidade dos fenmenos que o envolvem. No podemos esquecer, por outro lado, que para ser reconhecido como tal, necessria a aceitao social do mito.
O mito, enquanto tal, pode ser compreendido como ver dade, j que sua viso de realidade, mesmo que particularizada, no deve ser contestada.

miolo-psicologia11.indd 5

10/09/2009 00:41:24

6 | Psicologia

Caso seja, o mito perde sua funo na sociedade. O mito vive da crena depositada nele pela sociedade que o gera ou o adota (...) (Minozzi, 1999, p. 44)

A profundidade da tentativa de compreender e de se posicionar no mundo, tanto individual quanto socialmente, faz que o estudioso da Psicologia moderna, seja qual for sua rea de interesse, depare por vezes, em sua pesquisa, com expresses de pensamentos mticos subjacentes lgica individual e grupal.
(...) a Humanidade, onde quer que aparea, se manifesta, inicialmente, por uma atitude animista. Parece que as primeiras sociedades humanas atribuam seus xitos e malogros a misteriosas potncias, onipresentes, capazes de modificar o curso das coisas. Tal concepo provocava o desejo de conciliar ou domesticar essas foras por meio de prticas religiosas ou mgicas, as quais se encontram, assim, na origem da vida mental. Os estudos modernos, tanto sobre a mentalidade infantil quanto sobre a mentalidade primitiva, tm esclarecido de maneira satisfatria esse estado de esprito que consiste em projetar no exterior desejos e temores, em conferir poderes ocultos aos seres e coisas do mundo ambiente. Todos ns, adultos ocidentais, na primeira infncia, acreditamos nos contos de fadas, e daquele mundo potico e miraculoso de ento resta-nos, muitas vezes, uma vaga nostalgia... A Psicologia prpria a essa mentalidade animista apresenta formas variadas e longe est de ser to simples quanto podera mos crer primeira vista. (...) No mundo homrico, a psique no explica o mistrio do Homem como ser dota do concretamente de sentimentos, de desejos, de vontade, de pensamento. (Meller, 1978, p. 3).

A Psicologia se constitui num conjunto de conhecimentos sobre o mundo psquico humano. Algumas vezes voc ir encontr-la no mbito das Cincias Biolgicas, outras vezes no das Cincias Humanas. Isso porque Filosofia e Medicina foram pontos de partida e inspirao para seu nascimento. Atualmente a tendncia consider-la na rea da Sade, por estas

miolo-psicologia11.indd 6

10/09/2009 00:41:24

Captulo 1 Pensamento mtico e pr-socrtico | 7

razes vamos caminhar, ainda dentro da mitologia, investigando o sentido de Sade nesse perodo:
Apolo era considerado como o deus da sade, e seu filho Asclpio era o deus dos mdicos e da medicina. (Schwab, 1995, p. 320)

Asclpio, ou Esculpio, foi coroado como o deus da Medicina, pois seu pai Apolo, um pouco antes da morte de Cornis (a quem havia fecundado), recuperou de seu ventre o filho ainda no nascido e o entregou para ser educado por Chiron, o centauro, que era versado na arte de curar e habitava uma regio famosa pela enorme quantidade de ervas medicinais onde Esculpio se familiarizou com as plantas, seus poderes e tambm com a serpente que, de acordo com Groesbeck passou a ser associada a Esculpio devido a seu olhar penetrante e sua capacidade de regenerar se a si prprio. Voltemos a Chiron, instrutor de Esculpio:
Tudo em Chiron o faz parecer a mais contraditria figura de toda a mitologia grega. Apesar de ser um deus grego, sofre de uma ferida incurvel. Alm disso, sua figura combina o aspecto animal com o apolneo, pois apesar de seu corpo de cavalo configurao pela qual so conhecidos os centauros, criaturas da natureza, fecundos e destrutivos ele quem instrui os heris nas artes da medicina e da msica. (Groesbeck, 1983, p. 74)

Os santurios de Esculpio desempenharam papel cotidiano central na vida dos gregos. L se submetiam s cerimnias prprias para o tratamento que:
Era constitudo de banhos e jejuns... Quando os pacientes estavam purificados... Eram conduzidos cmara interna. Envoltos em peles de carneiro, os pacientes deitavam-se, exaustos pelo jejum e sonolentos pelo uso de drogas... Assim que adormeciam, os sacerdotes passavam entre os leitos com as serpentes sagradas, que lambiam os ferimentos. Ao acordar, cada

miolo-psicologia11.indd 7

10/09/2009 00:41:24

8 | Psicologia

um dos doentes deveria relatar o que havia sonhado. Um sacerdote explicava o significado do sonho e receitava o tratamento apropriado... Antes de deixar o santurio, os doentes faziam uma oferenda em dinheiro e deixavam seu nome, doena e tratamento registrados em uma placa votiva. (Margotta, 1998, p. 23)

