Sie sind auf Seite 1von 29

Compressores

Sumrio

Compressores Princpio de funcionamento Classificao dos compressores

5 5 8 9 9 12 14 18 19 21 21 22 26 26 28 30 31

Compressores de deslocamento positivo Compressor alternativo Partes componentes

3 4

Compressores rotativos Compressores de deslocamento dinmico Limites de operao

Operao Parada Partida

Refrigerao e lubrificao Sistemas de refrigerao Lubrificao

Aspectos de segurana Referncias bibliogrficas

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Compressores

Gases acima ou abaixo da presso atmosfrica so uma necessidade da indstria. O processo de compresso parte integral dos ciclos de refrigerao e dos ciclos de turbinas a gs, com ampla utilizao em uma srie de servios. Nas indstrias, entre outras utilizaes, o ar comprimido empregado em mquinas-ferramenta pneumticas, tais como marteletes e perfuratrizes, em pistolas de ar para pintura, em limpeza com jato de ar, em elevadores pneumticos, em bombeamento de gua por elevao pneumtica (air lift), em instrumentao, etc. Neste fascculo estudaremos o equipamento responsvel pela produo de ar comprimido e pela movimentao do fluido compressvel ao longo de equipamentos e tubulaes: o compressor.

Princpio de funcionamento O funcionamento de um compressor baseia-se em uma das propriedades da matria chamada compressibilidade. Ela diz que a matria tem a propriedade de ter seu volume reduzido quando submetida a certas presses. Essa propriedade pode ser observada, se empurrarmos o mbolo de uma seringa de injeo cujo orifcio de sada foi tapado. Se a seringa contiver apenas ar, ser possvel perceber que o mbolo empurra esse ar at certo ponto. Isso acontece, porque o ar pode ter seu volume reduzido, ou seja, comprimido.

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Na ilustrao, pode-se notar que houve um deslocamento do mbolo no interior da seringa de a para b, provocando, desta forma, uma diminuio de volume.

O ar altamente compressvel, porm, a gua comprime-se muito pouco. Assim, se repetirmos a mesma experincia com uma seringa cheia de gua o resultado ser o mostrado na ilustrao a seguir.

Uma utilizao prtica dessa propriedade, representada pela bomba de compresso destinada a comprimir os gases dentro de recipientes. o mesmo tipo de bomba usado para encher pneus de bicicleta ou bolas de futebol. Nela, o ar comprimido dentro do cilindro. No tendo por onde escapar, ele forado a entrar na cmara de ar do pneu ou na bola. As vlvulas do pneu e da bola impedem que o ar retorne para o interior da bomba.

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Portanto, o movimento linear (subir e descer) do mbolo produzir o enchimento do pneu e da bola por sucessivas compresses da bomba.

Compressores D-se o nome de compressor mquina que tem por finalidade principal aumentar a presso de um fluido compressvel (gs ou vapor) acima da presso atmosfrica at atingir a presso necessria para uso industrial. Em geral, um equipamento que aumenta a presso de um fluido compressvel de mais de 2,5 kgf/cm2 considerado compressor. Para presses menores que este valor, so utilizados sopradores ou ventiladores. O compressor tem tambm como segunda finalidade movimentar o fluido compressvel ao longo de equipamentos e tubulaes. Para funcionar, o compressor exige trabalho, que fornecido por um motor eltrico ou por uma turbina a vapor.

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Classificao dos compressores Os compressores trabalham segundo dois princpios diferentes: 1. deslocamento positivo, no qual o ar admitido em uma cmara de compresso isolada do exterior. Para obter a compresso, reduz-se o volume de ar contido na cmara de modo que a presso desse ar aumenta proporcionalmente. 2. deslocamento dinmico, no qual o ar acelerado por meio de um rotor girando a alta velocidade. Por meio da descarga de ar por um difusor, a energia cintica transformada em presso esttica. Os compressores volumtricos que funcionam sob o princpio do deslocamento positivo abrangem os seguintes tipos: Compressores alternativos ou de mbolo linear; Compressores rotativos ou de mbolo rotativo.

Os compressores dinmicos que funcionam sob o princpio do deslocamento dinmico compreendem os seguintes tipos: turbocompressor compressor axial.

A tabela a seguir mostra o campo de aplicao dos compressores de acordo com seu tipo e capacidade Mxima presso de descarga kgf/cm2 2.500 a 3.500 200 a 350 7a9 5,5 a 9 Relao mxima de compresso (p/ mquina) sem limite 8 a 10 8 5 a 6,5

Tipo

Relao de compresso (p/estgio) Psada/Pentrada 10 3 a 4,5 4 1,2 a 1,5

Vazo mxima (m3/h)

alternativo centrfugo rotativo axial

6.000 a 8.500 340.000 34.000 3.400.000

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Compressores de deslocamento positivo

Como j vimos, os compressores volumtricos ou de deslocamento positivo abrangem os compressores alternativos e os rotativos.

Compressor alternativo O compressor alternativo, tambm chamado de compressor de mbolo est representado esquematicamente na ilustrao a seguir.

Ele pode ser acionado por motor eltrico com polia e correia, e tambm por motor a exploso. Basicamente, funciona da seguinte forma: 1. No primeiro momento, o pisto est no fim do curso e a vlvula de admisso (S) e a vlvula de descarga (D) esto fechadas. 2. O pisto se movimenta, a vlvula de admisso se abre succionando e a vlvula de descarga continua fechada. 3. Quando o pisto atinge o fim do curso, as duas vlvulas esto fechadas. 4. O pisto se move comprimindo e mantendo S fechada e abrindo D, a partir de uma certa presso de descarga. 5. Volta posio inicial.

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

A ilustrao a seguir faz a representao esquemtica desse processo.

O compressor de mbolo de movimento linear o mais usado porque adequado para todos os tipos de presso. Ele classifica-se em: compressor de simples efeito tem apenas uma cmara de compresso por cilindro e opera somente em uma direo. O gs comprimido apenas uma vez, pois o pisto s tem uma face ativa compressor de duplo efeito, tem duas cmaras de compresso, uma de cada lado do mbolo e opera nos dois sentidos de movimento. O movimento linear do pisto comprime o gs na ida e na volta do pisto.

10

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

compressor de mbolo de um estgio bastante utilizado, pois comprime a baixa, mdia ou alta presso.

compressor de dois estgios com refrigerao intermediria: para a compresso a presses mais elevadas, so necessrios compressores de vrios estgios. O gs aspirado ser comprimido pelo primeiro mbolo (pisto) e refrigerado logo em seguida, antes de entrar no segundo pisto. No segundo pisto novamente comprimido e mais uma vez refrigerado, e assim sucessivamente. A refrigerao necessria, pois sabe-se que todo fluido, ao ser comprimido libera grande quantidade de energia trmica (calor). Os compressores podem ser refrigerados a gua ou a ar.

A determinao do nmero de estgios desse compressor depende do nvel de compresso exigido para o trabalho. Assim presses: at 4 kgf/cm2 pedem compressores de um estgio. at 15 kgf/cm2 exigem compressores de dois estgios. acima de 15 kgf/cm2 necessitam de compressores de trs estgios ou mais.
Segurana na operao de unidades de processo

11

Compressores

compressor de membrana (diafragma): mediante uma membrana, o mbolo fica separado da cmara de suco e compresso, ou seja, o gs no tem contato com as partes deslizantes. Esse tipo de compressor tem emprego na indstria alimentcia, qumica e farmacutica.

Partes componentes Componentes importantes de um compressor so: vlvulas; anis; cilindro; pisto/haste.

As vlvulas so componentes do compressor que tm a funo de permitir a movimentao do fluido dentro da cmara de compresso. Elas podem ser de membrana ou automtica. As vlvulas operam tipicamente sob o princpio da diferena de presso. Geralmente, elas s abrem quando uma presso pouco abaixo da presso ambiente atingida.

