Sie sind auf Seite 1von 13

CONSOLIDACION

Manual de Entrenamiento
El Desarrollo Inicial de los Nuevos Discpulos

Texto de Dennis Blackmom com ligeirssimas adaptaes minhas. Walter Pacheco da Silveira Pastor - wpds@zaz.com.br Ribeiro Preto-SP

Atos 1.14: "Todos estes perseveravam unanimente em orao e splicas".


Jesus preparou sua igreja para um crescimento equilibrado. Ele esperava que a igreja seguisse o seu exemplo de equilbrio entre SEMEAR, CULTIVAR, COLHER E DESENVOLVER. Jesus semeou nas suas pregaes e ensinos pblicos (Mt 5-7). Cultivou pessoalmente pessoas como Nicodemos (Jo 3), a mulher samaritana (Jo 4) e os trs homens de Lc 9.57-62. Colheu nos casos de Zaqueu (Lc 19) e o endemoninhado gadareno (Lc 8.26). Tambm desenvolveu resultados especialmente nos casos dos doze e dos setenta. Voc pode pensar em outros exemplos no Novo Testamento?

comunho. Podemos identificar os elementos dessa comunho e convivncia em Atos 2.42-47. Atravs da convivncia com seus discpulos Jesus era um modelo vivo para eles. Os discpulos aprenderam tanto pela sua vida, quanto pelo seu ensino. Os cento e vinte discpulos de Jerusalm seguiram o exemplo de Jesus no seu trabalho com os quase trs mil que foram salvos no dia de Pentecostes.

A impresso que todos os membros da igreja de Jerusalm se envolveram nessa comunho ativa com os novos convertidos. Todos foram envolvidos porque todos conheceram o exemplo de Jesus. Todos participaram tambm por causa da preparao espiritual de toda a igreja nos dez dias antes do dia de Pentecostes. Foi importante O propsito deste estudo de preparar uma aprender que no podiam andar mais corporalmente equipe para trabalhar na rea de contnua com Jesus. Foi possvel, porm, andar com Ele consolidao. importante, porm, entender que atravs da pessoa do Esprito Santo. nossa analogia tem a finalidade de nos dar uma A tarefa da igreja ensinar o novo discpulo a idia geral de evangelizao equilibrada e no uma compreenso profunda. Ningum colhe frutos e andar ou conviver com Jesus no Esprito Santo. A depois os deixa no campo para apodrecer. nesse igreja de Jerusalm no podia ensinar o que ainda sentido que devemos consolidar o fruto do trabalho no havia aprendido. Por isso Jesus deu a ordem de evangelstico. Mas o exemplo de Jesus nos ensina Atos 1.4 e 5 antes de dar a promessa de Atos 1.8. Jesus queria que eles ficassem fortalecidos na que esse entendimento simples somente o incio. comunho, unidos para refletirem juntos sobre as O que fez Jesus com a sua colheita? Ele promessas quanto ao Esprito Santo (veja Jo 7.37guardou seu fruto num lugar seguro, separado do 39; Jo 14.14, 20-26; 16.7-11). Os discpulos foram mundo? No. Jesus no os chamou para se obedientes a ordem? O que fizeram? (veja Atos 1.14). afastarem do mundo. Notamos tambm que Jesus no procedeu da mesma maneira com todos os novos discpulos. Alguns ficavam nas suas cidades enquanto Jesus passava para outros lugares (Lc 8.39). Outros aparentemente seguiam a Jesus por algum tempo recebendo sua instruo, enquanto Ele estava em suas regies (Lc 10.38,39). Um grupo de setenta passava mais tempo convivendo com Jesus e sando para cumprir certas tarefas (Lc 10.1). Sua convivncia com Jesus no era to profunda como a dos doze. Mesmo entre os doze, trs deles eram, ainda mais chegados a Jesus. De igual modo, hoje ns no podemos ensinar o que no sabemos. A igreja toda precisa aprender a amar, a aceitar, e a se responsabilizar para cuidar uns dos outros. Temos que aprender a andar no Esprito (Gl 5.16-26).

A igreja de Jerusalm aprendeu a orar junta e unanimente. Essas pessoas que tanto andaram com Jesus, queriam continuar andando com Ele. S podiam fazer isso no Esprito. A conversa com Ele foi feita em orao. claro que eles no oraram apenas em grupos. A grande vantagem que temos agora, desde o dia de Pentecostes, que todos ns A lio mais importante que os discpulos podemos andar e conviver sempre com Jesus. aprenderam de Jesus foi que a igreja ou o Todos os que iro trabalhar com os novos discipulado de Jesus tem uma responsabilidade para com os novos discpulos. O exemplo da igreja de discpulos devem saber andar com Cristo, no Jerusalm uma ilustrao de como os discpulos Esprito. Pessoas que vivem em comunho de Jesus compreenderam essa lio. A igreja contnua com Cristo tm horas regulares para aceitou a responsabilidade e seguiu o mtodo mais conversar com Ele em orao e leitura da Bblia. usado por Jesus no seu trabalho direto com os Voc tem uma hora marcada diariamente para orar? novos crentes. O mtodo era a convivncia Qual a melhor hora para voc? Qual o melhor constante com eles. A vonvivncia o resultado de mtodo para voc ler ou estudar a Bblia e orar? uma aceitao mtua, que o corao da Voc tem uma lista de motivos de orao?

Para trabalhar com novos discpulos no necessrio ter muito treinamento. No preciso ser professor de Bblia. O mais importante ser sincero e ser um discpulo de Cristo que deseja crescer espiritualmente. necessrio querer conviver com Cristo e sua igreja, e especialmente com os membros mais novos e mais fracos da famlia.

OS FUNDAMENTOS PARA A CONSOLIDAO


Atos 2.41: "...foram batizados os que de bom grado receberam a Sua palavra". Os Passos Fundamentais 1. Iniciar o apelo 2. Receber e Aconselhar 3. Levar a um compromisso firme ou iniciar o processo de evangelizao 4. Apresentar os decididos igreja 5. Fazer as orientaes iniciais

RESUMO GERAL DA CONSOLIDAO

1. Iniciar a consolidao na hora do apelo com: a) Aconselhamento imediato muito difcil integrar na famlia quem no b) Orientaes iniciais no final da reunio nasceu ainda. Um casal estava esperando um nen. Fizeram os exames mdicos que revelaram at o 2. Manter contato com o novo convertido sexo do feto esperado, menino. O casal escolheu o durante a semana nome, fez todos os preparativos. O casal brincou a) Realizar a fonovisita em 24 horas falando do filho como se j fizesse parte da famlia. b) Realizar a visita Mas mesmo com toda essa atitude de boa aceitao, c) Enviar cartas semanais por seis semanas o filho no podia ser integrado na famlia antes de d) Destacar um acompanhante para cada nascer. novo convertido. Ele far uma visita ao novo discpulo dentro de 48 horas aps a Da mesma sorte no pode ser integrado na deciso. Continuar fazendo visitas famlia de Deus quem no nasceu de novo. Num semanais por trs meses. Entregar estudo feito em 1986, um conferencista citou alguns materiais impressos e compartilhar com dos motivos pelos quais algumas igrejas esto o novo discpulo. Dar orientaes sobre morrendo. Entre alguns dos motivos se encontra "a a igreja e suas atividades. preteno de trazer os homens igreja antes de lhes falar de Cristo; a pregao de um evangelho barato, 3. Levar o novo convertido a fazer parte da antropocntrico e deslembrado da soberania e comunho da igreja senhorio de Cristo...". a) Inseri-lo numa clula b) Lev-lo ao Pr-Encontro, Encontro e O alvo da evangelizao fzer discpulos. O Ps-Encontro alvo desta fase da evangelio, consolidao, o c) Batiz-lo logo que for possvel crescimento ou o desenvolvimento dos discpulos. d) Convid-lo para a Festa dos Novos Por isso consolidao firme baseada em Discpulos evangelizao firme. e) Matricul-lo na Escola de Lderes f) Incentivar todos os setores da igreja a EXISTEM DOIS PASSOS NA envolver os novos convertidos nas suas TRANSIO ENTRE GANHAR E atividades.

CONSOLIDAR

4. Providenciar outras oportunidades para crescimento espiritual a) Culto nos lares b) Evangelizao pessoal c) Preparao para acompanhar outros novos convertidos (curso de consolidao)

Primeiro Passo - O Apelo O apelo faz parte da mensagem evangelstica, tanto na pregao do plpito quanto na evangelizao pessoal. Deve ser to bem preparado quanto a introduo e pontos principais da mensagem. O evangelista, isto , a pessoa que anuncia o Evangelho deve seguir o exemplo do apstolo Pedro em Atos 2.37-40. Pedro esclareceu bem o que queria que fizessem? (veja v.38). O que Pedro exigiu? Quem podia responder ao apelo? H ordem? Eles entenderam mesmo? Qual a implicao do versculo 41?

Segundo Passo - Aconselhamento Imediato entendimento mais claro do que fez ou ainda O objetivo do aconselhamento imediato precisa fazer. levar o decidido a entender a vontade de Deus para 3. OUTROS CONSOLIDADORES sua vida e como segui-la. Outros consolidadores e no o pastor podem receber os decididos quando atenderem o apelo. O aconselhamento imediato o completo ao Nesse caso devero sentar-se nos primeiros bancos apelo, uma aplicao pessoal. o momento de e podero chegar frente para ajudar conforme o verificar se a pessoa que se decidiu entendeu plano predeterminado. melhor ter uma pessoa realmente o apelo. Muitas vezes descoberto um recebendo as pessoas, como pastor, no outro vivo interesse em Cristo. O consolidador deve exemplo. Os outros consolidadores estaro ajudar a pessoa a fazer uma entrega completa de esperando e orando ao lado. O lder da equipe de sua vida a Jesus. Outras vezes o decidido revela um consolidao ao receber uma jovem, a entregar interesse vago. No quer ir ao inferno, mas para uma jovem consolidadora, uma senhora para realmente no entende que necessrio deixar seu uma senhora, etc. modo atual de viver, arrepender-se, abandonar os seus pecados, aceitar Jesus como Senhor de sua Depois do Culto - Dois Mtodos Opcionais vida, e segui-Lo atravs do batismo e servio numa 1. O pastor poder deixar todos os decididos igreja. Alguns atendem ao apelo sem saber porqu; chegarem frente durante o apelo sem falar com outros querem alguma coisa da igreja - dinheiro, eles pessoalmente, talvez apenas cumprimentandoajuda com um problema, como alcoolismo, ou os e apertando suas mos. No final, depois de orao por algum muito doente. encerrar o culto, o pastor falar com todos sobre suas decises dando alguns conselhos e orientaes. Somente podemos ajudar essas pessoas quando fazemos algum tipo de aconselhamento. A 2. Alguns usam o mesmo sistema no apelo falta de aconselhamento imediato prejudica muito o como no tem primeiro, mas no final outros ministrio da consolidao. consolidadores fazem o aconselhamento e no o pastor. Assim mais que um consolidador estar O Que Faz o Consolidador? trabalhando, e o aconselhamento se torna mais 1. Analisa at que ponto o decidido pessoal. compreendeu o apelo. 2. Ajuda-o a entender a vontade de Deus para Qual o melhor plano? Para resolver sua vida. imporante lembrar-se do objetivo do 3. Ora com o decidido. aconselhamento imediato: Levar o decidido a 4. Preenche a Ficha de Consolidao entender a vontade de Deus para sua vida e como cumpri-la.

QUANDO E COMO FAZER ACONSELHAMENTO


No Culto Durante o Apelo - Trs Mtodos Opcionais 1. O PASTOR O pastor mesmo pode fazer todo o aconselhamento durante o apelo. Geralmente num culto o nmero de descrentes presentes no permite muitas decises na hora do apelo. Se o pastor quiser, poder faz-lo sem outros consolidadores. 2. O PASTOR E OUTROS CONSOLIDADORES O pastor e outros consolidadores podem trabalhar juntos. Esse plano usado mais pela preferncia do pastor e no pela necessidade de tantas decises. O pastor recebe o decidido; ao saber o motivo porque atendeu o apelo, apresenta-o a um dos consolidadores. O consolidador ento trabalha com o decidido para lev-lo a um

Em primeiro lugar, reconhecemos que muito difcil atingir esse objetivo aconselhando pessoas em grupos. Em segundo lugar, claro que as pessoas, de modo geral, tm mais confiana no pastor e na pessoa que Deus usou para despertar o seu interesse. O papel do pastor tem certa autoridade tambm. Por isso importante que o pastor faa o aconselhamento tanto quanto possvel. Se algum precisar de muitos conselhos, o pastor pode ter um conselheiro preparado para conversar parte por mais tempo. Tambm no caso de muitas decises o pastor pode ter pessoas preparadas para ajudar no aconselhamento. Entre os cinco mtodos apresentados, qual o que mais se ajusta com essas observaes? Qual a razo de no poder usar esses mtodos na sua congregao? Se usar o primeiro mtodo na sua congregao normalmente no ter necessidade de

outros conselheiros alm do pastor. Mesmo assim sempre bom ter duas ou trs pessoas preparadas para ajudar no caso de necessidade. Esses consolidadores podero receber pessoas que esto atendendo ao apelo, quando h muitos para o pastor aconselhar sozinho. Eles precisaro saber o que dizer para os decididos.

Decidido: Sim (com a orao essa conversa pode ocupar at dois minutos e meio. Muitas vezes encontramos pessoas que no tem o conhecimento bsico do Evangelho. Neste caso ser necessrio lev-las a uma ministrao mais demorada).

Todos podem ganhar certa experincia como conselheiros simulando o ato de receber e aconselhar um decidido usando as perguntas Consolidador: bsicas. Por exemplo: Um jovem que est Estou muito satisfeito porque voc veio! Qual participando de um estudo evangelstico numa o seu nome? clula, atendeu ao apelo. O lder dessa clula far o Decidido: papel de conselheiro, um voluntrio pode fazer o Maria Helena de Alencar papel do jovem. Esses dois simularo o ato de aconselhamento usando as perguntas bsicas. Consolidador: Depois podem formar pares. Um far o papel do Por que veio aqui agora? (a resposta indica se a jovem e o outro do conselheiro. Depois de trs pessoa j aceitou a Jesus ou se est querendo minutos, podem trocar os papis. aceit-Lo). Decidido: Pense em outras situaes. O que faria Porque orei como o pastor falou. Quero perdo. diferente? O que faria com algum querendo Quero Jesus. reconciliao com Deus? Querendo somente uma orao da igreja? Uma bno? Como aconselharia Consolidador: um decidido de muito tempo que quer ser batizado? Ento, voc reconhece que pecadora? Decidido: s vezes, a vontade de Deus pode ser a Sim, claro! reconciliao de um crente desviado. Queremos levar todos os no crentes a entenderem a Consolidador: necessidade de fazer um compromisso Quer abandonar agora e para sempre os seus imediatamente. Com algumas pessoas necessrio pecados? iniciar o trabalho de semear e cultivar. Decidido: Quero, sim. Por isso o aconselhamento nem sempre completa a transio de ganhar para consolidar ou Consolidador: crescimento espiritual. s vezes, o aconselhamento Quer confiar em Jesus como Senhor (chefe) da se torna um dos primeiros passos para ganhar. sua vida, agora, e para sempre? Decidido: Quero. Consolidador: Quer obedecer a Jesus em tudo? Decidido: Quero.

O QUE DIZER PARA ALGUM QUE RECEBE A CRISTO:

INCIO DO PROCESSO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Apresentao dos Decididos Igreja

A apresentao dos decididos igreja um Consolidador: passo muito importante na sua consolidao. Quer obedecer a Jesus, segui-Lo no batismo e importante para os decididos e tambm para a servi-Lo como membro desta igreja? igreja. Decidido: Sim. Quero obedecer a Jesus. O pastor pode ler o nome que est na Ficha de Consolidao apresentando assim a pessoa Consolidador: congregao pelo nome. Pode dizer qual o Podemos orar e dizer tudo isso a Jesus em compromisso que fez e uma palavra breve sobre a orao, agora? deciso que mostra a sinceridade dela. bvio que

no possvel fazer este tipo de apresentao sem Com estas apresentaes o processo de fazer o aconselhamento imediato, todavia, o consolidao est comeando. O novo crente est processo todo no deve demorar muito. aprendendo lies importantes sobre a igreja, sua comunho e responsabilidades mtuas. O culto Este processo importante porque: pode ser encerrado com uma orao, lembrando os 1. Marca a experincia do novo nascimento. decididos, pedindo os cuidados de Deus para com este evento que importante para o novo crente. A eles e orientao para a igreja no cuidado para com data do novo nascimento deve ser mais importante os novos crentes. para ele do que seu batismo. Geralmente marcamos o batismo muito bem, at com certificado de A igreja deve ser encorajada a manifestar sua batismo. Porm, o mais importante a experincia aceitao e apoio para com os novos crentes, do novo nascimento. Um dos motivos porque cumprimentando-os aps o encerramento. Pessoas muitos tm dificuldades em testemunhar da sua treinadas devem dar mais algumas orientaes experincia de converso porque o momento da ligeiras e marcar o prximo encontro iniciando o converso no foi engrandecido. No foi bem processo de acompanhamento. O prximo estudo definido. apresentar mais informaes sobre este assunto. 2. Define a responsabilidade do novo convertido para com a igreja de Cristo. Pessoas ao ACOMPANHAMENTO DOS nascer fisicamente tm uma famlia. Tambm o NOVOS CONVERTIDOS crente, ao nascer espiritualmente, tem uma famlia Atos 14.21, 22: "...e feito muitos discpulos, espiritual, a igreja. Membros da famlia tm voltaram para Listra, e Icnio e Antioquia, responsabilidades. confirmando os nimos dos discpulos, exortando3. Cria um sentimento de aceitao pela igreja. os a permanecer na f..." O decidido aceitou a Cristo. Deve ter aceito Um conceito fundamental no cuidado dos tambm a igreja de Cristo. Porm, muito novos discpulos, muito negligenciado, o importante o novo convertido sentir que do mesmo Acompanhamento o modo que Cristo o aceita, a igreja tambm o aceita. acompanhamento. atendimento pessoal e contnuo ao novo crente que, Ele tem uma responsabilidade para com a igreja, mas tambm tem o privilgio da comunho com a s vezes, chama-se adoo ou discipulado (com o igreja que o aceita. Um abrao de um consolidador sentido de trabalhar com novos discpulos). O ideal ou um lder de clula, ser um smbolo muito iniciar este trabalho logo aps uma deciso, no caso de decises fora dos templos das igrejas. valioso da aceitao da igreja. Geralmente mais provvel que isto venha a ser A Apresentao dos Decididos Importante iniciado depois da deciso pblica no culto. Para a Igreja Porque: Duas Palavras Chaves no Acompanhamento 1. Leva a igreja a ter mais confiana nas A palavra mais usada para trabalhar com os decises feitas pelos novos convertidos. Essa confiana leva a igreja a uma aceitao maior dos novos crentes integrao. Tambm se fala em conservao dos resultados evangelsticos. Alguns mesmos. chama esse trabalho de discipulado. 2. Relembra a igreja da sua responsabilidade A palavra INTEGRAO no se encontra no para com os novos crentes. A responsabilidade no Novo Testamento. O conceito, porm, pode ser para provar o novo. Satans vai fazer isso sem nossa colaborao. A responsabilidade da igreja notado. CONSERVAO no se encontra nem de apoiar o decidido no seu crescimento espiritual e em palavra e nem em conceito. O desejo no de "conservar", de desenvolver os novos crentes no seu andar com Cristo, no Esprito Santo. como parte do organismo, a igreja. Todos os crentes 3. Identifica o novo convertido. A igreja no so dscpulos e o trabalho com todos os discpulos pode apoiar, nem orar em favor de pessoas no deve ser contnuo. Por isso, falar de discipulado exclusivamente para se referir aos novos crentes conhecidas. pode confundir a compreenso dos termos discpulo Voc pode pensar em outros motivos por que e discipulado. Porm, falando do desenvolvimento importante apresentar os decididos igreja no inicial dos novos discpulos, muito certo e no fere o entendimento de que todos os crentes so final do culto? discpulos a vida inteira.

Qual a palavra ou conceito do Novo Testamento quanto ao trabalho com os novos crentes? Na realidade o Novo Testamento no tem uma palavra usada exclusivamente para esse trabalho, ou seja, um termo tcnico. Porm, a palavra mais usada no trabalho com os novos crentes a palavra "exortao". EXORTAO a primeira palavra chave. Leia Atos 11.22,23; 13.43; 14.21,22. Note o uso desta palavra. Em cada instante as pessoas so exortadas a fazer alguma coisa. O que? Quem est sendo exortado em cada instante? (Atos 11.21-23; 13.43; 14.21,22). Qual o sentido desta palavra "exortar" ou "exortao"? Jos de Chipre (Atos 4.36) mais conhecido pelo seu apelido, Barnab. Somos ensinados que o termo Barnab traduzido, quer dizer "filho da consolao". interessante notar que "consolado", traduzida no grego pode ser tambm "exortao". Trata-se da mesma palavra que Jesus usou quando disse: "rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).

Paulo no pode acompanhar os novos crentes por tempo suficiente. Para exort-los a um crescimento enviou Timteo para faz-lo. Mas o que no pode fazer pessoalmente e diretamente, Paulo o fez por meio de cartas. 1Ts 4.1 diz claramente que Paulo est escrevendo para continuar seu trabalho de exortao. No est falando mais no passado, est falando no presente. No incio do versculo 1 ele diz "finalmente". Esse "finalmente" se refere aos dois ltimos captulos da carta (veja 4.10 e 5.11; 4.18 e 5.14, que podem ser traduzidos como exortar em vez de consolar e rogar). Ento a exortao de Paulo tudo que se encontra nesses dois captulos. Essa exortao foi importante, mas sempre a exortao mais importante e eficaz aquela que feita pessoalmente no contexto da comunho da igreja.

COMUNHO a segunda palavra chave no acompanhamento. O primeiro captulo deste estudo apresentou o exemplo de Jesus e da igreja de Jerusalm, de como conviver com os novos convertidos. Volte para rever aquele estudo. Note que foi enfatizado que os crentes ficassem em Jerusalm numa viglia de orao por dez dias. Precisavam aprender a conviver e a ter comunho A idia de algum que anda conosco para com o Cristo ressurreto na pessoa do Esprito Santo. nos encorajar, consolar, exortar, e nos orientar nas horas de dificuldades. O Esprito Santo nosso Como resultado da comunho profunda com exortador, consolador, ou acompanhante supremo. Cristo atravs do Esprito Santo, eles tambm Os novos crentes precisam de orientadores e experimentavam uma comunho importante uns exortadores. Foi isso que Jos de Chipre fez to com os outros. Mas, mais importante ainda, o fato bem e seu nome mudou para Filho da Consolao de que estavam preparados para receber os trs mil ou Exortao. novos crentes e ensinar-lhes a conviver com Cristo e sua igreja. Barnab fez este trabalho com Paulo e depois ensinou Paulo a faz-lo, como notamos em Atos 13 Hoje tambm h grande necessidade de e 14. Paulo continuou com esta prtica, como acompanhantes preparados para trabalhar com os observamos na sua carta aos Tessalonicenses. Esta novos crentes. O trabalho de acompanhante no carta foi escrita entre trs e seis meses depois de sua de ser um professor particular. Ele um exortador entrada inicial em Tessalnica. De certa forma esta consolador que anda ao lado do novo crente para carta toda uma exortao aos novos em Cristo. encoraj-lo como um irmo e no como um professor. Ele faz o que Barnab fez com Paulo e A palavra "exortar" ou "exortao" se com outros antes de Paulo. Ele leva o novo crente encontra seis vezes em menos de quatro pginas. para a igreja para introduz-lo na comunho entre Nas primeiras duas vezes Paulo fez referncias ao irmos. Leva a igreja a aceit-lo e sentir que trabalho que fazia com eles quando estava presente aceito pela igreja. em Tessalnica, logo aps a converso deles (1Ts 2.3,11,12). Qual a analogia ou figura que Paulo Por isso, pode-se dizer que um acompanhante usa no verso 11? Em 1Ts 3.2,3, notamos que Paulo convive com o novo crente para exort-lo a est falando de Timteo, que foi enviado para andar permanecer firme na comunho com Cristo e Sua com eles. Ele foi enviado para exort-los de que? igreja. Para que?

