Sie sind auf Seite 1von 42

Notas Tcnicas do Plano Estratgico - Campo Grande, Grande Mier e Barra da Tijuca A expanso e o desenvolvimento urbano da Cidade ocorreram

de formas diferentes nas suas diversas reas. Os subrbios cariocas nasceram a partir do Engenho Novo, atual bairro da Regio Grande Mier, cuja ocupao territorial caminhou lado a lado com as atividades dos engenhos de acar, instalados pelos jesutas a partir do sculo XVII. J as regies Campo Grande e Barra da Tijuca, esta a mais nova em desenvolvimento urbano, mantiveram caractersticas rurais durante muito tempo e, na dcada de 90 do sculo passado, apresentaram os maiores ndices de crescimento demogrfico no Municpio. Histria e dados da realidade atual dessas regies so temas Notas Tcnicas nos 2, 3 e 41, elaboradas pela equipe tcnica do Plano Estratgico 2001/2004 da Cidade do Rio de Janeiro, que o Rio Estudos publica nesta edio. Os trabalhos possibilitaram traar um diagnstico das regies e forneceram subsdios s reunies do Plano Estratgico com a sociedade local.

NOTA TCNICA N 2 - GRANDE MIER

A CAPITAL DO SUBRBIO CARIOCA Apresentao

A Regio Grande Mier cobre uma rea de 2.941 hectares(1), na qual residem 398.486 habitantes, segundo o Censo 2000. Sua densidade lquida de 162,3 habitantes por hectare a terceira maior entre as 12 regies do Plano Estratgico que compem o Municpio do Rio. formada por 16 bairros: Abolio, gua Santa,
1

A Nota Tcnica n 1, sobre a Zona Norte, foi publicada no Rio Estudos n 65, em 9 de agosto de 2002.
1

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacar, Lins de Vasconcelos, Mier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, So Francisco Xavier e Todos os Santos. Duas reas se destacam, na topografia da Regio: a da serra, nas bordas do Macio da Tijuca, e a plana, no entorno da linha do trem e do metr. A primeira formada basicamente por taludes, que propiciam deslizamentos nas encostas secas e sem vegetao, onde nascem os rios Faria e Jacar. Prticas como o reflorestamento e o controle do crescimento urbano podem ajudar a conter a eroso e, conseqentemente, diminuir a probabilidade de enchentes. A segunda rea possui relevo suavemente ondulado, sujeito ao acmulo de gua das chuvas em alguns pontos, principalmente prximo s linhas frreas, sobretudo nos bairros Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo e So Francisco Xavier. A atividade econmica local composta por cerca de 5.900 estabelecimentos, 86,2% dos quais so do segmento de comrcio e servios, empregando aproximadamente 72,6 mil pessoas, sexta regio maior empregadora da Cidade. O volume de negcios gera R$ 320,8 milhes de ICMS (US$ 276,5 milhes)(2), a quinta maior arrecadao do Municpio. A Regio est classificada como de mdio-alto desenvolvimento humano, tanto pelo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,828) como pelo ndice de Condies de Vida (ICV=0,826), ocupando a terceira posio em ambos os critrios, quando consideradas todas as 12 regies do Plano Estratgico. Os dados demogrficos indicam que a Regio Grande Mier decresceu de populao, entre 1991 a 2000, taxa negativa de aproximadamente 6%, o equivalente perda de 24.527 moradores. Vale notar que esse decrscimo ocorreu quase que totalmente entre 1991 e 1996, pois a variao negativa no perodo 1996/2000 foi de apenas 0,03%.

GRANDE MIER
Evoluo da populao da regio 1991/1996/2000 (Hab.)
500 450 400 350
Habitantes em milhares

423.013

398.591

398.486

300 250 200 150 100 50 0

1991
1996
2000

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

A Regio apresentou uma situao interessante, pois todos os seus bairros decresceram em populao, na dcada de 1990. No entanto, na segunda metade da dcada, os bairros apresentaram uma dinmica populacional irregular: 10 bairros passaram a ter uma taxa positiva de crescimento; trs acentuaram a tendncia de queda populacional; um diminuiu esta tendncia e dois bairros passaram de um crescimento positivo para negativo, com destaque para Sampaio, que passou de uma taxa de 4,10% para 20,2%. Estudos do Plano Estratgico detectaram, entre 1996 e 2000, uma possibilidade de fluxo migratrio interno, ou seja, pessoas mudando para outros bairros dentro da prpria Regio. Os bairros de Jacar e Sampaio lideraram esta tendncia, apresentando taxas de evaso de 19% e 23%, respectivamente. Dos bairros restantes, seis receberam populao e 8 apresentaram taxas de evaso baixas. Os dados sobre migrao indicam que os moradores do Grande Mier no querem deixar a rea, mudando-se, no mximo, para outros bairros prximos, na Regio. A longevidade da populao de aproximadamente 67 anos, mais alta do que a mdia da Cidade, que de 65,2 anos. Os bairros de Cachambi, Rocha, Riachuelo e Todos os Santos tm alta longevidade, entre 69 e 70 anos, se comparada com a da Cidade. O bairro do Mier tem praticamente a mesma longevidade dos bairros do Jardim Botnico, Leblon e Urca, em torno de 72 anos(3).

A mortalidade infantil da Regio como um todo (16 por cada mil nascidos vivos) mais baixa do que a mdia da Cidade (19,9 por mil), sendo bastante baixa no bairro do Mier (4,8 por mil) e baixa nos bairros de Riachuelo, Rocha, Todos os Santos e Cachambi (em torno de dez por mil)(3).
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAR . 2003 3

A renda mdia da Regio (cinco salrios mnimos) menor do que a renda mdia da Cidade (seis salrios mnimos), melhora um pouco em Todos os Santos (sete salrios mnimos) e atinge um mximo no Mier (oito salrios mnimos)(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Quanto educao e conhecimento, a taxa de alfabetizao da Regio (95%) est acima da mdia da Cidade (93%), apresentando taxas entre 97% e 99% nos bairros do Mier, Rocha, Todos os Santos, Riachuelo e Cachambi. O Jacar, no entanto, tem uma taxa baixa para os padres da Cidade, com apenas 86% da sua populao alfabetizada(3).

A populao com nvel de instruo superior na Regio de aproximadamente 21%, acima da mdia da Cidade (18,2%) e alcana valores significativamente maiores nos bairros do Mier (33%), Todos os Santos (30%) e Rocha (28%)(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

GRANDE MIER
Distribuio dos imveis, segundo sua utilizao, na regio (%)

6%

3%

Imveis Residenciais
91%

Imveis No Residenciais Imveis Territoriais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

GRANDE MIER
rea livre por habitante - praas/parques/largos/jardins e outros, por bairro (M2/ Hab.)

Abolio 0,4 0,4 0,3 rea Livre por H abitante 0,3 0,2 0,1 0,2 0,1 0,1 0,1 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,1 0,1 0,0 0,2 0,2 0,4 gua Santa C acham bi Encantado Engenho de D entro Engenho N ovo Jacar Lins de Vas concelos Mier Piedade Pilares R iachuelo R ocha Sam paio So Francis co Xavier Todos os Santos

