Sie sind auf Seite 1von 6

Aviso de abertura do exerccio de avaliao das Unidades de I&D 2013

Aviso de abertura do exerccio de avaliao das Unidades de I&D 2013


A. mbito e objetivos do exerccio de avaliao
A Fundao para a Cincia e a Tecnologia I.P. (FCT), nos termos do art. 12. do Decreto-lei n. 125/99, de 20 de Abril, da alnea f) do n. 2 do art. 3. do Decreto-lei n. 55/2013, de 17 de Abril, que aprovou a lei orgnica da Fundao para a Cincia e Tecnologia I.P., e da alnea h) do art. 21. da Lei n. 3/2004, de 15 de Janeiro, republicada pelo Decreto-lei n. 5/2012, de 17 de Janeiro, e alterada pelo Decreto-lei n. 123/2012, de 20 de Junho, vai proceder avaliao das unidades de investigao cientfica e de desenvolvimento tecnolgico nacionais, incluindo as unidades de I&D que, nos termos do Decreto-lei n. 125/99, de 20 de Abril, beneficiam do estatuto de laboratrio associado, segundo os mais rigorosos padres internacionais. No mbito deste exerccio de avaliao aceita-se a diversidade como factor de enriquecimento e desenvolvimento coerente do Sistema Cientfico e Tecnolgico Nacional (SCTN) e encorajam-se modelos de organizao eficazes, que assegurem um aproveitamento racional dos recursos e das infraestruturas e que reforcem a competitividade de Portugal no espao europeu de investigao. Para tal as unidades podem optar por manter a composio e organizao atualmente existente ou reorganizar-se na configurao mais adequada prossecuo dos seus objetivos estratgicos. Esta reorganizao tambm pode incluir a criao de novas unidades de investigao, a fuso ou a extino de unidades existentes.

AVISO DE ABERTURA DO EXERCCIO DE AVALIAO DAS UNIDADES DE I&D 2013

B. Critrios de avaliao
Os critrios de avaliao a utilizar neste exerccio de avaliao so os seguintes: A. B. C. D. E. Produtividade e contributo para o Sistema Cientfico e Tecnolgico Nacional; Mrito cientfico e tecnolgico da equipa de investigao; Mrito cientfico e carcter inovador do programa estratgico; Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade oramental. Impacto da produo cientfica, tecnolgica e cultural.

As unidades de I&D a financiar devem: Demonstrar uma produo cientfica de reconhecido mrito por padres internacionais; Apresentar a massa crtica adequada prossecuo dos seus objetivos; Promover a utilizao racional de infraestruturas, de meios tcnicos e de recursos humanos; Sempre que adequado, apresentar uma estratgia que contemple a contribuio para a diferenciao, competitividade e criao de riqueza na regio em que se integram; Contribuir para as atividades de disseminao e transferncia do conhecimento e da tecnologia.

A aplicao dos critrios de avaliao feita de acordo com o previsto no Guio de Avaliao, no qual so estabelecidos os parmetros e a ponderao relativa de cada critrio e a grelha de classificao, levando em conta o perfil especfico da(s) unidade(s) de I&D, nomeadamente no que se refere s vertentes de investigao fundamental, aplicada ou de desenvolvimento experimental.

C. Fases da avaliao e classificao


A avaliao realizada por painis de avaliao organizados por reas cientficas, compostos por avaliadores de mrito e competncia internacionalmente reconhecidos, provenientes de instituies estrangeiras. O processo de avaliao compreende duas fases:

A primeira fase tem como resultado a atribuio, com base nos relatrios de avaliao de consenso, das classificaes de Bom, Razovel e Insuficiente. A segunda fase tem como resultado a atribuio, com base nos relatrios finais de avaliao, das classificaes Excecional,, Excelente, Muito Bom, Bom, Razovel ou Insuficiente.

AVISO DE ABERTURA DO EXERCCIO DE AVALIAO DAS UNIDADES DE I&D 2013

D. Unidades de I&D a apoiar


As unidades de I&D com classificao igual ou superior a Bom beneficiam de financiamento de base, calculado de acordo com as regras estipuladas no Regulamento. As unidades de I&D classificadas como Excecional, Excelente e Muito Bom podem beneficiar de financiamento estratgico em funo da proposta do painel de avaliao com base no programa estratgico apresentado. As unidades de I&D a apoiar sero financiadas por fundos nacionais e, quando aplicvel, por fundos comunitrios no mbito do Quadro Estratgico Comum da Unio Europeia para 2014-2020.

E. Processo de submisso de candidaturas a avaliao


O processo de submisso avaliao envolve os seguintes momentos: 1. Registo da unidade de I&D no sistema de informao da FCT, sendo possvel: a) Manter a unidade de I&D, sem prejuzo do seu mbito de investigao ou dimenso poderem ser alterados, b) Criar novas unidades de I&D, incluindo a fuso de unidades existentes ou c) Extinguir a unidade de I&D, podendo os investigadores ser integrados nas unidades existentes ou participar nas unidades a criar. No registo solicitada a indicao dos membros integrados da equipa de investigao da unidade de I&D. 2. Preenchimento do formulrio Aps concludo o registo da unidade de I&D, disponibilizado o acesso ao formulrio para submisso avaliao. O formulrio preenchido em lngua inglesa e organizado em duas partes: Uma parte A, relativa aos principais resultados alcanados e indicadores de desempenho da unidade de I&D no perodo 2008-2012. Uma parte B, relativa ao programa estratgico da unidade de I&D para o perodo 2015-2020, indicando os objetivos, a forma de implementao, oportunidades para formao avanada, atividades de internacionalizao, transferncia de conhecimento, indicadores previstos e proposta de oramento devidamente justificada. A Parte B inclui ainda a estrutura organizativa, a composio e os objetivos da unidade.

AVISO DE ABERTURA DO EXERCCIO DE AVALIAO DAS UNIDADES DE I&D 2013

F. Divulgao e informao sobre prazos


O processo de registo das unidades, a efetuar no PCT/FCT, tem incio no dia 9 de julho de 2013 e encerra s 17 horas (hora de Lisboa) do dia 16 de setembro de 2013. O formulrio para submisso das candidaturas avaliao est disponvel no mesmo portal a partir do dia 19 de agosto, e aps a concluso do processo de registo da unidade, deve ser lacrado at s 17 horas (hora de Lisboa) do dia 31 de outubro de 2013. O Regulamento e outros documentos de apoio ao presente exerccio de avaliao esto disponveis aqui (https://www.fct.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2013) e no Portal de Cincia e Tecnologia da FCT (PCT/FCT) (https://pct.fct.pt). Informaes relativas a aspectos tcnicos dos formulrios devem ser solicitadas atravs do endereo de correio electrnico avalinstituicoes@fct.pt. Informaes sobre questes de carcter informtico podem ser solicitadas para webmaster@fct.pt.

AVISO DE ABERTURA DO EXERCCIO DE AVALIAO DAS UNIDADES DE I&D 2013

www.fct.pt

Das könnte Ihnen auch gefallen