Sie sind auf Seite 1von 4

PONTOS FONTE Usado como complemento de uma tonificao ou sedao da energia do meridiano.

________________________________________________ P IG R B F VB C ID CS TA BP E P9 !G4 R3 B64 F3 VB40 C7 ID4 CS7 TA4 BP3 E42

CAPTULO 1 DO SPIRITUAL AXIS (1a. publicao 100 A .C.)


2 AFIRMAES: Selecionar os pontos Fontes quando os Cinco Sistemas Yin forem afetados. - (Uso no tratamento) Se os 5 sistemas Yin estiverem afetados, reaes anormais aparecero nos doze pontos fonte. Se soubermos a correspondncia do ponto fonte com o sistema relevante Yin, poderemos diagnosticar quando um sistema Yin for afetado. (Uso no diagnstico) Anormalidades sobre os pontos fonte passveis de observao: inchao, vermelhido, vasos congestionados, veias varicosas, depresso profunda ao redor do ponto, palidez, cor azulada ou pele muito flcida. PONTOS FONTE (SPIRITUAL AXIS) P9 para o P, CS7 para o C (corao e pericrdio eram considerados um sistema nico), BP3 para o Bao, F3 para o F, R3 para o R=10 pontos +VC15 para o tecido adiposo, VC6 para as membranas. TOTAL = 12 pontos VC15 utilizado para ansiedade, neurose ou psicose acalma a mente. VC6 utilizado em condies de deficincia dos sistemas Yang tonifica o Yang Qi.

FUNES DOS PONTOS FONTE SEGUNDO O SPIRITUAL AXIS:

1. Os pontos Fonte esto relacionados com o Qi original 2. Eles podem ser utilizados no diagnstico j que refletem o estado do Qi original de cada sistema Yin. 3. Eles so utilizados no tratamento principalmente para tonificar os sistemas Yin. 4. Os pontos fonte dos sistemas Yang so utilizados nos padres de excesso para expelir os fatores patognicos. Por ex: IG4 expele vento calor. ID4 movimenta o Qi estagnado do F, B64 expele a umidade-calor do aquecedor inferior, VB40 estagnao do Qi do F, E42 expele vento frio da face na paralisia facial e TA4 elimina o calor da VB.
CAPTULO 66 do CLASSIC OF DIFFICULTIES 100 D.C.

Os pontos so os mesmos que conhecemos com a exceo: CS7 e C7 para o C. O Qi original a fora motriz situada entre os dois rins, sua fonte de vida e raiz dos doze meridianos. O Triplo Aquecedor age como um embaixador para o Qi original, o qual atravessa os trs aquecedores e espalha-se nos Cinco Sistemas Yin e Seis Sistemas Yang. O local onde o Qi original permanece so os Pontos Fonte. TA4 (O TA o embaixador, a avenida que conduz o Qi original) pode ser utilizado para tonificar o Qi original.

PONTOS DE CONEXO (LO)


Est interligado com o ponto fonte de seu meridiano acoplado. Equilibra as energias dos meridianos acoplados, sedando ou tonificando de acordo com os padres de excesso ou deficincia. Atua no prprio meridiano ou no acoplado no sentido contrrio, por ex: a tonif. do VB37, vai tonificar o meridiano da VB e sedar o F.

PONTOS LO DE MERIDIANOS P IG P7 !G6 R B F R4 B58 F5 VB C ID CS TA BP E VB37 C5 ID7 CS6 TA5 BP4 E40

PONTOS LO DE GRUPO

TA8, CS5, VB39 e BP6

TCNICAS
Tonificar o Lo do meridiano em deficincia. Ex: Se o meridiano do F estiver em excesso e VB em deficincia, tonificar VB37. Sedar o Lo do meridiano em excesso. No mesmo exemplo, usar F5.

Tonificar o Lo do meridiano em deficincia e sedar o Lo do meridiano em excesso. Ex: VB37 e F5. Tonificar o Lo do meridiano em deficincia e sedar o ponto fonte de meridiano em excesso. Ex: VB37 e F3. Sedar o Lo do meridiano em excesso e tonificar o ponto fonte do meridiano em deficincia. Ex: F5 e VB40.

OUTRAS FORMAS DE UTILIZAO DOS PONTOS LO


O PONTO LO CONTROLA A ENERGIA ENTRE DIREITA E ESQUERDA.
Ex: dor no trajeto de IG lado D: 1. sedar IG lado D 2. tonificar IG lado esquerdo 3. sedar IG lado D e tonificar IG lado esquerdo.

O PONTO LO CONTROLA O FLUXO DE ENERGIA DE ORGOS OPOSTOS ENTRE SI PELA LEI -MEIO DIA/ MEIA- NOITE.
Ex: Se o meridiano da B (15-17 h) apresentar excesso, tonificar P7(3-5h).

OS PONTOS LO DE GRUPO JOGAM AS ENERGIAS DOS GRUPOS DE MERIDIANOS YIN OU YANG, ENTRE DIREITA E ESQUERDA, OU ENTRE O SUPERIOR E O INFERIOR.
Excesso de energia nos 3 Yins do membro superior esquerdo (dores). TA8 esquerdo ou TA8 direito. A Grande Picada indicada para dores unilaterais dos membros, seguindo o trajeto de um ou vrios meridianos: Dor= excesso, ento, por ex, uma dor do cotovelo ao indicador do lado direito, IG6 esq. Nevralgia cervicobraquial na rea dos 3 Yangs direito, TA8 esq. Pulsos fortes em P, C e CS e fracos em BP, R e F, grupo). BP6 ou CS5 (Lo de

Dor citica atingindo os Yangs da perna esquerda: VB39 esq., VB39 direito, BP6 esquerdo ou TA8 esquerdo. Mulheres com pernas inchadas e manchadas, geralmente um distrbio afetando os 3 Yins dos membros inferiores. CS5 bilateralmente. (superior e inferior = Lo de grupo)

Das könnte Ihnen auch gefallen