Sie sind auf Seite 1von 8

EMPIRISMO

O empirismo uma doutrina filosfica que tem como principal terico o ingls John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento limitado s experincias vivenciadas, e as aprendizagens se do por meio de tentativas e erros. Entende-se por emprico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experincias e observaes. Teorias no bastam, somente atravs da experincia, de fatos ocorridos observados, um conhecimento considerado pelo empirista. A percepo do Mundo externo e a abstrao da realidade realizada na mente humana so o que faz o homem adquirir sabedoria, segundo o empirismo. Embora tenha se baseado no cartesianismo de Ren Descartes, ao contrrio deste, Locke no aceita a existncia de idias inatas resultantes da capacidade de pensar da razo. Segundo a teoria de Locke a razo tem a funo de organizar os dados empricos, apenas unir uns dados aos outros, que lhe chegam atravs da experincia. Segundo Locke, nada pode existir na mente que no tenha passado antes pelos sentidos, ou seja, as idias surgem da experincia externa (via sensao), ou interna (via reflexo), e podem ser classificadas em simples (como a idia de largura, que vm da viso) ou compostas (a idia de doena, resultado de uma associao de idias). Nesse sentido, qualquer afirmao de cunho metafsico era rejeitada no Empirismo, pois para essas afirmaes no h experimentao, testes ou controles possveis. Outro importante terico empirista foi o escocs David Hume (1711-1776), que contribuiu com a epistemologia ao discutir o princpio da causalidade. Segundo Hume, no existe conexo causal, e sim uma seqncia temporal de eventos, que pode ser observada.

Alm de John Locke e David Hume, outros filsofos que so associados ao empirismo so: Aristteles, Toms de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, George Berkeley e John Stuart Mill. O empirismo causou uma grande revoluo na cincia, pois graas valorizao das experincias e do conhecimento cientfico, o homem passou a buscar resultados prticos, buscando o domnio da natureza. A partir do empirismo surgiu a metodologia cientfica.

O EMPIRISMO DE JOHN LOCKE

INTRODUO

A investigao do homem em torno do conhecimento algo que acompanha toda a histria da filosofia. No decorrer da histria vrias teorias, vrios sistemas foram apresentados a fim de dar respostas a to complexo problema. Este trabalho visa a apresentar a concepo do filsofo empirista John Locke em torno desta problemtica, e uma breve anlise do seu pensamento.

LOCKE E O CONHECIMENTO

John Locke, em seu Ensaio Acerca do Entendimento, defende a impossibilidade de princpios inatos na mente. Para ele, a teoria do inatismo insustentvel por contradizer a experincia, ou seja, se houvesse idias inatas todas as pessoas, inclusive as crianas e os idiotas gozariam delas. Locke diz ainda que os argumentos que fundamentam a teoria do inatismo no tm valor de prova, por exemplo, o fato de haver certos princpios, tanto tericos como prticos, universalizados no servem como prova para o inatismo porque os mesmos tambm s podem ser adquiridos mediante a experincia e alguns

dos princpios considerados como universais no o so devido ao fato de boa parte da humanidade ignor-los. Locke deixa bem claro que as capacidades so inatas, mas o conhecimento adquirido. Pelo uso da razo somos capazes de alcanar certos conhecimentos e com eles concordar, e no de descobrir. Locke diz que ...se os homens tm verdades inatas impressas originalmente, e antes do uso da razo, permanecendo delas ignorantes at atingirem o uso da razo, consiste em afirmar que os homens, ao mesmo tempo, as conhecem e no as conhecem. Para Locke, o conhecimento segue os seguintes passos: Os sentidos tratam com idias particulares a mente se familiariza deposita na memria e d nomes a mente vai abstraindo, apreendendo gradualmente o uso dos nomes gerais. Locke descreve as fases do processo cognitivo; no momento do nascimento a alma uma tbula rasa, como uma folha de papel em branco e o conhecimento comea com a experincia sensvel. As fases do processo cognitivo seguem por quatro estgios: Intuio: o momento em que as idias simples so recebidas. Existem dois tipos de idias simples, as que so frutos da experincia externa e as que so fruto da experincia interna. Sntese: as idias simples formam por combinao as idias complexas. Anlise: por anlise, as vrias idias complexas formam as idias abstratas. Idia abstrata, aqui, no representa a essncia das coisas porque a essncia incognoscvel. Comparao: diferentemente de sntese ou associao, colocando-se uma idia ao lado da outra e comparando-as que se formam as relaes, ou seja, as idias que exprimem relaes. Locke afirma que o homem no pode conhecer a essncia das coisas, mas s a sua existncia. Atravs de um raciocnio baseado no nexo causal pode-se conhecer a existncia do mundo e de Deus. Do mundo porque, sendo passivos em nossas sensaes, temos de admitir uma realidade distinta de ns que seja causa de nossas sensaes; de Deus porque partindo do estudo dos seres finitos, devemos necessariamente concluir que existe uma causa universal, infinita.

ANLISE CRTICA DO PENSAMENTO DE LOCKE

De fato, se o conhecimento fosse inato, todos teramos uma espcie de conhecimento padro, e no precisaramos freqentar escolas a fim de despert-los em ns. muito difcil a possibilidade de conhecer algo sem a interferncia dos sentidos, pois todas as janelas do nosso intelecto esto abertas neles. Apesar de centralizar o conhecimento na experincia, Locke deixa bem claro que a capacidade de conhecer inata. Reconhecemos a experincia como uma grande fonte de conhecimentos. difcil admitir algum conhecimento independente dos sentidos. No entanto, deve haver algum fator a priori que no provenha da experincia, mas que provenha de forma intuitiva, por exemplo, espao e tempo. Da mesma forma, se a experincia fosse a nica possibilidade de conhecimento, todos tenderamos a uniformidade intelectual; no entanto h, por exemplo, pessoas que por mais que se dediquem a certo ramo de atividade, no conseguem muito progresso, tendo assim que mudar de ramo. Se fosse a experincia a nica fonte de conhecimentos, todos que se propusessem: biologia desenvolveriam a biologia, fsica desenvolveriam a fsica, mas sabemos que no assim.

