Sie sind auf Seite 1von 5

A experincia da arte

A EXPERINCIA DA ARTE1

Luiz Armando Bagolin2

Foi o lsofo Friedrich Schleiermacher quem primeiro intentou transformar a hermenutica, tcnica interpretativa do XVII dirigida exclusivamente exegese de textos bblicos e jurdicos, numa cincia da compreenso dos discursos em geral. Elevada a princpio interpretativo universal, a hermenutica schleiermacheriana aspirava para os discursos escritos quilo que a retrica aristotlica e a de Quintiliano (II, XVII, 37-38), entre outras que lhes so posteriores, propuseram para todo hbito discursivo, no somente para os escritos, muitos sculos antes. Mais restrita, contudo, porquanto reetida no modelo da cienticidade, o ncleo dessa nova metodologia, a compreenso, diferentemente da inveno, disposio, ao, memria, elocuo retricas, fechava-se sobre si mesma como movimento impelido pela autoconscincia metodolgica inerente s epistemologias modernas. Gadamer, com sua esttica hermenutica, lanou-se pela recusa dessa restrio do campo interpretativo, problema percebido tanto na obra de Schleiermacher quanto na de Dilthey e em outras, elegendo a arte como exemplo antittico ao modelo das cincias naturais. Propunha, assim, em seu lugar, um discurso onde a compreenso pudesse ser percebida como um fenmeno aberto, o fenmeno hermenutico, porque, neste, a experincia de verdade pode surgir a partir da copertinncia inicial ao horizonte de apario da obra, como arma o lsofo, citado por Marco Antonio Casanova, organizador e tradutor para lngua portuguesa de breves ensaios publicados entre 1943 e 1989, que reaparecem nesta Hermenutica da Obra de Arte. Gadamer v a arte como fenmeno hermenutico por excelncia, uma vez que seu processo interpretativo requer que se indague diante da obra o que ela tem a nos dizer imediatamente em relao instaurao de nossas expectativas sobre a mesma.
1

GADAMER, Hans-Georg. Hermenutica da Obra de Arte. Seleo e traduo de Marco Antonio Casanova. So Paulo: WMF/Martins Fontes, 2010, 487 p.
2

Instituto de Estudos Brasileiros Universidade de So Paulo. lbagolin@usp.br 237

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 237-242, 2011

BAGOLIN, L. A.

Diferentemente do documento histrico cuja interpretao, na perspectiva da runa da instituio retrica e da jurisprudncia discursiva, implica necessariamente o horizonte temporal pertinente ou pertencente quele ou ao nosso e, portanto, o distanciamento entre o fato a ser interpretado de acordo com as categorias de seu presente e o horizonte cultural do presente do intrprete, na experincia da arte possvel, segundo o autor, mover-se pelo campo imediatamente produzido pela coisa que determina o nosso interesse. Pois, ao determin-lo, produz-se no intrprete uma expectativa, pelo sentido, quanto ao que tem a nos dizer a obra, sentido esse copertinente a ela. Guia-se, assim, a interpretao a partir do campo inicialmente aberto na projeo produzida por aquele interesse previamente determinado ou surgido no momento da apreenso da obra. Gadamer retoma a proposio de Heidegger quanto ao crculo hermenutico apresentada em Ser e Tempo, visto que ali se armara que a interpretao no pode ir alm do espao previamente aberto pela compreenso. A reviso constante, operada de modo circular, do que se desvela nesse espao, permitiria atualizar a interpretao como o modo de ser do dilogo com a obra de arte, porque, apropriado a ela, para alm do que representa meramente e exteriormente por imagens, h um sentido ulterior entendido em Gadamer a partir do eids platnico, constantemente reconstrudo no horizonte da apreenso da obra. Dessa forma, o autor prope:
evidente que as coisas tambm se do aqui de tal modo que a signicncia ligada ao belo da arte, obra de arte, remete a algo que no reside imediatamente no aspecto visvel e compreensvel enquanto tal. Mas que tipo de remetimento este? (p.173).

O carter de jogo da obra de arte faz-nos percorrer sua estrutura hermenutica, pois incessantemente e recursivamente alude a um sentido prvio e, ao mesmo tempo, a um esboo de totalidade que fulgura no ato mesmo de apreenso. Acena-se, assim, com a possibilidade de darmos arte nossa voz, a m de mobilizar o jogo sem o af de concluir a compreenso ou perceb-la como instrumento que conduziria a uma verdade instaurada alhures, fora, alm das possibilidades conferidas pelo prprio jogo que a arte faz jogar. Gadamer toma de emprstimo, alm da noo de jogo, tambm as noes de smbolo e festa. Movente, admite-se algum momento no qual a interpretao inventa a coisa diretamente para si mesma, momento em que aquilo que est sendo interpretado mostra a verdade que s sua, ou que vem tona, como a sua natureza simblica. O que arte expressa o seu carter eminentemente simblico, pois consoante voz que lhe emprestada e quilo que tem a dizer com ela, a arte
238
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 237-2422, 2011

A experincia da arte

depende necessariamente do outro, de ns, assim nos colocando em seu jogo a reconstruir o seu sentido de acordo com aquele horizonte, esperado, de copertinncia em relao apario da obra. Trazendo o smbolo em seu timo, o signicado de pertencer como fragmento a alguma totalidade, na obra de arte a experincia do belo se produz atravs da promessa que ele nos faz, ou seja, da promessa de reconstruo dessa totalidade, ou da conjurao de uma ordem integral possvel. Soma-se, ento, s noes de jogo e smbolo, permanentemente ativas na obra de arte, a noo de festa. Prope Gadamer quanto a isto:
Se h algo que est ligado com toda experincia de festa, este algo o fato de a festa recusar todo isolamento de um em relao ao outro. A festa comunho e apresentao do prprio mbito comum em sua forma plena. A festa sempre para todos. (p.180).

