Sie sind auf Seite 1von 41

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE ARTES E REPRESENTAO GRFICA

THAS ANGLICA DE BRITO PUPATO

DA LINGUAGEM CORPORAL LINGUAGEM ESCULTRICA: Contribuies do Mtodo Bertazzo.

Bauru 2012

 

THAS ANGLICA DE BRITO PUPATO

DA LINGUAGEM CORPORAL LINGUAGEM ESCULTRICA: Contribuies do Mtodo Bertazzo.

Monografia do Trabalho de Concluso de Curso apresentada Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao da UNESP de Bauru, como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura em Educao Artstica Habilitao em Artes Plsticas sob orientao do Prof. Ms. Jos dos Santos Laranjeira.

Bauru 2012

 

THAS ANGLICA DE BRITO PUPATO

DA LINGUAGEM CORPORAL LINGUAGEM ESCULTRICA: Contribuies do Mtodo Bertazzo.

Monografia do Trabalho de Concluso de Curso apresentada Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao da UNESP de Bauru, como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura em Educao Artstica Habilitao em Artes Plsticas sob orientao do Prof. Ms. Jos dos Santos Laranjeira.

Aprovado em 28 de novembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________ Orientador Prof. Ms. Jos dos Santos Laranjeira

__________________________________________ Prof. Dr. Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

__________________________________________ Prof. Dr. Solange Maria Leo Gonalves

Bauru 2012

 

AGRADECIMENTOS

Dedico este espao para agradecer a todos os que contriburam para a realizao deste trabalho, primeiramente a Deus que nunca permitiu que eu estivesse desamparada, e a todos de minha famlia, que mesmo quando eram arbitrrios s minhas decises depositavam confiana e apoio em mim. Agradeo ao belssimo trabalho de Ivaldo Bertazzo que serviu de inspirao para esta pesquisa e por me receber em sua escola em So Paulo. Expresso ainda minha gratido a todos os professores e queles que de alguma maneira auxiliaram na minha formao acadmica e pessoal, obrigada Adriano Antnio de Andrade por tamanha amizade e disposio, obrigada Professor Carlos Alberto Vicentini por aceitar minha participao como ouvinte nas aulas de anatomia, obrigada Andr Guilles pelas aulas de desenho anatmico carvo e por valiosos conselhos, e obrigada Professor Laranjeira por aceitar ser o orientador deste trabalho, pelas trocas de experincias e pela motivao. Por ltimo e no menos importante, obrigada Hiuram Joram por estar presente em minha vida.

 

Los zapatos viejos son cosas que nunca debiramos tirar, estn amoldados a nosotros, les debemos misericordia. (ENSAYO SOBRE DBILES)

 

RESUMO

Esta pesquisa tem em vista o corpo humano, que explorado como tema em diferentes linguagens por diversos artistas. Por isso, pretendo relatar aqui a passagem da leitura e interpretao do espetculo CORPO VIVO: Carrossel das Espcies para a linguagem escultrica, sendo assim ser analisada a trajetria do processo criativo tendo um breve panorama da linguagem corporal expressiva por meio da dana/teatro explorando os meios de criao com contribuies dos estudos do Mtodo de Reeducao Corporal Ivaldo Bertazzo, criador, diretor e coregrafo da pea. Palavras-chave: Corpo. Bertazzo. Dana/teatro. Criao. Escultura.

 

ABSTRACT

This research aims at the human body as a theme that is explored in different languages by many artists. So here I intend to report the passing of reading and interpretation of the show LIVE BODY: Carousel of Species for sculptural language, so will be examined trajectory of the creative process with a brief overview of the expressive body language through dance / theater exploring ways Created with contributions from studies of Reeducation Method Body Ivaldo Bertazzo, creator, director and choreographer of the piece. Keywords: Bory. Bertazzo. Dance/theater. Creation. Sculpture.

 

LISTA DE ILUSTRAES
& - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. &Estudo de bailarinos com argila. &Estudo de bailarinos com argila. &Estudo com modelo n 3. &Sem ttulo, 2009. &Estudo de proporo corporal grafite e lpis de cor. &Estudo de proporo e flexo corporal em arame recozido. &Esboo n 1. &Esboo n 1. &Prottipo para estudo n 1.  &Prottipo para estudo n 1.  &Estudo de forma n 1. &Estudo de forma n 1. &Esboo n 2.

  &Esboo n 2. &Prottipo para estudo n 2. &Prottipo para estudo n 2.  &Estudo de forma n 2. &Estudo de forma n 2. &Ensaio em ao n 2. &Ensaio em ao n 2. &Ensaio em tecido e plstico n 2. &Ensaio em tecido e plstico n 2. &Prottipo para estudo n 3.  &Prottipo para estudo n 3.  &Estudo de forma n 3. &Estudo de forma n 3. &Ensaio em alumnio n 3. &Ensaio em alumnio n 3. &Esboo desencadeador dos estudos n 4 e n 5. &Esboo desencadeador dos estudos n 4 e n 5. &Ensaio em arame n 4. &Ensaio em arame n 4. &Ensaio em ao n 5. &Ensaio em ao n 5.

 

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 10 1 2 CONTEXTUALIZAO E INSPIRAES......................................................... 13 PERCURSOS ..................................................................................................... 23 2.1 2.2 Da seletividade ........................................................................................... 23 Estudos, esboos, prottipos: criaes .................................................. 27 Estudo n 1 - Lagarteando .................................................................. 27 Estudo n 2 Desafiando a gravidade ............................................... 29 Estudo n 3 Desafiando o movimento............................................. 32 Estudos n 4 e n 5 Dinmicas ......................................................... 33

2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.2.4 3

REFLEXES E CONEXES ............................................................................. 35

CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 38 REFERNCIAS ......................................................................................................... 39 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA .............................................................................. 40

10


INTRODUO

O incio deste trabalho deu-se pela procura de um elemento inovador, algo que construsse um pouco mais que a reunio de elementos literrios, e que pudesse acrescentar conhecimentos de valores expressivos em relao ao autor, o que imprescindvel em um curso que estuda as artes. Alm disso, pretende-se expor aqui relatos de experincias vividas no decorrer do desenvolvimento desta pesquisa, fundamentadas em questes tericas indispensveis para a construo e estrutura das ideias, ento, o foco da ao desta anlise no est no que se obteve na finalizao do projeto, mas sim em seu processo criativo. E por se tratar de experincias to ntimas, a abordagem ser direta e clara, pois no h como falar ns, se as mudanas foram provocadas no eu.
A histria da arte demonstra que o corpo humano sempre esteve de uma maneira ou outra, com maior ou menor intensidade, no foco de ateno dos artistas. A par do teatro e da dana que so artes do corpo por excelncia, tambm nas artes visuais, desde o mundo grego, as medidas perfeitas compunham o modelo abstrato de um corpo ideal. Na arte religiosa, a imagem do corpo era emanao do sagrado. Ao se desprender da religiosidade, o corpo foi encontrando na arte da escultura e da pintura, especialmente no retrato, formas privilegiadas de registro. (SANTAELLA, 2006; p.66)

O estudo est em torno do corpo humano, que podemos ver frequentemente representado e utilizado em diversas artes, talvez seja o tema mais frequente na histria da arte desde os primrdios, tema tambm presente na pea CORPO VIVO: Carrossel das Espcies de Ivaldo Bertazzo, que me serviu de inspirao para a realizao de ensaios/criaes que alm de contribuir para a formao de conceitos, ainda estimulou o autoconhecimento, por isso o enfoque central o corpo feminino, no abriremos um debate sobre os temas polmicos j to conhecidos em relao s mulheres, usufruiremos da infinidade de imagens que a forma e o volume nos proporcionam. Sendo assim, procuro fazer a passagem entre as linguagens corporais, que seria a dana/teatro, para a linguagem escultrica, a expresso tridimensional. Partindo do princpio de que a relevncia est nos processos de leitura, interpretao e ao, e de que no se tem a inteno de narrar a representao


11


cnica, ser brevemente descrito o que foi entendido e marcante para o desencadear dos procedimentos.

& - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Depois do primeiro contato com a pea, procurei meios que auxiliassem nos estudos imagticos, foi preciso tomar conhecimento do Mtodo de Reeducao Corporal que tem a mesma autoria da pea, Ivaldo Bertazzo, sendo assim, esta serve de ilustrador para os exerccios propostos por em seus livros e oficinas que tambm ministra. A oportunidade de vivenciar o mtodo possibilitou um maior entendimento dos movimentos e dilogos que me servem de inspirao. E j que a figura do corpo humano to singular, institu metodologias a fim de obter um mnimo de conhecimento para a representao do corpo com melhor desenvoltura. Para isso aulas de anatomia humana e de desenho anatmico carvo (tcnica de fcil manejamento para esboos) contriburam para o aprimoramento da criao e registro de ideias. Diante dessas informaes, estabeleo conexes para comentar as relaes com a ao cnica, com o apoio das teorias de anlises de Patrice Pavis e a metodologia de reeducao corporal de Bertazzo partindo do seu livro Corpo Vivo: Reeducao do Movimento (2010) e oficinas vivenciadas.


12


Em seguida fao uma documentao dos meus estudos e criaes, que so estruturados por algumas importantes consideraes de Fayga Ostrower e outros referenciais para situar o processo criativo, inclusive fao uso dos Parmetros Curriculares Nacionais em arte, para situar as linguagens em questo. Por fim, finalizo a organizao do texto, mas sem o intento de concluir a pesquisa, exponho o que consigo ver de relevante para meu crescimento dentro de um enorme processo de construo de mim mesma.

13


CONTEXTUALIZAO E INSPIRAES

H algo de ureo naquela luz ou seriam as roupas? No... deve ser a msica, ou ento os atores, ou ainda o palco, ou talvez os meus olhos, ou tudo isso e um pouco mais.

& - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Antes de dar incio s discusses sobre o espetculo em questo, vejo a necessidade de apresentar o criador da pea, Ivaldo Bertazzo. Acredito que posso afirmar que o foco de seu trabalho, desde os anos 1970, est no que ele nomeia de "cidados danantes, que seriam pessoas comuns, provindas de diferentes classes sociais e profisses. Com elas, busca trabalhar a educao corporal por meio da


14


conscincia fsica do movimento aliada individualidade de manifestao, seja ela expressiva, esportiva. Bertazzo desenvolveu dezenas de trabalhos significativos para o repertrio brasileiro e mundial, seja ele de importncia cultural ou educacional para a sociedade, pois nos ltimos anos tem trabalhado com jovens de periferia, resultando em belssimas apresentaes at fora do Brasil. Se o tema a ser discutido ento, o espetculo de dana/teatro CORPO VIVO: Carrossel das Espcies se faz necessria uma anlise da representao encenada, uma vez que esta o pontap inicial do processo, o desencadeador de ideias. Mas antes preciso esclarecer algumas questes.
A experincia normal do espectador que assiste uma nica vez a uma representao basta para a anlise? Em princpio sim e essa experincia nica deveria ser a regra de ouro para se relatar um espetculo, tambm ele nico, e que organiza seu desenrolar em funo do efmero e da singularidade. A tentao grande, no entanto, de trapacear e multiplicar as experincias do espectador que assiste a mais de uma representao (o que muda radicalmente a situao habitual do receptor) e reconstituir artificialmente a representao a partir de alguns substitutos ou mesmo resduos do ato teatral (...). (PAVIS, 2011; p.16)

O contato com o espetculo foi nico, a experincia de assisti-lo apenas uma vez foi suficiente para gerar imagens que explorassem as representaes de maneira potica e no tcnica, pois a inteno aqui no desmembrar, fatiar ou decompor o que foi assistido, ou ainda reconstituir os fatos narrados, [...] mas se fundamenta antes de tudo na experincia individual, e nica do espectador confrontado ao evento cnico [...], como completa Pavis (2011, p.16).

15



& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Ento, deixaremos o termo anlise para o processo criativo que veremos no prximo captulo, e seguiremos com a transcrio daquilo que foi interpretado, A descrio do espetculo [que] navega sempre entre uma exigncia totalizante de sntese e uma individualizao emprica, entre ordem e caos, abstrao e materialidade., como coloca Pavis (2011, p.14).


& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

16


Perante a minha percepo, posso dizer que o espetculo procura retratar de maneira dinmica e bem humorada as intempries que o nosso corpo passa, um personagem central dialoga de maneira retrica com os espectadores, se questiona quanto a tantos movimentos que realizamos nos estressantes dias da

contemporaneidade, seja no trnsito, trabalho, famlia ou mesmo em situaes pequenas, que aos poucos sobrecarregamos nossa mente e consequentemente nos esquecemos dessa nossa maravilhosa mquina singular que trabalha

incessantemente.
O aprendizado dos exerccios abre novos campos perceptivos, construindo um elo entre o aprendiz e o mundo. O entendimento se d, assim, tanto no pensamento como na ao, de modo que novos aprendizados motores asseguram a longevidade do sistema nervoso central. (BERTAZZO, 2010; p.36)

Em paralelo a isso, nos mostra que temos o poder de escolha para permitir o caminhar da nossa mente em conjunto com o corpo. Ao longo dos anos sofremos mudanas, ganhamos rugas e limitaes, que mesmo recusando essas

transformaes infalivelmente elas vo acontecendo; quanto s rugas a bioqumica nos oferece paliativos que cedo ou tarde no resolvero mais, mas e as limitaes fsicas? Estas s vezes surgem mesmo quando jovens.

17



& - CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponveis em: <www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 18 mar. 2011. & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadan cafestival/sets/72157626309574820/d etail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Por isso, os estudos que Ivaldo Bertazzo divulga em sua Escola do Movimento, baseados na reeducao corporal, e utiliza instrumentos simples do cotidiano, como garrafas pet, escovinhas e outros, que coordenados por meio de exerccios proporcionam ao corpo uma gama maior de mobilidade, espontaneidade e criatividade favorecendo ao indivduo nas suas aes para melhores formas de uso e comunicao no decorrer de sua vida. Acredito que envolver-me nas oficinas e praticar os exerccios propostos, auxiliou no processo de entendimento do espetculo e na sequncia constante das inspiraes, pois me movimentando aprendi o que movimento. Em um primeiro momento nos parece muito bvio, mas se o assistimos e no nos permitimos constituir mudanas, de nada nos adiantar na busca do que movimento, ou seja, movimento s existe a partir da ao. Na sequncia das cenas que no h cronologia e tempo, esto intercalados os questionamentos do personagem central com coreografias, que variam desde a

18


dana contempornea, como a dana de rua, at danas clssicas e peculiares de uma nao, como os ritmos latinos e a influencia do mundo oriental.


& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

 & CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 19 mar. 2011.

19

Ser espontneo nada tem a ver com ser independente de influncias. Isso em si impossvel ao ser humano. Ser espontneo apenas significa ser coerente consigo mesmo.[...] para ser espontneo, para viver de modo autntico e interiormente coerente, o indivduo teria que ter podido integrarse em sua personalidade, teria que ter alcanado alguma medida de realizao de suas possibilidades especficas, uma medida de conscientizao. Nessa medida ele ser espontneo diante das influncias. (OSTROWER, 2012; p.147)

Os movimentos nas danas foram motivadores para a realizao dos esboos, e somados aos estudos que Bertazzo prope, as ideias surgiram de maneira espontnea e naturalmente seletiva, pois alm de minha individual percepo, meu repertrio durante todo o tempo foi construindo imagens conforme o contexto fornecido.


& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011. No dia em que o homem nasceu, muitas fadas compareceram festa de seu batizado, presenteando-o com dotes bem preciosos: sensaes tteis, olfativas, sonoras, de paladar e de viso. Muito teis, essas ferramentas lhe permitiro o dom da previso, do clculo, do funcionamento automtico, concedendo o acesso, em frao de segundos, a todo o seu legado de movimentos. (BERTAZZO, 2010; p.24)

A ilustrao que Bertazzo nos coloca apresenta a diversidade de movimentos que nosso corpo dispe; correr, saltar, sentar, assoprar, empurrar, pegar, subir, enfim, fazer uso dentro das possibilidades e necessidades de cada um. No entanto,


20


ele segue dizendo que alm da participao das fadas na estria, uma bruxa tambm esteve presente e rogou pragas: a gravidade e as consequncias de se ceder a ela. Por isso sua proposta para a organizao de mecanismos psicomotores importante para a nossa diria e incessante serventia do corpo, nos acostumamos muito fcil a repeties e acomodaes tornando possveis as vrias enfermidades e danos que muitas vezes podem ser irreparveis. Para mim, a gravidade foi um elemento potico dentro deste percurso. Com ela pude estruturar arranjos fsicos de corpos humanamente impossveis de se posicionar, mas que dentro de uma mobilidade da massa e da forma foi possvel realizar e produzir significaes.


& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Diante

disso,

nos

deparamos

com

os

animais

suas

peculiares

caractersticas, as aves com seu poder de planar e voar, gatos que saltam alturas, macacos que se auxiliam de suas caudas e com destreza se movimentam pelos galhos das rvores, rpteis que se regeneram e trocam de pele, insetos que desafiam a gravidade, respirar de baixo dgua como fazem os peixes, e assim, nos confrontamos com as nossas limitaes perante tais faanhas.

21



& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 19 mar. 2011.


& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

22



& CORPO VIVO: Carrossel das Espcies. Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/sets/72157626309574820/detail/>. Acesso em: 19 mar. 2011.

Esse duelo entre as espcies, partindo inclusive da humana, que adquiriu sua posio bpede, permitindo se equilibrar, articular e abusar de maneiras inusitadas nos movimentos, imitando e copiando aes tpicas dos animais discutido com o envelhecimento de nossa espcie e sua posio mental, de aceitar as modificaes do corpo sem perder as habilidades naturais e o amadurecimento do pensamento sobre a longevidade, e de forma divertida a pea se acaba com um carrossel de espcies, com pssaros, jacars, peixes e at mesmo uma girafa, diante de toda essa gama de representaes e dilogos concordo com Bertazzo ao dizer que ser humano no significa deixar de ser peixe! (2010, p.121).

23


PERCURSOS

Ca Per

mi cor

nha rer ...

r ...

... luz do que s sem os olhos se pode ver.

Como entendida hoje, a liberdade de criao se confunde com a liberdade de expresso pessoal, uma vez que a criao identificada unicamente com a autoexpresso. Nesse enfoque a liberdade de criar caracterizada pela opo descompromissada e individual de como criar e o que criar. (OSTROWER, 2012; p.150)

Procurei alm da liberdade de criao, maneiras mais que espontneas de me expressar, na realidade, s me deixei levar.

2.1

Da seletividade

Mediante as vivncias e experincias tidas com o livro, o mtodo e o espetculo de Bertazzo, ou seja, depois da coleta de dados, produzi alguns esboos de traos simples, muitas vezes tive ideias quando estava prestes a dormir, que ora registrava movimentos representados em cenas, ora desenvolvia estudos conforme a minha memria e percepo associados ao meu repertrio criativo. Como podemos perceber, a pea de Bertazzo rica em representaes, alm dos diferentes tipos de danas, que por vezes so exploradas na harmonia do conjunto dos bailarinos e pouco focalizadas nos indivduos, tambm temos a presena de vrios animais.

24



&Estudo de bailarinos com argila. Fonte: acervo pessoal. &Estudo de bailarinos com argila. Fonte: acervo pessoal.

No incio, todas as figuras me atraam, no entanto percebi que no tinha facilidade no domnio de algumas formas, para isso seria preciso um

aprofundamento nos aspectos de composio de cada corpo, seja ele humano ou animal, pois antes de conseguir abstrair qualquer forma, preciso conhecer sua concretude, e assim desconstruir para construir. Devido a essa dificuldade e a necessidade de se focalizar a figura do tema, escolhi o corpo feminino, que ademais de poder autoconsultar-me fisicamente, e me auto-servir de modelo, contribuiu para meu autoconhecimento e, analisando meus trabalhos no decorrer da vida acadmica, ainda pude concluir que foi o tema mais presente e que melhor desenvolvi, perante meus prprios julgamentos do fazer artstico. A seguir, selecionei dois trabalhos que desenvolvi no ano de 2009 nas disciplinas de Desenho II e Expresso Tridimensional II, respectivamente; percebo que as figuras representam as propores e estruturas do meu prprio corpo, no desenho principalmente, pois a modelo que posou para o estudo estava vestida (collant) e no apresentava o mesmo volume do tronco e quadril. Tambm gostaria de ressaltar que nesta mesma poca cursei a disciplina de Artes Corporais que me permitiu conhecer o trabalho de Bertazzo via multimdia, o espetculo em questo Samwaad Rua do encontro. Sendo assim, vejo minha imediata identificao com as representaes e relaes do corpo humano, e acima de tudo do retrato de mim mesma sob as diversas influencias que tive.

25



&Estudo com modelo n 3. Carvo sobre papel, 2009. Fonte: acervo pessoal.


&Sem ttulo, 2009. Concreto celular, 60x29x14 cm. Fonte: acervo pessoal.

Para que ento, eu pudesse me expressar de maneira mais desenvolta, tracei metodologias que auxiliassem meu processo. No mbito prtico, participei como ouvinte de aulas de anatomia, que contriburam no sentido de entender as partes que compem o todo do corpo humano. Como complementao dos estudos anatmicos humanos, no mbito terico, estudei esquemas de representao da


26


figura, e assim, visivelmente em pouco tempo, os traos de meus desenhos e rascunhos se tornaram mais expressivos, me possibilitando menos preocupaes estticas nos registros. Tive total despreocupao com o traos depois de participar de aulas de desenho carvo. Esta tcnica requer uma maior sinteticidade das formas, e por isso contribuiu para anotaes rpidas e limpeza de traos. No seguinte passo, descrevo o desencadear do processo, algo que me levou alguma coisa. Este algo, me referencio ao momento em que estudava as propores do corpo humano. Senti a necessidade de articular as possveis e impossveis flexes fsicas, conhecer os limites. De incio pensei em adquirir um boneco articulvel, mas conclui que seria mais produtivo se eu fabricasse o meu prprio boneco, alm de mais barato, e assim o foi. O arame foi o material escolhido para a estrutura, pois desta maneira os movimentos seriam sustentados. E por isso cheguei ao alguma coisa. Durante a experincia de fabricao, adquiri interesse pelo material, o metal, fazendo com que minhas ideias explorassem a plasticidade deste. Assim, tive uma melhor interao entre as relaes estticas e a compreenso e interpretao das massas corpreas.


&Estudo de proporo corporal grafite e lpis de cor. Fonte: acervo pessoal. &Estudo de proporo e flexo corporal em arame recozido. Fonte: acervo pessoal.

27


2.2

Estudos, esboos, prottipos: criaes A seguir, fao a coletnea de imagens que desenvolvi em todo meu percurso,

comeando pelos esboos carvo e/ou grafite, em seguida os prottipos em argila, ou em alguns casos com materiais alternativos, como latas de alumnio e ao, chapa de ao galvanizado, arame, tecido de algodo e plstico. A cada novo registro o processo se renovava, uma experincia levava a outra nova experincia, e por isso os estudos no so lineares, pois em alguns casos no tive o registro em papel, que acredito poder atribuir dinmica de toda a pesquisa. Percebo estar presente nas danas, no prprio espetculo em si, nos rascunhos, e at mesmo nas escolhas dos materiais, a argila por exemplo, nos permite a capacidade de retir-la ou acrescent-la conforme nossa inteno, e este o dinamismo que vejo em toda essa relao, do mover, tirar, dobrar, acumular, repor, diminuir. Nos temas dos estudos est presente aquilo que vivi e que acredito serem os pontos de destaque, como a relao dos membros ao caminhar, a fora gravitacional, a infinidade de posies que o corpo pode ter se no considerarmos nossas limitaes, as dinmicas de movimentos e as aes de mimesis em relao aos animais.

2.2.1 Estudo n 1 - Lagarteando

Este foi o primeiro estudo da srie, nele quis estudar a sincronia dos membros do corpo quando est em movimento e a possibilidade que temos enquanto humanos, de poder imitar o caminhar de outros seres, como, por exemplo, os lagartos. Neste estudo possvel perceber que sigo certa linearidade, esbooprottipo-abstrao, faltando apenas o segundo prottipo e/ou a concretizao da ideia.

28



&Esboo n 1. Perspectiva cavaleira, carvo sobre papel. Fonte: acervo pessoal. &Esboo n 1. Perspectiva superior, carvo sobre papel. Fonte: acervo pessoal.


&Prottipo para estudo n 1. Perspectiva frontal, em argila, 11,5x24x7 cm. Fonte: acervo pessoal. &Prottipo para estudo n 1. Perspectiva superior, em argila, 11,5x24x7 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Estudo de forma n 1. Perspectiva frontal, grafite sobre papel. Fonte: acervo pessoal. &Estudo de forma n 1. Perspectiva frontal, grafite sobre papel. Fonte: acervo pessoal.

29


2.2.2 Estudo n 2 Desafiando a gravidade

A fora gravitacional exerce sobre ns o poder de prendermos-nos ao cho, para queles que sedem ela fazendo com que o corpo perca sua estrutura ideal de equilbrio, isso pode ser um terrvel fator negativo. No entanto, como dito anteriormente, ela me serve de elemento potico, no qual baseio o estudo a seguir. Alm de desafiar a gravidade, posicionando o corpo de maneira imprpria, exploro mais uma vez a sincronicidade dos membros superiores e inferiores em uma ao. Neste estudo pode-se perceber a linearidade do desenvolvimento, e ainda a explorao de novos materiais, como o ao, o tecido e o plstico.


&Esboo n 2. Sem real perspectiva, grafite. Fonte: acervo pessoal. &Esboo n 2. Perspectiva frontal, grafite. Fonte: acervo pessoal.

30



&Prottipo para estudo n 2. Perspectiva frontal, em argila, 19x13x11 cm. Fonte: acervo pessoal. &Prottipo para estudo n 2. Perspectiva lateral direita, em argila, 19x13x11 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Estudo de forma n 2. Perspectiva frontal, grafite. Fonte: acervo pessoal.


&Estudo de forma n 2. Perspectiva frontal, grafite. Fonte: acervo pessoal.

31



&Ensaio em ao n 2. Perspectiva frontal, 23,5x17x10,5 cm. Fonte: acervo pessoal. &Ensaio em ao n 2. Perspectiva posterior, 23,5x17x10,5 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Ensaio em tecido e plstico n 2. Perspectiva frontal, 26x24x20 cm. Fonte: acervo pessoal. &Ensaio em tecido e plstico n 2. Perspectiva lateral, 26x24x20 cm. Fonte: acervo pessoal.

32


2.2.3 Estudo n 3 Desafiando o movimento

E j que eu havia ousado com a gravidade, resolvi ousar tambm os movimentos. Este estudo se deu durante o Estudo n 2, por isso o processo no linear, e sim auto renovvel. Vejo nele parte dos devaneios que tive enquanto assistia a pea, termos a possibilidade de no ter limites fsicos e espaciais. O material utilizado foi a partir de uma lata de refrigerante e cola de silicone.

&Prottipo para estudo n 3. Perspectiva frontal, em argila, 16,5x13x13 cm. Fonte: acervo pessoal.

&Prottipo para estudo n 3. Perspectiva posterior, em argila, 16,5x13x13 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Estudo de forma n 3. Perspectiva frontal, carvo e grafite. Fonte: acervo pessoal. &Estudo de forma n 3. Perspectiva frontal, grafite. Fonte: acervo pessoal.

33



&Ensaio em alumnio n 3. Perspectiva frontal, 9x10,5x12 cm. Fonte: acervo pessoal. &Ensaio em alumnio n 3. Perspectiva posterior, 9x10,5x12 cm. Fonte: acervo pessoal.

2.2.4 Estudos n 4 e n 5 Dinmicas

Depois de experienciar as dinmicas dos estudos anteriores, percebi que ainda poderia explorar a dinmica dos materiais. Nestes estudos continuo a retratar os temas j vistos, mas descobrindo novas plasticidades, como as linhas do arame e as dobras de uma lata de achocolatado.


&Esboo desencadeador dos estudos n 4 e n 5. Perspectivas lateral e frontais, grafite. Fonte: acervo pessoal.


&Esboo desencadeador dos estudos n 4 e n 5. Perspectivas lateral e frontais, grafite. Fonte: acervo pessoal.

34



&Ensaio em arame n 4. Perspectiva cavaleira direita, 30x10x8 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Ensaio em arame n 4. Perspectiva cavaleira esquerda, 30x10x8 cm. Fonte: acervo pessoal.


&Ensaio em ao n 5. Perspectiva frontal, 16,5x14x5,5 cm. Fonte: acervo pessoal.  &Ensaio em ao n 5. Perspectiva posterior, 16,5x14x5,5 cm. Fonte: acervo pessoal.