COMO INICIAR A CONSOLIDAO


O trabalho de consolidao tem melhor desempenho quando o consolidador atua com o apoio e autoridade da igreja. Portanto, melhor iniciar esse ministrio no final do culto. Ao apresentar os novos crentes igreja, o pastor pode iniciar o processo, se a equipe de consolidao for bem preparada. Pode ser feito assim: 1. Ao preencher a Ficha de Consolidao, o lder da equipe de consolidao escrever o nome da clula do decidido (da qual pertence ou deve pertencer). Tambm escrever o nome do lder e do consolidador que poder acompanh-lo. Se no tiover algum preparado que possa trabalhar com esse decidido dever deixar o espao para o discipulador em branco. 2. O diretor da equipe de consolidao passar todas as fichas para o pastor no final do apelo. 3. O pastor apresentar cada decidido nominalmente, dizendo uma palavra breve sobre a sua deciso. 4. O pastor apresentar o consolidador que trabalhar com o novo decidido. Ao apresentar o primeiro, deve dizer uma palavra sobre o que faz o consolidador e a importncia da convivncia dele com o novo crente. 5. Apresentar o lder de Clula que pode ou no ser conhecido pelo novo. Se no h consolidador para trabalhar com ele, o lder pode ficar ao seu lado e fazer a orientao inicial. Se h consolidador, o lder ficar no seu lugar e o pastor pode dizer uma palavra breve sobre a importncia da clula e a responsabilidade que a clula tem para os novos (no repetir essa explicao todas as vezes, apenas na apresentao do primeiro lder). 6. Encerrar com orao em favor dos novos. 7. A igreja toda deve cumprimentar os novos. 8. Os consolidadores ou os lderes daro as orientaes iniciais usando "Bem-Vindo Famlia de Deus". 9. Faro a fonovisita nas prximas 24 horas.

O consolidador pode ter uma idia melhor da firmeza do decidido comeando a orientao inicial com a pergunta: "Qual foi o compromisso que voc fez com Cristo hoje?". Se ele tiver dificuldades em responder, importante rever o plano de salvao com ele antes de apresentar o livreto "Bem-Vindo Famlia de Deus".

COMO INICIAR A CONSOLIDAO EM TRABALHOS FORA DA IGREJA


Igrejas que tm melhor desenvolvimento do seu trabalho de evangelizao tm a felicidade de terem muitas decises fora do templo da igreja: em clulas ao aplicarem os trabalhos de evangelizao pessoal. Como poder iniciar o trabalho de consolidao com pessoas nesses casos? claro que existem pessoas treinadas que esto designadas para ajudarem na consolidao nos trabalhos fora do templo. No caso de clulas o trabalho de consolidao sempre ter melhor xito se o consolidador for algum que coopere sempre com as reunies. Na evangelizao pessoal, se o evangelizador no pode fazer a consolidao, ele deve levar algum treinado, to logo seja possvel. O primeiro passo pode ser o de recordar "BemVindo Famlia de Deus" com o novo crente. O segundo, ser o de levar o covnertido a se manifestar publicamente no prximo culto da igreja, na hora do apelo. Sempre muito importante determinar logo se a pessoa aparentemente se converteu ou no. Se h motivo para duvidar de seu entendimento do Evangelho ou de sua sinceridade na deciso, concentre os esforos em conduz-la a um compromisso genuno com Cristo, e no no consolidador, pois no fazemos acompanhamento com no crentes. Com elas trabalhamos em um processo de evangelizao. Tambm nunca teremos consolidadores que no tm evidncias de serem realmente convertidos.

COMO FAZER CONSOLIDAO SOZINHO EM IGREJAS SEM UM PLANO DE CONSOLIDAO

Se bvoc vai fazer esse trabalho sozinho no ser fcil, mas possvel. Exige muita discplina 10. Marcaro uma visita com o novo decidido prpria. No haver outros para encoraj-lo e ajuddentro de 48 horas. lo com problemas e frustrao que h de experimentar. Por isso deve-se preparar bem 11. O pastor marcar uma entrevista com o espiritualmente. Tambm deve conhecer muito bem novo decidido durante a semana. este captulo do manual.

importante tambm que escolha com cuidado e muita orao a pessoa que vai acompanhar. No pode acompanhar mais que uma ou duas pessoas cada vez.

FATORES IMPORTANTES A CONSIDERAR


1. Uma pessoa que obviamente se converteu. 2. Uma pessoa do mesmo sexo. 3. Uma pessoa da mesma faixa etria. 4. Uma pessoa que seja, geralmente, semelhante (exemplo: casadas com casadas). 5. Uma pessoa fcil de encontrar durante a semana (moram ou trabalham em lugares prximos). Converse com os novos que podem se ajustar com os cinco fatores. Se determinar que a pessoa satisfaz os fatores, pode oferecer-se para consolidla, iniciando o processo usando o livreto "BemVindo Famlia de Deus". Da pode seguir as orientaes para os trs meses de consolidao. Pode tambm estudar o ltimo captulo e considerar como estimular outros membros da igreja a se envolverem nesse trabalho. Busque meios de influenciar a igreja a formar uma equipe para fazer um trabalho mais completo de consolidao.

d) Participar juntos, de vez em quando, de atividades sociais, atlticas, recreativas, etc. e) Quando tiver que faltar, dever avis-lo. f) Compartilhar com ele as experiencias de seu tempo de Escuta a Deus (devocional dirio). g) Compartilhar o que voc est aprendendo no seu estudo da Bblia. 2) Aproveitar outros recursos. a) Lev-lo a participar do Ps-Encontro, Encontro e Ps-Encontro. b) Acompanh-lo aos cultos, clula, etc (at que ele fique suficientemente firme, e passe assistir sem que precise ir busc-lo). c) Desafi-lo a memorizar um versculo cada semana. d) Pedir que ele compartilhe o que est aprendendo no seu tempo dirio de Escuta a Deus. e) Sugerir outros estudos, livros ou revistas que ele possa usar no seu tempo devocional. 3) Sugestes prticas. a) Anotar os estudos e sugestes que tm ajudado o novo crente. Guard-los numa pasta para usar com outros. b) Compartilhar o que voc est ensinando (a melhor maneira de guardar o que aprende ensinar a outros). c) Aplicar em sua vida o que voc est ensinando (hipocrisia, geralmente, o resultado de no aplicar na prpria vida o conhecimento que tem). d) Dar oportunidade para o novo convertido compartilhar o que ele est aprendendo no seu tempo dirio de Escuta a Deus, bem como sua dificuldade em entender e responder as perguntas nos estudos. e) Continuar crescendo! Deve continuar estudando para crescer. f) No desanimar - Um consolidador bem sucedido algum que ama e treina o novo crente, deixando os resultados com Deus ("No nos cansemos de fazer o bem", Gl 6.9). 4) Sempre arquivar os materiais que tem na sua pasta de consolidao a) Quando achar materias que podem ajudar o novo crente, inclua esses na sua pasta de consolidao. b) Deixar que o Esprito Santo lhe mostre verdades que possam beneficiar o novo crente. Anote-a e inclua na sua pasta. c) Quando o novo crente ficar bem integrado, em condies de se alimentar espiritualmente, deve providenciar para ele

O QUE FAZER DURANTE OS TRS MESES


O que que um consolidador deve fazer durante os prximos trs meses de consolidao? No preciso fazer tudo na primeira visita. Voc tem trs meses. Na primeira visita o mais importante a formao de uma amizade. O lder de clula ou outro membro da clula deve participar dessa primeira visita. Outros membros da clula podem participar em outras visitas depois. 1) Mostrar ao novo crente como crescer espiritualmente. a) Ajud-lo a conhecer a Bblia (as divises do Novo Testamento e o Velho Testamento, os livros, Evangelhos, cartas, profetas, captulos, versculos, etc.). b) Mostrar-lhes as grandes verdades nos seguintes textos: 1Jo 5.11-13 (certeza da salvao), no primeiro encontro. 1Co 10.13 (certeza da vitria sobre a tentao) e 1Jo 1.9 (certeza de perdo). c) Fazer um compromisso de se encontrar no mnimo por trs meses semanalmente (por uma hora no mnimo).

cpias dos materiais que voc tem na sua necessrio; mesmo que o faa, isso seria apenas pasta de consolidao. Eles podem ajud-lo uma pequena parte. As reunies devem incluir os a continuar crescendo, e, tambm, o seguintes assuntos: ajudaro a consolidar outros. 1) Relatrios - Veja a ficha "Anlise dos Novos Crentes". A ficha deve ser preenchida semanalmente e relatrios verbais feitos durante a reunio. Os consolidadores compartilharo vitrias e dificuldades. Todo o tempo, o consolidador deve lembrar que seu objetivo exortar o novo crente a ficar 2) Resolver problemas - Durante o momento firme na comunho com Cristo e sua igreja. Ele far de compartilhar, alguns problemas podero ser isso levando o novo a se alimentar espiritualmente e resolvidos. Outros necessitaro de mais estudo pelo participar assiduamente na vida da igreja. lder da equipe. Ele pode usar 15 a 20 minutos cada semana em estudo de problemas. s vezes, o propsito pode ser de responder as perguntas e REUNIES SEMANAIS DA dificuldades enfrentadas pelos consolidadores.

EQUIPE DE CONSOLIDAO

muito importante ter reunies regulares para os consolidadores. Estas reunies devero ser dirigidas pelo pastor ou lder da equipe. Os consolidadores tero mais confiana no seu ministrio se as reunies forem semanais. Todos os membros da equipe de consolidao devem ser convidados. Por que ter reunies semanais? Um estudo de quatro semanas no suficiente? Pesquisas indicam que atualmente as igrejas esto batizando dez por cento ou menos dos decididos. Mesmo assim as estatsticas das igrejas indicam que cinquenta por cento ou mais sero excludos da igreja. No devemos imaginar que em quatro horas de estudos e planejamento vamos solucionar um problema de propores to exageradas. Quantas pessoas fizeram decises na sua igreja por semana, em mdia, no ano passado? Em mdia quantas foram batizadas por ms? Qual a proporo? Quantas foram excludas no ano passado? Qual a proporo entre os batizados e os excludos? A maior parte do trabalho que a equipe vai fazer um trabalho que nunca foi feito antes. Ningum tem experincia. Haver dificuldades e necessidade de correes, melhores orientaes, encorajamento e talvez algumas modificaes nos planos. Na rea de consolidao h muito para aprendermos que no pode ser includo num estudo de quatro lies. As pessoas podem aprender mais, depois de entrarem no trabalho. Depois de terem certas experincias, uma reviso dos estudos pode aumentar o entendimento.

3) Estudos - O lder da equipe ou o pastor usar 15 a 20 minutos para um estudo. As dvidas e os problemas que j surgiram podem ser relacionados, bem como sugestes de como melhorar as reas de fraqueza geral. Sugerimos um estudo relacionado vida espiritual ou como ajudar o novo crente a evangelizar familiares e amigos. 4) Planejamento - O que ser feito nos cultos? Quem far o aconselhamento? Quem so os consolidadores preparados que podem consolidar mais uma pessoa? Geralmente os consolidadores no podero acompanhar mais que uma pessoa de cada vez. s vezes, uma pessoa pode consolidar duas. No comeo pode-se deixar algumas pessoas trabalharem com duas, mesmo que no possam ter reunies com os dois todas as semanas. preciso planejar no apenas para os prximos cultos, mas tambm para mdio e longo prazo. Precisa-se recrutar outros consolidadores? Os novos consolidadores sero preparados atravs dessas reunies semanais e ao participarem nas visitas semanais com os consolidadores que esto atuando. Ser de grande benefcio o estudo completo do Manual pelo menos duas vezes por ano. 5) Nesta reunio deve-se reservar tempo amplo para orao. Sempre haver necessidade de orar por mais obreiros, em favor dos novos convertidos e por todos que devero se entregar a Cristo.

As reunies semanais podem ser realizadas durante a hora antes do incio dos cultos. Assim providenciaro um bom preparo para o culto. Se o pastor preparou um culto diferente com um apelo que foge do normal, ele dever avisar nesta hora e O que fazer nessas reunies semanais? Vo planejar com seus consolidadores. O pastor deve se ser estudadas as mesmas lies de novo? claro reunir de vez em quando com a equipe de que se pode rever esses mesmos estudos, se for

consolidao para anim-la, oferecer sugestes e para ter comunho maior na famlia, com Deus e trocar idias. com seu Filho Jesus Cristo? Nossa atitude para com o sujo pecador que se arrepende, mais parecida com a do pai do filho prdigo arrependido ou do OUTROS RECURSOS Mateus 28.19 e 20 mostra qual o propsito irmo mais velho deste? (Lc 15.11-32). Pense em integral de Deus para seus discpulos: FAZER alguma atitudes em relao aos novos decididos. DISCPULOS, batizar discpulos e ensinar os Quais so mais parecidas com a atitude do irmo discpulos a obedecerem tudo o que Cristo ensinou. mais velho? Essa a misso da igreja toda. Atos d um um Infelizmente muitas igrejas evangelizam modelo de como se faz tudo isso. A igreja uma porque o seu dever. Outras querem ganhar mais equipe. cada membro tem sua funo, mas todos por causa do orgulho de dizer que tm batizado atuam na sua rea para GANHAR, mais pesoas do que outros pastor ou igreja. Outras CONSOLIDAR, TREINAR e ENVIAR os evangeizam porque precisam de mais pessoas para discpulos. ajudar a completar o edifcio que esto construindo. Quando tudo ficar completo, todos estaro O consolidador tem a tarefa principal para o satisfeitos. Tais igrejas tm pouco interesse em entrosamento na comunho, do novo crente com ganhar outros. quem trabalha. Mas ele no est sozinho. s vezes, ele no ser a influencia principal no Geralmente no queremos confessar tais desenvolvimento do novo crente a ele designado. atitudes. Nem as admitimos para ns mesmos. Um novo crente pode ter amigos ou parentes na Porm o resultado de tantas excluses e tanto crente igreja que sero grande influncia em sua vida. imaturos em nossas igrejas a prova da falta de Outros formaro amizades mais fortes com interesse para com os novos convertidos. membros alm do consolidador. Nestes casos o Se evangelizssemos com o mesmo motivo consolidador no deve ter inveja. Deve convidar o que Joo anunciou as boas novas, tambm crente, que est acompanhando informalmente, a entrar na equipe. Aos poucos pode transferir a mostraramos mais interesse nos novos crentes, responsabilidade para essa pessoa. O primeiro ganhos como fruto de nossa evangelizao. Ao acompanhante pode assumir a responsabilidade seguir os conselhos do apstolo Joo na sua primeira carta teramos mais condies espirituais com outro novo convertido. para receber os novos crentes em verdadeiro amor. Quais so outros recursos da igreja para Quais so outros elementos importantes para levar a igreja toda a envolver-se com o novo convertido na incorporar o novo crente na comunho da igreja? comunho plena da igreja?

CONVIVENDO COM O NOVO NA COMUNHO DA IGREJA

"...isso vos anunciamos, para que tambm Marcando uma entrevista pessoal com cada tenhais comunho conosco, e a nossa comunho discpulo logo na primeira semana um passo com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo". (1Joo importante. O encontro pode ser no gabinete 1.3) pastoral. Um pastor que sempre tem muitos Um problema muito grave no Brasil, e decididos pode limitar o encontro a 30 minutos. especialmente em So Paulo, o abandono de Seguindo a mesma agenda com todos possvel crianas. muito triste quando crianas nascem e fazer muito, e tambm no d ao novo crente a os pais no tm condies ou no querem cuidar impresso que est apressado. delas.. Nenhuma me deveria conceber um nen A ENTREVISTA TEM TRS que ela no quer aceitar e no vai cuidar. Ao fazlo, porm, deve preparar-se para cuidar e am-lo. OBJETIVOS PRINCIPAIS 1) O primeiro verificar a veracidade da H tambm um problema muito grave de deciso. Ele entende bem o que ser crente e quer abandono de nens espirituais. No deve ser assim. O apstolo Joo (1Jo 1.3) falou das suas seguir a Cristo mesmo? Se ele no fez uma deciso experincias com Jesus, porque queria ter verdadeira, pode lev-lo a fazer nesta hora. Se ele rejeitar, diga que por enquanto est rejeitando a comunho com eles. Cristo e o dom da vida eterna. Mantenha a porta Ser que o motivo principal para para continuar evangelizando-o. evangelizarmos, porque queremos mais filhos,

O PASTOR O EXEMPLO PRINCIPAL

Os que se convertem devem receber mais informaes sobre a vida crist e a igreja especialmente batismo. Fale com ele sobre a viso da igreja, os Encontros (e suas fases pr e ps) e marque a data provisria do seu batismo, mesmo que demore mais trs ou quatro meses. Uma data, o mais prximo possvel, o ideal.

extensas, mas a maioria do povo no recebe muitas cartas e valorizar muito estas cartas do pastor. Alguns podem ter dificuldades em enviar essas cartas. Devem fazer o mximo para tornar isso possvel mesmo que seja necessrio diminuir o nmero e enviar apenas trs ou quatro.

