Sie sind auf Seite 1von 2

DEUS INSISTE EM NOS USAR xodo 3.1 4.17 FICHA DO LIVRO Para quem foi escrito este livro?

? Para os israelitas. Em qual momento foi escrito? Pouco antes da entrada de Israel na terra prometida. Por qu foi escrito? Porque os israelitas precisavam ser preparados para entrar na terra prometida e nas promessas da aliana. Para qu foi escrito? Para orient-los a adorar somente a Deus (que os libertou do Egito e os conduziu pelo deserto); para especificar os termos do relacionamento entre o Deus santo e o seu povo; e, para preservar por escrito as palavras da aliana. Tempo do relato bblico: Assunto principal do texto em questo: Tempo de Moiss. O chamado de Moiss.

FICHA DO SERMO Propsito Geral: Consagratrio. Propsito Especfico: Ao final deste sermo o ouvinte dever aceitar o chamado pessoal de Deus para envolver-se imediatamente na Sua obra. Quebra-gelo: Gancho: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________
(Aps o Quebra-Gelo faa a leitura do texto)

Afirmao Teolgica: Uma das maiores verdades deste texto bblico esta: Apesar dos nossos fracassos anteriores, de nossas deficincias pessoais e nossos medos, Deus insiste em nos usar. Frase de Efeito:

DEUS INSISTE EM NOS USAR!

- E por que Deus insiste em nos usar, apesar de sermos to fracos? - Ele insiste em nos usar pelos seguintes motivos: 1. PORQUE DEUS SOBERANO (Ele escolhe a quem quer). OPOSIO: DEFESA: BOA SEMENTE: Fundamentao: Ilustrao: Aplicao: Gostamos de pensar que Deus Soberano (Deus est no comando), mas no gostamos de admitir que Deus, em sua Soberania, pode forar algum a fazer algo que no quer fazer! Se julgar necessrio, Deus fora, sim! xodo 3.19-20; Filipenses 2.13; II Corntios 5.14. J 42.2 A histria de Jonas (como Deus fez com que ele chegasse a Nnive). Deus tem um chamado pessoal para voc (Romanos 8.30). Uma misso que somente voc, com sua experincia de vida e seus contatos pessoais, pode realizar. No espere que Deus o force a cumprir suas ordens. Seja obediente e aceite os desafios de Deus. DEUS INSISTE EM NOS USAR! Diga para Deus, agora: Eis-me aqui, meu Soberano Senhor!.

Frase de Efeito: Apelo:

2. PORQUE DEUS DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTRIA. Nota: Seria to sem graa a histria de Moiss se ele tivesse se negado a voltar ao Egito. Seria apenas a histria de um menino que nasceu para ser grande e terminou a vida como um assassino foragido, apascentando ovelhas que nem eram suas. Deus quer completar a nossa histria, dar-lhe um sentido maior (Sl 39.4). Jesus no nos livrou da escravido do pecado para vivermos como medocres egostas, num eterno estado de esquenta banco de igreja, com um chapu de pedinte na mo (sem experimentar o poder de Deus em ns e atravs de ns). Fundamentao: Ponto-Cruz: Aplicao: Apelo: Salmo 8.3-8. Ilustrao: ___________________________________________________________ A sua morte nos trouxe vida (Ef 2.4-7) em abundncia (Joo 10.10). Deixe Deus completar a sua histria. Diga agora para o seu SENHOR: Sim! Usa-me para Sua glria!.

Frase de Efeito: DEUS INSISTE EM NOS USAR!

3. PORQUE DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS QUE ESTO SOFRENDO. Fundamentao: Joo 3.16. Ilustrao: Apresente para seus ouvintes os nmeros mundiais da AIDS, da violncia, da fome, dos divrcios, dos suicdios, das guerras, etc. Prove que o mundo est realmente sofrendo nas mos do maligno (Joo 8.34; Efsios 2.1-3). Ponto-Cruz: Aplicao: Apelo: O homem no precisa mais sofrer debaixo desta escravido, pois Cristo j despojou os principados e as potestades na cruz Cl 2.15a. Deixe Deus te usar para libertar estas pessoas das garras de Satans. Responda para Deus: Sim, Senhor, quero ser um instrumento de salvao em Tuas mos. Usa-me com poder!.

Frase de Efeito: DEUS INSISTE EM NOS USAR!

CONCLUSO Em sua soberania, Deus insiste em nos usar em sua obra para, num s golpe, completar a nossa histria e libertar os bilhes de seres humanos que permanecem na escravido do pecado; portanto, a nica resposta que podemos lhe dar esta: Eis-me aqui, Soberano Senhor, usa-me a mim. APELO FINAL: Consagre agora todo o teu ser para Deus e obedea ao seu chamado, envolvendo-se imediatamente na Sua obra.
(Voc pode baixar, copiar ou imprimir este sermo, porm somente seu uso atravs da palavra falada est previamente autorizado. Os Direitos Autorais so mantidos. Qualquer outra forma de utilizao depender de autorizao por escrito. O Site do Pregador dispensa os pregadores que usam suas mensagens da obrigao moral e tica de citar a fonte.) Autor do Sermo: Autor da Frase de Efeito: Pr Ronaldo Alves Franco. Pr Jos Godoy Filho. www.ositedopregador.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen