Sie sind auf Seite 1von 29

Escola Estadual de Educao Profissional - EEEP

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Curso Tcnico em Administrao

Administrao do Terceiro Setor

Governador Cid Ferreira Gomes Vice Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretria da Educao Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Secretrio Adjunto Maurcio Holanda Maia Secretrio Executivo Antnio Idilvan de Lima Alencar Assessora Institucional do Gabinete da Seduc Cristiane Carvalho Holanda Coordenadora da Educao Profissional SEDUC Andra Arajo Rocha

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

SUMRIO

INTRODUO................................................................................................................................. FUNDAMENTOS............................................................................................................................. NATUREZA DAS ORGANIZAES............................................................................................. PRTICAS DE GESTO................................................................................................................. ADMINISTRAO DO TERCEIRO SETOR................................................................................. BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................................

2 3 10 13 15 23

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

INTRODUO

Caro (a) aluno (a), O Terceiro Setor notavelmente vem crescendo e desenvolvendo-se em todo o mundo. No Brasil, especialmente nos anos 90, as organizaes no governamentais firmaram expanso. Em consequncia, a demanda por conhecimentos especficos do setor aumentou e com ela surgiu a discusso sobre a necessidade de profissionalizar o Terceiro Setor. Para muitos, a profissionalizao do Setor indispensvel, mas para outros ela no necessariamente significa um ganho para as entidades no governamentais. Os que defendem a profissionalizao entendem ser este o caminho para organizar e projetar o desenvolvimento do Terceiro Setor, destacando que as ONGs, cada vez mais, contratam profissionais para o desempenho de funes estratgicas, como servios jurdicos e contbeis, captao de recursos, comunicao e gesto de projetos, objetivando, principalmente, auxlios privados para a manuteno de suas finalidades. J os que questionam a profissionalizao esclarecem que ONGs no so empresas e, desta forma, no necessariamente devem utilizar como exemplo os mecanismos e estratgias de desenvolvimento destas ltimas. O objetivo dessa apostila trazer um a viso profissional, histrica e jurdica do Terceiro Setor. Vamos l?

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

FUNDAMENTOS O que o Terceiro Setor?


Terceiro setor uma terminologia sociolgica que d significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pblica com origem na sociedade civil. A palavra uma traduo de Third Sector, um vocbulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizaes sem vnculos diretos com o Primeiro setor (Pblico, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado). De um modo mais simplificado o Terceiro Setor o conjunto de entidades da sociedade civil com fins pblicos e nolucrativas. Apesar de vrias definies encontradas sobre o Terceiro Setor, existe uma definio que amplamente utilizada como referncia, inclusive por organizaes multilaterais e governos. So eles:

Formalmente constitudas: alguma forma de institucionalizao, legal ou no, com um nvel de formalizao de regras e procedimentos, para assegurar a sua permanncia por um perodo mnimo de tempo. Estrutura bsica no governamental: so privadas, ou seja, no so ligadas institucionalmente a governos. Gesto prpria: realiza sua prpria gesto, no sendo controladas externamente. Sem fins lucrativos: a gerao de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organizao. Estas entidades no podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes. Trabalho voluntrio: possui algum grau de mo-de-obra voluntria, ou seja, no remunerada ou o uso voluntrio de equipamentos, como a computao voluntria.

O Terceiro Setor no pblico nem privado, mas sim uma juno do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento s necessidades da populao, numa relao conjunta. A sua composio lastreada por organizaes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participao voluntria, de natureza privada, no submetidas ao controle direto do Estado, dando continuidade s prticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou pblicos, proporcionando sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento mdico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Estado - 1 setor
Primeiro setor uma terminologia sociolgica que se refere ao setor pblico, ou seja, o Estado/Governo. Considera-se o Estado como o primeiro setor, depois o Mercado como sendo o segundo setor, e as Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor, para poder-se uma ampla interao sobre os assuntos a que se buscar no Direito Pblico e Direito Privado maiores e melhores conhecimentos, respectivamente.

Sociedade Civil
Sociedade civil se refere totalidade das organizaes e instituies cvicas voluntrias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposio s estruturas apoiadas pela fora de um estado (independentemente de seu sistema poltico). Existem uma infinidade de definies de sociedade civil. A prtica definio do Centro para a Sociedade Civil da London School of Economics bastante ilustrativa: Sociedade civil refere-se arena de aes coletivas voluntrias em torno de interesses, propsitos e valores. Na teoria, as suas formas institucionais so distintas daquelas do estado, famlia e mercado, embora na prtica, as fronteiras entre estado, sociedade civil, famlia e mercado sejam frequentemente complexos, indistintos e negociados. A sociedade civil comumente abraa uma diversidade de espaos, atores e formas institucionais, variando em seu grau de formalidade, autonomia e poder. Sociedades civis so frequentemente povoadas por organizaes como instituies de caridade, organizaes nogovernamentais de desenvolvimento, grupos comunitrios, organizaes femininas, organizaes religiosas, associaes profissionais, sindicatos, grupos de autoajuda, movimentos sociais, associaes comerciais, coalizes e grupos ativistas.

Economia Social
A Economia Social rene as atividades econmicas que no visam lucro e, embora sejam de carter privado, compartilham seus objetivos com o setor pblico. Constitui a esfera do chamado terceiro setor, sendo o primeiro setor, o privado capitalista com fins lucrativos; o segundo, o setor pblico, que visa satisfazer o interesse geral. Freqentemente, a Economia Social est ligada economia solidria. Na esfera da Economia Social, esto o associativismo, o cooperativismo e o mutualismo, como formas de organizao da atividade produtiva. a) Associativismo A expresso associativismo designa, por um lado a prtica social da criao e gesto das associaes (organizaes providas de autonomia e de rgos de gesto democrtica: assemblia geral, direo, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prtica de associao, enquanto processo no lucrativo de livre organizao de pessoas (os scios) para a obteno de finalidades comuns. O associativismo, enquanto forma de organizao social, caracteriza-se pelo seu carcter, normalmente, de voluntariado, por reunio de dois ou mais indivduos usado como instrumento da satisfao das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestaes). Segundo o art. 53 do Cdigo Civil Brasileiro, Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos Assim, quando regularmente registrada e constituda, a associao
Administrao Administrao do Terceiro Setor 4

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

uma espcie de pessoa jurdica na qual no h finalidade econmica. Ou seja, formada por pessoas naturais (ou fsicas como denominadas na rea tributria) que tm objetivos comuns, exceto o de auferir lucro atravs da pessoa jurdica. Por exemplo, no Brasil, as organizaes no governamentais (ONGs) so, do ponto de vista legal, associaes. Portanto, h grande diferena entre associao e sociedade, pois nas sociedades (com exceo das cooperativas que tm regras especficas e diferenciadas) a principal finalidade a obteno de lucro. No Brasil para se constituir uma pessoa jurdica como uma associao preciso realizar alguns procedimentos legais para que a associao tenha personalidade jurdica. O processo de criao de associao no Brasil acontece com a reunio de pessoas que deliberam e decidem fundar uma entidade com personalidade jurdica. Toda associao tem um estatuto que aprovado pela Assembleia Geral, convocada em edital publicado em mdia de acesso ao territrio que se planeja representar. O estatuto deve observar a disciplina do art. 54 e seguintes do Cdigo Civil e, assim como a ata, deve ser assinado por um advogado devidamente registrado na OAB. Depois de aceito o estatuto e a ata da reunio, assinada pelos presentes e descrito todos os responsveis tais como presidente e secretrio, eleitos pelos presentes. Depois desses eventos so encaminhados os documentos ao cartrio, registrar inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, no Instituto Nacional do Seguro Social, na junta comercial do estado e na prefeitura da cidade sede onde obter o alvar de licena de funcionamento. Os registros na junta comercial e no INSS s so necessrios se a entidade praticar algum ato comercial. Toda associao com personalidade jurdica dotada de patrimnio e movimentao financeira, porm no poder repartir o retorno econmico entre os associados, uma vez que ser usada no fim da associao e nunca est sujeita falncia ou recuperao econmica. Diferena entre associaes com personalidade jurdica e associaes sem personalidade jurdica ou comisses: H, antes demais, que distinguir associaes enquanto pessoas coletivas com personalidade jurdica das associaes sem personalidade jurdica Constituio de Associaes Conforme estipulado na alnea 1 do artigo 167 do CCP "O ato de constituio da associao especificar os bens ou servios com que os associados concorrem para o patrimnio social, a denominao, fim e sede da pessoa coletiva, a forma do seu funcionamento, assim como a sua durao, quando a associao se no constitua por tempo indeterminado." - ver acima como legalizar uma associao Estatutos Os estatutos, enquanto conjunto de regras que orientam e regem a atividade e carter corporativo da associao, do corpo ao que , o que se pretende e como funciona a associao. Est definido na alnea 2 do artigo 167 do CCP, que "Os estatutos podem especificar ainda os direitos e obrigaes dos associados, as condies da sua admisso, sada e excluso, bem como os termos da extino da pessoa coletiva e consequente devoluo do seu patrimnio". Por exemplo, a Associao de Investidores Portugueses (ATM), tomada aqui como referncia, dando corpo a essa obrigao e, antes demais, necessidade de gesto e orientao, tem estatutos bem definidos e de acordo com a Lei, mas tambm de carter muito prprio de forma a seguirem os objetivos e especificaes necessrias satisfao das necessidades da associao e em resultado de todos os scios. Existem ainda atenes especiais a dar forma como se organizam e gerem as associaes, tambm regulado pelo CCP e que se distinguem, em especial, das associaes sem personalidade jurdica e comisses especiais, como so exemplo os "Clubes de Investidores", respeitando estes, para alm dos
Administrao Administrao do Terceiro Setor 5

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Estatutos e outros regulamentos internos, as disposies legais relativas s associaes, exceo das que pressupem a personalidade destas. (alnea 1. art. 195 do CCP). No Brasil, as associaes tm sua disciplina legal nos arts. 53 a 61 do Cdigo Civil[1]. Por exemplo, tanto as ONGs quanto as OSCIPS so espcies de associaes civis, sendo que, no entanto, as OSCIPs so uma modalidade diferenciada, a qual tem mais requisitos (deveres) do que as demais espcies de associaes e, em consequncia, mais direitos. Inclusive, as OSCIPs no se regem apenas pelos dispositivos do Cdigo Civil, mas tambm pela Lei 9.790/1999, a qual dedicada exclusivamente s OSCIPs e criou o termo de parceria, mediante o qual a organizao pode celebrar termos de parceria com o Poder Pblico, condio que no ocorre no caso das ONGs. Alm disso, algumas doaes destinadas s OSCIPs tm benefcios fiscais, o que igualmente no ocorre no caso das ONGs. b) Cooperativismo Cooperativismo um movimento econmico e social, entre pessoas, em que a cooperao baseia-se na participao dos associados, nas atividades econmicas (agropecurias, industriais, comerciais ou prestao de servios) com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo. Os princpios cooperativos so a base do cooperativismo. Todas as cooperativas tomam estes princpios como base para o seu funcionamento. As "cooperativas" que no os seguem so vulgarmente denominadas pseudocooperativas. Cooperativa uma associao autnoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspiraes e necessidades econmicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. (Conceito apresentado no Congresso Centenrio da Aliana Cooperativista Internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra). Uma cooperativa pode ainda ser formada pela unio de cooperativas singulares, sendo neste caso denomada "cooperativa central" ou "cooperativa de segundo grau". Estas visam racionalizar o uso de meios de produo (unidades industriais ou prestao de servios, por exemplo), em especial nas atividades com pouca expresso em cada uma das cooperatvas singulares. c) Mutualismo O Mutualismo uma teoria econmica e social que prope que "volumes iguais de trabalho devem receber pagamento igual". Foi Pierre-Joseph Proudhon quem criou o termo mutualismo para descrever a sua teoria econmica, na qual o valor se baseia no trabalho. O mutualismo pode ser considerado "o primeiro anarquismo", j que Proudhon foi o primeiro autor a se auto-intitular anarquista. Esta teoria adotada por seguidores de Proudhon que formavam fileiras na AIT, pregava uma associao de trabalhadores livres de posse de seus prprios recursos para a produo, desta forma, se opondo a tendncias coletivistas e/ou comunistas de organizao, contra a socializao dos meios de produo ou ainda sua concentrao nas mos de um Estado, ainda que fosse contrrio propriedade da grande burguesia e defendesse que esta instituio humana fosse comparvel escravido e, portanto, condenvel tal qual um crime. V na propriedade a origem do governo e das instituies humanas. Uma organizao comunista, por outro lado, imporia, ao ver de Proudhon, restries ao livre e pleno exerccio das faculdades e potencialidades do indivduo que estaria submetido vontade da comunidade e, portanto, sua opresso. Esta oposio entre propriedade e comunidade, s poderia ser superada encontrando atravs da anlise os elementos de cada um que constituiram a verdade e a natureza da sociabilidade humana. A simples unio
Administrao Administrao do Terceiro Setor 6

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

destes dois elementos no pode ser seno impositiva ao ver de Proudhon. Tal sntese, segundo pretende o autor, constituir-se- na liberdade. A nica centralizao concebida neste modelo econmico, de livre mercado, seria a concepo de um "Banco do Povo" que seria responsvel pela administrao da circulao da produo e trocas de valores referentes ao trabalho despendido pela emisso de "cheques-trabalho". Ao longo dos ltimos 150 anos, a Economia Social vem ganhando expresso e seus objectivos passam necessariamente pela solidariedade e pelo desenvolvimento integrado da comunidade e do Homem. Nesta sequncia de ideias, a Economia Social ou Terceiro Sector pode eventualmente substituir a aco do Estado ou ser um prolongamento deste na implementao de suas polticas sociais. Basicamente inclui dois tipos de organizaes: aquelas que funcionam como empresas, embora no visem o lucro (liminarmente relacionadas com o movimento cooperativo), e as organizaes privadas mantidas por donativos, quotizaes, trabalho voluntrio e recursos pblicos, tais como associaes e fundaes

Adeso voluntria e livre; Gesto democrtica e participativa; Ausncia de finalidades lucrativas; Autonomia face ao Estado e s pessoas jurdicas de direito pblico.

Economia Solidria
Economia solidria uma forma de produo, consumo e distribuio de riqueza (economia) centrada na valorizao do ser humano e no do capital. Tem base associativista e cooperativista, e voltada para a produo, consumo e comercializao de bens e servios de modo autogerido, tendo como finalidade a reproduo ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertao humana dentro de um processo de democratizao econmica, criando uma alternativa dimenso alienante e assalariada das relaes do trabalho capitalista. Alm disso, a Economia Solidria possui uma finalidade multidimensional, isto , envolve a dimenso social, econmica, poltica, ecolgica e cultural. Isto porque, alm da viso econmica de gerao de trabalho e renda, as experincias de Economia Solidria se projetam no espao pblico, no qual esto inseridas, tendo como perspectiva a construo de um ambiente socialmente justo e sustentvel; vale ressaltar: a Economia Solidria no se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigaes legais e inibe a emancipao de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidria reafirma, assim, a emergncia de atores sociais, ou seja, a emancipao de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos histricos. Pode-se dizer que a economia solidria se origina na Primeira Revoluo Industrial, como reao dos artesos expulsos dos mercados pelo advento da mquina a vapor. Na passagem do sculo XVIII ao sculo XIX, surgem na Gr-Bretanha as primeiras Unies de Ofcios (Trade Unions) e as primeiras cooperativas. Com a fundaco da cooperativa de consumo dos Pioneiros Equitativos de Rochdale (1844) o cooperativismo de consumo se consolida em grandes empreendimentos e se espalha pela Europa primeiro e depois pelos demais continentes. Mas, desde uma viso intercultural, pode-se afirmar que prticas econmicas fundadas em princpios de solidariedade existiram em todos os continentes - e muito antes da Revoluo Industrial. Prticas solidrias milenares no campo econmico foram reconhecidas e tm sido estudadas no cerne das
Administrao Administrao do Terceiro Setor 7

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

diferentes culturas como elementos fundamentais da agregao e coexistncia de comunidades humanas. Portanto, identificar a economia solidria apenas com as vertentes do movimento operrio europeu seria um equvoco - pois sua histria pode ser recontada, por exemplo, a partir das tradies da Amrica prcolombiana, ou dos povos africanos ou asiticos, tanto quanto dos povos europeus. A economia solidria um modo especfico de organizao de atividades econmicas. Ela se caracteriza pela autogesto, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros. Pode-se dizer tambm que fundada em relaes nas quais as prticas de solidariedade e reciprocidade no so utilizadas como meros dispositivos compensatrios, mas sim fatores determinantes na realidade da produo da vida material e social. Os empreendimentos da economia solidria buscam implementar solues de gesto coletivas, democrticas e autogestionrias. As decises mais importantes costumam ser tomadas em assembleias de scios, em que vigora o princpio de que "cada cabea um voto" de igual peso, sem que importe a funo ou posio administrativa desse scio no empreendimento. Dentre os instrumentos usados para facilitar a comercializao dos produtos da economia solidria, como alternativa ao escambo e com finalidades especficas, existe a moeda social.

Economia Solidria no Brasil


O movimento de economia solidria tem crescido de maneira muito rpida, no apenas na Europa e no Brasil mas tambm em diversos outros pases. O seu crescimento no contexto brasileiro se deve a fatores variados, dentre os quais vale destacar a resistncia de trabalhadoras e trabalhadores crescente excluso, desemprego urbano e desocupao rural resultantes da expanso agressiva dos efeitos negativos da globalizao da produo capitalista. Tal resistncia se manifesta primeiramente como luta pela sobrevivncia, na conformao de um mercado informal crescente, onde brotam iniciativas de economia popular tais como a atuao de camels, flanelinhas, vendedores ambulantes etc., normalmente de carter individual ou familiar. Com a articulao de diversos atores, essa resistncia tambm se manifesta na forma de iniciativas associativas e solidrias voltadas tambm reproduo da vida, mas que vo alm disso, apontando para alternativas estruturais de organizao da economia, baseada em valores como a tica, a eqidade e a solidariedade e no mais no lucro e acmulo indiscriminado. Verifica-se no Brasil, durante a ltima dcada, a crescente organizao da economia solidria enquanto um movimento ou seja, ultrapassando a dimenso de iniciativas isoladas e fragmentadas no que diz respeito sua insero nas cadeias produtivas e nas articulaes do seu entorno, e orientando-se para a articulao nacional, a configurao de redes locais e o estabelecimento de uma plataforma comum. Essa tendncia d um salto considervel a partir das vrias edies do Frum Social Mundial, espao privilegiado onde diferentes atores, entidades, iniciativas e empreendimentos puderam construir uma integrao que desembocou na demanda ao ento recm-eleito presidente Lula pela criao de uma Secretaria Nacional de Economia Solidria (SENAES). Simultaneamente criao desta Secretaria, foi criado, na III Plenria Nacional de Economia Solidria, o Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES), representando este movimento no pas. A criao dessas duas instncias, somada ao fortalecimento do campo da economia solidria no interior da dinmica do Frum Social Mundial, consolida a recente ampliao e estruturao desse movimento.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

NATUREZA DAS ORGANIZAES Natureza Jurdica e das atividades das organizaes do Terceiro Setor
As organizaes sociais foram introduzidas no Terceiro setor com a Reforma do Estado brasileiro. Essas entidades so dotadas de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades estatutrias esto dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica,ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e a sade. Como exemplo temos a EDISCA. Na verdade, organizao social um ttulo outorgado pela Administrao Pblica a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefcios do Poder Pblico, como: a) b) c) d) Possibilidade de receber recursos pblicos; Cesso de servidores pblicos com nus para a origem; Contratao sem licitao; Isenes fiscais, etc.

Para ser qualificado como organizao social, trs fundamentos devem ser observados: 1) Ter personalidade jurdica de direito privado; 2) No ter fins lucrativos; 3) Atividades voltadas para o ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e a sade.

OSCIP
Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico ou OSCIP um ttulo fornecido pelo Ministrio da Justia do Brasil, cuja finalidade facilitar o aparecimento de parcerias e convnios com todos os nveis de governo e rgos pblicos (federal, estadual e municipal) e permite que doaes realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs so ONGs criadas por iniciativa privada, que obtm um certificado emitido pelo poder pblico federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparncia administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder pblico os chamados termos de parceria, que so uma alternativa interessante aos convnios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas. Uma ONG (Organizao No-Governamental), essencialmente uma OSCIP, no sentido representativo da sociedade, mas OSCIP trata de uma qualificao dada pelo Ministrio da Justia no Brasil. A lei que regula as OSCIPs a n 9.790, de 23 maro de 1999. Esta lei traz a possibilidade das pessoas jurdicas (grupos de pessoas ou profissionais) de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas, pelo Poder Pblico, como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico - OSCIPs e poderem com ele relacionar-se por meio de parceria, desde que os seus objetivos sociais e as normas estatutrias atendam os requisitos da lei. Um grupo recebe a qualificao de OSCIP depois que o estatuto da instituio que se pretende formar tenha sido analisado e aprovado pelo Ministrio da Justia. Para tanto necessrio que o estatuto atenda a certos pr-requisitos que esto descritos nos artigos 1, 2, 3 e 4 da Lei n 9.790/1999.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Pode-se dizer que as OSCIPs so o reconhecimento oficial e legal mais prximo do que modernamente se entende por ONG, especialmente porque so marcadas por uma extrema transparncia administrativa. Contudo ser uma OSCIP uma opo institucional, no uma obrigao. Em geral, o poder pblico sente-se muito vontade para se relacionar com esse tipo de instituio, porque divide com a sociedade civil o encargo de fiscalizar o fluxo de recursos pblicos em parcerias. A OSCIP uma organizao da sociedade civil que, em parceria com o poder pblico, utilizar tambm recursos pblicos para suas finalidades, dividindo dessa forma o encargo administrativo e de prestao de contas.

Quem so as organizaes do Terceiro Setor


Dentro das organizaes que fazem parte do Terceiro Setor, esto as ONGs (Organizaes No Governamentais), entidades filantrpicas, OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico), organizaes sem fins lucrativos e outras formas de associaes civis sem fins lucrativos. No mbito jurdico, no Brasil, em estudo intitulado As Fundaes Privadas e Associaes sem Fins Lucrativos no Brasil 2002, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), em parceria com a Associao Brasileira de Organizaes No-Governamentais (ABONG) e o Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas (GIFE), foram identificadas mais de 500 mil instituies no Terceiro Setor. Essas entidades, em funo da sua natureza jurdica, so compostas de 14 categorias:

Servio Notarial e Registral (Cartrio); Organizao Social; Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP); Outras Fundaes Mantidas com Recursos Privados; Servio Social Autnomo; Condomnio em Edifcios; Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola); Comisso de Conciliao Prvia; Entidade de Mediao e Arbitragem; Partido Poltico; Entidade Sindical; Filial, no Brasil, de Fundao ou Associao Estrangeira; Fundao ou Associao Domiciliada no Exterior; Entre Outras Formas de Associao.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

10

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

No mesmo estudo, que tem como um dos objetivos servir de comparativo com outros pases, foi aplicada uma metodologia internacional desenvolvida pelas Naes Unidas que tem como base os critrios definidos por Salamon & Anheier, reduzindo-se o nmero de instituies sem fins lucrativos para 276 mil. Para atender aos critrios internacionais, algumas categorias foram excludas permanecendo trs figuras jurdicas correspondentes no novo Cdigo Civil: associaes, fundaes e organizaes religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

Natureza das atividades desenvolvidas no Terceiro Setor


A lei n 9.790/99 dispe sobre a qualificao de pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos como as ORGANIZAES DA SOCIESDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO- OSCIP- instituindo e disciplinando o Termo de Parceria. Para se obter a qualificao de OSCIP uma entidade de atender aos requisitos dos artigos 1, 2, 3, 4 e 5 da Lei 9.790/99, que so:

Ser pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos; Obedecer aos objetivos sociais e s normas estatutrias previstas na Lei; Apresentar cpias autenticadas dos documentos exigidos.

As OCIPs e/ou as entidades que desejam ser assim qualificadas devem estar voltadas para o alcance de objetivos sociais que tenham pelo menos uma das seguintes finalidades, conforme o art.3 da Lei 9.970/99: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. XII. Promoo da assistncia social; Promoo gratuita da educao; Promoo gratuita da sade; Promoo da cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; Promoo da segurana alimentar e nutricional; Defesa, preservao e conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; Promoo do voluntariado; Promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar; Promoo da tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; Promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; Experimentao, no lucrativa, de novos modelos socioeducativos e de sistemas de produo, comrcio, emprego e crdito; Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produo e divulgao de informaes e conhecimentos tcnicos e cientficos que digam respeito s atividades j mencionadas.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

11

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

PRTICAS DE GESTO
Formas de Gesto Autogesto
Autogesto quando um organismo administrado pelos seus participantes em regime de democracia direta. Em autogesto, no h a figura do patro, mas todos os empregados participam das decises administrativas em igualdade de condies. Em geral, os trabalhadores so os proprietrios da empresa autogestionada. A autogesto no pode ser confundida com controle operrio, que mantm a hierarquia e o controle externo do organismo (ou da fbrica) a algum organismo ou instncia superior (como um partido poltico por exemplo). Os conceitos de autogesto costumam variar de acordo com a posio poltica ou social de determinado grupo. O conceito anarquista de autogesto se caracteriza por eliminar a hierarquia e os mecanismos capitalistas de organizao envolvidos. J os conceitos de autogesto empresarial, mantm os mecanismos tradicionais de organizao capitalistas. Outra concepo de autogesto aquela que a caracteriza como sendo as relaes de produo da sociedade comunista, tal como o caso de Nildo Viana em seu artigo O Que Autogesto?, desenvolvido de forma mais aprofundada em seu livro Manifesto Autogestionrio e Joo Bernardo em seu livro Para Uma Teoria do Modo de Produo Comunista. Erroneamente, muitas pessoas compreendem o anarquismo como uma forma totalmente desorganizada de ser e agir, ou como baguna generalizada. Este preconceito estabelecido ao longo dos ltimos 150 anos no compreende a extenso do modo anarquista de organizao, que contrariamente ao conceituado usualmente, um meio extremamente organizado de defesa de direitos. Neste sistema organizativo, temse a autogesto, uma tecnologia de trabalho, de organizao de produo, resultado de esforos coletivos. O que no autogesto: Partindo da negao, ou seja, o que no autogesto, ser possvel encontrar um conceito amplo e ao mesmo tempo aplicado ao caso em tela. Guillerm e Bourdet trazem 5 conceitos para determinar o tipo de relao que um grupo de operrios possuem com as fbricas: participao, co-gesto, controle operrio, cooperativa e autogesto.

Cogesto
Por Co-Gesto, Guilllerm e Bourdet apontam ter seu nascimento na ausncia de conflitos, neste caso, os operrios de uma fbrica participam dos processos meio, ou seja, da melhoria e otimizao da execuo de um fim proposto pela fbrica. Trata-se de uma tentativa de integrar a criatividade e a iniciativa operria ao processo produtivo de ordem capitalista (aumento de produtividade e conseqente extrao de lucros). H um enriquecimento das atividades propostas na medida em que os operrios vo adquirindo um conhecimento maior para a escolha dos meios de atingir os objetivos propostos. Os operrios recebem uma dose de auto-organizao para a execuo de suas tarefas e na determinao dos meios para o alcance de objetivos, porm sem a definio de metas - trabalhador participa apenas no processo de produo, nos meios, NO NOS FINS. Segundo os defensores deste modo de gesto, a integrao parcial da iniciativa e criatividade operria no processo de produo uma forma de no dar um simples papel instrumental dentro da empresa. Em realidade, a Co-gesto d a possibilidade de interveno operria, atravs de seus representantes dos conselhos administrativos, o que pode ser considerado um grande passo em direo a um processo autogestionrio.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

12

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Controle operrio
Controle operrio segundo Guillerm e Bourdet tm nascedouro na existncia de um conflito, onde os operrios de uma fbrica ou empresa, realizam protestos contra suas condies de trabalho, melhorias salariais, etc. Um dos meios mais usados neste tipo trazido por Bourdet e Guillerm a greve, onde os operrios paralisam suas atividades de maneira total ou parcial para alcanar a execuo de suas reivindicaes. No que se refere ao conceito cooperativa, por questes meramente didticas no sero colocadas como um tipo de gesto, uma vez que durante o presente trabalho este conceito ser explorado na sua totalidade com a autonomia que o tema merece, no desmerecendo de maneira alguma os conceitos de Guillerm e Bourdet.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

13

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

ADMINISTRAO DO TERCEIRO SETOR Gesto por projeto


A gesto por projetos, ou gerncia por projetos, uma filosofia gerencial que possui como princpio a perspectiva de que uma empresa pode ser administrada como se fosse um grande portflio de projetos

Tpicos Especiais
1 - Marketing social a modalidade de ao mercadolgica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carncias da sociedade relacionadas principalmente s questes de higiene e sade pblica, de trabalho, educao, habitao, transportes e nutrio. Marketing social pode ser definido como a gesto do processo de inovaes de cunho social a partir da adoo de atitudes,comportamentos e prticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos ticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O marketing social utiliza tcnicas mercadolgicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condio de que pode promover o bem estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objetivos, metas mensurveis, avaliaes quantitativas e qualitativas, alm de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos especficos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovaes sociais que pretende introduzir, implementando estratgias, criando e planejando, alm de executar as campanhas de comunicao para satisfazer necessidades que no esto sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais. A definio de marketing social to extensiva como o de economia social que, como conhecido, abarca instituies muito diversas. Efectivamente, a actividade de instituies to distintas como as organizaes de utilidade pblica, ONG, fundaes, IPSSs, empresas comerciais com uma poltica de responsabilidade social e organizaes sem fins lucrativos, direccionadas para a economia social. O marketing social consiste no uso de princpios e tcnicas de marketing para persuadir determinados pblicos-alvo, para que deliberadamente aceitem, rejeitem, alterem ou abandonem um comportamento para proveito de indivduos, grupos ou da sociedade em geral. A expresso Marketing Social surgiu nos EUA, em 1971, e foi usada pela primeira vez por Kotler e Zaltman que, na poca, estudavam aplicaes do marketing que contribussem para a busca e o encaminhamento de solues para diversas questes sociais A expresso foi introduzida no artigo Social Marketing - Approach to Planej Social Chance, de Philip Kotler e Geral Zaltaman. Ainda na dcada de 1970, Kotler publica Marketing para Organizaes que no visam Lucro, que se transformaria em referncia para os estudos sobre o tema e sua posterior extenso para os meios de comunicao de massa e, em ltima estncia, para os folhetins da televiso. Nos anos seguintes, Kotler escreveu uma srie de obras destinadas a ampliar a aceitabilidade de uma abordagem societria do marketing. Pioneiro no estudo sobre as tcnicas de marketing aplicadas ao terreno social, Kotler traa uma diferenciao entre marketing social e merchandising social termos hoje usados quase sempre de maneira imprecisa. O merchandising social seria, assim, uma estratgia criada para impulsionar a adoo por impulso (ou consumo subjetivo) de uma determinada ideia ou padro de comportamento, com o
Administrao Administrao do Terceiro Setor 14

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

objetivo de cumprir o plano de marketing que uma empresa desenvolve para desenhar a imagem corporativa que ela pretende transmitir. Para Kotler, o marketing social se aproxima de uma espcie de mercado de ideias. Seus estudos anteciparam os conceitos de cidadania empresarial e responsabilidade social, termos to em voga na atualidade. Marketing social a gesto estratgica da transformao e mudana social, guiada por preceitos ticos e de equidade social. A principal funo do Marketing Social facilitar a adopo de conhecimentos, atitudes e prticas sociais (CAPs), como, por exemplo, o uso de preservativo, o hbito da leitura, o respeito faixa de pedestres, o hbito de no fumar ou beber, entre outros. O Marketing Social a gesto estratgica do processo de introduo de inovaes sociais, a partir da adopo de comportamentos, atitudes e prticas, individuais e colectivas. Estas inovaes sociais so orientadas por preceitos ticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social (FONTES, 2001, p. 78) e no vnculo estreito com as polticas pblicas. Melo Neto (2000, p.35) define o marketing social como: Uma modalidade de marketing promocional, que tem como objectivo divulgar as aces sociais de uma empresa de modo que ela obtenha a preferncia dos consumidores, o respeito dos clientes, a admirao dos funcionrios, a satisfao dos accionistas e o reconhecimento da comunidade. Uma outra conceituao hoje, bastante difundida, foi proposta por Glenn Wasek, professor da Escola de Ps-Graduao em Sade Pblica da Universidade de Harvard. Dando nfase aos aspectos operacionais e aos objectivos programticos, ele afirma: marketing social o emprego do planeamento de mercado, estratgia, anlise e tcnicas gerenciais tradicionais e inovadoras para garantir o bem-estar do indivduo e da sociedade. E, privilegiando o cliente, ele conclui: um programa pblico do ponto de vista do consumidor. Embora tenham muitas aplicaes, segundo Wasek, as tcnicas do marketing social so mais poderosas quando incorporadas ao processo de elaborao de intervenes na sade pblica. Finalmente, para Atucha, o termo marketing social empregado para descrever o uso de princpios e tcnicas de marketing para a promoo de uma causa, de ideias ou de um comportamento social. uma tecnologia de administrao da mudana social associada ao projecto de implementao e controle de programas destinados a aumentar a disposio das pessoas ou grupos para a aceitao de uma ideia, um comportamento ou uma prtica social. Com experincia acumulada em diversos pases e em muitos anos de actuao no mercado social, Atucha prope uma definio mais operacional para marketing social: Marketing social uma ferramenta democrtica e eficiente, que aplica os princpios e instrumentos do marketing, de modo a criar e outorgar um maior valor proposta social. O marketing social redescobre o consumidor por meio do dilogo interactivo, o que gera condies para que se construa o processo de reflexo, participao e mudana social. Os resultados so mensurveis pelos seus efeitos e avaliados por sua efectividade. Como foi possvel perceber na anlise dos diversos conceitos aqui explicitados ainda no existe um consenso conceitual sobre o marketing social. As obras mais recentes, como Baker (2005), trazem uma viso crtica dessa diversidade conceitual, o que j pode ser considerado um avano na construo de um aparato terico mais apropriado para as OSCs. Esta diversidade conceitual ainda reforada pela diversidade das prticas que se colocam sobre o ttulo de marketing social.

O que distingue marketing social do comercial


Enquanto o marketing comercial procura transmitir vantagem de um determinado produto/servio ou marca, o marketing social procura transmitir a importncia de determinadas aces. A especificao do marketing social ocorre principalmente ao nvel do seu objecto (conscincia social) e nos objectivos a que se prope (despertar conscincias, modificar atitudes e alterar comportamentos).
Administrao Administrao do Terceiro Setor 15

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Arajo (1997, p.9) estabelece as seguintes diferenas entre o marketing social e o marketing comercial: O Marketing social opera num ambiente bem mais complexo que o do Marketing comercial, e seus objectivos so infinitamente mais ambiciosos. Eis algumas diferenas: os produtos sociais so mais complexos que os comerciais; os produtos sociais frequentemente so mais controversos que os comerciais; trazem menos satisfao imediata dos consumidores; normalmente, o pblico do Marketing social tem menos recursos que a mdia da populao; e os programas sociais requerem resultados espectaculares. Brenkert (apud ANDREASEN, 2002, p. 59-61) compartilha dessa corrente definindo o marketing social e o diferenciando do marketing comercial da seguinte maneira: O marketing social difere do marketing comercial em pelo menos dois aspectos importantes: primeiro, a meta do marketing social o bem (bem estar) individual ou social, no simplesmente a satisfao individual; segundo, a finalidade a ser alcanada pelo marketing social algo que aqueles que vivenciam o problema social no precisam eles mesmos identificar como um problema social. [...] Metodologicamente, importante enfatizar que o marketing social no a mesma coisa que a educao, que os anncios ou que a propaganda, apesar de ele poder incluir alguns ou todos esses temas. [...] O marketing social um processo complexo que envolve entrevistar o pblico-alvo e convenc-lo a se envolver nas trocas que os profissionais de marketing social (e outros) procuram promover, estabelecendo, a partir da, redes de distribuio etc.

Agentes do marketing social


Organizaes internacionais Estado Organizaes no governamentais Empresas (por exemplo: Greenpeace, WWF, entre outros) Novas geraes

O produto social
Segundo Kotler, o produto a ideia, o conhecimento, a convico, a atitude, o hbito ou o comportamento que se pretende transmitir aos segmentos alvo. Existem trs formas de produto social: 1. ideia social que se assume como crena, atitude ou valor; 2. a prtica social; 3. objecto tangvel. No marketing Social o que pretendemos que o nosso pblico faa :

aderir a um comportamento; alterar hbitos; colaborar com tempo, dinheiro, bens etc;
16

Administrao Administrao do Terceiro Setor

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

comprar produto ou servio com objectivo de carcter social; aceitar uma proposta com vista ao benefcio social de algum.

Elementos do marketing social


Na elaborao de uma campanha de marketing social, deve-se especificar os elementos centrais. A correcta definio da campanha de extrema importncia na fase de elaborao da estratgia de marketing, uma vez que a base de todos os elementos da campanha:

a causa; promotor da mudana; segmentos escolhidos como alvo; as estratgias de mudana.

Segundo Melo Neto e Froes (2001), existem vrias formas de se utilizar marketing social, a saber: a) marketing de filantropia: fundamenta-se na doao feita pela empresa a uma entidade que ser beneficiada; b) marketing de campanhas sociais: significa veicular mensagens de interesse pblico atravs de embalagens de produtos, organizar uma fora de vendas para determinado percentual ou dia de vendas ser destinado a entidades, ou veicular em mdia televisiva como em novelas; c) marketing de patrocnio dos projectos sociais: o patrocnio pode ser a terceiros, com as empresas actuando em parceria com os governos no financiamento de suas aces sociais, como o Programa Comunidade Solidria, e tambm o patrocnio prprio, em que as empresas, atravs de seus institutos e fundaes, criam seus projectos e implementam-nos com recursos prprios; d) marketing de relacionamento com base em aces sociais: utiliza o pessoal de vendas da empresa para orientar os clientes como usurios de servios sociais; e) marketing de promoo social do produto e da marca: a empresa utiliza o nome de uma entidade ou logtipo de uma campanha, agregando valor ao seu negcio e gerando aumento de vendas; O marketing social pode ser aplicado somente pela empresa ou mediante parceria com uma entidade do terceiro sector que necessite de seu apoio para que ambas possam em conjunto melhor oferecer uma campanha em virtude de uma causa que afecta a sociedade ou parte dela.

2 - Trabalho voluntrio Possui algum grau de mo-de-obra voluntria, ou seja, no remunerada ou o uso voluntrio de equipamentos, como a computao voluntria. O voluntariado o conjunto de aes de interesse social e comunitrio em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do servio e do trabalho. feito sem recebimento de qualquer remunerao ou lucro. uma profisso de prestgio pois o voluntrio ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidrio.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

17

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

O trabalho voluntrio tem se tornado um importante fator de crescimento das organizaes nogovernamentais, componentes do Terceiro Setor. graas a esse tipo de trabalho que muitas aes da sociedade organizada tm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educao, sade, lazer etc. Atualmente existem diversas organizaes que se utilizam do trabalho voluntrio de milhares de pessoas, no s no Brasil como em todo o mundo. Bons exemplos de organizaes internacionais so: a Cruz Vermelha", Rotary Internacional, Mdicos Sem Fronteiras" e o Servio Voluntrio Internacional do Brasil que tem ramificaes em vrios pases. O SVI Brasil o representante no pas de um movimento pacifista mundial que desde 1920 promove o intercmbio de servios voluntrios. Uma forma de trabalho voluntrio com a participao de milhes de pessoas a computao voluntria, em que indivduos instalam sistemas em seus computadores pessoais para colaborar em projetos cientficos doando capacidade ociosa dos mesmos. O trabalho voluntrio, ao contrrio do que pode parecer, exercido de forma sria e muitas vezes necessita de especializao e profissionalismo, j que empresas de toda sorte, como hospitais, clnicas, escolas etc precisam do auxlio de profissionais formados em vrias reas. Veja alguns exemplos:

