Sie sind auf Seite 1von 3

A RNCCI foi criada pelo Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social e pelo Ministrio da Sade, sendo dado apoio ao nvel

dos cuidados de sade e apoio social de forma continuada, atravs de unidades de internamento e de ambulatrio e de equipas hospitalares e domicilirias. Esta rede formada por instituies pblicas e privadas dando apoio a pessoas que se encontrem dependentes e com perda de autonomia, independentemente da sua idade. A coordenao da rede processa-se a nvel nacional, havendo uma articulao dos diferentes nveis regional e local, o que permite a sua operacionalizao. A ECR (Equipa Coordenadora Regional) constituda de forma multidisciplinar por representantes da ARS (Administrao Regional de Sade) e da Segurana Social. Estas equipas so formadas por profissionais com conhecimentos e experincia nas reas de planeamento, gesto e avaliao de acordo com as necessidades e os recursos disponveis. Encontram-se sedeadas nas ARS do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. A ECL tambm constituda de modo multidisciplinar por representantes da Administrao Regional de Sade e da Segurana Social, devendo integrar, no mnimo, um mdico, um enfermeiro, um assistente social e, sempre que necessrio, um representante da autarquia local, designado pelo respectivo presidente da Cmara Municipal. A referenciao para a RNCCI pode ser feita: Pela EGA (equipa de gesto de altas) do hospital, uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de preparar e gerir a alta hospitalar em articulao com outros servios, para os doentes que requerem seguimento dos seus problemas de sade e sociais. Pela comunidade, atravs do mdico, enfermeiro, assistente social do seu Centro de Sade. A Admisso Atravs do Hospital do Servio Nacional de Sade (SNS) Contactar o servio onde est internado ou a Equipa de Gesto de Altas (EGA) desse hospital. A EGA do hospital pertencente ao SNS onde o doente est internado quem faz a referenciao para a RNCCI. A avaliao da necessidade de cuidados continuados integrados realizada, de preferncia, logo no incio do internamento no hospital, porque preciso preparar, com tempo, a etapa que se segue alta clnica. A proposta desta equipa apresentada Equipa Coordenadora Local (ECL). Atravs do Domiclio/Casa Contactar o centro de sade atravs do: Mdico de famlia; Enfermeiro; Assistente social. A proposta de ingresso na RNCCI apresentada por estes profissionais do centro de sade Equipa Coordenadora Local (ECL). Em caso de dificuldade, contactar directamente a ECL sedeada no centro de sade da respectiva rea de residncia.

Para garantir o desenvolvimento da RNCCI (Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados) e um internamento tecnicamente adequado, foi concebido um circuito de referenciao que se inicia no Hospital atravs da EGA (Equipa de Gesto de Alta) ou no Centro de Sade atravs da ECL (Equipa Coordenadora Local). Adicionalmente, as ECL validam a referenciao das EGA, fazem a pesquisa local de vaga e admisso na unidade. s ECR (Equipa Coordenadora Regional) compete a pesquisa regional de vaga, quando esta no existe na rea de domiclio do utente, e a coordenao regional de todo o processo de referenciao.

Piso 5
A coordenadora e diretora da Unidade de Cuidados Paliativos a Dr Fernanda Oliveira. Posteriormente encontram-se a Dr Isaura Loureno que nica psicloga da Clinica. Toda a equipa de enfermagem, dos vrios pisos gerida pela Enfermeira Diretora Rute Soares, incluindo o piso 5. Contudo o enfermeiro-chefe do piso 5 o Enfermeiro Rui . Os enfermeiros que trabalham no piso 5 no so exclusivos do mesmo, fazendo turnos e estando em diferentes pisos. A Fisioterapeuta faz tambm parte da equipa. As auxiliares tambm se vo revessando.

Equipas de Gesto de Altas


24-01-2012

sedeadas nas ARS do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Estas esto de acordo com as necessidades e os recursos existentes, tendo profissionais com conhecimento e experincia em planeamento, gesto e avaliao.
As equipas coordenadoras locais so tambm constitudas de modo multidisciplinar por representantes da Administrao Regional de Sade e da Segurana Social,

A nvel regional, a coordenao da Rede assegurada por cinco equipas constitudas, de modo multidisciplinar, por representantes das administraes regionais de sade (ARS) e dos centros distritais de segurana social, nos termos definidos no Despacho Conjunto n. 19040/2006, dos Ministros do Trabalho e da Solidariedade Social e da Sade. A equipa coordenadora regional (ECR) dimensionada em funo das necessidades e dos recursos existentes e constituda por profissionais com conhecimentos e experincia nas reas de planeamento, gesto e avaliao. Esto sedeadas nas Administraes Regionais de Sade Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A ECL

s equipas coordenadoras locais so constitudas de modo multidisciplinar e com desempenho interdisciplinar, integrando, pelo menos, do sector da sade, um(a) mdico(a) e um(a) enfermeiro(a), e do sector da segurana social, preferencialmente, um(a) assistente social e, sempre que necessrio, um(a) tcnico(a) da autarquia local, designado pelo respectivo presidente da cmara municipal. A(s) equipa(s) coordenadora(s) local(ais) articula(m) com a coordenao a nvel regional, assegura(m) o acompanhamento e a avaliao da RNCCI a nvel local, bem como a articulao e coordenao dos recursos e actividades, no seu mbito de referncia, competindo-lhes designadamente:

a) Identificar as necessidades e propor coordenao regional aces para a cobertura das mesmas; b) Consolidar os planos oramentados de aco anuais, elaborar os respectivos relatrios de execuo e submete-los coordenao regional; c) Divulgar informao actualizada populao sobre a natureza, nmero e localizao das unidades e equipas da Rede; d) Apoiar e acompanhar o cumprimento dos contratos e a utilizao dos recursos das unidades e equipas da Rede; e) Promover o estabelecimento de parcerias para a prestao de cuidados continuados no respectivo servio comunitrio de proximidade; f) Promover o processo de admisso ou readmisso nas unidades e equipas da Rede; g) Alimentar o sistema de informao que suporta a gesto da Rede. Para garantir o desenvolvimento da RNCCI (Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados) e um internamento tecnicamente adequado, foi concebido um circuito de referenciao que se inicia no Hospital atravs da EGA (Equipa de Gesto de Alta) ou no Centro de Sade atravs da ECL (Equipa Coordenadora Local). Adicionalmente, as ECL validam a referenciao das EGA, fazem a pesquisa local de vaga e admisso na unidade. s ECR (Equipa Coordenadora Regional) compete a pesquisa regional de vaga, quando esta no existe na rea de domiclio do utente, e a coordenao regional de todo o processo de referenciao.

Das könnte Ihnen auch gefallen