Convocados, os tempos da arte e o prprio tempo relacionam-se com o da festa, ao unicar todos no todo, tornando a experincia ativa, tnica, no tona, maneira da arte do entusiasmo e da embriaguez nietzscheniana ([...] cantando e danando, o homem se mostra membro de uma comunidade mais elevada [...] Ele desaprendeu a caminhar e a falar; est a ponto de, danando, voar pelos ares. In: O Nascimento da Tragdia, cap. 1). S experimenta a festa quem dela participa, no se perfazendo em sua totalidade se representada antes como algo que se quer produzir, ou depois, como narrativa sobre um evento ocorrido. Na experincia da arte, contudo, segundo Gadamer, h uma simultaneidade do passado e do presente: em todo caso, prossegue ele,
[...] ela no fala apenas como se os resduos do passado falam ao pesquisador da histria, nem tampouco apenas como fazem os documentos histricos que xam algo. [...] A obra de arte diz algo a algum, e isso no apenas como um documento histrico diz algo ao historiador ela diz a cada um como se isso fosse dito expressamente a ele, enquanto algo atual e simultneo. (p. 6).

A hermenutica aplicada obra de arte dispensa, desse modo, a compreenso histrica e arqueolgica, uma vez que a historicidade remetida ao plano da durao, essencial para toda obra de arte, porquanto toda obra de arte verdadeira essencial. Contudo, se a obra diz a cada um expressamente o que tem a dizer, tal como se d na festa, onde muitos a experimentam de modo variado, o sentido interno da obra nunca ser estabelecido a priori como um universal que se encontra fora do processo interpretativo; antes, ape-se, para alm de um sentido cognoscvel, no momento de confrontao, incontornvel e intransfervel, de ns com ns mesmos. Dispensada pela linguagem da arte a historicidade partilhada pelo documento histrico, diante da evidncia do presente da obra, absoluto,
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 237-242, 2011

239

BAGOLIN, L. A.

porm, de todo disponvel para o futuro, as expectativas sobre o algo a ser dito pela obra acabam por inventar os sentidos que vm tona incessantemente, no ato interpretativo, deslocando-nos do habitual em direo ao universal, no o do saber terico que o prope nalgum inteligvel superior, mas o da arte como fenmeno aberto indagao. Portanto, tambm indaga o autor:
O que propriamente transmitido pela experincia do belo e, em particular, pela experincia da arte? A inteleco decisiva que precisou ser conquistada aqui foi a de que no se pode falar de uma simples transferncia ou medio de sentido. Com esta expectativa, aquilo que experimentado no belo artstico seria desde o princpio inserido na expectativa universal de sentido da razo terica. (p. 178).

Abrangente, a universalidade do fenmeno hermenutico tambm se aplica compreenso da histria, desde que se desconsidere que a mens auctoris de um texto seja elemento limitador da compreenso que se produz no horizonte de apario da coisa a ser interpretada. Assim como sucede obra de arte, a compreenso do fenmeno histrico no deve necessariamente se dar a partir da re-atualizao das ideias de outrem. O fenmeno hermenutico ensina que, na experincia da arte, a singularidade trazida tona a partir da reunio de sentidos copertinentes expectativa que se produz, ao se indagar pelo sentido da obra e, ao mesmo tempo, pela apario de seu carter simblico, aspirando totalidade. Todavia, para Gadamer, o que advm obra artstica, advm a todo ente e, de igual modo, compreenso histrica. No texto intitulado A Atualidade do Belo, de 1974, presente nesta coletnea, Gadamer reete sobre os meios de comunicao, j onipresentes naquela poca, propondo o exerccio da atividade hermenutica como algo cada vez mais necessrio resistncia em relao queles. Convida-nos, ento, ao exerccio atravs [...] do nosso prprio querer-saber e de nosso prprio poder-escolher em face da arte, assim como em face de tudo aquilo que se propaga pelo caminho dos meios de comunicao de massa (p. 193). Para Gadamer, a arte empresta nossa voz, para nos dizer algo e simultaneamente nos exprimir com a condio de que nos demoremos nela. Porque a experincia da arte nos ensina a permanecer, segundo o autor, talvez, em ns mesmos e a ouvir sempre l no fundo o que antes j se queria ouvir: Tu precisas mudar a tua vida! Nada mais estranho, ainda que no soasse nessa admoestao o rumor socrtico e o puxo de orelha moralizante, to ao agrado dos senhores da sade atuais, aos tempos de certa arte contempornea, que habita no o vazio, mas o oco da instituio transformada em brand, a marca da arte da impostura; dessa
240
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 237-2422, 2011

A experincia da arte

arte normativa e tecnocrtica propcia aos negcios, desses tempos brevssimos, que correm, e escorrem.

SAFATTLE, V. The experience of art. Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n.2, p.

237-242, 2011.

Recebido em: 29 de abril de 2011 Aprovado em: 17 de junho de 2011


Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 237-242, 2011

241

Das könnte Ihnen auch gefallen