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Histrico A ocupao da Regio Grande Mier comeou quando Estcio de S doou aos jesutas a extensa Sesmaria de Iguau. Esta Sesmaria englobava uma vasta extenso de terras que inclua os atuais bairros do Grande Mier e de outras Regies, como Catumbi, Tijuca, Benfica e So Cristvo. No entorno do atual bairro do Mier, os padres instalaram trs engenhos de acar: Engenho Velho, Engenho Novo e So Cristvo. Os jesutas utilizavam grande nmero de escravos em seus empreendimentos, o que impulsionou a ocupao territorial e a expanso demogrfica da rea. A colonizao teve incio nos territrios do Engenho Velho e do Engenho Novo, estendendo-se posteriormente aos ncleos que se formavam no entorno dos templos construdos pelos religiosos, como a Igreja de So Francisco Xavier (1625). A construo, em 1720, da capela dedicada a So Miguel e Nossa Senhora da Conceio, no Engenho Novo, impulsionou o crescimento da rea que ia do Engenho Novo e Benfica at o atual bairro Engenho de Dentro. Em 1759, quando o Marqus de Pombal expulsou os jesutas, as terras passaram s mos de Manuel Gomes, Manuel da Silva e Manuel Teixeira. Com o objetivo de explorar a madeira e, posteriormente, para o cultivo de frutas e hortalias, os trs devastaram as matas ainda existentes, formando os grandes espaos vazios que atraram posseiros e foreiros e permitiram a ocupao do solo. Os escravos forros construram barracos no Morro dos Pretos Forros, estendendo a ocupao ao entorno dos ncleos nascidos devido influncia religiosa. Mais tarde, a colonizao foi acelerada com a descoberta de ouro nas proximidades da atual rua Frei Fabiano, adensando-se nas encostas do conhecido Morro do Vintm, assim chamado popularmente em funo do pagamento, com poucos vintns, pelo trabalho de escravos e homens livres pobres, no garimpo de ouro. Em 1783, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceio do Engenho Novo. Pode-se dizer que os subrbios cariocas nasceram no Engenho Novo, pois foi a partir da que o progresso se acentuou. Dois outros bairros tiveram tambm grande importncia para o crescimento da Regio: Engenho de Dentro e So Francisco Xavier. Do sculo XVIII at o Segundo Imprio, a Regio adensou-se gradativamente, tendo sido ocupada por chcaras e stios. O comrcio foi se desenvolvendo no entorno dos antigos engenhos, capelas foram implantadas e ncleos sub-urbanos surgiram com mais intensidade. Um desses locais de comrcio, a Venda do Mateus, deu origem ao atual bairro do Lins de Vasconcelos, entre Engenho Novo e Engenho de Dentro. A famlia Duque-Estrada Meyer teve um papel relevante no desenvolvimento da Regio. Inicialmente, atravs da atuao do comendador Miguel Joo Meyer, portugus de origem alem e um dos homens mais ricos da Cidade, no final do sculo XVIII. Posteriormente, j no Imprio, atravs das iniciativas de seu filho, o camarista Augusto Duque Estrada Meyer. Por suas funes e qualidades pessoais, o camarista tornou-se um nobre com grande influncia junto ao Imperador Pedro II. Tendo herdado jias do pai, estas lhe possibilitaram tornar-se grande proprietrio de terras na Regio. E sua viso progressista transformou a rea, que perdeu o aspecto tipicamente sub-urbano do Segundo Imprio para assumir uma feio urbana.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Com seus extensos campos, a Regio tornara-se importante para o crescimento da Cidade, no incio por atender ao transporte coletivo carruagens e bondes trao animal e, mais tarde, por abastecer as tropas na Guerra do Paraguai. A partir da segunda metade do sculo XIX, quando comearam a circular os trens da Estrada de Ferro Pedro II, em 1858, os subrbios foram definitivamente ocupados, ao longo da linha frrea e no entorno das estaes. Ainda no havia estao no Mier, apenas uma parada na cancela em frente Chcara do Bastos, conhecida como Perna de Pau por causa do canceleiro, que tinha apenas uma perna. Marco definitivo da expanso do Mier, a estao s foi criada em 1888, em terrenos doados pelos filhos do camarista, que morreu em 1882. A partir da, as terras foram loteadas e as ruas pantanosas foram sendo saneadas. Os bairros surgiam agora com uma feio mais urbana: Lins, Engenho Novo, Engenho de Dentro e Piedade, entre outros. Os nomes muitas vezes eram homenagens a importantes proprietrios de chcaras na Regio. A Linha Auxiliar (Estrada de Ferro Rio Douro) incrementou a ocupao em outro sentido e de forma mais irregular, permitindo o aparecimento dos atuais bairros do Cachambi, Maria da Graa e Del Castilho, os dois ltimos integrados atualmente vizinha Regio Leopoldina. Em 1903, com o desmembramento do Engenho Novo, acelera-se o desenvolvimento da Regio. Liderando o processo estava o bairro do Mier. Ali se implantaram importantes e precursoras casas de negcios e magazines: a Casa Marques e a Casa Lopes, a Foto Quesada e as famosas e chiques confeitarias Moderna e Japo, que atraam pessoas de toda a Cidade. Trs grandes projetos ajudaram a valorizar a Regio: a construo da Baslica de Nossa Senhora das Dores, nica da Cidade em estilo mourisco, projetada pelo arquiteto Morales de los Rios, no incio do sculo XX; o prdio do Quartel do Corpo de Bombeiros, em 1914, e o Jardim do Mier, construdo pelo prefeito Paulo de Frontin em 1919, com projeto de seu antecessor, Azevedo Sodr. A Regio sempre foi bero de personalidades de destaque na cultura e histria da Cidade e do Pas. Entre elas destacam-se os escritores Lima Barreto e Arthur Azevedo, o jornalista Dias da Cruz, os mdicos Lins de Vasconcelos e Arquias Cordeiro, o ator e jornalista Eduardo Magalhes, o ministro General Dionsio Cerqueira (conhecido como Dignificador dos Subrbios Cariocas) e a sambista Araci de Almeida. Foi ainda pioneira em tecnologia industrial em ao e papel fino, desenvolvida pelo industrial Jos T. de Carvalho, e teve tambm seu jornal local, o Subrbio, impresso no comeo do sculo XIX no bairro Sampaio. Entre 1937/45, a vida noturna tornou-se intensa e, na dcada de 1950, o bairro do Mier passou por grandes transformaes, principalmente no eixo da rua Dias da Cruz. Durante muito tempo a galeria do Cine Imperator foi um dos pontos de grande movimentao cultural da Cidade. Em 1996, com as obras municipais do RioCidade, a Regio ganhou um novo impulso e vitalidade.
FONTES: Oliveira, Ktia Cavalcanti de, Monografia: Bonsucesso, um bairro em renovao,1982. Universidade Gama Filho, Um bairro chamado Piedade: Memria de um subrbio carioca. Abreu, Maurcio de Almeida, Evoluo urbana do Rio de Janeiro, 1997, 3a edio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Debilidades Na etapa de pr-diagnstico, foram analisados dados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico da Cidade, quando foram respondidos 94 questionrios. O objetivo da pesquisa, nessa etapa, foi identificar as debilidades da rea para a definio de seus temas crticos. As informaes do questionrio sobre aspectos da realidade atual ajudaram a compreender outras situaes deficitrias. Os dados oficiais indicam que a Regio tem poucas praas e reas de lazer, alm de baixa oferta de habitaes. Existe pouca oferta de emprego, a renda mdia de cinco salrios mnimos baixa (menor que a do Municpio, que de seis sm), o acesso a recursos monetrios baixo e as condies de moradia so insatisfatrias.

GRANDE MIER
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto aos principais problemas

55% 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

Violncia/Criminalidade Sade/Hospitais Oferta de emprego local Trnsito Sistema de Transportes Meio Ambiente Saneamento Populao de Rua Outros Custo de Moradia Educao Custo de Vida

Na Pesquisa de Percepo, 51% dos entrevistados apontaram a violncia como o maior problema da regio, seguido do item sade (25%). Perguntados se pensavam em mudar, os entrevistados que responderam afirmativamente apontaram como causas a violncia (44%) e a falta de opes de lazer (24%).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

GRANDE MIER
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto a inteno de mudana do local de moradia em funo dos pontos negativos
50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

trabalho

$imvel

segurana

lazer

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

Os moradores classificaram como pssimos e ruins determinados aspectos relacionados realidade atual da Regio: aspectos econmicos, sade, servios urbanos, condies ambientais, cultura e esporte. Nos itens relacionados educao e cultura, foi classificada como pssima a oferta de escolas tcnicas (40%), de teatros (85%), de eventos musicais (74%), de bibliotecas (65%), de exposies de artes plsticas (81%) e de atividades literrias (85%). No quesito sade, pssima a oferta de postos (41%) e de unidades de emergncia (46%), e ruim o nmero de hospitais (20%). No tema servios urbanos, pssima a manuteno de reas pblicas (37%) e ruim o combate a ratos e mosquitos (33%). Para os entrevistados, pssima a oferta de eventos esportivos (71%) e de quadras e campos (62%) e ruim a de clubes (44%). No tocante s condies ambientais da Regio, so ruins a poluio visual (29%), a qualidade do ar (38%) e a poluio sonora (23%). A partir de dados oficiais e da Pesquisa de Percepo, incluindo o quesito que indaga o que levaria o morador a querer sair da Regio, foram identificados seis temas crticos. Dentro do tema moradia, as debilidades identificadas foram a baixa oferta de habitaes e as condies de moradia insatisfatrias. A baixa oferta de trabalho e de renda foram apontadas como crticas. A sade foi considerada crtica em funo do pequeno nmero de postos e ambulatrios. A ausncia de policiamento ostensivo e noturno e o pequeno nmero de praas e reas de lazer so os motivos que levariam os moradores a sair da Regio. 1. Itens extrados de dados oficiais

Mdia natalidade Esvaziamento parcial da populao Baixa oferta de emprego local Renda mdia baixa Baixo acesso aos recursos monetrios Habitao: baixa oferta
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAR . 2003 10

transporte

comrcio

2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies regionais na etapa de pr-diagnstico


Poucas praas e reas livres Poluio visual e sonora reas de proteo ambiental: conservao deficiente Ocupaes irregulares de reas pblicas e de risco / loteamentos irregulares Expanso da favela do Jacarezinho Demanda reprimida de imveis Abandono da rea industrial do Jacar Baixa capacitao do trabalhador Legislao do uso do solo na AP-3 Desequilbrio na oferta de emprego entre os dois lados da linha frrea Segurana: falta de policiamento noturno e ostensivo; iluminao precria no acesso de gua Santa Linha Amarela Falta de atividades culturais e esportivas Narcotrfico / marginalidade Pouca oferta de postos de sade e ambulatrios Deficincia no saneamento bsico Falta de abrigos para pontos de nibus Falta de acesso estao Triagem do Metr Falta de opes de lazer

Potencialidades Na etapa de diagnstico, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico. O objetivo da pesquisa, nessa etapa, foi identificar as potencialidades da rea, a partir de seus aspectos positivos, vocaes e manifestaes culturais prprias. Segundo os dados oficiais, a Regio Grande Mier apresenta os seguintes aspectos positivos: reas livres disponveis para edificao, altas taxas de alfabetizao, populao com nvel superior acima da mdia da Cidade, taxas de longevidade alta e de mortalidade infantil mais baixa do que a mdia da Cidade e pequena concentrao de pessoas por domiclio. Os moradores entrevistados consideram bons comrcio (50%) e servios (40%), a rede bancria (37%), o nmero de creches (27%), o pr-escolar (47%), as escolas de 1 grau (58%) e 2 grau (37%). Consideram bons, ainda, a arborizao dos logradouros (37%), a qualidade da gua (59%), a limpeza urbana (48%), a coleta de lixo domiciliar (65%), a infra-estrutura de gua e esgoto (40%), a drenagem das guas pluviais (31%), a sinalizao de logradouros (46%), o sistema de transportes (52%) e a sinalizao de trnsito (56%). A Pesquisa de Percepo indicou que a Regio tem vocaes histricoculturais, de comrcio de rua, de lazer cultural e de prestadora de servios. A populao apontou como as mais importantes manifestaes culturais as escolas de samba, os blocos carnavalescos de rua, os clubes de samba, as festas juninas, os programas e eventos literrios, os desfiles cvicos, os encontros de compositores e seresteiros, a gincana de pintura, os eventos nas praas e a Semana do Mier.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

11

Fontes: IBGE: Censos 1991/2000, Pesquisa IPEA/PNUD (2001), Instituto Pereira Passos (IPP): Anurio Estatstico da Cidade (1998), Atlas Escolar (2000); Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro: Pesquisa de Percepo (2001-2002).

1. Itens extrados de dados oficiais


reas livres disponveis para edificao Altas taxas de alfabetizao Educao superior acima da mdia Alta longevidade Baixa mortalidade infantil Baixa concentrao de pessoas por domiclio

2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies na etapa de diagnstico


Bom comrcio Bom atendimento ao pr-escolar Bom atendimento ao 1 grau e 2 grau Boa qualidade da gua Bom sistema de transporte

3. Manifestaes Culturais

Carnaval (escolas/blocos) Samba (Clube do Samba) Festas Juninas Manifestaes literrias (Programa Poeta Sai da Gaveta) Manifestaes culturais / recreativas nas praas (jogos de mesa / apresentao de dana e teatro) Capoeira Desfiles de moda Desfiles cvicos Semana do Mier Encontro de compositores e seresteiros Gincana de pintura

4. Vocaes

Histrica / cultural Comrcio de rua Lazer cultural Prestadora de servios

5. reas e edificaes emblemticas


Igreja de So Pedro (Rua Guilhermina 305, Encantado) Estao Ferroviria (Rua Amaro Cavalcanti, Engenho de Dentro) Igreja Nossa Senhora da Conceio de So Jos (Rua Amaro Cavalcanti, n. 1761, Engenho de Dentro) Oficinas de Trajano (Rua Joo dos Reis, n. 11160, Engenho de Dentro)
12

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Cinema Santa Alice (Rua Baro do Bom Retiro, n. 1095, Engenho Novo) Escola Municipal Sarmiento (Rua Vinte e Quatro de Maio, n. 931, Engenho Novo) Centro Comunitrio de Educao Pblica Lins de Vasconcelos (Rua Engenheiro Brotero 26, Lins) Coreto (Jardim do Mier, Mier) Capela de Nossa Senhora da Piedade (Rua da Capela, Piedade) Igreja do Divino Salvador (Rua Divino, n. 153, Piedade) Fortim Caetano Madeira (Rua Luiz Zanchetta n. 48, Riachuelo) Fonte de gua mineral Santa Cruz (Rua Monteiro da Luz 917, gua Santa) Antiga estao Engenho de Dentro (Av. Amaro Cavalcanti c/ Rua Gois) Prdio da COBAL (Rua Aristides Caire 56, Mier) Fundio Cazina (Rua Lins de Vasconcelos 623, Lins) Hospital Pedro II: senzalas e antigo engenho; Museu Imagens do Inconsciente, Rua Ramiro Magalhes 521, Engenho de Dentro) Cine Imperator (Rua Dias da Cruz 170, Mier)

1 2

reas Territoriais: valores obtidos pelo aperfeioamento do clculo feito no IPP Valor mdio do dlar (1998) utilizado para a converso : US$ 1.1606 3 Fontes : Anurio Estatstico do Rio de Janeiro 1993/1995, IPP; Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro 2000; Armazm de Dados, IPP/2003. Obs: A variao da populao entre 1991, 1996 e 2000 foi medida pela Taxa de Variao Relativa referenciada sempre ltima data : VR= (Pt-Pt-1)/Pt *100

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

13

NOTA TCNICA N 3 - CAMPO GRANDE ONDE O RURAL E O URBANO CONVIVEM Apresentao

A Regio Campo Grande cobre uma rea de 46.996 hectares(1), onde residem 896.856 habitantes, segundo o Censo 2000. Tem o territrio mais extenso e o maior contingente populacional, entre as 12 regies do Plano Estratgico que compem o Municpio do Rio de Janeiro. Sua densidade lquida de 21,5 habitantes por hectare uma das menores. formada por 11 bairros: Barra de Guaratiba4, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaba, Pacincia, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santssimo, Senador Vasconcelos e Sepetiba. A Regio Campo Grande possui trs reas geomorfologicamente distintas: A primeira formada pelos afluentes da margem esquerda do Rio Guandu: o Rio Campinho, que nasce na encosta norte da Serra de Inhoaba, e o Rio da Prata, que nasce na encosta sudoeste do Macio do Mendanha. Esta primeira rea tem uma densidade de drenagem menor do que a segunda. Por causa da pequena superfcie, deve-se atentar para a dragagem eficiente do Rio Guandu; e por ter densidade populacional maior, requer um criterioso estudo da drenagem urbana, para evitar enchentes. Outro aspecto importante a presena de pequenas elevaes, que tambm contribuem para dificultar a drenagem. A segunda rea formada pelos afluentes da Baa de Sepetiba, ao sul do Macio da Pedra Branca. Os rios Piraqu e Cabuu nascem nas vertentes oeste do Macio e leste da Serra de Inhoaba. Os rios Portinho e Piraco nascem na vertente sul do Macio, formando a Baixada de Guaratiba; o Rio do Ponto nasce na vertente sudoeste da Serra de Inhoaba. Esta rea, situada predominantemente na Baixada de Guaratiba, tem boa drenagem, apesar da baixa altitude e de ficar muito exposta a precipitaes, em funo da pouca distncia entre o Macio e a Baa de Sepetiba. O
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAR . 2003 14

processo de eroso do Macio da Pedra Branca e a formao da Restinga de Marambaia provocaram o acmulo de sedimentos na desembocadura dos rios, o que resultou na ocupao dos mangues e em um ecossistema frgil e facilmente degradvel pela atividade humana, recomendando atividades ecolgicoconservacionistas. A terceira rea formada pelos canais afluentes da Baa de Sepetiba, na Baixada de Santa Cruz: a leste, o Rio Cao Vermelho; ao sul, a margem oeste do Rio do Ponto; a noroeste, a margem leste do Rio Guandu. Esta rea caracterizada por uma vasta extenso de pouco gradiente altimtrico, o que levou os jesutas, seus primeiros colonizadores, a construrem diversos canais de drenagem, que afluem para a Baa. Alguns deles so independentes dos rios Cao Vermelho e Guandu, seguindo diretamente para a Baa, como os canais do Guandu, It e So Francisco. A manuteno dessa rede de drenagem visa a facilitar a agricultura da Regio e minimizar o problema das enchentes, aumentando a drenagem de reas permanentemente alagadas. A atividade econmica local composta por cerca de 3.700 estabelecimentos, 87,2% dos quais so do segmento de comrcio e servios, empregando aproximadamente 49 mil pessoas. O volume de negcios gera R$ 256,8 milhes de ICMS (US$ 221,3 milhes)(2), sexta arrecadao da Cidade. A Regio est classificada como de mdio-mdio desenvolvimento humano, tanto pelo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,695) como pelo ndice de Condies de Vida (ICV=0,717), ocupando a ltima posio em ambos os critrios, o que faz dela a regio que apresenta o menor desenvolvimento humano relativo da Cidade. Os dados demogrficos indicam que a Regio cresceu acentuada taxa de 29%, na dcada de 1990, a segunda maior taxa de crescimento da Cidade, superada somente pela Barra da Tijuca. a Regio que tem o maior contingente populacional da Cidade, tendo absorvido 200.640 novos residentes na dcada.
CAMPO GRANDE
Evoluo da populao da regio 1991/1996/2000 (Hab.)
1000 900 800
Habitantes em milhares

896.856 770.760 696.219

700 600
1991

500 400 300 200 100 0

1996
2000

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

15

O maior crescimento populacional ocorreu na segunda metade da dcada: 14%, ou 126.096 novos moradores. Alguns bairros cresceram a taxas acentuadamente altas na dcada de 1990, como Guaratiba (43%), Inhoaba (36%) e Pacincia (33%). Cabe destacar que dois bairros perderam populao entre 1996/2000: Barra de Guaratiba (11%) e Senador Vasconcelos (2,5%). A mortalidade infantil da regio (32 bitos por mil nascidos vivos) alta em relao mdia da Cidade (19,9 por mil). Santssimo o bairro que apresenta a menor taxa (22 por mil) e Guaratiba a maior (47 por mil). A mortalidade infantil ainda muito alta em Pacincia (39 por mil), Sepetiba (36 por mil) e Santa Cruz (35 por mil) (3).

A longevidade (em torno de 60 anos) a menor da Cidade (mdia de 65,2 anos), alcanando ainda nveis muito baixos nos bairros de Guaratiba (56 anos), Pacincia (58 anos) e Sepetiba (59 anos) (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

16

A renda mdia tambm baixa (cerca de 3 salrios mnimos), em relao mdia da Cidade (seis salrios mnimos), sendo aproximadamente 1/3 da renda mdia do municpio nos bairros de Guaratiba, Pacincia e Santa Cruz (em torno de dois salrios mnimos). O bairro de Campo Grande tem a melhor renda da Regio: aproximadamente quatro salrios mnimos(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

17

No quesito educao e conhecimento, a taxa de alfabetizao (em torno de 90% da populao) tambm baixa em relao mdia da Cidade (93%). Barra de Guaratiba (86%) e Guaratiba (84%) so os bairros que apresentam as taxas de alfabetizao mais baixas da Regio(3).

A populao com escolaridade superior na Regio (5%) a mais baixa do Municpio (mdia de 18,2%), alcanando nveis baixssimos em Cosmos, Pacincia, Inhoaba e Guaratiba (em torno de 3%)(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

18

CAMPO GRANDE
rea livre por habitante praas/parques/largos/jardins e outros, por bairro (M 2/ Hab.)

1200,0

1085,4

Barra de Guaratiba

Campo Grande
1000,0

Cosmos

rea Livre por Habitante

Guaratiba
800,0

Inhoaba

Pacincia
600,0

Pedra de Guaratiba

Santa Cruz
400,0 161,6 200,0 60,4 0,2 0,0 0,4 0,1 0,4 20,7 0,5

Santssimo
56,7 0,5

Senador Vasconcelos

Sepetiba

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

CAMPO GRANDE
Distribuio dos imveis, segundo sua utilizao, na regio (%)

43% 53% 4%

Imveis Residenciais Imveis No Residenciais Imveis Territoriais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

19

Histrico Inicialmente, a extenso de terras que vai do Rio da Prata at Cabuu, que hoje corresponde Regio Campo Grande, era habitada por ndios Picinguaba. Aps a fundao da Cidade, em 1565, esse territrio passou a pertencer grande Sesmaria de Iraj. Desmembrada desta em 1673, a rea foi doada pelo governo colonial a Barcelos Domingues e, no mesmo ano, foi criada a Parquia de Nossa Senhora do Desterro, marco histrico da ocupao territorial da Regio. Antes de a Freguesia Rural de Campo Grande comear a prosperar, sua ocupao foi influenciada pela antiga fazenda dos jesutas, em Santa Cruz. Inicialmente desenvolveu-se na Regio o cultivo da cana-de-acar e a criao de gado bovino. O trabalho dos jesutas foi de extrema importncia para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Alm das obras de engenharia que realizaram, como a abertura de canais e a construo de diques e pontes para a regularizao do rio Guandu, o escoamento dos produtos da Fazenda Santa Cruz, oriundos do cultivo da cana-de-acar e da produo de carne bovina, era feito atravs da Estrada da Fazenda dos Jesutas, posteriormente Estrada Real da Fazenda de Santa Cruz, que ia at So Cristvo e se interligava com outros caminhos e vias fluviais que chegavam at o centro da Cidade. Do final do sculo XVI at meados do XVIII, a ocupao territorial da Regio foi lenta, apesar do intenso trabalho dos jesutas, encerrado quando foram expulsos do Pas pelo Marqus de Pombal, em 1759. Para avaliar sua importncia econmica, no ano da expropriao de suas terras, em Santa Cruz, os padres possuam 22 currais com aproximadamente oito mil cabeas de gado e 1.200 cavalos. Os religiosos deixaram obras de engenharia de vulto como estradas, pontes e inmeros canais de captao de gua para irrigao, drenagem e conteno da plancie, sempre sujeita s enchentes dos rios Guandu e Itagua. Entre 1760 e 1770, na antiga Fazenda do Mendanha, o padre Antnio Couto da Fonseca plantou as primeiras mudas de caf, que floresceram de forma extraordinria, com mudas originrias das plantadas em 1744 no convento dos padres barbadinhos. Os historiadores apontam a partir da o desenvolvimento que a cultura cafeeira teve em todo o Estado no sculo XIX, espalhando-se pelo Vale do Paraba aos contrafortes da Serra do Mar, atingindo, em sua expanso, a provncia de Minas Gerais. Como a Regio era uma rea nitidamente rural, os aglomerados humanos formados durante quase trs sculos ficaram restritos s proximidades das fazendas e engenhos e s pequenas vilas de pescadores, ao longo da costa. J no final do sculo XVIII, a Freguesia de Campo Grande comeou a prosperar. Seu desenvolvimento urbano ocorreu a partir do ncleo formado no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, cuja atrao era a oferta de gua do poo que existia perto da igreja. Em Campo Grande, a exemplo do que ocorreu em toda a Cidade, o abastecimento pblico de gua foi um fator de atrao e desenvolvimento. Foi to importante para a Regio que se firmou um acordo garantindo a venda, pelo povoado de Campo Grande para o de Santa Cruz, das cachoeiras dos rios do Prata e Mendanha, com a condio de que as guas continuassem a abastecer o bairro. Durante todo o sculo XVIII a ocupao territorial mais efetiva ocorreu em Santa Cruz, por causa do engenho dos jesutas, e nas proximidades do centro de Campo Grande, cujas terras compreendem hoje as regies de Bangu e Jacarepagu. Essas terras eram atravessadas pela Estrada dos Jesutas, mais tarde Estrada Real de Santa Cruz que ia at So Cristvo e pelas vias hidrogrficas da extensa Freguesia de Iraj. Toda a rea, na verdade, era uma nica regio, um

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

20

imenso serto pontilhado por alguns ncleos nos pontos de encontro das vias de acesso, em torno dos engenhos e nos pequenos portos fluviais. A fazenda dos jesutas era to importante para o governo colonial que suas terras no foram postas em leilo, aps a expropriao, tendo sido incorporadas ao patrimnio oficial e depois transformadas por D. Joo VI em Fazenda Real de Santa Cruz, aps a transferncia da corte portuguesa para o Brasil, em 1808. Com a chegada da comitiva real, a cidade do Rio de Janeiro modificou-se muito e todas as regies tipicamente rurais sofreram sua influncia. As atividades econmicas e culturais aceleraram-se e a zona rural voltou-se para o abastecimento da Cidade e para os benefcios trazidos pela corte. No houve, porm, uma acelerao do desenvolvimento da Regio, que continuou a manter suas caractersticas rurais. A partir da segunda metade do sculo XIX, a rea comeou a se adensar com a implantao, em 1878, de uma estao da Estrada de Ferro D. Pedro II, em Campo Grande. O transporte ferrovirio foi, ento, o vetor que transformou esta regio tipicamente rural em urbana, ao facilitar o acesso e, conseqentemente, seu povoamento ao centro da Cidade. Em 1894, a empresa particular Companhia de Carris Urbanos ganhou a concesso para explorar a linha de bondes trao animal, possibilitando que as localidades mais distantes da Regio fossem alcanadas, o que favoreceu o seu desenvolvimento urbano interno. A partir de 1915, os bondes trao animal foram substitudos pelos eltricos, permitindo maior mobilidade e integrao entre os ncleos semiurbanos j formados. Este evento acentuou o adensamento do bairro central de Campo Grande e estimulou o florescimento de um intenso comrcio interno, de certa forma, independente. O bairro que, historicamente, j era o ponto de atrao do crescimento da Regio tornava-se agora sua mola propulsora, adquirindo caractersticas tipicamente urbanas. Com as crises da cultura do caf, iniciadas no final do sculo XIX e persistindo no sculo seguinte, durante a Primeira Guerra Mundial, at culminarem com a depresso que se seguiu ao colapso de Wall Street, em 1929, com suas conseqncias no comrcio internacional estendendo-se cotao do caf, a Regio voltou-se para uma nova atividade, a citricultura. Desde os primeiros anos do sculo XX e at os anos 40, Campo Grande foi considerada a grande regio produtora de laranjas, o que lhe rendeu o nome de Citrolndia. Desde a segunda metade do sculo XIX j se configurava no Pas uma estrutura econmica voltada para o setor industrial, principalmente no Rio de Janeiro e em So Paulo. Mas essa estrutura era extremamente dependente do modelo agrrio-exportador da economia, alm de afetada por outros fatores, como a inexistncia de fontes de energia, o baixo nvel de qualificao e recrutamento de mo-de-obra local e a concorrncia dos produtos industrializados estrangeiros. Apesar desses entraves, at o incio do sculo XX, uma forte atividade industrial voltada para a fabricao de tecidos, calados, mobilirio, bebidas, etc. concentrava-se no Centro do Rio. Embora desde o comeo do sculo XX a Regio Campo Grande at hoje zona de plantio, principalmente de coco, chuchu, aipim, batata doce e frutas ainda fosse voltada para a plantao de laranjas, nessa poca j se delineava a vocao industrial do lugar. Na ltima dcada do sculo XIX, a instalao da Fbrica Bangu e a implantao de unidades militares em Bangu e Realengo afetaram toda a Regio, inclusive Campo Grande. Durante o governo do presidente Washington Luis, na dcada de 1930, a Estrada Real foi incorporada antiga Estrada Rio-So Paulo. Esse fato integrou Campo Grande ao tecido urbano da Cidade, acentuando seu adensamento. Logo

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

21

aps a Segunda Grande Guerra, em 1946, a abertura da grande Avenida Brasil, considerada por muitos a maior via urbana em extenso, aproximou ainda mais a Regio do restante da Cidade. Criada para escoar a produo das indstrias cariocas, a nova via no teve o fluxo esperado, durante a dcada de 1950. A criao da rodovia Presidente Dutra, ligando o Rio a So Paulo, desviou o fluxo de mercadorias para outra direo e a Regio ficou estagnada, em termos de adensamento e desenvolvimento industrial. Em 1946, iniciou-se na Cidade, na regio de Campo Grande, a avicultura industrial, atividade introduzida por Bartolomeu Rabelo, precisamente na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba. Por causa da beleza das praias locais, o turismo foi surgindo de forma natural. E a riqueza vinda do mar fez desenvolver a atividade pesqueira, com entrepostos em Barra e Pedra de Guaratiba. Em funo disso, os dois bairros desenvolveram uma importante gastronomia tpica, vocao localizada surgida espontaneamente. A partir da dcada de 1960, surgiram os distritos industriais em Campo Grande e Santa Cruz, resultando na instalao de grandes empresas, como a siderrgica Cosigua-Gerdau, a Michelin e a Vale-Sul, entre outras. Historicamente, Campo Grande notabilizou-se por ter se desenvolvido de forma independente do resto da Cidade. a Regio mais populosa e com maior potencial de crescimento por diversas razes: situada nos limites do Municpio, foi favorecida desde os primrdios do nascimento do Rio de Janeiro por estradas que atravessaram sua plancie; outros pontos positivos so os seus abundantes mananciais de gua, as belas praias, a fertilidade de suas terras e, principalmente, a chegada de pessoas com vocao empreendedora. Iniciada com os jesutas, essa vocao continuou com as culturas de caf, de legumes everduras, de laranjas, at avicultura. Hoje, a Regio apresenta grande potencial para o desenvolvimento de plos de gastronomia e de turismo ecolgico.
FONTES BIBLIOGRFICAS: Abreu, Mauricio de A, Evoluo Urbana do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, SMU/IPLANRIO, 3 Edio, 1997 Lessa, Carlos, O Rio de Todos os Brasis, Editora Record, 2000 Gerson , Brasil, Histria das Ruas do Rio, Lacerda & Editores, 5 Edio, definitiva e remodelada, 2000 Pesquisa na Internet sobre a histria dos bairros do Rio de Janeiro

Debilidades Na etapa de pr-diagnstico, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico da Cidade, quando foram respondidos 139 questionrios. O objetivo da pesquisa, nessa etapa, foi identificar as debilidades da rea para a definio de seus temas crticos. As informaes do questionrio sobre aspectos da realidade atual ajudaram a compreender outras situaes deficitrias.
Os dados oficiais indicam que a Regio tem baixa oferta de moradia e poucas unidades de ensino de 3 grau. Segundo as mesmas fontes, a renda da populao baixa (metade da mdia do Municpio). Tambm so baixas as condies de vida e h elevado nmero de moradores por domiclios. A rea deficiente em educao bsica e oferta de emprego, sendo baixa tambm a longevidade dos seus moradores, assim como o acesso a recursos monetrios.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

22

Segundo a Pesquisa de Percepo, 47% das pessoas consideram o item sade o principal problema da Regio, seguido da violncia (18%) e do sistema de transportes (14%).

CAMPO GRANDE
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto aos principais problemas

50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Outros Oferta de emprego local Educao Sistema de Transportes Saneamento Sade/Hospitais Violncia/Criminalidade

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

Perguntados se pensam em mudar-se da Regio, os entrevistados que responderam afirmativamente apontaram como causas a violncia (25%), o sistema de transportes (23%) e a falta de opes de lazer (16%).

CAMPO GRANDE
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto a inteno de mudana do local de moradia em funo dos pontos negativos
30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%
trabalho $imvel segurana lazer transporte comrcio

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

23

Os moradores classificaram como pssimos determinados aspectos relacionados realidade atual: educao, sade, cultura e esporte. No item educao, foi apontada a necessidade de serem criadas escolas tcnicas (56%) e de 3 grau (39%). As deficincias apontadas na rea de sade so a falta de hospitais (53%) e de unidades de emergncia (58%). Na rea cultural, h carncia de teatros (69%), eventos musicais (64%), bibliotecas (59%), exposies de artes plsticas (73%) e atividades literrias (73%). No tocante a esporte, faltam eventos esportivos (46%), quadras e campos (44%) e clubes (51%). A partir dos dados oficiais e da Pesquisa de Percepo, incluindo o item que indaga sobre o que levaria o morador a querer sair da Regio, foram identificados os temas crticos: moradia, educao, trabalho e sade. No item moradia, h pouca oferta de unidades habitacionais e elevado nmero de pessoas por domiclio. No tema educao, existem poucas unidades de ensino bsico e de nvel superior, proporcionalmente ao tamanho da rea. A baixa renda, as condies de vida e a pouca oferta de emprego local apontaram o trabalho como tema crtico. Na sade, h pouca oferta de postos de atendimento e de unidades de emergncia. 1. Itens extrados de dados oficiais Educao bsica deficiente Poucas unidades de ensino superior Baixa renda ( metade da renda da Cidade) Condies de vida baixas Nmero elevado de pessoa por domiclios Baixa oferta de unidades habitacionais Baixa oferta de emprego Baixo acesso a recursos monetrios Baixa longevidade 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies regionais na etapa de pr-diagnstico Pouca oferta de postos de sade e unidades de emergncia Ausncia de policiamento ostensivo nibus: carncia de linhas falta de racionalizao e fiscalizao, horrios irregulares, monoplio de empresa, ausncia de linhas em Vasconcelos e Grumari Falta de opes de lazer Pouca oferta de ensino tcnico Falta de capacitao adequada de professores e tcnicos da rea social Baa de Sepetiba: praias poludas Falta de equipamentos esportivos Potencialidades Na etapa de diagnstico, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico. O objetivo da pesquisa, nessa etapa, foi identificar as potencialidades da rea, a partir de seus aspectos positivos, vocaes e manifestaes culturais prprias.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

24

Segundo os dados oficiais, a Regio Campo Grande / Santa Cruz e Guaratiba apresenta os seguintes aspectos positivos: reas livres disponveis para edificao, baixa densidade demogrfica, elevadas taxas de sobrevivncia da populao e um meio ambiente privilegiado. Na Pesquisa de Percepo, a populao considerou bons alguns aspectos que se relacionam com a realidade atual: o comrcio (48%), o atendimento prescolar (42%) e de 1 grau (46%), a oferta de farmcias (45%), a qualidade da gua (42%), do ar (58%) e sonora (53%), a limpeza urbana (47%) e a coleta de lixo domiciliar (68%), a sinalizao de trnsito (42%), a iluminao pblica (50%) e a oferta de cinemas (53%). A partir dos dados da Pesquisa, concluiu-se que a Regio tem vocaes histrico-culturais, tursticas com nfase no ecoturismo, pesqueira, gastronmica, de criao eqina e agrcola. No item manifestaes culturais, a populao apontou como mais importantes as festas religiosas e juninas (incluindo as quermesses), artes plsticas e artesanato, teatro amador, danas folclricas, rodeios e capoeira.
Fontes: IBGE: Censos 1991/2000, Pesquisa IPEA/PNUD (2001), Instituto Pereira Passos (IPP): Anurio Estatstico da Cidade (1998), Atlas Escolar (2000); Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro: Pesquisa de Percepo (2001-2002) e reunies regionais.

1. Itens extrados de dados oficiais reas livres disponveis para edificao Baixa densidade demogrfica Elevadas taxas de sobrevivncia Meio ambiente privilegiado 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies na etapa de diagnstico Boa oferta de comrcio Bom atendimento no pr-escolar Bom atendimento no 1 grau Boa oferta de farmcias Boa oferta de cinemas Boa qualidade da gua Boa qualidade do ar Boa qualidade sonora Boa limpeza urbana Boa coleta de lixo domiciliar Boa sinalizao do trnsito Boa iluminao pblica Instalao da Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste Turstica e Cultural Alto desenvolvimento na agricultura: coco verde ano / chuchu / caqui / aipim / hortalias / cultura hidropnica / produo de cogumelos medicinais / floricultura / caf na Serra do Mendanha Futuro Plo Gastronmico e Turstico em Guaratiba Stio Roberto Burle Marx Parques: Mendanha e Pedra Branca Reserva Biolgica de Guaratiba
25

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Quarteiro cultural do Matadouro Centro Esportivo Micimo da Silva Academias de ginstica Distrito industrial de Campo Grande e Sta. Cruz (45% do PIB do Estado) Corpo de Bombeiros do RJ: atuao efetiva Cachaa produzida artesanalmente, h mais de 50 anos, por uma famlia de mudos (Estrada do Morgadinho, Ilha de Guaratiba) Extrao de granito

3. Manifestaes culturais Carnaval Festas religiosas / Festas juninas Quermesses Artes plsticas Teatro amador Danas folclricas Capoeira Rodeios Msica Artesanato Literatura Festa de exaltao a Santa Cruz Festa da Abolio Festa do Preto Velho Festa do Trabalhador (Instituto Ana Gonzaga) 4. Vocaes Histrico-cultural Turstica / ecoturismo Pesqueira Gastronmica Criao eqina Agrcola: fungicultura e outras Artesanal 5. reas e edificaes emblemticas Conjunto formado pelas serras da Madureira, do Mendanha e Parque Estadual da Pedra Branca (Campo Grande / Guaratiba) Cine Palcio Campo Grande (Rua Augusto Vasconcelos 139, Campo Grande Igreja Nossa Senhora do Desterro (Praa Dom Joo Esberard 141, Campo Grande) Bica dgua (Praa Mrio Valadares, Campo Grande) Coreto (Praa Mrio Valadares, Campo Grande) Fbrica Aleixo Gari (Largo do Monteiro, Campo Grande) Igreja de So Pedro (Avenida Santa Cruz 11.664, Campo Grande) Marco 9 (Avenida Cesrio de Melo, Inhoaba / Barra de Guaratiba) Ilha do Frade Ponte do Pico Saco dos Meros (Sepetiba) Coreto (Praa Washington Luiz, Sepetiba) Matadouro Industrial de Santa Cruz (Largo do Bodego s/n, Santa Cruz)
26

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003


1 2

Marco da Fazenda Real de Santa Cruz (Avenida Cesrio de Melo km 34, Santa Cruz) Ponte dos Jesutas (Estrada do Curtume s/n, Santa Cruz) Marco II (Rua Felipe Cardoso com Avenida Isabel, Santa Cruz) Hangar do Zeppelin (Avenida do Imprio, Santa Cruz) Estao Ferroviria do Matadouro de Santa Cruz (Km 56.426 do ramal ferrovirio da Central do Brasil, Santa Cruz) Marco 7 (Estrada da Olaria Velha, Santa Cruz) Palacete de Santa Cruz (Rua das Palmeiras s/n, Santa Cruz) Marco 6 (Avenida Santa Cruz, Santa Cruz) Igreja-matriz de So Salvador do Mundo (Estrada da Matriz n. 6496 Guaratiba) Stio Santo Antnio da Bica (Estrada da Barra de Guaratiba 2190, Barra de Guaratiba) Igreja de Nossa Senhora de Desterro (Praia da Capela, Pedra de Guaratiba) Stio Roberto Burle Marx (Estrada da Barra de Guaratiba 2019, Barra de Guaratiba)

reas Territoriais: valores obtidos pelo aperfeioamento do clculo feito no IPP Valor mdio do dlar (1998) utilizado para a converso : US$ 1.1606 3 Fontes : Anurio Estatstico do Rio de Janeiro 1993/1995, IPP; Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro 2000; Armazm de Dados, IPP/2003. Obs: A variao da populao entre 1991, 1996 e 2000 foi medida pela Taxa de Variao Relativa referenciada sempre ltima data : VR= (Pt-Pt-1)/Pt *100