Falta de interesse em ser obediente ao At analfabetos apreciam muito. Geralmente senhorio de Jesus quanto ao batismo pode ser um procuram pessoas para as ler logo, para elas. Assim sinal de falta de sinceridade na deciso por Cristo. tambm esse fato cria uma oportunidade para o novo crente analfabeto testemunhar. 2) O segundo saber mais sobre o novo discpulo e sua famlia. Tem oposio em casa? CURSOS PARA OS NOVOS Tem apoio? Outros familiares so crentes ou no? CRENTES - CLASSE DE So abertos para o Evangelho? O pastor pode fazer uma visita para iniciar contacto com essas pessoas? MEMBRESIA O novo crente trabalha, estuda? Quais so seus Rick Warren compartilhou em "Uma Igreja interesses? Com Propsitos", que uma srie de estudos tem mostrado que a forma como as pessoas se unem a Informaes desta natureza podem abrir o uma organizao influencia grandemente como elas caminho para levar muitos outros a Cristo. O funcionaro dentro da organizao, depois que elas objetivo principal, porm, ter melhores tornam-se membros. Isso tambm ocorre com a informaes para um melhor entrosamento do novo igreja. A maneira pela qual as pessoas se unem crente na igreja, ajudando-o a ganhar os seus igreja vai determinar a eficincia delas como conhecidos. membros por muitos anos. 3) O terceiro dar mais informaes sobre a igreja. A clula, as redes homogneas e outros ministrios. Especialmente deve encoraj-lo a participar de uma clula e a iniciar o Pr-Encontro. importante incentiv-lo quanto ao tempo semanal com o consolidador. O pastor da igreja deve ministrar este curso, dando oportunidade aos novos para que recebam as instrues bsicas e conheam a viso do pastor para a igreja, sentir o seu amor pelos membros e ouvir o seu compromisso em cuidar, alimentar e liderar. O curso de membresia deve mostrar a importncia da leitura diria e a orao, mas Os trs objetivos so apresentados aqui na tambm deve responder s seguintes perguntas: ordem de importncia e no apenas em ordem Que uma igreja? Qual o propsito de uma igreja? cronolgica. A reunio deve incluir todos os Quais so os benefcios de ser um membro? O que objetivos, mas com nfase no tem nmero um. requerido de um membro? Quais so as responsabiidades de um membro? Como a igreja organizada? SEIS CARTAS SEMANAIS J observamos que a Carta aos Essa ministrao ser contnua porque o Tessalonicenses foi uma carta aos novos crentes. O processo de ensino continua. A ordem no se altera. mtodo de cartas tem sido usado para estimular e incentivar os novos convertidos. Continua sendo H sempre novos crentes na igreja. Um novo crente um meio valoroso de ajuda aos crentes novos. Deve pode iniciar o estudo em qualquer lio. Concluir ser uma carta do pastor, mas pode ser enviada pelo o curso quando completar todo o programa. consolidador ou uma outra pessoa da equipe de O novo crente precisa urgentemente de toda a consolidao com esta tarefa especfica. instruo possvel. A igreja deve ter condies para Modelos para as seis cartas e mais quatro para o atendimento dessa necessidade ainda na primeira crianas encontram-se ao final desta apostila. semana. O consolidador ter a responsabilidade aconselhvel no us-las exatamente como esto principal de levar o novo crente para a Classe de escritas. O pastor pode modific-las para incluir Membresia. algumas palavras que faro uma ligao maior com a igreja. Pode fazer um modelo seu que sirva para A FESTA DOS NOVOS CRENTES todos os novos convertidos. No deve diminuir A Festa dos Novos Crentes um evento que muito o contedo. As cartas so um pouco visa diversas finalidades. Expressar a gratido a

Deus pelos novos crentes, mostrar o interesse da igreja por eles e ajud-los a conhecer a igreja e a sua liderana. O pastor deve apresentar a diretoria da igreja citando o nome e a funo de cada pessoa. O pastor pode falar brevemente, cinco a oito minutos, sobre a necessidade de crescimento espiritual. O programa deve ser curto e informal com o objetivo de estimular uma confraternizao entre os novos e os membros antigos da igreja. Todos os que fizeram uma deciso no ltimo ms (ou outro prazo determinado) sero convidados. melhor fazer a festa mensalmente para no ter um nmero muito grande. Se a igreja pequena e no tem condies todos os meses, ainda importante fazer mensalmente, porque serve como lembrete de que a igreja deve ter novos crente sempre. A igreja inteira deve ser convidada para a Festa. muito importante a participao da diretoria, todos os obreiros, lderes de clulas, os lderes das redes homogneas, etc. Pode-se fazer um lanche bem simples preparado pelos membros da igreja conforme um plano elaborado pelos elementos designados na equipe de consolidao. O novo crente pode receber um convite para esta festa no final do culto quando faz a sua deciso. Ser apresentado no momento da orientao inicial. O consolidador ter a responsabilidade principal para levar o novo crente a participar da Festa.

IGREJA GERAL
Toda a igreja deve ter um grande interesse nos novos crentes. Todas as redes e ministrios da igreja precisam aceitar uma parte desta responsabilidade. Um elemento da equipe de consolidao deve ser o responsvel para dar uma relao de todos os novos crentes a cada lder de clula e de redes ou ministrios da igreja. Por exemplo, a Rede de Mulheres receber uma relao de todas as senhoras, a Rede de Adolescentes, todos os adolescentes, etc. Elementos dessas redes e ministrios entraro em contato com os novos crentes para dar informaes e buscar envolv-los nas suas atividades. Acima de tudo, devem formar amizades e levar o novo crente a sentir que ele est sendo realmente aceito pela igreja inteira.

Das könnte Ihnen auch gefallen