Sie sind auf Seite 1von 22

O RECRUTAMENTO DA ELITE

O recrutamento da elite, as mudanas na composio social e a crise da medicina no Rio Grande do Sul Recruitment of the elite, changes in social composition, and the medical crisis in Rio Grande do Sul

CORADINI, O. L.: O recrutamento da elite, as mudanas na composio social e a crise da medicina no Rio Grande do Sul. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, IV (2): 265-286 jul.-out. 1997. Este artigo tem trs objetivos. O primeiro deles apresenta um quadro geral do processo de formao e institucionalizao do ensino da medicina e do exerccio da profisso mdica no Rio Grande do Sul, levando em conta os princpios e critrios de excelncia profissional e social vigentes e da hierarquia e recrutamento de sua elite. O segundo busca apresentar as principais mudanas na composio social do corpo docente, desde sua formao. O terceiro discute alguns fundamentos da chamada crise da medicina. PALAVRAS-CHAVE: formao mdica, recrutamento da elite, crise na medicina, Rio Grande do Sul.

CORADINI, O. L.: Recruitment of the elite, changes in social composition, and the medical crisis in Rio Grande do Sul. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, IV (2): 265-286 Jul.-Oct. 1997. The first of the articles three goals is to provide an overview of the process by which the teaching and practice of medicine has evolved and been institutionalized in Rio Grande do Sul, Brazils southernmost state. In doing so, it considers prevailing principles and criteria regarding professional and social excellence, along with the hierarchical structure and recruiting of its elite. The second goal is to point out the main changes that have occurred in the composition of the teaching staff since its formation. Lastly, the article discusses some of the bases of the socalled medical crisis. KEYWORDS: medical training, recruitment of the elite, medical crisis, Rio Grande do Sul.

Odaci Luiz Coradini


Doutor em antropologia social, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Av. Bento Gonalves, 9550 Campus do Vale 90049 Porto Alegre RS Brasil
Copidesque: Srgio Lamaro

JUL.-OUT. 1997

265

ODACI LUIZ CORADINI

Introduo
1

Este artigo o resultado do aproveitamento parcial do material resultante de uma pesquisa mais ampla sobre a formao, o recrutamento e a composio social da elite mdica brasileira representada pelos componentes da Academia Nacional de Medicina. Nesta pesquisa, tentou-se comparar a elite mdica centrada no Rio de Janeiro com a do Rio Grande do Sul e confrontar suas origens e posies sociais com as dos alunos dos cursos dos quais a maior parte de seus membros so provenientes, a saber: o curso atual de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para a Academia Nacional, e o curso atual de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), para a elite regional deste estado.

rs so os objetivos centrais do presente artigo.1 O primeiro deles visa a estabelecer um quadro geral do processo de formao e institucionalizao do ensino da medicina e do exerccio da profisso mdica no Rio Grande do Sul, levando em conta a explicitao dos princpios e critrios de excelncia profissional e social vigentes e, conseqentemente, de hierarquizao e recrutamento de sua elite. O segundo objetivo, tendo por base informaes relativas origem social dos alunos do principal curso de medicina do estado, busca apresentar as principais mudanas na composio social do corpo docente, desde sua formao. Por fim, o terceiro objetivo, tendo por ponto de partida estes mesmos critrios de recrutamento da elite e as mudanas observadas na composio social, pretende discutir alguns fundamentos da chamada crise da medicina. Na falta de uma instituio como a Academia Nacional de Medicina, capaz de fornecer os dados necessrios para a delimitao do conjunto dos profissionais considerados componentes da elite mdica regional, recorreu-se obra Panteo mdico rio-grandense (Franco e Ramos, 1943), a mais importante publicao coletiva de autoconsagrao desta elite e da qual constam os nomes investigados no texto. A fonte bsica de informaes sobre os alunos do primeiro e principal curso de medicina no estado, o da atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), foi a documentao das pastas individuais dos arquivos da prpria universidade. Foram tomadas turmas em intervalos de cerca de dez anos, com exceo das primeiras, que, por serem numericamente menores e com informaes mais esparsas, exigiram a incluso de um maior nmero de alunos. Para a ltima turma, com ingresso em 1984, foi possvel a utilizao dos levantamentos efetuados pela prpria universidade. Por fim, no que concerne aos fundamentos sociais e ideolgicos da crise da medicina, o material bsico utilizado foram as publicaes das corporaes mdicas e dos organismos pblicos envolvidos na discusso dessas questes. A institucionalizao do ensino e o recrutamento da elite mdica regional Como o Rio Grande do Sul um estado perifrico, tanto a institucionalizao do ensino e da profisso mdica quanto a sua crise abrangem um perodo comparativamente mais curto. Ao contrrio do Rio de Janeiro (e tambm da Bahia), onde o ensino mdico remonta ao incio do sculo XX (Santos Filho, 1991), no Rio Grande do Sul ele s passou a existir na dcada de 1890.

266

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

Para algumas indicaes referentes composio das elites sociais e polticas regionais nos perodos anteriores predominncia de militares (ou militares/ polticos) e quase total ausncia de mdicos profissionais, podem ser consultadas as publicaes de consagrao das mesmas, tais como Spalding (1969); Pianta (1961); Carvalho (1937); Porto Alegre (1916), entre outras.

3 Para maiores informaes a esse respeito, ver Corso (1988, p. 14 e passim); Franco e Ramos (1943, p. 116); e Schultz et al. (1960), entre outros.

Conseqentemente, os componentes da elite mdica gacha aqui examinados nasceram entre 1851 e 1915. Como, no estado, a prtica da medicina enquanto profisso e, mais ainda, como atividade de elite relativamente recente,2 seus principais marcos dizem respeito criao do ensino mdico oficial, organizao das entidades de representao corporativa e consagrao de sua imagem social (associao e sindicato mdico) e dos organismos pblicos a ela vinculados. Da resultou maior homogeneidade profissional dos componentes desta elite, comparativamente aos da Academia Nacional de Medicina (Coradini, 1994), pelo menos em sua fase de consolidao. As partes envolvidas na institucionalizao do ensino oficial e do exerccio profissional da medicina no estado, no final do sculo passado, eram os farmacuticos diplomados que lutavam pelo monoplio profissional, numa fase em que a farmcia j ingressava numa fase industrial, e os mdicos, que se opunham ao exerccio profissional dos no diplomados, especialmente das parteiras (ou aparadeiras). Cabe mencionar ainda, na composio desse quadro, o papel desempenhado pela Constituio estadual vigente, que, por sua inspirao positivista, pretendia abolir os privilgios de diplomas escolsticos e acadmicos. Foi nessa conjuntura de confronto de interesses corporativo-profissionais que comeou a funcionar, em 1896, a Escola Livre de Farmcia e Qumica Industrial, qual reuniuse, no ano seguinte, o tambm recm-criado Curso de Partos. Nessa fuso encontra-se a origem da Faculdade de Medicina da atual UFRS, de cuja estrutura o curso de farmcia fez parte at 1952.3 O que deve ser aqui destacado o fato de a maior parte dos fundadores destes cursos, bem como seus discpulos ou herdeiros, ter integrado, mais tarde, o mencionado Panteo, na companhia de outros profissionais que se notabilizaram em atividades distintas, como a poltica partidria. Contudo, apesar da relativa homogeneidade de interesses, devem ser mencionadas algumas diferenas quanto s origens e trajetrias sociais, levando-se em conta, inclusive, que as profisses enfocadas encontravam-se ento em fase de formao e institucionalizao. Origens sociais e trajetrias escolares dos componentes da elite mdica A exemplo do que pode ser observado em relao elite mdica nacional, representada pelos integrantes da Academia Nacional de Medicina (idem, 1996), para a elite mdica gacha a profisso do pai tambm constitui um indicador bastante frgil das origens sociais. Isso pode ser explicado pelo fato de que, nesse perodo (segunda metade do sculo XIX/incio do sculo XX), a profisso no representava o princpio bsico de diviso e hierarJUL.-OUT. 1997