35


REFLEXES E CONEXES

No Pro du zir cessar gre sso

O estudo, a anlise e a apreciao das formas podem contribuir tanto para o processo pessoal de criao dos alunos como tambm para o conhecimento progressivo e significativo da funo que a arte desempenha nas culturas humanas. (BRASIL, 1997; p. 55)

Com base em todo o processo percorrido e tendo em vista os produtos de minhas ideias, exponho aqui alguns questionamentos e reflexes a fim de estruturar o fazer artstico como um mediador cognitivo.
O que distingue essencialmente a criao artstica das outras modalidades de conhecimento humano a qualidade de comunicao entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilizao particular das formas de linguagem. (BRASIL, 1997; p. 37)

Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, admitimos algumas formas de linguagens, e dentre elas, utilizo duas que so primordiais para o desenvolvimento desta pesquisa: a linguagem corporal, que se refere dana/teatro, e a linguagem plstica escultrica, no que se refere ao tridimensional sendo ela proveniente de materiais convencionais como a argila (modelagem), ou mesmo de procedimentos heterclitos. claro que se analisarmos, veremos que fao uso de outras linguagens tambm, como a grfica e at verbal, quando oportunamente expuser minhas ideias pessoalmente. No entanto estas no tratam do que est em questo, apenas as utilizaremos como veculos da mensagem. Se vamos falar de linguagens, imediatamente podemos nos orientar conforme a semiologia, [...] que tem por objetivo o exame dos modos de constituio de todo e qualquer fenmeno como fenmeno de produo de significao e de sentido,

36


conforme Santaella (2007, p. 13), tratarei destes significados quanto processos e no quanto obras. Partindo da premissa de que o ato criador necessita de um start, de um impulsionador imagtico, atribuo esse momento iniciador chamado de Primeiridade, quando tive meu primeiro contato com o espetculo CORPO VIVO, pois tive
[...] disponibilidade, percepo cndida, conscincia esgarada, desprendida e porosa, aberta ao mundo, sem lhe opor resistncia, conscincia passiva, sem eu, liberta dos policiamentos do autocontrole e de qualquer esforo de comparao, interpretao e anlise. Conscincia assomada pela mera qualidade de um sentimento positivo, simples, intraduzvel. (SANTAELLA, 2007; p.46)

Esse sentimento desencadeou o processo, pois assistindo as representaes cnicas, minha intuio foi ativada por essa completa entrega de receptividade e percepo, fazendo com que eu me apropriasse das imagens observadas. A partir de ento, permito-me a capacidade de estabelecer relaes, [que] engendra a possibilidade de criao, e que s foi possvel diante de meu repertrio fludo, elstico e mvel, como completa Laranjeira. (1996, p.4) Acredito que as relaes entre o espao e o movimento, relaes intrnsecas da dana e da escultura, pois ambas dependem desta relao para sua existncia, permitem a leitura da Secundidade, posto que
O simples fato de estarmos vivos, existindo, significa, a todo momento, conscincia reagindo em relao ao mundo. Existir sentir a ao de fatos externos resistindo nossa vontade. por isso que, proverbialmente, os fatos so denominados brutos: fatos brutos e abruptos. Existir estar numa relao, tomar um lugar na infinita mirade das determinaes do universo, resistir e reagir, ocupar um tempo e espao particulares, confrontar-se com outros corpos... (SANTAELLA, 2007; p.47).

Assim, conforme tambm explicita Ostrower, a materialidade no , portanto, um fato meramente fsico mesmo quando sua matria o (2012, p. 33), entendo que a materialidade da vivacidade de minhas ideias se d pelas relaes que o corpreo dispe conforme as relaes do espao e do movimento, seja pela espacialidade do movimento, ou pela movimentao do espao, mediante as mudanas constantes do meu repertrio diante do cotidiano. E tratando-se de repertrio, os mtodos que percorri compem a ltima etapa, a Terceiridade, camada de inteligibilidade, ou pensamento em signos, atravs da


37


qual representamos e interpretamos o mundo, explica Santaella (2007, p.51). Momento em que me vejo coletando dados para compreender as razes de Bertazzo e me autocompreender, dentro do processo de ao e reao, permitindo minha leitura e interpretao do todo, pois a matria objetivando a linguagem, uma condio indispensvel para podermos avaliar as ordenaes e compreender o seu sentido, esta colocao de Ostrower (2012, p.37), retoma a relao em cadeia das etapas Piercinianas exposta por Santaella, pois s veremos significado, naquilo que j foi intuitivamente materializado e absorvido por meio de nossas percepes nas ordenaes das linguagens. Para concluir a organizao do raciocnio, me baseio nos Planos da Criao abordados por Laranjeira (1996, p.11), que descreve alguns planeamentos como forma de instrumentalizar a avaliao de uma produo artstica: Criao como modelo, sucetividade de fases lgicas tendo em vista a concretude de uma ideia; Criao experimental, onde o conhecimento se d pela experincia de erros e acertos; Criao mito-potica, segue um plano preconcebido, se afastando de tcnicas e normas usuais; e, Criao da criao, metalingustico, busca a essncia do seu antecedente original. Vejo que em meu percurso em alguns momentos esses planos atuam no s de maneira isolada, mas concomitantemente, e que um completa o outro de maneira natural, pois no incio por inexperincia ou mesmo por desorientao do que buscar (e apenas descobri o qu quando encontrei), acredito ter seguido o primeiro plano, que se apoia em uma concretude, mas ao me deparar com a procura da simplificao da figura humana (e no tomar o simples como o que fcil, mas sim como aquilo que carrega a sntese, a essncia) tive que experimentar, provar meios que permitissem o que minha intuio emanava em determinado momento. Dentro destas experincias tive erros, acertos e tambm uma maior interao com as tcnicas no tradicionais me aproximando dos planos experimental e mito-potico. E como o tempo todo procurei tratar de meu processo criador dentro de meu prprio caminho referencial, tambm acredito ter vivenciado o plano metalingustico, no qual falo de mim mesma por meio do contexto que vivi.


38


CONSIDERAES FINAIS
Disse tambm Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espcie: animais domsticos, rpteis e animais selvticos, segundo a sua espcie. E assim se fez. E fez Deus os animais selvticos, segundo a sua espcie, e os animais domsticos, conforme a sua espcie, e todos os rpteis da terra, conforme a sua espcie. E viu Deus que isso era bom. (Gn 1, 24-25)

Aproveito esta passagem bblica para retomar algumas consideraes sobre questes que considero pertinentes na construo deste trabalho, principalmente quanto ao ato criador. Depois de decompor com simplicidade o caminho percorrido desde o primeiro contato que tive com o espetculo de dana/teatro CORPO VIVO: Carrossel das Espcies de Ivaldo Bertazzo, da minha participao em oficinas do Mtodo de Reeducao Corporal e da realizao de uma significativa experincia na expresso tridimensional, passando por diversas etapas que incluem, desde o estudo das massas do corpo humano e sua representao, indo do grfico ao escultrico que me permitiu alcanar o objetivo maior de compreender o funcionamento do meu processo artstico de criao. Considero que este trajeto foi relevante, pois possibilitou meu

autoconhecimento, seja fsico ou psquico, e de acordo com a anlise descrita me permitiu um crescimento acadmico e criativo singular. Possibilitou-me ainda verificar que os equvocos e deficincias, se constituem em etapas imprescindveis ao amadurecimento do conhecimento intelectual e aperfeioamento das tcnicas. Perceber a presena de similaridades alegricas e zoomrficas que integram o carrossel de espcies proposto por Bertazzo e que reaparece o tempo todo no cotidiano me instiga a renovao das ideias. Finalmente, posso concluir que a realizao deste trabalho me motiva a dar continuidade ao processo de pesquisa em artes, pois tomada pela dimenso sensvel que este estudo me proporcionou, sinto a necessidade de ir alm, aperfeioando a problemtica do pensar, fazer, e refletir sobre a arte. Entendo que h muito ainda a ser estudado e aprimorado, pois para poder andar, o ser humano antes disso precisa engatinhar.

39


REFERNCIAS

BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducao do Movimento. So Paulo: SESCSP, 2010. _______________. Mtodo Bertazzo. Disponvel <http://www.ivaldobertazzo.com.br>. Acesso em: 20 nov. 2010. em:

BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. GNESIS. In: A Bblia Sagrada: o antigo e o novo testamento. 2. ed. Barueri-SP: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. LARANJEIRA, Jos dos Santos. 13 Esculturas: criao e estruturao simblicas. 90 f. Tese de Mestrado Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1996. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criao. 27. ed. Petrpolis: Vozes, 2012. PAVIS, Patrice. A anlise dos espetculos. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 2011. SANTAELLA, Lcia. O que semitica. So Paulo: Brasiliense, 2007. _______________. Corpo e comunicao: sintoma da cultura. 2. ed. So Paulo: Paulus, 2006.

40


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 6023: 2002. So Paulo: ABNT, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 10520: 2002. So Paulo: ABNT, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 14724: 2002. So Paulo: ABNT, 2002. BERTAZZO, Ivaldo. Espao e corpo: guia de reeducao do movimento. 2. ed. So Paulo: SESC, 2007. GARCIA, Wilton (Org.). Corpo e interatividade: estudos contemporneos. So Paulo: Factash, 2008. GORDON, Louise. Desenho anatmico. 5. ed. Lisboa: Presena, 2004. KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. TUCKER, William. A linguagem da escultura. 2. ed. So Paulo: Cosac & Naify, 1999. WITTKOWER, Rudolf. Escultura. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ZULA, Garcia. Identidade e criatividade: percursos. In: ZULA, Garcia et al. Da criatividade inovao. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen