Sie sind auf Seite 1von 5

Cefalia

Etiologia e Diagnstico A cefalia um sintoma comum de infeco intracraniana ou sistmica aguda, tumor intracraniano, TCE, HAS grave, hipxia cerebral e muitas doenas dos olhos, nariz, garganta e ouvidos. Contudo, essas condies patolgicas correspondem a poucos dos pacientes. Os remanescentes sofrem de cefalia devido dor muscular, enxaqueca ou cefalia sem causa determinada. A 1 tarefa quando um paciente se queixa de cefalia determinar precisamente a localizao da dor. As cefalias podem resultar de estmulo, trao ou presso em qualquer das estruturas sensveis dor: todos os tecidos de revestimento do crnio, o 5, 9 e 10 nervos cranianos e os nervos cervicais superiores; grandes seios venosos intracranianos; grandes artrias na base do crnio e grandes artrias durais; dura-mter na base do crnio, dilatao ou contrao da parede de vasos sangneos estimula terminaes nervosas, causando cefalias. Dentre as causas potenciais relacionadas anteriormente, as cefalias se originam muito mais devido a fontes extra do que intracranianas.

Diagnstico A freqncia, durao, natureza, localizao e gravidade da cefalia auxiliam a identificar a sua causa. Cefalias podem estar relacionadas com causas agudas (fadiga, febre, lcool). A causa da cefalia recorrente ou crnica freqentemente dificulta o Dx. A cefalia recorrente ou mantida de origem recente requer ateno especialmente cuidadosa. Os testes teis incluem, HMG, TSS, padro qumico plasmtico, LCR. Sintomas especficos podem requerer testes visuais (acuidade, campos visuais, refrao) ou um Rx seios da face. Se a fonte de uma dor de cabea recente no estiver clara, RM ou TC devem ser prescritos, especialmente se houver sinais neurolgicos anormais. Cefalia devido a tumor craniano ou outras leses intracranianas so de origem recente e tendem a uma persistncia intermitente durante vrias horas. Podem ser precipitadas ou aliviadas por alterao de postura. Num 1 estgio, a dor de cabea pode ser localizada na regio do tumor, mas tende a se tornar generalizada com o PIC. A cefalia associada tenso emocional tende a ser crnica e, comumente, se origina da regio bifrontal ou occipital e se dissemina por toda cabea. Usualmente descrita como uma sensao de presso ou constrio. Doena febril, HAS e enxaqueca causam dor latejante em qualquer parte da cabea.

Tratamento Alm de dar ateno causa, indicado o tratamento com analgsicos sintomticos. Muitas cefalias so triviais, de curta durao e no requerem outro tratamento alm de analgsicos leves (AAS ou acetaminofeno). A tenso aguda, causando prostrao ou cefalia tipo enxaqueca, pode responder a medicamentos (proclorperazina). Apenas raramente o uso de narcticos indicado para cefalias recorrentes. O manejo de cefalia tipo enxaqueca, pstraumtica ou psicognica crnica um problema muito comum e difcil. necessrio tanto a psicoterapia quanto a farmacoterapia.

A psicoterapia no necessita ser mais extensiva na maioria dos casos. A compreenso do mdico tranqilizante, quando este aceita a dor como real e no como imaginria. A farmacoterapia da cefalia crnica pode incluir uma variedade de medicamentos. Em cefalia ps-traumtica e psicognica, analgsicos simples so mais eficientes (AAS ou acetaminofeno). Em cefalia recorrente ou crnica, muitos mdicos complementam empiricamente a analgesia com antidepressivos tricclicos (amitriptilina) ou benzodiazepnicos (diazepam). O uso crnico de tranqilizantes ou sedativos causam o hbito e podem intensificar o comportamento patolgico.

Enxaqueca um distrbio paroxstico caracterizado por ataques recorrentes de cefalia, com o ou sem distrbios visuais e GI associados.

Etiologia e Incidncia A causa desconhecida, mas h evidncias que sugerem um distrbio funcional geneticamente transmitido de circulao intra e extracraniana. Sabe-se que as alteraes regionais do fluxo sangneo cerebral devido vasodilao arterial intracraniana acompanham a enxaqueca e possivelmente a causem. Acredita-se que o mecanismo esteja relacionado a episdicas nas concentraes de serotonina, que por sua vez conduzam as alteraes vasomotoras observadas. Os sintomas prodrmicos podem ser devido vasoconstrio intracerebral e alguns atribuem a cefalia a substncias liberadas pela liberao das artrias do couro cabeludo. MFC vasculares intracranianas so causa rara de enxaqueca. A enxaqueca pode ocorrer em qualquer idade mas usualmente tem incio entre 10-30 anos, e mais em mulheres que em homens. Freqentemente sofrem remisses parciais ou completas aps os 50 anos. obtido uma Hx familiar em 50% dos casos.

Sintomas e Sinais A cefalia pode ser precedida por um curto perodo de depresso, irritabilidade, inquietao ou anorexia e, em alguns pacientes, por escotomas, defeitos de campo visual, parestesia ou (raramente) hemiparesia. Esses sintomas podem desaparecer pouco antes da cefalia ou podem emergir com ela. A dor unilateral ou generalizada. Usualmente, os sintomas seguem um padro em cada paciente, exceto quando a cefalia unilateral pode nem sempre ser do mesmo lado. O paciente pode ter ataques dirios ou apenas uma vez em vrios meses. Os ataques no tratados podem durar dias. Nuseas, vmitos e fotofobia so comuns. As extremidades so frias e cianticas, o paciente irritvel e procura recluso. As artrias do couro cabeludo so proeminentes e sua amplitude de pulsao .

Diagnstico O Dx baseado no padro dos sintomas num paciente que no apresenta evidncias de alteraes intracranianas. O Dx mais provvel com uma Hx familiar de enxaqueca ou de prdromo visual (enxaqueca clssica).

Profilaxia A profilaxia mais eficiente o encaminhamento assistencial. 50% dos pacientes se beneficiam com o propranolol. Relatos descreveram alvio pela utilizao de bloqueador de Ca, verapamil.

Tratamento da Crise Aguda AAS ou codena podem aliviar os ataques leves. Sumatriptano, um agonista da serotonina, parece ser a droga de escolha no tratamento de crises agudas de enxaqueca ou em cefalias histamnicas.

Tratamento Os tratamentos aliviam at 70% dos sintomas. Se sumatriptano for ineficiente, ergotamina ou preparados base de cafena freqentemente so mais eficientes e requerem a absoro de doses imediatamente menores de ergot. Cefalias intratveis podem requerer ergotamina ou codena EV. A tolerncia fsica e a dependncia da ergotamina apresentam um problema para pacientes adeptos da automedicao, com uma freqncia superior 48h, criando um risco alto para o desenvolvimento de complicaes vasoconstritivas. Fonte: Manual Merck Luan Diego Marques Teixeira Acadmico de Medicina da Escola Superior de Cincias da Sade ESCS

http://luandiegomarques.blogspot.com/

Das könnte Ihnen auch gefallen