Amigos da Escola

um projeto social brasileiro fundado pela Rede Globo, em agosto de 1999, que visa fortalecer a rede pblica de ensino bsico. Alm de ser uma iniciativa privada, o projeto social um dos mais importantes empreendimento social do pas que visam o bem social e no a lucratividade, neste caso o objetivo principal o da educao pblica brasileira. Fundado pela Rede Globo, em agosto de 1999, o projeto Amigos da Escola tem apoio, principalmente, do Faa Parte, do Conselho Nacional dos Secretrios de Educao (Consed) e da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime). O objetivo do projeto beneficiar o ensino pblico atravs do servio voluntrio. Nesse contexto, a proposta a mobilizao pessoal e a divulgao de escolas interessadas por meio da televiso, alm da promoo das boas experincias do projeto em espaos jornalsticos da Rede. Por outro lado, bem esclarecido que o Amigos da Escola no participa do processo de seleo ou de capacitao dos voluntrios, alm de no pedir ou oferecer contribuies financeiras. O projeto conta com mais de 30.000 escolas pblicas cadastradas para o recebimento de voluntrios, estando presente em todas as unidades da Federao.

Portal do Voluntrio

O Portal do Voluntrio um portal brasileiro com contedos, experincias e oportunidades de ao voluntria. Lanado no dia 05 de dezembro de 2000, dia e ano internacional do voluntrio, o portal uma plataforma de continuidade do Programa Voluntrios da Comunidade Solidria. Criado em parceira com a Rede Globo, a Globo.com e a IBM Brasil, atualmente o Portal desenvolve ferramentas de gesto de voluntariado para diversas empresas brasileiras. Na ocasio do seu lanamento, o Portal do Voluntrio foi mencionado pelo Programa de Voluntrios das Naes Unidas como sendo a nica iniciativa desta categoria e abrangncia que se tem notcia no mundo; O Projeto ganhou o Prmio Cidadania na Internet (Congresso Nacional de Informtica Pblica - 2001);

Administrao Administrao do Terceiro Setor

18

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

O Portal do Voluntrio foi o nico site brasileiro a estar entre os finalistas do Stockholm Challenge Award 2001 e 2002, outorgado pela cidade de Estocolmo e pela Unio Europia; O Projeto e-voluntrios, parceria entre a IBM e o Portal do Voluntrio, foi um dos vencedores do 2 Prmio Marketing Best Responsabilidade Social (2003); O Portal foi convidado para apresentar a nova tecnologia V2V na Conferncia Nacional de Voluntariado nos Estados Unidos 2004, evento promovido pela Points of Lights Foundation; O V2V foi muito bem recebido pelas empresas americanas quando lanado nos Estados Unidos em parceria com o Civil Society Consulting Group LLC (CSCG), iniciativa liderada por Kenn Allen, um dos maiores especialistas americanos em voluntariado corporativo, ex-presidente da IAVE e ex vice-presidente da Points of Light Foundation, o centro nacional de voluntariado dos Estados Unidos; A tecnologia V2V do Portal do Voluntrio foi apresentada tambm na 18. Conferncia de Voluntariado da IAVE, realizada durante o Frum Barcelona 2004, na Espanha.

Um Teto Para Meu Pas

Um Teto para meu Pas (UTPMP) uma organizao no-governamental latino-americana que atua em 19 pases, na construo de casas emergenciais e programas de habilitao social. No Brasil, tem sede na cidade de So Paulo. Um Teto para meu Pas uma organizao latino-americana que nasce no Chile, em 1997. Depois de concluir uma atividade social construindo uma capela, um grupo de jovens universitrios, apoiados pelo sacerdote jesuta Felipe Berros, sentiu a necessidade de denunciar a situao de pobreza extrema em que vivem milhares de pessoas, a partir da construo de casas emergenciais e a realizao de planos de habilitao social. Para a expanso do projeto iniciou-se a angariao de voluntrios para tentar emponderar ou ao menos dar o primeiro impulso para na ajuda dos 200 milhes de latino-americanos que esto em situao de extrema pobreza. Em 2001 comeou a expanso da iniciativa pela Amrica Latina. Hoje a organizao j est presente em 19 pases: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Haiti, Mxico, Nicargua, Panam, Paraguai, Peru, Repblica Dominicana, Uruguai e Venezuela se unem por meio do trabalho de milhares de jovens voluntrios e comunidades que lutam por um continente mais justo. Em novembro de 2006, UTPMP Brasil inicia suas atividades no maior pas da Amrica Latina. Em 5 anos de trabalho, a organizao mobilizou voluntrios e recursos para a construo de 679 moradias de emergncia para famlias de baixa renda de favelas brasileiras. Os voluntrios mobilizados so de vrias universidades de So Paulo e Itapeva, como PUC, USP, Escola da Cidade, Mackenzie, ESPM, Csper Lbero, Anhembi-Morumbi, Belas Artes, Unifesp, Uninove, FMU, Unifieo, Unicamp, Unesp, FAIT. Os recursos para a construo dessas moradias de emergncia foram viabilizados mediante parcerias e apoios de diversas naturezas, estabelecidos com organizaes no-governamentais, pblicas e privadas. As construes foram realizadas em 9 municpios do Estado de So Paulo Guarulhos, So Paulo, Suzano, Itapeva, Taboo da Serra, So Vicente, Osasco, Santo Andr, Carapicuba. Ao todo, foram 20 comunidades beneficiadas com moradias de emergncia, construdas por mais de 4000 voluntrios recrutados nas maiores universidades de So Paulo e do pas. ETAPAS Etapa I: Construo de casas de emergncia: Na primeira etapa, os esforos esto concentrados em satisfazer a necessidade de uma moradia digna, por meio da construo de uma casa de emergncia. O processo de construo estabelece os primeiros vnculos de confiana entre os voluntrios e os moradores
Administrao Administrao do Terceiro Setor 19

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

e lderes da comunidade, validando uma relao que permite posteriormente um trabalho permanente entre eles. A casa de emergncia uma casa pr-fabricada de madeira, de 18 metros quadrados com durabilidade de cerca de 5 anos (prazo em que esperamos incorporar toda a sociedade mobilizando os recursos necessrios para uma soluo definitiva), e pode ser armada em 2 dias por um grupo de 8 a 10 jovens voluntrios em conjunto com a famlia beneficiada. Essa primeira etapa constitui a porta de entrada para que muitos jovens voluntrios, que no tem a oportunidade de aproximar-se da realidade das favelas, participem de una experincia social de alto impacto fsico e emocional. Etapa II: Habilitao Social Por meio de diferentes planos de trabalho procura-se gerar estratgias orientadas a diminuir a situao de vulnerabilidade que impede que muitas famlias possam sair da condio de extrema pobreza. Dessa forma, graas ao trabalho permanente de jovens voluntrios, so desenvolvidos diferentes planos com o objetivo de fortalecer a comunidade, para que eles, a partir da sua prpria realidade, possam seguir adiante:

Plano de educao: realizao de programas de nivelamento escolar, para crianas e jovens, e planos de alfabetizao para adultos. Capacitao em ofcio: Capacita os moradores da comunidade em distintos ofcios e ferramentas que aumentam sua produtividade incrementando suas possibilidades de gerao de renda. Plano de sade: busca uma mudana nas famlias da comunidade atendida no sentido de que elas tenham um estilo de vida mais saudvel. Alm disso, pretende potencializar a preveno e vincullos com redes de apoio. Plano de fomento produtivo (microcrdito): procura contribuir com o desenvolvimento de empreendimentos por meio de microcrdito e capacitaes na formao de novos negcios.

