Sie sind auf Seite 1von 6

LUANA LIMA GUIMARES CINCIAS BIOLGICAS CCS MORFOLOGIA E ANATOMIA DE ESPERMATFITAS PROF: BRUNO EDSON

PROGYMNOSPERMAS Progymnospermas foram importantes componentes da vegetao do Devoniano Mdio atravs do Lower Mississipian. So consideradas ancestrais, ou pelo menos parentes prximas das gimnospermas. Dois grandes grupos de progymnospermas so reconhecidos: Archaeopteridales e Aneurophytales. Um terceiro grupo, os Protopityales reconhecido, mas no bem conhecido, e assim a sua relao com outras plantas no clara. Como as verdadeiras gimnospermas, as Progymnospermas tiveram crescimento secundrio de seus tecidos vasculares (ou seja, eles produziram madeira), e alumas se tornaram rvores altas. Ao contrrio das gimnospermas, no entanto, elas no produziam sementes, mas liberavam seus esporos como fazem as samambaias. Algumas progymnospermas foram homosporadas, produzindo muitos esporos idnticos, enquanto que outros foram heterosporadas, produzindo dois tipos diferentes de esporos. Archaeopteridales (Devoniano Superior de Mississipiano): Talvez uma das mais notveis descobertas paleobotnicas o trabalho feito por Charles B. Beck na dcada de 1960. Atravs de um trabalho cuidadoso e meticuloso, ele foi capaz de demonstrar que a madeira fssil conhecido como Callixylon (Figura 1) e as folhas conhecida como Archaeopteris (Figura 2), eram na verdade parte da mesma planta. No caso de Archaeopteris , as folhas eram uma reminiscncia de samambaias , e de fato produzia e liberava esporos de uma maneira consistente com esta interpretao. Como um resultado disso, foram considerados de algum tipo de samambaia fssil. A madeira Callixylon , pelo contrrio, foi considerado semelhante a conferas modernas, e foi colocada com as plantas de semente. Quando o Dr. Beck demonstrou que fsseis de Archaeopteris foram fisicamente ligado a madeira Callixylon , a planta agora chamada coletivamente de Archaeopteris , era na verdade um grupo extinto de plantas. O xilema de progymnospermas, no entanto, tinha poos circular com borda, que so semelhantes, mas no idnticas, s de conferas. Por isso, alguns paleobotnicas consideraram a estreita relao proposta entre as conferas e as progymnospermas. Archaeopteris comum em estratos devonianos em todo o hemisfrio norte, e foi reportado da Austrlia. Outros gneros deste grupo so menos conhecidos, embora uma possibilidade interessante que a pequena planta Eddya pode realmente ser uma muda de Archaeopteris .

Aneurophytales (Oriente para Devoniano Superior): so comumente considerado o mais primitivo das progymnospermas e parecem formar um intermedirio evolutivo entre as plantas da grade "trimerophyte" e as progymnospermas heterosporadas como Archaeopteris . O membro mais comum dos Aneurophytales, Aneurophyton, encontrado em rochas de idade Devoniano Mdio e Superior. Esta planta semelhante a alguns trimerophytes , como Pertica , na medida em que tem ramificao tridimensional com ramos dispostos num padro em espiral ou intercruzado em X. Como o trimerophytes, Aneurophyton tinha um protostele , que foi geralmente lobulado. No entanto, o aneurophytes produzia madeira e pode ter crescido em arbusto de plantas de porte ou vinhas extensas. Desta forma, eles so intermedirios entre o trimerophytes menores, geralmente herbceas e as maiores progymnospermas rvore-porte como Archaeopteris . Como outras progymnospermas, aneurophytes se dispersa por esporos. Esporngios foram agrupados em partes frteis de ramos longe das folhas. A maioria das aneurophytes foram homosporadas, mas no gnero,Tetraxylopteris os esporos eram produzidos com uma grande variedade de tamanhos. As progymnospermas tm sido consideradas jogadores importantes na evoluo das sementes. Muitos paleobotnicas acreditam que as primeiras plantas com sementes evoluram a partir de plantas heterosporadas do Devoniano Mdio como os progymnospermas. Desde o "hbito semente" comea com a reduo a um nico megsporo funcional em cada megasporangio, heterosporado parece ser um passo intermedirio lgico. Isso aponta para Archaeopteris e seus parentes como os ancestrais das plantas de sementes. No entanto, alguns paleobotnicas argumentam que um intermedirio heterosporadas pode no ter sido necessrio. Neste caso, o aneurophytes tambm podem ser considerados como candidatos para ancestrais de plantas com sementes. A confera-como morfologia vegetativo tem longo convencido os botnicos (por exemplo, Negrito et ai, 1987, e Bierhorst, 1971) que o hbito de sementes apareceram neste grupo. Na verdade, Rothwell (1999) no mostra Archaeopteris como o grupo irmo das plantas de sementes em sua anlise. Kenrick e Crane (1997b, 1996, TOL Projeto), Tomescu (2008) e Rothwell et al. (2009) do as ordens dos progymnospermas como irms parafilticos s plantas com sementes (Figura 3).

Figura 1

Figura 2

Figura 3

BENNETTITALES
Bennettitales aparecem pela primeira vez no Trissico e se extinguiram no final do Cretceo. Dois grandes grupos so reconhecidos: 1) Cycadeoidaceae estudado por Wieland e Delevoryas incluem Cycadeoidea, restos fossilizados de troncos robustos, vegetao arbustiva, e estruturas reprodutivas bisporangiadas, tendo folhas, cones, e plen recuperado de rochas do Cretceo da Amrica do Norte e Monanthesia (ver Delevoryas 1962) 2) Williamsoniaceae inclui Williamsonia sewardiana , que tm ramificaes delgadas, troncos e estrbilos bisporangiados ou monosporangiados, descrito a partir do perodo Jurssico da ndia. Classificadas na ordem taxonmica Bennettitales, as cicadceas eram consideradas por Arber e Parkin (1907) como provveis ancestrais das plantas com flores modernas (pginas 739-740, TN Taylor et al. 2.009). Bennettitales foram apresentadas como possveis ancestrais das plantas com flores por causa de suas flores como estruturas reprodutivas bissexuais. Em Williamsoniella, por exemplo, vulos alternam com escalas interseminal sobre um receptculo ovular no centro de vrias voltas de rgos (Figura 4A). A alternncia complexa de escalas interseminal vulo-cpula parecia muito derivado a ser o estado ancestral do carpelo de angiospermas. Outros bennettitales suportou estruturas reprodutivas monosporangiadas. Estruturas ovulares, em Williamsonia,eram destaques: recipientes ovular, balanas interseminal e brcteas circundantes, mas faltava microsporophylls (Figura 4B). Bennettitales provavelmente sobreviveu ao impacto de um asteride como evidenciado por descobertas de supostas compresses de folha de Ptilophyllum em rochas do Oligoceno da Tasmnia (McLoughlin et al. 2.011). Alguns gneros de bennettitales que tem os orgos morfolgicos fossilizados incluem: Anomozamites (folhas),Bucklandia (hastes e bases de folhas), Cycadeoidea (galhos, cones, folhas, e troncos), Cycadolepis (brcteas cone e escalas), Dictyozamites (folhas), Exesipollenites (plen), Ischnophyton(caules e folhas), Neozamites (folhas), Nilssoniopteris vittata (folhas e cones), Williamsonia (cones ovular) eZamites (folhas). Morfologia inteira da planta - arbustos (Crepet 1974, Rothwell et al. 2.009) Mdulos de reproduo - cones simples, com brcteas dispostas helicoidalmente, folhas portadoras de vulos e plen (megasporophylls), Glndulas de nctar, plen, vulos e sementes esto presentes. vulos nascem nas extremidades distais dos megasporophylls. O nucelo livre de tegumento e micrpila tubular est ausente. Uma cmara de plen est ausente e a micrpila fechada por um tampo nucelar (Rothwell et ai. 2,009) Folhas pinadas, simples e em forma de cinta ou composta (Boyd 2000, G. Sun et al. , pginas 188-190, 2001), xeromrficas com cutculas grossas (Villar de Seoane 2001)

Fitfagos associado (s) - oribatdeos, besouros indeterminados,no identificados nctar-alimentadores, e ovos de insetos (Crepet 1974, Dmitriev e Ponomarenko 2002, Pott et al. 2.008, Jud et ai. 2,010) Planta de identificao (s) - frutificaes bissexuais de Cycadeoidea com tocas (minas), e traos do inseto em vrias frutificaes do Mesozico (Crepet 1974, Dmitriev e Ponomarenko 2002) Mais recentemente, alguns estudos filogenticos concluram que o grupo um parente prximo das angiospermas, juntamente com a gnetophytes e Pentoxylon em um grupo apelidado de anthophytes . Esta concluso sobre relacionamentos bennettitalean fundada sobre uma srie de caractersticas comuns, incluindo a estrutura do xilema (clulas condutoras de gua), as estruturas produtoras de plen, a forma de plen e desenvolvimento da semente. Embora no haja um consenso entre os bilogos evolucionistas sobre a natureza das relaes, o mesmo conjunto de grupos de plantas veio tona em vrias anlises.

Figura 4

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://comenius.susqu.edu/biol/202/archaeplastida/viridiplantae/vascular%20cry ptogams/progymnospermophyta/default.htm http://www.ucmp.berkeley.edu/seedplants/progymnosperms.html http://www.ucmp.berkeley.edu/seedplants/bennettitales.html http://www.gigantopteroid.org/html/research.htm#bennettitaleans

Das könnte Ihnen auch gefallen