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

27

NOTA TCNICA N 4 - BARRA DA TIJUCA A FRONTEIRA DE EXPANSO DA CIDADE Apresentao

A Regio Barra da Tijuca cobre uma rea de 16.559 hectares(1), na qual residem 174.353 habitantes, segundo o Censo 2000. Sua densidade lquida de 13,7 habitantes por hectare a menor entre as 12 regies do Plano Estratgico que compem o Municpio do Rio. formada por oito bairros: Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhang, Jo, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena. A Regio Barra da Tijuca possui duas partes geomorfologicamente bastante distintas: A primeira formada por rea de restinga, onde esto os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Itanhang e Jo. Situada em extenso areal formado por acumulao de areia provida pelo oceano, permite drenagem eficiente, mas esta eficincia vem diminuindo, como resultado da impermeabilizao de extensas superfcies, em decorrncia da intensa urbanizao. Por isso, importante a manuteno de parques e jardins, com a vegetao original de restinga bem distribuda na rea. A segunda parte abrange os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim e composta pelas bacias dos rios do mesmo nome. Os dois primeiros rios desembocam em diversos canais, que desguam principalmente no Canal de Sernambetiba e deste na Lagoa de Marapendi. O rio Camorim desgua na Lagoa de Jacarepagu. A predominncia de grandes declividades, somada aos altos ndices de precipitao pluviomtrica, torna a rea frgil e instvel, o que d importncia significativa floresta que ocupa a encosta sul do Macio da Pedra Branca. O

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

28

controle da ocupao das encostas e a dragagem e manuteno dos canais so prticas importantes para a preservao da qualidade de vida da Barra da Tijuca. A atividade econmica local composta por cerca de 5 mil estabelecimentos, 90,4% dos quais so do segmento de comrcio e servios, empregando aproximadamente 42 mil pessoas. O volume de negcios gera R$ 69,9 milhes de ICMS (US$ 60,2 milhes) (2) , nona arrecadao da Cidade. A Regio est classificada como de mdio-alto desenvolvimento humano, tanto pelo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,802) como pelo ndice de Condies de Vida (ICV=0,769), ocupando a sexta posio no critrio do IDH e a 11 no critrio do ICV, quando consideradas todas as regies. Os dados demogrficos indicam que a Regio foi a que mais cresceu no Municpio, na dcada de 1990: cerca de 44%, ou 124 mil novos habitantes. O maior aumento populacional ocorreu na segunda metade da dcada, com uma taxa relativa de crescimento de 26% ou 45.721 mil novos residentes. Esse alto crescimento na dcada foi devido s impressionantes taxas de crescimento registradas nos bairros de Camorim (82%), Vargem Pequena (71%), Recreio dos Bandeirantes (62%) e Itanhang (57%).

BARRA DA TIJUCA
Evoluo da populao da regio 1991/1996/2000 (Hab.)

200 000 180 000 160 000 140 000 Habitantes 120 000 100 000 80 000 60 000 40 000 20 000 98 229 129 632 1991 1996 2000 174 353

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

O acentuado aumento de populao foi causado ainda, em boa parte, pelo grande fluxo migratrio estimado, que alcanou 21%, ou 37.341 novos habitantes, apenas no perodo 1996 a 2000. Alguns bairros apresentaram taxas estimadas de movimento migratrio altssimas, como Itanhang, com a maior taxa da Cidade (47%), Recreio dos Bandeirantes (40%) e Vargem Pequena (37%), locais que alcanaram grande valorizao imobiliria. A longevidade da populao da Regio Barra, como um todo, ainda relativamente baixa (64,5 anos), pouco abaixo da mdia do Municpio (65,2 anos).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

29

Apenas o bairro da Barra da Tijuca apresenta longevidade alta (cerca de 70 anos), a mesma de alguns bairros da Zona Sul da Cidade (3).

A taxa de mortalidade infantil da Regio (21 bitos por cada mil nascidos vivos) pouco maior que a mdia da Cidade (aproximadamente 20 por mil), alcanando seu melhor valor no bairro da Barra da Tijuca (cerca de dez por mil) e o pior em Vargem Grande (29 por mil) (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

30

A renda mdia da Regio alta (13 salrios mnimos), maior do que o dobro da renda mdia do Municpio (cerca de seis sm) e apresenta grandes disparidades. O Jo alcana o maior valor da Cidade (renda mdia de 46 salrios mnimos) e o bairro da Barra da Tijuca tem a terceira maior renda mdia (23 salrios mnimos) (3).

No quesito educao e conhecimento, a Regio Barra da Tijuca tambm apresenta valores contraditrios. Com uma taxa mdia de 84% da populao alfabetizada, baixa se comparada com a mdia da Cidade (cerca de 93%), tem-se de um lado o bairro da Barra da Tijuca, com a taxa mdia de 99% e praticamente toda a sua populao alfabetizada; de outro, o bairro de Grumari, com apenas 70% alfabetizados(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

31

O percentual da populao com escolaridade superior na Regio de 27,2%, bem mais alto que a mdia da Cidade (18,2%). Os bairros, entretanto, apresentam imensos contrastes, estando o maior percentual no bairro da Barra da Tijuca, onde 56,7% da populao tem nvel superior de instruo, e o menor em Vargem Grande, com apenas 5% (3).

BARRA DA TIJUCA
rea livre por habitante - praas/parques/largos/jardins e outros, por bairro (M2/ Hab.)

B arra da Tijuc a
6 838,2 7000,0 6000,0 rea Livre por H abitante 5000,0

Cam orim Grum ari Itanhang

4000,0 3000,0 2000,0 1000,0 0,0 22,2 1244,5 639,7


86,9 188,1

2434,1

Jo Rec reio dos B andeirantes V argem Grande V argem P equena

409,5

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

32

BARRA DA TIJUCA
Distribuio dos imveis, segundo sua utilizao, na regio (%)

16% 11% Im veis Residenciais 73% Im veis No Residenc iais Im veis Territoriais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

Histrico Desde o incio da formao da Cidade, a Regio Barra da Tijuca sempre esteve ligada histria do Rio de Janeiro, apesar de ser a mais nova das regies, em termos de desenvolvimento e ocupao. A idia de criar no Rio de Janeiro uma colnia francesa, apoiada por Henrique II, rei da Frana (1547-1559), foi de Nicolas Durand de Villegaignon, que desembarcou aqui em novembro de 1555. Os franceses foram senhores do Rio de Janeiro durante quatro anos e trs meses. Em 1560, por ordem real, Mem de S combateu-os com uma esquadra enviada da metrpole, desalojando os invasores e arrasando suas fortificaes, acreditando ter restabelecido o domnio portugus. Em fevereiro de 1564, quando Estcio de S chegou, incumbido de estabelecer as bases de uma colonizao sistemtica, encontrou a Cidade novamente dominada, sendo impossvel estabelecer-se. Buscando reforos em So Vicente, desembarcou um ano depois, em maro de 1565, subjugando os franceses e ndios hostis. Estcio de S Iniciou seus atos oficiais doando sesmarias aos jesutas (1o de julho de 1565) e ao patrimnio territorial da Cidade (16 de julho). Mas as dificuldades em consolidar a destruio das foras inimigas e cumprir sua misso foraram-no a um pedido de ajuda. Avisado pelo jesuta Anchieta, Mem de S veio em seu auxlio, frente de tropas organizadas na Bahia. A interveno derrotou temporariamente os franceses, na batalha onde morreu seu sobrinho Estcio de S, em 20 de janeiro de 1567. Aps a expulso dos invasores, Mem de S nomeou outro sobrinho, Salvador Correia de S, capito e governador (1567-1572) da Cidade, recebendo o mesmo, como benefcio da guerra, as terras que hoje constituem o Municpio. Como governador do Rio de Janeiro, Salvador Correia de S doou terras a dois colonizadores portugueses que participaram da luta: Jernimo Fernandes e Julio

