Sie sind auf Seite 1von 2

CLASSIFICAO Classificao o processo de separao de partculas por tamanho. A classificao opera, geralmente,junto com as etapas de fragmentao.

. A classificao de partculas controla os tamanhos que so gerados no processo de fragmentao etem como objetivos principais: Verificar se o tamanho das partculas do minrio est dentro das especificaes de mercado. Esse um objetivo da classificao muito utilizado para os minerais de uso direto na indstria,como a brita e a areia para a construo civil; Verificar se a granulometria produzida nos equipamentos de fragmentao atingiu o tamanhono qual as partculas dos minerais de interesse (teis) j se separaram fisicamente dos outrosminerais que esto no minrio. Os equipamentos de classificao mais comuns so: Peneiras utilizadas apenas para a classificao de partculas mais grosseiras, usualmentetrabalham com os produtos da britagem. Podem operar a seco e a mido;

Peneiros Vibratrios Os peneiros vibratrios so utilizados para separar materiais de diferentes tamanhos para posterior processamento ou como produto final dependendo das necessidades do cliente. O material separado fazendo-o passar com vibrao por um peneiro, com que possui acessrios com vrios tamanhos de abertura de malha, que provoca a queda do material como numa crivagem, este material transportado por correias transportadoras e armazenado em pilhas de produto final. O produto final pode ser utilizado na indstria da construo civil, ou no caso de minrio seguir para processamento ou beneficiamento.

Caractersticas dos Peneiros Vibratrios: 1) Elevada eficincia de separao 2) Alta capacidade e fiabilidade 3) Perodo de vida longo 4) Fcil manuteno Concentrao( Mais usadas no Ouro) A separao/concentrao gravtica, propriamente dita, aps o processamento inicial, efetuadaatravs da utilizao de equipamentos como os jigues, as mesas vibratrias (osciladores) econcentradores centrfugos (Lins, 1998). a) Jigagem: processo de concentrao gravtica mais complexo devido s suas variaeshidrodinmicas, nesse processo a separao dos minerais de densidades diferentes realizadanum leito dilatado por uma corrente pulsante de gua, produzindo a estratificao dosminerais; b) Mesas vibratrias: consiste num deck de madeira revestido com material com altocoeficiente de frico (borracha ou plstico), parcialmente coberto com ressaltos, inclinado esujeito a um movimento assimtrico na direo dos ressaltos com aumento de velocidade nosentido da descarga do concentrado e uma reverso sbita no sentido contrrio, diminuindo avelocidade no final do curso;

c) Concentradores centrfugos: a concentrao centrfuga processo que aumenta o efeitogravitacional visando uma maior eficincia na recuperao de partculas finas;Nos garimpos, aps extrao o ouro concentrado atravs do processo de amalgamao coma utilizao de mercrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen