Sie sind auf Seite 1von 2

A freqncia com que o leo deve ser trocado depende principalmente das condies de trabalho e da quantidade usada.

importante verificar periodicamente o nvel de leo atravs da vareta de medio. Se a temperatura do rolamento no exceder 50C e se no houver contaminao, normalmente ser suficiente uma troca anual. A relao abaixo fornece vrias opes de leos apropriados disponveis no mercado:

LEO PARA ROLAMENTOS


FABRICANTE CASTROL ESSO MOBIL OIL IPIRANGA PETROBRS SHELL TEXACO BARDAHL AT 3.000 RPM HYSPIN AWS 68 NUTO H 68 HIDRAULIC AW 68 IPITUR AW 68 HR 68 EP TELLUS 68 RANDO HD 68 MA 20 ACIMA 3.000 RPM HYSPIN AWS 46 NUTO H 46 HIDRAULIC AW 46 IPITUR AW 46 HR 46 EP TELLUS 46 RANDO HD 46 MA 15

BOMBAS AUTO-ESCORV ANTES SRIE AE PARA GUA SERVIDA


Tem as mesmas caractersticas da Bomba TA-13, com o diferencial que recomenda-se sua utilizao para lquidos com presena de slidos dissolvidos ou pequenas partculas (no superior a 5 mm de dimetro) em suspenso. OBS.: Na instalao no requer vlvula de p, porm se faz necessrio a utilizao de um ralo para evitar a entrada de partculas maiores e provocar entupimento.

ANOTAES

MANUAL DE INSTALAO
BOMBAS CENTRFUGAS
AT E N O : P R O C U R E E N T R E G A R A I N S TA L A O D E S U A B O M B A A U M B O M PROFISSIONAL NO RAMO.

ATENO: A BOMBA SAI DA FBRICA SEM LEO. NECESSRIO COLOCAR LEO (conforme relao acima) ANTES DE FUNCION-LA.

BOMBAS AUTO-ASPIRANTE - TA 13
Sua aplicao bsica est na captao de gua em locais prximos de praias, rios, lagos e lagoas, sendo que para seu perfeito funcionamento, exige uma nica operao de escorva logo aps sua instalao. OBS.: No requer vlvula de p, a mesma vem incorporada na bomba.

BOMBAS TRATORIZADA SRIE RL-33T


APLICAES A alta tecnologia aplicada no conjunto Bomba Tratorizada com transmisso direta, o equipamento que acaba com todos os problemas de sua lavoura. Montada sobre uma plataforma, o equipamento facilmente adaptvel ao 3. ponto do trator. Permitindo transporte e manejo mais rpidos. 1 - UNIO 2 - CURVA LONGA 90 3 - TUBULAO DE SUCO 4 - VLVULA DE P 5 - REGISTRO 6 - VLVULA DE RETENO 7 - TUBULAO DE RECALQUE 8 - BOMBA CENTRFUGA 9 - MOTOR ELTRICO

1 - MOTOR ELTRICO 2 - BOMBA AUTO-ASPIRANTE 3 - UNIO 4 - CURVA LONGA 90 5 - TUBULAO DE SUCO 6 - TE 7 - COTOVELO 90 8 - BUJO 9 - TUBULAO DE RECALQUE 10 - REGISTRO A - POOS DE PONTEIRA B - POOS DE TUBULAO

INSTALAO: Estando a bomba fixada em sua base e o poo de suco j aberto e encamisado, comece a montagem da tubulao pelo lado da suco. interessante que sejam colocados pequenos alongadores de tubulao (cerca de 10 cm) com unio roscada entre os bocais da bomba e as tubulaes.

CUIDADOS DE MANUTENO PREVENTIVA:


- Verificar peridicamente o nvel do leo. - Troca de leo - Recomenda-se fazer a 1. troca aps 100 horas de trabalho, para retirar possveis impurezas. Demais trocas a cada 500 horas. - Tipo de leo recomendado na caixa de transmisso: leo Petrobrs TRM-5 90 (4 litros) ou similar. - Lubrificar cruzetas do cardan, quando utilizado. - Aproximadamente a cada 2000 horas de trabalho, trocar os rolamentos da caixa de transmisso. - Nunca colocar em funcionamento as Bombas Tratorizadas THEBE com gaxetas grafitadas de vedao totalmente apertadas. As gaxetas devem estar totalmente abertas, para evitar a queima da mesma. Aps o incio do trabalho, apert-las at que se obtenha um gotejamento no eixo. No deixar que a bomba faa a suco de ar, para evitar cavitao. Instalar sempre vlvulas de reteno em locais de desnvel acentuado para no ocorrer o GOLPE DE ARIETE. Cuidado na instalao da vlvula de p para que no haja sujeira. Em caso de ficar bastante tempo sem utilizao, recomenda-se lubrificar a bomba, internamente, com leo.

INSTRUES GERAIS PARA INSTALAO HIDRULICA:


1 - Instale a sua bomba o mais prximo possvel da fonte de gua, em uma base slida de altura ligeiramente acima do solo e bem nivelada para garantir perfeito alinhamento do conjunto bomba-motor. 2 - No exponha sua bomba ao do tempo. Proteja-a das intempries (sol, chuva, poeira, etc.). 3 - Mantenha espao suficiente para ventilao e fcil acesso para manuteno. 4 - Nunca reduza a bitola de suco ou recalque da bomba. Utilize sempre tubulao com bitola igual ou maior que a dos bocais da bomba. 5 - Utilize o mnimo possvel de conexes na instalao. Prefira curvas em lugar de joelhos. 6 - Recomenda-se o uso de unies roscadas nas tubulaes de suco e recalque. Elas devem ser instaladas prximas bomba para facilitar as operaes de montagem e desmontagem. 7 - Faa a vedao de todas as conexes com vedante apropriado (fita teflon ou similar). 8 - Instale a tubulao de suco com um pequeno declive no sentido da bomba para o local de captao (conforme figura). 9 - Use sempre vlvula de fundo de poo (de p) com bitola maior que a da tubulao de suco da bomba. 10 -Instale a vlvula ou injetor no mnimo 30 cm acima do fundo e sempre no centro do poo.

APS A INSTALAO: Com as instalaes eltrica e hidrulica j concludas e verificadas, solte o tubo de recalque e faa a escorva da bomba. Aps a escorva, conecte definitivamente o tubo de recalque e d partida no motor. A bomba gastar alguns minutos para expelir todo o ar presente na tubulao de suco e ento efetuar a elevao da gua at o ponto de aplicao da descarga. Se o equipamento permanecer inativo por muito tempo, recomendamos completar o volume de gua da carcaa (em conseqncia de eventual evaporao).

thebe Bombas Hidrulicas Ltda.


Av. Manoel Gomes Casaca, 840 - Parque Industrial - Caixa Postal, 72 - FONE: (19) 3641-9100 - Fax: (19) 3641-5555 CEP 13880-970 - Vargem Grande do Sul-SP - http://www.thebe.com.br - E-mail: thebe@thebe.com.br

NUNCA DEIXE A BOMBA TRABALHAR A SECO

11- Nunca deixe que a bomba sustente sozinha o peso das tubulaes de suco e recalque. Faa suportes para apoi-las. 12- Instale uma vlvula de reteno na tubulao de recalque prxima bomba, quando o desnvel for superior a 15 m. 13 - Antes de conectar a tubulao de recalque

escorve a bomba (encha completamente com gua limpa o corpo e a tubulao de suco da bomba). 14 - Verifique toda a instalao hidrulica e eltrica antes de colocar a sua bomba em funcionamento. 15- Para realizar a instalao eltrica com segurana; leia atentamente as instrues abaixo:

INSTRUES DE INSTALAO E OPERAO


01 - Observaes Iniciais: Medir a profundidade do poo e verificar o comprimento dos canos a serem instalados, observando se a submergncia do injetor suficiente. Isto , o injetor deve ser instalado a uma profundidade maior que a mnima indicada no catlogo. 02 - Encanamento no poo: Utilize canos das mesmas medidas das aberturas correspondentes do injetor, nunca menores. A tabela seguinte indica as aberturas de cada modelo do injetor e portanto os dimetros dos canos a serem utilizados. A operao eficiente de uma bomba injetora, depende fundamentalmente da perfeita vedao dos encanamentos no interior do poo. Sempre que possvel utilize canos novos ou com rscas novas, limpas e sem batidas.Use pasta de vedao de boa qualidade, evitando uso de estopa com zarco ou tinta. Uma braadeira permanente deve suportar o encanamento na boca do poo. MODELO DO INJETOR J / TJ PJ / TPJ
ABERTURAS SUCO PRESSO

05 - Regulagem do registro de controle: O registro de controle tem duas finalidades: primeira, a de no permitir que a bomba tire mais gua do que o poo fornece; segunda, a de manter uma presso no corpo da bomba para acionar o injetor. Abrindo demais o registro de controle, a presso no corpo ser insuficiente para fazer a gua passar pelo injetor e subir no tubo de suco at atingir o nvel onde a bomba pode faz-la recircular.

02- Aquecimento excessivo do motor: a) Ligao eltrica errada, ou voltagem baixa. b) Rotao imprpria - verificar freqncia da rede e do motor. c) Presso na descarga da bomba, baixa demais. d) Rotor esfregando - ajustar eixo da bomba ou rotor. 03 - Motor funciona mas a bomba no apresenta vazo: a) Bomba mal escorvada. b) Injetor entupido introduzido na areia ou na lama. c) Injetor fora dgua. d) Registro de controle aberto demais. e) Vazamento dos canos do poo ou vlvula de p. 04 - Perda de escorvamento: a) Registro de controle aberto demais. b) Entrada de ar no cano de suco.

c) Injetor fora dgua. d) gua do poo gasosa. e) Vlvula de p vazando. f) Necessidade de vlvula de presso. 05 - Vazo baixa: a) Rotao baixa por receber voltagem errada ou insuficiente, sentido de rotao invertido. b) Injetor, vlvula de p ou rotor entupido. c) Vazamento no cano de suco ou gua do poo gasosa. d) Levantamento ou suco excessiva, ou nvel do poo baixando. 06 - Presso baixa: a) Rotao baixa por receber voltagem errada ou insuficiente, sentido de rotao invertido. b) Entupimento do rotor ou do injetor. c) Vazamento.

NUNCA LIGUE A BOMBA ANTES DE ESCORV-LA.

INSTRUES GERAIS PARA INSTALAO ELTRICA:


1 - EVITE ACIDENTES: Verifique a tenso em que ser feita a ligao. 2 - Cuidado na escolha dos fios para a instalao da sua bomba (ver tab. abaixo). A bitola dos fios depender da potncia do motor, da voltagem da rede eltrica e da distncia do conjunto bomba-motor at o quadro de distribuio. Em caso de dvida, pea orientao a um tcnico. 3 - O esquema de ligao, impresso na placa de identificao do motor, orienta a correta ligao dos terminais rede eltrica de acordo com a tenso disponvel no local. 4 - obrigatrio a instalao de fusveis e chave de partida (proteo), com contadora e rel de sobrecarga e falta de fase para maior segurana de seu motor eltrico. 5 - A bomba nunca deve ser ligada em ramais secundrios ou tomadas, e as emendas de fios devem ser evitadas (quando necessrias, os fios devem ser muito bem atados e isolados). A bitola do fio deve ser mantida constante desde o quadro de energia at o motor eltrico. 6 - Cuidado com o sentido de rotao do motor das bombas com o motor trifsico. Observe o sentido indicativo da rotao e corrija o mesmo, se necessrio, invertendo a ligao de uma das fases. 7 - obrigatrio o correto aterramento do motor eltrico da bomba. 8 - Quando for necessrio o uso de chave - bia, siga as instrues de instalao do fabricante da mesma.

PARA OBTER O PONTO DE RENDIMENTO MXIMO


5.1 - Ligue a bomba com o registro fechado. Aps alguns segundos o manmetro deve acusar uma presso mxima. 5.2 - Abra gradualmente o registro, notando que a presso indicada no manmetro baixar conforme a abertura do registro. Continue abrindo o registro at notar uma queda sbita no ponteiro, acompanhada de uma perda de vazo. Feche rapidamente, anotando este ponto de queda no manmetro. 5.3 - Repita a instruo acima at verificar o ponto e finalize fechando gradativamente o registro at que o ponteiro alcance uma presso de 2 a 3 libras acima do ponto de queda. 5.4- Deixe a bomba funcionar durante 15 a 30 minutos. Se a bomba parar de bombear, escorve-a novamente e regule o registro um pouco mais fechado. 5.5 - Regulado o registro de controle, faa uma marca indicando a posio para abertura. Feche-o e complete a ligao da descarga da bomba. Quando a ligao estiver pronta, abra o registro at a marca feita anteriormente. 5.6 - Nas instalaes em que a altura manomtrica de descarga muito pequena, falta presso de retorno para o acionamento do injetor. Para que isso no ocorra, necessrio que seja instalada na sada da bomba, uma vlvula de presso.

BOMBAS MANCALIZADAS
So bombas de mdio ou grande porte, dotada de mancais de rolamentos. Os rolamentos devem ser lubrificados para evitar contato metlico entre os corpos rolantes e tambm para proteger os mesmos contra corroso e desgaste. As propriedades dos lubrificantes deterioram-se em virtude de envelhecimento e trabalho mecnico, razo pela qual devem ser completados e trocados periodicamente. GRAXA: A graxa deve ser sempre base de ltio. Apresentamos abaixo uma relao de fabricantes de graxa e seus respectivos produtos. Embora os produtos sejam equivalentes, desaconselhamos que sejam misturados entre si por ocasio de relubrificao.

1 1/4 1 1/2

1 1 1/4

BOMBAS INJETORAS
1 - UNIO 2 - CURVA LONGA 90 3 - TUBULAO DE SUCO 4 - TUBULAO DE PRESSO (retorno) 5 - INJETOR 6 - REGISTRO DE CONTROLE 7 - TUBULAO DE RECALQUE 8 - BOMBA CENTRFUGA INJETORA 9 - Y COM PLUG 10 - MANMETRO 11 - MOTOR NOTA: Mesmo que use tubos de plsticos, as conexes devem ser roscadas.

03- Assentamento da bomba: A distncia entre a boca do poo e a bomba deve ser a menor possvel, evitando-se ultrapassar 4 metros. Em caso onde esta distncia superar por pouco os 4 metros, utilize encanamentos de maior dimetro, com pequena cada para o poo. As unies utilizadas entre o encanamento do poo e as aberturas da bomba devem ser de boa qualidade e com assento de bronze. Na descarga da bomba, instale o registro de controle. Sempre que possvel, a bomba deve ser instalada sobre base apropriada e nivelada. 04 - Escorvamento e partida: Preencha com gua pela tubulao de descarga (para tanto recomendamos a instalao de um Y com plug) o encanamento do poo e o corpo da bomba. Feche o registro de controle e acione a bomba. Se aps 30 segundos o manmetro no registrar presso, desligue a bomba e repita a operao de escorvamento. Uma vez atingida a presso, regule o registro de controle.

INTERVALO DE RELUBRIFICAO COM GRAXA EM HORAS DE FUNCIONAMENTO ROLAMENTO 6202 C-3 6302 C-3 6303 C-3 6305 C-3 3.500 RPM 10.000 h 10.000 h 9.000 h 7.500 h 4.200 h 200 h 9.000 h 500 h 450 h 4.000 h 3.500 h 1.750 RPM

ESPECIFICAO DE GRAXA FABRICANTE ATLANTIC CASTROL ESSO IPIRANGA MOBIL PETROBRS SHELL TEXACO SKF GRAXA LITHOLINE GREASE LM2 BEACON 2 ISAFLEX 2 GREASE MP LUBRAX GMT3 ALVANIA R3 MULFAK 2 GS 265

6309 C-3 3309 C-3 3310 C-3 NU210 KC-3 NU211 KC-3

POSSVEIS DIFICULDADES DE OPERAES E SUAS CAUSAS


01- Motor sem partida: a) Ligao eltrica aberta ou fusveis queimados. b) Ligao do motor em desacordo com a voltagem. c) Ligao eltrica solta ou inadequada.

ATENO: O excesso ou falta de graxa trar danos ao rolamento.

LEO: Os leos para a lubrificao de rolamentos devem ser leos minerais refinados com solventes.

Das könnte Ihnen auch gefallen