267

ODACI LUIZ CORADINI

Ironicamente, foi ele quem chegou mais longe, vindo a ocupar o Ministrio da Sade entre 1962 e 1963, na fase parlamentarista do governo Joo Goulart. Anos antes, foi prefeito de Porto Alegre (1951). (N. do E.)

quizao das posies sociais. Em outras palavras, a profisso era apenas um entre tantos ttulos que respaldam a posio social, encerrando um carter apenas ilustrativo. Por conseguinte, para que este indicador ganhe mais consistncia, necessrio considerar, na medida do possvel, a trajetria do conjunto do grupo familiar. No que tange especificamente profisso paterna, observa-se um grau de homogeneidade muito alto em 12 dos 37 integrantes dessa elite mdica com informaes disponveis. Grosso modo, so filhos, em primeiro lugar, de funcionrios pblicos graduados, particularmente de militares, seguidos por filhos de profissionais vinculados rea mdica, registrando-se ainda a presena de um filho de comerciante e outro de sapateiro. Reiterando o que foi dito, visto que a profisso do pai, quando tomada em termos estritamente formais e de modo individualizado, um indicador insuficiente quanto s origens sociais, para melhor explicit-las convm recorrer genealogia. No caso, por exemplo, de Fernando Abbott, mais importante do que a profisso de mdico do pai a trajetria do conjunto do grupo familiar, cl fortemente vinculado no apenas medicina, mas tambm oligarquia agrria gacha, reunindo grandes proprietrios com envolvimento poltico e militar. Urbano M. Garcia filho de coronel e integra um cl de fazendeiros/militares, descendente da nobreza regional (Carvalho, 1937, p. 102), contexto familiar prximo ao de Ulysses de Nonohay, tambm filho de coronel, no caso, da Guarda Nacional. A trajetria de Elyseu D. Paglioli, o filho de sapateiro referido anteriormente, evidentemente distinta. Nascido numa colnia de imigrantes italianos da regio de Caxias do Sul, no final do sculo passado, seu acesso escolarizao foi garantido pela patronagem da Igreja Catlica e dos estres.4 Deslocando o foco para o local de nascimento, para as origens geogrficas da elite mdica gacha, verifica-se que Porto Alegre aparece como o local de origem de boa parte (14 em 35) dos componentes com esse tipo de informao disponvel. Como, no perodo em exame, o estado atravessava um processo de urbanizao de certa intensidade e como a maior parte dos mdicos era constituda de filhos de altos funcionrios pblicos (ainda que descendentes de fazendeiros/militares/polticos), era natural que a capital do estado abrigasse a maioria dos profissionais. Aps Porto Alegre, vinha a Campanha, regio que concentrava as atividades pecurias, base da economia gacha, com suas respectivas elites agrrias. Alm disso, como o exerccio profissional e o ensino estavam em processo de formao, alguns mdicos so originrios de locais completamente distintos: Nova Iorque, Recife, Belm. Por fim, h ainda alguns originrios de ncleos de imigrantes (Caxias do Sul, So Leopoldo), que, mais tarde, constituiriam o principal foco geogrfico de recrutamento dos estudantes de medicina.

268

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

A despeito de algumas excees, h uma forte homogeneidade quanto s trajetrias escolares. Os estudos anteriores ao curso de medicina, particularmente os estudos secundrios, foram realizados em geral em poucos colgios. As variaes mais acentuadas referem-se aos estudos primrios: a maior parte realizou-os em sua terra natal, muitos dos quais com algum mestre particular ou no colgio do mestre, visto que, em boa parte do perodo enfocado, este degrau do ensino ainda no se havia generalizado formalmente. De qualquer modo, a maior parte dos componentes desta elite realizou pelo menos os estudos secundrios, quando no o primrio, num pequeno nmero de estabelecimentos, certamente aqueles que se impunham como centros de educao da elite regional. Esses colgios pertenciam a ordens religiosas (por exemplo, o Colgio Nossa Senhora da Conceio, em So Leopoldo, e o Ginsio Anchieta, em Porto Alegre, ambos dos jesutas), e foram criados pelo clero com base nas colnias de imigrao (De Boni, 1980). Uma das conseqncias disso que, a exemplo dos componentes da Academia Nacional de Medicina no perodo, a maior parte da elite mdica gacha se desloca geograficamente j no perodo da educao secundria. Outros colgios so tambm particulares, mas no confessionais (a Escola Brasileira e o Colgio So Pedro, por exemplo). Gradativamente, alguns colgios pblicos comeam a se destacar, como o Ginsio Jlio de Castilhos, em Porto Alegre, que, ao que tudo indica, desempenhou para as elites locais funo semelhante que o Colgio Pedro II exerceu no Rio de Janeiro para as elites nacionais (Coradini, 1996). No que tange escolarizao superior, a homogeneidade ainda maior. At o final do sculo XIX, a escola de formao quase sempre a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (a mesma de praticamente a totalidade dos integrantes da Academia Nacional). Mais tarde, depois da fundao da Faculdade de Medicina em Porto Alegre, esse estabelecimento torna-se o mais freqentado. As excees dizem respeito aos profissionais formados na Faculdade de Medicina da Bahia ou na de Paris, ou ainda na Escola de Farmcia de Ouro Preto. As trajetrias profissionais e a ascenso posio de elite Este tema o mais difcil de ser sintetizado, na medida em que as trajetrias profissionais que conduzem posio de elite envolvem uma diversidade muito grande de princpios e critrios de hierarquizao, incluindo suas respectivas bases sociais e estruturas de capital (Bourdieu, 1994). Como na Academia Nacional de Medicina (Coradini, 1996, 1995), tambm aqui no so os critrios nem as condies propriamente profissionais que se constituem
JUL.-OUT. 1997

269

ODACI LUIZ CORADINI

5 Raul Pilla foi uma importante liderana poltica no apenas rio-grandense, mas tambm de estatura nacional. Um dos fundadores do Partido Libertador, agremiao que se opunha poltica oligrquica dos chefes gachos da Repblica Velha, participou ativamente da Revoluo de 1930 no estado. Mais tarde, aps a queda do Estado Novo (1945), foi constituinte em 1946 e deputado federal pelo Rio Grande do Sul durante mais de vinte anos (1946-67). (N. do E.) 6

Para a discusso da autonomia no caso da Frana, ver Weisz (1988b); para os Estados Unidos, ver Freidson (1984).