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

33

Rangel de Macedo receberam sesmarias que partiam de Jacarepagu e chegavam at a atual Barra da Tijuca. Em 1594, quase no final do ltimo perodo de seu governo (1578-1598), Salvador Correia de S passou o amplo territrio que hoje corresponde a Jacarepagu e a Barra da Tijuca a seus dois filhos, Gonalo e Martim Correia de S, que concordaram em dividir a rea. Gonalo ficou com as terras que hoje correspondem aos atuais bairros da Freguesia, Taquara, Camorim at Campinho, e a maior parte da Barra da Tijuca. A rea de Martim Correia de S, mais tarde governador por trs vezes da capitania do Rio de Janeiro (1602-1608, 1618-1620 e 1623-1630), ia desde Camorim, atravessava Vargem Pequena e Vargem Grande e chegava ao Recreio dos Bandeirantes, alcanando a extensa faixa litornea.As duas partes tiveram uma evoluo desigual. Nas terras da plancie de Jacarepagu foram instalados engenhos e fazendas, em funo do terreno plano e dos mananciais de gua, o que proporcionou um desenvolvimento econmico baseado em atividades rurais. A rea praiana, por outro lado, no teve desenvolvimento regular e crescente, justamente por no ser adequada nem para o plantio nem para a criao de gado. Localizados entre lagoas e alagados, os areais eram mais propcios a atividades de pesca e lazer.Em 1625, a filha de Gonalo Correia de S, Dona Vitria de S e Benevides, recebeu como herana as terras do pai, dadas mais tarde como dote, em 1628, a seu esposo, o fidalgo espanhol e governador-geral do Paraguai, D. Luis Cespede Xeria. Em 1667, as propriedades de Dona Vitria, correspondentes maior parte da Barra da Tijuca, foram legadas, por testamento, ao Mosteiro de So Bento. O filho de Martim Correia de S, General Salvador Correia de S e Benevides, primo de Dona Vitria, alm da rea herdada do pai, comprou todas as terras que pertenciam aos foreiros e ao marido da prima, que incluam o atual bairro de Jacarepagu, ficando dono quase absoluto da regio, com exceo da enorme rea doada por D. Vitria aos beneditinos, a atual Barra da Tijuca. Os religiosos fundaram trs engenhos, o primeiro em Camorim, depois em Vargem Grande e Vargem Pequena. Os trs ocupavam quase a metade da regio. A comunicao com a Cidade era feita por uma estrada aberta por eles, que atravessava o macio da Tijuca. Os monges beneditinos sempre gozaram de estima junto s populaes em que desenvolveram seus trabalhos, entre eles a catequese dos ndios, a cultura dos campos nas suas fazendas, a instruo e educao da juventude em seus mosteiros ou em educandrios do governo, o conforto espiritual e moral prestado s foras armadas e a colaborao na expulso do inimigo: primeiro os holandeses ao longo do sculo XVII; depois como os jesutas, nos primrdios da fundao da Cidade os franceses, no sculo XVIII. Em 16 de agosto de 1710, uma nova esquadra francesa chegou vista do Rio, numa expedio enviada por Luis XIV contra o Brasil, mas repelidos pelos canhes da fortaleza de Sta. Cruz, os franceses desistiram de forar a entrada na baa, desembarcando em 11 de setembro na praia de Guaratiba. A estrada dos beneditinos foi ento utilizada por eles que, liderados por Duclerc, chegaram ao Centro, na tentativa de invadir a Cidade, sendo rechaados pelas tropas aquarteladas nos fortes que guarneciam o morro do Castelo. Duguay-Trouin sucedeu a Duclerc e invadiu a Cidade no ano seguinte (1711), com dezessete navios e 5.764 marinheiros e soldados, tendo os beneditinos participado ativamente da resistncia ao inimigo e contribudo para o resgate da Cidade com grande soma de dinheiro. Alm dessa, pode-se citar outras ajudas financeiras de vulto por parte

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

34

dos beneditinos como doaes de terrenos ao governo, a hospedagem da famlia real e a edificao de inmeros prdios no Rio de Janeiro. Sob o poder deles, a Regio manteve as suas caractersticas rurais. Com a proibio do comrcio aos jesutas e a perseguio movida por Pombal, culminando com a lei de 3 de setembro de 1759 expulsando-os de Portugal e seus domnios, os beneditinos passam a exercer maior influncia poltica, assumindo o papel dos jesutas em inmeros empreendimentos lucrativos na Cidade e na Regio. No incio do sculo XIX, a populao da rea a maior da Cidade ainda era constituda basicamente de escravos. Entretanto, apesar do enorme contingente de mo-de-obra escrava, os beneditinos no tinham a mesma vocao empreendedora dos jesutas estes realizavam trabalhos de cultivo da terra e criao de animais, de carpintaria, marcenaria, engenharia de estradas, hidrulica e militar, cermica, tecelagem, construo de embarcaes navais, etc. Para realizar tais atividades possuam inmeros bens e ganhavam subsdios reais, doaes de terras, sesmarias, heranas, prdios, isenes, entre outros. Durante mais de dois sculos, a Ordem dos Beneditinos explorou ou arrendou as terras herdadas. Com o passar do tempo, a produtividade dos engenhos declinou. Plantaes de caf substituram a cana-de-acar, mas com as crises do caf, as grandes fazendas foram divididas em pequenos stios. Em conseqncia da perseguio s ordens religiosas, ocorridas no Segundo Imprio, e com o fim da escravido no final do sculo XIX, os beneditinos ficaram quase arruinados. Em 1891, todas as terras remanescentes foram vendidas Companhia Engenho Central de Jacarepagu, sendo repassadas ao Banco de Crdito Mvel, em pagamento de dvidas. Em 1900, as terras foram vendidas empresa Saneadora Territorial e Agrcola S.A., ainda hoje grande proprietria de terrenos na rea, assim como a Carvalho Hosken, a ESTA e a Pasquale Neto. Desde seus primrdios manifestou-se a vocao local de ter poucos proprietrios, como os S, os Telles de Menezes e, principalmente, os beneditinos. A concentrao de grandes extenses de terras em mos de poucos foi uma das causas do lento crescimento da Regio. Conhecida como Regio dos Sete Engenhos, a Barra da Tijuca hoje tem poucos marcos histricos. O mais importante a Igreja de Nossa Senhora do Mont Serrat construda pelos beneditinos por volta de 1766, em Vargem Pequena. Uma caracterstica interessante da rea so os nomes das localidades, que se mantiveram desde o perodo colonial: Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes. A dificuldade de acesso foi outro motivo responsvel pela lenta evoluo da Barra da Tijuca. A ocupao mais significativa na poca colonial comeou por Jacarepagu, justamente porque o acesso podia ser feito, embora de forma lenta, atravs da antiga estrada dos benedetinos. As caractersticas do meio geogrfico dificultaram o acesso da Regio ao centro da Cidade. Outros caminhos j existentes, como a antiga Estrada Real de Santa Cruz e os canais navegveis de Iraj acabaram atraindo a expanso da Cidade, irradiada a partir do seu centro, favorecendo os subrbios e as zonas leste e sul. O sistema de transportes foi outro aspecto que diferenciou a Barra da Tijuca das demais regies. No caso da Barra, o meio de locomoo utilizado foi o veculo automvel e no o sistema sobre trilhos, como bondes e trens. Este fato evidenciado pelo grande nmero de estradas abertas antes mesmo que a Regio se adensasse, como as estradas dos Bandeirantes, do Jo, de Furnas, das Canoas, da

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

35

Gvea, entre outras. Estas estradas comearam a surgir desde o sculo XIX, para atender a localidades distantes e de difcil acesso. At as primeiras dcadas do sculo XX os movimentos de ocupao se mostraram inconsistentes, pontuando apenas pequenas casas de veraneio no Recreio. A ocupao da Barra da Tijuca se deu pelas extremidades. No sentido Zona Sul surgiram novas vias de acesso, como a Avenida Niemeyer (1920) e a Estrada de Furnas, que se juntavam para alcanar a Barra da Tijuca, contornando a Pedra da Gvea. Em 1939, foi construda uma ponte sobre a Lagoa da Tijuca. A obra foi executada por particulares para atender aos loteamentos Jardim Ocenico e Tijucamar e no outro extremo ao loteamento de duas grandes glebas no Recreio dos Bandeirantes, que pertencia ao ingls Joseph W. Finch. Historicamente, a Barra da Tijuca sempre esteve ligada Zona Norte e Tijuca. Esse fator foi decisivo para a sua ocupao. Atrados pelas guas lmpidas de suas praias ocenicas pouco freqentadas, os moradores dos bairros de ambas as regies preferiam seguir at a Barra da Tijuca, a qual, segundo o dito popular, foi uma inveno tijucana. Isso pode ser constatado devido ao fato de quase todos os grandes investimentos anteriores dcada de 60 terem sido destinados s vias de acesso ligando estas regies, como a Estrada Graja-Jacarepagu, Av. Menezes Cortes, concluda em 1951 pelo prefeito Mendes de Moraes. At 1960, quase todas as melhorias para a Regio eram executadas com o objetivo de fazer escoar a parca produo rural ainda existente e para atender ao lazer da populao. Em 1969, quando o governador Francisco Negro de Lima convidou o urbanista Lcio Costa para elaborar o Plano Piloto da Barra, uma nova fronteira de expanso imobiliria se abriu e a partir da a ocupao da Barra se deu de forma definitiva. Lcio Costa elaborou um plano diretor propondo uma urbanizao racional e planejada da baixada compreendida entre a Barra da Tijuca, o Pontal de Sernambetiba e Jacarepagu, rompendo com padres de gabarito existentes, criando reas non aedificandi e vias expressas, etc. Era uma forma de tentar conter a ocupao catica e desordenada j iniciada, evitando a repetio dos erros cometidos em outras regies e fornecendo um novo modelo urbano para a Cidade, baseado no racionalismo modernista e na onda desenvolvimentista surgidos no Brasil a partir do governo Kubitschek, na segunda metade da dcada de 1950. Com a construo da Auto-Estrada Lagoa Barra, na dcada de 80, a urbanizao da Regio se intensificou. Hoje, apesar das profundas modificaes do plano original, mesmo tendo uma arquitetura caracterstica que a assemelha mais cidade de Miami do que ao restante do Rio de Janeiro, com shopping centers que so verdadeiras catedrais de consumo, ainda impressionante o crescimento da Regio. As melhores taxas demogrficas da Cidade esto na Barra, que apresenta ainda os menores adensamentos, timos padres de ocupao e excelente qualidade de vida, apesar do trnsito cada vez mais problemtico e da crescente poluio de suas lagoas e praias, por falta de um eficiente sistema de saneamento bsico. O encontro entre uma zona at recentemente rural e a pujana urbana moderna resultou num espao bastante diversificado socialmente, com interaes entre foras do Estado, o mercado capitalista, os setores de comrcio e servios e uma populao heterognea formada por diversos grupos sociais emergentes estabelecidos formal e informalmente. Em suma, a Regio Barra da Tijuca hoje um espao dinmico e mutante, um paradigma de desenvolvimento intrigante e discutvel e, por isso mesmo, constitui um fenmeno novo na Cidade.
Fontes Bibliogrficas:
36

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Abreu, Mauricio de Almeida, Evoluo Urbana do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a SMU/IPLANRIO, 3 Edio, 1997 Brasil, Gerson, Histria das Ruas do Rio de Janeiro Coroacy, Vivaldo, Memrias da Cidade do Rio de Janeiro Macedo, Joaquim Manuel de, Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro Delta Larousse, Grande Enciclopdia Jos Incio Parente, Guia Amoroso do Rio Pesquisa realizada na Internet sobre a histria dos bairros