12

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Assim, por exemplo, quando a presso do lado da sede da vlvula de membrana fica menor que a do lado da tampa, as fitas curvas de ao comprimem-se sobre toda a superfcie da sede (esmerilhada), fechando a vlvula. Na posio aberta, as fitas de ao comprimem-se contra a tampa da vlvula.

As vlvulas automticas tambm funcionam por diferena de presso. Elas so compostas por: 1. obturador; 2. mola; 3. encosto; 4. sedes.

A mola tem por finalidade disciplinar a posio do obturador, sendo a vedao feita pela diferena de presso. Quando uma determinada diferena de presso atingida, o obturador sobe e pra no encosto, dando passagem ao fluido compressvel. Esse o modo de funcionamento das vlvulas automticas de suco e de descarga, que so idnticas e que, por isso, so intercambiveis. Observaes 1. preciso tomar cuidado na montagem das vlvulas de membrana para no inverter suas posies na descarga e na suco do compressor, o que causar srios transtornos operao. 2. Em geral, as vlvulas so feitas de material resistente fadiga; para servio em ambientes corrosivos ou em altas temperaturas, elas so sempre feitas de ao inoxidvel.

Segurana na operao de unidades de processo

13

Compressores

3. Para que uma vlvula funcione bem, ela tem que assentar perfeitamente nas sedes, garantindo a vedao. Elas tambm devem ser refrigeradas, especialmente no caso das vlvulas de descarga. Os anis, geralmente em duas peas, montados nos cilindros, selam a passagem do gs do compartimento em que ele est sendo comprimido. Para compressores com lubrificao, os anis so fabricados de ferro fundido, bronze, alumnio, carvo, etc. Nos compressores sem lubrificao so usados geralmente os anis de teflon ou de carvo. O cilindro a carcaa dentro da qual o pisto se movimenta. Por esse motivo, sua superfcie interna deve ser lisa e polida, a fim de diminuir as reas de atrito. Os cilindros podem ser fabricados de alumnio, ferro fundido, ao inoxidvel ou outro material adequado ao corrosiva do gs. O pisto e a haste formam um conjunto solidrio que responsvel pela compresso do fluido. Essa compresso obtida por meio de sua movimentao dentro do cilindro. Eles devem ser resistentes corroso, pois esto sempre em contato com a atmosfera e o interior do cilindro.

14

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Compressores rotativos

No compressor rotativo, os compartimentos se estreitam e comprimem o ar, ou gs, neles contido. Eles so de vrios tipos, a saber: compressor rotativo multicelular (palheta) que consiste de um compartimento cilndrico (carter), com abertura de entrada e sada e no qual gira um rotor montado excentricamente, ou seja, fora de centro. O rotor tem palhetas que, em conjunto com as paredes do cilindro formam pequenos compartimentos (clulas). As palhetas se movem radialmente nas ranhuras do rotor e so foradas contra as paredes do carter pela fora centrfuga. Devido excentricidade de localizao do rotor, as clulas diminuem e aumentam de tamanho, transportando o ar da entrada para a sada. Seu funcionamento contnuo e uniforme garante vazo uniforme de gs ou ar comprimido.

compressor helicoidal de dois eixos (duplo parafuso) que consiste em um carter dentro do qual giram dois rotores em sentidos opostos. Um dos rotores possui lbulos convexos e o outro, lbulos cncavos, denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fmea. No h contato entre os rotores nem entre eles e o carter, dentro da cmara de compresso.

Segurana na operao de unidades de processo

15

Compressores

Conseqentemente, estas partes no necessitam de lubrificao e, por isso, o gs comprimido estar completamente isento de leo.

compressor tipo Roots (lbulos) que consiste de um crter, dentro do qual giram dois rotores em sentido contrrio. No h contato entre os rotores e o crter, portanto, no necessita de lubrificao. Nele, o ar transportado de um lado para o outro sem alterao de volume. A compresso ocorre cada vez que a extremidade de um dos mbolos coincide com a concavidade do outro mbolo. S pode ser empregado para baixas presses de trabalho, isto , at 1kgf/cm2. Alm disso, seu nvel de rudo muito alto.

compressor de anel lquido, no qual a admisso e descarga do gs se efetuam atravs de duas ou quatro aberturas existentes no distribuidor central, ligadas s tubulaes de aspirao e descarga. A compresso obtida pelo giro do rotor em torno do distribuidor central, que est parcialmente cheio de lquido. A fora centrfuga agindo sobre este lquido provoca a formao de um selo lqui-

16

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

do, que evita fuga de gases para a descarga. Essa mquina pode ser usada para comprimir um gs ou aspir-lo (bomba de vcuo) e s pode ser usada quando o lquido do anel no reage e no contamina o gs que est sendo comprimido. Neste caso particular, quase todo o calor da compresso fica no lquido, e isto exige a circulao e a refrigerao do lquido.

Segurana na operao de unidades de processo

17

Compressores

Compressores de deslocamento dinmico

Nos compressores de deslocamento dinmico, o aumento de presso devido acelerao e posterior transformao da energia cintica em energia de presso. Nessa categoria se enquadram os turbocompressores que trabalham segundo o princpio de acelerao de massa e so adequados para o fornecimento de grandes vazes. Nos turbocompressores, que podem ser de um ou vrios estgios, o gs colocado em movimento por um ou mais rotores, que transformam a energia do movimento em energia de presso. Eles so construdos em duas verses: turbocompressor axial, que emprega conjuntos mveis de palhetas (no rotor) e conjuntos estacionrios, fixados carcaa, para converter a energia cintica do fluido em energia de presso, em um difusor na extremidade da descarga.

turbocompressor radial, ou centrfugo, no qual a compresso se processa pela acelerao do ar aspirado de cmara para cmara, em direo sada. O ar impelido axialmente para as paredes da cmara e, posteriormente, em direo ao eixo. Da, no sentido radial, para a prxima cmara, e assim sucessivamen-

18

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

te. O gs comprimido fornecido por esse compressor isento de leo. Para capacidades acima de 500 m3 a uma presso de 7kgf/cm2, esse tipo de compressor bastante econmico.

Limites de operao O ponto de surgncia (surge) de um compressor centrfugo aquele abaixo do qual a mquina instvel. A vazo mnima correspondente a este ponto resulta em head mximo, ou seja, mximo trabalho cedido a cada unidade de peso do fluido no processo de compresso A surgncia ocasionada pelo retorno momentneo do gs, atravs do impelidor. Isto produz um efeito de pulsao no gs que est passando na cmara de compresso. Muitas mquinas podem operar seguramente em surgncia, mas no aconselhvel e no se deve operar nestas condies, devido vibrao e ao rudo das tubulaes, e o risco de empenamento do rotor.

Segurana na operao de unidades de processo

19

Compressores

Usualmente controla-se a surgncia por meio de controladores de fluxo mnimo por bypass (ou desvio), que faz passar gs automaticamente da descarga para a suco, prevenindo dessa maneira que a mquina caia no ponto de surgncia. Stonewal ou stall O fenmeno denominado stonewall (ou stall) ocorre quando a vazo aumenta violentamente. Se a vazo aumenta, a velocidade tambm aumenta e pode-se chegar velocidade do som. Como conseqncia, ondas de choque causam uma rpida queda de presso na descarga. Grfico de limite de operao Este grfico mostra os dois fenmenos de limite de operao de compressores centrfugos.

20

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Operao

O compressor alternativo deve partir despressurizado (em vazio), com a recirculao toda aberta. A seqncia operacional de partida a seguinte: 1. Verificar o leo de lubrificao, completando o nvel se for necessrio. 2. Alinhar gua de refrigerao para a camisa do pisto e para os resfriadores da descarga. 3. Abrir as vlvulas de bloqueio geral da suco e descarga. O compressor parte vazio, sem carga. 4. Verificar o nvel do tambor de suco, pois, se entrar lquido no compressor, pode estourar o anel e, mesmo, a camisa. 5. Ligar a bomba de leo para pressurizar a rede de lubrificao e dar a partida no compressor. 6. Aps a partida, iniciar a carga no compressor abrindo a vlvula de admisso. Para compressores de duplo estgio deve-se abrir as vlvulas de forma a balancear as foras. No se deve abrir todas vlvulas de uma vez pois a presso pode subir muito. 7. Observar o desempenho da mquina quanto circulao do leo, vibraes e barulhos estranhos. Para quaisquer anormalidades, devem ser tomadas as devidas providncias.

