Sie sind auf Seite 1von 6

UMA VISO CRIST DOS NOTICIRIOS

por Marclio P. Mendes1


Nos ltimos dias, os noticirios televisivos brasileiros tm dado extrema ateno guerra contra o trfico na cidade do Rio de Janeiro. Com a iminncia da Copa do Mundo e dos Jogos Olmpicos, o processo de pacificao das favelas foi intensificado. Unidades da chamada polcia pacificadora tm sido implantadas em importantes e estratgicas favelas para os traficantes de drogas e armas. Embora seja um processo violento, resta nele algo de admirvel: certa responsabilidade social, certo pacifismo como fim, certa caridade no bom sentido cristo de buscar o benefcio dos pobres. A motivao por trs dessas aes talvez no seja das mais nobres e talvez no tenha nada de crist, porm relembremos uma frase costumeiramente atribuda a Madre Tereza de Calcut: O que eu fao uma gota no meio de uma oceano. Mas sem ela, o oceano ser menor. A mdia mostra moradores das favelas pacificadas declarando satisfao e embora seja triste v-los se contentando com to pouco, importante que transformaes como essa sejam valorizadas ao menos em seu resultado.

1 Marclio P. Mendes, tambm conhecido como Jnior, bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP) e participa do Coletivo por uma Espiritualidade Libertria. E-mail: juniorcrossover@live.com.

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 2, 2. sem. 2010, pp. 132-137.

Mas analisemos o outro lado da moeda, os noticirios fazem o povo enxergar essa situao como uma terrvel guerra entre o bem e o mal em que os traficantes encarnam a prpria figura de Satans. E h muitos casos nos quais os prprios moradores das favelas (s quais foram degredados desde a escravatura ou por conta das condies de vida miserveis de sua terra natal, em outras regies do Brasil, por culpa dos grandes latifundirios) so vistos como criminosos por morarem em terras das quais no so legalmente (ou seja, aos olhos do Estado, sustentculo dos poderosos) donos, como se documentos tivessem mais valor do que o direito, que Deus deu igualmente a todos, do uso da terra para trabalhar e construir abrigo. Discurso tpico do espetculo burgus que hipnotiza nossa sociedade e faz com que tudo continue como est, os pobres sejam cada vez mais marginalizados e quem jamais compartilha suas posses seja santificado.
(...) O SENHOR se levanta para pleitear, e pe-se de p para julgar os povos. O SENHOR entrar em juzo contra os ancios do seu povo, e contra os seus prncipes; que fostes vs que consumistes esta vinha; o esplio do pobre est em vossas casas. Que tendes vs, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exrcitos. Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sio se exaltam, e andam com o pescoo erguido, lanando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus ps; Portanto o Senhor far tinhoso o alto da cabea das filhas de Sio, e o SENHOR por a descoberto a sua nudez, Naquele dia tirar o Senhor os ornamentos dos ps, e as toucas, e adornos em forma de lua,

[133]

Uma viso crist dos noticirios

Os pendentes, e os braceletes, as estolas, Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, Os anis, e as jias do nariz, Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. Os espelhos, e o linho finssimo, e os turbantes, e os vus. E ser que em lugar de perfume haver mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvcie; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura. Teus homens cairo espada e teus poderosos na peleja. E as suas portas gemero e prantearo; e ela, desolada, se assentar no cho. (Isaas 3:13-26 ACF)

Abandonemos o pecado de Israel, fujamos da hipnose em que nos mantm o Espetculo e permitamos que somente Deus seja legislador de nossa moral. A propriedade exclusiva da terra um roubo, uma usurpao da graa de Deus e um dos principais fatores responsveis pela violncia na cidade do Rio de Janeiro. No pode haver paz onde no h liberdade, no pode haver liberdade sem igualdade social e no h igualdade social onde no h amor ao prximo. Existem pessoas morando em barracos nos morros cariocas porque muitos de seus ascendentes, quando libertos da escravatura, no encontraram alternativa, no havia oportunidades pra quem era negro, pobre e rude, recm-alforriado; porque h vastssimos pedaos de terra sob o controle de poucas pessoas que nelas praticam a monocultura (exaurindo o solo) e criam gado para sustentar a indstria da carne que s enriquece cada vez mais os latifundirios, e adoece o povo e o planeta; h barracos nos morros porque nas orlas das praias que Deus nos concedeu no h espao para os pobres que se

[134]

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 2, 2. sem. 2010, pp. 132-137.

proliferam como animais por falta de instruo, cultura e uma religio que apregoe a verdade do Evangelho a quem tem sede de Jesus (mal do qual eles no tm culpa porque no h espao para descendentes de escravos nas escolas dos ricos e a Cristandade est ocupada demais para cuidar do rebanho do Senhor). Ignoramos que a mesma mdia que demoniza o traficante financiada pela burguesia (embora com dinheiro provido pelo povo trabalhador) que, em suas propagandas, semeia, rega e fertiliza a cobia no corao dos homens. E essa mesma burguesia, que mantm e controla a grande mdia, foi quem incentivou a vinda de uma imensa quantidade de nordestinos para a ilusria terra das oportunidades. O trfico de armas e drogas um problema social que precisa ser tratado com amor, de maneira preventiva muito antes de ser bombardeado. Quanto foi gasto com preveno e tratamento de viciados? Quanto foi investido na educao e conscientizao da populao? Isso realmente desejvel pelo Estado? Para um regime que sustenta a desigualdade social, sempre necessrio um poderio militar considervel e, de forma alguma, o povo miservel pode ser conscientizado! O trfico usado como desculpa para que o Estado encha as ruas de ces-de-guarda das riquezas ilcitas aos olhos de Deus. o prprio Estado o principal responsvel pelo trfico. No nos esqueamos de que fbricas de armas tambm so grandes indstrias que pagam alguns impostos e, em troca, tm que receber a proteo governamental.

[135]

Uma viso crist dos noticirios

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porm, vos digo que no resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a tnica, larga-lhe tambm a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. D a quem te pedir, e no te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amars o teu prximo, e odiars o teu inimigo. Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desa sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardo tereis? No fazem os publicanos tambm o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmos, que fazeis de mais? No fazem os publicanos tambm assim? (Mateus 5:38-48 ACF)

Cada um de ns defende suas bolsas e carteiras com unhas e dentes. Olhamos para todos os lados e estamos atentos a todos os sons. Ao menor sinal do que consideramos perigoso, nos preparamos para correr, bater, gritar, chamar a polcia (para que ela maltrate ou, no mnimo, coaja violentamente e prenda o malfeitor) e o pior: pedir ao Deus de Jesus Cristo que nos proteja e conceda sucesso em tais desgnios. Ignoramos que esse demasiado valor que damos s coisas corruptveis que faz com que os preguiosos e imorais ou pobres coitados, que no tm a mnima culpa de sua marginalizao

[136]

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 2, 2. sem. 2010, pp. 132-137.

(pois tiveram seus ascendentes arrancados de sua terra natal onde eram livres), desejem nossos bens.
No ajunteis tesouros na terra, onde a traa e a ferrugem consomem, e onde os ladres minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no cu, onde nem a traa, nem a ferrugem consomem, e onde os ladres no minam nem roubam; Porque onde estiver o vosso tesouro, a estar tambm o vosso corao. (Mateus 6:19-21 ACF)

Chegam-nos notcias de que a pacificao das favelas mexicanas no funcionou e os moradores clamam pelo retorno da velha ordem dominada pelos traficantes e milcias. Quanto tempo vocs acham que durar a paz nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro? Faam suas apostas!
A indiferena que no te deixa por a mo no bolso a mesma do louco que corta seu rosto. (...) Porque prefere (...) enriquecer a indstria da segurana privada, comprar colete 2 prova de bala do que doar cesta bsica.

Referncias bibliogrficas
BBLIA. Portugus. (1994), Edio Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF). Sociedade Bblica Trinitariana do Brasil.

Trecho de letra do grupo de rap Faco Central.

[137]

Das könnte Ihnen auch gefallen