Sie sind auf Seite 1von 3

MpMagEst Tributrio Caio Bartine Data: 26/06/2013 Aula 06 RESUMO SUMRIO 1. Imunidades tributrias. 2.

Normas gerais em matria tributria

1.

IMUNIDADES TRIBUTRIAS 1.1. Imunidade objetiva (continuao) Precedentes do STF: Lista telefnica: abrangida pela imunidade de impostos; lbum de figurinhas (cromos): abrangido pela imunidade; Encartes publicitrios: quando fazem parte fixa do jornal ou peridico, ou quando destacados. Quando fixos aos peridicos estendida a imunidade. Os encartes destacados so tributveis, portanto no gozam de imunidade. Obs.: estende a imunidade para a mdia digital? Conforme a lei no, conforme a jurisprudncia sim (a questo ainda no foi discutida no plenrio do STF); Todos os servios dos correios so abrangidos pela imunidade informativo do STF de 25/06/13 (mudana de entendimento)

2.

NORMAS GERAIS EM MATRIA TRIBUTRIA competncia prpria de Lei complementar (art. 146, III da CF). Conforme art. 24, 1 da CF, dever ser por intermdio de lei complementar em mbito nacional (diferente de mbito federal) o que no obstaria Estados e Municpios regularem a questo de forma suplementar sobre o tema. A lei de mbito nacional vincula os demais entes a cumprirem literalmente a disposio. O CTN lei 5.172/66, foi editado por lei ordinria (formal) e recepcionado como Lei Complementar de ordem material. O CTN disciplina as regras gerais entre os artigos 96 at art. 218. O principal item nas provas de magistratura e MP o pertinente a obrigao tributria (art. 113 do CTN): Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria. 1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. Obrigao como relao jurdica, de um lado o Estado e de outro o particular, que se subdivide em duas obrigaes distintas: a) Principal: equivalente ao direito civil obrigao de dar. Toda obrigao principal decorre de pagamento de dar ao fisco valores, a obrigao de pagar. Surge com a ocorrncia do fato gerador.
MpMagEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

Faz-se um link com a tipicidade cerrada porque a conduta que permite a ocorrncia do fato gerador est descrita na lei (art. 108, 1 do CTN que determina que a analogia no pode resultar na exigncia de um tributo no previsto em lei) A obrigao principal decorre ex lege lei em sentido estrito. Regra geral determina que a lei ordinria que cria tributos. Para os casos de Lei complementar necessrio as disposio constitucional. Obs.: lei delegada no pode versar sobre matrias pertinentes lei complementar. A obrigao principal engloba o pagamento de tributo e o pagamento de multa (diferena entre o direito civil). Obs.: a multa s pode ser fixada em lei o que no impede sua regulamentao por decreto. b) Acessria: equivalente ao direito civil obrigao de fazer ou no fazer (art. 113, 2 do CTN): 2 A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. So deveres instrumentais administrativos atinentes a arrecadao e fiscalizao de tributos. 3 A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria. Ateno: na verdade uma no se converte na outra, mas surge uma nova obrigao principal pelo descumprimento da acessria se reincidente no cumprimento surgir nova obrigao e assim sucessivamente. Exemplos de obrigaes acessrias: Emisso de nota fiscal; Escriturao de livros; Prestao de informaes; A obrigao acessria decorre da legislao tributria engloba leis, tratados e convenes internacionais, decretos e normas complementares. Quando se fala em leis, fala-se em leis ordinrias, complementares ou delegadas. Obs.: em matria tributria, tratados e convenes internacionais em matria tributria, aps ratificados, possuem equivalncia de lei ordinria. Normas complementares: atos administrativos normativos (portarias, decretos, resolues), decises de rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, que a lei determine eficcia normativa. rgo singular, desprovidos de atividade jurdica, fazem parte da estrutura interna da administrao pblica (poder hierrquico ou desconcentrao administrativa) depende da manifestao unilateral da administrao pblica (deciso de delegado da receita federa, do delegado alfandegrio etc). Prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas costumes administrativos ex.: determinada fiscalizao a administrao no cobra juros por determinado perodo. Convnios que entre si celebram Unio, Estados e Municpios. forma de exceo ao princpio da legalidade. Obs.: em matria tributria a obrigao principal e a acessria so autnomas independentes. 2.1. Sujeitos da obrigao tributria:

2 de 3

a) Sujeito ativo: aquele que tem o direito de exigir o cumprimento da obrigao tributria o art. 119 do CTN determina que o sujeito ativo o detentor de competncia tributria (entes federativos) Art. 119. Sujeito ativo da obrigao a pessoa jurdica de direito pblico, titular da competncia para exigir o seu cumprimento. O STF entende que o sujeito ativo quem detm capacidade tributria ativa, ou seja, toda pessoa jurdica de direito pblico muito mais abrangente que os entes federados, incluindo as autarquias e fundaes pblicas. b) Sujeito passivo: aquele que possui o dever legal de cumprir com a obrigao tributria. Conforme o CTN, a sujeio passiva pode ser efetuada pelo contribuinte aquele que realiza o fato gerador, fazendo nascer a obrigao tributria. Art. 121. Sujeito passivo da obrigao principal a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. Pargrafo nico. O sujeito passivo da obrigao principal diz-se: I - contribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador; II - responsvel, quando, sem revestir a condio de contribuinte, sua obrigao decorra de disposio expressa de lei. Art. 122. Sujeito passivo da obrigao acessria a pessoa obrigada s prestaes que constituam o seu objeto. c) Responsvel: a terceira pessoa (fsica ou jurdica) indicada por lei para assumir um encargo tributrio. Essa terceira pessoa no realiza o fato gerador, mas possui nexo de causalidade com a sua ocorrncia. uma relao indireta com o fato gerador. 2.2. Capacidade tributria passiva (art. 126 do CTN): a aptido para que determinada pessoa (fsica ou jurdica), figure no polo passivo da relao obrigacional. Capacidade civil aquela adquirida pela maioridade (18 anos ou emancipao) Voluntria pais por sentena Emancipao: casamento. Emprego pblico efetivo. Colao em instituio de ensino grau superior. Judicial, decorrente de sentena. A capacidade tributria independe da capacidade civil das pessoas naturais ex.: um recm nascido tem capacidade tributria passiva indicado um responsvel pelo pagamento. Princpio do non olet uma atividade irregular ou ilcita sujeita a capacidade tributria passiva. A capacidade independe da sociedade estar regularmente constituda, bastando que se configurar como unidade econmica ou profissional (art. 126, III do CTN).

3 de 3

Das könnte Ihnen auch gefallen