Parada Todo compressor alternativo deve parar em carga, principalmente aqueles acionados por turbina a vapor, por causa do problema da velocidade crtica da turbina.

Segurana na operao de unidades de processo

21

Compressores

Cuidados na partida e parada de compressores Nos compressores alternativos e centrfugos no se pode permitir a presena de lquido dentro do compressor. Para evitar que o lquido entre no compressor, em geral coloca-se um tambor ou vaso (chamado knock out drum) na suco, o qual retm o eventual lquido arrastado pelo gs. Esse tambor tem um dreno, por onde sai o lquido acumulado. Caso o nvel no tambor atinja valores muitos altos, h alarmes que previnem o operador. Em certos casos, conforme o valor atingido, h dispositivos que desligam a mquina automaticamente.

Partida de um compressor centrfugo Quando se trata de um motor, interessante que a partida se d com a menor vazo possvel. Para o compressor ocorre o oposto, isto , a vazo deve ser a maior possvel para evitar o surge, isto , retorno instantneo de gs atravs do impelidor, o que causa rudo, vibrao e at danos mecnicos ao conjunto. Geralmente, parte-se com a vlvula de descarga fechada mantendo-se a recirculao aberta, abrindo-se a vlvula de descarga assim que a rotao nominal do conjunto seja atingida. Observao Todos os compressores e turbinas so projetados para uma determinada velocidade mxima. Acima desta velocidade mxima, a fora centrfuga torna-se to grande que pode chegar a destruir o rotor. Um dispositivo mecnico instalado em cada mquina para deslig-la quando se atinge a velocidade mxima. Esse dispositivo denominado sistema de trip do compressor. Se a presso do leo lubrificante diminuir, ocorrer um aumento na temperatura dos mancais, o que poder causar srios danos ao equipamento em questo de segundos. Para evitar que isso ocorra, existe um sistema que desliga o compressor automaticamente, quando a presso do leo cair abaixo de um determinado valor.

22

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Controle de capacidade dos compressores O problema de controle do compressor aparece quando o sistema consumidor necessita de vazo diferente daquela dada pelo compressor em condies normais de operao. Em geral, por facilidade, controla-se a presso de descarga do compressor numa certa faixa. Quando a presso cai, o sistema est exigindo maior vazo. Opostamente, quando a presso sobe, isso pode significar que ele est sobrecarregado. Parada e partida do motor eltrico que aciona o compressor O sistema de controle de partida e parada do motor eltrico est associado a um pressostato instalado na descarga do compressor.

Descarga para a atmosfera A descarga na atmosfera um sistema usado apenas para compressores que comprimem ar. Nesse sistema, o motor no liga e desliga, e o controle feito atravs de uma vlvula que descarrega para a atmosfera, comandada pela presso no reservatrio ou na linha de descarga do compressor.

Segurana na operao de unidades de processo

23

Compressores

Recirculao A recirculao empregada em alguns compressores a gs. Ela utiliza o mesmo sistema que o de descarga na atmosfera. A diferena, neste caso, est no fato de que a vlvula descarrega na suco do compressor.

Variao do espao morto A variao do espao morto um dos sistemas mais usados para compressores alternativos. um sistema de controle de capacidade dos compressores no qual se determina espaos existentes na cmara de compresso, disponveis para aumentar ou diminuir a vazo em funo da demanda de gs comprimido. Ele baseado no fato de que, quanto maior o espao morto, menor a vazo de admisso do compressor, que pode chegar a ser nula. O sistema pode ser: Sistema contnuo de variao de espao morto, no qual o operador aumenta ou diminui o espao morto por meio de uma vlvula (manual ou automtica),. Sistema descontnuo ou de degraus, no qual o operador, por meio conveniente, abre (ou fecha) vlvulas que aumentam (ou diminuem) espao morto que fazem com que a capacidade caia (ou aumente).

