Sie sind auf Seite 1von 3

Todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfcies dos elementos construtivos das edificaes, tanto nos ambientes

internos como nos externos, com finalidades de atribuir caractersticas estticas, de conforto, de durabilidade, etc. Incluem-se como material de revestimento os pisos, os forros e as protees trmicas dos elementos estruturais. A pintura eletrosttica ou lacagem um processo de pintura eletrosttica, que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumnio ou outros metais com uma pelcula de polmero termo-endurecvel colorido (p de polister) esteprocesso de pintura garante a flexibilidade da pea sem ofender a pintura. Quando uma pea pintada a tinta recebe uma carga eltrica oposta pea, fazendo com que ela se fixe na pea. Aps tal procedimento, a pea pode ser levada a uma estufa. Quando a estufa aquece, a tinta cura e fixada. Pastilhas so revestimentos e podem ser usados em paredes externas e internas, bancadas de lavabo, partas, mosaicos, pisos e moveis. Sua aplicao cria um efeito diferenciado e cada padro tem aplicao especifica. Alguns tipos de pastilhas: de vidro (a mais usada) coco, madreprola, bambu, osso, chifre e macieira. Reboco um tipo de argamassa com que se alisam as paredes, preparando-a para receber a cal ou a pintura. Mais recentemente, os revestimentos exteriores dos edifcios tm sido objeto de grandes inovaes. Entre elas existe o reboco trmico pelo exterior, que visa eliminar as pontes trmicas formadas pelas existncias dos elementos estruturais, tais como pilares e vigas. O granito uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsvel pela cor do granito) e a biotita escura. mais duro que o mrmore e no possui tantos veios.

Suaesttica marcante: imponente e transmite uma sensao de peso na decorao. Por suas caractersticas muito usado por empresas para transmitir sobriedade e solidez. um elemento frio utilizado bastante em pisos, bancadas de cozinhas e banheiros e revestimento de paredes. O mrmore uma pedra natural proveniente do calcrio. Forma-se pela alta presso, sendo uma rocha metamrfica. Caracterizase por seus veios, tem menos brilho que o granito e possui uma dureza menor que este, sendo por tanto mais frgil.

Os ladrilhos hidrulicos tm origem nos antigos mosaicos bizantinos. As primeiras fbricas no Brasil surgiram no final do sculo XIX, primeiramente dedicadas ao revestimento de paredes e apenas numa segunda etapa, aos pisos. Este revestimento recebeu o nome de ladrilho hidrulico pelo fato de ser apenas molhado, sem processos de queima. Os ladrilhos tm durabilidade estimada em mais de 100 anos.As peas so produzidas, em sua maioria, nas dimenses 20 x 20 cm, em diversas combinaes de cores devido sua tcnica de produo artesanal, que permite peas personalizadas. O Titnio (Ti) o nono elemento mais abundante da Terra, um elemento litfilo e tem uma forte afinidade por oxignio. O Titnio um metal de brilho prateado, mais leve do que o ferro, quase to forte quanto o ao. Existem poucos materiais que possuem a resistncia ao de peso e corroso como o metal de Titnio. Em aplicaes onde so requeridas grandes foras o titnio compete com o alumino, ao e superligas.

A segunda grande revoluo no setor cermico deu-se com a concepo do gres porcelanato, um material que surgiu na dcada de 80 e que, na opinio de muitos, representa a nova fronteira do ano 2000. De maior significado foi a transformao do gres porcelanato em um material de caractersticas modernas e versteis, atravs do processo de polimento e da introduode tcnicas de decorao. O desenvolvimento deste tipo de produto foi de grande significado, pois estendeu o uso da cermica para locais de domnio das pedras naturais, que possuem uma resistncia a abraso mais elevada do que produtos cermicos esmaltados

Das könnte Ihnen auch gefallen