Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAO SOCIAL CURSO DE COMUNICAO SOCIAL JORNALISMO DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL DISCIPLINA:

: INTRODUO AO JORNALISMO PROFESSORA: SYLVIA MORETZSOHN ALUNO: ANDRE LUIZ CORDEIRO DE ARAUJO

PESQUISA SOBRE A CONCEITUAO DE NOTCIA

NITERI - 2012

No uma tarefa fcil definir o que notcia, se que isto seja possvel. H muitas controvrsias acerca do termo, tal como atesta a matria A NOTCIA, O QUE ?, do site Direto da Redao:
No adianta ir aos dicionrios, porque diante da velocidade do mundo, e da leviandade ligeira do Brasil, a definio de notcia dos dicionrios j nasce mumificada. At porque para ser um relato, como est no Aurlio, um relato de interesse pblico, atual, no fcil. Nem mesmo o que "de interesse", o que "atual", e o que "pblico", este principalmente, porque o pblico se tornou cada vez mais privado.... Esqueamos, portanto, o dicionrio. Mas esquecer no superar. Especialistas diferentes (...) divergem. "Notcia a expresso de um fato novo, que desperta interesse do pblico a que o jornal se destina", dizem uns. (...) Outros h que definem a notcia como tudo aquilo que possa interessar a algum (sexo, sangue, sport, pois no?), que notcia a informao transformada em mercadoria. A esses deveramos dizer que o mercado no precisa depravar a informao a tanto. Uma coisa o mercado servir-se da notcia para veicular os seus produtos, e outra, um pouquinho distinta, fazer da prpria notcia mercadoria. (...) Para resumir: Notcia aquilo que o editor no poder disser que . Reinterpretou (esquentou), viu-lhe um novo ngulo (ps um molho), publicou, notcia. Isto no se ensina em canto algum, at porque h 1 sempre uma distncia entre a tica ensinada nas escolas e a prtica do comum dos peridicos.

Segundo Thas de Mendona Jorge, em seu artigo denominado A notcia e os valoresnotcia: o papel do jornalista e dos filtros ideolgicos no dia-a-dia da imprensa, cada notcia editada est carregada de valores dos responsveis por sua edio:
...a notcia vem sendo definida pelos critrios que o jornalista v como relevantes para transformla de fato em relato. Enquanto os fatores possuem pesos diferentes, seu nmero e combinaes tambm variam. Os valores-notcia expressam toda a variedade da vida. Tudo notcia, ento? No, a imprensa rejeita o que repetitivo e atrai a novidade. A repetio nos meios de comunicao s cabe na publicidade, nos programas de humor, nos espetculos populares e nas novelas, onde a histria contada aos poucos, em forma de romance. O mesmo estilo de texto, a insistncia sobre um tema, longas seqncias acabam cansando o leitor (o jornalista se cansa primeiro). O estudo da notcia uma das maneiras de analisar as ideologias em atuao na mdia. O que importa mostrar como um produto do jornalismo pode ser influenciado pelos mecanismos ideolgicos do profissional, do ambiente em que ele trabalha e dos proprietrios dos meios de produo. A notcia pode efetivamente ser usada na crtica sistemtica democracia, empreendida 2 pelos meios de comunicao como forma de desqualificar as instituies, os polticos e a poltica.

J um outro artigo, escrito por Carlos Castilho no site do Observatrio da Imprensa, intitulado Notcia e interatividade social3, afirma que um novo conceito de notcia est se desenvolvendo graas s novas tecnologias conectadas web. Segundo ele, a notcia est deixando de ser uma exclusividade dos jornalistas para ser cada vez mais um produto da interatividade social. O pblico est deixando de ter um papel passivo diante do acesso notcia e passando a interagir e dar continuidade ao inicialmente publicado. Segundo o artigo, este seria o conceito de notcia em construo: nele, o jornalista apenas o iniciador do processo de construo da notcia. O pblico por meio de comentrios, correes e adendos desenvolve o resto.
1 2

Site: http://www.diretodaredacao.com/noticia/a-noticia-o-que-e Texto encontrado no site: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Jorge.pdf 3 Site: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/noticia_e_interatividade_social

Das könnte Ihnen auch gefallen