O objetivo final do projeto que todos aqueles que vivem em situao de extrema pobreza, possam ter acesso a novas oportunidades que permitam a eles ter uma melhor qualidade de vida. Depois da construo das casas de emergncia e do trabalho de habilitao social, passa a ser apoiado, quando as polticas habitacionais dos pases permitem, o desenvolvimento de projetos de casa definitiva (at hoje essa etapa j foi alcanada pela organizao no Chile). Essa terceira etapa busca gerar bairros sustentveis de acordo com as necessidades da comunidade. NMEROS 400.000 jovens A fora do trabalho composta por jovens voluntrios universitrios comprometidos com a realidade. 78.000 casas de emergncia A ampla dimenso de um projeto continental que hoje j est presente em 19 pases da Amrica Latina. Capacidade para envolver a diferentes atores da sociedade: como jovens universitrios, empresas, meios de comunicao e toda a sociedade. Promoo que faz com que a famlia beneficiada seja responsvel por pagar aproximadamente 5% do valor da casa, organizao no assistencialista. Mudana que produz no formato tpico de solidariedade por um trabalho concreto, em que os jovens so verdadeiros atores sociais. Posicionamento de temas sociais no mbito pblico de maneira positiva e otimista. Inovao em nossos programas criados e liderados por jovens que trabalham junto comunidade.
Administrao Administrao do Terceiro Setor 20

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

Sustentvel ao fazer com que as famlias assumam o desafio de melhorar sua qualidade de vida. At hoje, graas ao apoio de scios e voluntrios mais de 78 mil famlias foram beneficiadas e mais de 400 mil voluntrios mobilizados em 19 pases do continente: Chile, El Salvador, Uruguai, Colmbia, Peru, Argentina, Costa Rica, Bolvia, Brasil, Mxico, Equador, Guatemala, Paraguai, Repblica Dominicana, Nicargua, Haiti, Panam, Honduras e Venezuela. O xito do projeto resultado do envolvimento de toda a sociedade - empresas, meios de comunicao, e universitrios - com esse grande desafio de terminar com a pobreza extrema na Amrica Latina.

Administrao Administrao do Terceiro Setor

21

Escola Estadual de Educao Profissional [EEEP]

Ensino Mdio Integrado Educao Profissional

BIBLIOGRAFIA
AUTOGESTO. In: Wikipdia, a enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Autogest%C3%A3o Acesso em: 6/1/12. livre. Disponvel em:

COELHO, Simone de Castro Tavares. Terceiro Setor: Um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. 2. Ed., So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2002. ECONOMIA SOLIDRIA. In: Wikipdia, a enciclopdia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_solid%C3%A1ria Acesso em: 06/1/12. Disponvel em:

GOHN, Maria da Glria. O Protagonismo da Sociedade Civil: Movimentos sociais, Ongs e redes solidrias. So Paulo: Cortez, 2005. (Coleo Questes da nossa poca; v. 123). MARKETING SOCIAL. In: Wikipdia, a enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social Acesso em: 6/1/12. livre. Disponvel em:

MONTAO, Carlos. Terceiro Setor e Questo Social: Crtica ao padro emergente de interveno social. So Paulo: Cortez, 2002. OSCIP. In: Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscip Acesso em: 6/1/12. PRIMEIRO SETOR. In: Wikipdia, a enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_setor Acesso em: 06/01/12. livre. Disponvel em:

SALAMON, Lster. Estratgias para Fortalecimento do Terceiro Setor. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (Coord.). Terceiro Setor e Desenvolvimento Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, So Paulo: GIFE, 1997. p. 89 a 112. SANTOS, Deivis Perez Bispo dos. Formao de Educadores para o Terceiro Setor. 2004. Dissertao (Mestrado em Educao, Arte e Histria da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo. SOCIEDADE CIVIL. In: Wikipdia, a enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_civil Acesso em: 06/01/12. livre. Disponvel em:

SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: Regulao no Brasil - 3. Ed. So Paulo: Peirpolis, 2003. TERCEIRO SETOR. In: Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_setor. Acesso em: 2/9/11. VOLUNTARIADO. In: Wikipdia, a enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Voluntariado Acesso em: 6/1/12. livre. Disponvel

em: em:

Administrao Administrao do Terceiro Setor

22

Hino Nacional
Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana terra desce, Se em teu formoso cu, risonho e lmpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada,Brasil! Deitado eternamente em bero esplndido, Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, floro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos tm mais flores; "Nossos bosques tm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flmula - "Paz no futuro e glria no passado." Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil!

Hino do Estado do Cear


Poesia de Thomaz Lopes Msica de Alberto Nepomuceno Terra do sol, do amor, terra da luz! Soa o clarim que tua glria conta! Terra, o teu nome a fama aos cus remonta Em claro que seduz! Nome que brilha esplndido luzeiro Nos fulvos braos de ouro do cruzeiro! Mudem-se em flor as pedras dos caminhos! Chuvas de prata rolem das estrelas... E despertando, deslumbrada, ao v-las Ressoa a voz dos ninhos... H de florar nas rosas e nos cravos Rubros o sangue ardente dos escravos. Seja teu verbo a voz do corao, Verbo de paz e amor do Sul ao Norte! Ruja teu peito em luta contra a morte, Acordando a amplido. Peito que deu alvio a quem sofria E foi o sol iluminando o dia! Tua jangada afoita enfune o pano! Vento feliz conduza a vela ousada! Que importa que no seu barco seja um nada Na vastido do oceano, Se proa vo heris e marinheiros E vo no peito coraes guerreiros? Se, ns te amamos, em aventuras e mgoas! Porque esse cho que embebe a gua dos rios H de florar em meses, nos estios E bosques, pelas guas! Selvas e rios, serras e florestas Brotem no solo em rumorosas festas! Abra-se ao vento o teu pendo natal Sobre as revoltas guas dos teus mares! E desfraldado diga aos cus e aos mares A vitria imortal! Que foi de sangue, em guerras leais e francas, E foi na paz da cor das hstias brancas!

Das könnte Ihnen auch gefallen