24

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Sistema de alvio nas vlvulas de suco Neste sistema usamos vlvulas tipo solenides, que provocam a abertura constante da vlvula de suco, mesmo durante a compresso, reduzindo a capacidade do estgio a zero.

Regulagem por fechamento Nesta regulagem, fecha-se o lado da suco, ou a vlvula de suco at o mnimo recomendado pelo projeto para evitar superaquecimento da mquina. Regulagem por garra Mediante garras, mantm-se aberta a vlvula de suco.

Segurana na operao de unidades de processo

25

Compressores

Refrigerao e lubrificao

A temperatura do compressor se eleva no s pelo atrito entre as partes mveis mas, principalmente, pela compresso de gases. Esse calor deve ser dissipado para que a vida til do compressor no seja reduzida. Esse o assunto deste captulo.

Sistemas de refrigerao Os compressores devem ser resfriados para: a) manter baixa a temperatura das vlvulas, do leo lubrificante e do gs a ser comprimido; b) evitar a deformao do cilindro por alta temperatura. Conforme o nvel de temperatura e o porte do compressor, necessrio escolher o sistema de refrigerao mais adequado. Ele pode ser a ar ou a gua. Refrigerao a ar Em compressores pequenos, utiliza-se a refrigerao a ar. Para que isso ocorra, sero suficientes apenas as aletas de ventilao para que o calor seja dissipado.

26

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

No compressor resfriado a ar, as aletas esto fixadas no prprio cilindro. Trata-se de um pequeno compressor de dois estgios, de simples efeito. Para dissipar o calor dos compressores de porte mdio, empregam-se ventiladores auxiliares ou ainda refrigerao a gua (inter-resfriador ou intercooler). Refrigerao a gua Quando se trata de estao de compressores de alta potncia, o sistema de refrigerao mais adequado aquele que usa a gua circulante ou gua corrente contnua. A gua entra pela extremidade prxima ao cilindro de alta presso, e vai s camisas dos cilindros. O ar comprimido, ou gs, sai do cilindro de baixa presso e, ao caminhar ao cilindro de alta-presso, passa por alguns obstculos denominados chicanas, que esto alojados no interior do trocador de calor.

Dentro do compressor alternativo, devido s pequenas folgas existentes, no se pode de modo algum permitir condensao do fluido compressvel, pois haveria srios danos mquina. Dessa maneira, quando houver este risco, devemos usar a gua de refrigerao com temperatura acima da temperatura de entrada do gs no compressor. No sistema de refrigerao, recomendvel que a gua entre por baixo e saia por cima para ocupar todo o recipiente e para arrastar as bolhas de ar presentes.

Segurana na operao de unidades de processo

27

Compressores

Compresso em vrios estgios Com o intuito de reduzir o trabalho de compresso, esta feita em vrios estgios, com resfriamento intermedirio entre cada estgio. Outra vantagem de se fazer compresso em vrios estgios que isso no aumenta em demasia a temperatura dos gases, pois, em geral, os lubrificantes usados se inflamam acima de 220oC. Muitas vezes, o resfriamento intermedirio feito com o objetivo de retirar o condensado formado, fazendo com que a carga de gs para o segundo estgio seja menor. Devido ao aumento de presso em cada estgio subseqente, o volume diminui. Por causa disso, os cilindros tm tamanhos diferentes em cada estgio.