Durante o perodo mtico na Grcia, atentando para a descrio tanto de Homero quanto de Hesodo, sculo VIII a.C., encontra-se material suficiente que permite conhecer o papel do mdico, da doena e tambm os conceitos de sade e de morte. Em Homero, por exemplo, encontra-se a crena do duplo, comum nas culturas primitivas:
A essa concepo de dupla existncia do homem como corporeidade perceptvel e como imagem a se manifestar nos sonhos est ligada a interpretao homrica da morte e da alma (psych). A morte no representaria um nada para o homem: a psych ou duplo desprender-se-ia pela boca ou ferida do agonizante, descendo s sombras subterrneas de rebo. Desligada definitivamente do corpo (que se decompe), a psych passa ento a integrar o sombrio cortejo de seres que povoam o reino de Hades. Permanece como uma imagem, semelhante na aparncia ao corpo em que esteve abrigada; mas carece de conscincia prpria, pois nem sequer conserva as faculdades espirituais (inteligncia, sensibilidade etc.). Impotentes, as sombras vagantes do Hades no interferem na vida dos homens; assim no h porque lhe render culto ou buscar seus favores. (Souza, 1995, p. XI)

Uma explicao mtica para o surgimento da doena pode ser encontrada no mito de Prometeu:
Ento Zeus criou naquela forma perfeita um malefcio. Ele chamou a criatura de Pandora, que significa a que possui todos os dons, pois cada um dos imortais dera donzela algum presente malfico para a humanidade... Epimeteu recebeu com alegria a linda donzela, s descobrindo o mal depois que este j se abatera sobre ele. Pois at ento as geraes dos homens,

miolo-psicologia11.indd 8

10/09/2009 00:41:24

Captulo 1 Pensamento mtico e pr-socrtico | 9

aconselhadas por seu irmo, viviam livres de males, sem dolorosos trabalhos, sem doenas torturantes. (...) A donzela levava nas mos o seu presente, um vaso grande, fechado. Diante de Epimeteu, tirou a tampa do vaso e ergueu-se o mal, como uma nuvem negra, espalhando-se pela terra com a rapidez de um raio. Um nico dom benfico estava escondido no fundo do vaso: a esperana... O sofrimento... Tomando todas as formas, encheu a terra, o ar e o mar. As doenas se espalhavam dia e noite entre os homens, terrveis e silenciosas, pois Zeus no lhes concedera voz. A febre grassava na terra, a morte apressava o passo, esvoaante. (Schwab, 1995, p. 20)

E assim surgiu, com Prometeu, a figura do mdico:


(...) aproximou-se de suas criaturas... Ensinou a humanidade a enfrentar todas as circunstncias da vida. Antes no se conheciam medicamentos contra as doenas, nem pomadas para aliviar as dores, nem alimentos nutritivos. Por isso Prometeu ensinou os homens a preparar remdios suaves para curar as doenas. (Schwab, 1995, p. 17-18)

Vrios mitos revelaram a trilogia mdico-sade-doena de forma contundente. Outro exemplo encontrado em Ilada: a guerra de Troia, quando Homero descreve uma cena em que ocorre um acidente com um importante arqueiro chamado Filoctetes, soldado de confiana de Hrcules. Uma cobra picou seu p e o ferimento provocado pela mordida inchou e ficou enegrecido e o heri gemia de dor. A deciso tomada foi a de carregar Filoctetes at uma praia deserta e entreg-lo aos deuses, com comida suficiente, seu arco e flechas caso precisasse deles quando se restabelecesse atravs da ajuda dos deuses. Nessa estrutura, feiticeiros, xams, sacerdotes, cada qual a seu tempo e em sua cultura, se debruaram sobre o conceito de cuidar e de curar, por meio de rituais mticos ou religiosos com caractersticas mgicas. Aos feiticeiros cabia a funo e a esperana da cura e do aplacamento da dor e, pelo conhecimento sobre os fenmenos da natureza (sol, estrelas, tipos de plantas etc.), estavam revestidos do poder de acalmar a ira dos deuses derramada sobre o mortal por meio da doena.

miolo-psicologia11.indd 9

10/09/2009 00:41:24

Das könnte Ihnen auch gefallen