Debilidades Na etapa de pr-diagnstico, foram analisados dados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico da Cidade, quando foram respondidos 57 questionrios. Nessa etapa, o objetivo da pesquisa foi identificar as debilidades da rea para a definio de seus temas crticos. As informaes do questionrio sobre os aspectos da realidade atual ajudaram a compreender outras situaes deficitrias.
BARRA DA TIJUCA

Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto aos principais problemas


35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

Saneamento Sistema de Transportes Violncia/Criminalidade Outros Meio Ambiente Trnsito Populao de Rua Sade/Hospitais Oferta de emprego local Custo de Vida Custo de Moradia

Os dados oficiais indicam que a Regio como um todo tem taxas de alfabetizao e condies de moradia baixas, muitas pessoas por domiclio, comrcio mal distribudo e baixa oferta de trabalho local. Segundo a Pesquisa de Percepo, que apontou as trs principais debilidades, 30% dos moradores consideram o saneamento o maior problema da rea, seguido do sistema de transportes (26%) e da violncia (11%). Perguntados se pensam em mudar-se da Regio, os entrevistados que responderam afirmativamente apontaram como causas o sistema de transportes (30%), a violncia (16%) e, em terceiro lugar, dois itens: o custo dos imveis e a distncia do trabalho (ambos com 9%).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

37

BARRA DA TIJUCA
Resultado da de moradia Resultado da pesquisa pesquisa realizada, realizada,por na regio, regio, quanto quanto a a mudana inteno do de local mudana do local em funo dos pontos negativos de moradia em funo dos pontos negativos.
35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%
$imvel trabalho transporte segurana comrcio lazer

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO DE PL AN O ESTR A TRIO GIC O JANEIRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

SUBPREFEITURA BARR

Os moradores entrevistados consideram ruins e pssimos determinados aspectos relacionados realidade atual: educao, sade, servios urbanos, meio ambiente, cultura e esporte. ruim a oferta de escolas de 2 grau (35%), tcnicas (47%) e pssima a de creches (26%). Dentro do quesito sade, foi classificada como ruim a quantidade de postos de sade (51%), de unidades de emergncia (35%) e ambulatrios (44%). Os entrevistados tambm consideram ruins a manuteno de reas pblicas (48%), o sistema de transportes (56%) e a sinalizao de logradouros (40%), sendo pssima a infra-estrutura de gua e esgotos (56%). No tocante questo ambiental, so ruins o combate a ratos e mosquitos (40%), a sinalizao de trnsito (40%), a iluminao pblica (54%) e a qualidade da gua (40%). A drenagem de guas pluviais foi considerada pssima (40%). No aspecto cultura, so ruins as ofertas de teatros (44%), eventos musicais (33%), exposies de artes plsticas (33%) e de atividades literrias (37%), sendo pssima a oferta de bibliotecas (58%). A quantidade de eventos esportivos (35%) e de quadras e campos de esporte (32%) tambm foi considerada ruim. A partir dos dados oficiais e da Pesquisa de Percepo, incluindo o item que indaga sobre o que levaria o morador a querer sair da Regio, foram identificados seis temas crticos: educao, habitao, trabalho/renda, saneamento/meio ambiente, violncia e sistema de transportes. As taxas de alfabetizao baixas tornam a educao crtica. Condies de moradia baixas e um alto nmero de pessoas por domiclio apontam a habitao como item deficitrio, assim como a baixa oferta de trabalho local torna trabalho e renda um tema crtico. A classificao como pssimas da infra-estrutura de gua e esgotos e da drenagem de guas pluviais indicaram carncia de saneamento e, conseqentemente, um meio ambiente insalubre. Outras debilidades apontadas foram a falta de policiamento e o sistema de transporte de massa, considerado como pssimo.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

38

1. Itens extrados de dados oficiais Baixa taxa de alfabetizao Baixas condies de moradia Muitas pessoas por domiclio Baixa oferta de trabalho local Comrcio mal distribudo 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies da etapa de prdiagnstico Pssima infra-estrutura de gua e esgoto Pssima drenagem de guas pluviais Carncia de policiamento Pssimo sistema de transporte de massas Vargem Grande: falta de escolas de 2 grau; acesso difcil de estudantes e professores s escolas Ausncia de escolas tcnicas profissionalizantes Ausncia de creches Falta de bibliotecas Comrcio / indstrias: mal distribudos espacialmente Poluio de lagoas e canais Invases no Macio da Pedra Branca Falta de educao ambiental Drogas: trfico, aumento do uso, desinformao sobre os malefcios. Ambulantes e pedintes em semforos Trnsito: desrespeito s leis Transportes: linhas de nibus sobrepostas, nibus substitudos por alternativos (kombis e vans); difcil acesso ao Centro; falta de estacionamento na orla Potencialidades Na etapa de diagnstico, foram analisados dados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao realizada pelo Plano Estratgico, quando moradores da regio responderam a 57 questionrios. Nessa etapa, o objetivo da pesquisa foi identificar as potencialidades da rea a partir de seus aspectos positivos, vocaes e manifestaes culturais prprias. Segundo os dados oficiais, a Regio Barra da Tijuca apresenta os seguintes aspectos positivos: praas com altas taxas de uso, densidade populacional baixa, elevadas taxas de sobrevivncia, baixa mortalidade infantil, alta longevidade, elevado percentual de pessoas com escolaridade superior, renda acima da mdia da Cidade e muitas reas livres por habitante. Na Pesquisa de Percepo, a populao considerou bons determinados aspectos relacionados realidade atual: economia, educao, sade, servios urbanos e meio ambiente, cultura e esporte. boa a oferta de bancos (58%), servios (58%), comrcio (44%), escolas de 1 grau (60%), pr-escolar (40%), escolas de 3 grau (33%), hospitais (42%) e farmcias (46%), sendo bons os servios de limpeza urbana (63%), a coleta de lixo domiciliar (68%) e a arborizao de logradouros (58%); boas ainda a qualidade visual (49%), sonora (47%) e do ar (56%), alm da quantidade de cinemas (58%) e de clubes (44%).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

39

A partir dos dados da Pesquisa, concluiu-se que a Regio tem vocaes residencial, turstica, esportiva, para comrcio e servios e para o lazer e gastronomia. No item manifestaes culturais, a populao apontou como mais importantes os blocos e bandas carnavalescos, artes plsticas e artesanato, o design, os esportes aquticos, shows musicais, grupos de danas nas comunidades e festas religiosas.
Fontes: IBGE: Censos 1991/2000, Pesquisa IPEA/PNUD (2001), Instituto Pereira Passos (IPP): Anurio Estatstico da Cidade (1998), Atlas Escolar (2000); Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro: Pesquisa de Percepo (2001-2002) e reunies regionais.

1. Itens extrados de dados oficiais Altos ndices de uso das praas Baixas densidades de populao Altas taxas de sobrevivncia Mortalidade infantil baixa Alta longevidade Grande populao com escolaridade superior Renda acima da mdia da Cidade 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies da etapa de prdiagnstico Boa rede bancria Boa oferta de servios / comrcio Bom atendimento ao pr-escolar / 1 grau / 3 grau Boa oferta de hospitais Boa oferta de farmcias Boa limpeza urbana Boa coleta de lixo domiciliar Boa arborizao de logradouros Baixa poluio visual Boa qualidade do ar Baixa poluio sonora Boa oferta de cinemas Boa oferta de clubes rea de grande atrativo para o lazer Grande nmero de haras Grande potencialidade para esportes nuticos Centros gastronmicos reas verdes preservadas Parques temticos Grande disponibilidade de reas edificveis Cebolo (Trevo no cruzamento da Av. das Amricas c/ Av. Ayrton Senna) Cinco hotis de cinco estrelas em fase final de construo Riocentro / Autdromo / Plo de Cine e Vdeo reas para prtica de vo livre Campos de golfe Organizaes civis voltadas para a arte Aeroporto Ecoturismo

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

40

3. Manifestaes culturais Carnaval / blocos e bandas Artesanato / artes plsticas / design Esportes aquticos Msica / shows Grupos de danas nas comunidades Cavalgadas Surf / windsurf Movimento de Artes do Recreio (MAR) / Vargem Grande Exposio de artes na Praa do Festa de So Francisco de Paula 4. Vocao Comercial / servios Residencial Lazer / esportiva Turstica Ecoturismo Centro gastronmico Produo de plantas ornamentais 5. reas e edificaes emblemticas Conjunto formado pelas Serras da Madureira, do Mendanha e Parque Estadual da Pedra Branca (Barra da Tijuca) Pedra de Itana (Avenida das Amricas s/n, Barra da Tijuca) Capela de So Gonalo do Amarante (Estrada do Camorim 925, Vargem Grande) Capela de Nossa Senhora do Mont Serrat (Estrada dos Bandeirantes, na altura do n. 16064, Estr. da Capela, Vargem Pequena) Casa do Pontal (Estrada do Pontal, n. 3295, Recreio dos Bandeirantes) Praia de Grumari (Grumari) Morro do Cantagalo (Baixada de Jacarepagu, Camorim) Morro do Rangel (Rua 8W, Estrada do Pontal, Recreio dos Bandeirantes) Bosque da Barra (Avenida Ayrton Senna, esq. com Av. das Amricas)
1 2

reas Territoriais: valores obtidos pelo aperfeioamento do clculo feito no IPP Valor mdio do dlar (1998) utilizado para a converso : US$ 1.1606 3 Fontes : Anurio Estatstico do Rio de Janeiro 1993/1995, IPP; Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro 2000; Armazm de Dados, IPP/2003. Obs: A variao da populao entre 1991, 1996 e 2000 foi medida pela Taxa de Variao Relativa referenciada sempre ltima data : VR= (Pt-Pt-1)/Pt *100

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

41

Das könnte Ihnen auch gefallen