Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA CURSO DE ENGENHARIA MECNICA DEM0350 PROCESSOS

S DE CONFORMAO MECNICA PROF. FRANCIN ALVES DA COSTA ATIVIDADE PARA 1 AVALIAO ___/___/_____ TURMA: 01

Nome........................................................................................................................Nota............. 1. Explique sucintamente por que contornos de gro com baixo ngulo no so to eficazes na interferncia no processo de escorregamento quanto so os contornos de gro com alto ngulo. 2. Explique sucintamente por que metais HC so em geral mais frgeis do que metais CFC e CCC. 3. O processo pelo qual a deformao plstica produzida mediante o movimento de uma discordncia chamado de: 4. Defina, com as suas palavras, o que seja discordncia. 5. Um arame de 300 m de comprimento se alonga de 3 cm quando se aplica uma fora trativa de 200 N. Qual o mdulo de elasticidade (em MPa) se o dimetro do arame de 5 mm? Compare a sua resposta com o resultado em lbf/pol.2. 6. Os trs pontos - a seguir so fornecidos para uma liga de titnio para aplicaes aeroespaciais: = 0,002778 (a = 300MPa), 0,005556 (600 MPa) e 0,009897 (900 MPa). Calcule E para essa liga. 7. Se o coeficiente de Poisson para a liga do Problema 6 for 0,35, calcule (a) o mdulo de cisalhamento G, e (b) a tenso de cisalhamento necessria para produzir um deslocamento angular de 0,2865. 8. Considerando o ao carbono 1040 listado na Tabela 1. (a) Uma barra com dimetro de 20 mm dessa liga usada como membro estrutural em um projeto de engenharia. O comprimento sem tenso da barra exatamente 1 m. A carga estrutural na barra de 9 x 104 N. sob trao. Qual ser o comprimento da barra sob essa carga estrutural? (b) Um engenheiro de projeto est considerando uma mudana estrutural que aumentar a carga de trao nesse membro. Qual a carga de trao mxima que pode ser permitida sem produzir deformao plstica extensa da barra? D suas respostas em newtons (N) e libras-fora (lbf). 9. No movimento normal de uma pessoa, a carga exercida na junta do quadril 2,5 vezes o peso do corpo. (a) Calcule a tenso correspondente (em MPa) sobre um implante de junta do quadril artificial com uma superfcie de 5,65 cm2 em um paciente pesando 150 lbf. (b) Calcule a tenso correspondente se o implante for feito de Ti-6Al-4V, que tem um mdulo elstico de 124 GPa.

10. Considere um monocristal de prata que est orientado de tal modo que uma tenso de trao aplicada ao longo de uma direo [001]. Se ocorre escorregamento em um plano (111) e em um direo [01-1], e o escorregamento iniciado quando aplicado uma teno de trao de 1,1 MPa, calcule a tenso de cisalhamento resolvida crtica. 11. Dois corpos de prova cilndricos, no deformados, de uma liga devem ser encruados pela reduo de suas reas de seo reta (enquanto matem suas sees retas circulares). Para um corpo de prova, os raios inicial e aps a deformao so de 16 mm e 11 mm, respectivamente. O segundo corpo de prova, que tem um raio inicial de 12 mm, deve possuir a mesma dureza aps a deformao que o primeiro corpo de prova. Calcule o raio do segundo corpo de prova aps a deformao. 12. Considere a liga de lato com comportamento tenso-deformao mostrado na Fig. 1. Um corpo de prova cilndrico feito deste material, com 6 mm de dimetro e 50 mm de comprimento, puxado em trao com uma fora de 5.000 N. Tendo-se conhecimento de que essa liga apresenta um coeficiente de Poisson de 0,30, calcule: (a) o alongamento do corpo de prova e (b) a reduo no dimetro do corpo de prova. 13. Cite as principais diferenas entre os comportamentos de deformao elstico, anelstico e plstico. 14. Um corpo de prova cilndrico, feito em alumnio, tem dimetro de 0,505 pol. (12,8 mm) e comprimento til de 2,000 pol. (50,800 mm) e est sendo puxado em trao. Utilize as caractersticas carga-alongamento tabuladas abaixo para completar os problemas entre a e f.

(a) Plote os dados na forma de tenso de engenharia em funo da deformao de engenharia. (b) Compute o mdulo de elasticidade. (c) Determine o limite de escoamento para uma pr-deformao de 0,002. (d) Determine o limite de resistncia trao desta liga. (e) Qual a ductilidade aproximada, em alongamento percentual? (f) Calcule o mdulo de resilincia.

Tabela 1. Dados de ensaio de trao de algumas ligas metlicas tpicas.

Fig. 1 Comportamento tenso-deformao em trao para um ao carbono simples.

Das könnte Ihnen auch gefallen