Sie sind auf Seite 1von 2

Marxismo

O Marxismo o conjunto de ideias filosficas, econmicas, polticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepo materialista e dialtica da Histria, interpreta a vida social conforme a dinmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes da consequentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histrico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipao da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. A luta comunista se resume emancipao do proletariado por meio da liberao da classe operria, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliana poltica, rompam na raiz a propriedade privada empregadora do proletariado, transformando a base produtiva no sentido da socializao dos meios de produo, para a realizao do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produo - sob controle social dos prprios produtores - de acordo com os interesses humanos-naturais. Pode-se dizer que o pensamento de Karl Marx (1818-1883) foi desenvolvido fundamentalmente a partir de seus estudos sobre as trs tradies intelectuais j bem desenvolvidas na Europa do sculo XIX: a filosofia idealista alem de Hegel e dos neohegelianos, o pensamento da economia-poltica britnica e a teoria poltica socialista utpica, dos autores franceses. A partir desse postulado, este trabalho se prope a analisar a maneira como tais desenvolvimentos do pensamento cientfico-filosfico europeu foram apropriadas ao materialismo histrico, caracterizando-as, ainda que de forma sucinta, para uma melhor definio do contexto intelectual da vida desse pensador que, embora muito revisado e criticado atualmente, permanece como elemento cientfico que influenciar muitas das ideias "modernas", tanto no campo da filosofia, como nas reas de cincias humanas e artes.

Mais-valia Karl Marx chamou a ateno para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salrio de mercado pelo uso da fora de trabalho, podem lanar mo de duas estratgias para ampliar sua taxa de lucro: estender a durao da jornada de trabalho mantendo o salrio constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade fsica do trabalho pela via da mecanizao o que ele chama de mais-valia relativa. Em fazendo esta distino, Marx rompe com a ideia ricardiana do lucro como "resduo" e percebe a possibilidade de os

capitalistas ampliarem autonomamente suas taxas de lucro sem dependerem dos custos de simples reproduo fsica da mo-de-obra. Produo de maisvalia relativa um modo de incrementar a produo do excedente a ser apropriado pelo capitalista. J a mais-valia absoluta consiste na intensificao do ritmo de trabalho, atravs de uma srie de controles impostos aos operrios, que incluem da mais severa vigilncia a todos os seus atos na unidade produtiva at a cronometragem e determinao dos movimentos necessrios realizao das suas tarefas. O capitalista obriga o trabalhador a trabalhar a um ritmo tal que, sem alterar a durao da jornada, produzem mais mercadorias e mais valor que sem esses controles. Economia Poltica ( Jos Paulo neto e Marcelo Braz) Alienao de Marx A alienao de Marx comea como sistema de diviso do trabalho, em q o trabalhador perde a noo do todo. Antes o arteso, sabia executar todo o processo e podia ter o produto final, com a diviso de trabalho, os operarios s sabem fazer aquela porque na parte, ou seja parafusar, soldar, montar, etc. Assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas no suficiente para adquirir o produto q ele ajuda a construir.

Das könnte Ihnen auch gefallen