Sie sind auf Seite 1von 24

Projeto de Pesquisa de Ps-Doutorado Programa Nacional de Ps-Doutorado (PNDP/CAPES) Programa de Ps-Graduao em Histria, Campus de Assis (PPGHistria)

A produo historiogrfica brasileira: um estudo das obra de Capistrano de Iglsias. Abreu, Jos Honrio Rodrigues e Francisco

Candidato: Paulo Alves Junior

So Paulo 2013

Resumo:
1

Estre projeto pretende resgatar a produo intelectual de trs historiadores brasileiros, Joo Capistrano de Abre, Jos Honrio Rodrigues e Francisco Iglsias. O estudo proposta tem como eixo central a identificao em tais autores uma temtica em comum que demarcamos como linhagem historiogrfica brasileira, como um forte apuro com relao as fontes e uma preocupao com anlises de maior relevo na tradio da Histria Social. Nos escoramos na Histria Intelectual e seu arcabouo terico, principalmente a produo de Quentin Skinner, para a discusso de como esses autores expressam uma historiografia de carter nacionalista e de temas de grande relevncia para a sociedade, reforando a tradio crtica da Histria.

Abstract:

This project aims to restore the intellectual production of three Brazilian historians, John of Capistrano Opens, Jose Honorio Rodrigues and Francisco Iglesias. The study proposal is centered on the identification of such authors as a common theme that we defined as "Brazilian historiographical lineage" as a strong predicament regarding the sources and a concern with analyzes of greater importance in the tradition of Social History. We anchored in intellectual history and the theory is mainly produced by Quentin Skinner, to the discussion of how these authors express a historiography of character "nationalist" and issues of great importance to society, enhancing the critical tradition of history.

1 Introduo:
2

A tentativa de matizar o que seria um intrprete do Brasil extremamente complexa e propicia, na maioria das vezes, um grande frum de debates e polmicas. No arcabouo dessa discusso, vrios estudiosos j emitiram sua opinio a respeito do tema e, embora nem todos encontrassem respostas satisfatrias, alguns conseguiram formular teorias que seriam consideradas clssicas. Um bom exemplo a apresentao de Antonio Candido para Razes do Brasil, na qual o prefaciador mostra a trajetria dos clssicos que integraram a Gerao de 301. Ademais, outros so considerados de menor quilate, e s aparecem como referncia de segunda mo, recebendo pequeno prestgio quando se trata de pensar o Brasil. O ncleo deste projeto visa dar luz a intrpretes renegados condio de segunda mo. Intelectuais que ficaram, ao longo dos anos, restritos aos departamentos de Histria de algumas poucas e boas universidades: Capistrano de Abre, Jos Honrio Rodrigues e Francisco Iglsias. Durante pesquisa de doutoramento em Sociologia, desenvolvida junto a Faculdade de Cincias e Letras da Unesp de Araraquara, tive a oportunidade de analisar a obra de Jos Honrio Rodrigues e sua condio de intrprete do Brasil. O ncleo da tese consiste em apontar que, ao longo da produo honoriana, existe uma linha de interpretao da sociedade brasileira, essa mostra que ao longo do processo histrico brasileiro, h uma conciliao pelo alto entre os representantes da elite. O resultado dessa especificidade brasileira, no entendimento de Honrio, que o povo sempre fora capado e sangrado2
1 No prefcio da edio comemorativa de 30 anos de Razes do Brasil, Antonio Candido escreve: Os homens que esto hoje um pouco para c um para l dos cinquenta anos aprenderam a refletir e a se interessar pelo Brasil, sobretudo em termos de passado e em funo de trs livros: Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre, publicado quando estvamos no ginsio; Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda, publicado quando estvamos no curso complementar; Formao do Brasil contemporneo, de Caio Prado Junior, publicado quando estvamos na escola superior. So estes os livros que podemos considerar chaves, os que parecem exprimir a mentalidade ligada ao sopro de radicalismo intelectual e analise social que eclodiu depois da Revoluo de 30 e no foi, apesar de tudo, abafado pelo Estado Novo. (Candido, 1995: 9). 2 A ideia de povo capada e sangrado que Jos Honrio Rodrigues recupera em suas obras de Capistrano de Abreu que, em correspondncia com Joo Lcio Coutinho em 16 de julho de 1920, afirma que: ... o povo foi durante trs sculos capada e recapado, sangrado e ressangrado. (Abreu, 1976).

pelos setores dirigentes e nunca contemplado em suas legtimas aspiraes. Dessa forma, a resultante da Histria do Brasil, na tentativa de vislumbrar os setores oprimidos da sociedade, seria uma Histria Cruenta, sem possibilidade de atendimento as reivindicaes e aspiraes do povo. Para a construo do trabalho foi analisado, em captulo dedicado a relao de Jos Honrio Rodrigues e o pensamento social brasileiro, a relao existente entre o historiador carioca e representantes da historiografia nacional, particularmente a aproximao intelectual com Capistrano de Abreu A historiografia nacionalista: Jos Honrio Rodrigues, leitor de Capistrano de Abreu e Francisco Iglsias Crtica ao pensamento tradicionalista: Francisco Iglsias, um seguidor de Jos Honrio Rodrigues . Acreditamos que a relao entre a produo historiogrfica dos trs historiadores no remete a uma instigante leitura da historiografia brasileira. As referncias de Jos Honrio Rodrigues quanto ao legado de Capistrano de Abreu, em que destaca-se a preocupao desse frente aos setores subalternos da sociedade, a identifica como aquele que mostrou com pertinncia, o quanto o povo foi capado e sangrado, evidenciando a permanncia de um entulho colonial (Rodrigues, 1966), sendo que esse s seria superado pela prtica conciliatria com o povo. Cabe lembrar que:
A conciliao tem razes histricas profundas e data da dicotomia terrorismoamansamento que os brancos europeus tiveram que enfrentar aos primeiros contatos com os ndios e negros, e das transigncias aos antagonismos coloniais. Manifestara-se no convvio dirio de tantas diferenas e divergncias econmicas, sociais e culturais. As sucessivas geraes das minorias dominantes no Brasil tinham aprendido a conviver com multides capadas e sangradas e se no tinham podido evitar todo o processo histrico incruento muito fizeram para escamote-las de seus direitos, sem lev-las ao desespero. (Rodrigues, 1965: 50).

A conciliao, que convive bem com tantas diferenas, procurava estabelecer forma de integrao e superao da condio de desespero que o Povo enfrentava. O moinho de gastar gente, que formara-se no Brasil com o sistema

escravista3, a base da condio subalterna em povo foi lanado, sem que houvesse ao, por parte das lideranas polticas, para sua melhor integrao social. nessa sociedade que, a partir de historiadores preocupados com os obstculos que dificultariam a instituio de um projeto modernizante, constituem-se linhagens da historiografia social no Brasil. A construo dessa remete as inovaes que determinados pesquisadores procuram ressaltar, tendo em vista as particularidades de fenmenos sociais que explicam historicamente a formao do mundo moderno em sociedades perifricas. O cruzamento de disciplinas e de pesquisadores consolida a necessria dimenso poltica de suas contribuies, devido a relao urgente que se estabelecesse entre a formao da cultura e a formao da Nao. Tomando Jos Honrio Rodrigues como referncia do aporte crtico oferecido pela historiografia brasileira, sua aproximao com Capistrano de Abreu e a posterior importncia da historiografia honoriana a construo terica de Francisco Iglsias, tem vnculo com o contexto em que o historiador carioca se aproxima das discusses a respeito do nacionalismo-desenvolvimentista e a influncia desse cenrio em sua obra. Trata-se de um momento em que coraes e mentes eram requisitados para fazer parte de um processo em que existiria a possibilidade de levar o Brasil ao to almejado desenvolvimento. O decnio de 1950 contou com expressiva participao de intelectuais no que concerne ao posicionamento a ser adotado, segundo Botelho:
certo que na dcada de 1950 dava-se continuidade ao debate sobre as vias de consolidao da ordem social moderna no Brasil que vinha das dcadas anteriores, porm no sem alterar as formas e o efeitos cognitivos e polticos com que esse empenho se desenvolvera at ento. E no sem alterar igualmente as formas de sua prpria auto representao ou identidade social em fase inclusive das novas mediaes institucionais e da rotinizao de inovaes culturais e polticas que ento se cristalizavam. Ainda que a modernizao conservadora at ento em curso, ao mesmo tempo em que tornava mais complexas as relaes entre intelligentsia e sociedade, no afrouxasse as interdependncias entre cultura e poltica nas mais diferentes esferas sociais, isto , sem que estas
3 Darcy Ribeiro explica que: A empresa escravista, fundada na apropriao de seres humanos atravs da violncia mais crua e da coero permanente, exercida atravs de castigos mais atrozes, atua como um m desumanizadora e deculturadora de eficcia incomparvel. Submetido a essa compreenso, qualquer povo desapropriado de si, deixando de ser ele prprio, primeiro, para ser ningum ao ver se reduzido a uma condio de bem semovente, como um animal de carga; depois, para ser outro, quando transfigurado etnicamente na linha consentida pelo senhor, que a mais compatvel com a preservao dos seus interesses. (Ribeiro, 1995: 118).

pudessem assumir exatamente autonomia, uma em relao outra, como nas sociedades marcadas por revolues burguesas clssicas. (2008: 16).

O papel que os representantes da intelligentsia no pas acabaram assumindo, nunca demais lembrar, repercute o momento de sua participao na criao de movimento que pudesse oferecer sociedade um projeto de desenvolvimento respaldado por maiores preocupaes com a sociedade civil e com o povo. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) exemplo significativo de projeto nacional-desenvolvimentista para o Brasil, com a participao ativa de setores progressistas engajados em elucidar os problemas nacionais e oferecer caminhos para o pas4. A primeiras anlises de Jos Honrio Rodrigues que podem ser identificadas como precursoras das linhagens da historiografia social no Brasil remetem ao obra de Capistrano de Abreu como representante de uma historiografia nacionalista. Para tal assertiva a produo foi significativa em torno do tema.5 O historiador cearense Capistrano de Abreu, nasceu em 1853 na cidade de Maranguape (CE) e teve sua formao basicamente autodidata. Veio para o Rio de Janeiro e, em 1879, aos 26 anos, ingressou na Biblioteca Nacional em concurso pblico, passando ter a oportunidade de conhecer as fontes diretas da Histria do Brasil. Nesse perodo, sua publicao estava concentrada na crtica literria, o que rapidamente perdeu espao, a partir daquele momento, para os estudos histricos:
4 Essa aproximao com o ISEB d o tom da obra de Jos Honrio Rodrigues, pois este pertenceu aquele espao de sociabilidade: Muitos intelectuais renomados estiveram relacionados com as atividades e projetos isebianos: entre eles, podem ser mencionados: Roberto de Oliveira Campos, Celso Furtado, Ansio Teixeria, Hermes Lima, Gilberto Freyre, Fernando Azevedo, Jos Honrio Rodrigues, Miguel Reale etc. (Toledo, 1986: 226) 5 O nmero de obras referentes produo de Capistrano de Abreu realizada por Jos Honrio Rodrigues extensa. Dentre elas citamos: Capistrano de Abreu e a historiografia brasileira. In: Histria e historiadores do Brasil, So Paulo: Fulgor, 1965, pp. 43-53; Capistrano de Abreu e a Alemanha. In: Histria e historiografia, Petrpolis: Vozes, 1970, pp. 175-190; Periodizao da histria do Brasil. In: Teoria da histria do Brasil, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978, 125-144; Um historiador caboclo e sua obra: Capistrano de Abreu. In: Histria combatente, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, pp. 226-232. Alm dos vrios prefcios das obras de Capistrano de Abreu: Ensaios e estudos, 1 a 4 sries, Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1976; Correspondncia, 1 a 3 volumes, Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1976, Caminhos antigos e povoamento, Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1977 e Captulos de Histria Colonial, Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1976.

Ampliando seu conhecimento das fontes, lendo os grandes autores, estudando Geografia, Histria, Economia, Filosofia e Lingustica. Desde ento comeou a almejar a ctedra de Histria do Brasil do Colgio Pedro II, o que s surgiu em 1883. Os anos da Biblioteca Nacional consolidaram o seu conhecimento histrico. (Rodrigues, 1982: 228).

O perodo da Biblioteca Nacional tambm lhe permitiu participar de um grande empreendimento bibliogrfico: o Catlogo da Exposio de Histria do Brasil. Essa empreitada, juntamente com o jornalismo, foi de grande estima para o desenvolvimento intelectual de Capistrano. Entre suas obras, o necrolgio publicado no Jornal do Commercio, por conta da morte de Francisco Adolf Varnhagen, em 1878, foi o que mais chamou ateno de Jos Honrio. Porm, devido a contribuio historiogrfica de Captulos de Histria Colonial no tocante s discusses sobre a tradio histrica no Brasil que Jos Honrio coloca Capistrano em patamar de destaque entre os historiadores nacionais. nessa obra que podemos apreciar seus aportes especiais periodizao, a crtica histrica e a pesquisa. Assim, reala a contribuio de Capistrano de Abreu enfatizando seu papel inovador na historiografia brasileira, tanto por seu estudo minucioso acerca do perodo colonial, quanto por incorporar, em sua anlise, os setores subalternos.
Este homem que nunca certificou coisa seno de muita aprovada por documentos que mereciam f, nem recontou mais largo que devia, antepondo a simples verdade formosa falsidade, teve a mais austera dvida de republicar seus Captulos de Histria Colonial, obra nica, exemplar e modelar como sntese e composio, um livro que respondia s incertezas, satisfazia as dificuldades, colhia, informava, conclua e resumia o que de melhor se sabia de nossa formao colonial. No um livro que se compara; um livro que se distingue na historiografia brasileira, escrito numa linguagem simples, branda, enxuta, onde havia doutrina que persuadia compreenso que se fazia perceber e novidade apertada, colhida na vastido sem fim de suas pesquisas. No acumulava s fatos, mas com sua intuio compreendia os homens e suas atividades, tornando vivo o recontamento. (Rodrigues, 1965: 43).

A partir de Capistrano de Abreu, o povo capado e sangrado, que sempre foi hostilizado ganha espao na historiografia. Isso revela a atualidade de seus textos, haja vista que demonstra clareza no domnio dos fatos, poder de articulao e generalizao, bem como destreza ao abordar as novas questes impostas por seu tempo apenas para evitar rima entre a atualidade, sagacidade e realidade. (Rodrigues, 1982). Enfim o surgimento de uma historiografia progressista. O nacionalismo aparece de forma inovadora, devido a proposio crtica frente ao legado que a produo historiogrfica havia nos deixado at ento. Assim, a ...a Histria do Brasil no era cordial, era cruel e cruenta e levar adiante
7

suas inadequaes quanto aos agentes histricos misso dos historiadores preocupados com a condio do povo, faz-se necessrio romper com a tradio do liberalismo poltico antipovo. (Rodrigues, 1982). A anlise de Jos Honrio da obra de Capistrano de Abreu positiva e destaca o papel que esse tem quanto ao trato com a documentao, fontes e, principalmente, sua forma interpretativa que destaca setores at ento pouco vislumbrados. Outros autores se debruaram sobre a obra de Capistrano mesmo que no tenham questionado de forma peremptria as afirmaes de Honrio no compartilham com seu exame do historiador cearense. Destacando dois aspectos tericos e metodolgicos na produo Jos DAssuno Barros, se escora em suas obras iniciais e no Necrolgio de Varnhagen. Os dois Capistranos tem sua outra faceta apontada a partir do estudo dos Captulos de Histria Colonial. Enxergar a ruptura entre as duas concepes historiogrficas presentes no mesmo autor em momentos diferenciados, mas tambm as significativas contribuies deste no plano mais geral quando confrontada sua obra com a tendncia historiogrfica que predominava, em uma gerao anterior de historiadores brasileiros, liderados por Varnhagen. Quanto a produo de Francisco de Iglsias, e sua condio de continuador da obra de Jos Honrio Rodrigues, a possibilidade de tal vnculo encontra-se na posio de historiador desvinculado com tradicionalismo, apontando para um teor nacionalista em sua obra. Segundo Jos Murilo de Carvalho:
A natureza de seu trabalho acadmico coerente com os traos gerais de sua atuao poltica. Iglsias, a meu ver, antes de tudo um ensasta e um crtico de histria. A exceo de sua tese de livre-docncia, de carter monogrfico, quase toda sua produo confessadamente simptica ao pai do ensaismo, Montaigne, certamente reforada pela leitura dos autores que marcaram sua gerao, como Ortega y Gasset, Unamuno, Malraux. (...) O melhor de sua ensastica est no livro Histria e Ideologia, publicado em 1971. (Carvalho, 2005: 386).

O fulcro da obra de Francisco Iglsias a produo e a misso do historiador, alm das consideraes sobre a preocupao legtima que deve ter em relao a temas amplos e gerais que esto prementes na sociedade. Na procura por ideologias motivadoras (Iglsias, 1971: 10), o historiador tem um compromisso intelectual dos mais srios na sociedade brasileira.
8

A aproximao desses trs historiadores quanto a criao de uma linhagem da historiografia social brasileira nos parece pertinente devido a um vnculo existente entre suas produes e posicionamento poltico-social.6 Joo Capistrano de Abreu, Jos Honrio Rodrigues e Francisco Iglsias, representam a herana crtica da historiografia e seus aspectos de maior intensidade quanto ao entendimento do processo histrico do pas. Cabe destacar que a produo dos mencionados historiadores oferecem elementos metodolgicos e heursticos para historiografia brasileira de grande valia, alm do mais, proporciona a identificao de uma linhagem inovadora de Clio para o construo de sua peculiar feio no Brasil.

3 Metodologia:

Perdendo espao de maneira expressiva desde o final da segunda guerra mundial7 a Histria Intelectual, principalmente a partir do incio do sculo XX, vem modificando essa tendncia e aparece hoje com maior frequncia em departamentos de pesquisa, dessa forma, mostrando todo o seu contributo para a constituio de significativo campos de anlise e pesquisa. Na condio de marcos para a retomada a chamada Escola de Cambridge de histria do pensamento poltico, tendo Quentin Skinner e John Pocock a frente, passou a propugnar o estudo das ideias polticas mediante a aplicao de uma rigorosa metodologia contextualista baseada no pressuposto da irredutibilidade do contexto lingustico ao contexto social.

6 Em entrevista concedida em julho de 2008 a historiadora e advogada Leda Boechat Rodrigues viva de Jos Honrio mencionou que ele identificava em Francisco Iglsias (Minas Gerais) e Jos Octvio Arruda Mello (Paraba), herdeiros de sua historiografia. 7 Segundo Ricardo Silva: Os atuais esforos de justificao da indispensabilidade do conhecimento histrico para a teorizao poltica so produtos da superao de um momento em que os tericos pareciam convencidos ao contrrio. Nas dcadas que se seguiram ao segundo ps-guerra, o lugar do conhecimento do passado das ideias polticas para a elaborao de ume teoria da poltica contempornea encontrava-se sob dupla ameaa: a primeira era proveniente do campo acadmico da Cincia Poltica: a segunda, do campo acadmico da historiografia. (Silva, 2009: 301)

Como representante expressivo da anlise lingustica dos textos, a recuperao de Skinner parte da anlise dos textos histricos como manifestaes de atos lingusticos intencionais efetuados em determinados contextos de convenes lingusticas e normativas. Tendo-se em mente esse trao mais geral, definidor do objeto de investigao histrica, pode-se perguntar sobre os principais contornos do mtodo histrico de Skinner e tambm sobre a eventual relevncia desse mtodo para a crtica e a reformulao dos estudos de Teoria da Histria. Essa preocupao de Skinner com a formulao terica que apontem novas estratgias para a Histria Intelectual, a produo da historiografia no Brasil pode muito bem ser identificada com tais argumentaes. Jos Honrio Rodrigues j destacava que a questo fundamental para a organizao do pensamento historiogrfico (Rodrigues, 1978), deve estar em consonncia com as preocupaes mais vitais e prementes da maioria da populao, a Histria como cincia que atende aos vivos e no aos mortos (Rodrigues, 1978: 29), precisa enfatizar as necessidades do povo. Dessa forma, o historiador no pode, se tem o intuito de seu trabalho tenha algum peso do ponto de vista da sua prxis, ausentarse ou mesmo omitir-se das legitimas aspiraes do povo. Destarte, assevera o autor:
Da a importncia da histria para a vida e sua significao para o presente. O quadro da histria ser tanto vivo quanto mais prximo for a problemtica que dele derive. A histria no deve ser estranha vida. Ela seria uma obra essencialmente factual, acumulao morta de matrias, despida de esprito, se permanecesse indiferente aos impulsos e estmulos da vida. Nem ser de outro modo. (Rodrigues, 1978: 29).

A historiografia como espelho onde se refletem os problemas da prpria nao e da humanidade, as revises histricas no nascem das noes histricas concretas, mas da anlise e da crtica dos elementos que configuram a forma de atuao e de organizao da sociedade. Nesse sentido, a obra de Jos Honrio Rodrigues est voltada a essa discusso, pois no se afasta da questo nacional e, mais ainda, procura compreender como a sociedade civil, em sua organizao pode alcanar maior nmero de direitos e de instituies democrticas. Sendo assim, um problema histrico sempre uma questo levantada pelo presente em relao ao passado. Consequentemente, o interesse do interrogador, o princpio da seleo, anlise final e o sistema de valores so elementos decisivos na definio da pesquisa. Honrio esclarece que:

10

Uma determinada compreenso da histria nunca realizada sem suposies apriorsticas, sem hipteses, sem um quadro geral composto pelos que nos precederam. O revisionismo histrico, porm no quer atingir fatos, mas as ideias e os valores e, especialmente, as relaes entre o presente e o passado que os exigem. Os fatos nus e crus so despidos de significao pode ser colocado de maneira inteiramente diferente. Por tudo isso que a histria se ocupa dos vivos e serve vida que se impe, em certos momentos, uma reviso que restabelea a conexo entre o passado e o presente. (Rodrigues, 1978: 31).

Ocupar-se dos vivos seria o ponto central para manter-se conectado a realidade nacional, aquela deveria ser a proposta de anlise para o intelectual que se ocupa com o saber histrico. Nunca se emancipar com a problemtica do mundo em que vive e procurar apontar sua produo os nexos entre a sociedade e a histria. A historiografia brasileira, expresso de sua histria, representava a sociedade velha e arcaica, com exceo dos textos de Capistrano de Abreu 8 e ter em Francisco Iglsias um representante dos mais dignos.

4 Objetivos e resultados esperados:

Face ao exposto, os objetivos deste projeto so:

Compreender o contexto histrico da produo das obras de Capistrano de Abreu, Jos Honrio Rodrigues e Francisco Iglsias, bem como o papel desses autores no cenrio da historiografia brasileira; Analisar os contedos destas obras o modo como a construo do conhecimento histrico se faz em suas argumentaes e suas relaes com outros autores; Elaborar em parceria com as instituies de pesquisas, um banco de dados reunindo materiais sobre os autores, tais como: Instituto de Estudos Avanados (IEB) que mantem acervo de Jos Honrio Rodrigues, Instituto Histrico e Geogrfico do
8 Fernando Novais afirma que: Quando falamos de historiografia brasileira stricto sensu queremos dizer o corpus das obras dos historiadores brasileiros sobre o Brasil, e neste percurso que Capistrano de Abreu ocupa posio central. Isto porque estamos dando por resolvido outro problema preliminar, que, entretanto extremamente dificultoso: saber se os cronistas dos tempos coloniais entram, ou no, no corpus de nosso historiografia. (Novais, 2005: 315).

11

Cear local do acervo de Capistrano de Abre e Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro que mantm o acervo de Francisco Iglsias. Esperamos com o decorrer das pesquisas e ao final dos trabalhos, contribuir para o campos dos estudos sobre a historiografia brasileira, tendo como meta a produo de obra de valor cientifico a respeito da Histria da histria no Brasil.

5 Cronograma:

2014 Ja n Participao nas atividades do curso de graduao e psgraduao em Histria Pesquisa das fontes Reviso bibliogrfica Anlise da documentao Participao em evento cientfico X 2015 Ja n Participao nas atividades do curso de graduao e psgraduao em Histria Pesquisa das fontes Reviso bibliogrfica Anlise da documentao Fe v X Ma r X Ab Ma r i X X Ju n X Ju l Ag o X Se Ou t t X X No v X De z Fe v Ma r X Ab Ma r i X X Ju n X Ju l Ag o X Se Ou t t X X No v X De z

X X

X X

X X

X X

X X

X X X

X X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

12

Apresentao da pesquisa em evento cientfico Relatrio dos resultados parciais da pesquisa Relatrio final da pesquisa X X X X X

X X

X 2016 Ja n Fe v X Ma r X Ab Ma r i X X Ju n X Ju l Ag o

Se Ou t t

No v

De z

Participao nas atividades do curso de graduao e psgraduao em Histria Reviso bibliogrfica Anlise da documentao Relatrio final da pesquisa Apresentao dos resultados finais da pesquisa em evento cientfico

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X X X

6 Bibliografia:

ABREU, Capistrano de. O descobrimento do Brasil. So Paulo, Martins Fontes, 1999. ABREU, Capistrano de Captulos de Histria Colonial. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1976, 6 edio. ABREU, Capistrano de. Ensaios e Estudos, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976b. ALONSO, ngela. Ideias em movimento: gerao de 1870 na crise do Brasil Imprio , Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. AMED, Fernando. As cartas de Capistrano de Abreu. So Paulo: Alameda, 2006. ARANTES, Otlia B. Fiori e ARANTES, Paulo Eduardo. Sentido da formao: trs estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lcio Costa. So Paulo: Paz e Terra, 1997. ARANTES, Paulo Eduardo. Providncias de um crtico literrio na periferia do capitalismo. In: ARANTES, Otlia B. Fiori e ARANTES, Paulo Eduardo. Sentido da formao: trs estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lcio Costa. So Paulo: Paz e Terra, 1997. 13

ASSIS, Machado. Crnicas escolhidas, So Paulo: tica, 1993. BANDEIRA, Moniz. Relaes Brasil-EUA no contexto da globalizao, So Paulo: SENAC, 1998. BASTOS, Aurlio Cndido Tavares. A Provncia. So Paulo, Companhia Editora Nacional (Coleo Brasiliana), 1975. BASTOS, Tavares. Males do presente e as esperana do futuro. So Paulo: Companhia editora nacional, 1976. BASTOS, Elide Rugai e MORAES, Joo Quartim de. In: O pensamento de Oliveira Vianna. (orgs.). Campinas/So Paulo: UNICAMP, 1993. BENEVIDES, Maria Victoria Mesquita. O governo Kubitschek: desenvolvimento e estabilidade poltica, RJ, Paz e Terra, 1979. BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturao do Estado e perda de direitos. So Paulo: Cortez, 2003. BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econmico brasileiro: O ciclo ideolgico do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. BLACKBURN, Robin. A construo do escravismo no Novo Mundo. Rio de Janeiro, Record, 2003. BLACKBURN, Robin. A queda do escravismo colonial (1776-1848), Rio de Janeiro, Record, 2002. BONIFCIO, Jos. Apontamentos. Caldeira, Jorge (org). Jos Bonifcio de Andrada e Silva. So Paulo, Editora 34, 2002. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1994, 33 edio. BOTELHO, Andr. Aprendizado do Brasil: a nao em busca dos seus portadores sociais. Campinas/So Paulo: Ed. UNICAMP, 2002. BOTELHO, Andr. Uma sociedade em movimento e sua intelligentsia: apresentao. In: Botelho, A., Boas, Glaucia V. e Bastos, Elide R. In: O moderno em questo: a dcada de 1950 no Brasil , Rio de Janeiro: Topbooks, 2008. BOTELHO, Andr, BOAS, Glaucia V. e BASTOS, Elide R. In: O moderno em questo: a dcada de 1950 no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008. BOTELHO, Andr e SCHWARCZ, L. M (org.). Um enigma chamado Brasil: 29 intrpretes do Brasil, So Paulo: Companhia das Letras, 2009 BOTELHO, Andr. O Brasil e os dias: estado-nao, modernismo e rotina intelectual. Bauru/SP: EDUSC, 2005. BOTTMANN, Denise Guimares. Padres Explicativos na Historiografia Brasileira. 1985. Dissertao (Mestrado em Histria) - Universidade Estadual de Campinas. (mimeografo). BRANDO, Gildo Maral. Linhagens do pensamento poltico brasileiro , So Paulo: Hucitec, 2007. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Crise econmica e reforma do Estado no Brasil: para uma nova interpretao da Amrica Latina, So Paulo: Editora 34, 1996. 14

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Um novo estudo para a Amrica Latina. Novos estudos CEBRAP, n50, So Paulo, 1998. BUENO, Clodoaldo e CERVO, Amado Luiz. Histria da poltica exterior do Brasil. So Paulo: tica, 1995 CALDEIRA, Jorge (org). Jos Bonifcio de Andrada e Silva. So Paulo, Editora 34, 2002. CAMARGO, Aspsia. Apresentao: Diplomacia em alto-mar. Rio de Janeiro: FGV, 2003. CANDIDO, Antonio. Formao da Literatura brasileira , Rio de Janeiro, Ouro sobre azul, 2007, 11 edio. CANDIDO, Antonio. Prefcio. In: Lafeta Joo Luiz. 1930: A crtica e o modernismo. So Paulo: Duas Cidades/34, 2000. CANDIDO, Antonio. Vrios escritos, Rio de Janeiro, Ouro sobre azul, 2004. CANDO, Letcia Bicalho. Democracia: aprendendo a votar. In: PINSKY, Jayme. Histria da cidadania, So Paulo, Contexto, 2001. CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravido no Brasil Meridional , Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. CARVALHO, Jos Murilo. A construo da ordem. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2006, 2 edio. CARVALHO, Jos Murilo (org.). Bernardo Pereira de Vasconcelos (coleo Formadores do Brasil. So Paulo: Editora 34, 1999. CARVALHO, Jos Murilo. O motivo ednico no imaginrio social brasileiro . Rev. bras. Ci. Soc., Out 1998, vol.13, no.38. CARVALHO, Jos Murilo. Os Bestializados. So Paulo, Cia. das Letras, 1987. CARVALHO, Jos Murilo. Pontos e Bordados. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998. CARVALHO, Jos Murilo. O radicalismo poltico no Segundo Reinado. In: Botelho, A. e Schwarcz, L. M. Um enigma chamado Brasil: 29 interpretes do Brasil , So Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp.32-44. CARVALHO, Maria Alice Resende de. O quinto sculo: Andr Rebouas e a construo do Brasil, Rio de Janeiro, REVAN, 1998. CHASIN, Jos. A misria brasileira. Santo Andr/SP, AD. Hominen, 2000. COMBLIN, Joseph. A ideologia de segurana nacional: o poder militar na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980, 3 edio. COMTE, Auguste. Comte (coleo grandes cientistas sociais) / Evaristo de Moraes Filho (Org.). So Paulo: tica, 1978. COSTA SILVA, Albero. Conciliao e reforma no Brasil. In: Mota, Loureno Dantas (org.). Introduo ao Brasil: um banquete nos trpicos. So Paulo: SENAC, 1999. COSTA, Emlia Viotti da. Da Monarquia a Repblica: momentos decisivos . So Paulo, Editora UNESP, 7 edio. 1999. 15

COSTA, Marcos. Para uma nova histria: textos de Srgio Buarque de Hollanda. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2004. COSTA, Wilma Peres. A independncia na historiografia brasileira. In: JANCSO, Istvn (org). Independncia: Histria e Historiografia, So Paulo: Hucitec / FAPESP, 2005. COVRE, Maria de Lourdes Manzini. A fala dos homens: anlise do pensamento tecnocrtico. So Paulo: Brasiliense, 1983. COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil, Rio de Janeiro: DP&A, 2000. COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento poltico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. COUTINHO, Carlos Nelson, Intervenes: o marxismo na batalha das ideias. So Paulo: Cortez, 2006. CUNHA, Vasco Leito da. Diplomacia em alto mar (depoimento CPDOC) , Rio de Janeiro: Fundao Alexandre Gusmo/Editora FGV, 2003. DOLHNIKOFF, Miriam. Projeto para o Brasil. So Paulo, Companhia das Letras, 1998. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. So Paulo, Perspectiva, 2003,18 edio. DANTAS, San Tiago. Poltica Externa Independente. In: Munteal, Oswaldo, Ventapane, Jacqueline e Freixo, Adriano de. O Brasil de Joo Goulart: um projeto de nao. Rio de Janeiro: PUC-RIO/Contraponto, 2006. DEBRUN, Michel. A conciliao e outras estratgias, So Paulo: Brasiliense, 1983. DEL VECCHIO, Um paradoxo do regime militar brasileiro: terror de Estado e processo de distenso poltica no governo Mdici In: Martins Filho, Joo Roberto, O Golpe de 1964 e o Regime Militar: Novas perspectivas, So Carlos/SP: EDUFSCAR, 2006. pp. 129-142. DREYFUSS, Ren Armand. 1964: A conquista do Estado ao poltica, poder e golpe de classe. Petrpolis/RJ: Vozes, 1986. FAORO, Raymundo. Existe pensamento poltico brasileiro? So Paulo, Brasiliense, 1994. FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro , Rio de Janeiro: Globo, 1958. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo, Editora da USP, 1994. FAUSTO, Boris. A revoluo de 1930: historiografia e histria. So Paulo, Brasiliense, 1970. FEIJ, Diogo Antnio. Diogo Antnio Feij / organizao, apresentao e notas de Jorge Caldeira, So Paulo: Editora 34, 1999. FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuio para o estudo de sua formao e desenvolvimento. Petrpolis, Vozes, 1971. FERNANDES, Florestan. A revoluo burguesa no Brasil: ensaio de interpretao sociolgica . So Paulo, Editora Globo, 2006, 5 edio. FERNANDES, Florestan. Circuito Fechado, SP, Hucitec, 1979. FERREIRA, Gabriela Nunes. Centralizao e descentralizao no Imprio: o debate entre Tavares Bastos e visconde de Uruguai. So Paulo: Editora 34 Letras, 1999. 16

FICO, Carlos. O Brasil no contexto da Guerra Fria: democracia, subdesenvolvimento e ideologia do planejamento (1946-1964). In: Mota, C. G. (org.). Viagem incompleta: a experincia brasileira, So Paulo: SENAC, 2000, pp. 163-182. FONSECA, Pedro Cezar Dutra da. Vargas: O capitalismo em construo (1906-1954) , So Paulo: Brasiliense, 1989 FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata , So Paulo: UNESP, 1997, 4 edio. FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. As ideias esto no lugar. In: Cadernos de debate, So Paulo: Brasiliense, 1976, pp. 61-63. FREDERICO, Celso. Sociologia da Cultura: Lucien Goldmann e os debates do sculo XX , So Paulo: Cortez, 2006 FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2006, 5 edio. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal, So Paulo: Global, 2005, 50 edio. FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadncia do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. So Paulo: Global, 2004, 15 edio; GIDDENS, Anthony. As consequncias da modernidade, So Paulo, UNESP, 1991. GIDDENS, Anthony. Poltica, sociologia e teoria social, So Paulo, UNESP, 1998. GIDDENS, Anthony. Modernizao reflexiva: poltica, tradio e esttica na ordem social moderna. So Paulo: UNESP, 1997. GOLDMANN, Lucien. Cincias Humanas e filosofia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1993. GOLDMANN, Lucien. Criao cultural na sociedade moderna: por uma sociologia da totalidade. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1972. GOLDMANN, Lucien. Crtica e dogmatismo na cultura moderna, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1973. GOLDMANN, Lucien. Epistemologia e filosofia poltica. Lisboa, Editorial Presena, 1978. GOMES, ngelo de Castro. Oliveira Vianna: um statemaker na alameda So Boaventura. In: Botelho, A. e Schwarcz, L. M. Um enigma chamado Brasil: 29 intrpretes do Brasil , So Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 144-159. GRAMSCI, Antnio. Cadernos do crcere. Volume 1: Introduo ao estudo da filosofia A filosofia de Benedeto Croce. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. GRAMSCI, Antnio. Cadernos do crcere. Volume 2: Os intelectuais. O principio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. GUIMARES, Renato. Cabanagem: a Revoluo no Brasil, Temas de Cincias Humanas, So Paulo: Livraria Editora Cincias Humanas, 1978, pp. 93-130. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

17

HOBSBAWM, Eric J. Naes e nacionalismo desde 1789: programa, mito e realidade. So Paulo: Paz e Terra, 1990. HOBSBAWM, Eric J. e RANGER, Terence (org.). A inveno das tradies. So Paulo: Paz e Terra, 2002. HOLLANDA, Srgio Buarque. Apologia da histria. In: Costa, Marcos. Para uma nova histria: textos de Srgio Buarque de Hollanda. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2004, pp. 108-111. HOLLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, 26 edio. HOLLANDA, Srgio Buarque. O atual e o inatual em L. Von Ranke. (introduo). In: L. Von Ranke (organizao de Srgio Buarque de Hollanda). So Paulo: tica, 1979. IANNI, Octvio. Pensamento Social no Brasil. Bauru, Edusc, 2005. IANNI, Octvio. Estado e planejamento econmico no Brasil , Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1986, 4 edio. IANNI, Octvio e CARDOSO, Fernando Henrique. Homem e Sociedade. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, 14 edio. IANNI, Octvio. Ideia de Brasil moderno, So Paulo: Brasiliense, 1996, 3 edio. IGLSIAS, Francisco. Histria e Ideologia, So Paulo: Perspectiva, 1971. IGLSIAS, Francisco. Histria e Literatura, So Paulo: Perspectiva, 2009. JAGUARIBE, Hlio. ISEB Um breve depoimento e uma reapreciao crtica . In: Cadernos de Opinio, So Paulo: Brasiliense, 1977, pp. 94-110. JANCSO, Istvn (org). Independncia: Histria e Historiografia , So Paulo: Hucitec/Fapesp, 2005. JASMIN, Marcelo. Alexis de Tocqueville: a historiografia como cincia da poltica . Belo Horizonte/MG: Ed. UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005. 2 edio. KONDER, Leandro. A derrota da dialtica, Rio de Janeiro: Campus, 1988. LAFETA, Joo Luiz. 1930: A crtica e o modernismo. So Paulo: Duas Cidades/34, 2000. LAHUERTA, Milton. Marxismo e vida acadmica: os pressupostos intelectuais da crtica uspiana ao nacional-desenvolvimentismo. In: Botelho, A., Boas, Glaucia V. e Bastos, Elide R. In: O moderno em questo: a dcada de 1950 no Brasil, Rio de Janeiro: Topbooks, 2008. LATTMAN-WELTMAN, Fernando. A poltica domestica: Afonso Arinos e o colapso da democracia em 1964. Rio de Janeiro: FGV, 2005. LEITE, Dante Moreira. O carter nacional brasileiro, So Paulo, UNESP, 2002, 6 edio. LIMA, Hermes. Significao do Nacionalismo. In: O pensamento nacionalista e os Cadernos de nosso tempo. Seleo e introduo de Simon Schwartzman. Braslia: Editora Universidade de Braslia. 1981. LIMA, Oliveira. O imprio brasileiro (1822-1889). Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1986. 18

LOSURDO, Domenico. Contra-Histria do liberalismo, Aparecida, SP, Ideias & Letras, 2006. LOSURDO, Domenico. Democracia ou bonapartismo, Rio de Janeiro: Ed. UFRJ e So Paulo: UNESP, 2004. LOSURDO, Domenico. Hegel, Marx e a tradio liberal: liberdade, igualdade e Estado , So Paulo: UNESP, 1998. LOWY, Michel, As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento, So Paulo: Cortez, 1998. LOWY, Michel e NYR, Sami. Lucien Goldmann ou a dialtica da totalidade . So Paulo, Boitempo, 2008. LUKCS, Georg. Ensaios sobre a literatura, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1965. LUKCS, Georg. Histria e conscincia de classe. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MANENT, Pierre. Histria intelectual do liberalismo: dez lies, Rio de Janeiro: Imago, 1990. MANNHEIM, Karl. Mannheim: sociologia. So Paulo: tica, 1982. MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1967. MANNHEIM, Karl. Sociologia da cultura, So Paulo: Perspectiva, 2008. MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionrios da mente. Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Amricas, 1660-1860. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. MARTINS, Carlos Estevam. A evoluo da poltica externa brasileira (1964-1974). So Paulo, Novos Estudos CEBRAP, n. 12, 1975. MARTINS FILHO, Joo Roberto, O Golpe de 1964 e o Regime Militar: novas perspectivas , So Carlos/SP: EDUFSCAR, 2006. MARX, Karl. Prefcio de 1859. In: Para a crtica da economia poltica: Marx (Os pensadores), So Paulo: Nova Cultural, 1996 (Crculo do Livro). MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alem: crtica da mais recente filosofia alemo em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner e do socialismo alemo em seus diferentes profetas (1845-1846), So Paulo: Boitempo, 2007 MATTOS, Ilmar R. O tempo Saquarema. So Paulo: Hucitec, 2004. MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. Belo Horizonte/MG: Oficina de Livros, 1989. MELO, Wanderson Fabio. Institucionalizao e modernizao: o debate no Senado Federal entre Fernando Henrique Cardoso e Roberto de Oliveira Campos (1983-1989). Programa de Estudos Ps-Graduados, Doutorado em Histria, PUC de So Paulo, 2009. MELLO, Joo Manuel C. de. e NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: Schwarcz, Lilia M.(org.). Histria da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contempornea (Coordenao geral da coleo Fernando Antonio Novais) , So Paulo: Companhia das Letras, 1998, volume 4. MELLO, Jos Octvio de Arruda. Cristianismo e diplomacia: no Brasil contemporneo. Mossor/Rio Grande do Norte: Fundao Ving-Um Rosado, 1998. 19

MENEZES, Adolpho Justo Bezerra de. sia, frica e a poltica externa independente no Brasil , Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1961. MENDES, Candido. Memento dos vivos: a esquerda catlica , Rio de Janeiro: Templo Brasileiro, 1966. MSZROS, Istvn. O poder da ideologia, So Paulo: Ensaio, 1996. MSZROS, Istvn. Estrutura social e formas de conscincia: a determinao social do mtodo. So Paulo: Boitempo, 2009. MICHELET, Jules. O Povo. So Paulo, Martins Fontes, 1988. MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual. Traduo Antonio Ianni Segatto. Araraquara: Laboratrio Editorial/FCL/UNESP; So Paulo: Cultura Acadmica Editora, 2004. MOORE JR, Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia: senhores e camponeses na construo do mundo moderno, Lisboa: Cosmos, 1967. MOTA, Carlos Guilherme. A ideia de Revoluo (1789-1801): estudo das formas de pensamento, SP, Cortez, 1989. MOTA, Carlos Guilherme. A ideologia da cultura brasileira (1933-1974), SP, tica, 1980. MOTA, Carlos Guilherme. (org.) Viagem incompleta: a experincia brasileira, So Paulo: SENAC, 2000. MOTA, Loureno Dantas (org.) Introduo ao Brasil: um banquete nos trpicos . So Paulo: SENAC, 1999. MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte/MG: Autntica, 2006. MUNTEAL, Oswaldo, VENTAPANE, Jacqueline e FREIXO, Adriano de. O Brasil de Joo Goulart: um projeto de nao. Rio de Janeiro: PUC-RIO/Contraponto, 2006. NABUCO, Joaquim. Um estadista do Imprio. Rio de Janeiro, Topbooks, 1997, 5 edio. NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. Rio de Janeiro, Topbooks, 1993. NETTO, Jos Paulo. Em busca da contemporaneidade perdida: a esquerda brasileira no ps-64. In: Mota, C. G. (org.). Viagem incompleta: a experincia brasileira , So Paulo: SENAC, 2000, pp.219-245. NETTO, Jos Paulo. Portugal: do fascismo revoluo. Porto Alegre/RS: Mercado Aberto, 1986. NOGUEIRA, Marco Aurlio. As desventuras do liberalismo: Joaquim Nabuco, a monarquia e a repblica, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. NOVAIS, Fernando. Aproximaes: ensaios de histria e historiografia , So Paulo: Cosac Naify, 2005. NOVAIS, Fernando e ARRUDA, Maria Armindo do Nascimento. Apresentao: revisitando intrpretes do Brasil. In: Dossi Intrpretes do Brasil anos 30, Revista USP, N 38, jun/jul/ago de 1998. ODALIA, Nilo. As formas do mesmo: ensaios sobre o pensamento historiogrfico de Varnhagen e Oliveira Vianna, So Paulo: UNESP, 1997. 20

OLIVEIRA, Francisco de. Aves de arribao: a migrao dos intelectuais. In: Revista Lua Nova, volume 2 / Nmero 3 / outubro-dezembro de 1985. So Paulo: Brasiliense, 1985. OLIVEIRA, Francisco de. Crtica razo dualista: O ornitorrinco, So Paulo: Boitempo, 2003. OLIVEIRA, Francisco de. A navegao venturosa: ensaios sobre Celso Furtado , So Paulo, Boitempo, 2003a. PEIXOTO, Antonio Carlos. Exrcito e poltica no Brasil: uma crtica dos modelos de interpretao. In: Rouqui, A. (org.) Os partidos militares no Brasil, Rio de Janeiro: Record, 1980. pp. 27-42.

PINHEIRO Filho, F. A. A inveno da ordem: intelectuais catlicos no Brasil. Revista Tempo Social. vol.19/ n 1, So Paulo: 06/2007.
PINSKY, Jayme e PINSKY, Carla Bassanezi. Histria da cidadania, So Paulo, Contexto, 2001. PRADO Jr., Caio. Formao do Brasil Contemporneo, So Paulo: Brasiliense, 1996. PRADO Jr., Caio. Histria econmica do Brasil, So Paulo: Brasiliense, 1980, 25 edio. PRADO Jr., Caio. Evoluo poltica do Brasil, So Paulo, Brasiliense, 2006, 21 edio. RAGO FILHO, Antonio. Os gestores do capital atrfico . Programa de Estudos Ps-Graduados, Doutorado em Histria, PUC de So Paulo, 1998. REGO, Walquiria G. Domingues Leo. Tavares Bastos e Oliveira Vianna: contraponto. In: BASTOS, Elide Rugai e MORAES, Joo Quartim de. In: O pensamento de Oliveira Vianna. (orgs.). Campinas/So Paulo: UNICAMP, 1993. REGO, Walquiria G. Domingues Leo. Tavares Bastos: um liberalismo descompassado. Revista da USP / n 17 / maro-abril-maio de 1983. REGO, Walquiria G. Domingues Leo RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: o sentido da formao do Brasil . So Paulo, Companhia das Letras, 1996. RICUPERO, Bernardo. Sete lies sobre as interpretaes do Brasil, So Paulo, Alameda, 2007. RODRIGUES, Jos Honrio. A luta metodolgica e ideologia. Joo Pessoa/PB: Editora Universitria UFPB, 1981. RODRIGUES, Jos Honrio. A pesquisa histrica no Brasil , So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1982, 4 edio. RODRIGUES, Jos Honrio. Apresentao as obras de Capistrano de Abreu, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1976a. RODRIGUES, Jos Honrio. Aspiraes Nacionais: interpretao histrico-politica . Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1970, 4 edio. RODRIGUES, Jos Honrio. Brasil e frica: outros horizontes. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. RODRIGUES, Jos Honrio. Conciliao e Reforma no Brasil: um desafio histrico-poltico . Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1965. 21

RODRIGUES, Jos Honrio. Discurso de posse na Academia Brasileira de Letras (5 de dezembro de 1969, Rio de Janeiro: ABL, (mimeografo), 1969, pp. 178-212. RODRIGUES, Jos Honrio. Ensaios livres, So Paulo: Imaginrio, 1991. RODRIGUES, Jos Honrio. Filosofia e histria, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria combatente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria corpo do tempo, So Paulo: Perspectiva, 1976. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria diplomtica do Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria da Histria do Brasil. (Historiografia colonial volume 1). So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1988. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria da Histria do Brasil . (Historiografia conservadora volume 1/tomo 1). So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1988a. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria da Histria do Brasil. (A metafsica do latifndio o ultrareacionrio Oliveira Vianna volume 1/tomo 2). So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1988b. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria Viva, So Paulo: Global, 1985. RODRIGUES, Jos Honrio. Interesse Nacional e poltica externa , Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. RODRIGUES, Jos Honrio. Independncia: revoluo e contra-revoluo . Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1975. RODRIGUES, Jos Honrio. Introduo In: Bastos, Tavares. Males do presente e as esperana do futuro. So Paulo: Companhia editora nacional, 1976b. RODRIGUES, Jos Honrio. Notcia de Varia Histria. Rio de Janeiro, Livraria So Jos, 1951. RODRIGUES, Jos Honrio. O Continente do Rio Grande, So Paulo, Brasiliense, 1986a. RODRIGUES, Jos Honrio. Tempo e Sociedade. Petrpolis, Vozes, 1986. RODRIGUES, Jos Honrio. Teoria da Histria do Brasil: introduo metodolgica , So Paulo: Companhia editora nacional, 1978. RODRIGUES, Jos Honrio. Vida e Histria. So Paulo, Perspectiva, 1986b. RODRIGUES, Leda Boechat e MELLO, Jos Octvio de Arruda. Um historiador na trincheira. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1994. ROUQUI, A. (org.) Os partidos militares no Brasil, Rio de Janeiro: Record, 1980. ROUX, Alain. Guerras do pio e a impotncia do Imprio , In: Le Monde Diplomatique, Edio brasileira, ano 5, n 57, outubro/2008. (verso eletrnica). SANTOS, Wanderley Guilherme dos Santos. Ordem burguesa e liberalismo poltico. So Paulo, Duas Cidades, 1978. SANTOS, Wanderley Guilherme dos Santos. Paradoxos do liberalismo: teoria e histria , So Paulo: Vrtice, 1988. 22

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984. SCHWARCZ, Lilia M.(org.). Histria da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contempornea (Coordenao geral da coleo Fernando Antonio Novais) , So Paulo: Companhia das Letras, 1998, volume 4. SCHWARTZMAN, Simon. (org.) O pensamento nacionalista e os Cadernos de nosso tempo. Braslia: Editora Universidade de Braslia. 1981. SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literria e processo social nos incios do romance brasileiro. So Paulo: Duas Cidades/34, 2000. SCHWARZ, Roberto. Que horas so? (ensaios). So Paulo: Companhia das Letras, 1993. SERRANO, Carlos e WALDMAN, Maurcio. Memria Dfrica. So Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Luiz Fernando da. Pensamento social brasileiro: marxismo acadmico entre 1960 e 1980. So Paulo: Coraes e Mentes, 2003. SILVA, Ricardo. Histria intelectual e teoria poltica . In: Revista de sociologia e poltica (Curitiba). V. 17, n 34, outubro de 2009 SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo. So Paulo: Paz e Terra, 2000. SKINNER, Quentin. As fundaes do pensamento poltico moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SMALLMAN, Shawn C. A profissionalizao da violncia extralegal das Foras Armadas no Brasil (1945-1964). In: CASTRO, Celso e IZECKSOH, Vitor (org.) Nova histria militar brasileira. Rio de Janeiro: FGV, 2004. SOARES, Glucio Ary Dillon. A democracia interrompida. Rio de Janeiro: FGV, 2001. SODR, Nelson W. Razes histricas do nacionalismo brasileiro. In: Munteal, Oswaldo, Ventapane, Jacqueline e Freixo, Adriano de. O Brasil de Joo Goulart: um projeto de nao . Rio de Janeiro: PUC-RIO/Contraponto, 2006. SOUZA, Jess. A modernizao seletiva: uma reinterpretao do dilema brasileiro , Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 2000. TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na Amrica. Belo Horizonte, Itatiaia, 1977, 2 edio. TOLEDO, Caio Navarro. ISEB: fbrica de ideologias, So Paulo, tica, 1977. TOLEDO, Caio Navarro (org.). Intelectuais e poltica no Brasil, Rio de Janeiro, Revan, 2005. TOLEDO, Caio Navarro. Teoria e ideologia na perspectiva do ISEB. In: Moraes, Reginaldo e Vera B. Ferrante (org.) Inteligncia brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1986. VALE, Antnio Marques, O ISEB, os intelectuais e a diferena: um dilogo teimoso na educao, So Paulo, UNESP, 2006. VARNHAGEN, Francisco Adolfo. Histria Geral do Brasil, Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1962.

23

VASCONCELOS, Bernardo Pereira. Discursos na Cmara dos deputados. In: Bernardo Pereira de Vasconcelos (Coleo Formadores do Brasil). Jos Murilo de Carvalho (org.). So Paulo: Editora 34, 1999. VIANNA, Francisco Jos de Oliveira. O Ocaso do Imprio, (Introduo e apresentao Jos Murilo de Carvalho), Rio de Janeiro: ABL, 2006, 3 edio. VIANNA, Francisco Jos de Oliveira. Populaes meridionais do Brasil, Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1952, 5 edio, volume 1. VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Regime Militar brasileiro e sua poltica externa. In: Martins Filho, Joo Roberto, O Golpe de 1964 e o Regime Militar: Novas perspectivas , So Carlos/SP: EDUFSCAR, 2006. pp. 143-159. VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Relaes internacionais do Brasil: de Vargas a Lula. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2008, 3 edio. VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Relaes internacionais e desenvolvimento: o nacionalismo e a poltica externa independente (1951-1964). Petrpolis/RJ: VOZES, 1995. VOVELLE, Michel. Jacobinos e Jacobinismo. Bauru/SP, EDUSC, 2000. WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982, 5 edio. WEFFORT, Francisco Correia. Formao do pensamento poltico brasileiro: ideias e personagens, So Paulo: tica, 2006. WEFFORT, Francisco Correia. O populismo na poltica brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. WEHLING, Arno. Estado, Histria e Memria: Varnhagen e a construo da identidade nacional, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. WERNECK VIANNA, Luiz. Liberalismo e sindicato no Brasil, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. WERNECK VIANNA, Luiz. A revoluo passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro, Revan, 1997, 2 edio. WERNECK VIANNA, Luiz. O pensar e o agir Lua Nova (cedec). n 54 / So Paulo: Cedec, 1998. WERNET, Augustin. O perodo regencial, So

24

Das könnte Ihnen auch gefallen