em recursos para a ascenso elite, embora estes no sejam necessariamente excludos. Segundo o organizador do referido Panteo Raul Pilla, tambm um destacado membro da elite mdica gacha ,5 o que define esta elite sua notabilidade, atributo que tem por base o valor individual (Pilla, 1943, p. 32). O problema que, medida que a profisso e seus valores e critrios prprios tm um peso mnimo na definio, visto que ela no dispe de nenhuma autonomia relativa,6 as esferas de atividade e os respectivos recursos sociais so extremamente amplos e multidimensionais, dado que so baseados no capital social (Bourdieu, 1980), sendo, portanto, externos profisso. De modo geral, os recursos sociais que garantem esta notabilidade advm, basicamente, da militncia poltico-partidria, do desempenho de cargos nas burocracias pblicas e nas organizaes de representao corporativa da classe, da condio de professor da Faculdade de Medicina local (que pode ser reforada pela condio ou ttulo de fundador da instituio), da participao em instituies culturais ou literrias e, por fim, do reconhecimento alcanado no exerccio da clnica. Vale frisar que a participao de cada um destes recursos, nesta ordem, na composio das respectivas trajetrias extremamente varivel. Se, em alguns casos, a trajetria profissional e a ascenso social esto baseadas em apenas um ou dois destes recursos, em outros, elas esto assentadas na combinao de uma variedade deles. Algumas caractersticas e recursos sociais da elite mdica gacha podem, sem dvida, sofrer os efeitos dos critrios adotados pelo Panteo na seleo de seus componentes, os quais, evidentemente, so menos formalizados que no caso da Academia Nacional de Medicina. Em outras palavras, os critrios de notabilidade podem depender da escolha dos colaboradores da publicao. Contudo, mesmo que isso ocorra de fato, a conseqncia mais grave que da pode advir ser atribudo a alguns destes recursos um peso maior que efetivamente tenham tido, acarretando, portanto, uma composio de capital um tanto distinta. Isso no significa, em hiptese alguma, que esses recursos tenham sido includos de forma indevida enquanto critrio de definio e seleo desta elite. Este o caso, por exemplo, da maior importncia dada militncia polticopartidria para esta elite regional, ao passo que se destina um espao maior cultura geral e literatura quando se estuda os componentes da Academia Nacional. J a ocupao de postos nas burocracias tem importncia equivalente nas duas situaes (Coradini, 1994). Dos 36 componentes desta elite regional com informaes suficientes sobre suas trajetrias profissionais, cerca de um tero passou a maior parte de sua vida profissional ocupando postos de natureza poltico-partidria. O mais relevante o fato de isso

270

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

no ser visto como algo acidental ou desviante, mas, pelo contrrio, como prova de qualidades extraordinrias, que extrapolam os limites da profisso. Ou seja, a militncia poltica, a exemplo de outras atividades de representao e ao cultural e a ocupao de postos administrativos, concebida e apresentada como algo socialmente superior profisso mdica enquanto tal. Porm, para boa parte destes profissionais, a vinculao com a poltica decorre diretamente de suas prprias origens sociais, uma vez que fazem parte de cls envolvidos diretamente com atividades poltico-militares h vrias geraes. Alm disso, a prpria atividade de clnico ou de professor de medicina pode resultar num capital de relaes e imagem social passvel de ser reconvertido em capital poltico (Pilla, 1949, 1943). Embora as burocracias pblicas no estado fossem muito menos importantes que as da capital da Repblica, parcela significativa dos componentes da elite mdica gacha encontram nas burocracias pblicas em geral, universitrias ou hospitalares, um de seus principais campos de atividade. Tomando-se apenas os 36 integrantes desta elite com informaes disponveis, verificase que pelo menos a metade passou parte considervel ou mesmo praticamente toda a vida profissional ocupando, simultnea ou sucessivamente, um ou mais cargos burocrticos de direo, alm dos decorrentes da militncia poltico-partidria ou da representao corporativa. A exemplo dos componentes da Academia Nacional (Coradini, 1996), trata-se basicamente de diretores ou chefes, com a diferena de que no Rio Grande do Sul a atuao poltico-partidria tem um peso maior. Uma terceira caracterstica geral que se destaca como recurso para a obteno de ttulos a condio de professor da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Dos 36 componentes estudados, pelo menos 27 ostentam este ttulo como um dos principais. Desse subtotal, um nmero elevado pode exibir ainda o ttulo de fundador da referida faculdade, o qual vem a constituir uma das principais evidncias de suas realizaes e conseqente notabilidade. As trajetrias profissionais/sociais dos componentes desta elite mdica podem ser divididas em dois blocos. O primeiro rene profissionais cuja notabilidade resulta primordialmente de sua atuao enquanto clnico de renome, filantropo e agente nas conjunturas poltico-partidrias, inicialmente em sua regio de origem e, depois, marcando presena em crculos mais ou menos amplos. J o segundo bloco congrega aqueles que tm na faculdade de medicina e nas atividades de institucionalizao e representao corporativa suas principais instncias de consagrao profissional e social. Cabe frisar que essa diviso no representa uma separao emprica rigorosa. As prprias trajetrias individuais de muitos desses componentes combinam a situao de clnico e militante poltico na
JUL.-OUT. 1997

271

ODACI LUIZ CORADINI

terra natal com o posterior deslocamento para Porto Alegre, o que inclui o ingresso na Faculdade de Medicina da capital. Outra esfera de atividade e fonte de ttulos que caracteriza as trajetrias da maior parte desta elite regional a representao de classe. Embora, mais uma vez, essa situao tenha paralelo com a vivida pelos componentes da Academia Nacional, no Rio Grande do Sul os postos de representao corporativa so quantitativamente muito menos significativos. No perodo considerado, os postos mais diretamente vinculados ao exerccio da medicina restringemse, sobretudo, direo do sindicato mdico local e a algumas associaes representativas de segmentos ou especialidades mdicas j existentes. Mas como o exerccio da medicina no o nico nem o principal recurso para a ascenso notabilidade, boa parte dos componentes ostenta os ttulos resultantes de suas vinculaes com a cultura erudita (literria ou artstica), a poltica partidria e a atuao em outros setores. H uma espcie de rodzio, de cruzamento entre os ocupantes dos postos de direo de instituies de representao, o que tambm observado na Academia Nacional. Cabe mencionar, por fim, como critrio de recrutamento desta elite regional, as publicaes. Este um dos pontos de maior diferena relativamente aos componentes da Academia, em parte devido ao fato de que as informaes disponveis para esta elite regional abrangerem somente o perodo que se estende at a dcada de 1940. Tudo indica, porm, que mesmo considerando os componentes da Academia de Medicina gacha organizada mais recentemente, o que significa a incluso de informaes at a atualidade , os resultados no seriam muito diferentes. Isso pode ser explicado, sem dvida, pela condio perifrica desta elite regional e pelo fato de, no perodo considerado, tanto o ensino como o exerccio profissional ainda estarem em processo de consolidao e institucionalizao. Deve-se levar em conta tambm a prpria concepo de medicina e de realizao profissional (aspecto no qual no h muita diferena relativamente Academia Nacional). Vale dizer que as condies sociais e institucionais ento vigentes, nas quais se inseriam o ensino e o exerccio profissional da medicina, no apresentavam, nem de longe, nenhuma autonomia frente s demais atividades das elites; ademais, a prpria concepo de realizao profissional e social exclui o meritocratismo, princpio ideolgico bsico de outras elites mdicas, como a francesa (Weisz, 1988b). Conseqentemente, os investimentos dirigiam-se basicamente para outras esferas de atividade (poltica, direo de burocracias, representao corporativa e lutas por regulamentaes, cultura geral, jornalismo etc.) e, no que tange medicina, para o ensino e o exerccio clnico. Um bom exemplo dessa concepo de medicina e de excelncia profissional encontrado em Raul Pilla, o prprio organizador do 272
HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

Panteo, que, apesar de se apresentar como professor de medicina, passou a maior parte de sua carreira exercendo cargos polticos. Embora seja autor de cerca de duas dezenas de publicaes, a maioria absoluta delas no se vincula medicina, mas sim poltica e temas correlatos. Num discurso proferido na Academia Nacional de Medicina em 1961, Pilla (1961, pp. 26-7) destacava que a inexistncia de pesquisa em sua carreira no decorria apenas das limitaes de ordem material, mas tambm da opo em elevar o nvel cultural, visto que, mais que um cientista, o professor deveria ser um sbio. Trata-se de uma concepo de medicina e de excelncia profissional muito prxima dos componentes da Academia Nacional, centrada na transcendncia em oposio contingncia (Coradini, 1996, 1995). Conforme declarao do prprio Pilla (1943, p. 41), ao se referir a um nome importante da medicina estadual, a atuao do Mestre refulge mais no ensino vivido, do que nos valiosos trabalhos publicados. Na realidade, muitos dos componentes do grupo no publicaram absolutamente nada. Em seu conjunto, o nmero dos trabalhos publicados individualmente durante toda a trajetria profissional situa-se, em mdia, em torno de uma dezena, e apresenta muitas variaes caso a caso. Porm, o que mais chama a ateno no a extrema variao quantitativa deste para aquele membro da elite, mas sim a temtica diversificada, que abrange questes poltico-partidrias ou afins, o jornalismo, a cultura ou as artes e, por fim, aquelas de algum modo vinculadas medicina ou a temas mdico-sociais e ao seu ensino. Redes de reciprocidade, concepo de excelncia profissional e critrios de recrutamento A importncia das relaes de reciprocidade, as formas de patronagem da advindas e a concepo de excelncia profissional e social constituem os elementos em que a elite mdica gacha mais se assemelha aos componentes da Academia Nacional (Coradini, 1996, 1995). Em ambos os casos, h sempre uma rede (Land, 1977; Wolf, 1980) de relaes personificadas de reciprocidade subjacente ao elenco de ttulos e postos que compem suas trajetrias. O acionamento destas redes ocorre em todas as situaes iniciticas ou de ruptura, i.e., naqueles momentos da trajetria em que so necessrias reorientaes de investimentos ou mesmo reconverses, tendo em vista o ingresso numa nova situao social e institucional (por exemplo, ingresso na carreira profissional e na carreira poltica, acesso a diferentes postos etc.). A exemplo dos componentes da Academia Nacional, a concepo de excelncia profissional/social e os critrios de avaliao decorrentes esto baseados num certo aristocratismo calcado na
JUL.-OUT. 1997

273

ODACI LUIZ CORADINI

Sobre o meritocratismo na elite mdica francesa, ver Weisz (1988b); para a oposio entre o meritocratismo e o aristocratismo no conjunto das elites, ver Charle (1987).

8 Para maiores especificaes e dados empricos sobre esta concepo de excelncia profissional e as diferentes redes de relaes de reciprocidade e suas variadas bases sociais (parentesco, patronagem escolar e profissional, amizade, afinidades polticas etc.) presente em toda a documentao e que, por sua diversidade, transcende os limites deste artigo, ver, sobretudo, Pilla (1949, 1943), Franco e Ramos (1943); Carvalho (1937); Martins (1978); Pianta (1962); e Spalding (1969).

extraordinariedade de algumas atividades e dos indivduos que as representam, em oposio contingncia ou aos limites da profisso. A excelncia ou notabilidade, nesse caso, vincula-se a algo de transcendente e ope-se aos princpios do meritocratismo.7 No caso desta elite mdica regional, o prprio responsvel pelo desenho dos perfis dos membros do Panteo torna explcito este aristocratismo, ao opor os componentes sagrados e dependentes da personalidade do mdico aos de cunho mais tcnico ou material (ou ofcios comuns), na definio de medicina. Da, inclusive, as dificuldades para defini-la como uma profisso (embora sagrada) e para admitir a existncia do sindicalismo mdico (Pilla, 1949). A apresentao dos perfis, cujo objetivo a construo da imagem de elite atravs da hagiografia, enfatiza as redes de relaes e as atividades como a poltica partidria, a filantropia, as artes etc. que, nesta concepo carismtica de profisso, extrapolariam seus limites. O prprio apresentador do Panteo, ao traar um destes perfis (idem, 1943, p. 47), caracteriza-o como algum de talento, cultura e largos horizontes espirituais, escritor e orador ..., no poderia ele confinar-se nos estritos crculos dos interesses imediatos, da a vida pblica. Outro destes vultos, apesar de ter reconhecida sua face profissional, destacado sobretudo pelo seu aspecto cvico, visto que a poltica seria para os espritos de sua estirpe, a mais nobre e til de todas as artes (idem, ibidem, p. 41).8 Abstraindo-se as peculiaridades das composies e atentando para a enorme diversidade de bases sociais e esferas de atividade, os principais conjuntos de redes de relaes podem ser assim resumidos: a) as relaes prprias da atuao poltico-partidria, que incluem as nomeaes para postos de comando nas burocracias pblicas; b) as vinculaes que deram origem Faculdade de Medicina, sua gesto, seleo de professores etc. e as conseqentes relaes de patronagem acadmica e profissional; c) as vinculaes das quais resultaram a fundao e o controle das organizaes e atividades de representao corporativa; e d) as relaes de parentesco, utilizadas tanto para a atuao poltico-partidria e ocupao de postos de controle de burocracias pblicas, quanto para a patronagem acadmica e profissional. Quanto a este ltimo item, deve-se salientar que, uma vez mais, a exemplo dos componentes da Academia Nacional, intensifica-se no perodo estudado a formao de cls de mdicos, passando as relaes de parentesco a ser apresentadas e at ostentadas como algo positivo. O Panteo dedica um captulo especial (intitulado Laos de sangue laos da medicina) em louvor s linhagens de mdicos. A apresentao laudatria das relaes de parentesco no se restringe clnica, mas abrange tambm as situaes em que o parentesco perpassa

274

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

o ensino e as burocracias pblicas, fazendo-se presente tanto em publicaes hagiogrficas ou de consagrao coletiva, como o prprio Panteo, quanto em documentos oficiosos, como os Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre.9 A intensificao da concorrncia escolar e as mudanas na composio social dos alunos de medicina
Ver, por exemplo, o elogio da herana do gosto pela medicina e do conjunto de relaes e dignidades pronunciado pelos descendentes de um dos membros desta elite e tambm fundador da Faculdade de Medicina local, Protsio Alves, em Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, jan.-dez. 1948, p. 30.
9

Tomando-se a profisso do pai como indicador primeiro das origens sociais dos alunos do principal curso formador da elite mdica gacha, desde seu incio em 1900 at 1920, obtiveram-se informaes para 37 em 194 trajetrias de vida investigadas. Para esse perodo, se somados os filhos de mdicos (35,13%), com os de comerciantes (10,81%) e os de militares de alta patente (coronel, general etc., perfazendo um subtotal de 18,90%), obtm-se um total de 64,84%. O restante dividido entre outros profissionais com ttulo universitrio, com cargo pblico de destaque (desembargador) e fazendeiro. Os dois nicos casos de excluso de profisso ou condio social dominante so o filho de um operrio e, possivelmente, o de um funcionrio pblico, sem discriminao. Para o que est em pauta neste texto, importante lembrar que no perodo e neste mesmo curso que se formou boa parte dos componentes da elite mdica gacha apresentados no item anterior. Surge, outrossim, j nesta fase inicial da consolidao da medicina como profisso destacada ao nvel regional, uma forte endogamia relacionada profisso dos pais dos alunos, acentuada posteriormente. Para a dcada seguinte (1921-31), os filhos de mdicos representam 27,65% dos 94 alunos egressos com informaes disponveis, seguidos por filhos de comerciantes (26,59%), de militares (general, coronel, mdico militar, tenente etc., com 16,98%), fazendeiros (6,38%), funcionrios pblicos e, em menor grau, de diversos profissionais com ttulo universitrio (advogado, farmacutico, dentista, engenheiro etc.) e, por fim, alguns casos atpicos (alfaiate, sapateiro, banqueiro). Esse conjunto representa a quase totalidade do elenco das profisses dos pais. A no ser uma relativa ampliao da participao dos profissionais liberais com titulao universitria e do escopo das profisses abarcadas, no h muitas alteraes quanto a este indicador para o referido decnio. O mesmo pode ser dito da turma que ingressou em 1930 e se formou em 1935, embora deva ser destacada a concentrao ainda maior de filhos de mdicos (39,13%), seguidos por filhos de comerciantes (26,08%), de fazendeiros (17,39%) e militares (8,68%), que, somados, representam pouco mais de 90% do total. As excees ficam por conta de um filho de artista e de outro cujo pai trabalha no comrcio.
JUL.-OUT. 1997

275

ODACI LUIZ CORADINI

J para a turma que fez o curso entre 1940 e 1945, observa-se o crescimento da participao de filhos de comercirios (ou que trabalha no comrcio) e assemelhados (bancrio, por exemplo) e o aumento do leque de profisses representadas. Os mdicos continuam a constituir a principal profisso paterna em termos quantitativos (23,07%), mas a segunda profisso passa a ser a dos comercirios. Se os filhos de comerciantes e os de fazendeiros continuam a representar uma parcela significativa do total (10,25% e 7,69%, respectivamente), novas profisses comeam a aparecer, tais como as de construtor, pintor, industrial, professor (certamente do ensino secundrio) e, tambm, outras profisses com ttulo universitrio (dentista, com 10,25%, farmacutico, engenheiro). Esta tendncia se aprofunda nas duas dcadas seguintes, isto , a turma com ingresso em 1950 e formatura em 1955, e a que iniciou em 1960 e se formou em 1965. Para a primeira turma, comerciante e mdico continuam sendo as duas principais profisses dos pais (14,70%), seguidos de perto pelos comercirios (11,76%) e por uma profisso que aparece pela primeira vez: a de agricultor (tambm com 11,76%, exatamente o dobro dos fazendeiros, 5,88%). Os industriais tambm aumentam (5,88%, o mesmo que os alfaiates). Os restantes, quase 30%, so distribudos por um leque de dez profisses ou condies sociais diversas, dentre as quais a de operrio. Os dados relativos turma formada em 1965 revelam pela primeira vez o predomnio numrico dos filhos de comercirios (ou de quem trabalha no comrcio), que correspondem a 25% das matrculas. Em segundo lugar, vm os filhos de comerciantes (11,76%), seguidos pelos filhos de mdicos (8,82%), bancrios (7,35%), militares (5,88%), agricultores (4,41%) e, por fim, uma srie longa e variada de profissionais. Em termos de posio social, os alunos so filhos tanto de pais socialmente prestigiados industrialistas, fazendeiros ou profissionais com formao universitria, por exemplo quanto de pais humildes , ferreiro, marceneiro, operrio, torneiro, carpinteiro. Em sntese, uma srie de ocupaes mais ou menos manuais. Desse modo, fica evidente que, neste perodo, h um forte incremento da diversificao quanto profisso do pai, o mesmo ocorrendo com outros indicadores, como procedncia geogrfica, sexo etc., apresentados adiante. A turma com ingresso em 1984 e formada em 1989 consolida este processo de diversificao das origens sociais dos alunos, o que no significa, necessariamente, a popularizao de seu conjunto. Nessa turma (cuja fonte de informaes so os questionrios aplicados pela prpria universidade, o que explica o fato de serem outras as categorias de classificao profissional), os filhos de profissionais liberais e tcnicos de nvel superior (33,33%), 276
HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

de administradores com cargos de destaque nas esferas pblica e privada (12,69%), de proprietrios de pequenas empresas (13,49%) e de mdias empresas (8,73%) representam 68,24% do total dos alunos. Os pais dos 31,76% restantes dedicam-se a uma ampla e diversificada gama de profisses ou ocupaes, qualificadas ou desqualificadas, incluindo at um trabalhador do setor primrio. Assim, tudo indica que a medicina passa a ser, majoritariamente, uma ocupao escolhida por filhos de detentores de uma posio de destaque, at mesmo dominante, quanto ao capital econmico ou cultural. Contudo, em contrapartida, a origem social de uma parcela expressiva dos alunos bastante humilde. Certamente, este processo est vinculado expanso do ensino mdico, com a abertura de diversos novos cursos a partir da dcada de 1960, tanto na capital quanto no interior do Rio Grande do Sul. H, porm, outros determinantes do acesso e seletividade, tais como as condies da educao pr-universitria, por exemplo. De qualquer modo, deve-se destacar que, nesse novo contexto, o ttulo de mdico j no mais suficiente para garantir a raridade e a exclusividade sociais, tpicas do incio do sculo. Fenmeno semelhante ocorre com o grau de escolarizao dos pais. Na turma que ingressa na faculdade em 1984, quase a metade dos alunos so filhos de pais com curso superior completo, ao passo que cerca de 20% dos pais dos demais alunos tm escolarizao formal inferior ao 10 grau, e o restante se distribui entre o 10 grau completo e o 20 grau, completo ou incompleto. Quanto s origens ou condio social e capital escolar, 90,47% desses alunos no exerciam atividade remunerada, e apenas 4,76% a exerciam em tempo integral. Assim, tudo indica que a ampliao da escolaridade dos pais e o fato de exercerem profisses mais bem remuneradas traduzem-se em maiores investimentos na educao dos filhos desde antes do ingresso no curso superior. No que tange s origens geogrficas destes alunos, verifica-se algo semelhante ao observado nas origens sociais: intensifica-se a diversificao dos locais de origem. Com o processo de urbanizao, Porto Alegre mantm uma posio de destaque. Se no incio do sculo a capital gacha era o local de origem de cerca de um quinto dos alunos, na dcada de 1980 sua participao no total corresponde, aproximadamente, metade do total. Paralelamente, verifica-se o decrscimo do predomnio da regio da Campanha ou latifndio e o crescimento do peso das reas povoadas com base na imigrao italiana e alem. Dos indicadores relativos s origens sociais e demogrficas destes alunos, o que expressa de modo mais contundente as mudanas em sua composio a diviso por sexo. At a dcada de 1950, a presena de alunos do sexo feminino extremamente marginal,
JUL.-OUT. 1997

277

ODACI LUIZ CORADINI

mas no inexistente (0,86% em 1904-20; 0,45% em 1921-31; 1,92% em 1935; 1,69% em 1945). Para a turma formada em 1955, a participao das mulheres continua baixa (7,77%), reduzindo-se mais ainda em 1965 (4,38%). J para a turma com ingresso em 1984, quase a metade (42,06%) dos alunos do sexo feminino. Portanto, a feminizao um fenmeno que ocorre a partir das dcadas de 1970 e 1980. Analisando os indicadores referentes escolarizao pruniversitria, a primeira constatao que se impe a forte concentrao em alguns poucos colgios. A maior parte dos alunos concluiu seus cursos pr-universitrios em estabelecimentos de ensino tidos como de elite, que praticamente monopolizam, durante todo o perodo considerado, os padres de excelncia neste grau de escolarizao. Como no incio do sculo, os colgios particulares ainda predominam (em geral mantidos pela Igreja Catlica), mas h tambm colgios pblicos (Colgio Jlio de Castilhos). Mais do que a diviso dessas escolas em privadas ou pblicas, o que as distingue das restantes so os maiores recursos de que dispem. Cabe destacar que, apesar do virtual monoplio de alguns poucos colgios, tambm passa a ocorrer no final do perodo uma ampliao e diversificao dos estabelecimentos de ensino. Assim, por exemplo, para a turma formada em 1965, a situao muito semelhante das anteriores, posto que mais da metade (54,62%) dos alunos provinha de apenas trs colgios de Porto Alegre: o Jlio de Castilhos, o Nossa Senhora do Rosrio e o Anchieta. Porm, j nesta turma comea a se esboar uma tendncia, aprofundada posteriormente, no sentido da diversificao. Os demais formandos de 1965 so provenientes de 27 colgios da capital e do interior do estado, ao passo que na turma de 1955 eles provinham de apenas 12. Os dados relativos aos alunos que ingressaram na faculdade em 1984 apesar de exclurem os colgios do interior, que certamente so a maior parte, restringindo-se a Porto Alegre revelam que os estudos pr-universitrios foram realizados em 28 colgios. Simultaneamente a essa progressiva ampliao e diversificao dos colgios de formao secundria, h tambm uma crescente homogeneizao e diminuio das faixas etrias e ingresso e formatura no curso de medicina. Essa relativa homogeneizao escolar pode ter diferentes determinantes, mas tudo indica que houve uma certa normalizao do prprio acesso ao ensino mdico. Em virtude da relativa ampliao tanto da escolarizao secundria como da oferta de ensino mdico, o curso de medicina perdeu seu carter de excepcionalidade para determinadas categorias sociais. Em sntese, com base nestes indicadores, fica evidente um processo de diversificao, ancorado numa certa democratizao 278
HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

do acesso aos cursos de medicina, mesmo tomando-se como referncia apenas o curso de onde proveniente a maior parte da elite mdica regional. Caso fosse includo o conjunto dos cursos de medicina do estado, com sua forte segmentao e hierarquizao escolar e social, esse processo de diversificao certamente se revelaria de modo muito mais acentuado. Fica evidente, tambm, um processo de intensificao da concorrncia e um aumento crescente nos investimentos estritamente escolares. Simultaneamente a este processo, foi institucionalizado um conjunto de regras de acesso aos cursos universitrios em geral (os vestibulares), com caractersticas mais universais e despersonificadas. Porm, se na esfera escolar observou-se essa despersonificao do acesso aos cursos de medicina em contraposio patronagem escolar explcita do perodo anterior, o acesso ao mercado de trabalho (e evidentemente o recrutamento da elite mdica) continua baseado em relaes de reciprocidade. Levantamento realizado pela UFRS sobre os alunos de todos os cursos formados entre 1976 e 1978 constatou, no item relativo maneira como o egresso conseguiu o primeiro trabalho relacionado com a profisso, que a forma mais comum foi por indicao ou convite de amigos ou parentes (24,4%). Considerando-se apenas os egressos do curso de medicina, esse percentual sobe para cerca de um tero (32,1%) (UFRS, 1985, pp. 39-40 e 123). A diversificao das origens sociais e a crise da medicina A expanso do ensino mdico e a diversificao das origens sociais de seus alunos coincidem cronologicamente com o fortalecimento da organizao e das lutas corporativas e com a chamada crise da medicina. Essas lutas e a percepo das transformaes sofridas pelo exerccio da profisso como uma crise tm dimenso nacional (Coradini, 1994), no constituindo, portanto, uma exclusividade das lideranas mdicas gachas. Seja como for, o caso em pauta particularmente frtil para a apreenso das relaes existentes entre as transformaes no ensino e a crise da medicina, visto que o Rio Grande do Sul um dos estados brasileiros em que esse processo foi e bastante intenso e relativamente rpido. A reao s mudanas no ensino mdico baseia-se, sobretudo, nas crticas maior interveno das polticas governamentais no exerccio profissional e expanso quantitativa dos cursos e vagas. O primeiro ponto, como sabido, tornou-se o principal eixo de clivagem que divide o campo mdico: de um lado, os partidrios da medicina particular ou liberal e, de outro, os defensores da medicina pblica ou algo semelhante. No que tange expanso do ensino mdico, que tambm passou a se constituir num dos principais alvos das lutas corporativas, a restrio do ingresso
JUL.-OUT. 1997

279

ODACI LUIZ CORADINI

(numerus clausus) um dos elementos norteadores das tomadas de posio. Porm, juntamente com a defesa da restrio, pode-se perceber a presena de elementos nitidamente relacionados com a diversificao da origem social dos mdicos nos fundamentos das tomadas de posio e interpretao da crise. Mesmo sem poder apresentar a enorme quantidade de documentos, mais ou menos oficiosos, em que isso transparece, em especial as publicaes das organizaes corporativas, cabem algumas evidncias. A crise da medicina, segundo a tica de lideranas mdicas estaduais como os articulistas da Revista da AMRIGS (Associao Mdica do Rio Grande do Sul, representante, no estado, da Associao Mdica Brasileira) , apresenta-se sob diversos aspectos e encerra diferentes desdobramentos: a substituio do conservadorismo e elitismo das organizaes mdicas por uma linguagem reivindicatria capaz de causar o maior espanto aos seus aristocrticos diretores de antigamente, a ecloso de greves, as disputas entre as organizaes mdicas at passado recente, o baixo ganho profissional, o empobrecimento do mdico e sua conseqente desmistificao etc. (Porto, 1981, p. 242). A principal causa disso tudo seria a expanso do ensino, e a principal conseqncia, a vulgarizao da medicina e, com ela, o rebaixamento da posio social. Em outras palavras, a oferta exagerada fez com que o profissional aceitasse o aviltamento salarial, com uma clara perda de poder e o aumento da concorrncia. Por outro lado, porm, teria havido tambm a desestruturao da classe (idem). A diversificao das origens sociais e o aumento da concorrncia teriam provocado, entre outras conseqncias, a diversificao do prprio grupo, acarretando a desintegrao interna de um grupo influente e o surgimento da baixa classe mdia mdica, com a criao de classes dentro da classe mdica (idem, ibidem, 1981, pp. 242-3). Essas tomadas de posio lanam mo, freqentemente, de um certo psicologismo para apresentar a crise da medicina. Quando isso acontece, um dos temas centrais passa a ser a crise de identidade da classe mdica. Porm, subjacente a essa crise de identidade atribuda intensificao da concorrncia, transparece tambm a diferenciao social do grupo. Em outras palavras, a perda da identidade profissional atribuda ao surgimento de pessoas formadas em medicina no identificadas com as origens da profisso e com a tradicional faculdade de medicina e que, por isso, tomam como modelo outros profissionais (Costa, 1984, p. 95). Desse modo, acionado, por meio de uma linguagem calcada no psicologismo e na discusso aparente dos problemas ticos e profissionais, um esquema de interpretao que tem na idealizao 280
HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

