Sie sind auf Seite 1von 3

Tecido Epitelial

H dois tipos bsicos de tecidos epiteliais, o tecido epitelial de revestimento (epitlio), que cobre as superfcies externas e internas do corpo, e o tecido epitelial glandular ou de secreo, originado do prprio epitlio, e que vai formar as glndulas. Funes

Proteo contra a abraso e agresso. Absoro de substncias como fazem, por exemplo, as clulas intestinais. Secreo de muco, hormnios e outras substncias. Sensorial, detectar as sensaes atravs de terminaes e corpsculos do tecido nervoso.

Revestimento
O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar pequena quantidade de matriz ou substncia extracelular, apresentando suas clulas justapostas, ou seja, bem prximas umas das outras, geralmente ligadas por grande nmero de desmossomos, que so estruturas proteicas e tm por funo aumentar a unio entre duas clulas vizinhas. A nutrio do tecido epitelial feita por difuso a partir do tecido conjuntivo adjacente pela chamada membrana basal, que se localiza logo abaixo do epitlio, j que este um tecido avascularizado, ou seja, sem vasos sanguneos entre suas clulas. Os epitlios so classificados de acordo com o nmero de camadas celulares e pela forma de suas clulas.

Tecido epitelial de revestimento simples da mucosa intestinal

Simples ou uniestratificado
O tecido epitelial simples formado por uma nica camada de clulas que ficam repousando sobre a membrana basal. Ele encontrado, por exemplo, no endotlio (revestimento interno dos vasos sanguneos), sendo este formado por clulas achatadas tambm chamadas de pavimentosas. Tambm ocorre na maior parte do revestimento interno do tubo digestrio, sendo formadas por clulas alongadas ou cilndricas, podendo apresentar microvilosidades na sua superfcie.

Estratificado ou pluriestratificado
O tecido epitelial estratificado, ao contrrio do simples, formado por vrias camadas de clulas sobre a membrana basal, sendo encontrado, por exemplo, na epiderme (camada superior da pele) no revestimento do esfago e na uretra. Esse epitlio pode apresentar as ltimas camadas de clulas mortas pela deposio de queratina, uma protena que funciona como impermeabilizante e tambm d maior resistncia ao tecido.

Tecido epitelial estratificado com deposio de queratina na parte superior da epiderme humana. Em azul a membrana basal.

Pseudo-estratificado

O epitlio pseudo-estratificado constitudo por uma nica camada de clulas (simples), com alturas diferentes e por isso com ncleos em vrios nveis, dando a falsa impresso de se tratar de mais de uma camada de clulas. Na verdade, uma anlise mais detalhada mostra que todas as clulas esto em contato com a membrana basal. Esse epitlio pode ser observado no revestimento do sistema respiratrio (fossas nasais, brnquios, traqueia) e nos rgos reprodutores.

Figura esquemtica do epitlio pseudo-estratificado, mostrando que todas as clulas encontram-se ligadas membrana basal.

Das könnte Ihnen auch gefallen