Sie sind auf Seite 1von 4

MULTIDO: A Produo Poltica Para Alm do Estado Autor: Bernardo Bento da Silva Oliveira (acadmico UEPG bento_bernardo@hotmail.

.com) Co-autor: Guilherme Augusto Taverna Bobeck (acadmico UEPG guilherme_atb@hotmail.com) Co-autor: Joo Lucas Zadra (acadmico UEPG zadra_160@hotmail.com). Professor Orientador: Adriana Timoteo dos Santos Zagurski (Mestre em Direito PUC-PR - driponta@ig.com.br) Resumo: O presente trabalho visa demonstrar como as filosofias contratualistas so projetos frgeis de afirmar a produo poltica do homem. Por meio da filosofia espinozista de Antonio Negri, os conceitos de Multido e Trabalho Imaterial, para uma produo do comum, retiram da tradio contratualista a necessidade de se pensar a poltica ainda como representao. Palavras-chave: Multido; Trabalho Imaterial; Representao Poltica; Biopoder; Produo do Comum. Introduo Partindo da noo do que Multido para o pensador Gustave Le Bon como contraponto ao conceito de Antonio Negri de Multido possvel problematizar os movimentos sociais no contexto poltico atual. Primeiramente, visa-se por meio de Le Bon definir a noo de multido como reunio de sujeitos em torno de um lder, algo unificado. Ento, por meio de tal definio possvel demonstrar que as filosofias contratualistas foram construdas a partir da centralizao social de um lder que representa as vontades de seus sditos. Por outro lado, trabalhando os conceitos de Multido e Trabalho Imaterial afasta-se a noo de representao poltica estabelecida pelo Uno, ou seja, pelo lder. Tal afastamento acontece em virtude da filosofia espinozista de Negri que concebe o conceito de Multido como multiplicidade se relacionando diretamente como conceito de trabalho imaterial como campo de produo de modos de vida e resistncia s prticas opressoras do Estado e do Capital. Negri procura demonstrar que a poltica no depende de uma legitimao prvia, um reconhecimento, nem se manifesta unicamente por meio de instituies. Uma das questes principais da multido justamente a produo de vida que no seja transformada pelo Estado num legitimador unitrio nem pelo Capital em seu corpo orgnico. Objetivos O escopo do presente trabalho demonstrar, por meio dos conceitos de Multido e Trabalho Imaterial, como se pode pensar a poltica de forma a no restringi-la representao. Tambm procura-se demonstrar a manifestao desses conceitos na atualidade, ou seja, o que podem ser Multido e Trabalho Imaterial

hoje, para que se possa entender de forma exemplificada uma poltica que se distancia da noo de representao. Tcnicas de Pesquisa Utilizou-se, na elaborao deste trabalho, do mtodo dialtico e da pesquisa bibliogrfica. Resultados e Discusso Antonio Negri, a partir de sua filosofia spinozista, procura demonstrar a ocorrncia de uma cesura entre duas pocas distintas: o moderno e o ps-moderno. Na modernidade as concepes de poder giram sempre em torno da unidade, a soberania transcendental, o que leva a apenas duas opes: ou toma-se o poder e se como ele ou renega-o totalmente (NEGRI, 2008). Na ps-modernidade a concepo de poder tem um enfoque diferente, tratase do biopoder. O conceito de biopoder trabalhado por Negri retirado da obra de Michel Foucault e pode ser entendido como o poder que se exerce sobre a vida. Trata-se de um poder que no se limita administrao da vida, mas pretende produzi-la, ou seja, age sobre a vida para cri-la conforme seus interesses (FOUCAULT, 1999). Essa concepo fundamental para a obra de Negri pois a partir dela que ir se desenvolver a ideia de resistncia da Multido opresso do Estado e do Capital. Para entender a forma como essa resistncia ocorre, deve-se entender antes o funcionamento da capital ante a uma nova forma de produo: a produo imaterial ou trabalho imaterial. O trabalho imaterial refere-se modalidade de trabalho que no se dedica produo de bens materiais. O trabalho imaterial fundamentalmente afetivo e intelectual ou lingustico; ele produz comunicao, informao, sensaes, ou seja, aspectos no palpveis da natureza humana. Tome-se como exemplo de trabalho imaterial o trabalho desenvolvido no chamado setor de servios (HARDT; NEGRI, 2005). O funcionamento do capital em relao ao trabalho, j considerando o trabalho imaterial, tem uma dinmica diferente da aplicada ao trabalho material, ou seja, a gerao de lucro sobre o trabalho imaterial no mais obedece frmula clssica do excedente. Sobre esse novo tipo de produo no existe mais a ciso entre o proprietrio dos meios de produo e seus empregados. O meio de produo do trabalho imaterial o prprio corpo. A jornada produtiva no tem um tempo determinado, ela se estende pela vida.
No paradigma industrial, os operrios produziam quase exclusivamente durante as horas passadas na fbrica. Quando a produo tem por objeto resolver um problema, no entanto, ou criar uma ideia ou uma relao, o tempo de trabalho tende a se expandir para todo o tempo da vida. (HARDT; NEGRI, 2005, p. 153-154).

Dessa forma, como no h um espao especfico nem uma forma determinada da produo comercializvel, a dinmica do capital no restringida acumulao, mas passa-se captura. Cabe salientar que o trabalho imaterial no se restringe a uma forma assalariada de trabalho, mas amplo, ou seja, compreende

toda as formas de trabalho que de uma forma ou de outra produzam algo material ou imaterial (HARDT; NEGRI, 2005). Pode-se afirmar o seguinte: a produo do corpo constante e o capital desenvolve mecanismos a partir das formas produtivas para capturar seu excedente e no mais determina a sua organizao a partir das formas de produo. A multido para Hardt e Negri (2005) a classe que trabalha sobre esse domnio onipresente do capital e a ele resiste, o que potencialmente inclui todos. Essa resistncia se refere produo de formas de vida que no sirvam de base econmica ao Capital nem de base legitimadora unitria ao Estado. A produo a que Negri se refere a produo do comum. Como produo do comum pode-se entender a colaborao acerca de um projeto poltico que no seja impedida por critrios de modo de vida, forma de trabalho e localizao geogrfica, algo que constitua um comum a toda a multido independente de critrios geogrficos, sociais ou econmicos (HARDT; NEGRI, 2005). A questo que a colaborao da multido por si s produtiva, ou seja, ao mesmo tempo que a colaborao constitui um produto do trabalho de colaborao da multido, esse produto tambm base produtiva para a prpria colaborao. Hardt e Negri (2005, p. 256) exemplificam esse produto produtivo com base na comunicao:
[...] s podemos nos comunicar com base em linguagens, smbolos, ideias e relao que compartilhamos, e por sua vez os resultados de nossa comunicao constituem novas imagens, smbolos, ideias e relaes comuns.

Com isso os autores querem dizer que o comum, produto da colaborao da multido, uma base sobre a qual a produo continua; algo constitudo pela multido e ao mesmo tempo constitutivo da multido, que serve como fundamento de uma condio poltica onde diferenas de raa, sexualidade, classe existam, mas no importem. A multido nesse sentido rompe com a tradio contratualista porque ela mesma que produz a condio de sua vida e de seu projeto poltico; no h uma delegao dessa tarefa, como se encontra na base das teorias contratualistas. Para o contratualismo a unidade do sujeito que legitima o governo imprescindvel para seu funcionamento, o que leva Hobbes (apud HARDT; NEGRI, 2003) a afirmar que o povo, por ser uno, pode governar e nunca a multido, justamente por esta ser mltipla. A delegao de governar no ocorre quando se trata da multido porque isso implicaria no extermnio da multiplicidade que a sua essncia, havendo dessa forma sua reduo a um conjunto unitrio, como se encontra na nao e no povo. Dessa forma a produo poltica da multido no ser determinada por uma representao, e sim pela multido mesma, que o que Hardt e Negri pretendem incitar com a sua obra: pensar-se uma manifestao poltica que independe da representao poltica como se tem hoje. A sada principal para esse problema, para os autores, a prpria resistncia da multido a prticas do Estado e do Capital, o que claramente articula o pensamento dos autores com as manifestaes que atualmente se presencia no Brasil. Nessas manifestaes o que se busca no um interesse individual, mas um interesse coletivo, um interesse que comum multido que se manifesta, o

que representa claramente uma proposta poltica distinta, que se fundamente numa participao constante da multido e que se d a partir dela, no uma manifestao poltica sazonal cujas condies so determinadas pelo prprio Estado e sobretudo tida como indesejada, para dizer o mnimo, quando se d fora dessa determinao. A proposta de Hardt e Negri, nesse sentido, sobretudo democrtica, pois representa o prprio governo de todos por todos, sem excees. Consideraes finais As conquistas polticas conseguidas pelas manifestaes so evidentes, mas tambm evidente que o processo poltico a-representativo encontra resistncia por parte do Estado e do Capital, pois, alm das mudanas imediatas, prope uma mudana na prpria estrutura do governo. Para Hardt e Negri (2003) no se deve pensar em um processo de regresso poltica, ou seja, um fortalecimento do Estado para que se crie uma proteo contra o capital estrangeiro. Um processo regressivo para os autores impossvel. O que se deve pensar justamente uma linha de fuga, um projeto poltico comum que resista a esse domnio e que constitua a base para uma mudana poltica, o que atualmente tem-se visto nas manifestaes. Referncias HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Imprio. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. _____. Multido: Guerra e Democracia na Era do Imprio. Rio de Janeiro: Record, 2005. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Priso . 16. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. LE BOM, Gustav. Psicologia das Multides.

Das könnte Ihnen auch gefallen