CONCLUSO

O pensamento de Locke sobre o conhecimento foi uma grande contribuio para filsofos posteriores que se dedicaram mesma temtica. Por mais que as concluses que se tenham chegado at hoje tenham uma grande validade, h ainda a necessidade de continuar-se investigando com empenho e dedicao. Se o conhecimento algo que se constri, esta construo infinita afinal, a razo humana um terreno que ainda tem muito a ser explorado.

DAVID HUME E O EMPIRISMO

DAVID HUME (1711-1776):


Hume realizou uma investigao sobre a origem, possibilidade e limites do conhecimento. Este autor pensa que a capacidade cognitiva da razo humana limitada e que no existe nenhum fundamento objectivo para o conhecimento. O empirismo de David Hume ope-se, portanto, ao racionalismo de Descartes. Segundo Hume, todo o conhecimento deriva da experincia. Para este filsofo escocs, todas as nossas ideias tm origem nas impresses dos sentidos.

IMPRESSES E IDEIAS

Segundo Hume, o conhecimento constitudo por impresses e ideias. As impresses englobam as sensaes, as emoes e as paixes. As impresses possuem um elevado grau de fora e vivacidade, porque correspondem a uma experincia presente ou actual. As impresses so a base, a origem, o ponto de partida dos conhecimentos. As ideias so as representaes ou imagens das impresses no pensamento. As ideias so memrias ou imagens enfraquecidas das impresses no pensamento. As ideias so menos vivas e intensas do que as impresses, j que estas so a causa das ideias. No pode existir ideia sem uma impresso prvia. No h conhecimento fora dos limites impostos pelas impresses.

CONCLUSES Para D. Hume, o hbito que nos leva a inferir uma relao de causa e efeito entre dois fenmenos. Se no passado ocorreu sempre um determinado facto a seguir a outro, ento ns esperamos que no presente e no futuro tambm ocorra assim.

O hbito e o costume permitem-nos partir de experincias passadas e presentes em direco ao futuro. Por isso, o nosso conhecimento de factos futuros no um conhecimento rigoroso, apenas uma convico que se baseia num princpio psicolgico: o hbito. O hbito , no entanto, um guia importante na vida prtica e no dia-a-dia. Uma vez que ainda no vivemos o futuro, o hbito permite-nos esperar o que poder acontecer e leva-nos a ter prudncia e cuidado, ou boas expectativas. Enquanto seres humanos, temos vontade (e adaptamo-nos ideia) de que o futuro seja previsvel e, portanto, controlvel.

TEORIA INATISTA

A teoria inatista se fundamenta em uma concepo de ser humano inspirada na filosofia racionalista e idealista. O racionalismo se norteia pela crena de que o nico meio para se chegar ao conhecimento por intermdio da razo, j que esta inata, imutvel e igual em todos os homens. Para o idealismo, o real confundido com o mundo das idias e significados. Dar realidade s idias, oferecer respostas ideais (de idias) s questes reais (Nunes, 1986, p. 25). a forma de compreender a realidade, na qual o esprito vai explicar e produzir a matria. Enfatizando os fatores maturacionais e hereditrios, essa perspectiva entende que o ser humano um sujeito fechado em si mesmo, nasce com potencialidades, com dons e aptides que sero desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biolgico. Uma vez que dotado de dons divinamente justificveis, o ser humano, assim entendido, no tem possibilidade de mudana, no age efetivamente e nem recebe interferncias significativas do social. Nada depois do nascimento importante, visto que o homem j nasce pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hbitos, as crenas, o pensamento, a emoo e a conduta social. O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmnica, hierarquizada, que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme.

Nessa perspectiva temos uma sociedade capitalista que valoriza o individual em detrimento do social, gerando competitividade, acirrando as diferenas de classe, gnero e etnia. O entendimento do desenvolvimento baseado no pressuposto de que, ao aprender, o ser humano aprimora aquilo que j inato avanando no seu desenvolvimento (o vir-aser). um passo na aprendizagem e dois no desenvolvimento. H uma expectativa de que o ser humano deixe desabrochar suas potencialidades e aptides. A aprendizagem depende do desenvolvimento. Na educao o papel do professor o de facilitar que a essncia se manifeste, entendendo-se que quanto menor a interferncia, maior ser a espontaneidade e criatividade do aluno. Essa concepo de homem tem fundamentado pedagogias espontanestas que subestimam a capacidade intelectual do ser humano, na medida em que o sucesso ou fracasso atribudo, nica e exclusivamente, ao aluno, ao seu desempenho, aptido, dom ou maturidade. A aplicao dessa concepo na educao gera imobilismo e resignao, pois se considera que as diferenas no so superadas, uma vez que o meio no interfere no desenvolvimento da criana. Considera-se tambm que o resultado da aprendizagem exclusivamente do aluno, isentando de responsabilidade o professor e a escola.

BIBLIOGRAFIA

LOCKE, John. Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Trad. Anoar Aiex. So Paulo: Editora Abril., 1978./ acessado em 05/10/11 http://fil11.blogspot.com/2008/02/david-hume-e-o-empirismo.html/ 05/10/11 acessado em

http://www.infoescola.com/filosofia/empirismo/ acessado em 05/10/11 http://philosofia.wordpress.com/2008/06/03/teoria-inatista/ acessado em 05/10/11

Das könnte Ihnen auch gefallen