Sie sind auf Seite 1von 69

Conforto Lumnico e Acstico na Arquitetura e Urbanismo Prof.

Fernanda Marques Vieira

O partido do projeto deve ser consequncia de uma anlise do contexto, do lugar e do programa. Para um projeto de auditrio de uso mltiplo, a flexibilidade do espao um grande definidor do projeto inicial.

Em seguida necessria uma anlise dos dados fornecidos pelo cliente: o terreno, a liberdade plstica, a funo (uso), sua relao com o entorno, as caractersticas tcnicas, etc. Cabe ao projetista, tambm, conhecer a real necessidade do cliente e o oramento disponvel, para desenvolver estudos de viabilidade tcnica e econmica.

Sabe-se que, se no forem adequadamente fundamentadas, as decises tomadas no processo projetual comprometem de maneira irrecupervel a funcionalidade dos mesmos.

O projeto deve ser conceituado previamente, ou seja, devem-se definir os objetivos antes de se comear a concepo formal.

No caso de uma instituio de ensino, normalmente o auditrio utilizado para a palavra falada. Assim, os dimensionamentos acsticos, cnicos e luminotcnicos devem prioriz-la.

praticamente impossvel propor um espao que atenda a todos os usos (palestras, teatro, msica, etc.) com excelente qualidade acstica e muito difcil projetar um ambiente perfeito para usos distintos, uma vez que se exige do espao caractersticas e comportamentos tcnicos diferentes entre si.

capacidade de ocupao, anlise do rudo externo, posicionamento e uso do palco e da platia, dimensionamento do foyer, camarins, equipamentos cnicos e audiovisuais, rotas de fuga, circulao, acesso de portadores de deficincia de mobilidade, entre outros.

Os arquitetos buscam consultorias especializadas como as de acstica, mecnico-cnica, sistemas estruturais e luminotcnica devido complexidade das instalaes e uso. Tambm so frequentes consultorias de conforto trmico (ar condicionado), sonorizao, instalao hidrulica e eltrica, elevadores e esquadrias.

Com a diversidade de atividades, o projeto deve facilitar a manuteno e a operao do auditrio, sendo essenciais o detalhamento de galerias, passarelas, tneis e salas tcnicas. Devem ser priorizadas no projeto, a manuteno, flexibilidade de uso e principalmente a segurana.

Para o conforto acstico as medies tcnicas so de extrema importncia. Nveis de rudo externo e acompanhamento em obra fazem parte desse contexto, assim como o controle entre projeto acstico e eletroacstico. Como o rudo externo deve ser reduzido em espaos de auditrios, a ventilao natural torna-se invivel, optando-se pelo uso do ar condicionado para o conforto trmico.

Ao arquiteto projetista cabe, inicialmente, definir com o cliente as caractersticas do espao de auditrio proposto. Nesta etapa o arquiteto deve analisar obras de repertrio com semelhanas ao projeto proposto. Deve tambm privilegiar as informaes tcnicas e os resultados de avaliaes psocupao de auditrios, especialmente das construes recentes nacionais e locais.

Os primeiros contatos com o cliente so para a definio do uso e da tipologia a ser utilizada no projeto de auditrio e para a definio do oramento e prazos. A partir deste momento pode-se planejar a contratao de consultores, servios terceirizados e estruturar um programa de necessidades e planejar o processo de projeto.

Uso e ocupao do solo; Cdigo de obras; Zoneamento Urbano; Corpo de bombeiros; Cdigo Sanitrio; Normas tcnicas ligadas :
1. Acessibilidade (NBR 9050) 2. Conforto ambiental (principalmente a NBR 10150)

O programa mnimo deve incluir: atividades; lotao; equipamento e mveis; layout e reas funcionais; desempenho tcnico e arquitetnico; relacionamento entre atividades; fluxograma.

Orientao da edificao Controle dos rudos externos; Barreiras acsticas com o prprio volume do edifcio; Fluxograma; Lotao e nmero de pessoas; Relao entre a caixa cnica e os espaos adjacentes; Acessos principais, secundrios e de servio; Largura das vias internas para acesso de carros, caminhes, ambulncia e bombeiros.

REA POR ASSENTO VOLUME POR ASSENTO

0,55-0,7 m 2,0-5,0 m

Arena; Elizabetano; Italiano; Teatro mltiplo.

A concepo do projeto arquitetnico de auditrios inicia-se com o estudo da volumetria e da geometria. O formato do auditrio considerado um dos itens mais importantes do projeto e est relacionado qualidade acstica da sala e visibilidade do palco.

O volume do auditrio deve ser decidido em proporo intensidade sonora que ser gerada no ambiente. Para concertos recomenda-se um volume grande, pois assim haver espao suficiente para a disperso sonora. Para a palavra falada, caracterizada por sons fracos, deve ser usado um espao menor ou um sistema moderno de amplificadores, assim a palavra pode ser compreendida por todo o pblico presente.

5.6 Locais de Reunio de Pblico Os locais de reunio de pblico devem obedecer os seguintes aspectos quanto a locao de cadeiras e poltronas fixas: a) Entre as filas de cadeiras de uma srie dever haver um espaamento mnimo de 0,90m de encosto a encosto. b) Entre sries de cadeiras existir espaamento livre de no mnimo 1,20m de largura c) O nmero mximo de assentos por fila deve ser de 16 e por coluna 20, constituindo srie de 320 assentos, no mximo. d) No sero permitidas sries de assentos encostados na parede com mais de 08 por fila.

Ela est mais distante do palco que 25 m (para auditrios) e 20m (para teatros)?

Desenhar o piso da platia com um balco superior para diminuir a distncia das ltimas fileiras em relao ao palco. Aumentar a largura das paredes laterais, mudar o formato da platia ou aceitar alguma no conformidade para no prejudicar a distncia mxima da ltima fileira de poltronas.

Na existncia de balces, o forro sob eles deve ser de material absorvedor sonoro para evitar reflexes tardias, no caso da palavra falada e, para a msica, revestido com materiais refletores ou difusores. O guarda-corpo dos balces deve contribuir para difuso sonora em salas que apresentem pera, msica de cmara, teatro e concertos (Figura 5.11). J para salas que apresentem espetculos de msica popular e rock, pode ser necessrio revestir esses guarda-corpos com material fonoabsorvente (PASSERI JR., 2008). No projeto da Sala So Paulo, os balces foram elementos chave para o condicionamento acstico. Todo o guarda-

corpo de alvenaria foi revestido com placas de madeira de diferentes tamanhos, a


fim de proporcionar maior difuso sonora.

O escalonamento do piso importante para a visibilidade, e tambm desejvel acusticamente, para garantir a recepo sonora do som direto pela audincia e evitar o paralelismo entre o teto e o piso. Uma audincia sem inclinao e com a fonte no mesmo plano da platia recebe muito pouco som direto, j um piso escalonado, melhora a visibilidade e faz com que o raio sonoro seja ampliado, aumentando a quantidade de energia sonora recebida pela platia.

Se o piso for escalonado e o palco elevado, a energia do raio sonoro direto para a audincia ser maximizada.

O projeto de disposio das poltronas est diretamente relacionado diferena de nveis da sala, quantidade de cadeiras por filas e seu posicionamento.

Dimenses de corredores e alinhamento dos mesmos favorecem a organizao e definem a capacidade do auditrio.

Alm disso, o posicionamento das poltronas define tambm as linhas de visibilidade e o desenho do palco. Se o palco tem a frente reta, as poltronas em linha se adaptam melhor, e analogicamente, se sua frente for curva, a disposio das linhas de poltronas pode acompanhar o desenho arredondado.

importante nesta etapa definir a poltrona que vai ser usada antes de criar o layout definitivo para propor um projeto seguro e de dimenses corretas. Como questo de conforto, desejvel que as fileiras sejam largas, mas isso pode diminuir a capacidade da sala ou distanciar muito as ltimas fileiras do palco.

Um espao generoso entre as fileiras pode dispersar as pessoas e quebrar a atmosfera de concentrao que intensifica a relao entre a platia e o orador ou ator (HAM, 1988). Como medida de conforto e segurana, sugere-se considerar um espaamento mdio entre 0.90 (mnimo) e 1.00 (confortvel) por fileira (figura 3.4).

O palco deve se situar entre 70 e 90 cm em relao ao piso, uma vez que o espectador da primeira fileira tem sua viso a 1,10 m, em mdia. Um palco muito baixo cria dificuldades por exigir uma grande inclinao da platia, mas a altura excessiva tambm obstculo aos bons preceitos de ergonomia.

A viso normal, em descanso, tem um ngulo de caimento em relao linha horizontal de 15 graus. Quando o posicionamento do palco ou da tela de projeo definido em ngulos acima dessa linha, o espectador obrigado a forar a musculatura do olho ou do pescoo, o que desconfortvel e cansativo (MELENDEZ, 1996).

Estabelecer as reas da platia que devem receber acrscimo de som refletido para melhor inteligibilidade da palavra; As superfcies que ficam prximas da fonte e todas as superfcies prximas do palco devem ser reflexivas, para que o som possa chegar s ltimas fileiras. Os materiais absorvedores de som, se necessrio, devem ficar ao fundo da sala.

Estabelecer a necessidade de absoro da sala comeando pela parede de fundo; depois o fundo das paredes laterais; parte de trs do teto e partes do teto perto das paredes laterais.

Verificar se a relao entre o volume e o nmero de pessoas da sala est dentro dos valores recomendados. Se for necessrio, redesenhe as placas refletoras do teto caso o volume no esteja dentro do recomendado e aceite alguma no conformidade.

Verificar o comprimento do trajeto dos raios sonoros diretos e refletidos se a diferena entre eles exceder 20m, devemos substituir os materiais refletores por absorventes nas placas cujos raios sonoros tiverem seus comprimentos excedentes.

Utilize o texto ROTEIRO PARA O CLCULO DO TEMPO DE REVERBERAO TEATRO DA APOSTILA DA DISCIPLINA.

Das könnte Ihnen auch gefallen