Sie sind auf Seite 1von 13

Questionrio de Biologia

1) Leia o enxerto abaixo: O nmero de novos produtos qumicos desenvolvidos a cada ano muito grande e antes que um produto seja liberado para uso humano necessrio que seja investigado ao potencial de mutagenicidade, pois associada com capacidade de causar mutaes est a possibilidade de causar cncer. A partir do texto, descreva como aparece um cncer em um organismo?

O cncer surge a partir de um conjunto de mutaes em seus locos gnicos que controla o crescimento celular, fazendo-as multiplicar-se sem algum controle, e sem a morte das clulas mais antigas, ou seja, formando tumores nas regies afetadas, se o mesmo tumor no se espalhar considerado benigno, se o oposto ocorrer, torna-se um tumor maligno.

2) Como os agentes alquilantes agem sobre as molculas de DNA, causando mutaes?

Os agentes alquilantes atuam sobre as bases dos nucleotdeos j existentes, alterando as bases nitrogenadas da fita base, ocasionando novas recombinaes no DNA, ou seja, a timina pode no se unir a adenina.

3) Como os raios UV, agem de forma mutagnica em uma dupla hlice de DNA?

Os raios ultravioletas, UV, alteram as bases do DNA de maneira to intensa e radical, que os mesmo ficam impossibilitados de realizar qualquer tipo de pareamento de bases nitrogenadas, portanto, durante uma replicao de DNA, se esta alterao ocorrer, o mesmo processo interrompido, deixando a segunda fita incompleta.

4) O cncer de esfago est entre os 10 mais incidentes no Brasil, sendo o sexto mais mortal. O mesmo bastante agressivo e rapidamente se espalha para os rgos adjacentes. Quais as causas para o cncer relacionados aos hbitos do homem?

Em relao aos hbitos do ser humano, o cncer de esfago causado (associado) pelo o consumo de bebidas alcolicas e/ou muito quentes e do tabagismo.

5) Do que se trata a terapia gnica? E cite uma aplicao para a mesma.

Terapia gnica entende-se a transferncia de material gentico com o propsito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer, relacionadas a d enfermidades genticas, nas quais um gene est defeituoso ou ausente, a terapia gnica consiste em transferir a verso funcional do gene para o organismo portador da doena, de modo a reparar o defeito. Uma aplicao est na doena arterial coronria (DAC), na hipertenso arterial sistmica (HAS) e muitas outras.

6) Define de modo sucinto a vacina gnica?

Vacinas gnicas so construdas com partes de DNA, ou clonagens do uma parte inteira, para tratar enfermidades relacionadas a gentica.

7) Qual a principal diferena entre as vacinas gnicas e terapia gnica?

Enquanto uma, vacina gnica, introduz genes ativados para gerar resposta no organismo para doenas patognicas, sendo inseridos em pequenas molculas de DNA. Enquanto a terapia gnica, insero de genes saudveis no genoma dos pacientes, geralmente, destina-se ao tratamento de doenas genticas.

8) Quais foram os impactos do Agente Laranja, nos seres humanos, durante a Guerra do Vietn?

As principais enfermidades causado pelo o agente laranja, nos homens, durante a guerra so mutaes no material gentico, causando deformaes nos corpos dos mais jovens, e a morte nos adultos que foram expostos ao herbicida.

9) Porque a comunidade cientifica acredita que as vespas do gnero Nasonia, possa ajudar na agropecuria e para testes laboratoriais?

Existe duas principais razes para os bilogos acreditar que tais vespas possam ser uteis para a humanidade: a primeira, consiste de us-la para o controle de pragas mais especificas, entretanto para tal seria necessrio modificar seu genoma para agir apenas em determinadas pragas. A segunda funo seria para testes laboratoriais, j que possuem o DNA mais parecido com os humanos (40% dos genes ativos).

10) Porque a analise coletiva do genoma de uma nao pode ser perigosa a populao, ou ao governo da mesma nao?

Umas das razes para esse preocupao que tais informaes se vier a pblico, pode comprometer a segurana da nao com as informaes das fraquezas de seu povo, podendo, se cair em mos teoristas, ser usado para atacar com armas biolgicas tais naes.

Daniel Sales Danilo Quirino Biologia Donizete 3 Ano do Ensino Mdio

Das könnte Ihnen auch gefallen