das origens do grupo e do curso seu princpio de legitimao. De fato, na medida em que as pessoas formadas em medicina no equivalem a mdicos, isso se d porque a imagem da profisso formada nas condies anteriores de ensino e exerccio profissional, socialmente mais restritas e aristocrticas, entra em conflito com as novas condies sociais. A diversificao social, um dos componentes desta nova realidade, torna difcil, inclusive, a manuteno da unidade do grupo, j que subverte os princpios e critrios de avaliao e excelncia anteriormente vigentes. Este tipo de argumento pode ser multiplicado indefinidamente. O que cabe destacar ainda que, para alm dos problemas de identidade do grupo, esto presentes no apenas os esquemas de percepo e definio da condio profissional engendrados nas condies anteriores, mas tambm um descompasso entre o valor formal e o valor real do ttulo escolar (Bourdieu, 1984; Bourdieu e Boltanski, 1975). Evidentemente, se os efeitos deste processo de desvalorizao real do ttulo so variveis conforme as diferentes condies de ingresso no mercado, as condies de sua aceitao tambm o so, conforme as origens e as expectativas sociais quanto a este valor (Bourdieu, 1974). Ou seja, evidente que, na medida em que se diversificam as origens sociais dos portadores do ttulo, diversificam-se tambm as expectativas relativamente ao seu valor enquanto posio social e ganhos econmicos e simblicos. Da derivam as freqentes reclamaes dos que aceitam a condio de mdico ao nvel dos tcnicos (Porto, 1981, p. 243). Ficam igualmente compreensveis as queixas das lideranas das corporaes mdicas (associaes, sindicatos, conselhos regionais) sobre as dificuldades de defesa de legtimos interesses profissionais, na medida em que grupos mdicos mostram-se inclinados a aceitar condies de trabalho por outros recusadas (S et al., 1982b, p. 326). A expanso do ensino mdico e os interesses do campo educacional A defesa de restries ao acesso escolarizao superior, e aos cursos mdicos em particular, muito anterior sua expanso recente. J em 1936, o professor de medicina e participante do processo de reformas ocorrido no ensino na dcada de 1930, A. de Silva Mello (1937, p. 249), argumentava que mdicos no nos faltam e at j existem em excesso, em crise de verdadeira superproduo. Naquela poca, havia 11 cursos de medicina no Brasil, mas o tipo de argumentao exatamente o mesmo que passou a ser empregado aps o incio da chamada crise da medicina.10 O que novo, alm da generalizao desse tipo de argumento, a formao de fruns especficos para debater o tema, como
JUL.-OUT. 1997

10 Para maiores informaes sobre a expanso do ensino mdico nas diferentes regies do Brasil e em perodos distintos da sua histria, ver Ministrio da Educao (1988); e Silva (1987), entre outras obras.

281

ODACI LUIZ CORADINI

11

Para um levantamento estatstico relativo ao final da dcada de 1960, ver Castro et al. (1969).

o caso da Associao Brasileira de Escolas Mdicas (Abem) criada em 1963 e transformada na Associao Brasileira de Educao Mdica (Abem) , da Comisso de Especialistas do Ensino Mdico do ento Ministrio da Educao e Cultura (MEC), criada em 1971, e o fortalecimento das prprias organizaes corporativas, que passaram a ter a expanso do ensino mdico e das polticas governamentais para o setor como principais temas de suas pautas de discusso. Como se pode constatar, trata-se de instncias que aglutinam interesses divergentes. Num nvel mais geral, esto presentes os interesses dos representantes das instncias dominantes das burocracias educacionais e suas vinculaes com as polticas para o setor educacional, mais especificamente com o ensino mdico. Em segundo lugar, os interesses dos representantes das corporaes mdicas, com suas clivagens e oposies prprias. Por fim, sem pretender ser exaustivo, os interesses dos representantes do ensino mdico, tambm perpassados por uma srie de oposies, em geral associadas ao prprio campo mdico, tais como os critrios de definio do profissional ideal, as relaes entre a formao e o mercado etc. Porm, mais do que a diversidade de perspectivas e interesses, a marca principal destas instncias formalmente constitudas como fruns do ensino mdico o peso pequeno das preocupaes propriamente acadmicas ou educacionais. Deixando-se de lado outras razes mais gerais, tais como o fato de a medicina se constituir num conhecimento aplicado ou numa arte e uma moral tecnicamente fundamentadas (Bourdieu, 1984) que tende auto-regulamentao (Freidson, 1984), as poucas informaes sistematizadas evidenciam que, para a maior parte dos professores de medicina no Brasil, o ensino representa apenas uma das esferas de sua atuao profissional. A ela, em geral, dedicado menos tempo, sendo o restante dirigido clnica ou a outras atividades profissionais fora do campo educacional. 11 Alm disso, freqentemente as representaes das atividades de ensino e corporativas se confundem, sendo, inclusive, desenvolvidas pelas mesmas lideranas mdicas. Quando chega a haver uma oposio entre os representantes do setor educacional e da corporao, instituies como a Abem (1981, p. 11) no conseguem aglutinar o conjunto de professores. A principal conseqncia disso que as tomadas de posio deste tipo de entidade acabam sendo o resultado do amlgama dos interesses dos representantes do setor educacional com os das corporaes mdicas, visto que aqueles no dispem de nenhuma autonomia relativa. No que tange expanso ou restrio quantitativa do ensino mdico, por exemplo, o posicionamento da Abem mudou completamente nas ltimas dcadas. At a dcada

282

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

de 1970, a entidade, como seus prprios dirigentes reconhecem, apoiava o aumento do nmero de cursos de medicina (a expanso das escolas [mdicas] teve forte apoio corporativo at 1970, Silva, 1987, p. 82). Em seguida, porm, passou a defender a restrio, da resultando a formao da Comisso do Ensino Mdico do Ministrio da Educao (1971), visando exatamente a implementao destas restries (Abem, 1966, p. 190; 1965, p. 30). Essa comisso, ao propor uma srie de medidas de restrio e de correo das deficincias, recomendou a colaborao da Associao Brasileira de Escolas Mdicas e da Associao Mdica Brasileira (MEC, Comisso de Ensino Mdico, 1989, p. 41). O mesmo ocorre com a residncia e a ps-graduao mdica. Outro documento especfico da comisso determina que seja criado oficialmente o organismo central ... com a participao, tambm, dos rgos interessados (AMB, Abem, ANMR, CFM, AMH), e com a finalidade de baixar as normas regulamentares (idem, ibidem, 1976, p. 87). Desse modo, diversamente de outras situaes nacionais como a da Frana (Jobert, 1985, p. 322-4; Jobert e Muller, 1987, p. 184), no Brasil, a fragilidade ou no-autonomia dos interesses especficos do setor educacional frente s corporaes mdicas, apesar da intensificao do confronto entre esses interesses, no chega a constituir novos referenciais, nem uma outra estrutura de mediadores, cujos princpios de legitimidade pudessem se impor ao conjunto dos interessados. Isso implica que, para uma melhor compreenso da chamada crise da medicina, torna-se necessria a realizao de novos estudos sobre a composio social deste grupo profissional. Alm disso, necessrio tambm um exame mais aprofundado das relaes entre os interesses especficos do setor educacional com as lutas corporativas dos mdicos e com as polticas que os atingem.

JUL.-OUT. 1997

283

ODACI LUIZ CORADINI

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Abem 1982 Abem 1981 Abem 1966 Abem 1965 Bourdieu, P. 1984 Bourdieu, P. jan. 1980 Bourdieu, P. e Boltanski, L. 1975 Bourdieu, P. 1974 Carvalho, M. T. de 1937 Castro, C. L. M. de et al. 1969 Castro, C. L. M. de et al. 1967 Charle, C. 1987 Coradini, O. L. 1996 Coradini, O. L. 1995 Coradini, O. L. 1994 Corso, H. V. 1988 Costa, G. S. de P. jan.-mar. 1984 Costa, G. S. de P. jul.-set. 1980 De Boni, L. A. 1980 Franco, A. e Ramos, S. M. (orgs.) 1943 Homo academicus. Paris, Minuit. Le capital social. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 31. Le titre et le poste: rapports entre le systme de production et le systme de reproduction. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 2. Avenir de classe et causalit du probable. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, XV. Nobilirio sul-rio-grandense. Porto Alegre, Globo. O professor de medicina. Rio de Janeiro, Abem/Inep. Caractersticas scio-econmicas dos candidatos aos cursos de medicina; ensino mdico no Brasil; parte II. Rio de Janeiro, Abem. Les lites de la rpublique (1880-1900). Paris, Fayard. A formao da elite mdica no Brasil e sua seleo: confronto com o caso francs. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, vol. III (3), Grandes famlias e elite profissional na medicina no Brasil. Cadernos de Cincia Poltica, UFRS. A formao da elite mdica, a institucionalizao e a crise da medicina no Brasil. Relatrio para o CNPq. Porto Alegre. (mimeo.) Faculdade de Farmcia: UFRS 1895-1987. Porto Alegre, UFRS. O mdico e suas origens. Revista da AMRIGS. A crise da medicina e o risco da soluo falsa. Revista da AMRIGS. O catolicismo da imigrao: do triunfo crise. Em J. H. Dacanal (org.), Imigrao e colonizao. Porto Alegre, Mercado Aberto. Panteo mdico rio-grandense; sntese cultural e histrica; progresso e evoluo da medicina no estado do Rio Grande do Sul. So Paulo, Ramos, Franco Editores. II Reunio Anual. Porto Alegre. IV Reunio Anual. Salvador. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Educao Mdica. Recife. Anais do XX Congresso de Educao Mdica. Ribeiro Preto.

284

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

O RECRUTAMENTO DA ELITE

Freidson, E. 1984 Gigante, A. G. out.-fev. 1980 Jobert, B. e Muller, P. 1987 Jobert, B. 1985 Land, C. H. 1977 Maciel, R. jan.-mar. 1989 Martins, A. 1978 MEC 1989 MEC 1989 MEC 1989 MEC 1976 Mello, A. de S. abr. 1937 Pianta, D. 1962 Pilla, R. 1949 Pilla, R. 1943

La profession mdicale. Paris, Payot. Perspectiva do exerccio da medicina no Brasil. Revista da AMRIGS. Ltat en action; politiques publiques et corporatismes. Paris, PUF. Les politiques socieles et sanitaires. Em M. Grawitz e J. Leca, Trait de science politique: les politiques publiques. Paris, PUF, vol. 4. The dyadic basis of clientelism. Em S. W. Schdmidt et al. (orgs.), Friends, followers, and factions: a reader in political clientelism. Berkeley, University of California Press. Criao de novas faculdades de medicina. Revista da AMRIGS. Escritores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ed. da UFRS. Documento do ensino mdico. Documento n 2: ensino mdico e instituies de sade. 3a. ed., Braslia. Documentos do ensino mdico: o ensino mdico no Brasil. Documento n 1: expanso da rede escolar. 3a. ed., Braslia. Tendncias das IES na dcada de 80. Braslia. O ensino mdico no Brasil. Documento n 3: internato e residncia. Braslia. Problemas do ensino mdico e de educao. Rio de Janeiro, s. ed. Personalidades rio-grandenses. Porto Alegre, s. ed. Palavras de um professor; discursos e escritos. Rio de Janeiro, Departamento de Imprensa Nacional. Vultos da medicina rio-grandense. Em A. Franco e S. M. Ramos (orgs.), Panteo mdico rio-grandense; sntese cultural e histrica; progresso e evoluo da medicina no estado do Rio Grande do Sul. So Paulo, Ramos, Franco Editores. A grande crise da medicina. Revista da AMRIGS. Homens ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Typografia do Centro. Natalidade mdica: questo social e mdica de urgncia. Revista da AMRIGS, Avaliao e tendncias econmico-profissionais do mdico: um estudo sobre o futuro da profisso mdica. Revista da AMRIGS. Histria geral da medicina brasileira. So Paulo, Hucitec/Edusp. Fundamentos da cultura rio-grandense. Porto Alegre, UFRS.

Porto, S. O. jul.-set. 1981 Porto Alegre, A. 1916 S, C. et al. out.-dez. 1982a S, C. et al. jul.-set. 1982b Santos Filho, L. 1991 Schultz, A. et al. 1960

JUL.-OUT. 1997

285

ODACI LUIZ CORADINI

Silva, G. R. da et al. set.-dez. 1987 Silva, G. R. da set.-dez. 1987 Spalding, W. s. d. Spalding, W. 1969 UFRS 1985 UFRS 1986 Weisz, G. 1988a Weisz, G. set. 1988b Wolf, E. R. 1980

Uma perspectiva da educao mdica no Brasil. Revista Brasileira de Educao Mdica. Uma retrospectiva da educao mdica no Brasil. Revista Brasileira de Educao Mdica. A herana do Irmo Joaquim; histrias da Santa Casa. Porto Alegre, Redactor. Construtores do Rio Grande. Porto Alegre, Sulina, 3 vols. Graduados UFRS; trinio 1976-78. Porto Alegre, UFRS. Vestibulandos UFRS; contingente inscrito no CVU 1984-86. Porto Alegre, UFRS. The self-made mandarin: the loges of French Academy of Medicine, 1824-47. History of Science, XXVI. Les transformations de llite mdicale en France. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 74. Relaciones de parentesco, de amistad y de patronazgo en las sociedades complexas. Em M. Banton (org.), Antropologa de las sociedades complejas. Madri, Alianza. Recebido para publicao em junho de 1996.

286

HISTRIA, CINCIAS, SADE Vol. IV (2)

Das könnte Ihnen auch gefallen