Lubrificao A lubrificao do compressor tem por finalidade reduzir o atrito entre as peas mveis em contato, reduzindo o desgaste e resfriando o compressor. H dois tipos de lubrificao: por salpico, na qual o virabrequim ao girar, faz com que a biela mergulhe no leo lubrificante armazenado no crter do compressor, salpicando leo nas peas mveis. forada na qual, uma bomba acionada pelo eixo do compressor e pressuriza leo lubrificante para suas partes mveis. Em compressores com lubrificao por salpico, deve-se verificar diariamente o nvel do leo, o que feito atravs de visores apropriados. Em compressores com lubrificao forada, usam-se pressostatos de leo como dispositivos de segurana. Assim, caso haja queda de presso de lubrificao, o pressostato desliga o compressor automaticamente. Em qualquer tipo de lubrificao, deve-se usar no carter do compressor leo especfico para compressores, ou seja, leo mineral no-detergente com inibidores de oxidao e com viscosidade SAE 30.

28

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Com relao lubrificao, h dois tipos de compressores: sem lubrificao, com lubrificao.

Os compressores sem lubrificao so aqueles nos quais todas as partes mveis so lubrificadas com exceo do pisto do compressor que no lubrificado. Em geral, esses compressores so usados nas centrais de ar para instrumentos, as quais no permitem a presena de leo misturado ao ar. So usados tambm como compressor de oxignio, pois, se houvesse leo, haveria exploso por combusto expontnea. Os compressores sem lubrificao nos anis do pisto apresentam algumas desvantagens em relao ao compressor lubrificado, a saber: a) menor vida dos anis e do cilindro; b) maior atrito; c) exigem menor rotao por unidade de tempo; d) maior folga: o gs pode escapar de um estgio para outro; e) maior manuteno.

No compressor com lubrificao, uma pequena quantidade de leo injetada em cada cilindro, geralmente por meio de uma pequena bomba acionada por motor eltrico. Em ambos os tipos citados, a diferena est nos anis do pisto. No caso de compressores sem lubrificao, este anel feito de material autolubrificante, como o carvo ou o teflon.

Segurana na operao de unidades de processo

29

Compressores

Aspectos de segurana

Por se tratar de um equipamento de grande importncia nas unidades industriais, alguns compressores so dotados de sistemas de alarme e proteo, que desligam o equipamento automaticamente em determinadas situaes de emergncia, tais como:

temperatura elevada do gs na descarga; falhas no sistema de lubrificao (filtro sujo, parada da bomba, temperatura alta, vazamentos, etc.); amperagem alta no motor do acionador provocada por anormalidades no circuito do gs comprimido; falhas no circuito de refrigerao do compressor;

Apesar dos diversos dispositivos de proteo existentes, fundamental a presena do operador executando as rotinas dirias de sua funo, dentre as quais destacam-se:

Leitura e registro das variveis do processo: presso, temperatura, nveis dos tambores, vazes, etc.; Acompanhamento de vibrao atravs de uma inspeo visual e auditiva da unidade dos compressores e adjacncias; Execuo de pequenas intervenes operacionais de ajuste e regulagem; Manuteno da limpeza e organizao da rea dos compressores; Verificao da existncia de vazamentos nos circuitos de leo, gs, refrigerao, etc.; Limpeza de filtros do sistema de lubrificao em funo do diferencial de presso, ou de acordo com rotina interna da empresa; Conhecimento dos procedimentos de emergncia a serem adotados quando da ocorrncia de surge ou stall (ou stonewall) no equipamento; verificao do sistema de leo de lubrificao, avaliando variaes de presso, de temperatura, etc.. Conhecimento dos procedimentos de segurana e utilizao dos EPIs adequados para situaes de emergncia (vazamentos de gases, falha de energia, etc.).

30

Segurana na operao de unidades de processo

Compressores

Referncias bibliogrficas

SENAI-SP. Compressores instalao, funcionamento e manuteno. Por Ilo da Silva Moreira. So Paulo, 1991. Petrobrs. Compressores Fundamentos. Marcio G. Santiago. s.d. SENAI-SP.Operador de processos qumicos. s.d. Foust e outros. Princpios das Operaes Unitrias. Ed. Guanabara Dois. 1982

Segurana na operao de unidades de processo

31

Das könnte Ihnen auch gefallen