Sie sind auf Seite 1von 19

Gabriel Rosa dos Santos Engenheiro Qumico, M. Sc.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Massa especfica Massa especfica de uma substncia a quantidade de massa que ocupa uma unidade de volume. As unidades mais usuais so kg/m3, lbm/ft3 e slug/ft3.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Volume especfico o volume ocupado pela unidade de massa. O volume especfico o inverso da massa especfica. As unidades mais usuais so m3/kg, ft3/lbm.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Peso especfico a fora, por unidade de volume, exercida em um corpo de massa especfica submetido a uma acelerao igual da gravidade g. As unidades mais usuais so lbf/ft3, N/m3.

F F v F v

m m v

g g g g

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Densidade a razo entre a massa especfica desta substncia e a massa especfica de um substncia de referncia em condies-padro. Para substncias em estado lquido ou slido a substncia de referncia a gua. Para substncias em estado gasoso a substncia o ar.

Os trs valores padro da temperatura, para gua como referncia, so: 4 C Temperatura em que a gua apresenta maior peso especfico; 20 C Temperatura recomendada pela ISO. 15 C Temperatura usada com padro pelo API (American Petroleum Institute). Tradicionalmente, a temperatura de 60 F tem sido consagrada nos clculos de densidade. Existe uma forma de designar a densidade de um petrleo atravs do seu API: d60/60 = Densidade do petrleo a 60 F, 141 , 5 API 131 , 5 referido massa especfica da gua d 60 temperatura de 60 F. 60

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Densidade

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Viscosidade absoluta uma medida da sua resistncia ao fluxo. As unidades mais usuais so: poise, centipoise, Pa . s.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Viscosidade cinemtica () a relao entre a viscosidade absoluta () e a massa especfica (). As unidades mais usuais so m2/s, centistokes.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Presso de vapor (Pv) Para uma determinada temperatura abaixo da crtica, existe uma presso na qual coexistem as fases lquido e vapor. A esta presso denomina-se presso de vapor.

Quanto maior a temperatura, maior ser a presso de vapor correspondente. Se: P < Pv : Fase vapor P = Pv : Fase lquido + Fase vapor P > Pv : Fase lquido

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Condies Standard ou Padro API defini como condies standard ou padro: P = 14,7 psi = 1 atm T = 60 F = 15,6 C ANP defini como condies bsicas: P = 14,7 psi = 1 atm T = 20,0 C

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Fator volume-formao do gs a relao entre o volume que ele ocupa em uma determinada condio de temperatura e presso e o volume por ele ocupado nas condies standard.

V Bg V0

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Fator volume-formao do leo A mistura lquida nas condies de reservatrio na verdade leo com uma certa quantidade de gs dissolvido. Ao ser levada para as condies de superfcie, uma parte dela permanecer no estado lquido, recebendo o nome de leo, e a outra parte se vaporizar, recebendo o nome de gs natural.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


Fator volume-formao do leo Este fator expressa que volume da mistura numa condio de presso e temperatura qualquer deve ser retirado do reservatrio para se obter uma unidade de volume nas condies-padro. Unidade expressa em m3/m3 std.
-

Bo

Volumeleo+ gs _ dissolvido_ nas _ condies_ P ,T Volumeleo _ no _ tan que _ nas _ condies_ std

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Fator volume-formao total o quociente entre o volume total do fluido existente no reservatrio a uma dada condio de presso e temperatura e o volume de lquido que seria obtido se esse fluido fosse transportado para as condies padro.

Bt

Volumeleo+ gs _ dissolvido+ gs _ livre _ nas _ condies_ P ,T Volumeleo _ no _ tan que _ nas _ condies_ std

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


Razo de solubilidade Exprime a quantidade de gs presente no lquido. a relao entre o volume de gs que est dissolvido, expresso em condies standard, e o volume de leo que ser obtido da mistura, tambm expresso em condies standard. Volumegs _ dissolvido_ nas _ condies_ std Unidade expressa em m3 std/m3 std.
-

Rs

Volumeleo _ no _ tan que _ nas _ condies_ std

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Exerccio:

Calcular: a) O fator volume-formao do leo Bo; b) O fator volume-formao total do leo Bt; c) A razo de solubilidade Rs; d) O fator volume-formao do gs Bg.

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Respostas:

PROPRIEDADES DOS FLUIDOS


-

Referncias Bombas industriais; Edson Ezequiel de Matos, Reinaldo de Falco. Engenharia de reservatrios de Petrleo; Adalberto Jos, Renato de Souza, Jos Augusto.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen