Sie sind auf Seite 1von 7

TEMAS ESCOLHIDOS PARA O EXAME COMPREENSIVO DE TEOLOGIA

(Novembro 2009)

Teologia Fundamental

1. Revelao e f A partir dos nmeros 1-6 da Dei Verbum (DH 4201-4206), explicite a maneira como a Revelao divina apresentada, qual o seu objetivo, histria e plenificao em Cristo, assim como a maneira segundo a qual, pela f, o ser humano responde Revelao.

2. A transmisso da Revelao Explicite como nos nmeros 7-8 da Dei Verbum (DH 4207-4211) apresentada a transmisso da Revelao divina: qual o papel dos apstolos e dos seus sucessores e qual a importncia da Tradio.

3. Escritura, Tradio e Magistrio A partir dos nmeros 9-10 da Dei Verbum (DH 4212-4214), explicite como apresentada a relao entre a Escritura e a Tradio e a relao de ambas como a Igreja e o Magistrio.

Trindade

4. Caractersticas da linguagem da nomeao crist de Deus e da experincia transmitida por essa linguagem

A partir da nomeao de Deus no ato litrgico, explicitar as caractersticas da linguagem da nomeao crist de Deus e da experincia transmitida por essa linguagem. Contrastar essas caractersticas: a) com a nomeao e experincia de Deus no Antigo Testamento; b) com a nomeao em outros monotesmos; c) com o discurso sobre Deus nos tesmos e atesmos.

5. Nicia e Constantinopla (DH 125-126; 150) Explicitar as circunstncias histrico-dogmticas da F de Nicia e do Smbolo Nicenoconstantinopolitano. Explicar os acrscimos operados por estes Conclios em cada um dos artigos e como se expressa a inteno fundamental por eles visada.

Cristologia

6. A pluralidade de cristologias no Novo Testamento a) Tendo presente o conjunto do Novo Testamento: mostre quais so as grandes linhas cristolgicas (cristologias) nele representadas; descreva brevemente os traos caractersticos de cada uma delas.

b) Levando em conta essa pluralidade de cristologias, mostre sinteticamente como Jesus Cristo fator de unidade no Novo Testamento.

7. As cristologias dos sculos II e III Explicitar a relevncia da reflexo das primeiras geraes crists (sculos II e III) para a cristologia, mostrando o contedo do trplice debate com os no cristos: a) o debate com os judeus; b) o debate com os gnsticos; c) o debate com a filosofia grega.

8. A universalidade da mediao salvfica de Cristo a) Levando em conta 1Tm 2, 4-5; 2Cor 5, 14.19; At 4,12; LG 16; GS 10; GS 22, mostre o sentido dos dois seguintes axiomas fundamentais da f crist: a vontade salvfica universal de Deus; a mediao nica de Jesus Cristo no desgnio salvfico de Deus.

b) Mostre a questo colocada pelo pluralismo religioso em relao afirmao crist da unicidade da mediao de Cristo.

Eclesiologia

9. A eclesiologia dos Pais da Igreja Tendo-se presente a eclesiologia dos Pais da Igreja, aponte elementos das diversas eclesiologias dos escritos neotestamentrios que foram recebidos pela eclesiologia patrstica; apresente dados que demonstrem o contraste entre a eclesiologia dos Pais e a chamada eclesiologia piramidal (que teve sua origem no pontificado de Gregrio VII, na Idade Mdia); explicite aspectos da eclesiologia dos Pais que poderiam ser resgatados em vista do enriquecimento da reflexo eclesiolgica atual; indique dados da eclesiologia dos Pais que poderiam contribuir no avano do movimento ecumnico.

10. A eclesialidade da f crist Mostre como a f crist, tanto do ponto de vista bblico como histrico-sistemtico, essencialmente comunitria: f da Igreja e f na Igreja; a dimenso eclesial da f crist aparece particularmente na origem e na estrutura dos Smbolos ou Credos;

devem ser abordadas, levando-se em considerao a eclesialidade da f crist, as questes da santidade e do pecado na Igreja, da reforma e da renovao da Igreja, e do amor, da crtica e da fidelidade Igreja.

Antropologia Teolgica

11. O ser humano: centro da antropologia crist a) Lugar e significado desta temtica no conjunto da antropologia teolgica. b) Compreenso bblica e histrico-teolgica sobre o ser humano. c) Uma antropologia da liberdade: reflexo teolgico-sistemtica.

12. O pecado original: perda da conformidade com Cristo a) Lugar e significado da doutrina do pecado original no conjunto da antropologia crist. b) Compreenso fenomenolgica sobre o pecado; leitura bblica do problema do mal; histria da doutrina do pecado original (Agostinho, Lutero e Trento). c) Reflexo teolgico-sistemtica sobre o pecado original.

Mariologia

13. Maria, a theotokos (Depara, Me de Deus) Considerando os textos dos Conclios de feso (DH 252) e Calcednia (DH 301-302), dissertar sobre se se pode dizer que estes Conclios definiram um dogma marial e se existe tal coisa; por qu se fala em theotokos (Depara) e no em meter theou ou meter tou theou (Me de Deus) e o que se segue para nossa linguagem atual;

a fundamentao bblica da afirmao desses Conclios, no que respeita a figura de Maria; o contexto existencial da afirmao de Maria theotokos e o problema em relao histria (e fenomenologia) das religies; o significado e importncia cristolgica da invocao de Maria como theotokos; sentido teolgico, antropolgico e eclesiolgico do dogma; sua relevncia para a vida crist.

Sacramentos

14. A eucaristia como sacrifcio Analise o texto do Conclio de Trento (DH 1740-1741) sobre a eucaristia como sacrifcio. Explicite as articulaes fundamentais de DH 1740: a unicidade do sacrifcio da cruz, o carter de sacrifcio visvel da eucaristia (dimenso oblativa da instituio no cenculo; dimenso convival; implicaes eclesiais da ordem de iterao), a ocorrncia de trs noes dinmicas (repraesentatio, memorial, poder [virtus] salutar). Mostre em DH 1741 a relao entre a economia das duas alianas (AT e NT) expressa na articulao entre os trs momentos da dinmica salvfica: sinal proftico, evento fundador, rito.

15. Teologia da iniciao crist Tendo como pano de fundo a descrio do batismo na chamada Tradio Apostlica (Diatxeis) e o atual Ritual de Iniciao Crist de Adultos, explicitar a estrutura bsica da iniciao crist: relao f batismo; relao batismo crisma eucaristia o sentido trinitrio do batismo, partindo da relao entre profisso de f e banho batismal o sentido teolgico do banho batismal a partir das referncias bblicas da bno da gua batismal (AT: criao, dilvio, passagem do Mar Vermelho; NT: batismo de Jesus, gua do lado de Cristo, instituio do batismo conforme Mt 28) o sentido teolgico da crisma a partir da atual frmula sacramental (traduo literal: S assinalado com o Esprito Santo, o dom de Deus) e dos gestos simblicos empregados em sua administrao (assinalao, imposio das mos, uno, perfume)

16. Formas quotidianas e formas elaboradas do perdo na vida da Igreja Mostre como antropologicamente se pode distinguir entre formas quotidianas e formas elaboradas de perdo e reconciliao. A partir da, disserte sobre o que se poderia chamar de formas quotidianas de perdo sugeridas no NT: a correo fraterna (Gl 6,1-2; Lc 17,3), o levar o pecador ao bom caminho (Tg 5,19-20), a orao pelo irmo pecador (1Jo 5,16), o confessar os pecados uns aos outros (Tg 5,16), suplicar o perdo de Deus (Pai Nosso), o amor (1Pd 4,8). Mostre como a tradio eclesial soube reconhecer formas quotidianas de perdo: a leitura/escuta da Palavra de Deus; a esmola, o jejum, a orao; a confisso aos irmos e irms; a eucaristia como sacramento do perdo (cf. DH 1743). Explicite a importncia dessas formas quotidianas para uma reta compreenso da eficcia da forma elaborada (= sacramento da penitncia).

tica teolgica

17. O significado do Evento Cristo para a experincia moral O Evento Cristo e o impacto sobre a ao tica-moral do cristo. O seguimento de Cristo como categoria central da tica crist. A especificidade da tico/moral crist (carter singular, universal) O deslocamento dos paradigmas da heteronomia, autonomia e alteronomia na tica teolgica crist

18. A simblica e a tica teolgico-crist da sexualidade O sentido da sexualidade a partir da fenomenologia dos gestos carnais O carter tico da sexualidade em funo da dimenso pessoal, intersubjetiva e social (valores, lei, norma, etc) O carter teolgico-cristo da tica da sexualidade (da sacralidade santidade em Cristo) A reflexo tico-teolgica a respeito do autoerotismo, da homoertica e do heteroertica (extraconjugal: fora do casamento e sem o casamento)

19. Doutrina Social da Igreja: O trabalho a chave da questo social ( Laborem exercens 3) Rerum novarum: o trabalho no capitalismo e a questo do proletariado. Laborem exercens: a inverso economicista do capitalismo. Principio tico: prioridade do trabalho sobre o capital (LE, 12).

Escatologia
20. Escatologia da pessoa Partindo das principais representaes da morte e do alm elaboradas pelo pensamento simblico e reflexivo ao longo da histria, mostrar: a. os diferentes significados que a morte e o alm adquiriram na histria do Israel bblico e sua re-significao luz do evento escatolgico da ressurreio do Cristo; b. os principais elementos a partir dos quais a teologia e a tradio eclesiais compreenderam o destino ltimo da pessoa humana, dando especial nfase teologia que levou elaborao da Constituio Dogmtica Benedictus Deus (DH 1000-1002); c. a reinterpretao que a teologia recente fez da escatologia de dupla fase; d. Como pensar e falar teo-logicamente da morte, do juzo, do cu, do purgatrio e do inferno hoje?

Das könnte Ihnen auch gefallen